You are on page 1of 24

Tipos de Conhecimentos

Conhecer incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenmeno qualquer.


O conhecimento no nasce do vazio e sim das experincias que acumulamos em nossa vida cotidiana, atravs de experincias, dos relacionamentos inter-pessoais, das leituras de livros e artigos diversos.

Entre todos os animais, ns, os seres humanos, somos os nicos capazes de criar e transformar o conhecimento; Somos os nicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situao de mudana do conhecimento;

Somos os nicos capazes de criar um sistema de smbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas prprias experincias e passar para outros seres humanos.
Essa caracterstica o que nos permite dizer que somos diferentes dos gatos, dos ces, dos macacos e dos lees.

Ao criarmos este sistema de smbolos, atravs da evoluo da espcie humana, permitimo-nos tambm ao pensar e, por conseqncia, a ordenao e a previso dos fenmenos que nos cerca.

Existem diferentes tipos de conhecimentos:

Conhecimento Emprico (ou conhecimento vulgar, ou sensocomum)

o conhecimento obtido ao acaso, aps inmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido atravs de aes no planejadas.
A chave est emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.
Exemplo:

Conhecimento Filosfico
fruto do raciocnio e da reflexo humana. o conhecimento especulativo sobre fenmenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenmenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da cincia.
Exemplo: "O homem a ponte entre o animal e o alm-homem" (Friedrich Nietzsche)

Conhecimento Teolgico
Conhecimento revelado pela f divina ou crena religiosa. No pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formao moral e das crenas de cada indivduo.
Exemplo:

Acreditar que algum foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnao; acreditar em esprito etc..

Conhecimento Artstico
Basea-se emoes Basea-se no sentir e no no pensar

Exemplo: A pintura de Monalizza

Conhecimento Tcnico
Basea-se na profissionalizao Segue um modelo

Exemplo: receita de bolo

Conhecimento Cientfico o conhecimento racional, sistemtico, exato e verificvel da realidade. Sua origem est nos procedimentos de verificao baseados na metodologia cientfica.
Exemplo: Descobrir uma vacina que evite uma doena; descobrir como se d a respirao dos batrquios.

Podemos ento dizer que o Conhecimento Cientfico: - racional e objetivo.

- Atm-se aos fatos. - Transcende aos fatos. - analtico. - Requer exatido e clareza. - comunicvel. - verificvel. - Depende de investigao metdica. - Busca e aplica leis. - explicativo. - Pode fazer predies. - aberto. - til (GALLIANO, 1979, p. 24-30).

O QUE PESQUISAR?

Pesquisa:
Pesquisa o mesmo que busca ou procura. Pesquisar, portanto, buscar ou procurar resposta para alguma coisa. Em se tratando de Cincia a pesquisa a busca de soluo a um problema que o algum queira saber a resposta. Pesquisa portanto o caminho para se chegar cincia, ao conhecimento. O importante que o pesquisador saiba usar os instrumentos adequados para encontrar respostas ao problema que ele tenha levantado.

O objetivo da Cincia resolver problemas atravs da pesquisa!


Qual o problema que voc est resolvendo? Comece de um desafio prtico Extraia da um problema terico Certifique-se que o problema

relevante no-resolvido resolvvel

Objetivos de Pesquisa

Fazer uma contribuio inovadora para a Cincia Deve responder a uma pergunta
de interesse para a comunidade cientfica ainda no respondida anteriormente de relevncia para o interesse social (caso de tecnologia)

A parte mais difcil :


achar a pergunta certa !

Pesquisa

Uma atividade organizada e cooperativa


voc deve conhecer o campo de pesquisa em que ir contribuir

Tem suas prprias regras


Uso de citaes, plgio, e produo cooperativa

Produto da pesquisa
teses, livros, artigos produo na literatura aberta

Atividade de Pesquisa
Deve produzir uma contribuio indita em sua rea do conhecimento Contribuio

pode ser puramente terica baseada em teoria com base em experimentao Pode ser uma melhoria de tcnicas existentes deve ter resultados que possam ser generalizados

Tipos de Pesquisa
na pesquisa que utilizaremos diferentes instrumentos para se chegar a uma resposta mais precisa. O instrumento ideal dever ser estipulado pelo pesquisador para se atingir os resultados ideais. Num exemplo grosseiro eu no poderia procurar um tesouro numa praia cavando um buraco com uma picareta; eu precisaria de uma p. Da mesma forma eu no poderia fazer um buraco no cimento com uma p; eu precisaria de uma picareta. Por isso a importncia de se definir o tipo de pesquisa e da escolha do instrumental ideal a ser utilizado.

OS TIPOS DE PESQUISAS

Pesquisa Experimental: toda pesquisa que envolve algum tipo de experimento. Exemplo: Pinga-se uma gota de cido numa placa de metal para observar o resultado.
Pesquisa Exploratria: toda pesquisa que busca constatar algo num organismo ou num fenmeno. Exemplo: Saber como os peixes respiram.

Pesquisa Social: toda pesquisa que busca respostas de um grupo social. Exemplo: Saber quais os hbitos alimentares de uma comunidade especfica. Pesquisa Histrica: toda pesquisa que estuda o passado. Exemplo: Saber de que forma se deu a Proclamao da Repblica brasileira. Pesquisa Terica: toda pesquisa que analisa uma determinada teoria. Exemplo: Saber o que a Neutralidade Cientfica.

METODOLOGICAMENTE O QUE ESPERO QUE VOCS APRENDAM:


Como

organizar seus pensamentos; Como colocar suas idias no papel; Como comunicar-se de maneira adequada no meio cientfico.

fim

You might also like