You are on page 1of 3

Princpios informativos do Direito Administrativo

Princpios informativos do Direito Administrativo O princpios do o norte da administrao pblica. - Celso Bandeira de Melo considera dois princpios : 1 Da supremacia do interesse pblico sobre o particular. o princpio central, que rege toda a administrao pblica. O interesse da sociedade sempre superior ao individual. Ex.: Estado precisa de uma casa,ento pode desapropri -la. H determinados atos em que o Estado no age com essa supremacia. Ex.: Estado quer alugar uma casa. O dono aluga se quiser. O Estado a se revela ao particular. 2 Da indisponibilidade dos interesses pblicos. Os interesses pblicos so indisponveis. Ex.: O agente administrativo no pode deixar de cobrar impostos, fazer renncias, no pode usar os bens pblicos como sendo seus... S se a sociedade disser que ele pode. Ex.: Para reduzir uma multa preciso ter a aprovao dos representantes do povo (os parlamentares). - Princpios informativos segundo outros doutri nadores: 1) Da restritividade Na administrao pblica s se faz o que est previsto na lei. (legislao, conduta funcional... tudo que est na norma). 2) Da presuno da legitimidade ou veracidade Todo ato se presume legtimo, verdadeiro. Em princpio, no se pode deixar de cumpri lo. Tem que provar que ele ilegtimo, verdadeiro. melhor cumprir logo e recorrer depois, uma vez que pode demorar para levantar provas (remdio jurdico). 3) Da especialidade Cada rgo tem um fim especifico, uma funo, uma especialidade na sua atuao administrativa.. Pode ser atribuda outra funo, s que atrapalhar o funcionamento do sistema. 4) Da tutela administrativa Tutela controle dos atos. Cada agente tem controle, fiscaliza os subalternos. H controle exercido sobre os atos da Administrao. Observncia das atividades administrativas destinadas aquele rgo: controla atos de terceiro: controle externo, de acordo com a hierarquia dos rgos. 5) Da auto-tutela Controle dos prprios atos. Administrao rev seus atos. Anula atos ilegais e revoga atos inconvenientes. 6) Da hierarquia Tem que se prever relao de subordinao, indicao de competncias... H a organizao com escala hierrquica em nvel de competncia. Se no houver hierarquia, dificilmente a administrao funciona, sendo inevitvel o prejuzo. 7) Da continuidade do servio pblico O servio publico ininterrupto, contnuo, no pode deixar de ser presta do. Caso contrrio, deixa de existir o Estado Administrador. O servidor no deveria fazer greve, porque ela vai de encontro aos interesses da sociedade.

O servio pblico no pode sofrer interrupo. A prestao tem que ser contnua. Se parar, deixa de existir o Estado-administrador, contrariando o interesse pblico. 8) Da indisponibilidade dos bens pblicos Os bens fsicos da administrao pblica so da sociedade, so indisponveis. Os bens pblicos no podem ser utilizados para atender interesses pa rticulares. Sua finalidade no pode ser desviada. 9) Da igualdade entre administrados Todos so iguais perante a lei. No pode haver distino no atendimento aos administrados. Essenciais, pessoas so iguais em tudo, mais amplo (abrange todos os direitos) Diferena para o Princpio da impessoalidade: este est contido no Princpio da Finalidade, v o aspecto da no distino. No da igualdade o interesse pblico deve sempre prevalecer. 10) Do poderdever Todo agente tem dever de agir dentro de seu limite de competncia, a favor da Administrao, sem a necessidade de provocao de quem quer que seja. Faz porque pode e deve. um poder dado dentro de uma hierarquia. o poder de deixar de fiscalizar. Posso e devo, dentro dos limites de hierarquia (no fiscalizo meu superior, e sim meu subalterno).

Ex.: Prefeito designou uma comisso para apurar provvel favorecimento a uma empreiteira que estaria usando equipamentos do municpio. Os acusados em sua defesa, alegaram que o uso dos equipamentos era em obra de interesse da prefeitura e que o fato haver sido comunicado ao chefe de gabinete do prefeito. A comisso concluiu pela inexistncia de ilicitude, razo por que ato do prefeito manteve a prtica. O caso acima: - Feriu o princpio da indisponibilidade de bens pblicos. Responsabilidade de quem liberou os equipamentos. - Feriu o princpio da tutela administrativa. Faltou fiscalizao depois que o chefe de gabinete foi informado que era ilegal e liberou. Ele deveria ter agido antes da denncia. O chefe de gabinete tinha o poder e dever de rever seu ato. - Feriu o princpio das hierarquia. O prefeito manteve o que os subordinados decidiram (inverso de hierarquia). - Feriu o princpio da igualdade. Houve favorecimento a um administrado (a empreiteira). - Feriu o princpio da impessoalidade e da moralidade. (mesmo motivo do item anterior). 11) Da auto executoriedade Os atos administrativos so auto executveis, no h que se contest -los, mas sim cumprilos. O ato tem que ser cumprido de imediato, j que goza da presuno de legitimidade, e s depois, se for o caso, poder ser contestado.

Quais so os princpios informativos do servio pblico? A- A+ 13/04/2009-09:30 | Autor: Brbara Damsio ; Resoluo da questo 53 - Direito Administrativo

53 - (FAURGS) So princpios especficos informativos dos servios pblicos A) continuidade, eficincia, mutabilidade e cortesia na prestao. B) Generalidade, regularidade, livre concorrncia e modicidade de tarifas. C) Regularidade, universalidade, mutabilidade e caducidade. D) Continuidade, eficincia, universalidade e subsidiariedade. E) Generalidade, gratuidade, cortesia na prestao e livre concorrncia. NOTAS DA REDAO: A alternativa correta a letra A. A) continuidade, eficincia, mutabilidade e cortesia na prestao. Como o servio pblico voltado aos membros da coletividade devem obedecer a certos aspectos genricos compatveis com o prestador, os destinatrios e o regime a que se sujeitam. Esses aspectos genricos constituem os princpios regedores dos servios pblicos. Vejamos: A) Princpio da continuidade: Esse princpio indica que os servios pblicos no devem sofrer interrupo, isto , sua prestao deve ser contnua para evitar que a paralisao provoque colapso nas atividades particulares. B) Princpio da eficincia: Deve o Estado prestar seus servios com a maior eficincia possvel. Conexo com o princpio da continuidade, a eficincia reclama que o Poder Pblico se atualize com os novos processos tecnolgicos, de modo que a execuo seja mais proveitosa com menos dispndio. C) Princpio da mutabilidade: O princpio da mutabilidade do regime jurdico ou da flexibilidade dos meios aos fins autoriza mudanas no regime de execuo do servio para adapt-lo ao interesse pblico, que sempre varivel no tempo. D) Princpio da cortesia na prestao: O princpio da cortesia sinnimo de urbanidade no tratamento. Noutro falar, significa o trato educado para com o pblico.

You might also like