You are on page 1of 51

O mercado de livros tcnicos e cientficos no Brasil:

subsdio pblico e acesso ao conhecimento


Coordenadores

Gisele Craveiro Jorge Machado Pablo Ortellado

GPOPAI USP
Grupo de Pesquisa em Polticas Pblicas para o Acesso Informao Universidade de So Paulo

2008

O mercado de livros tcnicos e cientficos no Brasil:


subsdio pblico e acesso ao conhecimento
Coordenadores

Gisele Craveiro Jorge Machado Pablo Ortellado

GPOPAI USP
Grupo de Pesquisa em Polticas Pblicas para o Acesso Informao Universidade de So Paulo
gpopai@gpopai.usp.br

2008

Coordenadores da pesquisa: Gisele Craveiro Jorge Machado Pablo Ortellado Pesquisadores: Rodrigo Bernardino de Almeida Eduardo Brasilino Barbosa Thas Carrana Rodolfo Castanheira Cristiana Gonzalez Luis Eduardo Trevisan de Leon Sarah Elizabeth Floriano Machado Alcimar Silva de Queiroz

Consultor: Jos Paulo Guedes Pinto

Apoio: Fundao Ford

Projeto grfico e diagramao: Canal 6 Projetos Editoriais www.canal6.com.br

M553

O mercado de livros tcnicos e cientficos no Brasil: subsdio pblico e acesso ao conhecimento / coordenao de: Gisele Craveiro, Jorge Machado e Pablo Ortellado - Bauru, SP: Canal 6, 2008. 49 p. ; 23 cm. Inclui bibliografia. ISBN 978-85-99728-61-1 1. Livros tcnicos e cientficos 2. Mercado editorial brasileiro 3. Conhecimento I. Craveiro, Gisele. II. Machado, Jorge. III. Ortellado, Pablo. CDD 070.5940981

Sumrio
7 11 15 19 23 31 35 37 45 49
Introduo: o acesso ao livro tcnico-cientfico O mercado de livros tcnico-cientficos Disputas sobre a legalidade das cpias reprogrficas de livros educacionais e cientficos Subsdio pblico s editoras na forma de imunidade tributria Investimento pblico na produo dos contedos dos livros tcnico-cientficos Investimentos pblicos e privados na publicao de teses e dissertaes Custos e disponibilidade de livros em 10 cursos da Universidade de So Paulo Financiamento pblico e polticas de direitos autorais das editoras universitrias brasileiras Recomendaes de polticas Referncias bibliogrficas

Agradecimentos

Os autores deste relatrio gostariam de expressar seus agradecimentos aos chefes dos departamentos que gentilmente forneceram as listas bibliogrficas para a pesquisa sobre investimento pblico na gerao de contedos tcnico-cientficos; aos representantes das editoras que responderam s entrevistas sobre as editoras universitrias; Fundao Ford pelo apoio financeiro pesquisa; Hlio Kuramoto (IBICT), Marco Antonio Rodrigues (MEC) e Natasha Schumann (Deutsche Nationalbibliothek) por informaes relativas aos repositrios de teses de Brasil e Alemanha e s seguintes pessoas que leram uma verso preliminar do relatrio e ofereceram comentrios: Alexandre Linares, Carol Rossini, Clia Cassiano, Guilherme Carboni, Gustavo Gindre, Marcos Barbosa, Maria Carlotto e Rogrio Meneghini. Nunca demais enfatizar que qualquer erro ou impreciso de exclusiva responsabilidade dos autores.

Introduo:

o acesso ao livro tcnico-cientfico

costume apresentar, no mundo anglo-saxo, o copyright como uma balana na qual idealmente se equilibrariam o interesse pblico de acesso e o interesse privado de remunerao do autor. Em pases com tradio no direito continental, como o Brasil, a situao um pouco diferente. Os direitos autorais so aqui vistos como direito da pessoa, embora sejam na prtica equilibrados pelas excees e limitaes a favor do interesse pblico. No entanto, uma breve anlise histrica mostra que em ambas as tradies, no tm havido esse desejvel equilbrio entre o interesse pblico e o privado. Ao contrrio, os direitos autorais tm sido ampliados tanto no escopo como na durao. Tal ampliao, em manifesto benefcio ao interesse particular, tem comprometido o interesse pblico de ter acesso ao conhecimento, inclusive para fins educativos e cientficos. De um ponto de vista global, o acesso informao e ao conhecimento dado como fundamental para o induo do desenvolvimento social e econmico. Cabe lembrar que entre as 18 metas do milnio definidas pelas Naes Unidas e aprovadas pelos seus 189 pases membros em 2000, est a necessidade de fomentar a educao e o ensino bsico e tornar acessveis os benefcios das novas tecnologias de informao e de comunicaes. O governo brasileiro vm promovendo atravs de suas instituies uma srie de medidas para a promoo do acesso ao conhecimento. Alguns exemplos so as iniciativas do Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia (IBICT) de promoo do acesso aberto ou livre produo cientfica; o Portal Domnio Pblico do Ministrio da Educao (MEC) que disponibiliza textos em domnio pblico, alm de teses acadmicas; a poltica da Coordenadoria de Aperfeioamento do Ensino Superior (CAPES) de tornar disponvel na Internet todas as novas teses e dissertaes brasileiras; e o incentivo ao uso de licenas livres em diversos tipos de contedos fomentados pelo Ministrio da Cultura (MinC).
GPOPAI USP

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

No entanto, tais medidas so ainda pontuais dadas as potencialidades do escopo da ao governamental. Elas so resultado muito mais de esforos isolados de agncias pblicas do que fruto de uma poltica nacional articulada. O potencial para a promoo do acesso informao e ao conhecimento muito grande se considerada a possibilidade de estender tais polticas a todos ministrios e secretrias de governos e suas agncias, assim como nas administraes estaduais e municipais. Pesquisas, estudos, relatrios tcnicos, dados primrios em reas diversas como a ambiental e a aeroespacial so apenas alguns exemplos de informao que poderiam ser disponibilizadas ao pblico sem as restries do licenciamento tradicional de direitos autorais. preciso lembrar que o Estado o grande financiador da pesquisa cientfica, da educao e da cultura no pas e que seus recursos vm do contribuinte. Alm disso, desde a dcada de 1960, o Estado estabeleceu uma poltica de imunidade tributria indstria do livro, tendo deixado de recolher, apenas no ano de 2007, cerca de 1 bilho de reais em tributos como ICMS, Imposto de Importao, Imposto sobre Servio, PIS e COFINS/ PASEP. Destinados a estimular e promover a educao e a cultura, esses incentivos cumprem muito parcialmente o seu objetivo. As restritas excees e limitaes da nossa lei de direitos autorais e a ausncia de polticas para o licenciamento livre de contedos financiados com recursos pblicos tm criado barreiras ao acesso pblico informao. Contornar essas barreiras no simples, j que h muito tempo se consolidaram formas de produo e distribuio de materiais culturais, educativos e cientficos, o que implica em interesses divergentes entre os atores envolvidos na cadeia de produo: editores, autores, leitores e mesmo o Estado. Ao longo de 2007, o Grupo de Pesquisa em Polticas Pblicas de Acesso Informao (GPOPAI), realizou estudos empricos para obter dados que permitissem melhor avaliar o alcance do subsdio pblico produo do livro tcnico-cientfico e as barreiras de direito autoral que se interpem entre essa produo e o pblico. Esses estudos buscaram medir o grau de financiamento pblico na produo industrial do livro (por meio da imunidade tributria), na gerao de contedos (por meio do financiamento das pesquisas cientficas) e na prpria atividade editorial (por meio das editoras pblicas). Alguns dos resultados foram surpreendentes, mostrando, de maneira geral, que o livro tcnico-cientfico , em enorme medida, produzido a partir de pesquisas
8
GPOPAI USP

SUBSDIO PBLICO E ACESSO AO CONHECIMENTO

financiadas com recursos pblicos. Alm disso, parte da sua produo industrial subsidiada diretamente pelo Estado por meio de editoras universitrias e, como um todo, altamente subsidiada por uma poltica estatal de imunidade tributria. No obstante esse cenrio, o Estado tem criado poucas polticas de acesso pblico informao que subsidia e tem defendido com pouca fora o controverso direito de acesso garantido pelas limitaes na nossa lei de direitos autorais. nossa ambio que esta pesquisa contribua para a mudana deste cenrio, sugerindo modificaes na lei de direito autoral e polticas para garantir o acesso ao conhecimento nas universidades, escolas tcnicas e em centros de pesquisa pblicos.

Gisele Craveiro Jorge Machado Pablo Ortellado

GPOPAI USP

O mercado de livros tcnico-cientficos


A categoria de livros cientficos, tcnicos e profissionais uma das adotadas pela Cmera Brasileira do Livro (CBL) para dividir a totalidade da produo do setor livreiro. Segundo a CBL, o setor de livros cientficos, tcnicos e profissionais responde por cerca de 1/4 dos ttulos editados no Brasil, mas por apenas 7% dos exemplares1. Apesar disso, esse setor responde por 20% do faturamento do mercado editorial2.

Tabela 1: Produo de livros cientficos, tcnicos e profissionais. Ano de referncia: 2006

Ttulos Nmeros absolutos Relao ao total


Fonte: CBL/ SNEL, 2007

Exemplares 22.015.013 6,87%

Faturamento R$ 418.550.460,26 19,48%

12.081 25,25%

Tabela 2: Tiragem e preo mdios dos livros cientficos, tcnicos e profissionais. Ano de referncia: 2006

Tiragem mdia 1822 exemplares


Fonte: CBL/ SNEL, 2007

Preo mdio R$ 38,02

1 2

Essa discrepncia se explica, possivelmente, pelas grandes tiragens dos livros didticos que desequilibram a mdia geral. Isso talvez tambm se explique pelo menor faturamento por exemplar no setor de didticos, mas pode tambm indicar que o setor de livros tcnicos um setor mais rentvel globalmente.
GPOPAI USP

11

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

Definido como o setor de livros universitrios e profissionais, esse mercado est sujeito a um grande crescimento no futuro prximo com a ampliao da populao estudantil universitria e a conseqente ampliao do nmero de profissionais de nvel superior, conforme se pode ver nos grficos abaixo sobre a evoluo de matrculas e concluses de cursos de graduao e ps-graduao.

Grfico 1: Evoluo da populao de estudantes (graduao).


5000000

5000000 4000000 4000000 3000000 3000000 2000000 2000000 1000000 1000000 0


1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005

Concluintes Matrculas

Concluintes Matrculas

4.000 3.500 4.000 3.000 3.500 2.500 3.000 2.000 2.500 1.500 2.000 1.000 1.500 500 1.000 0 500

0 Fonte: INEP

1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005

140000 Grfico 2: Evoluo da populao de estudantes (ps-graduao). 120000 140000 100000 120000 80000 100000 60000 80000 40000 60000 20000 40000 0 20000 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005
Concluintes Matrculas
100,0% 90,0% 80,0% 100,0% 70,0% 90,0% 60,0% 80,0% 50,0% 70,0% 40,0% 60,0% 30,0% 50,0% 20,0% 40,0% 10,0% 30,0% 0,0% 20,0%

Concluintes Matrculas

30,1

30

10,0% 0,0%

Cient. E Acad

0
1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005

Cien Aca

Fonte: INEP
100,0%

14.000 12.000 12 GPOPAI 14.000 10.000 12.000 8.000 10.000


USP

90,0% 80,0% 100,0% 70,0% 90,0% 60,0% 80,0% 50,0% 70,0% 40,0% 60,0%

64,

64

140000 120000
SUBSDIO PBLICO E ACESSO AO CONHECIMENTO

100000

No 80000 entanto, esse crescimento do mercado consumidor potencial (alunos matriculados em cursos superiores de graduao e ps-graduao) no tem tido um impacto 60000 notvel na produo de livros, como se pode ver abaixo. Isso talvez se explique pelo perfil social dos novos estudantes que entraram no ensino superior por meio de polti40000 cas pblicas de incluso e por meio de novas vagas no mercado privado de baixo cus20000 to. Nestes casos, provvel que os estudantes no tenham os meios econmicos para a aquisio de livros. Os grficos abaixo no mostram qualquer tendncia notvel de 0 aumento na produo de livros 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001curva fortemente 1987 1988 1989 1990 1991 1992 tcnico-cientficos que acompanhe a 2002 2003 2004 2005 ascendente que se v na evoluo do nmero de estudantes.

Concluintes Matrculas

Grfico 3: Ttulos de livros tcnico-cientficos publicados.


14.000 12.000 10.000 8.000 6.000 4.000 2.000 0 1996

1997

1998

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

Fonte: CBL 1997-2002, CBL/ SNEL, 2003-2007

24.000.000 20.000.000 16.000.000 12.000.000 8.000.000 4.000.000 0


1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004
GPOPAI USP

100,0%

90,0% 80,0% 70,0%

60,0% 50,0% 40,0%

30,0% 20,0%

10,0% 0,0%

13

2005

2006

2.000 0 1996

1997

1998

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

Grfico 4: Exemplares de livros tcnico-cientficos publicados.


24.000.000 20.000.000 16.000.000 12.000.000 8.000.000 4.000.000 0
1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006

9 8 7

6 5 4

3 2

Fonte: CBL 1997-2002, CBL/ SNEL, 2003-2007

14

GPOPAI USP

Disputas sobre a legalidade das cpias reprogrficas de livros educacionais e cientficos


A nova lei de direito autoral estabelecida em 1998 (Lei 9.610), estipulou limitaes que eram muito menos favorveis ao interesse pblico do que as limitaes previstas na antiga lei de 1973. Enquanto a Lei n 5.988 de 1973 previa a reproduo, em um s exemplar, de qualquer obra, contando que no se destine utilizao com intuito de lucro, a nova lei restringia essa possibilidade s seguintes condies:
Art. 46. No constitui ofensa aos direitos autorais: (...) II - a reproduo, em um s exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro; (Brasil, 1998)

Essa redao, deliberadamente ambgua, refletia as disputas em torno do interesse dos estudantes de fazerem cpias de livro e do interesse das editoras de restringir a cpia de livros para aumentar as vendas. A ambigidade aparecia em 3 pontos: na indefinio sobre o que era um pequeno trecho; na indefinio sobre quem estava autorizado a fazer a cpia e na indefinio sobre quem era o agente que no podia ter intuito de lucro. No entendimento de boa parte da comunidade universitria, o texto autorizava a cpia de pequenos trechos, tais como um captulo de livro, desde que fosse feita sem intuito de lucro (isto , para uso didtico e no para vender). J no entendimento de boa parte das editoras, que atuavam por meio da Associao Brasileira de Direitos Reprogrficos (ABDR), o texto s autorizava trechos pequenos, entendidos como
GPOPAI USP

15

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

uma parte no substantiva, tais como uma pgina, desde que fosse feita pela prpria pessoa, sem intuito de lucro, o que impedia a solicitao de cpias a uma empresa. De maneira um tanto esquemtica, teramos:
Quadro 1: Interpretaes sobre a lei.

Interpretao das editoras O que um pequeno trecho? Quem o copista autorizado a fazer o uso privado? A quem se aplica a interdio de lucro? Uma parte no substantiva (uma pgina) O prprio estudante, diretamente s empresas de reprografia

Interpretao da comunidade acadmica 10% do livro ou um captulo O operador da mquina de cpia, a pedido do estudante Apenas ao estudante se for revender a cpia

Apesar desta disputa, a prpria cpia no autorizada foi descriminalizada pelo cdigo penal em 2003. A Lei n 10.695, de 1 de julho de 2003, alterou dispositivos do Cdigo Penal e do Cdigo de Processo Penal referentes ao crime de violao de direito autoral. Essa estendeu a descriminalizao no apenas cpia nica para uso privado do copista, mas mesmo cpia integral sem intuito de lucro, tal como na lei de direito autoral de 1973:
4 O disposto nos 1, 2 e 3 no se aplica quando se tratar de exceo ou limitao ao direito de autor ou os que lhe so conexos, em conformidade com o previsto na Lei n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cpia de obra intelectual ou fonograma, em um s exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto. [grifos nossos] (Brasil, 2003)

Com isso, copiar obra integral, desde que em um s exemplar, para uso exclusivamente privado, sem o intuito de lucro deixava de ser crime, embora continuasse a ser um ilcito civil. O mesmo acontecia com pequenos trechos em copiadoras comerciais, dependendo-se da interpretao da lei. No ano de 2005, as editoras comearam uma grande campanha buscando fazer valer a sua interpretao da lei. Elas acionaram a fora policial e fecharam vrias em16
GPOPAI USP

SUBSDIO PBLICO E ACESSO AO CONHECIMENTO

presas de reprografia que atuavam nos campi das universidades das grandes cidades. Como reao, algumas universidades criaram polticas internas regulando a extrao de cpias, s vezes com um entendimento parecido com a ABDR, s vezes com um entendimento mais permissivo da lei. Em particular, ganhou destaque uma resoluo da Universidade de So Paulo que estabelecia o entendimento que era legal a cpia de pequenos trechos e mesmo a extrao de cpias integrais de obras esgotadas e importadas indisponveis no mercado nacional:
Artigo 2 - Ser permitida a extrao de cpias de pequenos trechos como captulos de livros e artigos de peridicos ou revistas cientficas, mediante solicitao individualizada, sem finalidade de lucro, para uso do solicitante. Artigo 3 - As bibliotecas devero marcar seu acervo com sinais distintivos diferenciando as seguintes categorias de obras: I - esgotadas sem republicao h mais de 10 anos; II - estrangeiras indisponveis no mercado nacional; III - de domnio pblico; IV - nas quais conste expressa autorizao para reproduo. Pargrafo nico - De qualquer obra que contenha o sinal distintivo de uma desas categorias ser permitida a reproduo reprogrfica integral. (USP, 2005)

Em particular, gerou controvrsia a incluso da autorizao da cpia integral de obras esgotadas e importadas. No parecer interno que orientou a resoluo, a medida justificada da seguinte maneira:
A reproduo destas obras [esgotadas] em sua ntegra, no constitui infringncia aos direitos morais de autor, j que houve uma anterior autorizao para sua edio, e fora manifesto o propsito de abertura ao pblico. No tocante aos direitos do editor nas condies descritas acima , tampouco seriam estes afetados, j que o potencial de vendas do produto no mercado em nada se ressentiria em vista desta modalidade de acesso obra, pois este potencial, uma vez esgotada a tiragem, no mais existe. O mesmo pode-se dizer no tocante aos direitos econmicos do autor, pois, inexistente no mercado o produto sobre cuja vendagem incidiria o percentual devido autoria, no possvel ser tal direito afetado em qualquer medida. [...] O mesmo raciocnio acima exposto para as obras esgotadas, vlido para aquelas que no se encontram disposio do pblico consumidor no mercado nacional. (USP, 2005b)
GPOPAI USP

17

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

A disputa em torno da interpretao da lei foi tamanha que provocou uma reao da indstria americana que recomendou ao governo dos Estados Unidos que inclusse a USP no seu Relatrio Especial 301. O Relatrio Especial 301 um relatrio produzido pelo United States Trade Representative (rgo anlogo a uma secretaria de comrcio exterior), de acordo com a seo 301 do Trade Act de 1974, que determina que os Estados Unidos podem impor sanes contra pases que violem os direitos comerciais americanos. O julgamento sobre se h uma violao dos direitos comerciais americanos unilateral. Pases listados numa lista de vigilncia (priority watch list) do relatrio podem sofrer sanes como serem excludos do Sistema Geral de Preferncias que d tratamento alfandegrio diferenciado para a entrada de produtos. O Relatrio Especial 301 produzido a partir de indicaes feitas pela indstria americana de direitos autorais, por meio da International Intellecutal Property Alliance (IIPA). No relatrio de 2007, esse relatrio da indstria recomenda que o Brasil entre na lista de vigilncia e diz-se o seguinte a respeito da poltica da Universidade de So Paulo:
Entre os desenvolvimentos mais perturbadores de 2006 est o lanamento e implementao da Resoluo No. 5213/2005, uma norma administrativa da Universidade de So Paulo (USP). Esta norma permite (1) a cpia reprogrfica de partes de livros por copiadoras com fins lucrativos e (2) a cpia de obras estrangeiras (ou, talvez, todas as obras que no so em lngua portuguesa) que no esto disponveis no mercado brasileiro sem autorizao. [...] Essa resoluo apresenta diversos problemas em relao s normas internacionais e deve ser revogada. Instituies com fins lucrativos no devem receber carte blanche para copiar obras fora dos limites normais do fair use internacional. [...] Autoridades estatais e nacionais (inclusive o Ministrio da Educao) devem tomar medidas para revogar essa resoluo, ou, pelo menos, revis-la de maneira a compatibiliz-la com as obrigaes internacionais do Brasil sob TRIPs e Berna. (IIPA, 2007)

A dimenso do impacto das disputas sobre a interpretao da lei mostra a fora dos interesses econmicos em jogo. Talvez mais chocante, ela mostra como a autonomia de uma instituio universitria em interpretar uma lei reconhecidamente ambgua pode, no limite, levar uma potncia econmica a impor sanes unilaterais que colocam em xeque a soberania nacional.

18

GPOPAI USP

3
Subsdio pblico s editoras na forma de imunidade tributria
Desde os anos 1960 (Hallewell, 1985), a indstria do livro, assim como toda a imprensa, recebe subsdios pblicos na forma de no incidncia de impostos. Essa prtica est enraizada, por um lado, no entendimento liberal de que o debate pblico deve ser fomentado e os produtos da imprensa barateados e, por outro, no entendimento de que o Estado no deve intervir na atividade da imprensa. Na constituio de 1988, essa concepo foi introduzida no artigo 150:
Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: [...] VI - instituir impostos sobre: [...] d) livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso. (Brasil, 1998)

A partir de 2004, a essa imunidade se somou a no incidncia nas contribuies de PIS/PASEP e COFINS, conforme se l na redao da Lei n 10.865:
Art. 28. Ficam reduzidas a 0 (zero) as alquotas da contribuio para o PIS/PASEP e da COFINS incidentes sobre a receita bruta decorrente da venda, no mercado interno, de: [...] VI - livros, conforme definido no art. 2 da Lei n 10.753, de 30 de outubro de 2003; (Includo pela Lei n 11.033, de 2004) (Brasil, 2004)

Embora haja alguma controvrsia sobre se a imunidade se aplica apenas aos produtos finais (livros, revistas etc.) ou tambm aos processos industriais, tem prevalecido o entendimento de Aliomar Baleeiro de que todo o processo est imune, j que o objetivo o barateamento dos produtos:

GPOPAI USP

19

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

A imunidade sobre o papel, os livros, os jornais e os peridicos considerada objetiva, no sentido de que alcana somente os impostos incidentes sobre a importao, a produo industrial e a circulao de mercadorias (II, IPI, ICMS), mas no os impostos incidentes sobre a renda e o patrimnio, os quais devem ser pessoais. [...] que a imunidade tem como meta a reduo do custo do produto, favorecendo a veiculao de informaes, do ensino, da educao e da cultura. Por isso, est destinada, em primeiro lugar, a beneficiar o consumidor que sofrer, finalmente, pelo mecanismo dos preos, a transferncia do encargo financeiro dos impostos incidentes sobre a produo e a comercializao do papel, do livro, dos jornais e peridicos. [...] De fato, a limitao da imunidade ao produto final (livros e jornais), sem liberao dos impostos incidentes nas aquisies de bens de uso, consumo ou de capital ou sobre os servios utilizados pelas empresas de impresso, gera efeitos contrrios aos desgnios constitucionais, encarece a produo e falseia a concorrncia. (Baleeiro, 2001)

Considerando esse entendimento, estimamos aqui o subsdio pblico s editoras na forma de imunidade tributria. Para chegarmos a uma boa aproximao dos valores totais desse subsdio, consideramos apenas os principais impostos que incidiriam caso o setor no fosse imune: o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre a Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) e, desde 2005, a contribuio social ao Programa de Integrao Social (PIS) e a Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS). Como todos esses tributos incidem sobre as vendas, a estimativa foi feita com base nos dados do faturamento do setor editorial presente nos estudos da Cmara Brasileira do Livro para os anos de 2001 a 2006. Para o IPI consideramos a incidncia de 15% em cima do valor total das vendas (a cadeia produtiva do livro toda subsidiada), a mesma tributao que incide sobre CDs e DVDs ou sobre as impressoras de uso privado, e abaixo da tributao (20%) que incide sobre a cadeia produtiva das fotocopiadoras, por exemplo. Adotando uma postura conservadora para o clculo do ICMS consideramos como base de clculo o valor total das vendas menos o montante que deveria ser arrecadado com o IPI, pois h muita discusso no meio jurdico sobre essa questo, tendo como incidncia 18% sobre essa base. No caso do PIS e do COFINS consideramos o regime de tributao sobre o lucro presumido, o que subestima o montante dessa arrecadao. preciso notar tambm que alm de fazermos escolhas conservadoras na
20
GPOPAI USP

SUBSDIO PBLICO E ACESSO AO CONHECIMENTO

estimativa dos tributos, no inclumos outras formas de subsdio como a imunidade de Imposto de Importao sobre a compra de equipamentos ou papel.

Tabela 3: Estimativa do subsdio pblico na forma de imunidade s editoras. Em milhes de reais valor de 2006

Ano 2001 2002 2003 2004 2005 2006

FaturaSubsdio Subsdio Subsdio Total de ndice mento das PIS/ IPI ICMS subsdios (2006 = 100) editoras COFINS 2.798 420 428 -848 1,36 2.801 420 429 -849 1,24 2.700 405 413 -818 1,14 2.655 398 406 -804 1,07 2.642 396 404 96 801 1,03 2.880 432 441 105 978 1,00

Grfico 5: Faturamento e subsdio das editoras. Em milhes de reais valor de 2006


4.000 3.500 3.000 2.500 2.000 1.500 1.000 500 0
2.880

Concluintes Matrculas

2.798

2.801

2.700

2.655

2.642

848

849

818

804

897

978

2001

2002

2003
Subsdios

2004
Faturamento

2005

2006

Concluintes Matrculas

Nossa estimativa aponta um subsdio pblico na forma de imunidade correspondente a aproximadamente 30% de todo o faturamento das editoras antes da introduo 100,0% da no incidncia das contribuies PIS/ PASEP e COFINS aps a Lei n 10.865/2004, 100,0% 90,0% 90,0% estimamos um subsdio correspondente a aproximadamente 34% do faturamento. 80,0%
70,0% 60,0% 50,0% 40,0% 30,0% 20,0% 10,0% 0,0% Cient. Excel. Cient. Suc. Pros. Excel. Pros. Suc. 80,0% 70,0% 60,0% 50,0% 40,0% 30,0%

30,1% 14,3% 14,0% 6,7%

29,7%

GPOPAI USP 31,0% 26,0%

21

28,6%

20,0% 10,0% 0,0% Cient. Excel. Cient. Suc. Pros. Excel. Pros. Suc.

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

Comparando essa estimativa conservadora com o oramento do Ministrio da Cultura, descobrimos que o subsdio pblico s editoras na forma de imunidade tributria corresponde a cerca de duas vezes o oramento dos gastos federais na rea de cultura.

Tabela 4: Comparao do oramento do Ministrio da Cultura com a estimativa de subsdio pblico s editoras. Em milhes de reais valor de 2006

Ano 2001 2002 2003 2004 2005 2006

Oramento MinC 461 485 443 369 no disponvel no disponvel

Subsdio indstria livro 848 849 818 804 801 978

Fonte: Ministrio do Planejamento

22

GPOPAI USP

Investimento pblico na produo dos contedos dos livros tcnico-cientficos


Nesta seo, buscamos estimar o grau de investimento pblico na produo dos contedos dos chamados livros cientficos, tcnicos e profissionais. A pesquisa partiu de algumas decises metodolgicas para estimar o impacto do investimento pblico no setor: Quanto ao universo, dado que a classificao do setor de livros cientficos, tcnicos e profissionais da CBL muito imprecisa3 (Hallewell, 1985) e que no h um banco de dados pblico com os lanamentos por setor, optamos por reduzir o universo destes livros queles adotados no ensino superior como material didtico. Essa deciso pressupe que o ensino superior uma parte significativa, seno a maior parte do mercado destes livros e tambm que ele formador do mercado consumidor daqueles que j se graduaram. No entanto, deve ser ressaltado que o universo dos livros adotados no ensino superior embora provavelmente prximo, no idntico ao do conjunto dos livros tcnico-cientficos. Quanto amostra, optamos por determinar duas variveis para os perfis de cursos. De um lado, separamos os cursos cientficos e licenciaturas dos cursos profissionais. A partir de entrevistas com editores, descobrimos nichos muito especializados na produo de livros de reas, em particular das profissionais. Assim, elegemos uma carreira de cada uma das 3 grandes reas cientficas: Fsica (Exatas), Histria (Humanas) e Biologia (Biolgicas) e uma carreira entre cada uma das 3 profisses imperiais (as primeiras e mais tradicionais profisses estabelecidas na poca do Imprio):
3 Assim, no relatrio da CBL, a diviso por setores (Didticos, Obras gerais, Livros religiosos e Cientficos, tcnicos e profissionais) no corresponde diviso por temas. Os ttulos de livros cientficos, tcnicos e profissionais produzidos em 2006 (12.081) no corresponde soma dos temas Cincias puras, Tecnologias e cincias aplicadas, Cincias sociais e Geografia e histria (9.551 ttulos).
GPOPAI USP

23

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

Direito, Medicina e Engenharia civil. O pressuposto que essas amostras espelham de maneira geral o que acontece em outras reas cientficas e de licenciatura (por exemplo, nas Geocincias ou na Qumica), assim como nas outras reas profissionais (por exemplo, na Administrao ou na Economia). De outro lado, separamos tambm os cursos de excelncia acadmica dos cursos de sucesso comercial. O pressuposto aqui que so dois modelos distintos de sucesso que so perseguidos pelas instituies e que esses diferentes modelos podem adotar diferente base bibliogrfica. Os cursos de excelncia acadmica foram determinados a partir da avaliao das respectivas ps-graduaes pela CAPES em 2005. Os cursos de sucesso comercial foram determinados a partir do nmero de alunos inscritos, segundo dados do INEP de 2004 4. De cada uma das 6 carreiras, selecionamos os 3 cursos de maior excelncia acadmica e os 3 cursos de maior sucesso comercial. Elaboramos assim um banco de dados com 1910 livros adotados em 25 cursos reunidos a partir dos planos de aula (ou ementas, na indisponibilidade dos planos de aula) de metade das disciplinas dos segundo e terceiro anos dos cursos5. preciso salientar que tivemos grandes dificuldades em conseguir os dados dos cursos de sucesso comercial, cujas instituies chegaram a alegar segredo de empresa para no enviar os ttulos dos livros adotados. Isso fez com que a amostra dos cursos de excelncia acadmica ficasse consideravelmente maior do que aquela dos cursos de sucesso comercial (veja tabela abaixo).
Quadro 2: Amostra cursos cientficos e licenciaturas.

Cursos Biologia

Fsica

Histria

Excelncia acadmica UFMG (*) UNICAMP UFRJ USP UNICAMP UFRJ UFF UNICAMP USP

Sucesso comercial UnG Univag UniABC (*) PUC-Rio (*) UNISINOS PUC-RS UNISUAM (*) UNISINOS Gama Filho (*)

(*) Dados no fornecidos pelas instituies

Desprezamos, neste caso, os cursos de instituies pblicas, j que, sendo gratuitos, eles no competem no mercado em relao de igualdade com os cursos pagos das instituies privadas e no podem representar assim sucesso comercial. Alm disso, preciso notar que o nmero de alunos inscritos pode ter outras razes que no o sucesso comercial, como a pouca concorrncia ou a alta demanda local. Isso se deveu disponibilidade dos planos de aula apenas das disciplinas oferecidas no semestre corrente.
GPOPAI USP

24

SUBSDIO PBLICO E ACESSO AO CONHECIMENTO

Quadro 3: Amostra cursos profissionais.

Cursos Medicina

Direito

Engenharia Civil

Excelncia acadmica USP UNIFESP USP-RP USP UERJ UFSC UFRJ PUC-Rio (*) USP-SC

Sucesso comercial UniG (*) Gama Filho (*) Sousa Marques UNIVERSO (*) UNICEUB PUC-RS FUMEC (*) EE Kennedy (*) Mackenzie

(*) Dados no fornecidos pelas instituies

A pesquisa teve como objetivo geral analisar o impacto dos investimentos pblicos na produo dos contedos dos livros tcnico-cientficos. Embora indicadores estabelecidos apontem universalmente um alto grau de financiamento pblico na produo cientfica, no havia, at o momento, uma pesquisa estimando o impacto do financiamento pblico na produo de livros. Esse financiamento, suspeitvamos, se dava por meio da contratao em regime integral dos pesquisadores em universidades e instituies pblicas cujas atividades de pesquisa se desdobravam na produo de livros. Alm disso, nossa hiptese tambm estipulava que a contribuio das editoras pblicas (as editoras universitrias pblicas) era relevante. A pesquisa buscou tambm medir nesta base bibliogrfica os livros importados e esgotados, cujo acesso por meio de reprografia est sendo contestado nas disputas entre estudantes e professores e a associao das editoras (a Associao Brasileira de Direitos Reprogrficos, ABDR). Comecemos com esse ltimo ponto. Os resultados da estimativa so bastante surpreendentes no que diz respeito ao percentual de livros esgotados adotados em cursos de ensino superior. A estimativa mostra um percentual relativamente uniforme nos cursos profissionais e cientficos e nas instituies de excelncia acadmica e sucesso comercial, variando de 26% a 31% de toda a base bibliogrfica. Isso no apenas surpreendente pelo fato de que os estudantes no tm acesso direto a cerca de

GPOPAI USP

25

4.000 3.500 3.000

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

um quarto dos livros adotados nos cursos, mas tambm pelo fato de que as editoras 2.500 Concluintes 2.801 parecem estar desperdiando 2.798 o potencial comercial das reedies2.700 clssicos.6 de livros 2.655
Matrculas

2.000 A adoo de livros importados, ao contrrio, tem uma distribuio muito varivel, 1.500 sendo maior nos cursos cientficos que nos cursos profissionais e maior nas institui1.000 es de excelncia acadmica que nas de sucesso comercial. No entanto, mesmo nos 500 848 849 818 804 cursos profissionais das instituies de sucesso comercial, os livros importados corres0

3 2004 2005

pondem a 7% da base bibliogrfica, podendo chegar a 30,1% nos cursos cientficos 2001 2002 2003 2004 de excelncia acadmica. Foi por esse motivo, sem dvida, que a International Intellectual Property Alliance (organizao que rene as indstrias americanas baseadas Subsdios Faturamento em direito autoral) alegou ameaa aos seus interesses comerciais pela reivindicao da Universidade de So Paulo de que a reprografia integral de livros importados tinha respaldo legal no Brasil7 (IIPA, 2007).

Grfico 6: Percentual de livros importados entre os adotados.


100,0% 90,0% 100,0% 90,0% 80,0% 70,0% 60,0% 50,0% 40,0% 30,0%

Concluintes Matrculas

80,0% 70,0% 60,0% 50,0% 40,0% 30,0% 20,0% 10,0% 0,0% Cient. Excel. Acadmica Cient. Suc. Comercial Pros. Excel. Acadmica Pros. Suc. Comercial

30,1% 14,3% 14,0% 6,7%

29,7%

20,0% 10,0% 0,0% Cient. Excel. Acadmica

004 2005

preciso notar que h um grande percentual de livros que no se conseguiu determinar se esto esgotados ou no (20,7% nos cursos cientficos de excelncia acadmica; 7,8% nos cursos cientficos 100,0% de sucesso comercial; 17,8% nos cursos profissionais de excelncia acadmica e 21,2% nos cursos profissionais de sucesso comercial). Como o mtodo de determinar se o livro estava em catlogo 90,0% ou esgotado era a consulta a sites de livrarias brasileiras, bastante provvel que uma parte desses 80,0% livros esteja tambm esgotada, sendo to antigos que nem esto cadastrados nos sites uma outra hiptese 70,0% que alguns desses livros foram lanados por editoras muito pequenas ou especialisendo 64,5% zadas que no tm seus ttulos disponveis nas grandes livrarias. 60,0% Uma resoluo da Universidade de So Paulo alegava que a cpia integral de livros importados (e 48,0% 47,4% 50,0% tambm de livros esgotados) era legal porque, na ausncia de uma edio nacional, a reprografia no causava danos comerciais aos detentores de direitos. 40,0%

26

33,8%

GPOPAI USP 30,0%

20,0% 10,0% 0,0%

Concluintes Matrculas

2.500 2.798 2.801 2.700 2.000 1.500 SUBSDIO PBLICO E ACESSO AO CONHECIMENTO 1.000 500 848 849 818 Grfico 7: Percentual de livros esgotados (entre os publicados no Brasil). 0
100,0% 90,0% 80,0% 70,0% 60,0% 50,0% 40,0% 30,0% 20,0%

2.655

2.6

804

2001

2002

2003

2004
Faturamento

20

3 2004 2005

Subsdios

29,7%

31,0%

26,0%

28,6%

0% 6,7%
Pros. Suc. Comercial Concluintes Matrculas

Excel. mica

10,0% 100,0% 0,0% 90,0%

80,0%

Cient. Excel. Acadmica

100,0%
Cient. Suc. Comercial Pros. Excel. Acadmica Pros. Suc. Comercial

90,0% 80,0%

4% 004 2005

A pesquisa70,0% tambm apontou um surpreendente percentual de livros editados por70,0% 60,0% quase todos os grupos, com exceo dos cursos profissionais editoras pblicas em 60,0% de instituies 50,0% de sucesso comercial (nos quais apenas 2% dos livros adotados so50,0% publicados por40,0% editoras30,1% pblicas). Nos cursos com os outros perfis, no entanto, o40,0% 30,0% percentual de livros editados por editoras universitrias pblicas oscilou prximo de30,0% 20,0% 14,3% 14,0% 11% (ou 13% se contarmos tambm as co-edies com editoras privadas). A pesquisa20,0% 6,7% 10,0% tambm mostrou que os autores estrangeiros (estrangeiros traduzidos ou adotados10,0% diretamente na 0,0% importada) tm forte presena na bibliografia, sendo respon- 0,0% edio Cient. Excel. Cient. Suc. Pros. Excel. Pros. Suc. Acadmica Comercial Acadmica Comercial sveis por 33,8% (cursos profissionais de sucesso comercial) a 64,5% (nos cursos 33,8% cientficos de excelncia) dos livros.
Grfico 8: Percentual de autores estrangeiros entre os livros adotados.
100,0%

29,7%

Cient. Excel. Acadmica

Excel. mica

Pros. Suc. Comercial

90,0% 80,0% 70,0% 60,0% 50,0% 40,0% 30,0%


100,0% 90,0% 80,0% 70,0% 60,0%

64,5% 48,0% 47,4% 33,8%

20,0% 10,0% 85,8% 0,0% Cient. Excel. 63,6% Cient. Suc. Acadmica Comercial Pros. Excel. Acadmica Pros. Suc. Comercial
GPOPAI USP

56,5%

2006

50,0% 40,0% 30,0% 20,0% 10,0%

27

26,8%

0,0% Cient. Excel. Acadmica Cient. Suc. Comercial Pros. Excel. Acadmica Pros. Suc. Comercial

0,0%

02 2003 2004 2005

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

2005

2006

Por fim, a estimativa aponta uma surpreendente quantidade de livros produ100,0% zidos por autores trabalhando em instituies pblicas em regime de dedicao 90,0% integral ou exclusiva,80,0% como docentes, seja como pesquisadores. Isso significa seja que os livros foram originalmente publicados enquanto os autores trabalhavam em 70,0% 64,5% tempo integral para 60,0% instituio pblica, sendo portanto produtos diretos do uma investimento pblico 50,0%pesquisa e ensino.48,0% em H tambm 47,4% uma parte, no contabilizada nesta pesquisa,40,0% de autores que trabalhavam em regime de dedicao parcial 33,8% em instituies pblicas quando o livro foi publicado, caso no qual o investimento 30,0% pblico tambm contribui, mas de maneira parcial. Desprezamos tambm, dada a 20,0% ausncia de dados, o10,0% financiamento de pesquisa por agncias pblicas (como CNPq e FAPESP) a pesquisadores trabalhando em instituies privadas. Mesmo com esse 0,0% Cient. Excel. Cient. que Pros. Excel. Pros. Suc. entendimento restrito, nossa estimativa mostra Suc. na rea cientfica nos cursos de Acadmica Comercial Acadmica Comercial excelncia acadmica, surpreendentes 86% dos livros cujos autores atuam no Brasil, so fruto de investimento pblico direto e mesmo entre os cursos profissionais em instituies de sucesso comercial, cerca de um quarto desses livros foram escritos por pesquisadores e docentes trabalhando em regime integral em instituies pblicas.8
Grfico 9: Percentual de livros adotados lanados por editoras pblicas (entre os livros publicados no Brasil). 100,0%
100,0% 90,0% 80,0% 70,0% 60,0% 50,0% 40,0% 30,0% 20,0% 10,0% 0,0% 90,0% 80,0% 70,0% 60,0% 50,0% 40,0% 30,0% 20,0%

85,8%

11,7%
Cient. Excel. Acadmica

9,6%
Cient. Suc. Comercial

11,9% 1,8%
Pros. Excel. Acadmica Pros. Suc. Comercial

10,0% 0,0%

Cient. Exce Acadmic

2005

2006
8 Aqui tambm encontramos um significativo percentual de autores cujo vnculo com instituies pblicas no pode ser determinado (11% nos cursos cientficos de excelncia acadmica; 14,3% nos cursos cientficos de sucesso comercial; 17% nos cursos profissionais de excelncia acadmica e 27,1% nos cursos profissionais de sucesso comercial). A principal fonte de informaes para 100,0% estabelecer esse vnculo (embora no a nica) foram os curriculos lattes. Nossa hiptese que h fundamentalmente dois motivos para o alto nmero de casos indeterminados: autores antigos cuja 90,0% informao sobre a situao laboral poca da publicao do livro no est facilmente disponvel 80,0% e autores (principalmente das reas profissionais) cuja informao sobre o vnculo institucional, 70,0% embora recente, no est disponvel no currculo.
60,0% 50,0% 40,0% 30,0% 20,0% 10,0%
GPOPAI USP

28

43,8%

42,3%

38,9% 15,6%

Pros. Excel. Acadmica

Pros. Suc. Comercial

80,0% 70,0% 60,0%

64,5% 48,0% 47,4% 33,8%

SUBSDIO PBLICO E50,0% AO CONHECIMENTO ACESSO

40,0%

Grfico 10: Percentual de livros adotados cujos autores esto em dedicao integral em insti30,0% tuio pblica (entre os livros de autores que atuam no Brasil). 20,0%
10,0% 100,0% 90,0% 0,0% 85,8% Cient. Excel. Cient. Suc. 80,0% Acadmica Comercial 70,0% 63,6% 60,0%

Pros. Excel. Acadmica

Pros. Suc. Comercial

2006

56,5%

50,0% 40,0% 30,0% 20,0% 10,0% 0,0%


100,0% 90,0% 80,0% soma dos 70,0% 100,0%

26,8%

1,8%
Pros. Suc. Comercial

Cient. Excel. Acadmica

Cient. Suc. Comercial

Pros. Excel. Acadmica

Pros. Suc. Comercial

90,0% 80,0% 70,0%

85,8%

2006 9%

A dois ltimos dois casos autores em dedicao integral em institui60,0% 60,0% o pblica e editoras pblicas em relao ao conjunto dos livros tcnico-cientficos 50,0% 50,0% 40,0% adotados mostra o alcance pleno de uma poltica que visasse estabelecer o acesso 40,0% 30,0% ao conhecimento financiado com recursos pblicos. Novamente, com a exceo dos 30,0% 20,0% livros adotados nos cursos profissionais de instituies de sucesso comercial, estima20,0% 11,7% 11,9% 10,0% 9,6% 10,0% mos que de 39% a 44% dos livros tcnico-cientficos so fruto direto de investimento 1,8% 0,0% 60000 0,0% pblico por meio do Excel. financiamento do autor ouExcel. editora (desprezando os investida Cient. Cient. Suc. Pros. Pros. Suc. Comercial Comercial mentos indiretos:Acadmica pesquisadores em regimeAcadmica subsdio pblico a pesquisa em parcial, 50000 instituio privada e co-edies com editoras privadas).
15,6%

Cient. Excel. Acadmica

C C

Grfico 11: Percentual de livros publicados com financiamento pblico direto (editora pblica 40000 ou autor em instituio pblica).
100,0% 90,0% 80,0% 70,0% 60,0% 50,0% 40,0% 30,0% 20,0% 10,0% 0,0% Cient. Excel. Acadmica Cient. Suc. Comercial Pros. Excel. Acadmica Pros. Suc. Comercial

Excel. mica

Pros. Suc. Comercial

30000 20000
43,8% 42,3% 38,9% 15,6%

10000 0 1105 Peru 1482 Portugal

438

Catal

GPOPAI USP

29

Investimentos pblicos e privados na publicao de teses e dissertaes


Como mencionado acima, no apenas h subsdio pblico na produo dos contedos dos livros tcnico-cientficos por meio dos salrios dos docentes, mas tambm dos pesquisadores que preparam teses e dissertaes no nvel de doutorado, mas tambm de mestrado e, mais recentemente, ps-doutorado. As tabelas abaixo estimam os custos de produo de contedos de livros a partir de dissertaes de mestrado e teses de doutorado. Elas tomam como parmetro o custo-aluno na Universidade de So Paulo (responsvel por cerca de 25% da produo cientfica brasileira) e o apoio da FAPESP, principal agncia financiadora no estado.

Tabela 5: Investimento pblico para a produo de uma dissertao de mestrado USP/ FAPESP.9

Custo aluno ps-graduao/ ano (R$ 15.576,51) em 3 anos9 Bolsa mestrado Fapesp ano I (R$ 1.164,00) Bolsa mestrado Fapesp ano II (R$ 1.236,00) Reserva tcnica Fapesp (10% do valor da bolsa) Investimento pblico total para a produo de contedo
Fonte: Oramento USP 2005; FAPESP 2007

R$ 46.729,53 R$ 13.968,00 R$ 14.832,00 R$ 2.880,00 R$ 78.409,53

Embora a FAPESP apenas conceda bolsas por 2 anos para alunos de mestrado e 3 para alunos de doutorado, na estimativa de custo-aluno inclumos os ainda muito mais usuais perodos de 3 anos para mestrado e 4 para doutorado.
GPOPAI USP

31

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

Tabela 6: Investimento pblico para a produo de uma tese de doutorado USP/ FAPESP.

Custo aluno ps-graduao/ ano (R$ 15.576,51) em 4 anos Bolsa doutorado Fapesp ano I (R$ 1.716,00) Bolsa doutorado Fapesp anos II e III (R$ 2.124,00) Reserva tcnica Fapesp (30% do valor da bolsa) Investimento pblico total para a produo de contedo
Fonte: Oramento USP 2005; FAPESP 2007

R$ 62.360,04 R$ 20.592,00 R$ 50.976,00 R$ 21.470,00 R$ 155.344,04

Em seguida, podemos comparar esse investimento pblico na produo de contedo, com os custos editoriais e manufatureiros das editoras privadas que publicam a tese ou a dissertao na forma de livro. Esses custos so o investimento privado que feito para a produo do livro. Para essa estimativa, utilizamos a tiragem e preo de capa mdios dos livros tcnico-cientficos segundo a Cmara Brasileira do Livro (CBL, 2007). Em seguida, estimamos o investimento privado, assim como os direitos autorais repassados aos autores e os lucros da editora segundo modelo do BNDES sobre o mercado livreiro que incorpora uma frmula largamente utilizada no meio editorial (Earp & Kornis, 2005).

Tabela 7: Investimento privado para a publicao de uma tese. 1.800 exemplares a R$ 38,00 o preo de capa

Direitos autorais (10%) Lucro da editora Investimento editorial privado (custos editoriais e manufatureiros)
Fonte: Earp & Kornis, 2005

R$ 6.840,00 R$ 10.260,00 R$ 17.100,00

Essa estimativa mostra que o investimento privado da editora para a publicao bastante desproporcional ao investimento pblico para a gerao de contedo. No obstante, no estabelecimento do contrato de cesso de direitos autorais a editora privada que detm a propriedade intelectual e estabelece uma eventual poltica de acesso obra (por exemplo, permitindo ou no a cpia de trechos para fins didticos).
32

GPOPAI USP

SUBSDIO PBLICO E ACESSO AO CONHECIMENTO

Na tabela abaixo, v-se como distribudo proporcionalmente o investimento pblico e privado em relao ao investimento total necessrio.

Tabela 8: Percentual do investimento pblico e privado em relao aos custos totais de produo de um livro a partir de uma dissertao ou tese.

Dissertao de mestrado Investimento privado (custos editoriais e manufatureiros) Investimento pblico (custos de produo da tese) 17,9% (R$ 17.100,00) 82,1% (R$ 78.409,53)

Tese de doutorado 9,9% (R$ 17.100,00) 90,1% (R$ 155.344,04)

Uma nova portaria da CAPES de fevereiro de 2006 (portaria 13/ 2006) instituiu a obrigatoriedade da divulgao de teses e dissertaes defendidas no Brasil e permitir que o problema do acesso a contedos seja resolvido no que diz respeito s novas teses e dissertaes. Essa lei, far com que o Brasil tenha a maior base de teses e dissertaes disponveis online em todo o mundo. Apesar disso, o sistema brasileiro no est integrado, com algumas instituies adotando os padres internacionais promovidos pelo Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia (IBICT) do Ministrio da Cincia e Tecnologia e publicando na Biblioteca Digital de Teses e Dissertaes e outras instituies disponibilizando suas teses pelo portal Domnio Pblico do Ministrio da Educao. O grfico abaixo mostra, com dados de abril de 2007, a dimenso dos bancos de teses e dissertaes brasileiros em relao a alguns estrangeiros.

GPOPAI USP

33

. l

Pros. Excel. Acadmica

Pros. Suc. Comercial

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

Grfico 12: Nmero de teses e dissertaes em repositrios selecionados. Referncia: abril de 2007
60000 53000 50000 40000 30000 20000 10000 0 1105 Peru 1482 Portugal 4380 Catalunha 8959 9782 10746 39388 46000

6821

Frana

Taiwan

Austrlia

Brasil (DP) Brasil (BDTD) Canad

Alemanha

Fonte: Cybertesis do Peru; Depsito de Dissertaes e Teses de Portugal; Tesis Doctorals en Xarxa da Catalunha; Thses en Ligne da Frana; Electronic Theses and Dissertation System de Taiwan; Digital Theses Program da Austrlia; Domnio Pblico do Brasil; Biblioteca Digital de Teses e Dissertaes tambm do Brasil; Theses Canada; Biblioteca Nacional da Alemanha.

Embora os dados acima mostrem uma situao promissora para o acesso ao conhecimento cientfico fruto de teses e dissertaes, resta ainda o problema das teses e dissertaes produzidas com recursos pblicos antes da entrada em vigor da portaria da CAPES e que continuam indisponveis ao pblico brasileiro.

34

GPOPAI USP

Custos e disponibilidade de livros em 10 cursos da Universidade de So Paulo


Levantamos a seguir a bibliografia do primeiro ano de 10 cursos: Sistemas de Informao, Licenciatura em Cincias da Natureza, Lazer e Turismo, Marketing, Tecnologia Txtil e da Indumentria, Gesto Ambiental, Obstetrcia, Gerontologia, Cincias da Atividade Fsica e Gesto de Polticas Pblicas10. Neste levantamento, estimamos os custos da aquisio da bibliografia exigida no curso e os comparamos com a renda familiar dos estudantes. Os custos foram estimados a partir do preo mdio de mercado em livrarias online e o valor dos livros importados foi estimado com base no preo (includo frete) na livraria online Amazon. A renda familiar dos estudantes do curso est baseada em dados recolhidos pela FUVEST. Alm disso, medimos tambm a quantidade de livros esgotados cuja leitura exigida nas disciplinas. preciso notar que, justamente por estarem esgotados, os custos de aquisio destes livros (que chegam a 1/3 da base bibliogrfica) no foram computados nos custos. Os dados mostram claramente que a compra dos livros utilizados na universidade (em oposio cpia reprogrfica de captulos) no est ao alcance dos estudantes. Em todos os cursos, para mais de 3/4 dos estudantes, os custos anuais para a compra de livros est muito prximo da totalidade da renda familiar mensal ou mesmo a ultrapassa. Os dados tambm contrariam uma recomendao freqente das edito-

10

Alguns desses dados foram reunidos com a colaborao de estudantes da disciplina Cultura digital e cultura livre ministrada na Escola de Artes, Cincias e Humanidades da Universidade de So Paulo em 2007.
GPOPAI USP

35

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

ras de que as bibliotecas universitrias deveriam assumir o nus dessa incapacidade financeira dos estudantes. Como os gastos para a aquisio do material est muito distante da capacidade de compra das famlias dos estudantes, as bibliotecas no teriam condies oramentrias de suprir toda a demanda.

Tabela 9: Custos de aquisio de livros listados na bibliografia obrigatria e renda familiar dos estudantes.

Curso Sistemas de Informao Lic. Cincias da Natureza Lazer e Turismo Marketing Tec. Txtil e da Indumentria Gesto Ambiental Obstetrcia Gerontologia Cincias da Atividade Fsica Gesto de Polticas Pblicas

Custo de aquisio dos livros por ano R$ 3.915,58 R$ 3.640,90 R$ 4.572,90 R$ 4.242,51 R$ 4.164,79 R$ 5.212,69 R$ 5.810,46 R$ 4.417,19 R$ 3.344,75 R$ 5.243,02

Estudantes com renda familiar mensal inferior a R$ 5.000,00 90,6% 91,3% 81,3% 76,1% 79,5% 84,1% 86,7% 91,2% 88,3% 78,1%

Tabela 10: Livros esgotados listados na bibliografia obrigatria dos cursos.

Curso Sistemas de Informao Lic. Cincias da Natureza Lazer e Turismo Marketing Tec. Txtil e da Indumentria Gesto Ambiental Obstetrcia Gerontologia Cincias da Atividade Fsica Gesto de Polticas Pblicas

Percentual de esgotados 11,76% 35,71% 9,3% 4,55% 35,48% 27,78% 40,5% 41,67% 51,02% 17,24%

36

GPOPAI USP

Financiamento pblico e polticas de direitos autorais das editoras universitrias brasileiras


Nossa pesquisa sobre os livros tcnico-cientficos havia estimado uma elevada participao das editoras pblicas universitrias neste mercado (nas disciplinas cientficas contribuindo com algo entre 13% e 20% do mercado), o que justificava uma investigao mais detalhada do setor. A Associao das Editoras Universitrias (ABEU) tem atualmente 113 editoras filiadas. At o momento, havia apenas um levantamento mais sistemtico sobre o setor (Marques Neto, 2003) realizado em 2001. Esse estudo atualiza alguns dos dados colhidos naquela investigao e recolhe outros, uma vez que nosso enfoque avaliar o financiamento pblico destas editoras. Realizamos uma pesquisa com 33 dos principais editores universitrios do pas. Essa amostra um pouco inferior ao levantamento de 2001, tanto em nmeros absolutos como relativos (j que houve aumento no nmero de editoras) e o perfil das editoras diferente, pois nossa amostra est concentrada nas editoras pblicas. O objetivo da pesquisa foi levantar dados para avaliar o financiamento pblico e as polticas relativas a direito autoral adotadas pelas editoras universitrias. Os dados foram colhidos durante o encontro da ABEU realizado em Florianpolis em maio de 2007. Consideramos a amostra significativa, no apenas por incluir 29% do universo, como pelo fato de que as editoras que estavam presentes no encontro so consideradas as mais ativas e importantes do mercado editorial universitrio nacional. A seguir, listamos as instituies s quais as editoras entrevistadas esto vinculadas:

GPOPAI USP

37

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

Tabela 11: Editoras que compem a amostra pesquisada

Editora Editora UNESP Edusp

Universidade Universidade Estadual de So Paulo Universidade de So Paulo

Editora EAM

Universidade Universidade AnhembiMorumbi

Editora Fiocruz Fundao Oswaldo Cruz Editora UFRO Editora da UFRR Editora da UFT Editora da UFMT Universidade Federal de Rondnia Universidade Federal de Roraima Universidade Federal do Tocantins

Editora UnB Universidade de Braslia Editora UFRGS Editora Universitria UFPE Edufba Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal da Bahia Universidade Federal de Edufscar So Carlos Universidade do Estado Eduerj do Rio de Janeiro Universidade de Passo Editora UPF Fundo Editora Universidade Federal do UFPR Paran Universidade Federal Edufpa do Par Editora da Universidade Federal de UFSM Santa Maria Editora Universidade Federal de UFLA Lavras Editora Universidade da Regio Univille de Joinville Editora Uniju Eduel Editora da UECE
38
GPOPAI USP

Universidade Federal de Mato Grosso Universidade Estadual Editora UEMS de Mato Grosso do Sul Universidade Estadual Edies UESB do Sudoeste da Bahia Universidade do Editora Univali Vale do Itaja Universidade Federal do Editora UFES Esprito Santo Universidade Sagrado Edusc Corao Universidade Catlica Editora da UCB de Braslia Universidade Estadual Eduep da Paraba Universidade Estadual Editora UEPG de Ponta Grossa Eduff Universidade Federal Fluminense Universidade de Sorocaba

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Universidade Estadual de Londrina Universidade Estadual do Cear

Editora UNISO

SUBSDIO PBLICO E ACESSO AO CONHECIMENTO

Entre outras informaes, a pesquisa levantou o acervo de livros de cada editora, o nmero de livros em catlogo, o nmero de livros esgotados, a poltica de cesso de direitos autorais e a remunerao aos autores, a quantidade de recursos anuais recebidos da universidade, seu estatuto jurdico e o nmero de funcionrios. Foi levantada tambm a posio dos editores com relao a disponibilizao de obras esgotadas em formato eletrnico, a possibilidade de acesso aberto/ livre aos contedos, a disponibilizao de obras resultantes de pesquisas da prpria universidade e a prtica da reprografia de livros. No que diz respeito ao financiamento das editoras, foram levantados os custos de produo do livro, a participao dos subsdios nos gastos totais da editora, a participao mdia do faturamento das vendas no custo de produo e a forma de subsdios recebidos por instituies pblicas (como impostos, aluguel, gua, luz, pagamento de funcionrios, servios de transporte, telecomunicaes, gastos com participao em eventos, correios, marketing e outros). Dessas 33 editoras, embora o estatuto jurdico tenha sido bem variado (fundaes, autarquias ou rgos da universidade), 28 eram ligadas a universidades ou organismos pblicos (universidades municipais, estaduais ou federais, fundaes ou autarquias pblicas) e cinco eram ligadas a universidades privadas ou comunitrias. preciso notar que nossa amostra difere substancialmente daquela do estudo de Marques Neto de 2001, no qual apenas 50% das editoras eram pblicas (40% privadas e 10% comunitrias). Em parte, essa variao se explica pelo surgimento de novas editoras universitrias nos ltimos anos e, em parte, pela maior participao das universidades pblicas em eventos da categoria. Uma das barreiras para se analisar o setor a obteno de dados contbeis para uma anlise financeira, uma vez que a maior parte das editoras est dentro das universidades, dependo delas para aquisio de bens e servios, em geral no quantificados, como mo de obra, aluguel, servios de transporte, telecomunicaes, fornecimento de gua, eletricidade entre outros, como veremos mais adiante. Algumas delas nem sequer possuem registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdica, emitindo notas no nome da prpria universidade que as abriga. H casos em que a renda obtida com a venda de livros entra diretamente na contabilidade da universidade, sendo a editora quase uma marca para a divulgao da produo cientfica da universidade. H uma grande disparidade no que se refere ao tamanho do acervo. Quase um tero das editoras possuem no mximo 100 ttulos em catlogo e nos ltimos anos sugiram novas editoras que ainda no tm mais de 50 livros publicados. Para definir categorias para anlise e ter um parmetro sobre o nvel de atividade recente das editoras uma vez que o tamanho da catlogo no mostrou ser indicador confivel do
GPOPAI USP

39

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

nvel de atividade , multiplicamos o nmero de lanamentos, reedies e reimpresses dos livros no ltimo ano pela tiragem mdia de exemplares. Obtemos assim, um indicador de atividade que d uma dimenso melhor do nvel de produo do setor. O estabelecimento de um indicador de atividade permitiu agregar as editoras em trs grandes grupos. Essa distribuio possibilitou superar satisfatoriamente a barreira da enorme diversidade do setor para se obter indicativos de tendncia com base nos dados quantitativos.
Tabela 12: Editoras agrupadas por indicador de atividade de produo. Ano de referncia: 20061112

Grupo 1
Grupos Pouco ativas/ Pequenas (at 10 mil livros impressos) Ed. da UFRR, Ed. UEMS, Ed. Univille, Ed. Univali, Eduff, Eduep, Uesb, Ed. Uniso, Edufro, Universa, Ed. da UFT

Grupo 2
Mdias (de 10-30 mil impressos) EDUSC, Edufba, Ed. Edufscar, Edufpa, Ed. da UFSM, Ed. UFAL, Ed. da UEPG, UFES, EDUECE, Unijui, Eduel, EAM, Ed. da UFPR11

Grupo 3
Muito ativas / grandes (mais de 30 mil impressos) Edusp, Ed. da Unesp, Ed. UnB, Ed. UFRGS, Ed. FioCruz, Eduerj, Ed. Univ. UFPE, Ed. da UFMT, Ed. UPF

Editoras

Produo em 2006 N de editoras no grupo % do total das editoras Mdia de ttulos lanados em 2006 Re-edies e reimpresses em 2006 Tiragem mdia Acervo em catlogo (mdia) % mdio de ttulos esgotados Nmero mdio de funcionrios12

abaixo de 10 mil exemplares 11 33% 9,2 (*) 1,0 (*) 530 (*) 80,1 (*) 18,2 (*) 8,7 (*)

de 10 mil at 30 mil exemplares 13 39% 23,2 (**) 6,4 814 484,3 22,4 11,1

> de 30 mil exemplares 9 27% 47,8 13,4 1183 695.5 32,6 32,0

(*) Exclui editora da UNISO e EdUFT, que esto iniciando suas atividades. (**) No inclui UFPR.

11 12

Editor no soube informar sobre o acervo e tiragem mdia. A incluso no grupo 2 foi feita por estimativa, considerando as informaes sobre o catlogo ativo disponvel no site da editora. Inclui estagirios
GPOPAI USP

40

SUBSDIO PBLICO E ACESSO AO CONHECIMENTO

Cabe dizer que h uma grande disparidade no volume de produo entre as editoras pesquisadas. No grupo 3, as duas maiores editoras apresentavam produo superior a 150 mil exemplares em 2006. O nmero mdio de lanamentos anual por editora, considerando 2006, foi de 27 ttulos e 6 reedies. Vrias editoras usam o sistema sob demanda para publicar, o que tem diminudo consideravelmente o tamanho das tiragens das edies mais recentes. A remunerao tpica dada ao autor 10% (em 72% das editoras), sendo maior no caso de reedies ou de acordo com o nvel de venda e podendo ser dada em livros. Cada editora tem uma poltica prpria e, no geral, feita uma negociao individual caso a caso. A variedade de polticas de cesso de direitos tanta, que no foi possvel apurar um padro especfico. H uma tendncia de que a cesso de direitos seja feita para uma nica edio no caso dos autores nacionais. A mdia de recursos financeiros recebidos das universidades ou fundaes a que esto ligadas foi de R$ 88.428,57. O quadro de funcionrios mdio, incluindo estagirios de 23 pessoas.

Tabela 13: Percentual de editores que recebem subsdios diretos por grupo. Ano de referncia: 2006

Recebem % 100 69 44 n 11 9 4

No Recebem % 0 23 44 n 0 3 4

No souberam responder % 0 8 11 n 0 1 1

Grupo 1 (pequenas) Grupo 2 (mdias) Grupo 3 (grandes)

Tabela 14: Mdia dos subsdios diretos recebidos pelos editores, por grupo em mil reais Ano de referncia: 2006

Grupo 1 (pequenas) Grupo 2 (mdias) Grupo 3 (grandes)


(*) 5 editores no souberam quantificar em reais

Mdia grupo 81,75 78,57 413,05

Respondentes 8 7 4

GPOPAI USP

41

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

Todos os entrevistados declararam que a editora recebe algum outro tipo de ajuda indireta alm da ajuda financeira direta. Foram exemplificados 10 itens para avaliar os tipo de subsdios indiretos recebidos, a saber: impostos, aluguel, gua, luz, pagamento de funcionrios, servios de transporte, telecomunicaes, gastos com participao em eventos, correios, marketing. Podia ainda o entrevistado incluir algum outro item subsidiado. Da amostra, 91% tem pelo menos 8 desses custos pagos pela instituio a que est associado, sendo que 55% tem todos esses dez itens subsidiados. A mdia dos subsdios anuais na estimativa global dos gastos da editora segundo os dados fornecidos pelos dos entrevistados foi de 66%.

Tabela 15: Editoras que recebem subsdios indiretos da instituio a que esto ligadas, por grupo. Ano de referncia: 2006

Grupo 1
Recebe % 1. impostos 2. aluguel 3. gua 91 91 n 10 10 No Recebe % 9 9 0 0 0 9 0 0 9 27 n 1 1 0 0 0 1 0 0 1 3

Grupo 2
Recebe % 85 92 92 92 92 85 85 85 85 69 n 11 12 12 12 12 11 11 11 11 9 No Recebe % 15 8 8 8 8 15 15 15 15 31 n 2 1 1 1 1 2 2 2 2 4

Grupo 3
Recebe % 89 100 89 89 78 89 78 78 78 67 n 8 9 8 8 7 8 7 7 7 6 No Recebe % 11 0 11 11 22 11 22 22 22 33 n 1 0 1 1 2 1 2 2 2 3

Mdia Geral
Recebe % 88 94 94 94 91 88 88 88 85 70 n 29 31 31 31 30 29 29 29 28 23 No Recebe % 12 6 6 6 9 12 12 12 15 30 n 4 2 2 2 3 4 4 4 5 10

100 11

4. eletricidade 100 11 pagamento 5. de funcio- 100 11 nrios 6. 7. servios de transporte 91 10

telecomuni100 11 caes 100 11 91 73 10 8

participa8. o em eventos 9. correios 10. marketing

42

GPOPAI USP

SUBSDIO PBLICO E ACESSO AO CONHECIMENTO

Tabela 16: Percentual mdio de tens com subsdio indireto por grupo de editoras. Ano de referncia: 2006

Mdia grupo (%) Grupo 1 (pequenas) Grupo 2 (mdias) Grupo 3 (grandes) 92,8 86,2 83,3

Tabela 17: Distribuio das editoras segundo subsdio anual direto. Ano de referncia: 2006

sim % Recebem subsdios indiretos Recebem subsdios diretos Apenas recursos prprios 94% 73% 3% n 31 24 1 % 6%

no n 2 7 32

no sabe % 6% n 2 -

21% 97%

A pesquisa buscou tambm avaliar como os editores vem as questes de acesso ao conhecimento. Sobre se as obras esgotadas poderiam ser disponibilizadas em formato digital ou sob demanda, 85% afirmaram estar de acordo. Como a pesquisa foi quali-quanti, foi possvel apurar os diferentes nveis de percepo dos autores com relao a cada item. Neste caso, 45% estavam de pleno acordo, enquanto 42% tinham ao menos alguma ressalva. Cerca de 77% dos respondentes concordaram que o acesso a tais livros poderia ser livre ou aberto.
Tabela 18: Distribuio do apoio ao acesso e digitalizao de obras esgotadas e/ou cientficas.

Sim % Obras esgotadas podem ser disponibiliza85% das online ou sob demanda? O acesso a essas obras poderia ser livre? 77% Obras fruto de pesquisa na universidade 53% poderiam ser disponibilizadas livremente? Apia a digitalizao de livros esgotados? 71% n 28 25 18 23

No % 6% 18% 32% 18% n 2 6 10 6

No soube/ No respondeu % n 9% 6% 15% 12% 3 2 5 4

GPOPAI USP

43

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

Sobre a possibilidade de disponibilizao de obras resultantes de pesquisas da universidade, 53% declararam estar de acordo, 32% declararam ser contra e outros 15% no tinham opinio formada. Com relao disponibilizao digital das obras esgotadas, 85% se declaram favor, enquanto 77% afirmaram que o acesso a elas deveria ser livre. A digitalizao de livros esgotados tambm teve apoio expressivo dos editores (71%), conforme se pode ver no quadro abaixo.

Tabela 19: Opinio sobre qual deveria ser o limite para cpia do livro.
Sem restries Livro inteiro/ sem limite % 24% n 8 Lei deve ser mais permissiva (caso de livros esgotados, acesso digital/ou liberar cpia com cobrana) % 30% n 9 Conforme lei vigente (at 10% ou 1 captulo) % 21% n 7 Restrio deve ser maior ou total % 12% n 4 O autor que deve decidir No soube/ No respondeu

% 6%

n 2

% 9%

n 3

A posio dos editores com relao cpia dos livros foi bastante diversa. 21% defende que ela seja permitida nos termos da lei atual, que permite pequenos trechos. Os editores, na maioria das respostas, interpretaram esse limite como sendo 10% do livro ou um captulo. Outros 24% afirmaram que no deveria haver restries para a cpia. Para 30% a lei deveria ser mais permissiva, liberando a cpia para obras esgotadas, acesso digital ou pores maiores da obra. Afirmaram defender restrio maior ou total da cpia 12% dos entrevistados. Considerando que 54% dos editores entendem que a lei deveria ser mais permissiva ou que no se deve impor nenhuma restrio cpia de livros e que outros 21% entendem que o limite da lei refere-se a 10% ou um captulo, a posio pblica da ABDR, discutida acima, parece no refletir esse segmento do setor editorial.

44

GPOPAI USP

Recomendaes de polticas
Essa breve anlise sobre o mercado de livros tcnico-cientficos nos permitiu avaliar o grau em que recursos pblicos contribuem para o setor, seja por meio de imunidade de tributos e no incidncia de contribuies, seja pelo financiamento direto na produo de contedos, com o pagamento de cientistas ou bolsistas em regime de dedicao integral, seja pelo financiamento de editoras universitrias pblicas. Como visto acima, o setor de livros no recolhe tributos (ICMS, IPI, ISS) ou contribuies (PIS/PASEP e COFINS). Estimamos esse subsdio pblico ao setor de livros em 978 milhes de reais para o ano de 2006 ou 34% de todo o faturamento do setor. Esse valor muito superior ao oramento anual do Ministrio da Cultura. O pblico que fornece esse subsdio to importante para o fomento da cultura e da cincia, no recebe, no entanto, qualquer contrapartida por parte das editoras. A indstria editorial, pelo contrrio, tem realizado grandes esforos para restringir o acesso pblico aos contedos dos quais detm os direitos autorais. As aes empreendidas pela ABDR nos ltimos anos so o melhor exemplo disso. Assim, parece-nos que cabe ao poder pblico criar marcos legais que garantam que esse subsdio pblico ao setor tenha como contrapartida garantias de acesso a contedos, em particular para fins didticos e cientficos. Os debates pblicos atualmente levados a cabo pelo Ministrio da Cultura com vistas reforma da lei de direito autoral so uma excelente oportunidade para a introduo de tal marco legal. Algumas recomendaes para a reforma da lei de direitos autorais: Limitaes da lei de direito autoral deveriam prever a cpia integral para fins no comerciais ou, pelo menos, para fins didticos e cientficos. A excepcionalidade dos fins didticos e cientficos, no decorre apenas da importncia social dessas atividades, mas tambm do fato de que o setor pblico tem historicamente fornecido, sem exigncia de contrapartida, boa parte dos contedos para o setor editorial privado. A contribuio
GPOPAI USP

45

O MERCADO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS NO BRASIL

pblica para a gerao de contedo na forma de salrios a pesquisadores com dedicao integral pode chegar a 86% dos livros de autores que atuam no Brasil nas reas cientficas. As limitaes deveriam prever tambm a cpia integral de ttulos esgotados. No nosso levantamento, a despeito de variaes de tipo de curso e do perfil das instituies, cerca de 30% dos livros adotados nos cursos superiores estavam esgotados. Isso significa que, na ausncia de limitaes especficas, os estudantes no tm acesso legal a surpreendentes 30% da sua base bibliogrfica. Como esses ttulos esto fora do mercado, no h razo para haver restries cpia. preciso mencionar tambm que, em nosso levantamento, 77% dos editores universitrios consideram que o acesso s obras esgotadas poderia ser livre. Na ausncia de uma norma que permita a cpia integral de livros para fins no comerciais, seria conveniente que houvesse uma limitao especfica para a cpia de livros importados que, devido aos custos, so muito mais caros que os nacionais. Em nosso levantamento, eles podem chegar a 30% da base bibliogrfica nos cursos cientficos das instituies de excelncia acadmica.

No que diz respeito s universidades e outras instituies cientficas pblicas, recomendamos as seguintes polticas: Que se definam nos contratos de trabalho com os pesquisadores que os livros resultantes das pesquisas desenvolvidas na instituio sejam publicados com licenas que permitam a reproduo integral para fins didticos e cientficos sem intuito de lucro. Isso se justifica pelo fato de que os custos de produo de contedo (que tm origem pblica) so pelo menos nove vezes superiores ao investimento privado que feito pelas editoras privadas, no caso de teses e dissertaes e podem ser ainda superiores no caso de professores e pesquisadores. A objeo de que uma tal poltica desestimularia as editoras a publicarem livros de autores das universidades contestada pelo fato de as editoras dependerem fortemente dos contedos providos pelas universidades pblicas. No setor de livros tcnico-cientficos, nossa estimativa indica que mais da metade dos contedos brasileiros (chegando a 86% em algumas reas) so produzidos por

46

GPOPAI USP

SUBSDIO PBLICO E ACESSO AO CONHECIMENTO

autores ligados a universidades pblicas, de forma que h mais dependncia das editoras com relao s universidades pblicas que o inverso. Ademais, entre os prprios editores universitrios, a maioria (54%) entende que a lei deveria ser mais permissiva ou que no se deve impor nenhuma restrio cpia de livros. No que diz respeito s editoras universitrias, nossa pesquisa indicou que elas so bastante subsidiadas pelas universidades pblicas s quais esto ligadas (apenas 3% delas se sustentam apenas com recursos prprios). Elas esto to institucionalmente ligadas s universidades que quase impossvel quantificar o grau de subsdio, que, pelos indicadores que levantamos parecem, no obstante, ser muito altos. Assim, uma vez que essas editoras so subsidiadas com recursos pblicos e j operam em larga medida fora do mercado, recomendamos que elas tambm adotem polticas de licenas que permitam o livre acesso a seus contedos para fins didticos e cientficos, sem intuito de lucro.

Alm do fato de que contedos e editoras tm forte subsdio pblico, existe tambm o fato objetivo de que os custos de aquisio dos livros necessrios aos cursos freqentemente no esto ao alcance dos estudantes. Um pequeno levantamento que realizamos em 10 cursos da Universidade de So Paulo mostrou que a compra de todos livros de um ano comprometeria a renda familiar mensal de 90% dos estudantes. Assim, no realista a exigncia da compra de todos os livros exigidos nos cursos. A comparao do aumento da populao universitria com a variao da produo de livros tambm sugere que os novos estudantes de menor renda que entraram no sistema no esto comprando livros. A natureza pblica do financiamento da produo cientfica no Brasil precisa ser reconhecida pelas autoridades e ser incorporada na gesto das instituies de ensino e pesquisa e das editoras universitrias, assim como no processo de reforma da lei de direito autoral. O pblico que financia a produo cientfica e subsidia a publicao no pode ser privado do acesso aos contedos.

GPOPAI USP

47

Referncias bibliogrficas
Baleeiro, A. Direito tributrio brasileiro. Rio de Janeiro: Forense, 2001. Brasil. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 1998. Brasil. Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Brasil. Lei n. 10.695, de 1o de julho de 2003. Brasil. Lei n. 10.865, de 30 de abril de 2004. CBL. Diagnstico do setor editorial brasileiro. So Paulo: 1996-2002. CBL/ SNEL. Produo e vendas do setor editorial brasileiro. So Paulo: 2003-2007. Earp, F. S.; Kornis, G. A cadeia produtiva do livro no Brasil. Rio de Janeiro: BNDES, 2005. Hallewell, L. O livro no Brasil. So Paulo: Edusp, 1985. IIPA. International Intellectual Property Alliance 2007 Special 301 Report. 2007. Marques Neto, J. C. Editoras universitrias brasileiras. IESALC/ UNESCO, 2003. Ministrio da Cultura. Perspectivas do mercado editorial e livreiro para 2005. Brasilia (?): 2005. Toledo, A.; Faibis, L. Du cot du livre au prix des ides. Paris: Ministre de la culture et de la communication, 1999. USP. Resoluo da reitoria 5213. 18 de maio de 2005. USP. Parecer: sugestes para a reviso do parecer normativo CJP 1158/1998. 2005b.

GPOPAI USP

49

You might also like