You are on page 1of 53

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


Textos para estudo da Homiltica e Prtica de Ensino

2000

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


Todo direito reservado ao autor. Proibida a reproduo por qualquer meio sem A devida permisso do editor.

SANTOS, Rosevaldo C.,

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


45 p. 1. Textos para estudos da Homiltica 2. Estudo da Homiltica e Prtica de Ensino 3. Didtica Cd. RCS/08/00

1 Edio 1992 2 Edio 1996 3 Edio 2000 Ttulo original em portugus.

Min. Pr. Rosevaldo C. Santos Fones: 85 Cel. 9151-2940

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Lio UM

HOMILTICA
LEITURA BSICA: Ferramentas teis Captulos 1 e 2

Introduo: Considerando que o ministro deve ter um pouco de conhecimento para poder preparar o sermo que ele vai pregar, comentaremos um pouco sobre a arte de preparar sermes e Sermes. Homiltica a arte de preparar sermes ou seja, prepara o assunto que se vai falar em pblico. Normalmente, o sermo que ele vai pregar precisa ser preparado, por isso, necessrio um apurado estudo, e para isso, faz-se necessrio que o ministro utilize-se de elementos fundamentais tais como: a Bblia, dicionrios, comentrios, mapas, anotaes e use a regra da hermenutica. Porm, para que ele ponha tudo isto em ordem, necessrio que saiba como faz-lo. ai que a homiltica lhe vem em socorro. Usaremos doravante o termo Sermes. Homiltica a arte de preparar Sermes bblicos ou qualquer outro tipo de discurso pblico, exemplo: o advogado criminalista usa homiltica, o poltico a usa e muitos outros setores da sociedade. Nenhum orador vai a pblico sem antes esboar seu discurso; do mesmo modo, deve proceder o ministro, jamais deve subir ao plpito ou entrar na classe sem antes ter preparado o esboo de seu estudo.

Estudo 1 - O sermo quanto s suas fontes


O ministro deve ter fontes de pesquisa para preparar seu estudo. Fornecemos algumas delas no captulo destinado ao estudo da hermenutica, entretanto, voltaremos a cit-las dado a importncia que estas fontes possuem para o preparo estudo.
a. A Bblia Sagrada:

e sempre ser a mais importante de todas as fontes que deve ter o ministro. Como a Bblia fora escrita em diversas lnguas, e traduzidas por diversos tradutores e em pocas diferentes, o melhor que deve fazer o ministro caso no tenha conhecimento das lnguas originais das Escrituras possuir diversas tradues da Bblia: atualizada, corrigida, linguagem atual, traduzidas a partir do original, ou traduzidas a partir do latim e outras lnguas.

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


A prtica em preparar Sermes tem nos levado a este raciocnio, veja este exemplo: Revista Corrigida, Joo Ferreira de Almeida, Gn.4.1 E conheceu Ado a Eva, sua mulher, e ela concebeu... Neste caso, d-se entender que Ado estava conhecendo como pessoa a Eva. O mesmo versculo, na edio atualizada, lemos: E coabitou Ado com Eva e ela concebeu ou melhor ficou grvida. J na linguagem atual, o mesmo versculo esta assim: Ado teve relaes sexuais com sua mulher e ela ficou grvida... Se o ministro buscar a resposta do mesmo versculo em tradues diferentes chegar mais facilmente ao topo do assunto. E por certo, no cometer erros de colocao. Igual ao assunto com quem casou Caim. Se usar somente a traduo corrigida, ele ir explicar a sua classe que Caim foi para a terra de Node e l conheceu a sua mulher. Entretanto, se usar a atualizada, explicar que Caim ao ir para a terra de Node levou consigo sua mulher e quando chegou a terra, coabitou com ela, e ela, concebeu. Ainda se usar a linguagem atual, dir simplesmente, Caim ao ser expulso foi para Node com sua mulher e l manteve relaes sexuais com ela e ela ficou grvida... b. fichrio de assuntos do ministro: O bom ministro procurar fazer um fichrio de assuntos, ao participar de um estudo bblico ou de uma aula importante, deve anotar tudo o que for de seu interesse e guardar em um fichrio. Entre os assuntos que deve ter guardado citamos alguns: poltica, notcias de jornais, de TV, engenharia gentica, guerras e economia. c. fontes de cultura: O ministro ou o professor de Escola Bblica Dominical, deve ser uma pessoa culta, isto no quer dizer que ele deva ter todas as faculdades ou fazer todos os cursos que surgirem. Entretanto, deve ser um pessoa culta, entendida em qualquer assunto, deve saber discutir poltica, economia, sade e outros assuntos rotineiro. Para que possa conseguir essa cultura, dever ler jornais apropriados, revistas, participar de seminrios sobre diversos assuntos e sobretudo, de culto de doutrina.

Exerccios
1. Explique o Termo Homiltica 2. Quais as principais fontes do sermo? 3. Leia Narrativas Bblicas Pgs. 1 a 10 e faa um comentrio sobre as cinco pocas da vida de Jesus.

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Estudo 2 - O sermo quanto s suas fontes


Tipos de sermes Os discursos so divididos em diversos tipos, para cada ocasio temos um tipo de discurso. (Aplica-se a mesma regra para as Sermes da Escola Bblica). a. o sermo temtico: a que expe a verdade bblica num tema escolhido pelo ministro. O tema deve enquadrar-se num texto ou trecho bblico, de modo coerente. As divises do assunto para discusso derivam do tema e no do texto bblico. Todas as divises estudo devem incluir o tema de forma que o ouvinte possa compreender o assunto do comeo ao fim. Exemplo: Ttulo (tema) As causas da frieza espiritual Texto: Apoc. 3.14-22 Introduo: So diversas as causas da frieza espiritual, mas a principal causa sempre ser o amor as cousas materiais. I. A frieza espiritual causada por uma desmedida preocupao com as coisas materiais II. A frieza espiritual causada pelo menosprezo da comunho com Cristo. III. A frieza espiritual causada pela indiferena a respeito do destino eterno. b. O sermo textual: Diferentemente do sermo temtico quando se divide o tema, no sermo textual o ministro dever dividir o texto. Ao escolher um texto para preparar o sermo que ele vai pregar na Escola Bblica Dominical, o ministro deve ter o cuidado para faz-lo por meio de orao, e no escolher um texto que lhe cause transtorno. A Bblia est saturada de textos que no conduz a nenhuma edificao se usados isoladamente. Um exemplo: I Tm. 3.3, Paulo recomendou a Timteo para separar somente homens que no fossem dado ao vinho para o ministrio; porm, em I Tm. 5.23, ele diz para Timteo beber um pouco de vinho. Este texto em uma classe de ouvintes novos, ir por certo confundi-los. Num lugar Paulo diz para no beber vinho, em outro manda beber um pouco de vinho. O que Paulo realmente estava tentando ensinar? Somente um estudo profundo, com auxlio da exegese bblica nos possibilitaria a descoberta.

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Exerccios
1. Cite os tipos de sermes existentes. 2. Elabora com base em Jo. 14.6 um esboo de sermo temtico. 3. Determine a estrutura do sermo. 5. Aprenda um pouco sobre narrao. Fique em p diante de um espelho e faa a narrativa do Nascimento de Jesus Narrativas Bblicas, pgina 12.

Estudo 2 - A diviso textual esta assim dividida:


a. textual puro. Suas divises vm de citaes do texto tomado: Exemplo: I Tess. 5.17 orai sem cessar Ttulo: Que significa orar sem cessar Texto: I Tess. 5.17 Introduo: A orao a chave do sucesso do crente. I. Orar sem cessar significa orar todos os dias II. Orar sem cessar significa orar em todas as circunstncias III. orar sem cessar significa orar at obter a resposta b. Textual por inferncia: Suas divises vm de expresses sintticas do ministro, resumindo partes do texto tomado. c. Textual analtica: o que divide ao mximo o texto bblico tomado. d. sermes expositivos: Os Sermes devem ao ser ministrados na forma expositiva, isto , o ministro deve expor o assunto dando ao ouvinte oportunidade de participar do estudo, com perguntas e dando tambm sua opinio sobre a matria apresentada. Entretanto, existe um tipo de sermo chamado de expositivo, isto , em seu preparo. Estes Sermes exigem muito do ministro, pois vo buscar as informaes bsicas nas razes da lngua, nos originais. Para que o ministro possa fazer uso desse tipo de estudo, faz-se necessrio que ele tenha um bom conhecimento das lnguas originais e saiba fazer a exegese bblica.

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


Entretanto, se no possuir conhecimento fundamental das lnguas originais, deve reunir bons conhecimento das Escrituras e dominar as regras de interpretao e anlise de textos. O conhecimento sistemtico das escrituras de suma importncia para esse tipo de sermo. Esse era o mtodo utilizado por Jesus e pelos apstolos, pois muitas vezes, deparamo-nos em textos do Novo Testamento em que os apstolos esto citando e expondo o Velho Testamento. Exemplos: Jesus cita: Jonas em Mt 12. 40-41; cita Isaias em Mt.15.7-8. Pedro em At 2.16, cita o profeta Joel, Jl. 2.28,29; Estvo, cita Moiss faz uma verdadeira discrio da vida do profeta. Paulo faz meno da lei nos livros aos Romanos e aos Glalas.

Exerccios
1. Elabore um esboo de um sermo sobre o Tema: Justia Divina, use o critrio TEMTICO. 2. Leia as pginas16 a 21 e responda as questes inseridas na pgina 21

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Li o 2

Estrutura do Sermo

LEITURA BSICA: Ferramentas teis

Captulos 3 e 4

Estudo 1

Estrutura do Sermo
Captulo 3 e 4

LEITURA DIRIA: Ferramentas teis

Estrutura do sermo Todo sermo que ele vai pregar para ser entendido precisa ser ordenada de forma lgica, isto , deve comear no ttulo e acabar na concluso. Quando um ministro deixa para depois a concluso de um sermo que ele vai pregar, esta nunca mais ser concluda, pelo menos no raciocnio dos ouvintes. Todo discurso, sermo ou sermo bblico compese de partes fundamentais. Estudaremos cada uma delas para melhor compreenso: 1. Ttulo ou tema: Por ttulo ou tema se entende o assunto que se pretende discutir ou ensinar. Ao anunciar o ttulo do assunto, o ministro conseguir chamar ateno de seus ouvintes. Vejamos alguns exemplos de ttulos. A Igreja Poderosa, texto: At. 1.8; A humilhao de Jesus, Is. 53.; Orao de arrependimento, Sl. 51. O homem que caiu do cavalo, At 9.4. Assuntos para estudo: Misso ...um dever de todos ns, Mt. 28.19. Orao chave para vitria, Lc. 18.2-8. 2. Introduo: A introduo deve ser breve, porm, que demonstre apurado sentido sobre o assunto que se vai comentar, exemplo: Usando o ttulo a Igreja Poderosa poderamos comear nosso sermo mais ou menos assim: A Igreja que se fizer possuidora das promessas contidas nos versculos de atos 2, por certo ser uma Igreja poderosa. Veremos a seguir como deve ser a igreja poderosa... Temos a uma introduo curta mas com objetivo. Ser suficiente para prender ateno do ouvinte.

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Exerccios
1. Explique a diferena entre sermo temtico e sermo textual 2. Estude o quadro da pgina 30 depois elabore um breve estudo usando os versculos ali citados e, como referncia use no mnimo dois evangelhos.

Estudo 2 - A diviso textual esta assim dividida:


3. O corpo sermo Por corpo entende-se o que est distribudo desde a introduo at a concluso. Assim, o corpo a diviso do estudo em tpicos centralizados e retalhados. Vamos ao exemplo: Nosso assunto continua o mesmo, a Igreja Poderosa. Para esse assunto, temos as seguintes divises: 1. O que uma Igreja poderosa? a. uma igreja onde o Esprito Santo atua b. uma igreja onde os sinais so visveis c. uma igreja onde as almas so salvas 2. Como identificar uma igreja poderosa? a. pela prtica da doutrina de Cristo b. pelo servio que presta para Deus c. pela atuao diante do mundo 3. Qual o resultado de ser uma igreja poderosa? a. recebimento das bnos do cu b. presena real do Esprito Santo c. melhor servio a Deus Outras divises e subdivises podem entrar no esqueleto do esboo. Porm o normal e mais cmodo so as apresentadas acima.
Concluso: A concluso:

o que chamamos de fechamento do estudo, com ela chega-se ao ponto final do assunto, permitindo que o ouvinte faa indagaes a respeito do que foi tratado. Poderamos concluir nosso assunto assim: Como vimos, necessrio que a Igreja seja

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


poderosa em nossos dias. Principalmente porque sem esse poder no ser possvel fazer o trabalho de evangelizao. Perguntamos ento, somos uma Igreja Poderosa?

Exerccios
1. Estabelea os critrios da diviso textual. 2. Estude a mensagem da pgina 43 a 47 e determine o assunto ali tratado e a forma como foi tratado por Jesus.

10

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Li o 3

Regras fundamentais de oratria


LEITURA BSICA: Ferramentas teis Captulos 5 e 6

A oratria pea fundamental na transmisso de um sermo, estudo bblico ou lio de Escola Bblical.

Estudo 1

O que oratria?

O que oratria? a arte de falar em pblico, mas falar adequadamente e, de modo que todos possam entender o que se diz, eloqncia, elegncia, postura perante o auditrio. Lamentamos o fato de certos elementos acreditarem que so oradores pelo simples fato de falar alguma coisa em pblico. Existe uma diferena grande entre um orador e um falador. O orador procura levar seu pblico a envolver-se com ele durante o discurso e ao trmino, todos saem do recinto com comentrios de elogios e satisfao, quanto ao falador, melhor nada comentar. O que desejamos apresentar abaixo ser de muita valia queles que desejam falar bem a seus pblicos, no pretendemos com esse simples trabalho transformar professores de Escola Bblica em grandes oradores, contudo, desejamos dar ao ministro sincero e desejoso de aprender algumas regras que facilitaro seu trabalho de transmitir seus Sermes e estudos bblicos. Mesmo os grandes oradores tremem diante de um auditrio grande ou de nvel muito elevado. Alguns problemas do orador: 1. levar a pblico assuntos que tenha pouco conhecimento; 2. abordar temas confusos e polmicos; 3. uso das mos e dos gestos; 4. vestimentas imprprias ocasio; 5. tom de voz; 6. prender ateno do auditrio; 7. como cumprimentar o auditrio.

11

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Exerccios
1. Cite os problemas do orador e fornea uma soluo para cada caso. 2. Responda as perguntas da pgina 47 do livro Narrativas Bblicas.

Estudo 2 Levar a pblico somente assunto que tenha total domnio


1. Levar a pblico somente assunto que tenha total domnio. O pblico saber que o orador no tem conhecimento do assunto logo na introduo. Muitos na tentativa de preparar o ouvinte para o tema, afirmam que estudou o assunto mas no chegou a uma definio clara, mas que vai tentar explicar o melhor possvel. Se o ministro iniciar a exposio de umo sermo que ele vai pregar ou de um estudo bblico dessa forma, melhor que deixe o auditrio. O ministro deve considerar o fato que ele est ali para ensinar, tanto ao expor umo sermo que ele vai pregar ou ao ministrar um estudo bblico, por isso, deve dominar o assunto. Caso queira abordar determinado tema e no consiga chegar a uma definio clara, aconselhvel que convide algum que o possa fazer com total conhecimento. 2. Nunca deve abordar assuntos confusos ou polmicos. Nada h mais desconfortante para um orador do que o fato de ver seu pblico discordar de seu ponto vista, durante o tempo todo de seu discurso. Ao abordar assuntos confusos o orador deve ter certeza de que possui elementos fundamentais para fazer seu pblico manter-se no lugar at o fim. Por isso, aconselhamos que o ministro leigo no leve a pblico temas doutrinrios que tragam polmicas. Esses temas deve ser defendidos por apologistas (pessoa que defende temas polmicos); normalmente os apologistas defendem teses sobre as questes que defendem e, por isso, so indicados para discursarem sobre assuntos confusos e polmicos. 3. As mos e os gestos. O orador iniciante tem muitos problemas com as mos e com os gestos. A mo do orador fala tanto quanto sua boca. Certos oradores no sabem o que fazer com as mos. Uns as pem no bolso, outros as esconde atrs das costas, j outros ficam amassando papis ou segurando alguma coisa.

12

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Exerccios
1. Vimos que o orador tem muitos problemas com as mos. Fornea uma forma correta para esse caso. 2. Estude o grfico da pgina 71 e determine os fatos que so comuns aos awryp

Estudo 3 - Resolvendo o problemas das mos


1. Caso o microfone esteja num pedestal, deve segurar as pontas do apoio ou do plpito levemente - num sentido de descanso. Nesta posio as mos esto na altura da cintura e quando for fazer um gesto elas partem desse lugar. Os gestos podem melhorar a apresentao do sermo ou desviar totalmente a ateno dos ouvintes. Ao segurar com as mos as pontas do plpito, o orador disfarar acentuadamente o nervosismo (caso o haja), alm disso, evitar de colocar as mos nos bolsos ou ficar amassando papis. 2. Caso o microfone esteja solto e seja necessrio segur-lo com uma das mos, deve faz-lo com a mo esquerda e mant-lo cerca de 15 centmetros da boca e quando forar a voz deve afastar tambm o microfone para que, mesmo aumentando o tom de voz, o auditrio possa entender o que est falando. A outra mo ficar livre para segurar a ponta do apoio, do plpito ou fazer algum gesto necessrio. 3. Os gestos em pblico: os gestos so importantes num discurso, tanto os feitos com o olhar, como os feitos com as mos. Entretanto, existem alguns que no podem e nem devem ser feitos em hiptese alguma. O orador no deve falar ao auditrio com os olhos fechados, olhando de lado ou para cima - deve olhar diretamente no centro dos olhos de cada ouvinte. Deve ter um olhar firme e decidido, isto , devorar o ouvinte com os olhos faz-lo entender que no est temendo o que est afirmando. Abaixo alguns gestos dependendo da fala: a. O cu e a terra passaro: deve apontar para o cu com a mo aberta, palma da mo para cima e circular o brao levemente da direita para a esquerda, em seguida, com a palma da mo para baixo, deve apontar o cho e circular o brao da esquerda para a direita. b. O pecado separou o homem de Deus: com o brao estendido para a frente e com os dedos unidos e em forma de uma p, deve circular levemente a mo da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. c. A morte de Jesus na cruz uniu o homem a Deus: mantendo as mos numa distncia de 60 centmetros uma da outra deve ir unindo-as levemente tendo as mos abertas e com os dedos para cima num ato de unio perfeita ou seja, entrelaando os dedos.

13

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


d. Todos pecaram: colocar as duas mos junto ao peito, com os dedos levemente dobrados para dentro, a medida que for pronunciando a frase porque todos pecaram ir abrindo e estendendo os braos em forma de leque e no distanciando as mos uma da outra mais que 60 centmetros. e. Vem e v: Esticando o brao em direo ao auditrio, com a palma da mo para cima e os dedos em forma de p, encolher o brao levando em seguida o indicador na direo dos olhos.

Exerccios
1. Como o orador pode resolver os problemas das mos? 2. Pratique diante do espelho os gestos de oratria. 3. Estude a lio das pginas 80 a 86 depois faa um resumo de tudo que aprendeu na lio.

Estudo 4 - Vestimenta do orador


Este outro grande problema do orador. Muitos usam roupas em total desacordo para a ocasio. O ministro deve saber usar roupa certa para ocasio certa. Exemplo: 1. Cultos formais e informais: Roupa social esporte, preferencialmente cores discretas. 2. Estudos bblicos: Dependendo a ocasio e o lugar, o ministro pode falar ao pblico em traje social esporte - isto depender da natureza do estudo e do pblico. Exemplo: num retiro espiritual, num encontro de casais ou numa palestra para jovens. Em hiptese alguma numa igreja estranha ou a um grupo de ministro deve falar em traje esporte, o muito que lhe permitido, o abandono do palet. Obs. Nestes casos, a gravata e os sapatos devem estar em combinao com os demais componentes da veste. Em acordo com esta vestimenta, o ministro deve ter seus cabelos cortados, estar sempre barbeado, unhas aparadas e sapatos limpos. Um desodorante e uma pitada de um bom perfume completam a indumentria do ministro. 5. O tom de voz.

14

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


Gritar diante do auditrio sinal de eloqncia? Claro que no. Eloqncia e falar com poder de persuaso. evidente que num sermo que ele vai pregar ou num estudo bblico o tom de voz ir influenciar muito, mas isso, no exige do orador gritos estricos ou bater no apoio ou plpito ou mesmo saltar sobre a plataforma. por meio do tom de voz que o ouvinte ir conhecer o carter do orador e de sua mensagem. Esse tom no deve ser fraco a ponto do ouvinte no ouvi-lo ou alto ao ponto do ouvinte ter que tapar os ouvidos. Em certos auditrios existem tcnicos que regulam o som, entretanto, caso no tenha esse recurso, o ministro deve falar de forma que todos possam ouvi-lo e se notar que o som est muito alto, solicitar que seja regulado a sua tonalidade de voz. normal o aumento e a diminuio de tonalidade da voz. Ao iniciar o discurso com um tom suave poder ir aumentando ou diminuindo o tom, porm, se comear com um tom alto, quando quiser diminuir demonstrar insegurana ou cansao. Comear pausadamente o discurso sinal de respeito ao auditrio e isso, incita a sua curiosidade. Falar com pausa bom para o ouvinte refletir no que j foi dito e preparar-se para as prximas palavras. Ao ministrar um estudo bblico, o ministro deve colocar-se o mais prximo de seu auditrio. A interao ministro e ouvinte no estudo bblico ser ponto de suma importncia, pois durante o desenrolar do estudo tanto um como outro ter oportunidade de aproximao espiritual. O tom de voz usado no estudo ou no sermo que ele vai pregar deve ser como se estivessem conversando, o desenvolvimento de um ponto deve ser seguido de perguntas ao auditrio, no caso do estudo: A Vida Crist no Poder do Esprito, o ministro ter muitas oportunidade de inquirir de seu auditrio a condio de vida que est vivendo sem falar-lhe diretamente.

Exerccios
1. Como deve se apresentar o ministro num culto formal? 2. Existe uma veste especial para ocasies tais como: Casamento e Fnebre? 3. Faa uma lista de colagem para sua Bblia usando a pgina 101 do livro Narrativas Bblicas

Estudo 5 - Predendo a ateno do auditrio

15

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


Qualquer orador por mais simples que seja, receber de seu auditrio ateno, respeito e simpatia at o momento que cometa qualquer ato que o desqualifique perante ele. Por isso, o orador deve manter boa postura e conseguir espontaneamente a ateno de seu auditrio. Muitas vezes, o orador quer atrair seu auditrio dando-lhe broncas ou pedindo que fiquem atento ao que est falando. Isso simplesmente levar o auditrio a uma certa represlia ao que est transmitindo. O ministro sbio usar meios democrticos para prender a ateno do auditrio. Um meio muito simples e de grande eficincia contar uma ilustrao atraente dentro do tema - essa ilustrao deve ser verdadeira e exposta com clareza de detalhes. Detalhes particulares da vida do orador tambm chama ateno, porm, nem sempre bom para o ministro falar de si mesmo.
7. Cumprimentando o auditrio.

Um grande problema para o ministro a forma de cumprimentar o auditrio. Hoje as igrejas usam forma de saudao e muitas vezes, o orador ao se dirigir ao auditrio separa os crentes dos no crentes, isso pode provocar magoa nos ouvintes no crentes. Daremos algumas formas de cumprimentos que podem ser usadas sem ofensa ou indelicadeza, o termo: aos irmos a Paz do Senhor e aos ouvintes boa noite est em desacordo com a tica bblica.
a. Formas de cumprimentos:

1. auditrio misto com pentecostais e outros: a todos presentes Graa e paz, Sado a todos em Cristo, quero vos saudar em nome de Jesus. 2. auditrio tradicional: qualquer uma das saudaes acima ser aceita ou simplesmente: boa tarde, boa noite, bom dia a todos presentes.
b. Frases introdutrias:

1. aps o cumprimento formal, pode se dizer o seguinte: a. estou muito feliz de estar convosco; b. sinto-me honrado com o vosso convite para...; c. muito bom rev-los na graa do Senhor; d. sinto-me feliz em conhecer mais este rebanho; e. muito bom falar a um auditrio como este; Por fim, desejamos falar que mesmo que o ministro tenha programado seu estudo ou seu assunto para um determinado tempo, muitas vezes, acaba por ultrapassar esse tempo. Quando ocorrer tal coisa, no deve correr para dizer tudo e terminar no horrio, deve administrar o tempo diminuindo sensivelmente a exposio de cada tpico, mas fazer isso, sem comentar com o auditrio. Esses so alguns dos conceitos sobre oratria, entretanto, o ministro deve consultar outras obras sobre o assunto.

16

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Li o 4

COMO MINISTRAR ESTUDOS NA IGREJA


LEITURA BSICA: Ferramentas teis Captulos 8 e 9

Introduo: Tudo que se move sobre a terra est movido por uma lei qualquer, a cincia mdica, pela lei da gentica, os astros, pela lei da fsica, o ministro, pela lei do ensino. E sobre essa lei que vamos falar neste captulo. De que trata essa lei? Trata das regras do ensino, da pedagogia, da arte de ensinar ou de transmitir algo de maneira clara e objetiva. Ensinar em sua concepo mais simples, comunicar experincias. Essas experincias podem ser de fatos, verdades idias, doutrinas ou ideais, que podem ser ensinadas por meio de sinais, de gestos, objetos, aes ou exemplos.

Estudo 1 - O estudo e o ouvinte


1. O ministro deve ser a pessoa que mais conhea a lio que vai ser ensinada. 2. O ouvinte aquele que escuta ou atende com interesse o sermo que ele vai pregar. 3. A linguagem usada como meio de instrumento entre o ministro e ouvinte deve ser comum a ambos. 4. O sermo que ele vai pregar a ser ensinada e aprendida deve ser explicada em termos de verdade j conhecida pelo ouvinte, explicando-se o desconhecido por meio do conhecido. 5. Ensinar despertar e usar a mente do ouvinte para que apanhe o pensamento desejado, ou para que venha a dominar a arte que quer aprender. 6. Aprender pensar com seu prprio entendimento numa nova idia ou verdade, ou tornar em hbito uma nova arte ou habilidade. 7. O resultado desse processo conhecido por fixao e aplicao. O ministro deve aplicar algum tipo de teste para conhecer o aprendizado de seus ouvintes.

17

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Exerccios
1. A ministrao de estudo igual a pregao? Justique. 2. Elabore um estudo para a Escola Bblica Dominical, com durao de 50 minutos sobre o TEMA: IDE E PREGAI 3. Elabore um roteiro dos assuntos repetidos e cole em sua Bblia. Pgina 111

Estudo 2 - O ouvinte e a ateno


Os maiores inimigos so a apatia e a distrao. Analisando esses dois pontos, podemos ver que o primeiro d-se por questes puramente ligadas ao ministro e o estudo. Quanto ao segundo, pode ter outros aspectos, tais como desinteresse pelo assunto, fadiga, ambiente quente ou extremamente frio. Depende muito da faixa etria. Dependendo da idade o ministro deve adaptar seu estudo a modo no cansar a ateno, e sobrecarregar a mente dos ouvintes com pouca ou de idade avanada. Para que o ministro possa ter sucesso na ministrao de seu estudo, daremos abaixo, alguns pontos sobre o tempo para cada faixa de idade. Tempo de ateno: 1. Idade 00 a 02 anos 03 a 04 05 a 06 07 a 08 09 a 11 12 a 15 15 a 18 19 a 25 26 a 40 41 a 55 56 a 70 71 acima tempo/minutos: 00.00 00.05 00.10 00.20 00.30 00.45 00.55 01.30 a 02.30 hs. 01.30 a 02.30 01.30 a 02.30 01.00 a 01.30 00.50 no mximo

O ministro deve observar ainda estas regras para ministrar corretamente.

18

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


1. Nunca comear o estudo sem ter prendido a ateno da classe. Um breve comentrio sobre o sermo da semana anterior um bom meio para descontrair a classe. 2. Pare logo que a ateno deles for interrompida ou perdida, e esperar at tornar a prend-la inteiramente. 3. Ao perceber que est esgotando a ateno dos ouvintes, deve parar imediatamente a ministrao. 4. Deve usar o critrio de tempo fornecido para preparar o estudo, ficando subordinado ao tempo de percepo da faixa de idade que esteja ministrando. 5. Intensificar a ateno, quando necessrio faz parte do ensino sistemtico. O ministro deve mudar de assunto para voltar a chamar a ateno do auditrio. 6. Deve fazer perguntas breves e objetivas, esperando que os ouvintes tm a resposta, agindo dessa forma, conseguir manter melhor a ateno e voltada para o estudo. 7. Ilustraes visuais chamam a ateno, mas por pouco tempo, por isso, o ministro deve procurar contar pequenas histrias verdicas como forma de ilustrao, a fim, de chamar a ateno do auditrio. 8. Valorizar o ouvinte durante o estudo para que ele sinta-se a vontade e mais interessado pela palestra. 9. Vestir-se adequadamente para ministrar o estudo. Uma vestimenta fantasiada, chamar mais a ateno do que a prprio sermo que ele vai pregar. 10. Ao ser interrogado por um ouvinte, o ministro deve parar o estudo e ouvi-lo, somente depois de satisfaz-lo que deve voltar a lio 11. Deve tomar muito cuidado com as mos, pois um gesto mal formado pode tirar totalmente a ateno do auditrio. Deve estudar o melhor meio de usar as mos e os olhos, pois eles so excelentes veculos de comunicao.

Exerccios
1. 2. 3. Qual o tempo adequado para ministrar estudos para a faixa de 56 a 70 anos. Qual p cuidado que deve ter o ministro quanto a vestimenta? Com base na lio da pgina 119, elabore uma sntese da mensagem.

19

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos Estudo 3 - A linguagem


Essa lei talvez a mais importante de todas. Sem ela no h como dizer ao outro o que se quer transmitir ou denunciar um fato. A linguagem pode ser por palavras, por gestos, por elementos fsicos, por sinais sonoros e outros meios. Os ndios usavam a fumaa para se comunicarem, o homem descobriu o telex, o telefone e hoje, temos outros meios mais modernos de comunicao. Entretanto, em todos eles a linguagem tem que ser clara para que o outro possa compreender. Entre o ministro e o ouvinte, esta presente a linguagem. E como ela o nico meio de comunicao entre os dois, deve ser perfeita em seu papel. Da lei da linguagem fluem algumas regras importantes para o ministro. Vamos estudlas: 1. Estudar constantemente e cuidadosamente a linguagem dos ouvintes. 2. Para expressar um pensamento o ministro deve usar poucas palavras e as mais simples. 3. Ao usar uma palavra difcil deve tomar o cuidado de explicar seu significado. 4. Na medida do possvel o ministro deve ir aumentando o nmero de palavras difceis e novas ao ouvinte. 4. Usar para cada faixa etria uma linguagem apropriada far do ministro uma pessoa sbia e amada por seus ouvintes.

Exerccios
1.Como deve se portar o ministro quanto a linguagem? 2.Qual a importncia da linguagem na transmisso da mensagem? 3.Responda as perguntas da pgina 134 do livro Narrativas Bblicas .

Estudo 4 - O estudo e sua ministrao


Ao contrrio do que se pensa, o estudo ao mesmo tempo aceito e rejeitado pelos ouvintes. muito comum a frase: o estudo hoje estava ruim, ou o estudo de hoje no to importante. Tanto ministros quanto ouvintes se enganam ao pensarem desse modo.

20

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


O estudo quem relaciona o ministro com os ouvintes, a ignorncia com a sabedoria, da sua importncia. Entretanto, se as regras fundamentais da ministrao forem ignoradas, para nada servir o seu contedo. 1. Descobrir o que os ouvintes sabem a respeito do assunto . Qual o conhecimento deles. Depois dessa descoberta, o ministro poder abordar o assunto a um nvel superior. 2. Cada estudo deve relacionar-se com a anterior. Fazer um breve comentrio sobre partes importantes, e sobre alguns aspectos estudados na semana anterior. 3. Discutir idias com os ouvintes far com que eles sintam prazer pelo sermo que ele vai pregar, e conseqentemente, tomem parte do estudo, assimilando melhor o estudo. 4. Deve tomar cuidado para que cada estudo sempre conclua a anterior. 5. Ao comear uma nova srie de estudos com assunto desconhecido ser importante que o ministro faa um breve comentrio na primeira ministrao sobre todos os tpicos que sero estudos. Esse procedimento abrir pontos de interesse nos ouvintes. 6. Ao ministro quero deixa-lhe um conselho: lembre-se, seu ouvinte ser o que voc for, ele tirar mais Sermes de sua vida do que dos estudos que recebe diariamente. Sempre far meno das experincias, por isso, seja a cada estudo ou mensagem um exemplo de f e vida.

21

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Li o 5

MTODOS DE ENSINO
LEITURA BSICA: Ferramentas teis Captulos 9 e 10

Estudo 1

Os Mtodos

So inmeros os mtodos de ensino. Dependendo da faixa etria que forma a classe, o ministro deve usar um mtodo diferente. 1. Mtodo de preleo: Esse mtodo tem suas vantagens e desvantagens. Vantagens pode alcanar maior nmero de pessoas, entretanto, se for usado em uma classe infantil, para nada servir. Pode tambm ser usado em conjunto com os outros mtodos, principalmente, o visual. Desvantagens: As desvantagens desse mtodo que acaba sendo um monlogo, Isto , somente uma pessoa fala. Esse mtodo conhecido tambm por expositivo. 2. Mtodo Socrtico: Esse mtodo foi largamente usado pelo filsofo grego Socrtes. Consiste em levar o ouvinte a fornecer a resposta de suas prprias perguntas. Em Mt.22.42-45, temos um bom exemplo desse mtodo, onde Jesus faz seguidamente quatro perguntas a seus discpulos, a cada resposta, eram forados a uma segunda sobre o mesmo assunto. Esse mtodo de grande vantagem quando usado em classes com idade superior a 12 anos. Eis algumas vantagens desse mtodo: a. serve como ponto de partida para o incio do estudo, b. ajuda a medir o conhecimento dos ouvintes; c. desperta o interesse pela aula, pois permite o incio de dilogo entre o ministro e o ouvinte; d. estimula o pensamento do ouvinte, obrigando-o a pensar para responder a questo. Desvantagens do mtodo a. exige tcnica na formulao das perguntas; b. exige pacincia para aguardar a resposta do ouvinte; c. pode provocar desvios do assunto estudo;

22

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


d. pode provocar discusso em torno do assunto; e. exige mais do ministro em termos de conhecimentos gerais. Para empregar esse mtodo o ministro deve preparar as perguntas e as respostas de antemo. Lembre-se, perguntas dissertativas levam a uma resposta longa. Faa perguntas curtas e evite perguntas que possam inserir respostas sim/no.

Exerccios
1. Explique o que so mtodos. 2. Fornea um exemplo de mtodo. 3. Estabelea os critrios para o uso dos mtodos.

Estudo 2

Mtodo de Discusso

3. Mtodo de discusso Esse mtodo conhecido tambm por debate ou seminrio. Esse mtodo exige do ministro alto conhecimento da matria que esteja ensinando. Esse mtodo tambm tem suas vantagens e desvantagens. Como vantagem dar ao ministro meios para iniciar com proveito uma discusso sobre a matria, depois s coordenar e evitar os desvios. Como desvantagens o mtodo oferece o perigo de um confronto de idias, uma vez que o ouvinte participar da resposta, pode ser que j tenha opinio formado sobre o assunto e no queira mudar. 4. Mtodo audivisual Esse mtodo o mais antigo de todos, as escavaes arqueolgicas trouxeram a luz do conhecimento mensagens que eram estampadas em pedras, madeiras e em outros tipos de elementos contendo desenhos que formavam a linguagem. Imagens de bois e de outros tipos de animais, bem como imagens de formas de utilitrios domsticos representavam uma forma de comunicao. Por meio desse mtodo, o ministro pode ensinar tanto a crianas como a adultos. Quanto ao material necessrio ao mtodo audivisuais forneceremos lista adiante. 5. Mtodo de narrao O mtodo de narrao o mais usado no ensino de crianas. o mtodo de contar histria.

23

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


Embora seja um mtodo de narrar um fato ou uma histria, o ministro deve ter em mente trs coisas ao us-lo: a. que o fato ou a histria deve ser usado como sermo; b. que o fato ou a histria deve ser usado como ilustrao; c. que o fato ou a histria deve ter um tema central e ser verdadeiro.

Exerccios
1. O que um fato? 2. Como se define o fato dentro da mensagem? 3. Quais so os critrios para o uso de uma ilustrao?

Estudo 3

Mtodo de Tarefa

6. Mtodo de tarefas Consiste em o ministro mandar que seus ouvintes faam algumas tarefas em casa, tais como pesquisas resumos e redaes. Esse mtodo quando usado em conjunto com outros de grande valia para o ministro. MATERIAIS PARA MINISTRAR ESTUDOS BBLICOS Compete a igreja providenciar os materiais necessrio ao bom desenvolvimento do ensino bblico. Ao ministro cabe o cuidado desses materiais: 1. quadro-negro; 2. projetor de slides e retro-projetor; 3. conjunto de slides e transparncia para o retro; 4. mapas, livros, e outros materiais. O ministro deve contar com mveis e prdios apropriados para executar seu trabalho.

24

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Exerccios
1. Descreva os materiais necessrios a um bom estudo bblico. 2. Qual a importncia do retro na ministrao do estudo bblico? 3. Quais foram as lies extradas da narrativa da pgina 139?

25

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Li o 6

PSICOLOGIA EDUCACIONAL
LEITURA BSICA: Ferramentas teis Captulo 11

Estudo 1

Psicologia Educacional

Falaremos agora um pouco sobre psicologia educacional. verdade que no daremos aqui um curso de psicologia, entretanto, procuraremos abordar os temas principais da educao. Psicologia a cincia que estuda a personalidade humana. Faz parte das cincias humanas. A rvore psicolgica muito intensa, e atualmente, vem ganhando espao no cenrio da medicina como um meio para soluo dos problemas psquicos do homem. O ramo da psicologia que estudaremos o da Psicologia Educacional. Este ramo se ocupa do estudo das caractersticas e comportamento do: a. educando (ouvinte) b. dos processos educativos. 1. O ouvinte O ministro, se quiser ter xito no ensino, deve estudar alm estudo, tambm seus ouvintes. Os ouvintes so diferentes dentro de uma classe. Embora estejam dentro da mesma faixa de idade, pensam e agem diferentemente. Vrios so os fatores que contribuem para que isto acontea. No captulo destinado ao estudo da personalidade daremos maiores detalhes. O melhor meio para que o ministro conhea seus ouvintes procurando conviver com eles. O interesse pelos companheiros de trabalho e de escola dar ao ministro um bom avano no conhecimento. A medida que for obtendo informaes, deve anot- las em uma ficha (deve abrir uma ficha para cada ouvinte). Deve tambm ler sobre os problemas do adolescente e do jovem e de forma alguma desprezar o conhecimento dos problemas dos adultos.

26

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Exerccios
1. Para que serve a psicologia educacional? 2. O ministro deve ter conhecimento de Psicologia Educacional? Justifique. 3. Jesus usava a Psicologia educacional? Detalhe

Estudo 3

A Personalidade

2. A personalidade A personalidade o conjunto de atributos e qualidades fsicas, intelectuais e morais de um indivduo. So dois os elementos que formam a personalidade: a hereditariedade e o meio ambiente. A hereditariedade transmitida pelos pais e possue fatores que agem diretamente sobre o sistema fsico-biololgico do indivduo. O meio ambiente pode alterar totalmente o comportamento de uma pessoa. Uma criana criada a meios de drogas e roubos dificilmente no se tornar uma dependente e ladra. Os componentes da personalidade so: 1. Constituio o aspecto fsico-morfolgico do indivduo. 2. Temperamento o sistema caracterstico da personalidade. So inmeros os fatores que formam o temperamento do indivduo. Entretanto no os abordaremos por falta de espao (recomendamos a leitura da Apostila Liderana Crist do mesmo autor). 3. carter o aspecto psquico da personalidade. O carter adquirido e ao contrrio do temperamento que no pode ser mudado, o carter que a marca visvel do indivduo pode ser mudado. O carter formado no indivduo no transcurso da vida, so fatores de mudana e formao do carter: 1. A famlia.

27

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


2. A comunidade, a Igreja a e Escola Bblica l so excelentes agncias de mudana de carter. 3. O trabalho. 4. A literatura boa ou m. 5. O estado social. O ministro que quiser ter seu trabalho valorizado e efatizado por seus ouvintes deve preocupar-se em descobrir quais so as reais necessidades que tm e procurar lev-los a uma soluo. CONCLUSO: No foi e nunca ser nossa pretenso com um trabalho to resumido como este fornecer toda orientao para a formao de ministros. Mesmo porque os discpulos de Jesus estudaram com Ele durante trs anos e meio e ainda faltou muita coisa para ser ensinada. Do mesmo modo, esperamos que nossos ouvintes tambm procurem a cada dia novas descobertas e novos avanos no campo do Ensino Religioso.

Exerccios:
1. Faa um resumo de tudo que aprendeu at aqui e discuta com seu grupo de trabalho.

28

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Li o 7

NOES DE DIDTICA
LEITURA BSICA: Ferramentas teis Captulo 12

A Igreja uma agncia de educao igual a uma escola secular. Segundo o que est exposto em Joo 3.3, o crente ao receber Jesus Cristo nasce de novo, logo, torna-se me nova criatura, ou seja, passa a ser como criana e precisa ser educado na f e na disciplina da Bblia Sagrada. Por isso, a Igreja uma agncia de educao e de ensino sistemtico, e como tal, deve manter sempre atualizado um sistema de ensino capaz de desenvolver em seus membros, acesso a degraus superiores na f.

Estudo 1

Didtica

A disciplina didtica, utilizada nas escolas seculares, chega a Igreja como disciplina necessria para nortear o ensino bblico e teolgico, porm, deve fazer isso de forma adequada e obedecendo certos conceitos pedaggicos, filosficos e psicolgicos. O estudo da Didtica no quer dizer apenas acumular informaes tcnicas sobre o processo de ensino. O estudo da Didtica desenvolve no indivduo a capacidade de questionamento e de experimentao com relao a essas informaes. O estudo da Didtica, levar conseqentemente o indivduo a um contato maior e mais preciso com o processo de ensino- aprendizagem, tornando-o mais qualificado para passar as informaes e promover rpido acesso aos degraus do conhecimento por parte dos ouvintes. Alm disso, por meio da Didtica, um elo nasce entre o ministro e seus ouvintes. O objetivo desse curso de fornecer ao formando em teologia, condies e tcnicas de ensino capazes de desenvolver o crescimento bblico-teolgico dos membros da Igreja; levando-os ao reconhecimento das doutrinas fundamentais da Bblia e dos verdadeiros conceitos da teologia crist. Os aspectos didticos devem estar subordinados definio de propsitos educativos vlidos para orientar nosso trabalho. Da a necessidade de se argumentar alguma coisa sobre ensinar e educao antes de entrarmos no estudo da Didtica em profundidade.

29

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Exerccios
1. Para que serve a didtica no ensino bblico? 2. Qual a importncia da didtica no ensino bblico? 3. Jesus Cristo usou algum tipo de didtica para ensinar? Ilustre.

Estudo 2

O que educao?

1. O que educao?

No h um modelo nico de educao. Cada sociedade ou pas produz seu prprio modelo de educao, o que bom para o Brasil em termos de educao no o para o Japo. Desse mesmo modo, ocorre com a religio, vemos um modelo de Religio para o povo judeu e outro para o povo muulmano. A educao religiosa ensina nos E.U.A., no a mesma ensina no Brasil, embora, tanto no E.U.A. como no Brasil o guia fundamental para essa educao seja o mesmo - a Bblia Sagrada. Podemos resumir a educao e ao mesmo tempo, fornecer tambm suas divises da seguinte forma: a. No h uma forma nica ou um modelo estabelecido para a educao, haja visto que em diferentes pases ou sistemas, existem tambm, diferentes modelos de educao. b. Existem valores dentro da educao, valores esses que podemos resumir dessa forma:
1. Valor da educao.

Refere-se a coisas que tm uma conotao positiva ou negativa. Nesse conjunto de valores pode-se determinar que: a. Por meio do estudo, muitos se tornam mais capazes e, chegam aos cargos e postos mais importantes dentro de nossa sociedade. b. Outros, por no valorizarem o estudo, simplesmente ficam com as tarefas menos valorizadas dentro de nossa sociedade. c. Alm do exposto acima, a educao pode promover certo status social, quer seja dentro da sociedade mundana, quer seja dentro da sociedade religiosa.

Exerccios
1. Faa uma redao do panorama do livro de Atos. Pgina 149...

30

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos Estudo 3 A educao crist

2. O ministro cristo e a educao. A Igreja a maior agncia educacional existente no mundo, alm dela preparar os homens material, tambm o faz espiritualmente.. Por isso, o ministro cristo deve ser aquele que v a educao como sendo uma meta a ser alcanada, entretanto no deve tentar alcan-la por meio de recursos invlidos e deve, portanto, reconhecer: a. que no o nico agente da educao; b. que no deve se limitar a ser um mero repetidor; c. sua personalidade e seu carter influenciar mais a seus ouvintes do que a matria que esteja ensinando; d. que seu profissionalismo unido ao dom de Deus ir transformar a sociedade para qual est trabalhando e que, de certa forma, a sociedade ser beneficiada como um todo. O ensino bblico-teolgico deve evoluir igualmente tem evoludo a tecnologia, e outras cincias; pois o este ensino responsvel pela moralizao do homem e, sobretudo, tambm responsvel por uma nova sociedade, que depois de receber o contedo de uma educao firmada na verdade de Deus, se envolver, quase que, exclusivamente para as coisas que a Ele pertence. Dessa forma podemos concluir, que h uma relao intrnseca entre o ensino e a aprendizagem. No pode haver ensino sem que haja igualmente, aprendizagem - pois a aprendizagem o resultado do ensino e deve haver por parte do ministro um conhecimento sobre esse fenmeno que o ensino atua, que a aprendizagem. Assim, para haver ensino e aprendizagem mais que necessrio que seja: a. Mantida uma comunho de propsitos e identificao de objetivos e conceitos entre um lado e outro - entre ministro e ouvinte. b. Deve haver tambm um constante equilbrio entre o ouvinte, a matria, os objetivos de ensino e as tcnicas de ensino. 3. Conceito de ensino. No decurso da histria da humanidade, o ensino e a aprendizagem passaram por transformaes e adquiriram novas formas e processos. Surgindo dessas transformaes, conceitos fundamentais, e que, com o tempo, tambm evoluram, assim temos: a. Conceito tradicional: Ensinar transmitir conhecimentos b. Conceito etimolgico Ensinar colocar dentro, gravar no esprito. Conceito da metodologia moderna: Ensinar criar condies de aprendizagem d. Conceito tecnicista: O ensino deve inspirar nos princpios de racionalidade, eficincia e produtividade

31

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


4. O que aprendizagem? Como aprendizagem podemos definir o processo de aquisio e assimilao, mais ou menos consciente, de novos padres e novas formas de perceber, ser, pensar e agir. A Psicologia Educacional nos fornece outras teorias sobre a aprendizagem alm da exposta acima. Para ns, o importante verificar os pontos mais importantes sobre a aprendizagem.

32

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Li o 8

Aprendizagem
LEITURA BSICA: Ferramentas teis Captulos 13 e 14

Estudo 1 - Tipos de aprendizagem


1. Aprendizagem motora: andar, dirigir um automvel, escrever, etc. 2. Aprendizagem cognitiva: aquisio de informaes, princpios, teorias, etc. 3. Aprendizagem afetiva: diz respeito aos sentimentos e emoes. 5. Aprendizagem necessita de motivao. A aprendizagem requer vontade de quem queira aprender, impossvel ensinar algo a uma pessoa que no deseje aprender. Por isso, o ministro deve conhecer os mtodos do reforo e da motivao - em outras palavras, deve motivar seus ouvintes aprender que est aprendendo. As leis do ensino proporcionam uma grande variedade de mtodos e recursos, com os quais, o ministro pode criar situaes novas e motivadoras aprendizagem. Para criar essas situaes o ministro necessita: a. conhecer os interesses reais e atuais de seus ouvintes; b. encontrar dentro de seu arsenal motivador, um mtodo ou forma de motivao adequada, forte, duradora e suficientemente vital para conseguir que o ouvinte se interesse e alcance o objetivo da aprendizagem. Entre tudo isso, h um ponto importante que o ministro deve conhecer - entre motivao e aprendizagem existe uma relao mtua, onde ambas se reforam. Dessa relao, se traduz as seguintes leis para a motivao da aprendizagem: a. a aprendizagem requer uma motivao elementar; b. os objetivos alcanados geram novos objetivos; c. o sucesso alcanado na aprendizagem aumenta a motivao; d. Embora a motivao seja um elemento necessrio a aprendizagem, deve-se considerar que ela insuficiente.

33

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Exerccios
1. Como se processa a aprendizagem? 2. importante para o ministro conhecer o processo da aprendizagem? 3. Explique o que motivao. 4. Fornea um exemplo de motivao.

Estudo 2 - Passos da aprendizagem


Esses passos devem ser levados em considerao no instante de se criar uma situao de aprendizagem. O primeiro passo deve ser sempre a observao do fato, da realidade para se obter uma viso geral da situao, ou sncrese do que ser quer ensinar. Como segundo passo, segue-se uma anlise geral sobre os diversos aspectos observados e em por ltimo, procura-se a integrao dos aspectos observados - sntese. Todos esses mtodos e esforos tornar-se-o nulos se o prprio ouvinte no desejar aprender o que lhe ensinado.

Exerccios
1. Leia a lio das pginas: 161 a 168 de descreva o assunto. Ao final faa uma concluso detalhada;

34

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Li o 9

PEDAGOGIA
LEITURA BSICA: Ferramentas teis Captulo 15

Ser interessante ao ministro cristo alguns conhecimentos pedaggicos. Nos tempos bblicos, na antiga grcia, as famlias abastadas mantinham sob sua guarda um escravo chamado de pedagogo, esse escravo tinha que acompanhar as crianas de seu senhor que iam escola. Como escravo, ele era submisso criana, entretanto, tinha que fazer valer de sua autoridade quando necessria. Esse talvez, foi o motivo que levou esses escravos a desenvolverem grande habilidade no trato com as crianas. A educao dos filhos estava a cargo desse escravo, da mesma forma que hoje a educao est a cargo de um pedagogo, que chamado em nossos dias de especialista em educao. A esse profissional confiada a tarefa de promover a forma e os mtodos de educao e ainda, o cumprimento do currculo bsico para uma educao uniforme e progressiva.

Estudo 1

O que Pedagogia?

Pedagogia o conjunto de conhecimentos sistemticos relativos ao fenmeno educativo. D-se a pedagogia diversas definies: a. Pedagogia a cincia da educao; b. Pedagogia a cincia e a arte de educar; c. Pedagogia a arte de educar; . Pedagogia a reflexo metdica sobre a educao para esclarecer e orientar a prtica educativa. 1. Fundamentos da pedagogia A pedagogia fundamenta-se em trs aspectos: Aspecto filosfico - esse aspectos o que entrelaa a educao a vida, os valores e as finalidades da educao, respondendo a indagaes importantes, tais como: a. O que deve ser a educao?

35

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


b. Para onde a educao deve conduzir as novas geraes? Esse aspecto procura estabelecer as diretrizes da educao de acordo com os valores educacionais de cada povo e de cada poca.

Exerccios
1. 2. O Ensino da Pedagogia nos cursos de teologia importante por que? Justifique. Fornea a definio do termo PEDAGOGIA.

Estudo 2 - Aspecto cientfico


Por meio das cincias a pedagogia moderna procura estabelecer a educao, apoiandose nos conceitos da Psicologia, da Biologia, da Sociologia, da Antropologia, da Economia e da Poltica. Essas cincias so responsveis pelo estudo do comportamento humano. A pedagogia moderno busca nessas cincia conceitos para montar um currculo educacional de acordo com a situao presente. Aspecto tcnico. Esse ltimo aspectos estuda a forma educativa; como educar. um aspecto que se coloca entre o filosfico e o cientfico, ligando o ideal ao real. Sob esse aspecto estuda-se: a. os processos e mtodos educativos; b. os sistemas educacionais e escolares; c. as normas de cada escola; d. os mtodos e as prticas de ensino; e. as tcnicas utilizadas no trabalho escolar. 1. Didtica prtica para estudo bblico. Pode-se definir o termo didtica como: Doutrina do ensino e do mtodo; direo de aprendizagem. Assim didtica : metodologia do ensino, pois metodologia envolve: a. investigao da verdade;

36

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


b. orientao para o ensino de uma disciplina.. A matria pode ser dividida em duas partes:

Exerccios
1. Exemplifique as tcnicas usadas na pedagogia. 2. Faa um estudo do termo pedagogia e descubra na Bblia qual era o papel do pedagogo. 3. Leia a lio das pginas:178 a 187

Estudo 3 - Planejamento educacional


O planejamento educacional pode ser usado em qualquer estilo e tipo de ensino - os estudos bblicos devem obedecerem o mtodo de planejamento educacional, afinal cada estudo destina-se qualificar os membros da igreja para melhor servirem ao Senhor. 2. prtica de ensino: a. mtodos; b. recursos; c. formas de avaliao.

Exerccios
1. Detalhe o mapa da pgina 187.

Estudo 4 - Currculo Educacional


O currculo constitui-se na pea mais importante para o ensino da Palavra de Deus na Igreja ou na Escola Bblica, por meio dele que as Sermes ou estudos sistemticos so ordenados. Por currculo entende-se: um grupo de assuntos constituindo o curso de estudos, planejado e adaptado s idias e necessidades da educao crist de uma escola bblica ou

37

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


de uma igreja. Para que o currculo possa ter utilidade e atingir os ideais para qual foi montado, deve conter os seguintes requisitos: a. apresentar Cristo como centro de todas as necessidades; b. visar a educao religiosa dos membro da igreja e dos ouvintes; c. apresentar proposta para crescimento da igreja; d. visar o crescimento espiritual de cada ouvinte; e. analisar sistematicamente a Bblia de Gnesis ao Apocalpse. O currculo deve atender as necessidades fsicas, mentais, sociais e espirituais do ouvinte em sua prpria faixa de idade. A dosagem do currculo deve visar o desenvolvimento cristo. Formar no crente a imagem de Cristo e promover o avano da Igreja em direo a vida eterna. O currculo deve visar o ensino durante um ano e obedecer a seguinte regra: 1. Estudos sobre Mordomia Crist; 2. Estudos sobre Maturidade Crist; 3. Estudos sobre Evangelismo Pessoal; 4. Estudos sobre a Volta de Cristo; 5. Estudos sistemticos sobre as Doutrinas Fundamentais; 6. Estudos para crentes novos e interessados. Outros pontos importantes do currculo so: a. se ele vai atingir a todos ou se apenas um grupo de pessoas; b. se o currculo parte do necessrio aos ouvintes ou; c. se parte das experincias dos ouvintes.

Exerccios
1. Elabore um currculo educacional segundo a necessidade de sua igreja ou escola bblica.

38

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Lio 10

Planejamento
LEITURA BSICA: Ferramentas teis Captulo 16

Planejamento Educacional. O planejamento necessrio em todas as reas da vida, temos o planejamento financeiro, poltico, comercial, industrial e o planejamento educacional, o qual iremos estudar neste captulo.

Estudo 1 - Conceito de planejamento


So diversos os conceitos de planejamento, contudo, podemos definir o termo como: processo ou previso de estrutura e organizao da ao a ser desencadeada a fim de se atingir fins determinados: a. anlise de informaes relevantes, do presente e do futuro. b. determinao de estados e situaes futuros, desejados; c. previso de condies necessrias ao estabelecimento desses estados e situaes; d. escolha e determinao de um linha de ao capaz de produzir os resultados desejados. O planejamento visa identificar um operao: o que Identificar Analisar Prever Decidir porque para que quando como com quem para quem Se quer realizar

39

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Exerccios
1. Explique o objetivo do Planejamento. 2. Fornea detalhes do planejamento. 3. Informe a seqncia do planejemento.

Estudo 2 - Vantagens do planejamento


1. definir e ordenar objetivos a serem perseguidos; 2. estruturar e direcionar as aes a serem tomadas; 3. tomar claras e precisas as responsabilidades quanto ao desenvolvimento das aes; 4. racionalizar a distribuio de tempo; 5. evitar a duplicao de recursos e esforos; 6. facilitar o controle das aes e sua avaliao; 7. diminuir a omisso de pessoas em relao a responsabilidade; 8. promover motivao e interesse dos ouvintes pelas aes; 9. controlar o surgimento de dificuldades inesperadas e de imprevistos; 10. assegurar a realizao e utilizao do potencial do projeto educacional elaborado; 11. garantir o estabelecimento de continuidade de aes. Finalidade do planejamento: O planejamento visa garantir que a ao proposta seja: a. objetiva; b. operacional; c. funcional; d. executvel; e. contnua; f. produtiva.

40

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Exerccios
1. Detalhe a importncia do planejamento. 2. Fornea as causas do no planejemento. 3. Leia a ltima lio do livro narrrativas bboicas , tire suas concluses e leve o assunto para ser discutido em seu grupo de trabalho.

Estudo 3 - Obstculos ao planejamento


1. falta de tempo para planejar; 2. preocupaes com solues imediatistas; 3. presses do ambiente de trabalho; 4. hesitao em assumir responsabilidade; 5. falta de habilidade para planejar. 6. Conseqncias resultantes da falta de planejamento: 1. m distribuio e uso do tempo; 2. preocupaes com solues imediatistas; 3. presses do ambiente de trabalho; 4. hesitao em assumir responsabilidade; 5. falta de habilidade para planejar. 7. Tipos de planejamento de ensino: O planejamento pode ser desdobrado em trs tipos diferentes: 1. Planejamento de um curso. 2. Planejamento de uma unidade. 3. Planejamento de uma aula ou estudo bblico.

Exercicios
1. Fornea um detalhe sobre os obstculos ao planejamento.

41

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos Estudo 4 Plano de Curso

A. Plano de curso. previso de um determinado conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades a ser alcanado durante um espao de tempo. Esse tipo de planejamento traz algumas vantagens: a. d oportunidade de adequar o programa educacional a realidade da Igreja ou da classe; b. Permite a distribuio do assunto dentro do tempo previsto, um ms, um trimestre, um ano, ou por um tempo maior. c. Permite melhor orientao educacional, permitindo atingir a um todo, dentro da realidade da igreja ou classe. Planejar uma aula dar a ela conceito de operacidade e flexibilidade, determinando objetivos precisos. Plano para preparao de estudo bblico: Durao da ministrao: 50 minutos Tema central: Hoje, uma rplica do mundo condenado pelo dilvio. Gn. 6.11-13 Objetivos: No final do estudo os ouvintes sero capazes de: 1. identificar a situao do mundo antigo. 2. identificar a situao do mundo atual. 3. identificar o paralelo entre as duas pocas. 4. identificar as ocorrncias antigas em relao as de hoje. 5. identificar a imoralidade antiga e a de hoje. 6. identificar a posio de Deus em relao a situao antiga 7. identificar a posio de Deus em relao a situao atual. 8. identificar a posio da igreja em relao a situao atual. 9. tomar uma posio em relao aos pecados. Recursos: Bblias (verses diferentes), Comentrio e Dicionrio Bblicos, Enciclopdia Bblica, cartolina, pincel atmico, tesoura, cola, revistas e jornais seculares que tenham publicado

42

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


assuntos referentes ao texto em anlise.

Estudo 5

Estratgia

O assunto ser verificado e apresentado com provas reais dos fatos, para isso, os ouvintes montaro painis com recortes de revistas e jornais, colocando legendas em cada item. Esses painis devem mostrar um paralelo entre o mundo antigo e o mundo atual. Os passos para o desenvolvimento da estratgia so os seguintes: 1. O ministro apresenta o projeto do estudo aos ouvintes na semana anterior, solicitando que tragam o material necessrio. 2. Depois da abertura do estudo, separa grupos de trabalho e distribui as tarefas aps haver feito a leitura do texto e tecido alguns comentrios sobre o mesmo. 3. Os grupos uma vez tenham recebido as tarefas, iniciam os trabalhos imediatamente 4. Aps terminado o prazo, os painis sero apresentados, e um ouvinte dever explicar os passos do painel montado pelo grupo. 5. Finda a exposio, o ministro dever fazer o resumo e aplicao estudo ao auditrio. O plano acima pode ser desenvolvido tambm por todas as classes de jovens e adultos da Escola Dominical em conjunto em conjunto, nesse caso, o tema fornecido pelo diretor da EBD, e determina-se atividades para cada classe e no final, faz-se o fechamento com uma apresentao geral. Pode-se convidar algum para falar sobre o tema e fornecer mais detalhes ou simplesmente, os prprios ouvintes, formam um Seminrio de debatem o assunto, oferecendo estratgias para que a Igreja avance no tempo e de acordo com a palavra de Deus.

43

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Lio 11

Prtica de Ensino
LEITURA BSICA: Ferramentas teis Captulos 5 e 6

O apstolo Paulo faz uma recomendao especfica sobre o dom do ensino. Lemos em Rm. 12.7 ... se ensinar, haja dedicao ao ensino.... Em outro lugar afirma: ... que o bispo seja apto para ensinar..., I Tm. 3.2. Essa recomendao, nos leva a seguinte anlise: O ministro do evangelho deve ser apto para ensinar e sobretudo, deve possuir qualificaes e ttica especial para ensinar dentro da igreja, cujo ensino o mais sublime de todos - a Palavra de Deus.

Estudo 1

Como Ensinar

1. Como ensinar? Para ensinar existem procedimentos que devemos seguir e obedecer, estratgia, mtodos e tcnicas. Para ensinar necessitamos conhecer cada um desses termos, s ento, podemos compreender o que ensinar. Para melhor compreenso, vamos estudar o significado dos termos citados acima. 1. Estratgias um termo militar, usado para montar um plano de ao para se atingir um objetivo. O ministro pode se valer desse termo para atingir seus objetivos educacionais - em outras palavras, estratgia a forma como o ministro vai aplicar o estudo a seus ouvintes. Pode ser por meio de perguntas ou um mtodo audivisual. 2. Mtodo Esse termo determina uma regra, um caminho a seguir para alcanar um fim. O mtodo pode ser entendido como sendo o roteiro de grandes metas ou linhas de ao, entretanto, o mtodo s leva at certo ponto, quem chega ao final como resultado a tcnica. Tcnica a forma final de execuo do plano de ao levantada pela estratgica e alinhada pelo mtodo. Em outras palavras, tcnica a operacionalizao do mtodo. Para que possamos melhor entender o mtodo e a tcnica, vamos ver a classificao

44

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


dos mtodos e tcnicas de ensino.

Exerccios
1. Quais so os elementos bsicos da prtica do ensino? 2. Detalhe a importncia da prtica do ensino.

Estudo 2 - Mtodos e tcnicas tradicionais


Esses mtodos exigem do ouvinte uma atitude passiva. Cabe ao ministro transmitir os conhecimentos e, aos ouvintes apenas receber. Aquilo que o ministro transmite o mais importante e no aquilo que o ouvinte descobre. Por esses mtodos e tcnica, os ouvintes devem apenas ouvir, memorizar e repetir. Dentro dessa categoria de mtodos e tcnicas, temos: a. o estudo positivo e; b. a tcnica de perguntas e respostas Tcnicas e mtodos novos Os tempos mudam e com ele as tcnicas e os mtodos de ensino tambm mudaram. Alguns educadores motivados por algumas mudanas nos hbitos da sociedade, criaram a nova escola. Causas como as abaixo mencionadas foram as responsveis pelo surgimento da nova escola. - Mudanas rpidas nas condies de vida. - Transformaes econmicas e sociais. - Mudanas na vida familiar - ausncia dos pais no lar. - Influncias das revolues polticas. - Avanos tecnolgicos. - Contribuio da Psicologia e da Sociologia. - Contribuio da Psicologia. Esses novos mtodos so chamados de mtodos ativos, pois exige do ouvinte atividade pessoal, ao contrrio do mtodo tradicional, quando apenas o ministro faz a ao.

45

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


Os novos mtodos destacam a vida social do ouvinte como fator importante para seu desenvolvimento intelectual e moral. Por esses mtodos o relacionamento dos ouvintes entre si e dos ouvintes com o ministro passa a ter outro significado e importncia. A disciplina deixa de ser fundamentada na autoridade e passa a ser parte da responsabilidade de cada ouvinte. Entre os novos mtodos temos: - Mtodo Montessori, - Centros de Interesses, - Mtodo de soluo de problemas, - Mtodo de projetos, - Trabalho em grupos, - Unidades didticas, - Estudo do meio e Mtodo psicogentico.

Estudo 2 - A aula expositava


A mais antiga de todas as tcnicas a tradicional ou seja, a aula expositiva. Apesar disso, ela ainda muito til e mesmo necessrio. A maneira de utiliz-la, no entanto, deve ser adequada s novas exigncias do ensino moderno. O ministro que utilizar essa tcnica, pode assumir duas posies: a. Posio dogmtica - uma posio em que o estudo exposto e no pode ser contestado, devendo ser aceita sem discusses e com obrigao de repeti-lo. b. Posio de dilogo - o estudo apresentado e uma discusso em volta dele iniciada, permitindo que o ouvinte tome parte no estudo, podendo haver pesquisa, discusso do tema e contestao. A tcnica expositiva s surtir efeito positivo se o ministro usar a segunda posio. Outrossim, deve observar alguns importantes procedimentos, tais como: - estabelecer claramente os objetivos do estudo; - planejar com cuidado os passos do estudo; - dar um toque especial e emotivo ao estudo; - usar abundantemente os recursos de gravuras, grficos ou painis como ilustrao do

46

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


estudo; - manter um programa de exerccios rpidos e objetivos; - recapitular tpicos usando novos mtodos de fixao e de aprendizado; - observar os desvios de ateno ou sinais de cansao; ficar visvel para todo o auditrio e sempre em movimento durante o estudo.

Estudo 3 - A tcnica de perguntas e respostas


A tcnica expositiva pode ser melhorada quando se usa outra tcnica em conjunto. Essa tcnica pode ser muito enriquecida com a tcnica de perguntas e respostas. Ao utilizar essa tcnica, o ministro leva o ouvinte a estudar por si e a capacitar-se para responder as perguntas dele. O sucesso desse tcnica est no fato do ministro fazer perguntas no para atribuir conceitos ou notas e sim, para estimular a participao de toda o auditrio na questo apresentada, esse mtodo tambm conhecimento como dinmica de grupo. Os objetivos dessa tcnica podem ser visto da seguinte forma: a. fazer com que os ouvintes estudem a palavra por conta prpria, a fim de aumentarem a capacidade de interpretar fontes de informaes, sem assistncia do ministro; b. facilitar o desenvolvimento capacidade de expresso dos ouvintes; c. permitir ao ministro melhor conhecimento de seus ouvintes, principalmente para uma avaliao pessoal e intelectual. Essa tcnica permite o reverso, ou seja: os ouvintes perguntam e o ministro responde, neste caso, permite que os ouvintes, dominem rapidamente a arte de formular questes. Levando-os a estudarem mais o assunto para dali retirarem as perguntas que faro ao ministro. Essa tcnica exige do ministro um planejamento adequando do assunto estudado e das perguntas que sero feitas; no reverso, o ministro deve fornecer aos ouvintes um tema e um tpico para ser estudado, e de dentro desse tpico devem retirar as perguntas. Ainda dentro dessa tcnica o ministro pode dividir o auditrio em grupos, para que estudem e ao mesmo tempo, se entrelacem e repassem entre si as experincias obtidas. Estudaremos de forma resumida as tcnicas e os mtodos seguintes: Mtodo Montessori.. Criado pela educadora italiana Maria Montessori, est centrado exclusivamente na criana. O mtodo Montessori baseia-se nos seguintes princpios:

47

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


- liberdade; - atividade; - vitalidade; - individualidade. A condio fundamental para desenvolvimento desse mtodo um ambiente apropriado para que o ouvinte adulto ou a criana possa se movimentar a vontade. Para a educadora Maria Montessori, o educando deve se educar por si, por meio de atividades que desenvolva nela, essa condio. Para Montessori, a professora deve ser substituda por material didtico, que possibilite a correo dos erros por si mesmo. Na verdade esse mtodo, mais um conjunto de conceitos psicolgicos, com reforos sucessivos, pois para sua execuo exige material didtico apropriado. Exemplo, encaixes, quebra- cabeas, conjuntos geomtricos etc. Apesar desse mtodo ser largamente usado pelas escolas maternais, merece receber criticas por ser um mtodo fechado e artificial, tornando a criana individualista e dissocia a atividade mental de suas fontes histricas e sociais.

Exerccios
1. Em que consiste o mtodo Montessori? 2. Explique o mtodo.

Estudo 4 - Mtodo de trabalho em grupo


A praticidade do trabalho em grupo, faz desse mtodo um dos mais utilizados nas escolas modernas. O trabalho em grupo oferece ao ouvinte a oportunidade de estabelecer troca de idias e opinies, desenvolvendo as habilidades necessrias prtica da convivncia com as pessoas. Alm de tudo isso, o trabalho em grupo colabora para: - que novos conhecimentos sejam adquiridos pelo ouvinte; - novas experincias so obtidas e as antigas enriquecidas; - diferenas individuais so atendidas; - o senso de responsabilidade desenvolvido; - a capacidade lideral desenvolvida e a aceitao do outro um passo importante obtido; - o senso crtico desenvolvido e a criatividade acentuada;

48

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


- o relacionamento humano estreitado e o esprito de cooperao desenvolvido. O trabalho em grupo pode ser dirigido ou espontneo. Dirigido quando o ministro quem divide o grupo e determina as tarefas. Espontneo, quando o elo de amizade ou preferncia reune um grupo e ouvintes que passam a desenvolver o estudo livremente. O trabalho em grupo exige que tenha: - Coordenador - aquele que deve dirigir os trabalhos; - Secretrio - aquele que deve registrar os fatos; - Relator - aquele que l e apresenta os fatos ao ministro e aos colegas. Para que o trabalho em grupo possa ser eficiente deve passar pelas seguintes etapas: 1. planejamento Quando os objetivos do estudo e do grupo sero determinados; 2. Ao do grupo Quando a ao planejada executada seguindo os seguintes passos: a. coleta de material - pesquisas etc.; b. elaborao dos dados - anlise dos dados e materiais coletados; c. concluso do trabalho - pode ser apresentado em forma de relatrio, cartaz, debate etc. d. avaliao do que foi feito - os ouvintes verificam se os objetivos iniciais formam alcanados.

Exerccios
1. Quais so os passos para aquisio de materiais de ensino?

49

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Lio 12

Aplicao dos recursos


LEITURA BSICA: Ferramentas teis Captulos 17 e 18

Estudo 1

Recursos de ensino

Para que o ensino seja realmente eficiente, alm de profundo conhecimento do que se vai ensinar, o ministro necessita lanar mo de um auxiliar eficiente - o recurso de ensino. Esses recursos podem ser livros, mapas, objetos fsicos, fotos, fitas, filmes, recursos da comunidade, recursos naturais e outros. Podemos classificar esses recursos da seguinte forma: 1. Recursos de Ensino: Projees Recursos visuais Cartazes Gravuras

Rdio Recursos auditivos Fitas Gravaes

Cinema Recursos audivisuais Video-cassete Televiso

2. Os recursos de ensino tem como objetivo: - motivar e despertar o interesse dos ouvintes;

50

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


- favorecer o desenvolvimento da capacidade de observao; - aproximar o ouvinte da realidade; - visualizar ou concretizar os contedos da aprendizagem; - oferecer informaes e dados; - permitir a fixao da aprendizagem; - ilustrar noes mais abstratas; - desenvolver a experimentao concreta..

Exerccios
1. Quais so os recursos necessrios ao ensino? 2. Descreva esses recursos.

Estudo 2- Utilizao dos recursos de ensino


Os recursos so elementos que colaboram para a fixao de uma matria, por isso, seu emprego deve merecer certa regra por parte do ministro. Para nada servir a utilizao de um recurso se no estiver projetado para fornecer informaes complementares aula ministrada. Vejamos como utilizar corretamente um recurso. estar de acordo com o programa de aula e visar os objetivos: - nunca se deve utilizar um recurso que no se tenha conhecimento de seu contedo ou de seu funcionamento; - um recurso s ser eficiente se fornecer interao ele e os ouvintes; - a utilizao de um cartaz como recurso s ser eficiente, se o cartaz for montado de forma que todos ouvintes na sala possam ler e ver suas figuras; - cada recurso deve obedecer o critrio do estudo que se ministra; - certos recursos no devem ser usados, quando o meio ambiente no facilitar seu manuseio com firmeza.. Neste caso, enquadramos os equipamentos eltricos e os projetores, principalmente quando o meio no oferece uma tomada de energia eltrica ou outro obstculo.

51

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos


- o recurso deve ser utilizado, dentro de um determinado tempo, para nada servir um recurso atraente se o tempo de aula no for suficiente para sua utilizao.

Estudo 3 - O recurso importante como auxlio de fixao


Podemos solicitar aos ouvintes que assistam determinados programas na televiso e depois faam uma avaliao crtica da cultura que fornecem, ou que assistam os noticirios e anotem as notcias de violncias e depois verifiquem os problemas sociais que envolvem esses fatores da violncia. Vemos ai os meios de comunicao como um recurso de ensino, no obstante, esse mesmo recurso, se mal utilizado, levar o ouvinte a conseqncias danosas. Cabe ao ministro orientar a aprendizagem e conseqentemente, a utilizao dos recursos adequadamente. O homem toma conhecimento do mundo exterior atravs dos cinco sentidos. Pesquisas realizadas nos fornecem o seguinte quadro: Aprendemos: 1% atravs do gosto; 1,5% atravs do tato; 1,5% atravs do olfato; 11% atravs do ouvido; 83% atravs da vista. Retemos: 10% do que lemos; 20% do que escutamos; 30% do que vemos; 50% do que vemos e ouvimos; 70% do que ouvimos e logo discutimos; 90% do que ouvimos e logo realizamos. Para ensinar basta que o ministro se coloque a disposio do Esprito Santo e estude com carinho a Palavra e gaste algum tempo para preparar seu estudo usando este manual.

52

Pregao e Ensino Para Obreiros Cristos

Exerccios
1. Elabore um planejamento para um estudo bblico, dividido em 5 captulos, utilizando os mtodos e as normas bsicas da pedagogia.

53

You might also like