You are on page 1of 14

A TEORIA DAS REPRESENTAES SOCIAIS COMO CONSTRUTO E MTODO DE PESQUISA DE FENMENOS PSICO-SOCIAIS.

Edno Gonalves Siqueira A problemtica que envolve as explicaes acerca do insucesso escolar, na perspectiva das Das (Dificuldades de Aprendizagem), pode ser adequadamente tomada a partir do conceito de representao social, seja no contexto discursivo ordinrio, cotidiano, seja no contexto discursivo da lngua escrita na modalidade cientfica (livros, artigos, registros institucionais), agrupadas sob o signo das dificuldades de aprendizagem. Nascida do construto sociolgico de E. Durkheim (DURKHEIM, 1974; CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2004, pp.431-433) sob a denominao de representao coletiva, o conceito de representao social se refere relao entre a significao, a realidade e sua imagem. Em uma abordagem filosfica, esse conceito remete discusso acerca da:
(...) existncia de uma realidade ontolgica [que] seria dissimulada pelas falsas aparncias do mundo sensvel, de outro, aquele pelo qual, entre a realidade ontolgica, sempre presente com proposio, e o sujeito se encontra a tela de construo de um real como significao do mundo (CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2004, p.432).

Em psicologia social, o marco clssico encontra-se em S. Moscovici(1978)1que reformula o conceito de representao social o tomando em sua funo mais bsica:
interpretar a realidade que nos envolve, de um lado, mantendo com ela relaes de simbolizao e, de outro, atribuindo-lhe significaes; (as representaes sociais) recobrem o conjunto das crenas, dos conhecimentos e das opinies que so produzidas e partilhadas pelos indivduos de um mesmo grupo a respeito de um dado objeto social (GUIMELLI, 1999, pp.63-64)2.

Este autor empreende a reelaborao do conceito de representao social efetuando distines entre os possveis nveis de construo das representaes, a saber:
um nvel profundo, concebido como um n central, no qual se constroem por consenso representaes no negociveis, que constituem a memria da identidade social; um sistema perifrico, no qual se constroem 'categorizaes' que permitem representao 'ancorar-se na realidade do momento, [...] como grade de 'decifrao' das situaes sociais(CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2004, p.432).

1 MOSCOVICI, S. A Representao Social da Psicanlise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. 2 GUIMELLI, C. La pense sociale. Paris, PUF, 1999; In: CHARAUDEAU, MAINGUENEAU, D. Dicionrio de Anlise do Discurso. So Paulo, Contexto, 2004, p.432.

P;

Segundo Xavier3 (XAVIER, 2002):


Moscovici apropriou-se do conceito durkheimiano, modificando-o e utilizando-o como conceito fundador de um novo continente de pesquisas: a) primeiro, retirou do conceito de Durkheim o peso da ontologia social, mudando o seu campo de aplicao, agora situado a meio caminho entre o social e o psicolgico; b) inscreveu no conceito uma consistncia cognitiva bastante acentuada; c) delimitou especificamente o seu campo de ao, ou seja, o cotidiano; e d) especificou a representao como uma forma de conhecimento particular, relacionado com o senso comum, com a interao social e com a socializao (PERRUSI, 1995).

Assim, como ressalta a autora, a alterao empreendida por Moscovici no conceito durkheimiano passa a incorporar os aspectos da dinmica e a bilateralidade no processo de constituio das representaes sociais, evidenciando sobremodo duas dimenses: (i) a representao como conhecimento que socialmente elaborado e partilhado e (ii) sua dimenso psicolgica (como contedo cognitivo, afetivo, axiomtico) presente no comportamento individual. Esse aspecto do conceito encontra corroborao na comentadora da obra de Moscovici, Denise Jodelet, para quem:
As representaes so medidas sociais da realidade, produto e processo de uma atividade de elaborao psicolgica e social dessa realidade nos processos de interao e mudana social (JODELET, 1986, p. 37).

Pautados no pensamento de Moscovici (op. cit; 1978), podemos elencar as principais caractersticas que identificam o que seja o conceito de representao social: a funcionalidade e o carter performativo. As Representaes, como um modo de elaborao do real, so um modo particular de conhecimento que tem por funo a elaborao de comportamentos, alm de uma funo semitica social: a comunicao entre os indivduos atravs do uso dos cdigos tornados comuns socialmente, uma vez que alimentam-se no s das teorias cientficas, mas tambm dos grandes eixos culturais, das ideologias formalizadas, das experincias e das comunicaes cotidianas (VALA, 1993, p. 354).(XAVIER, 2002, pp. 23-24). Dessa maneira, os contedos da dimenso do real que pode ser referida como o pensamento natural (o senso comum; as formas de apreenso do real elaboradas socialmente e interpretadas individualmente como espontneas) encontram seus fundamentos e lgica na cultura do grupo. As representaes passam ento a ancorar (sendo a ancoragem outro conceito forjado por Moscovici) nos modelos de subjetividade reproduzidos no processo de socializao 3
XAVIER, Roseane. Representao Social e Ideologia: conceitos intercambiveis? Psicologia & Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v14n2/v14n2a03.pdf; aceso em 19 Set 2008.
Sociedade; 14 (2): 18-47; jul./dez.2002.

(MOSCOVICI, 1978, p. 26). Atravs ento, do conceito de representao social, podese ter acesso s lgicas fundadoras dos modos cognitivos socialmente aceitos e vigentes, s grandes teorias que estruturam os modos de apreenso do real a partir do indivduo e da lide cotidiana, dado que, devido a seu carter performtico, ou seja, de fundamentao de prticas, as representaes sociais:
so um sistema (ou sistemas) de interpretao da realidade, que organiza as relaes do indivduo com o mundo e orienta as suas condutas e comportamentos no meio social, permitindo-lhe interiorizar as experincias, as prticas sociais e os modelos de conduta ao mesmo tempo em que constri e se apropria de objetos socializados (XAVIER, 2002, p. 25).

Nesse processo, dois mecanismos preponderam, a saber: a objetivao e a ancoragem. Por objetivao, compreende-se o mecanismo pelo qual so materializadas as idias e os conceitos, abordagem semelhante efetuada por Durkheim para quem os contedos mentais dos indivduos (seus julgamentos, idias) so separados e assumem um carter de externalidade; Eles aparecem como uma substncia ou como foras autnomas que povoam o mundo em que se vive e se atua (XAVIER, 2002, p. 26). Os contedos intra-mentais se projetam, ganham forma externa e compartilhada socialmente, ao modo de objetos, oferecendo carter material s abstraes e imagens individuais (MOSCOVICI, 2003, p.272). Por ancoragem, compreende-se o processo pelo qual uma representao social penetra, passa a integrar o modo de interpretar os fenmenos do real:
A representao torna-se assim, para todos, um meio de interpretar os comportamentos, de classificar as coisas e as pessoas em uma escala de valores e nome-las. Tem a ver, portanto, com a identificao de pertenas sociais, dos posicionamentos recprocos (percepo mtua de Si e do Outro) nas relaes sociais. Tudo o que nos faz agir, preencher uma funo e nos posicionar nas relaes sociais obedece a uma representao dominante, ou seja, aquela que tem um maior grau de ancoragem e, portanto, de legitimao e partilha no ambiente social (MOSCOVICI, 1990, p. 272; In: XAVIER, 2002, p. 28)

Contudo, asseveram os comentadores, no se pode compreender o conceito de ancoragem em Moscovici sem o elemento da inovao. A suposta solidez de uma representao como um objeto unvoco posto em questo, uma vez que a sua apreenso pelos indivduos de um determinado grupo social dinmica, sujeita a dialticas especficas. Quanto a este aspecto, Moscovici atribui s representaes sociais uma ao anti-institucionalizadora na cultura e anti-convencional nas instituies 3

(MOSCOVICI, 1990, p. 824). E isso porque possuem a possibilidade de subverso dos objetos a que se referem, posto que reconstroem cadeias de significao, reelaborando simbolicamente o objeto inicial, inscrevendo na cadeia significante, novos significados (JODELET, 1986, p. 43,). Tal elemento (a inovao no processo de elaborao das representaes) abordado por Moscovici, ressalta a importncia da dimenso do dinamismo psicossocial de seu conceito de representao social, incluindo a dinmica das interaes sociais e, em certa medida, a autonomia que o objeto possui quando do processo de representao pelo indivduo:

Na viso de Jodelet, a reconstruo do objeto da representao forma um novo objeto que tem certa independncia do original - se que se pode falar em objeto original, pois (geralmente) as representaes sociais do-se j sobre ou acerca de outras representaes sociais. Da representao para o seu objeto, portanto (quando possvel a distino), as distncias so variadas, sendo suas formas principais: a) distoro: todas as caractersticas do objeto esto presentes, umas mais exageradas ou minimizadas que outras; b) suplementao: seriam investidos aspectos inexistentes e imaginrios no objeto, com a finalidade de torn-lo adaptado aos valores dominantes; e c) impresso: parte dos aspectos que formam os objetos eliminada por critrios conativos. O objeto no coincide necessariamente com a representao embora dele dependa para existir. Ele seria reconstrudo, interpretado e expresso pelo sujeito num movimento bilateral: a representao seria uma forma de conhecimento particular, modelando o objeto com diversos suportes lingsticos, de comportamento e materiais, mas modelando tambm o sujeito, como prtica intrinsecamente relacionada com a experincia social (no nvel interativo) (XAVIER, 2002, p. 30).

Conforme este contexto indica, por meio das representaes sociais, pode-se ter acesso privilegiado aos fenmenos passveis de observao direta ou aqueles que so reconstrudos atravs de discursos sobre os fenmenos, como por exemplo, um trabalho cientfico ou ainda, o referencial terico utilizado na orientao de uma atividade pedaggica determinada (explicitado nos documentos e outras formas de registro; implcito nos discursos dos membros de um dado grupo). Para Fernades (FERNADES, 20035), autor que tambm investiga as 4
MOSCOVICI, Serge. A Mquina de Fazer Deuses. Rio de Janeiro. Imago, 1990 In:XAVIER, Roseane. Representao Social e Ideologia: conceitos intercambiveis? Psicologia & Sociedade; 14 (2): 18-47; jul./dez.2002. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v14n2/v14n2a03.pdf; aceso em 19 Set 2008. 5 FERNANDES, Sandra Maria Castiel. Representaes Sociais e Educao Especial: sentidos, identidade, silenciamentos. Disponvel em:

http://200.156.28.7/Nucleus/media/common/Nossos_Meios_RBC_RevAbr2003 _Artigo_2.rtf; acesso em: 21 Set 2008. 4

representaes de professores, a qualidade de ser via privilegiada (qualidade do instrumental terico aplicvel anlise dos fenmenos humanos complexos que integra aspectos sociais e do psiquismo individual) fez da teoria das representaes sociais, nos ltimos anos, emergir como uma forma de pesquisa cujos instrumentos metodolgicos e conceituais singulares tm despertado o interesse de vrias disciplinas, mormente aquelas de reas interdisciplinares, tais como a educao e a psicologia. Assim, atravs da mencionada metodologia, pode-se ter como material de anlise tanto aspectos sociais, escolares, ideolgicos (quando se toma o ambiente escolar como um contexto de produo e circulao de bens simblicos, de interditos, de regras tcitas sobre o verdadeiro e o falso, sobre os padres corretos de cognio, sobre a natureza do sujeito cognoscente e sobre como essas entidades devem se manifestar no discurso) como os sociolingsticos, dimenses integrantes do fenmeno a analisar. Compreende-se que tais dimenses do contedo e forma aqueles modos de discursividade tpicos s representaes que concernem aos significados estruturados a partir do signo DAs. A dimenso social da linguagem e o conceito de discurso. Para alm do uso da linguagem na escola como um marcador e identificador de diferenas sociais ( o uso da lngua na escola que evidencia mais claramente as diferenas entre os grupos sociais e que gera discriminao e fracasso, SOARES, 1985, p.176), estamos frente ao uso da lngua como um construto e construtor de entidades (as prprias representaes). A seguir identificaremos como, na nossa hiptese, precisamente aquelas representaes passam a definir padres comportamentais especficos e, mais especificamente, modos ou estilos cognitivos. Para tanto, cabe enfatizar a dimenso a que chamamos discursiva de nosso objeto de estudo. Como fruto da lide cotidiana no campo educacional, vemos nos discursos nas escolas, uma srie de situaes que podemos eleger como uma problemtica de estudo, de pesquisa acadmica. No apenas porque esses discursos apontam ou tomam como referentes questes-problemas cujas qualidades (complexidade, opacidade, relevncia) as fazem serem includas no rol dos problemas em educao que merecem, de nossa parte, professores e demais profissionais envolvidos com o trato escolar, investigao e reflexo constantes. Os prprios discursos escolares (isto , os problemas educacionais)
6 SOARES, Magda. Linguagem e escola - uma perspectiva social. 17 edio. So Paulo. Ed. tica, , 2002.

podem ser tomados como o objeto de pesquisa. Fazendo uso de autores relacionados s abordagens que tomam como base os estudos da Lingstica, em relao ao conceito de discurso, o tomamos em referncia concepo de Norman Fairclough (FAIRCOUGH, 1989, 19957) para quem: (i) a partir da tradio lingstica, empreende anlises onde so ressaltadas as construes ideolgicas presentes em um 'texto', elemento este, constitudo por discursos; (ii) o discurso ento, a prtica social de produo de textos, o que equivale dizer que um discurso (iii) uma construo social, apesar de sua expresso individual, e que s pode ser analisado considerando seu contexto histrico-social, suas condies de produo; significa ainda que o discurso reflete uma viso de mundo determinada, necessariamente, vinculada do(s) seu(s) autor(es) e sociedade em que vive(m). Entendemos que esse modo diferenciado de acepo de 'discurso' adequado posto que evidencia a relao entre discurso e estrutura social em sua interao dialtica. Ainda, representa um construto que articula as formulaes de outras abordagens, quais sejam: (i) a dimenso social; a dimenso mental e (iii) a dimenso scio-subjetiva que integra aquelas duas dimenses discretas (CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2004, pp.168169):
A constituio discursiva de uma sociedade decorre de uma prtica social que est, seguramente, arraigada em estruturas sociais concretas (materiais), e, necessariamente, orientada para elas, no de um jogo livre de idias na mente dos indivduos. Fairclough (2001) defende o discurso como prtica poltica e ideolgica. Como prtica poltica, o discurso estabelece, mantm e transforma as relaes de poder e as entidades coletivas em que existem tais relaes. Como prtica ideolgica, o discurso constitui, naturaliza, mantm e tambm transforma os significados de mundo nas mais diversas posies das relaes de poder 8

Compreendemos que, seja em relao ao prprio mbito discurso e de sua estrutura como binmio referenciao/referente (quando a nfase alocada nas questes da estruturao dos discursos), seja quando o que se enfoca determinado aspecto do objeto a que o discurso remete, os fenmenos discursivos so propcios investigao atravs da metodologia sociolgica/antropolgica que concerne teoria
7 1995. FAIRCOUGH, Norman. Language and power. London. Longman, 1989. FAIRCLOUGH, Norman. Critical Discourse Analysis. Harlow: Longman Group UK Limited,

PEDROSA, Cleide Emlia Faye. Anlise Crtica do Discurso: uma proposta para a anlise crtica da linguagem. Crculo Fluminense de Estudos Filolgicos e Lingsticos. S/d. Disponvel em: http://www.filologia.org.br/ixcnlf/3/04.htm; acesso em 12 Set 2008. A citao da autora em referncia obra: FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudana social. Braslia: Universidade de Braslia, 2001.

das representaes sociais, principalmente se associamos a este tipo de metodologia certos construtos provenientes do quadro referencial das teorias lingsticas. Dentro deste quadro interdisciplinar, tomamos mile Benveniste (BENVENISTE, 1985), segundo o qual, uma possibilidade de abordagem de anlise do discurso aquela em que a nfase posta na perspectiva de anlise das proposies dos enunciados que apontam para entes a que o discurso diz respeito, faz referir. Mas, o enfoque centrado nas condies de produo do discurso e no propriamente nos seus referentes. O que se encontra na base desse processo a seguinte assuno: tomamos como discretas as dimenses (i) de produo do discurso e (ii) de referentes, a priori, externos ao discurso, e em grande medida, externos ao enunciador, ao enunciado que efetua a remisso, existentes no mundo, independentes do discurso, portanto9. Importante que seja, tal dimenso ontolgica e metafsica da questo no figura como elemento de reflexo de nossa pesquisa, na perspectiva de sua problematizao e crtica. Figura sim, como construto a ser utilizado como categoria de anlise. Desse modo, uma vez que adotamos aquele corte epistemolgico (a distino 'i' e 'ii'), tal postura j assinala certos comprometimentos quanto ontologia do discurso. Assumir determinadas posturas quanto natureza do referente implica compromissos sobre certos aspectos da realidade que envolvem a problemtica acerca do 'valor de verdade' desses compromissos. Ao contrrio da perspectiva pela qual trataramos os problemas a partir da pressuposio de que eles de fato existem em independncia dos sujeitos que os conhecem e buscam compreend-los em termos das variveis presentes na determinao de sua existncia, podemos ainda, analisar as questes-problemas intentadas segundo uma outra perspectiva: a da produo do problema desde a sua enunciao, desde o prprio discurso e suas formas de representao. Na efetivao dessa abordagem, das teorias de base lingsticas, adotamos a definio de referncia ou designao segundo o linguista mile Benveniste (1985) que a conceitua como uma das funes da linguagem em que uma expresso lingstica (i) remete a coisas: objetos, fatos, pessoas, estados de coisas, de pessoas e de fatos, quer faam parte do mundo real ou mesmo do mundo da imaginao. O que se coloca em foco distino entre a linguagem e o mundo ou, entre as palavras e as coisas. Mas tambm, de outro modo, segundo aquele mesmo autor, a referncia pode dizer respeito
9 BENVENISTE, Emile. Problmes de Linguistique Gnrale, Tel, Paris, ed. Gallimard, 1985, vol. 1., pp. 67, 225.

(ii) ao processo de identificao das instncias que intervm no processo da enunciao; essa sim a dimenso que nos interessa em especial. Neste contexto de teorias da linguagem, dentro de uma linha de pesquisa especfica, a referncia constitutiva da prpria funo de referenciao, enquanto para outra linha, pode-se atribuir autonomia da significao em relao referncia, o que nos daria uma outra perspectiva de anlise:
Os autores que consideram a referncia como uma componente intrnseca da significao tendem a considerar a linguagem como a realizao de actos que intervm de algum modo no mundo, ao passo que os autores que vem a significao como um processo independente da referncia distinguem na linguagem, por um lado, a lngua ou o sistema abstracto das unidades verbais, constitudo pelas relaes, diferenciais ou paradigmticas e opositivas ou sintagmticas, que cada uma das unidades verbais estabelece com as outras unidades pertencentes ao sistema, e, por outro lado, a fala ou a actualizao pelos falantes do sistema. Para os autores que adoptam a segunda perspectiva, a referncia um processo extra-lingustico que pertence fala ou produo do discurso e no lngua, ao passo que os autores que consideram a referncia como um processo constitutivo da significao ou no fazem a distino entre o sistema e a sua actualizao ou encaram o sistema como o resultado da prtica discursiva dos falantes. Estas duas perspectivas recobrem, em grande medida, a oposio entre a lingustica anglo-saxnica e a lingustica continental.10

Nesses dois mbitos, a referncia parece depender do que explicitamente manifesto aos interlocutores, quer tomemos os referentes como externos ou internos ao discurso. Tambm a referncia depender em grande medida das instncias ou elementos presentes enunciao. So tidas como instncias da enunciao: o locutor, o tempo e o lugar em que ocorre a produo do enunciado. As instncias da enunciao compreendem, por um lado, as categorias do locutor e do alocutrio e, por outro lado, as categorias do tempo e do espao em que a enunciao ocorre. As instncias da enunciao possuem a caracterstica notvel de serem manifestas ou ostensivas e de o seu valor depender, por conseguinte, dessa sua manifestao. Os comentadores referemse aos elementos extra-lingsticos constitutivos do referente como mundo (elementos que atuam como variveis intervenientes que atuam ao modo de estruturadores das discursividades).

Em relao tradio filosfica, em uma perspectiva consagrada como clssica, o valor de verdade dos contedos proposicionais definido pela adequao ou pela
10 2008. Disponvel em: http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/R/referencia.htm; acesso em : 08 Out

correspondncia entre aquilo que o enunciado exprime (seu contedo) e aquilo que os interlocutores verificam no mundo (referentes extra-lingsticos)
11

. Mas, a aplicao

deste critrio depende que tenhamos por princpio uma srie complexa de supostos fundamentais: (i) metafsicos: que existe um mundo mental, um mundo extra-mental, que ambos se diferenciam e que esto em uma relao de autonomia; (ii) ontolgicos: que h certas categorias de entes que possuem naturezas determinveis; (iii) epistemolgicos: que os fatos externos esto sujeitos a serem conhecidos, que posso conhecer o que externo, que posso conhecer fenmenos e entes extra-mentais de uma maneira e no de outra; (iv) lgicos: que as proposies so enunciados declarativos sobre algo a que fazem referncia, que estas expresses verbais de operaes mentais (juzos) podem ser tomadas como tendo autonomia possuindo ento valor de verdade intrnseco a sua estruturao ou cujo valor de verdade dependa exclusivamente da adequao entre si, como expresso de referncia, e a coisa referida, externa proposio; (v) hermenuticos: que possumos e dominamos elementos normativos suficientes para a decodificao de um fenmeno em termos de significao tanto individual (fenmeno de ordem privada) como pblica, posto que se supe que o cdigo seja de domnio universal, compartilhado e passvel uma monossemia tal que permitisse a comunicao, portanto. E todas essas relaes representam extrema relevncia quando da investigao sobre as representaes, posto que podem se apresentar como eixos de sua constituio. Estes supostos guardam em si suas problemticas especficas e, como se pode observar, eles representam aspectos que se relacionam de modo imbricado, tornando o ato de definio do valor de verdade das proposies uma problemtica especfica (ABBAGNAMO, 1998, pp. 801-803). O que h de relevante nesta discusso que ela indica que aquilo que tomamos como problema, no discurso, pode ser analisado no em sua relao com aquilo a que se refere to somente, mas, de outro modo, pode dizer respeito s condies do processo de elaborao da enunciao, suas instncias. Podemos assim, tomar como referentes no os objetos existentes no mundo fenomenal, mas as condies das construes dos prprios enunciados que integram o discurso, na medida em que os enunciados podem referir-se quer a objetos existentes na
11 Perspectiva metafsica que remonta ao pensamento grego clssico aristotlico para o qual o valor de verdade dos enunciados defini-se pela adequao do contedo proposicional e o fato extramental.

realidade fenomenal quer a objetos existentes na realidade imaginria. Podemos antever tambm a complexidade que se estabelece quando se observa que entre os referentes e os objetos do mundo, tanto fenomenal como imaginrio, podem existir vrios tipos de relao, como aquela que se estabelece quando uma designao (um signo, um smbolo) faz referir um conjunto de objetos no existentes na realidade fenomenal. Uma das formas de entendermos a problemtica identificada sob o emblemtico signo de Dificuldades de Aprendizagem esta: um ente problemtico do discurso que remete a uma cadeia de representaes sociais de grande complexidade e que, nossa hiptese, de sada, no cotidiano escolar, em enorme medida, identificado como um fenmeno polissmico (posto que para cada indivduo a DA algo, ou ainda, que para os indivduos de uma dada categoria a DA possui certas semelhanas semnticas) cujas caractersticas so de fcil constatao (quando inscrita em uma categoria de representao) e externo ao sujeito cognoscente que o toma como objeto (outra caracterstica comum aos discursos que identificam as DAs como ente externo, marcando de sada posio ontolgica sobre a natureza do que referido, bem como, posio epistemolgica quanto relao sujeito/objeto; como, e.g., quando so identificadas como transtornos de etiologia endgena). . Representaes Sociais de Professores. Dentre as pesquisas sobre as representaes sociais de professores, ressaltamos como modelo exemplar, aquela efetuada pela pesquisadora Eliana Aparecida de Souza Luciano (LUCIANO; 2006)12 com o objetivo de investigar as representaes de professores do ensino fundamental sobre o aluno. Submetendo os dados Anlise de Contedo e tomando como referncia os pressupostos tericos da pesquisa qualitativa atravs do referencial da Teoria das Representaes Sociais, concluiu que Os resultados mostraram que a maioria das professoras no se reconhece no sucesso e tampouco no fracasso de seus alunos. Acreditam que o bom aluno fruto unicamente de um bom suporte familiar e de atributos pessoais. (LUCIANO; 2006, p.169). Esta autora fundamentou-se em amplo repertrio conceitual13 e de cunho
12 LUCIANO, Eliana Aparecida de Souza; ANDRADE, Antnio dos Santos. Representaes de professores do ensino fundamental sobre o aluno. Tese de Dissertao. 2006. Disponvel em: http://stoa.usp.br/antandras/files/318/1473/Repres_prof_sobre_aluno.pdf; acesso em 20 Set 2008. 13 ANDRADE, A . S. (1986) Condies de vida, potencial cognitivo e escola: um estudo etnogrfico sobre alunos repetentes da primeira srie do primeiro grau. Tese de Doutorado, Universidade de So Paulo, So Paulo. ANDRADE, A . S. (1999) Refletindo sobre a relao Professor-aluno em um grupo de professores do Ensino Fundamental. Paidia: Cadernos de Psicologia e Educao, 9 (16): 53-66.

10

experimental acerca literatura sobre a representao de "aluno" pelo professor, em torno do sucesso escolar, rendimento escolar, desempenho de alunos e avaliao de desempenho (Maluf e Bardelli (1991), Paro (1992), Gama e Jesus (1994), Torezan (1994), Neves e Almeida (1996) e Pereira, Rossi e Arajo (2001); autores que encontraram a pobreza, desnutrio, falta de suporte familiar e carncia cultural como fatores importantes na explicao do fracasso escolar pelos professores; alm de Andrade (1986, 1999 e 2000), Bardelli (1986), Penin (1989, 1992), Souza (1991), Castorina e Kaplan (1997), Rangel (1997), Nunes e Andrade (1998), Mantovanini (1999), Abranches (2000), Siqueira (2000), Hollanda (2001) e Franco (2002) de acordo com os quais as representaes acerca do modelo encontrado de bom aluno referia-se a
ANDRADE, A . S. (2000) Sucesso, Dificuldades e Resistncias no Uso da Criatividade e Espontaneidade Dramtica na Prtica de Sala de Aula em um Grupo de Professores. ABRANCHES, A. F. P. S. (2000) Representaes Sociais dos Professores sobre o sucesso e o fracasso escolar. Dissertao de Mestrado, Universidade Federal do Pernambuco, Recife. BARDELLI, C. (1986) Crenas Causais de Professoras e Alunos de 1 a 4 Srie Sobre o Mau Desempenho Escolar do Aluno. Dissertao de Mestrado, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo CASTORINA, J. A. e KAPLAN, C V. (1997) Representacines Sociales y Trayectorias Educativas : una relacin problemtica. Educao e Realidade, 22: (2) 187-202. FRANCO, M. L. P. B. (2002) As representaes sociais de alunos da 8 srie inseridos em oito escolas estaduais do municpio de So Paulo. Psicologia da Educao, (14/15): 17-37. GAMA, E.M.P. e JESUS, D.M. de (1994). Atribuies e expectativas do professor: representaes sociais na manuteno da seletividade social na escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 10 (3), 393-410. HOLLANDA, M. P. (2001) A teoria das Representaes Sociais como Modelo de Anlise do Contexto Escolar. Em: MOREIRA, A. S. P. (Org.) Representaes Sociais: Teoria e Prtica, (pp. 450 - 463). Joo Pessoa: Editora Universitria. MALUF, M.R. e BARDELLI, C. (1991) As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau. Psicologia: Teoria e Pesquisa,7 (3), 263-271. MANTOVANINI, M. C. L (1999) O olhar do professor ao diagnosticar as dificuldades de aprendizagem: critrios e justificativas empregados para a escolha dos bons e maus alunos. Tese de Doutorado, Universidade de So Paulo, So Paulo. NUNES, C.M.F.; ANDRADE, A . S. (1998) Construo e Desconstruo de uma Classe Especial de 1a srie do Ensino Fundamental na Escola Pblica. Congresso Ibero-Americano de Educao Especial, III, 182-186. PARO, V.H. (1992). O carter poltico e administrativo das prticas cotidianas na escola pblica. Em aberto,11, (53) 39-45. PENIN, S. (1989) Cotidiano e Escola: a obra em construo. So Paulo, Cortez e Autores Associados. NEVES, M. B. da J. e ALMEIDA, S. F. C. de (1996). O fracasso escolar na 5a srie, na perspectiva de alunos repetentes, seus pais e professores. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 12 (2),147-156. PEREIRA, M. C. J. (2003) O trabalho docente no segundo ciclo do ensino fundamental: elementos para ampliar a compreenso do papel do professor. Dissertao de Mestrado, Universidade Estadual Paulista, Araraquara. PEREIRA, M. E. M.; ROSSI, A . F. ; ARAJO, S. L. (2001) O desempenho dos alunos e suas causas na opinio de seus professores. Psicologia da Educao 12, 33-67. RANGEL, M. (1997) "Bom aluno: real ou ideal? Petrpolis, Vozes. SIQUEIRA. L. de F. L. (2000) Representaes de professores sobre o desempenho escolar: um estudo na cidade de Porto Velho RO. Dissertao de Mestrado, Universidade de So Paulo, So Paulo. SOUZA, D. T. R. (1991) Conquistando o espao escolar: a estruturao do trabalho pedaggico numa classe de Ciclo Bsico. Dissertao de Mestrado, Universidade de So Paulo, So Paulo. TOREZAN, A. M. (1994) Processo ensino-aprendizagem: concepes reveladas por professores de 1 grau na discusso de problemas educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 10 (3) 383-391.

11

significantes tais como: interessado, autnomo, participativo, independente e disciplinado; nestas pesquisas, os alunos e suas famlias foram identificados como os responsveis pela boa qualidade de seu desempenho escolar). Alm dessas representaes, aquela que diz respeito ao 'conceito de privao cultural' encontrou em M. H. S. Patto (PATTO, 1989), lugar de destaque em seu pensamento e obras. Ao criticar aquele conceito (PATTO, 1989, pp. 208-228), faz uma verdadeira investigao acerca das representaes como (...) as afirmaes e medidas educacionais mais representativas da maneira como as classes subalternas tm sido equivocadamente abordadas pela Psicologia (grifo da autora; ibidem, p.209). Seu objetivo ao empreender essa anlise construir as bases para a impugnao deste conhecimento e buscar alternativas ao estudo e compreenso das condies de existncia das classes dominadas, numa sociedade capitalista (ibidem). Sua crtica ao conceito de privao cultural/lingstica passa pela delimitao do repertrio conceitual de Basil Bernstein (cuja teoria seria indevidamente utilizada pelos tericos da abordagem comentada), segundo o qual: (...) a estrutura do sistema social e a estrutura da famlia modelam a comunicao e a linguagem e esta, por sua vez, modela o pensamento e os estilos cognitivos de soluo de problemas (ibidem; p.212). A questo posta a da incompatibilidade de cdigos por sua diferena e no uma diferena hierrquica que tipica valorao. Os cdigos se diferenciam por sua complexidade na comunicao e na resoluo de problemas, sendo assim, restritos ou elaborados, na terminologia empregada por Bernstein (PATTO, 1989, p.129)14 que ao buscar responder como um dado comportamento emocional (sobremodo, a presena do interesse) e intelectual (fracasso ou sucesso escolar; realizao de aprendizagens efetivas)se estabelecem na situao de aprendizagem, levando-se em conta o contexto analisado onde se pesquisam as razes que determinam o fenmeno do insucesso escolar dos alunos oriundos das classes C, D e E (ditas na literatura, 'classes baixas'; 'classes de baixa renda'; 'classes pobres'; 'classe trabalhadora'), prope: Sugiro que as formas de linguagem falada induzem a uma tendncia para certas maneiras de aprender e condicionam dimenses diferentes de relevncia. e complementa nossa compreenso:
Propomos que esta a situao na qual muitas crianas da classe trabalhadora se desenvolvem. Sua sociedade limita-se a uma forma de linguagem falada na qual procedimentos verbais complexos tornam-se irrelevantes diante de um sistema de identificaes no-verbais, intimamente compartilhadas, que funcionam como cenrio para a linguagem. A forma das relaes sociais age seletivamente sobre o 14 BERNSTEIN, Basil. Social Structure, Language and Learning. Educational Research, 3, 1961, pp. 163-167. Traduo de M. H. S. Patto.

12

potencial de linguagem. A verbalizao limitada e organizada por meio de um amplitude restrita de possibilidades formais. Estas estratgias formais restritas so capazes de resolver um nmero relativamente pequeno de problemas lingsticos, embora para este grupo social sejam o nico meio de resoluo de todos os problemas verbais que requeiram a manuteno de uma resposta. No se trata de uma questo de vocabulrio: caso de meios para a organizao do significado e estes meios so uma funo de um tipo especial de relao social. A extensao do vocabulrio funo de outras variveis, como veremos: um sintoma e no uma causa do estilo de linguagem, embora atue como um agente reforador (PATTO, 1989, p.135).

Pode-se observar, a partir das constataes da referida autora, que nossa hiptese (da existncia de relaes de influncia, se no de certo grau de determinao, entre certas representaes sociais e certos protocolos de aes pedaggicas que acabam por introduzir, reforar, elaborar ou extinguir modelos de cognio especficos) pode ser identificada como elemento de base na explicao do fenmeno representacional dito fracasso escolar, a partir desta abordagem. Dessa forma, pode-se observar que as representaes enfocadas em relao aos alunos parecem ter papel relevante quanto s atitudes pedaggicas que, por elas, so evocadas. Tais atitudes envolvem o acionamento de um conjunto de procedimentos que implicam em certa orientao do processo de aprendizagem em termos de gesto escolar dos processos de cognio. As representaes parecem ento, figurar como referenciais de conduo do processo de socializao de estilos cognitivos, bem como de estilos comportamentais. Nas ltimas dcadas, as pesquisas que objetivam a problematizao acerca da influncia da experincia cultural na elaborao de comportamentos cognitivos e em desempenho escolar tm sido enfocadas de modo sistemtico. Assentes com a abordagem que se depreende dos estudos de M. H. S. Patto, podemos identificar dois grandes grupos de abordagens segundo o modo pelo qual se alinham frente problemtica das representaes ditas como de privao ou desvantagem: (i) aqueles que, grosso modo, as incorporam em suas investigaes: Hess e Shipman (1967, 1989); Rosenthal e Jacobson (1989, 1992); (ii) aqueles que as tomam de modo crtico, as compreendendo inclusive enquanto representaes: Swartz (2002., 2005), B. Bernstein (1961, 1971, 1989, 1995)15.
15 ROSENTHAL, R; JACOBSON, L. Professias auto-realizadoras na sala de aula: as expectativas dos professores como determinantes no intencionais da capacidade intelectual dos alunos. In: PATTO, M. H. S. Introduo Psicologia Escolar . So Paulo. T.A. Queiroz Editor, 1989, pp. 258295.. BENRSTEIN, B. Social structure, language and learning. Educational Research, 3, 1961. BENRSTEIN, B. Class, codes and control vol. 1: Theoretical studies towards a sociology of language. London: Routledge & Kegan Paul, 1971. BENRSTEIN, B. Pedagogy, symbolic control and identity: theory, research and critique. London: Taylor & Francis, 1995.

13

E o que se encontra subsumido a estas pesquisas que se no existe uma relao de causalidade do tipo determinista ou ainda, mecanicista, o que se pode afirmar, dados os limites epistemolgicos das linhas de pesquisas elencadas nesta reviso, que podemos esperar que pesquisas semelhantes venham a corroborar a constatao acerca da existncia de relaes de influncia entre as representaes sobre as 'dificuldades de aprendizagem' e o acionamento de certos protocolos pedaggicos que, por seu turno, como conseqncia, iniciam determinados processos ligados dimenso cognitiva das aprendizagens efetuadas nas escolas.

BENRSTEIN, B. Estrutura social, linguagem e aprendizagem. In: PATTO, M. H. S. Introduo Psicologia Escolar . So Paulo. T.A. Queiroz Editor, 1989. SWARTZ, D. L. Le capital culturel dans la sociologie de l'ducation amricaine. In The ditions du Croquant ed. G Mauger, pp. 453-65-1, 2005. WARTZ, D. L. The Sociology of Habity: the Perspective of Pierre Bourdieu. The Occupational Therapy Journal of Research. Boston University. Winter 2002, Volume 22, Supplement. HESS, R D & SHIPMAN, V C. Cognitive elements in maternal behavior. (Hill J P, ed.) Minnesota symposia on child psychology. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press, 1967. Vol. 1. pp. 57-81. HESS, R D & SHIPMAN, V C. Experincias inciais de vida e a socializao de estilos cognitivos em crianas. In: PATTO, M. H. S. Introduo Psicologia Escolar . So Paulo. T.A. Queiroz Editor, 1989.

14

You might also like