You are on page 1of 7

No Paleoltico, os Homens eram nmadas, isto , mudavam frequentemente de lugar em consequncia da economia recolectora, j que a sobrevivncia do Homem dependia

da existncia de caa, dos ciclos normais de vida das plantas ou da variaes climticas. Por isso, o Homem tinha de mudar, frequentemente, de territrio em busca das condies que lhe assegurassem alimentao, segurana e conforto.

Como Surgiram as Moradias



Escola Kids Como Surgiram as Moradias Avaliar

E-mail

Imprimir

Homens Sedentrios

Os homens pr-histricos no tinham casa para morar. Descobriram ento que as cavernas e grutas podiam abrig-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. Esses homens eram conhecidos como nmades, pois no tinham moradia fixa.Moravam em locais onde podiam caar, pescar e colher frutas e razes, ou seja, dependiam da natureza para sobreviver. Quando esses alimentos acabavam eles mudavam para outro local que tivesse condies de aliment-los.

Homem Pr-histrico

As cavernas ou grutas so imensos buracos que existem nas rochas, local onde os animais procuravam para se esconder ou ficar, se sentir protegidos. Muitas vezes os homens das cavernas tinham que lutar com esses animais para conseguir um espao. Com a descoberta do fogo, os homens pr-histricos conseguiram uma forma de espantar e afastar os animais, bem como iluminar o seu ambiente.

O fogo servia como proteo contra os animais e o frio e para iluminar

medida que o tempo foi passando, os homens melhoraram suas cavernas,passaram a construir abrigos com outros materiais, pois aprenderem a lidar e a aproveitar melhor os recursos da natureza, como as pedras, os ossos, os galhos, as folhas das rvores e as palhas. Mais adiante esses homens descobriram que, alm desses recursos, podiam utilizar o barro para construir seus abrigos e, a partir dessa idia, o homem moderno pde construir telhas e tijolos que so utilizados nas nossas casas.

Abrigo feito de ossos

Tambm aprenderam que podiam plantar seus alimentos para no precisar sair dos locais em que estavam vivendo. Descobriram ainda as formas de domesticar os animais, que auxiliavam em determinados trabalhos. Assim, deixaram de ser considerados nmades e passaram a ser chamados de sedentrios, pois podiam ficar no mesmo lugar.

Homem sedentrio em sua produo

ARQUITETURAS & ESTRUTURAS


AS PRIMEIRAS MORADIAS
POR YOPANAN REBELLO E MARIA AMLIA D'AZEVEDO LEITE

SLIDE SHOW

EM CONVERSAS SOBRE EDUCAO, RUBEM ALVES DIZ, "NOSSAS CONCHAS SE CHAMAM CASAS... PENSEI ENTO NUMA ESCOLA QUE FOSSE UMA CASA, UMA CASA COMUM, DESSAS ONDE OS ALUNOS MORAM, PARECIDA COM O ESPAO DE SUA VIDA REAL... LI UMA ENTREVISTA DO AMYR KLINK EM QUE, PERGUNTADO SOBRE A EDUCAO DOS FILHOS, DISSE QUE GOSTARIA QUE SEUS FILHOS APRENDESSEM COMO APRENDEM AS CRIANAS NUMA ILHA, SE NO ME ENGANO, NA COSTA DA

NORUEGA: APRENDEM AS COISAS QUE DEVEM SER APRENDIDAS, PARA NO SEREM NUNCA ESQUECIDAS, CONSTRUINDO UMA CASA VIKING. ASSIM, ESTAMOS DE ACORDO..." O comportamento instintivo dos primeiros seres humanos de se proteger das intempries e predadores, encontrar abrigo para descansar e renovar as foras foi o que provavelmente originou a criao do que hoje denominamos por habitaes ou moradias. O morar, hbito humano imemorial, encontra sua definio nos dicionrios como o ato de permanecer ou de tardar em um lugar, sendo talvez a manifestao arquitetnica mais antiga e extensiva de que se tem notcia, bem como o artifcio que possivelmente nos permitiu sobreviver frente aos desafios do meio, quando outros animais maiores em tamanho e capacidade fsica sucumbiram. Em verdade, o ato de abrigar-se aparenta ser uma necessidade biolgica e qual mesmo as espcies ditas irracionais apresentam reaes construtivas e peculiares, as quais podem ter inspirado as moradias humanas. Darwin observou que alguns tipos de macacos de distantes ilhas ao leste e chipanzs na frica construam plataformas nas rvores para dormir. Curiosamente, gravuras do sculo 17 insinuam habitaes indgenas na Amrica do Norte semelhantes a essa descrio, e mesmo nos dias atuais, da ndia ao Caribe, do Alasca ao Oriente, no raro surgem diversos e inusitados exemplares de moradias apoiados e abrigados nessas estruturas naturais. notrio o fato de que as habitaes humanas primitivas ainda sejam pouco presentes no mbito da teoria e da histria da arquitetura, comparativamente com outras temticas, como templos, palcios, pavilhes, museus e outros. Diversos pesquisadores, entretanto, apontam a importncia de ampliarmos o olhar para alm do circuito de uma arquitetura "oficial" ou "erudita", incluindo em nossos estudos a observao de todo o conjunto de realizaes humanas produzido por um saber coletivo e transmitido culturalmente, no qual as moradias constituem um inesgotvel campo de investigao e aprendizado.

Bernard Rudofsky, autor da conhecida publicao Architecture without architects diz que tal produo, apesar de muito rica e substanciosa, to pouco considerada nos estudos formais de arquitetura e engenharia que se torna at difcil classific-la tecnicamente. Muitas vezes, pela necessidade de se ter uma referncia, mesmo genrica, recorre-se ao uso de termos como "vernacular", "annima", "espontnea", "indgena" ou at "rural", conforme o caso exige. Reconhecendo haver um certo tipo de preconceito quanto identificao dessas experincias construtivas como expresses de arquitetura, Rudofsky ressalta o fato de no terem como regra a obedincia a estilos ou ciclos da moda, mas, sim, estarem comprometidas com o acerto, visto que, em geral, enfrentam diversas dificuldades nos contextos fsicos em que se inserem.

No mundo atual, onde as questes relativas sustentabilidade se tornam prioritrias, pode ser de grande valia compreendermos os mecanismos utilizados pelas civilizaes primitivas para garantir os meios ideais para a criao do abrigo de morar, com o mnimo consumo de material e o mximo desempenho possvel em termos de resistncia estrutural e conforto ambiental. Mais ainda, por ser a moradia o espao onde tendemos a permanecer por mais tempo, a oportunidade de conhecer como os diversos elementos contribuem para sua composio harmnica e, em especial, a estrutura, certamente nos possibilitar identificar aspectos de grande utilidade para a concepo arquitetnica. O estudo da arquitetura vernacular remete freqentemente questo da limitao do ser humano. A evoluo biolgica que nos permitiu atributos vantajosos como a expanso da capacidade cerebral, a ateno visual prolongada e abrangente e a habilidade manual pelo polegar oponvel tambm nos fragilizou em relao s demais espcies. No corremos nem escalamos rvores to rapidamente, no possumos garras e dentes to afiados, no temos respirao to prolongada nem somos extremamente fortes, tampouco somos impecveis caadores e coletores de frutos. Mas, em compensao, conforme Christopher Williams coloca no livro sobre as origens das formas das coisas feitas pelo homem, tornamo-nos excelentes generalistas, um tipo de animal capaz de conviver com diferentes ambientes e, acima de tudo, transform-los mediante nossa possibilidade e capacidade de compreend-los, sempre em busca de uma soluo melhor pelo menos para ns mesmos. Desse raciocnio, quem sabe, venha a explicao sobre como tudo parece ter comeado e se desenvolvido em termos da moradia humana e da prpria arquitetura: pela subtrao. Estranho? Nem tanto. Diferentemente da forma convencional de se construir, na qual os espaos so constitudos pela somatria e integrao de componentes e materiais, "arquitetura por subtrao" a expresso utilizada para explicar a origem das primeiras moradias humanas, feitas pela apropriao das cavernas naturais e, mais tarde, pela escavao de formaes rochosas, do prprio solo ou mesmo do lenho de grandes rvores, como os imponentes baobs africanos. As cavernas naturais so a mais rudimentar expresso do que significam a arquitetura e a estrutura: o vazio que propicia o espao e a matria que garante sua existncia. As formas das cavernas, esculpidas naturalmente, tornaram-se possveis por serem compatveis com o material disponvel, o solo e a rocha. Predominantemente curvas, essas formas foram geratrizes das construes em arcos, cpulas e abbadas, abundantemente encontradas nas moradias de origem vernacular, e que se baseiam na predominncia dos esforos de compresso. Nasce da, portanto, o aprendizado milenar e de extrema utilidade, que possibilitou humanidade erigir milhares de construes com recursos simples e materiais locais. A espessura por vezes robusta dessas estruturas, conseqncia da

resistncia limitada, no caso da terra, ou da forma de obteno na natureza, no caso dos blocos de pedra, no significou empecilho, nem formal, nem construtivo. Ao contrrio, amenizou o risco de flambagem e, ao mesmo tempo, sua condio isolante proveu de condies ambientais favorveis os espaos internos. Nos primrdios da vida, a dinmica da sobrevivncia foi fortemente marcada pelo nomadismo e, na ausncia de cavernas naturais para se abrigar, o homem primitivo encontrou outras alternativas tambm inspiradas na natureza ao seu redor. Livros chineses fazem referncia a reis pr-histricos que moravam em cavernas durante o inverno e em ninhos pendurados em rvores, como pssaros, no vero, aproveitando-se de um princpio construtivo e estrutural oposto para a construo do abrigo, baseado na predominncia de esforos de trao e no reduzido peso prprio. Vestgios de cabanas e tendas datados de 40 mil anos a.C. descritos por Berger contam sobre a utilizao de troncos, galhos e ossos de animais como componentes estruturais e folhas, palha, terra e peles de animais para o revestimento da cobertura. interessante de se verificar a repetio de algumas tipologias construtivas ancestrais em pontos distantes e distintos do planeta, revelando uma instigadora convergncia de hbitos culturais, mesmo sem vnculos aparentes. Cabanas de plantas circulares ou elpticas, construdas a partir de troncos esbeltos curvados e unidos ao centro so detectadas em reminiscncias de povos africanos, asiticos e por toda a Amrica. No Brasil, so famosas as ocas da regio do Xingu, feitas a partir do mesmo sistema. Em muitos desses povos, a construo das cabanas era funo das mulheres e se mostravam de grande eficincia estrutural. Vencendo vos generosos em torno de 10 m, apresentam baixo peso prprio da ordem de 5 kgf/m2, bastante inferior ao mnimo de 8 kgf/ m2 que conseguimos hoje com as construes metlicas. Recobertas originalmente com tecidos, esteiras ou peles de animais, materiais extremamente leves e passveis de desmontagem, as cabanas inspiraram diversas tipologias construtivas recentes, como as geodsicas e cascas feitas de produtos plsticos. Construir rapidamente e poder levar consigo a moradia foi durante milnios uma necessidade do homem nmade. No incio, seu abrigo consistia de pequenas coberturas de madeira recobertas de pele apoiadas sobre o prprio corpo, imitando o caramujo. Obviamente limitadas em termos de espao, essas diminutas construes evoluram rapidamente para as tendas, que viriam a ser aperfeioadas pelos povos do Oriente e da frica. As milenares tendas dos povos nmades so referncias do tipo de construo de melhor relao rea coberta versus peso prprio devido predominncia do esforo de trao nos seus diversos componentes estruturais. Esse tipo de abrigo continua sendo objeto de aperfeioamento tecnolgico para equipamentos esportivos e utilizaes tcnicas na construo civil.

A moradia humana, permanente ou transitria, na sua origem distante e exigente quanto sobrevivncia, chega aos nossos dias como aquela cartilha dos primeiros fonemas e vocbulos aprendidos na infncia. um livro simples de olhar, mas que contm as lies todas e bsicas do que devemos saber como solues integradas de arquitetura e estrutura.

You might also like