You are on page 1of 11

Escola Cenecista Cnego Pedro Serro

Galileu Galilei

Escola Cenecista Cnego Pedro Serro Grupo:Claudiane Keller Karine Kelly MikaellyMirelly Pedro Henrique Rayla Carvalho Victor Brasil Disciplina: Fsica Professor: Janalson Srie: 2 ano

Galileu Galilei

Campina Grande, 18-08-2011

Introduo
O trabalho gira em torno de um homem chamado Galileu Galilei, considerado o pai da fsica que mudou o curso da cincia. Escolhemos explanar a vida dele , devido as suas grandes contribuies no s para a fsica, mas tambm para a matemtica e astronomia. Ele originou grandes avanos, em vrios campos da fsica.Foi um dos primeiros homens a observar o cu noturno, com um telescpio, e fez muitas descobertas sobre planetas e estrelas.

Galileu Galilei
Galileo Galilei (em portugus Galileu Galilei) nasceu em 15 de fevereiro de 1564, em Pisa, filho de Vincenzo Galilei, um msico alaudista conhecido por seus estudos sobre a teoria da msica, e Giulia Ammannati de Pescia. Desde setembro de 1581 a 1585 estudou medicina na Universidade de Pisa, onde depois foi professor de matemtica entre 1589 e 1592. Em 1586 inventou a balana hidrosttica para a determinao do peso especfico dos corpos, e escreveu um trabalho La bilancetta, que s foi publicado aps sua morte. Em 1592 Galileu tornou-se professor de matemtica na Universidade de Pdua, onde permaneceu por 18 anos, inventando em 1593 uma mquina para elevar gua, uma bomba movimentada por cavalos, patenteada no ano seguinte. Em 1597 inventou uma rgua de clculo, o "compasso geomtrico-militar", um instrumento matemtico com vrias escalas. Nesta poca explicou que o perodo de um pndulo no depende de sua amplitude, e props teorias dinmicas que s poderiam ser observadas em condies ideais. Escreveu o Trattatodimechani che, que s foi impresso na traduo para o latim do padre Marino Mersenne, em 1634, em Paris. Em 1604 observou a supernova de Kepler, apresentando em 1605 trs palestras pblicas sobre o evento, mostrando que a impossibilidade de medir se a paralaxe indica que a estrela est alm da Lua, e que , portanto mudanas ocorrem no cu. Nestas palestras, Galileu considera este evento uma prova da teoria heliocntrica de Coprnico. Em 1606 publica um pequeno trabalho, Le operazionidel compasso geomtricomilitar, e inventa o termoscpio, um termmetro primitivo.

Em maio de 1609 ele ouviu falar de um instrumento de olhar distncia que o holands Hans Lipperhey havia construdo, e mesmo sem nunca ter visto o aparelho, construiu sua primeira luneta em junho, com um aum ento de trsvezes. Galileu se deu conta da necessidade de fixar a luneta, ou telescpio como se chamaria mais tarde, para permitir que sua posio fosse registrada com exatido. At dezembro ele construiu vrios outros, o mais potente com 30 vezes, e faz uma srie de observaes da Lua, des cobrindo que esta tem montanhas.

Galileu usou o telescpio para observar sistematicamente o cu, fazendo vrias descobertas importantes, como: -Descobrir que a Via Lctea era constituda por uma infinidade de estrelas. -Descobriu que Jpiter tinha quatro satlites, ou luas, orbitando em torno dele, com perodos entre 2 e 17 dias. Desde ento, mais 35 satlites foram descobertos em Jpiter. Essa descoberta de Galileu foi particularmente importante porque mostrou que podia haver centros de movimento que por sua vez tambm estavam em movimento; portanto o fato da Lua girar em torno da Terra no implicava que a Terra estivesse parada. -Descobriu que Vnus passa por um ciclo de fases, assim como a Lua.

Geocntrico

Heliocntrico

Em oito de abril de 1610, Johannes Kepler recebe uma cpia do livro, com um pedido de Galileu por sua opinio. Em 19 de abril Kepler enviou -lhe uma carta, em suporte s suas descobertas, publicada em Praga em maio como "Conversaes com o Mensageiro Celeste" e depois em Florena. O suporte de Kepler foi importante porque publicaes de Martin Horky, LodovicodelleColombe, e Francesco Sizzi duvidavam das obs ervaes de Galilei. Kepler e os matemticos do Colgio Romano eram reconhecidos como as autoridades cientficas da poca. O Colgio Romano foi fundado pelo Papa Gregrio XIII, que estabeleceu o calendrio gregoriano. J em julho, Galileu foi nomeado Primeiro Matemtico da Universidade de Pisa, e Filsofo e Matemtico do Gro Duque da To scana. Ainda em dezembro Galileu verificou que Vnus apresenta fases como a Lua, tornando falso o sistema geocntrico de Ptolomeu, e provando que Vnus orbita o Sol.

A confirmao oficial das descobertas galileanas foi dada pelos poderosos padres jesutas do Colgio Romano, que observaram os satlites de Jpiter por dois meses, em uma conferncia solene realizada no Colgio em maio de 1611, na presena de Galileu . Esta conferncia foi intitulada NunciussidereusCollegiiRomani, e apresentada pelo padre Odo van Maelcote. Galileu havia juntado assim grande quantidade de evidncias em favor da teoria heliocntrica, e escrevia em italiano para difundir ao pblico a teoria de Coprnico. Isto chamou a ateno da Inquisio, que aps um longo proces so e o exame do livro de Galileu sobre as manchas solares, lhe d uma advertncia, onde o Cardeal Bellarmino l a sentena do Santo Ofcio de 19 de fevereiro de 1616, proibindo -o de difundir as ideias heliocntricas. Em cinco de maro de 1616 a Congregao do ndice colocou o Des Revolutionib us de Coprnico no ndice de livros proibidos pela Igreja Catlica, junto com todos os livros que defendem a teoria heliocntrica. A razo da proibio porque no Salmo 104:5 da Bblia, est escrito: "Deus colocou a Terra em suas fundaes, para que no se mova por todo o sempre", alm de referncias similares no livro de Joshua. Galileu se dedicou ento a medir os perodos dos satlites de Jpiter, com a inteno de difundir seu uso para medir -se longitudes no mar, mas o mtodo nunca foi usado por ser pouco prtico. Em agosto de 1623 o Cardeal Maffeo Barberini, amigo e patrono de Galileu, foi eleito papa e assumiu com o nome de Urbano VIII. Em abril de 1624 Galileu teve seis audincias com o papa, e este o liberou a escrever sobre a teoria de Coprnico, desde que fosse tratada como uma hiptese matemtica. Galileu inventou o microscpio e m 1624, chamado por ele de occhialini.

Principais realizaes
ALuneta Astronmica, com a qual descobriu, entre outras coisas, as montanhas da Lua, os satlites de Jpiter, as manchas solares, e, principalmente, os planetas ainda no conhecidos. A balana hidrosttica O compasso geomtrico e militar Foi o primeiro a contestar as ideias de Aristteles Descobriu que a massa no influi na velocidade da queda.

y y y y

Vida familiar
Galileu teve um relacionamento com Marina Gamba, porm nunca casou uma mulher que ele conheceu em uma de suas muitas viagens a Veneza. Marina

morou na casa de Galileu em Pdua, onde deu luz trs crianas. Suas duas filhas, Virgnia e Lvia, foram colocadas em conventos onde se tornaram, respectivamente, irm Maria Celeste e irm Arcngela. No ano de 1610 , Galileu mudou-se de Pdua para Florena, onde ele assumiu uma posio na corte dos Mdici. Ele deixou seu filho, Vincenzo, com Marina Gamba em Pdua. E em 1613, Marina casou-se com Giovanni Bartoluzzi, e Vincenzo foi viver junto com seu pai em Florena.Galilei

A condenao de Galileu pelo Santo Oficio


Aps trs meses de exaustivas sesses de interrogatrio, Galileu foi acusado pelo Tribunal do Santo Ofcio e, em 22 de junho de 1633, obrigado a renegar sua certeza de que a Terra no estava imvel no espao, utilizando a frase abjuro, maldigo e detesto os citados erros e heresias. Galileu teve sua obra proibida e foi condena do priso domiciliar perptua. No foi preso nem torturado. Assim mesmo considera-se que o tratamento dispensado a Galileu foi notadamente brando considerando os padres da Inquisio. Galileu j estava velho e no ficou preso um nico dia, nem foi torturado. Seu processo no se compara ao de outro italiano, o jovem Giordano Bruno (1548-1600), primeiro filsofo a afirmar que deveria haver vida em outros lugares do Universo brutalmente torturado e queimado vivo em praa pblica. A condenao de Galileu foi uma tentativa de salvar o Geocntrismo, chave da escolstica, a grande sntese entre a filosofia de Aristteles (sculo IV A.C.) e a doutrina crist que dominou o pensamento europeu durante a Baixa Idade Mdia (sculos XI a XIV). Seu processo permaneceu arquivado por longos 350 anos. Somente em 1983 o papa Joo Paulo II admitiu os erros da Igreja e o absorveu.

Pai da Fsica
Galileu faleceu com quase 78 anos, em seis de janeiro de 1642. Sua importncia vai muito alm do histrico confronto com a Inquisio. Em torno dele criaram-se muitas lendas e equvocos. Galileu muitas vezes se mostrava alegre e comunicativo. Nunca se casou, mas teve quatro filhos. Porm, quando discutia suas ideias era sarcstico, cnico e orgulhoso. Desgastou-se em demasia apenas atacando supostos rivais. Hoje, muitos o admiram por coisas que jamais fez como inventar o telescpio, o termmetro ou o relgio de pndulo. Tambm nunca atirou pesos do alto da torre de Pisa para demonstrar que corpos de massas diferentes caem com a mesma velocidade.

Sua maior contribuio cincia est no est abelecimento das bases do pensamento cientfico moderno, o mtodo experimental, ressuscitado dos tempos do velho Arquimedes. por isso que Galileu Galilei considerado o pai da Fsica.

Concluso
Conclumos com este trabalho a grande importncia das descobertas de Galileu Galilei para a matemtica, a fsica e principalmente para a astronomia, trazendo para a atualidade instrumentos e descobertas do passado, se tornando indispensvel para a cincia da atualidade e para a vida da sociedade nos dias atuais. Alm de explanarmos a vida de Galileu, aprofundamos o nosso conhecimento respeito da fsica e tambm de descobertas que antes eram desconhecidas.

Bibliografia
Fonte: www.zenite.nu Fonte: www.if.ufrgs.br Fonte : www.fortunecity.com/tatooine/servalan/272/galileu.htm

You might also like