You are on page 1of 11

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES IPTAN

ANDRA DE PAULA IARA LIMA NAYARA CRISTINA S. R. DE CARVALHO

O DOLO NO DIREITO CIVIL

SO JOO DEL-REI 2011

ANDRA DE PAULA IARA LIMA NAYARA CRISTINA S. R. DE CARVALHO

O DOLO NO DIREITO CIVIL Artigos 145 a 150 da Lei 10.406/02

Trabalho de disciplina do curso de Direito do Instituto de Ensino Superior Pres. Tancredo de Almeida Neves valendo nota parcial, tendo como orientador o Prof. Wellinton.

So Joo Del-Rei SUMRIO


2

1.

SUMRIO 04

03

2. INTRODUO 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11.

CONCEITO DE DOLO DOLO ESSENCIA OU PRINCIPAL - ART. 145 DOLO ACIDENTAL OU INCIDENTE - ART. 146 DOLO NEGATIVO OU OMISSIVO - ART. 147 DOLO DE TERCEIRO - ART. 148 DOLO DO REPRESENTANTE - ART. 149 DOLO DE AMBAS AS PARTES ART 150 CONCLUSO BIBLIOGRAFIA

05 06 06 07 08 09 10 10 11

2. INTRODUO.
3

Venosa define que os fatos jurdicos so todos os acontecimentos, eventos que, de forma direta ou indireta, acarretam efeito jurdico (2011, p. 329). Os fatos jurdicos so classificados em fatos naturais ou Strictu Sensu quando decorrem de acontecimentos provocados pela ao da natureza e fatos humanos ou Latu Sensu que so decorrentes das aes humanas que criam, modificam, transferem ou extinguem direitos, dividem-se em atos lcitos (aqueles praticados em conformidade com o ordenamento jurdico, produzem efeitos jurdico voluntrios, queridos pelo agente) e atos ilcitos (atos humanos praticados em desacordo com o que prescreve o ordenamento jurdico, possuindo, portanto, efeitos negativos, tendo em vista que tais atos repercutem na esfera jurdica. O ordenamento jurdico impe a eles efeitos jurdicos no desejados pelo agente, ou seja, o invs de direitos acaba criando deveres, obrigaes, como, por exemplo, a indenizao por danos morais e materiais), conforme assevera os arts 186 a 188 do CC. O Cdigo Civil de 2002, no art. 104, diz que para um negcio jurdico ter validade, necessrio: agente capaz, objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel, e forma prescrita ou no defesa em lei. Porm, o negcio jurdico anulvel se for viciado por qualquer defeito indicado nos artigos 138 a 165 do CC. Sendo eles: erro, dolo, coao, estado de perigo, leso e fraude contra credores.

3. CONCEITO DE DOLO
4

No existe uma definio de dolo na lei 10.406/02, restringindo apenas o art. 145, dizer: So os negcios jurdicos anulveis por dolo, quando este for a sua causa. Clvis Bevilqua define Dolo como o emprego de um artifcio ou expediente astucioso, usado para induzir algum prtica de um ato que prejudica e aproveita ao autor do dolo ou a terceiro. J Maria Helena Diniz tem a mesma idia de Dolo definida de Bevilqua, ao dizer:
Parece-nos contudo que a razo est com Clvis, pois alm de que, na prtica, ocorre uma correspondncia entre a vantagem auferida pelo autor do dolo e um prejuzo patrimonial sofrido pela outra parte, h, virtualmente, um prejuzo moral pelo simples fato de algum ser induzido a efetivar negcio jurdico por manobras maliciosas que afetaram sua vontade. (2010, p. 477).

Para Venosa o dolo vicia o negcio jurdico tendo em vista que para se ter um ato jurdico legtimo, necessria vontade das partes. O dolo civil difere do penal, j que neste a pessoa pratica o crime querendo o resultado e assumindo o risco de produzi-lo. O dolo civil aquele pelo qual a parte usa de um artifcio para enganar algum. 3.1 Tipos de dolo 3.1.1 Dolus bnus aquele dolo tolervel, no induz anulabilidade; um comportamento lcito e tolerado. Consiste em exageros nas vantagens, boas qualidades da mercadoria, dissimulaes de defeitos, freqentemente empregado no comrcio e cuja represso seria mais prejudicial do que benfica, acarretando perturbaes na segurana das relaes mercantis.
5

Ex.: A atitude do comerciante que elogia exageradamente sua mercadoria em detrimento dos concorrentes, atravs de algumas expresses como "o melhor produto"; "o mais eficiente"; "o mais econmico" etc. oportuno salientar que o Cdigo de Defesa do Consumidor no seu artigo 37, veda a propaganda enganosa, suscetvel de induzir em erro o consumidor. Portanto, o dolus bonus no d salvo-conduto para o exagero, s considerado legal quando no tiver a capacidade de induzir o consumidor em erro. 3.1.2 Dolus malus aquele que emprega manobras astuciosas destinadas a prejudicar efetivamente algum. Esse tipo de dolo que refere o nosso cdigo civil, por ser capaz de viciar o negcio, tornando-o anulvel. Pois tal artifcio consegue enganar at mesmo as pessoas mais cautelosas e instrudas.

4.

DOLO ESSENCIAL OU PRINCIPAL - ART. 145 o dolo que se constitui em causa determinante do negcio, ocorrendo por

induzimento, ou seja, cria-se de uma idia para negociar. O dolo principal ou essencial torna o ato anulvel, previsto no art. 145 do Cdigo Civil. Ex.: Algum muito pobre que dolosamente induzido a vender, por preo baixo, quinho hereditrio relativamente valioso; Ex: Enganar o contratante sobre determinada qualidade do objeto do negcio, afirmando que o relgio de ouro, sem o ser. Ex: Pedro adquire de Joo automvel usado, porque este mentiu, ao garantir que o veculo nunca se envolvera em acidente de trnsito grave.
6

5.

DOLO ACIDENTAL OU INCIDENTE - ART. 146 acidental o dolo, quando o seu despeito o ato se teria praticado, embora

por outro modo. O dolo acidental no acarreta a anulao do negcio jurdico, porm obriga o autor do dolo a satisfazer perdas e danos da vtima. Ex.: Quero a adquiriu um carro, escolhendo-o com a cor metlica. Ao receb-lo, constato que fui enganado pelo vendedor ao verificar que a cor bsica e no metlica. Neste caso, no pretendendo desistir do negcio, poderei exigir compensao por perdas e danos.

6.

DOLO NEGATIVO OU OMISSIVO - ART. 147 fruto de uma omisso, traduz a absteno maliciosa juridicamente

relevante. Requisito do dolo negativo como ensina VENOSA: a) Inteno de levar o outro contratante a se desviar de sua real vontade, induzindo-o a erro; b) Silencio sobre circunstancia desconhecida pela outra parte; c) Relao de essencialidade entre a omisso dolosa intencional e a declarao de vontade; d) Omisso do prprio contraente e no de terceiro.

Ex.: Se algum fizer seguro de vida, omitindo molstia grave, e vier a falecer poucos meses depois, trata-se de manobra maliciosa por omisso, em que houve inteno de prejudicar a seguradora e de beneficiar os sucessores

Ex.: Se algum quer vender um imvel e no encontra comprador que lhe pague o preo pretendido por estar o terreno sujeito a desapropriao pela Municipalidade, oculta, ento, que o imvel objeto de declarao de utilidade pblica e consegue vend-lo.

6.1

Dolo Positivo ou Comissivo Dolo positivo ou comissivo traduz-se por expedientes enganatrios, verbais

ou de outra natureza que podem importar em srie de atos e perfazer uma conduta. Ex.: O fabricante de objeto com aspecto de antigidade para vend-lo como se antigo fosse.

7.

DOLO DE TERCEIRO - ART. 148 o dolo provocado por terceira pessoa a mando de um dos contratantes

ou com o concurso direto deste. O terceiro e o contratante sero autores do dolo O dolo de terceiro somente capaz de anular o negcio jurdico, se a parte contratante sabia do dolo e se silenciou, ou deveria saber que existiu o dolo do terceiro, diante das vantagens aferidas da vtima. Ex.: Tenho um relgio para vender e um terceiro anuncia que o relgio de ouro mesmo no sendo, e eu me calo para conseguir vender o relgio, sou cmplice no dolo. Entretanto, ainda poder ser motivo de anulao se eu deveria desconfiar deste dolo, por exemplo, no caso de por causa de terceira pessoa eu conseguir vender um relgio de bijuteria pelo preo do de ouro.
8

O negcio jurdico no pode ser anulado pelo dolo nos casos em que o contratante no sabia ou no tinha como saber do dolo de terceiro, neste caso o negcio continuara vlido, mas o terceiro responder pelos danos causados

8.

DOLO DO REPRESENTANTE - ART. 149 O dolo do representante legal (pai, me, tutor ou curador) de uma das

partes s obriga o representado a responder at a importncia do proveito que teve. Se for do representante convencional (procurador, mandatrio), o representado responder solidariamente com ele por perdas e danos, por ter escolhido mal o mandatrio. Norteia o art. 149 do CC, O dolo do representante de uma das partes obriga apenas o representante a responder civilmente ate a importncia do proveito que teve. Quando o pai, me, tutor, curador atuam com malcia na vida jurdica injusto culpar os representados de atitudes que no so suas e de que no concorreram. Entretanto, tratando-se de representao convencional o

representado escolhe o representante, aceitando todos os riscos que assim corre. Ex.: O representado (incapaz) no pode administrar os bens, ento quem administra o representante. Se o representante celebrar um contrato com terceiro e praticar dolo contra este terceiro (instigando-o) o representado no ser obrigado a reparar nada. Porm se o representado teve vantagens econmicas, no limite das vantagens (dos benefcios) que ele teve, ter que reparar os danos contra o terceiro que celebrou o contrato com o representante do incapaz.

9.

DOLO DE AMBAS AS PARTES ART 150 Ocorre quando o dolo provm das duas partes contratantes, um tentando

enganar o outro. Se ambas as partes procederam com dolo, nenhuma pode aleg-lo para anular o ato, ou reclamar indenizao. Sendo que o dolo bilateral, ambas as partes respondem pelo ilcito, e no se permite a anulao do negocio jurdico. Art. 150. Ex.: Joo e Maria querem permutar imveis. Joo omite informaes essenciais a Maria instigando-a no negcio e Maria por sua vez faz o mesmo com Joo. Neste caso ento nenhuma das partes poder pedir anulao, pois ningum por dolo seu pode melhorar sua prpria condio.

10. CONCLUSO Conclumos que de acordo com o cdigo civil, possvel pleitear a anulao do negcio jurdico quando a vontade de uma das partes tiver sido viciada pelo dolo da outra. Alm da anulao do negcio jurdico possvel pedir, tambm, que aquele que agiu com dolo indenize a vtima por perdas e danos decorrentes do comportamento astucioso. Que para configurar o dolo necessrio que a vtima participe da celebrao do negcio jurdico, por isso que o dolo se distingue da fraude e da simulao, pois nestes a vtima no participa. O dolo no se confunde, tambm, com a coao, vez que no h ameaa pelo autor do dolo para que o negcio jurdico se realize, mas, e to somente,

10

grande inteligncia por parte daquele que somente com palavras consegue enganar a vtima.

11. BIBLIOGRAFIA DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. Teoria Geral do Direito. 27. ed. So Paulo: Saraiva, 2011. VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil: parte geral. 11 ed. So Paulo: Atlas, 2011.

11

You might also like