You are on page 1of 2

3

Regras de etiqueta para a Internet: netiqueta

O conceito de netiqueta pode ser compreendido, tomando o sentido da palavra ao pda-letra: a etiqueta no uso da rede (net). Assim como em atividade de grupo, na Internet, cada um deve sempre usar o bom senso ao entrar em contato com outras pessoas, de maneira a evitar ofensas, agresses ou desentendimentos. Algumas regras de bom comportamento na Internet foram estabelecidas e as pessoas devem comportar-se de forma apropriada nas ferramentas de comunicao. Veja a lista abaixo: Nunca se esquea de que h pessoas do outro lado da linha. Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros. Seja claro, breve e objetivo. Use um formato adequado. Enderece corretamente sua mensagem. Respeite direitos autorais (copyright). No divulgue propaganda pela rede. Respeite a privacidade dos outros. Fale, no GRITE! ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAISCULAS FAZ IMAGINAR QUE O AUTOR EST FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO. Sorria :-); pisque ;-); chore &-(. Mas s com os amigos! Com seu chefe, nem pensar! Os emoticons (ou smileys) representam nosso estado de nimo. Participe quando tiver algo a dizer. Responda as mensagens recebidas. No envie mensagens repetidas. Pense nas conseqncias sociais causadas pelo que voc escreve. Se o contedo de sua mensagem for estritamente pessoal e particular, use o correio eletrnico para comunicar-se diretamente com seu interlocutor. Quando mencionar outra mensagem, faa um breve resumo para reavivar a mensagem original na memria do leitor; pode copiar pequenos trechos, mas no a mensagem toda. Em listas de discusso, leia toda a discusso antes de enviar mensagem, pois algum j pode ter dito o que voc quer dizer. Enderece corretamente sua mensagem. Se houver outros destinatrios no campo Cc: inclua-os na sua mensagem tambm.

103

Introduo Educao Digital

Se quiser responder para o autor da mensagem em uma lista de discusso, ao clicar em Reply ou Responder, o endereo ser o da lista nesse caso, verique no cabealho da mensagem pois ali costuma estar o endereo de quem enviou. Ao reenviar mensagens ou mesmo respond-las, retire os cabealhos, evitando duplicar informaes, sem deixar de citar as fontes. Antes de executar programas obtidos via rede ou abrir arquivos, use o programa antivirus para fazer uma varredura neles, e procure ter certeza de que as defesas de seu computador esto funcionando. Sempre pea permisso para repassar mensagens, respeitando a privacidade dos outros e no esquea de mencionar a origem da informao. Informe a seus alunos como se comportar nas atividades que programar, assim evitar distores e diculdades na interao. (procure outras recomendaes de netiqueta na Internet...)

[SAIBA MAIS]
Acesse estes site sobre netiqueta. http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html http://www.torque.com.br/dicas/internet/netiqueta.htm http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=1574

Introduo Educao Digital

[REFLEXO]
No contexto atual da educao a distncia, o educador no deve pensar apenas na rea cognitiva. Em um ambiente de aprendizagem construtivista preciso ativar mais do que o intelecto. Ao educador cabe a funo de ativao da aprendizagem, ele deve trabalhar consigo mesmo a percepo de seu prprio valor e promover a autoestima e a alegria de conviver e cooperar, bem como desenvolver um clima de respeito e de auto-respeito. ( Fagundes,1999).
Fonte: Proposta Pedaggica da Fundao Pensamento Digital

104

You might also like