You are on page 1of 31

1 Principais Ns 2 Aplicao prtica 3 Constituio das cordas 4 Partes de uma corda 5 Aula terica e prtica de RAPEL 6 Acondicionamento de cordas

7 Inspeo e cuidados 8 Avaliao prtica dos ns Mdulo 07

1 - Principais Ns
DE NS MAIS USADO

Ns
Como todos sabem as cordas no funcionam sem os ns. So eles que, de uma maneira ou outra, nos permitem construir pequenos anis de fita, unir cordas e viabilizar alguns trabalhos. Antes de mais nada devemos ter em mente que: 1 Os ns diminuem consideravelmente a resistncia das cordas. Esta reduo de capacidade pode chegar a 50%.

2 No existe um n para todo o tipo de trabalho. Um, que se comporta muito bem submetido a cargas estticas, pode escorregar, transformar-se ou vir a desfazer-se quando submetido a movimentos ou presses variadas (carga dinmica). 3 Devemos, preferencialmente, usar ns com muitas voltas, destinadas a absorver melhor as fora de impacto. 4 Uma vez confeccionado, o n deve possuir certa esttica, forma definida, sem cabos torcidos ou sobrepostos. Caractersticas de um bom n: Fcil de fazer. Fcil de desfazer. Seguro.

Selecionar o melhor n para o trabalho em questo uma tarefa delicada, desta forma, devemos escolher e fazer os ns com cuidado. Vejamos agora os principais ns

Ns
01 DIREITO 02 ESCOTA 03 FIEL 04 CORRER 05 VOLTA REDONDA C/2 COTES 06 ASELHA 07 CATAU 08 LAIS DE GUIA 09 OITO 10 VOLTA DO SALTEADOR 11 CADEIRA DE BOMBEIRO 12 FATEIXA 13 ARNEZ 14 FIEL DUPLO 15 BALSO PELO SEIO 16 FORCA 17 MORINGA 18 PESCADOR 19 ENFARDADOR 20 N DE FRADE 21 VOLTA DA RIBEIRA 22 VOLTA DO BARRIL 23 N DE CARRICK 24 VOLTA DO FIADOR 25 LAADA CORREDIA 26 FALCASSA NO CABO

DIREITO

o n usado para emendar cordas com o mesmo dimetro. Neste n, quando usadas cordas com dimetros diferentes, ele se desfaz.

O n direito composto de duas meias voltas passadas uma pela outra, a segunda sendo feita no sentido inverso ao do primeiro. Os dois chicotes voltam ao lugar paralelamente ao vivo de suas cordas, fazendo o n parecer perfeitamente simtrico.

ESCOTA Este n serve para unir dois cabos de dimetros diferentes ou para prender um cabo numa
volta ou argola. o que usamos tambm para prender a bandeira na adria.

FIEL

Este n usado para amarrar uma corda sobre um ponto fixo, quando est previsto esforo (tenso) para ambos os lados do n. No deve ser usado se apenas uma parte for solicitada, porque assim este n pode escorregar perigosamente.

Dar uma primeira volta com o chicote em torno do ponto fixo, passando por baixo do vivo da corda; uma segunda vota por cima da primeira, passando a ponta do chicote sobre si.

CORRER

um n simples, feito numa extremidade e abrangendo a outra parte do prprio cabo. Fica, assim, feita uma volta, cuja extenso pode-se fazer varia, correndo o n num sentido ou no outro. Usa-se-o, comumente, nos estais dos paus da barraca.

VOLTA REDONDA C/2 COTES

Este n bem til. Serve para amarrar um cabo a um mastro ou verga e tambm a uma argola ou arganu apertando-o. O importante fazer o cabo dar duas voltas em torno do mastro para segurar bem apertado.

ASELHA

Formado com um n superior na linha dobrada na curva. um n rpido e simples, completamente seguro e sua laada serve como uma funda utilizada quando se quer iar um fardo.

CATAU

O n catau permite encurtar temporariamente uma corda. Devemos fazer uma ala e deitla sobre o vivo da corda. Com o vivo da corda enlaar a ala grande, passando a ponta por dentro da alcinha formada. Com o chicote da corda, proceder da mesma forma sobre a ala que ficou pendurada.

Se este n for ficar em servio por muito tempo, preciso esganar as extremidades para impedir que o n desmanche, se a tenso for aliviada.

LAIS DE GUIA

certamente um dos tipos de n mais teis. fcil de ser feito, muito forte, no corre e no fica apertado sob tenso, sendo possvel solt-lo, se necessrio.

Para fazer o lais de guia faz-se uma ala com o vivo da corda, passa-se a ponta da corda por dentro da ala, e, em seguida, por trs do vivo, voltando por dentro da ala e apertando o lais de guia que se formou. Se o lais de guia for servir durante muito tempo ou se for feito com um cabo muito escorregadio ou liso, aconselhvel esganar-se o chicote no seio do n.

OITO

Este n mais volumoso que o n superior comum e muito mais fcil de ser desfeito, quando no for apertado demasiadamente. usado comumente sempre que queira criar uma protuberncia numa corda, servindo perfeitamente quando se fizer necessria a fixao de uma corda em seu encaixe. Neste caso, o n poder ser empregado se no houver uma estaca ou outro local onde se amarra a corda.

OITO DUPLO DIRECIONADO Trata-se do mesmo n oito duplo, porm realizado no


meio da corda. Utilizado para conectar, no meio da corda, mais um montanhista, pontos de ancoragem, bem como equipamentos que sero iados. Uma variao deste n o n sete.

OITO DUPLO DE UNIO DE CORDA

Trata-se do mesmo n explicado anteriormente, porm este confeccionado invertendo o sentido de uma das cordas. um n bastante seguro para unir cordas de mesmo dimetro. Muito utilizado para fechar anis de cordelete.

8 - (OITO) e 9 - (NOVE)

Esses dois ns so largamente utilizados em ancoragens e cabos vida. O oito se desfaz facilmente torcendo e destorcendo a corda. Como todo n, reduz a resistncia da corda, deixando-a com 60% do valor original. O n nove tira 30% da resistncia da corda, sendo, por isso, utilizado para tenses elevadas em ancoragens reserva.

VOLTA DO SALTEADOR
desamarrar o n com a outra ponta do cabo.

N utilizado para descer de um tronco com um dos cabos e

CADEIRA DE BOMBEIRO
o n feito com duas alas amplas, uma para atuar sob os braos e a outra por trs dos joelhos, ficando as pontas dos cabos livres para os casos de salvamento, sobretudo de certa altura, em casos de incndio. O n reforado por dois cotes laterais, para firm-lo bem.

FATEIXA

o n que se faz para firmar um cabo em uma barra, num arganu, para amarraes firmes, ou para prender a fateixa, que ncora pequena como argola. O n consiste em uma volta redonda com cotes, passando o primeiro por uma volta, para no apertar.

ARNEZ

FIEL DUPLO
espias.

usado em lugar da simples volta de fiel e para amarrar cabos de reteno e

BALSO PELO SEIO


firmes usado em casos de salvamento, trabalho de descer e guiar o paciente.

o n dado em cabos dobrados, de modo que fiquem duas alas ficando as pontas do cabo livres para o

FORCA

Arme a laada conforme o esquema, deixando a ponta de trabalho com tamanho suficiente para executar as voltas. Realize finalmente e, ao fazer a ltima volta, introduza a ponta de trabalho na laada superior do n. Em seguida puxe a laada inferior pelo lado correspondente ponta de trabalho para apert-la e conservar as voltas seguras. O lao regulado movimentandose o lado da corda correspondente sua parte fixa.

MORINGA Um n especial para amarrar nos gargalos de garrafas ou jarros, de grande utilidade.
seguro e resistente. Para execut-lo, acompanhe os diagramas com ateno, pois embora parea um pouco complicado, na verdade muito simples.

Faa uma laada com dois meios ns e em seguida puxe a duas partes interiores, cruzando-as. Sem deixar que as posies se modifiquem, puxe a parte inferior da laada, passando-a pela direo da seta. Ao se executar o movimento anterior, duas outras laadas se formaro na frente e atrs da laada central. Vire estas duas laadas para baixo. Introduza o gargalo do jarro ou garrafas no interior do n e puxe as duas pontas e a laada, ajustando-o corretamente.

PESCADOR Como o nome o indica, o n usado pelos pescadores para emendar suas linhas ou
redes de pesca. Deve ser usado para unir cabos finos ou barbantes, pois muito seguro. Serve tambm para unir dois cabos molhados ou escorregadios. Para faz-lo, junte os dois cabos, lado a lado, com as extremidades em direes opostas. D um n simples em uma extremidade, apanhando o corpo do outro cabo; abandone esse pedao e faa trabalho idntico do outro lado. Depois, puxe as partes fixas dos cabos, fazendo os ns se aproximarem e se adaptarem bem, um ao outro. Se isso no acontecer, voc deve ter errado ao dar a volta de um dos ns. Observe maiores detalhes na figura.

ENFARDADOR

N utilizado para esticar um cabo. Prende um cabo a um estai (Ribeira) e em seguida, no outro estai, faz-se um S na corda colocando a ponta do S virado para o lado onde foi feito a Ribeira, fazendo-o um cote, do outro lado, ficar com uma ala. Pegue a ponta da corda e de uma volta sobre a rvore, esticandoa e volte pela rvore dando no cabo vrios cotes.

N DE FRADE
N utilizado para criar um tensor na corda, servindo para parar uma roldana, ou como escada ou at mesmo em transmisso de morse.

VOLTA DA RIBEIRA usado para prender um cabo num mastro, viga ou rvore e tambm
para arrastar tronco ou peas pesadas. Quanto mais se pucha o cabo, mais ele aperta e segura. Observe, na figura, que a extremidade do cabo d uma volta (passando pelo cabo) e enrolada sobre ela mesma.

VOLTA DO BARRIL

LAADA CORREDIA

UIAA (Unio Internacional das Associaes de Alpinismo)


Sua ao liberar ou travar qualquer ponta de corda, um excelente recurso para fornecer segurana ou descer pela prpria corda, caso o montanhista perca o equipamento principal de asseguramento. sempre confeccionado sobre um mosqueto de grande dimenso, pois necessita de espao til para agir. Tem como inconveniente o aquecimento seguido de desgaste da capa das cordas e, montado de maneira incorreta, pode abrir a trava.

Laos e Ns volta do Fiel


O fiel bastante conhecido e usado em ancoragens principais. Ele corre quando submetido a tenses elevadas, no rompendo a corda.

10

Machard

Uma alternativa para o n do Prussik o parecido com o Prussik, porm menos conhecido. n mais fcil de afrouxar, conseqentemente melhor.

Machard. Alguns

Ele acham

muito esse

N de Fita

Esse n utilizado na unio de fitas tubulares e cordinhas. feito primeiramente em uma ponta e ento seguido pela outra.

11

Prussik

O n do Prussik, como todos os ns blocantes, tem a caracterstica de travar quando submetido a tenso, e correr quando frouxo. o mais utilizado em subidas pela corda por ser fcil e rpido.

FALCASSA NO CABO

12

2 - Aplicao prtica N DIREITO o n usado para emendar cordas com o mesmo dimetro. Neste n, quando
usadas cordas com dimetros diferentes, ele se desfaz. O n direito composto de duas meias - voltas passadas uma pela outra, a segunda sendo feita no sentido inverso ao da primeira. Os dois chicotes voltam ao lugar paralelamente ao vivo de suas cordas, fazendo o n parecer perfeitamente simtrico.

ESCOTA Este n serve para unir dois cabos de dimetros diferentes ou para prender um cabo numa
volta ou argola. o que usamos tambm para prender a bandeira na adria.

FIEL Este n usado para amarrar uma corda sobre um ponto fixo, quando est previsto esforo
(tenso) para ambos os lados do n. No deve ser usado se apenas uma parte for solicitada, porque assim este n pode escorregar perigosamente. Dar uma primeira volta com o chicote em torno do ponto fixo, passando por baixo do vivo da corda; uma segunda vota por cima da primeira, passando a ponta do chicote sobre si. preciso apertar este n para alcanar o resultado adequado.

CORRER um n simples, feito numa extremidade e abrangendo a outra parte do prprio cabo.
Fica, assim, feita uma volta, cuja extenso pode-se fazer varia, correndo o n num sentido ou no outro. Usa-se o, comumente, nos estais dos paus da barraca.

VOLTA REDONDA C/2 COTES Este n bem til. Serve para amarrar um cabo a
um mastro ou verga e tambm a uma argola ou arganu apertando-o. O importante fazer o cabo dar duas voltas em torno do mastro para segurar bem apertado.

ASELHA CATAU

Formado com um n superior na linha dobrada na curva. um n rpido e simples, completamente seguro e sua laada serve como uma funda utilizada quando se quer iar um fardo. O n catau permite encurtar temporariamente uma corda. Devemos fazer uma ala e deitla sobre o vivo da corda. Com o vivo da corda, enlaar a ala grande, passando a ponta por dentro da alcinha formada. Com o chicote da corda, proceder da mesma forma sobre a ala que ficou pendurada. Se este n for ficar em servio por muito tempo, preciso esganar as extremidades para impedir que o n desmanche, se a tenso for aliviada.

LAIS DE GUIA

certamente um dos tipos de n mais teis. fcil de ser feito, muito forte, no corre e no fica apertado sob tenso, sendo possvel solt-lo, se necessrio. Para fazer o lais de guia faz-se uma ala com o vivo da corda, passa-se a ponta da corda por dentro da ala, e, em seguida, por trs do vivo, voltando por dentro da ala e apertando o lais de guia que se formou. Se o lais de guia for servir durante muito tempo ou se for feito com um cabo muito escorregadio ou liso, aconselhvel esganar-se o chicote no seio do n.

OITO

Este n mais volumoso que o n superior comum e muito mais fcil de ser desfeito, quando no for apertado demasiadamente. usado comumente sempre que queira criar uma protuberncia numa corda, servindo perfeitamente quando se fizer necessria fixao de uma corda em seu encaixe. Neste caso, o n poder ser empregado se no houver uma estaca ou outro local onde se amarra a corda. Suas variaes so:

OITO DUPLO, DUPLO OITO E OITO ENFIADO VOLTA DO SALTEADOR N utilizado para descer de um tronco com um dos cabos e
desamarrar o n com a outra ponta do cabo.

CADEIRA DE BOMBEIRO o n feito com duas alas amplas, uma para atuar sob os
braos e a outra por trs dos joelhos, ficando as pontas dos cabos livres para os casos de salvamento, sobretudo de certa altura, em casos de incndio. O n reforado por dois cotes laterais, para firm-lo bem.

FATEIXA o n que se faz para firmar um cabo em uma barra, num arganu, para amarraes
firmes, ou para prender a fateixa, que ncora pequena como argola. O n consiste em uma volta redonda com cotes, passando o primeiro por uma volta, para no apertar
.

13

SISTEMAS DE TRAO

Eles so mtodos especiais, baseado na conservao do trabalho mecnico em qual pode diminuir o esforo aplicou na corda, iar uma carga. como tambm falado de mtodos 2:1 que aquele ele diz que o usurio aplica a metade do esforo para iar uma carga, em relao a se voc aplica diretamente (Mtodo 1:1). Os 3:1 aplicam um tero, os 4:1 aplicam um quarto e assim sucessivamente. necessrio tambm levar em conta que a quantidade de corda efetiva que recupera, no caso 2:1 duas vezes como muito em relao ao mtodo de ter iado dirija (1:1), quer dizer para iar a carga 01 metro, ele deveria recuperar 02 metros de corda. Em 3:1 a corda recuperada trs vezes de tempos e em 4:1 quatro vezes de tempos. A Figura amostra prvia um quadro de sistema 3:1, quer dizer 90 Kg pode correr com, quanto for aplicando uma fora por 30 Kg. Tambm que elevar um metro da corda principal, necessrio recuperar 03 metros na corda de trao. A forma de ascenso do objeto peridica, quer dizer necessrio levar a cabo vrias repeties de trao nas quais cada repetio termina quando as duas reunies de talhas. O Jumar de segurana um elemento que bom para apoiar a tcnica enquanto voc prepara o sistema durante o ciclo seguinte. Lembre-Se que o ancoradouro nos sistemas de trao, no deveria apoiar a carga s na Corda Principal, mas bastante tambm, deveria apoiar a tenso aplicada na Corda de Trao. O Jumar de segurana deve estar na medida do possvel em outro ancoradouro, este Jumar pode ir antes da trao Jumar, se o enredo de trabalho requer isto.

Trem paralelo de Trao um mtodo mais sofisticado de trao da corda que junto
elementos de floresta separados da forma que d um rendimento melhor ao sistema. A figura 10.5, mostra que a tenso necessria para iar uma carga de 180 Kg, 1/6 disto, quer dizer 30 Kg. Semelhantemente, iar a carga um metro, necessrio recuperar 06 metros na corda de trao.

ANCORAGENS
So as formas de como fixamos a corda para a execuo dos Sistemas de Segurana. A escolha correta do ponto de ancoragem um fundamento bsico de qualquer uma atividade de salvamento em altura. As manobras de Salvamento iniciam-se: - Pela escolha dos pontos de ancoragens; - Pela amarrao adequada; - Equipamentos adequados; - Procurando pontos a prova de bombas (PPB); - Ponto de ancoragem dimetro 04 (quatro) vezes o da corda. - Vigas estruturais de concreto; - Vigas estruturais em ao; - Bases de equipamentos; - Estruturas de grande massa tipo chamin; - Grandes arvores vivas de razes profundas - Veculos com restries. - Tubulaes com isolamento; - Corrimes; - Pedestais de instrumentos; - Peas metlicas corroda; - Tubulaes plsticas - Volta sem tenses; - Uso de fitas; - Uso de cinto de ancoragens;

BOAS ANCORAGENS

NO RECOMENDAVEIS

FORMAS DE ANCORAGENS

14

ANGULOS DE ANCORAGENS.
- 45 (Carga de 54% cada ancora) - 90 (Carga de 17% cada ancora) - 120 (Carga sobre cada ancora igual a carga), leva rapidamente ao colapso; - ngulos acima levam ao colapso s elementos de ancoragens

PROTEO CONTRA ABRASO


- Lonas; - Protetores de corda; - Protetores de corda metlicos; - Protetores plsticos; - Protetores de canto; - Evitar atrito corda X corda; - Corda X fita; Com uma funda de cobrir amarrada no meio, improvise um pedao de corda e uma volta de cabo da cadeira com o p de uma cotovia n. Corte no cabo com a parte superior do pedao de corda. O descender cortado mais baixa parte, cativo segurado debaixo do n. O dispositivo fechando ou n cortado diretamente sobre a volta de cabo da cadeira. So posicionadas ambas as mos assim debaixo do descender, enquanto permitindo controle melhor da descida. S permanece a unclip o pedao de corda (lanyard) do cabo apronte para comear a descida. Fazendo um n no cabo ou ptons est sujeito s mesmas regras como amarrao em ncoras de parafuso (veja a seo tcnica correspondente), mas est at o escalador construir o cabo.

O diagrama sobre demonstra distribuio de foras de impacto nos pontos de ncora de acordo com a configurao do cabo: reduzir o carregando nos pontos de ncora que so duvidosos pela definio de escalas de aventura presta ateno ao ngulo formado pela funda que une os dois pontos.

15

de que torcendo uma praia da funda assegura que os restos de armar prenderam se na parte superior fazem no de pescador unindo as apontas de corda. De o n no brao mais longo que reduz a distncia da armao, deslizaro se como faltas de ponto superior.

se os pontos de corda esto mesma altura (causando movimento pouco significante pra qualquer lado que falhar), um n amarrado em ambos os lados, e nica das praias da funda cortada. Advertindo, a fora da funda est reduzida um pequeno neste caso.

Quando armaes em trs pontos podem ser amarradas s trs filiais da funda junto para evitar deslizar no caso de fracasso de um dos pontos. Porm, o n faz isto enganador para ajustar as 03 praias de forma que ele est igualmente carregado.

De Lder ao chega da volta no cabo. Ele corta em ambos as voltas aponta usando um n volta do fiel Ele chama ao segundo que pode o levar fora do cabo

16

Ele ento faz as ligaes aos dois cabos aponta usando uma funda sobre a qual ele corta uma amarrao fechando (no esquecendo de torcer a praia superior da funda na armao).

E desta armao que ele prende o segundo cabo, usando um REVERSO ou um n UIAA Ele sinaliza ao segundo para comear escalando (antes d duas puxadas na corda, por exemplo). .

17

Chegando ao cabo, os segundos clipes em um dos pontos de cabo. O lder transfere o sistema de corda da armao para a cadeira dele.

O Segundo se torna o lder. Ele corta ambas as cordas em um cabo corrente. Para isto, ele usa a amarrao no centro da funda, para distribuir a fora igualmente entre os dois pontos de corda. A maioria dos sistemas de corda exige para um cabo corrente evitar o escalador que sofre queima ao segurar a corda.

O Lder ao chega clipes o cabo a um dos pontos de ancoragens que usam um o n de volta do fiel. Ele chama ao segundo que pode o levar fora o cabo

18

Ele ento liga os dois cabos aponta usando uma funda sobre a qual ele corta uma amarrao fechando (no esquecendo de torcer a praia superior da funda na ancoragem).

E deste cabo que ele ancora o segundo, usando um GRIGRI ou REVERSO, ou usando um n UIAA Ele sinaliza ao segundo para comear escalando (antes das duas puxada na corda, por exemplo). .

Chegando ao cabo, os segundos clipes no ponto de corda grtis. O lder transfere o sistema do cabo da ancoragem para a cadeira dele.

19

O Segundo se torna o lder. Pode passar cabo agora em uma segunda vez, para a ancoragem na funda.

20

Se o segundo no puder escalar uma seo difcil, o escalador pode montar um sistema para dar ajuda. Um n prussik ou dispositivo passado s cordas do segundo, e o escalador podem puxar nas cordas que deixam o cabo grampeado para ajudar o segundo. O cabo grampeado atos como o ponto de retorno do sistema, enquanto ainda retendo sua funo de escalador. Este Sistema nunca adequado para erguer uma pessoa inconsciente ou ferida em uma situao de salvamento. S por ajudar um segundo que escala uma seo difcil.

21

3 - Constituio das cordas A ARTE DE FAZER NS Para muitas pessoas pode parecer estranha que existam regras
para se fazer um n. Porm, a complexidade que existe no que podemos chamar inclusive de arte, na verdade, prazeroso para uns e necessrio para outros. Quantas vezes nos vemos em situaes em que temos que amarrar algo de maneira firme, porm logo em seguida teremos a necessidade de desamarrar, sem usar uma faca ou, pior, algo que no corta. Durante muito tempo os ns foram de exclusivo conhecimento de marinheiros, arteses e pescadores que necessitavam seu conhecimento profundo para as mais variadas finalidades. Dos marinheiros, porm, surgiu a arte de se atar duas cordas de maneira segura e bonita. Antes da polmica de cabos e cordas um alpinista nos relata sua instruo um marinheiro teimoso, que para subir a montanha insistia em usar um cabo. Este alpinista, farto de tentar convenc-lo, num gesto de desabafo, ordenou que o marinheiro, no mais subisse ancorado, mas sim, encabado. No alpinismo e na espeleologia, os ns representam nada menos que a unio da pessoa, quilo que vem salvando-lhe a vida. No incio, alis, era muito comum que os alpinistas usassem, apenas, uma corda, de sisal, atada s suas cinturas. O risco que isso representava pode ser comparado s demonstraes de tcnica e agilidade que alguns escaladores nos fazem sem corda alguma a dezenas de metros do solo, onde fica visvel que o risco o preo do prazer. O prazer em cair escalando uma montanha muito prximo do que nos propicia a chegada ao cume, com a diferena de que a descrio do cume muito montona. Uma queda, confiante no equipamento e sem risco, d um grande prazer. Porm, pode representar a unio eterna do alpinista com a corda, pois seguramente ele no ter uma faca quando mais lhe for necessrio. Em uma corda, onde na ponta fazemos um n, que receber um grande esforo (peso x altura), estaremos comprometendo aquele ponto da corda, se o n, por sua vez, no for adequado ou estiver mal feito. muito importante um minucioso estudo preliminar, dos tipos de corda que existem e o desgaste que o n exerce em cada parte que compe a corda.

TIPO DE CORDA SISAL SEDASINTTICA POLIETILENO POLIESTER KEVLAR

% ELAST. 13 30 20 15 2

RESISTNCIA ABRASIVA MODERADA EXELENTE EXELENTE MODERADA PSSIMA

%DE PERDA NO N 0 60 50 50 98

SENSIBILIDADE RAIOS ULTRAVIOLETAS ALTA ALTA BAIXA MNIMA ALTSSIMA 22

Sisal De conceito primitivo, a corda de sisal das piores cordas para se trabalhar ns. Normalmente
de constituio torcida, elaboradas com durssimas fibras vegetais, so engomadas e oferece uma enorme resistncia a toro. Por outro lado, uma vez feito um n, dificilmente ir ceder ou romper. Em contato com gua a fibra encolhe e apodrece.

Seda Sinttica Normalmente utilizada na construo da alma torcida em cordas dinmicas, a


seda sinttica possui uma tima relao entre peso, resistncia e elasticidade. So cordas delicadas e merecem cuidados especiais, em funo de seu custo. Devem ser lavadas sempre que em contato com lama ou rocha mida, para que as pequenas partculas abrasivas no machuquem sua estrutura. So sensveis a ao do sol, que resseca a fibra e desbota sua colorao. Recomendvel variar o ponto do n ou da fixao distribuindo o esforo, para que no haja ruptura das fibras aloucadas na parte superior do n.

Polietileno Corda tipicamente de utilizao nutica, sua alma possui fios contnuos e esticados,
apresenta boa resistncia a esforos unidirecionais, porm, deformam com muita facilidade, fazendo com que sua capa, de pontos largos, escorregue pela alma e estrangule os ns.

Polister Por sua grande resistncia e excelente compatibilidade com outras fibras, um material
importantssimo na composio de cordas estticas e na capa de cordas dinmicas. Nas cordas estticas a alma tambm de polister tranado. Cordas compostas unicamente de polister no exigem cuidados especiais e so bem agradveis de se trabalhar.

Kevlar Este material apresenta tamanha dureza, que sequer poderia ser comparado a uma corda, no
fosse sua aparncia de corda. Muitas vezes, chega a ser mais resistente que o ao, com a vantagem de ser mais leve e malevel. O Kevlar em si, uma fibra sinttica, extremamente dura, porm frgil. Sua utilizao mais voltada para equipamentos de vo, como paraglider etc., onde a necessidade de um material leve e resistente muito grande. Nunca deve ser utilizado para manufatura de ns, caso contrrio, sua alma pode se romper parcialmente, ou em casos de esforos muito grandes, chega at expor-se capa. A ao prolongada de raios ultravioleta danifica sua estrutura fsica e causa uma perda considervel na resistncia.

Cordas Estticas

Muito utilizadas para a prtica de tcnica vertical so compostas em sua alma, de diversos cordins tranados com recheio de fibras esticadas. A principal caracterstica que ao subir ou descer, o espelelogo no gira em torno da corda, porque a mesma no tende a desenrolar a alma. Outras, porm, utilizadas em nutica, possuem a alma puramente composta de fibras esticadas. Sua elasticidade no passa de 10%.

Cordas Especiais As cordas de Kevlar so consideradas de tecnologia de ponta. Pode-se


obter resistncias super elevadas com dimetros pequenos. Sua elasticidade no ultrapassa 2%.

Cordas Dinmicas Cordas dinmicas so as que possuem maior elasticidade. Sua alma
composta por vrios cordins torcidos, que facilitam o alongamento em caso de um esforo muito grande. Mais utilizado para a prtica de alpinismo pelo fato de aliviarem o impacto em caso de queda. Sua elasticidade pode chegar a at 30% do comprimento antes de romper.

RESISTNCIA ABRASIVA Dependendo da maneira como a capa tranada, obtm-se


maior ou menor resistncia abrasiva. As capas mais resistentes apresentam maior nmero de pontos e mais apertados, desta forma, consegue-se que as fibras dificultem o desfiar provocado por superfcies speras, o que no ocorre com capas de pontos largos. 23

% DE PERDA NO N

Todo n enfraquece a corda no local onde apresenta curvatura. Dependendo do tipo de n e corda, o percentual de perda na resistncia pode chegar a 60%. Existem ns, que por possurem curvas menos acentuadas no sacrificam tanto a estrutura da corda. Vale lembrar, que um esforo contnuo, sacrifica menos a estrutura (alma), do que um esforo de impacto.

SENSIBILIDADE Uv

Os raios Ultravioletas tm uma grande influncia sobre fibras sintticas. Principalmente eles ressecam e desbotam fibras tingidas. Uma vez ressecadas, a perda da resistncia muito grande. Uma boa maneira de evitar esse tipo de desgaste prevenir a corda de exposies muito prolongadas ao tempo.

4 - Partes de uma corda


Principais termos utilizados no manuseio com cabo e Principais partes de um cabo.

1 Aduchar trata-se do acondicionamento de um cabo, visando seu pronto emprego. 2 Auto equalizar o auto ajuste de ancoragem, a prpria ancoragem se acomoda ao sistema devido
a sua utilizao.

3 Ala uma volta ou curva em forma de U realizada em um cabo. 4 Backup 2 ponto de ancoragem ( mais confivel que o 1), destinado a suportar a carga de trabalho
caso haver colapso no 1 ponto de ancoragem.

5 Bitola dimetro nominal de uma corda, expresso em milmetro ou polegadas. 6 Cabo ou corda conjunto de cordes produzidos com fibras naturais ou sintticas, torcidos ou
tranados entre si.

7 Cabo Guia cabo utilizado para direcionar os iamentos ou descidas de pessoas, objetos ou
equipamentos.

8 Cabo da vida uma corda de no mnimo 06 metros, com capa e alma (de preferncia), e de bitola
mnima de 10mm, destinado ao uso de salvamento como meio de fortuna.

9 Cabo de Sustentao cabo principal onde se realiza um trabalho. 10 Carga de Ruptura exprime a tenso mnima necessria para romper um cabo. 11 Carga de Segurana de Trabalho corresponde a 20% da carga de ruptura. o esforo a
que um cabo poder ser submetido, considerando-se o coeficiente de segurana 05. Carga mxima a que se deve submeter um cabo.

12 Chicote extremos livres de um cabo, nos quais normalmente se realiza uma falcaa.
24

13 Coado cabo ferido, pudo em conseqncia de atrito. 14 Coar ou puir gastar uma corda atritando-a sobre uma superfcie spera, com a prpria corda
ou outra.

15 Equalizar ajuste da ancoragem. 16 Falcaa arremate realizado no extremo de um cabo ou corda para que o mesmo no desacoche. a
unio das fibras ou cordes dos chicotes de uma corda por meio de um fio, arame, fita adesiva, queimando-as, ou confeccionando apropriado a fim de evitar que ele distora ou destrance. Nos cabos de fibra sinttica pode ser feita queimando-se as extremidades dos chicotes.

17 Laada forma pela qual se prende temporariamente um cabo, podendo ser desfeita facilmente. 18 Laseia Folga ou barriga existente em uma corda. 19 N o entrelaamento das partes de um ou mais cabos e ou cordas, formando uma massa uniforme. 20 Peso relao entre quantidade de quilos (Kg) por metro (m) de um cabo. 21 Permear dobrar uma corda ao meio. 22 Solecar afrouxar lentamente uma corda. 23 Safar uma corda a operao de liberar uma corda em qualquer circunstncia. 24 Seio ou Anel volta em que as partes de um mesmo cabo se cruzam. 25 Sacar de lupada tesar uma corda aos trancos. 26 Tesar esticar um cabo, ato de aplicar tenso ao cabo. 27 Tesar tracionar, dar tenso em uma corda. 28 Vivo ou Firme a parte da corda que esta sob tenso, localizada entre o chicote e a extremidade
fixa do cabo.

29 Volta Redonda semelhante a uma volta singela, porm o chicote segue concluindo a volta.
Corda no 5- Terica e prtica de RAPEL na Eco Field 14:00h oito! Oito no mosqueto! Mosqueto travado! Luvas caladas! Segurana!

25

6 - Acondicionamento de cordas
ROUPA SUJA E ARMAZENOU. Primeiro he/she deveriam se lembrar que ao lavar os fios, estes eles podem perder certos elementos que lhe permitem ser impermevel e ser protegido contra agentes externos. Porm s vezes absolutamente necessrio os lavar, por exemplo, ao expor os fios a elementos orgnicos (sangra, excrementos, comida, etc) necessrio os lavar desde que existe a possibilidade que a corda deteriora para a presena de cogumelos e bactrias prximas de substncias orgnicas. Outro exemplo claro quando a corda esta cheio com areia, as partculas transformam corda em uma liga alongada que os times metlicos que so usados nisto deterioraram. Levar a cabo a roupa suja segue as recomendaes seguintes. . - Elimina a volta de reforo na corda e estende a corda. . - Ele prepara soluo ensaboada que usa sabo neutro (Jabn Azul), nunca use detergente polvilhado ou Xampu. A soluo no deveria ser concentrada, quer dizer uma soluo espumosa no serve. . - Verte gua ao longo da corda . - Com um pano ou esponja aplica a soluo ensaboada na corda. . - Enxgua a corda at ser sem dvida eu elimino a soluo ensaboada. . - Ele seca para a sombra, enquanto colocando a corda isto, mas estendido possvel. O armazenado deveria ser feito em um lugar fresco, no mido, isolado de componentes qumicos fortes (cidos ou Alcalino), com luz delicada e temperatura entre 14 e 30 o C. deveria ser levado o dobrar de acordo com o uso.

Hank francs. aconselhvel ao levar a cabo um transporte de emergncia, quando a bolsa respectiva no possessa. ideal para o trabalho em corda dobre. Na Figura explicado como levando a cabo este plegado (Ref 07).

Bolsa dobrando. o, mas indicado quando corda simples for usada, ideal para transporte de perodo longo, armazenamento, e quando trabalhando dentro trabalha Helitcticas.

26

Montanheiro dobrado: um dobrando til em situaes de emergncia. RECOMENDAES. Chequear continuamente. Protect para a corda de contatos ntimos e filosos de borda. Os contatos ntimos estticos so mais perigoso que os contatos ntimos dinmicos, desde no primeiro o contato ntimo concentra em um ponto e o segundo o agente prejudicial que distribudo ao longo da corda. Take em conta fatores externos. As cordas congeladas resistem a 03 quedas menos que em estado normal, diminudo tambm o ponto de estrondo deles/delas. Os ns diminuem a resistncia da corda. Take isto longe de elementos corrosivos. Avoid exibies desnecessrias ao sol, desde que os raios Ultravioletas os afetam. Store isto em um lugar apropriado, sem falsas voltas e com o dobrar apropriado. Acquires uma bolsa para a corda. Wash a corda quando isto que saturado de materiais orgnicos ou isto cobertos por areia. STEP A CORDA. Tenha extremamente cuidado quando usa crampones. Take uma histria da corda, deste modo um controle bom de sua vida til levado. Um mtodo excelente o levar a cabo um registro de vida que deveria levar o cdigo, Marcas, data de compra, cor, dimetro, longitude, porcentagem de alongamento, ponto de estrondo, peso para unidade de longitude, He/she tambm deveria registrar o registro, usurio, que data de uso, levou a cabo atividades, cado, novidades.

7 - Inspeo e cuidados Cuidados com os Cabos


Para prolongar a vida til de um cabo, e empreg-lo em condies de segurana, deve-se seguir algumas regras bsicas:

No freccionar o cabo contra arestas vivas e superfcies abrasivas. No submeter o cabo a tenso desnecessria. Evitar o contato do cabo com areia, terra, graxa e leos. Evitar arrastar o cabo sobre superfcies speras. No ultrapassar a Carga de Segurana de Trabalho durante o tensionamento do cabo. Lavar o cabo aps o uso, em caso de necessidade. No guardar cabos midos. Caso necessrio, sec-los na sombra, em local arejado.

CORDAS
A evoluo das cordas no se restringiu somente ao material usado na sua construo, mas tambm na forma e espessura alcanando segurana e resistncias adequadas aos diversos tipos de atividades verticais. As fibras sintticas representadas pelo nylon (poliamida) so as mais usadas, entre outras como, polister, kevlar e polipropileno. Nem todas as cordas apresentam a mesma estrutura na sua fabricao, mas, podem ser do mesmo material. Tipos de Cordas: a) de capa e alma (Kernmantle, kern = alma e mantle = capa) 27

b) tranada c) torcida De capa e alma (Kernmantle, kern = alma e mantle = capa) As cordas com estrutura de capa e alma so as mais aconselhadas e seguras: A alma (parte interior da corda) possui milhares fibras de nylon torcidas juntas, formando cordes que se encarregam da resistncia trao. J a capa, quem proporciona proteo de desgaste a alma contra abraso e mantm sua estrutura homogenia, assim, a capa um tubo de fios tranados que resguardam seu interior. Um exemplo a corda KMIII da New England, por ser a que ns aconselhamos ao ROPEDOWN. b) tranada: Essas so as que menos devem ser usadas, pois no resiste a abraso e so de difcil manuseio pelos usurios como tambm no tem boa capacidade de deslize dos equipamentos normalmente usados. c) torcida: As cordas torcidas tambm no so aconselhadas para o uso em tcnicas verticais, pois quando tracionadas giram pela distoro dos seus fios, que esto expostos causando fragilidade por exposio. Estrutura das cordas: As cordas de capa e alma so at o momento a melhor estrutura para todas as tcnicas verticais que, na configurao, sua alma de feixes com fios retos evitando a toro diminuindo a elasticidade. O tranado da capa deve ser perfeitamente justo a alma, pois assim, a corda tem mais resistncia abraso. Essa a estrutura adequada corda que deve ser usada em ROPEDOWN. Elasticidade: A elasticidade nas cordas medida pela conveno; um peso padro de 80 Kg fixo na extremidade de uma corda, a porcentagem de estique indica sua elasticidade. Exemplo: em 100 metros de corda com um peso de 80 Kg, se seu estique foi de 02 metros, ela teve 4% de elasticidade. No ROPEDOWN: usa-se corda esttica para servir como via para subidas e descidas de pessoas (inclusive em resgate) ou cargas de equipamentos. A corda esttica confeccionada com feixes de fios retos dando a ela uma elasticidade pertinente ao nylon, que varia entre 1,3 a 3%. Quanto mais esttica a corda for, mais adequada ao ROPEDOWN, sendo assim, quanto menos elasticidade diminui o efeito i-i na corda. Tipos de Elasticidades: Cordas Dinmicas & Cordas Estticas Cordas Dinmicas: Essas cordas so as que possuem maior elasticidade. Sua alma composta por vrios cordins torcidos, que facilitam o alongamento em caso de um esforo muito grande, a mais utilizada na prtica do alpinismo, pelo fato de aliviar impactos em caso de queda, pois sua elasticidade pode chegar a at uns 30% do seu comprimento, antes de romper. Por essa razo no o tipo ideal de corda a ser usada no ROPEDOWN. Cordas Estticas: As cordas estticas so as recomendadas para a prtica do ROPEDOWN, so compostas em sua alma, de diversos cordins tranados com recheio de fibras esticadas. A principal caracterstica que ao subir ou descer, o usurio no gira em torno da corda, porque a mesma no tende a desenrolar a alma. Sua elasticidade no passa de 10%. O parmetro elstico no consegue por si s definir a corda esttica e mesmo aquelas que so virtualmente estticas podem no possuir a aprovao de um rgo oficial, por exemplo, a NFPA (National Fire Protection Association USA). Aqui no Brasil as pessoas chamam as cordas no dinmicas de estticas. Cordas Estticas: so especiais em situaes que a elasticidade (efeito i-i) perigosa e so recomendadas para todas as situaes em que o risco de impacto seja inexistente. Exemplos de uso: ROPEDOWN, resgate, Espeleologia (uso genrico), operaes tticas e segurana industrial. Dimetro resistncia trao: No ROPEDOWN usa-se quase como padro os dimetros das cordas entre 09 mm e 12 mm, o que no quer dizer, que no se deva usar cordas de 12 mm, geralmente esta medida usada em operao de resgate. Todos os fabricantes internacionais e credenciados com a sigla UIAA fornecem em suas cordas, tabelas com carga de ruptura do seu equipamento. Segue EX: 28

Dimetro da Corda 03 mm 04 mm 06 mm 09 mm 10 mm 11 mm 12 mm

Resistncia Aproximada 150 Kg 300 Kg 600 Kg 1.500 Kg 2.400 Kg 2.700 Kg 3.200 Kg

Conservao: A preocupao com a conservao da corda uma necessidade, o cuidado com o equipamento fala da conservao da prpria vida. Faz-se necessrio ter extremo cuidado tanto no manuseio como se vai guardar e manutenir a corda. Vamos usar como exemplo a KM III e a Maxim da New Englant por serem as que ns usamos Vida til: A vida til de uma corda no pode ser preestabelecida, sua durao depende de uma grande quantidade de variveis, incluindo o cuidado individual, a freqncia de uso, o tipo de equipamentos utilizados, a velocidade de descida em ROPEDOWN, a exposio abraso, o clima e o tipo de carga a que submetida. Quaisquer cordas, inclusive a Maxim e KM III, so vulnerveis as forcas destrutivas, qualquer uma pode apresentar falhas aps ter sido descuidada ou submetida a condies extremas como cargas de impacto ou bordas afiadas. Uma corda deve ser aposentada quando apresentar cortes, em caso da abraso tenha causado um desgaste significativo na capa, aps uma queda forte (ver fator de queda referente ao tipo de corda), quando existir suspeita de contaminao por agentes qumicos ou em qualquer outra situao que existam dvidas a respeito. Inspeo da corda: Antes de cada uso deve-se inspecionar a corda palpando-a em todo seu comprimento. Prestar ateno a qualquer irregularidade, caroo, encurtamento ou inconsistncia. Em especial deve-se estar atento ao efeito ampulheta, o emagrecimento da alma que indica que a corda se encontra perigosamente debilitada. Inspeo visual: Verificar se a capa est desgastada at o ponto em que mais do que a metade dos fios externos paream partidos, se a capa encontra-se acumulada em qualquer um dos extremos ou se a alma sair da capa. Quaisquer uns destes indicadores significam que a corda deve ser aposentada. OS: Alm de palpar a corda inspecion-la visualmente, bom formar um semicrculo com a corda em toda sua extenso. Se em algum local a corda no formar uma curva uniforme, isso significa que a mesma encontra-se deteriorada, devendo ser cortada naquele local. COMO CUIDAR DA CORDA: Manter a corda afastada dos agentes qumicos apesar de serem utilizados os melhores materiais e tecnologia, qualquer corda de kermantle nylon deve ser protegida. Os agentes qumicos so os piores inimigos da corda. Gasolina, leo, acido de bateria, benzendo, tetracloreto de carbono e fenol (aquele dos limpadores com cheiro de pinho) podem debilitar e destruir o nylon. Armazenar corretamente: as cordas no devem ser armazenadas no cho, j que a sujeira pode danific-las. Pequenas partculas de terra podem introduzir-se entre as fibras, e na seqncia, na hora de dar tenso a corda, pode cortar as fibras causando desgastes na capa e na alma. Pisar na corda com sapatos sujos acelera e muito este processo. O concreto possui alguns elementos destrutivos, por isso, a corda no deve ser armazenada em piso de cimento. Manter a corda limpa: A melhor forma de manter a corda limpa utilizando um limpador de corda que se ajuste a uma torneira comum. Tambm pode se usar uma simples bolsa de malha aberta em lavadora em ciclo delicado, tendo cuidado de no danificar a lavadora. Para a limpeza pode-se utilizar sabo suave sem agentes qumicos, nunca detergentes. OS: Com as cordas Dry deve-se usar somente gua, j que os sabes e detergentes contem agentes que possuem afinidade com os qumicos utilizados para fazer que a corda seja resistente a gua, podendo causar a perda desta propriedade. A corda deve ser deixada secar ao ar livre, longe da luz do sol. 29

Manter a corda longe do sol: os raios UV tambm so ruins. Sempre que seja possvel deve-se deixar a corda em local fresco, limpo e a sombra. Tambm no deve se deixar que a corda se aquea; um armazenamento prolongado a altas temperaturas pode provocar perda de resistncia. Mantenha a corda longe de cantos afiados: isto muito importante, muitos montanhistas se enganam com a aparncia robusta de uma corda kemmantle. De fato, ela extremamente resistente ao logo do seu eixo longitudinal, mas pode ser cortada muito facilmente ao aplicar uma faca transversalmente a fibra. Por isso, sempre se deve proteger a corda quando corre por um canto afiado ou com protuberncias. Manter o registro da corda: No existe maneira no destrutiva de saber se a corda est ou no danificada. Depende somente do dono conhecer sua corda e saber a quais esforo a mesma foi submetida. Nunca empreste sua corda, aconselhvel manter um registro com sua historia. Toro: uma das situaes mais incomodas que pode acontecer com uma corda. As cordas New England so enroladas sem toro, desenrolar erradamente a corda pode causar tores. A corda deve ser desenrolada dando voltas ao carretel ou pacote, em vez de simplesmente levantar a corda por um extremo deixando o carretel ou pacote no cho. O uso de descenders e outros equipamentos podem produzir toro na corda. A melhor forma de tirar a toro deixar a corda pendurada por um extremo, assim esta voltar ao normal. Cordas estticas KM III - Especificaes tcnicas Dimetro Peso (gr x metro) 3/8 (9,5 mm) 7/16 (11 mm) (12.5 mm) 5/8 (16 mm) 67 89.3 107.2 154.9 Carga deCarga deElongao Ruptura trabalho p/ 204 Kg p/ 408 kg (kg) 2966 3632 4403 6174 (15:1) 197.73 242.13 293.53 411.6 2% 2% 2% 2% 3% 3% 3% 3%

Quadro comparativo de cordas estticas. Marca Dimetro Resistncia Peso (gr x metro) KM III 11 mm 36.3 KN 89.30 Blue Water 11 mm 25.2 KN 82.67 PMI 11 mm 30.8 KN 81.69 FONTES: Catlogos New England Catlogos PMI Catlogo Roca Catlogo Sterling Revista NUS, Barcelona, Espanha, 1993 Vertical Caving, Meredith e Martinez, Lyon Equipment, UK Catlogo Black Diamond Catlogo Edelweiss Catlogo Beal Catlogo Climb High Catlogo REI.

8 - Avaliao prtica dos ns PLANILHA DE AVALIAO DO ALUNO


Local: Nome: Data: Curso:

PARTE A - Execuo de ns Volta do fiel Prussico L de guia ais Borboleta Oito duplo Direito "Coelho" E scota

Pescador N de fita Balso e arremate Cadeira de alpinista

30

PARTE B - Rapel E quipagem Posio do corpo

Patam ar/patam ar Desenvoltura

Posio da m o S egurana

PARTE C - Trava do oito E xecuo

Posio da vitima

Destravamento

PARTE D - Rapel vitima socorrista Preparo da vitim a Posio da vitim a Proteo da vitim a

Passagem do cabo

PARTE E - Evoluo em cabo horizontal Oitova S ubida do bombeiro Inverso de direo Comando craw

T rava de pernas N de fita

Avaliao pratica por equipe Dada uma situao de ocorrncia de vitima em local de difcil acesso, a equipe dever realizar sua remoo por meio de uma tcnica exercitada ao longo da matria como rapel, tirolesa, iamento ou por meio de escada porttil, observando-se os seguintes tpicos:
Ancoragens Comunicao T ecnica utilizada Remoo Proteo de cabos T rabalho de equipe Acesso U de Equipamento so Segurama Coordenao Estabilizao

ALBUQUERQUE

31

You might also like