You are on page 1of 10

1

A Psicologia e as tendncias pedaggicas liberais


Objetivos de aprendizagem
-Conhecer os principais conceitos da psicanlise, do humanismo e do cognitivismo. -Relacionar contedos estudados na unidades 1 com as tendncias pedaggicas liberais que influenciaram a educao brasileira.

Sees de estudo
Seo 1 A psicanlise Seo 2 O humanismo e a tendncia pedaggica no -diretiva Seo 3 O cognitivismo

Para incio de estudo


Percorrendo a histria das relaes entre Psicologia e Educao, voc conheceu um conjunto de teorias a partir das quais a compreenso sobre o processo de ensino e de aprendizagem nas escolas foi sendo construda. H outras teorias que fazem parte da histria da Psicologia como cincia que trazem implicaes tanto para as tendncias pedaggicas quanto para a compreenso do relacionamento professor aluno e das dificuldades de aprendizagem. Essas teorias so a psicanlise, o humanismo e o cognitivismo. Nesta unidade, voc conhecer os conceitos bsicos destas trs teorias e estabelecer relaes entre os contedos estudados nas sees seguintes e na unidade anterior com as tendncias pedaggicas liberais que influenciaram a educao brasileira. Voc ver que diferente da psicanlise, que utilizada na educao mais para a compreenso do relacionamento entre o professor, o aluno e o conhecimento, principalmente no que diz respeito s dificuldades de aprendizagem, o humanismo e o cognitivismo, por sua vez, relacionam -se com as tendncias pedaggicas de uma forma mais prxima.

SEO 1 A psicanlise
A psicanlise desenvolveu-se a partir do trabalho de Sigmund Freud (1856-1939). Este mdico props a psicanlise, com suas tcnicas de hipnose, expresso e associao livre de idias pelos pacientes, como uma proposta teraputica para os distrbios emocionais e tambm como uma via de investigao dos processos mentais. Sigmund Freud distinguiu trs zonas do funcionamento mental: o consciente, o subconsciente e o inconsciente. No inconsciente, situam-se as representaes inacessveis voluntariamente. Os seus contedos aparecem disfarados nos sonhos, nos atos falhos, nos sintomas, mas nunca aparecem em forma pura. Os contedos do inconsciente esto relacionados ao que foi denominado por Freud de Id. O consciente e o subconsciente esto reunidos em uma regio psquica denominada Ego. O ego administra a relao do indivduo com o meio, coordenando os seus processos mentais e dando -lhe a unidade de uma identidade. Os contedos conscientes e subconscientes so acessveis voluntariamente pelo sujeito. possvel para o sujeito saber razoavelmente o que est pensando ou sentindo a respeito dos contedos que esto em sua conscincia. A instncia psquica responsvel pela censura gratuita aos contedos do id o Superego. Esta instncia constituda a partir do moralismo e das represses da sociedade. A psicanlise preocupa-se com o funcionamento do inconsciente, diferentemente de outras linhas psicolgicas que se debruam sobre o funcionamento da mente tomando -a exclusivamente como conscincia. Freud apontou a existncia de instintos inatos no ser humano quando do seu nascimento, que o estimulam internamente a buscar a satisfao de necessidades como fome, sede e liberao de energia sexual. Os instintos so os propulsores da dinmica de desenvolvimento da personalidade. Como Freud identifica o termo instinto com as caractersticas animais, prefere usar os termos impulso ou pulso para tratar desses estmulos internos quando se refere aos seres humanos.
:02

Devido ao funcionamento do id, os seres humanos estariam sempre em busca de satisfao para seus impulsos, pois o id ignora juzos de valor, a moral, o bem e o mal, sendo regido pelo princpio do prazer. O ego desempenha o papel de mediador entre o id e o mundo exterior, sendo regido pelo princpio da realidade. Toda vez que o ego se sente ameaado pelas exigncias de satisfao imediata do id, este produz a sensao de angstia. Tanto o id quanto o ego conflitam com o superego, a instncia moralista que j foi citada. Para no sucumbir sensao de angstia provocada pela presso das pulses, o ego utiliza certos mecanismos de defesa que acabam por constituir em grande parte a personalidade. So exemplos desses mecanismos: a negao, a fantasia, a projeo, a racionalizao, a regresso, entre outros. Procure saber mais sobre os mecanismos de defesa. Pesquise na internet o significado de cada um desses termos e procure criar exemplos que os ilustrem, discutindo os exemplos com seus colegas no EVA.

Estgios do desenvolvimento psicossexual


De acordo com a teoria psicanaltica, o desenvolvimento da personalidade passa pelos seguintes estgios psicossexuais: estgio oral estende-se do nascimento at o segundo ano de vida. Neste estgio, a estimulao da boca a fonte primria de satisfao ertica. estgio anal coincide com o perodo de treinamento para aprender a ir ao banheiro autonomamente e de desenvolvimento de competncias para a higiene pessoal. /7/:02 estgio flico acontece por volta do quarto ano de idade. A satisfao ertica est relacionada regio genital e surge muita curiosidade em torno das diferenas entre os sexos e sobre, por exemplo, a origem dos bebs. quando costuma ocorrer o chamado Complexo de dipo, que consiste na identificao com o genitor do sexo oposto. tambm o estgio em que se desenvolve o superego, que inflige criana vergonha e culpa.

3
perodo de latncia dos 5 aos 10 anos, aproximadamente. Caracteriza-se por maior interesse em questes intelectuais e pela sublimao do interesse por questes sexuais que caracterizava o estgio anterior. A sublimao tambm um mecanismo de defesa. estgio genital preparao para a formao de famlia, incio dos relacionamentos amorosos e da heterossexualidade. A partir desta estrutura terica proposta por Freud, muitos trabalhos vm se desenvolvendo at hoje no sentido da compreenso do ser humano. No campo da educao, os conceitos propostos por Freud so largamente utilizados para a compreenso e interveno sobre as dificuldades de aprendizagem pela psicopedagogia clnica. A psicopedagogia clnica, ao inspirar -se na psicanlise, entende as dificuldades de aprendizagem como sintomas. Como vimos, os sintomas so uma das formas de expresso dos contedos do Id, contedos estes que no so conscientes e, portanto, no podem ser controlados pelo sujeito. A psicanlise tambm acionada para a compreenso das questes subjetivas que envolvem o relacionamento professor-aluno. O conceito de transferncia, tomado da psicoterapia psicanaltica, costuma ser utilizado para tratar dessa relao. A transferncia entendida como uma repetio pelo sujeito, em suas relaes atuais, de modalidades de relacionamento vividas por ele com outras figuras significativas e 07 15:22:02 outros espaos. Pelo processo de transferncia, relaes infantis carregadas de afetividade podem ser revividas no relacionamento com outras pessoas, mesmo muito tempo depois ou em um contexto completamente diferente. Assim, um professor pode ser um suporte dos investimentos de seu aluno, porque objeto de uma transferncia. Ento, mais alm da figura pessoal do professor, o educador vai representar, para o aluno, uma funo, substituindo, nesse momento, as figuras parentais e/ou pessoas que lhe foram importantes, representando ento esse lugar de saber, de idealizao, de poder (NUNES, 2004). O professor que conhece o conceito de transferncia pode compreender atitudes agressivas ou despropositadamente amorosas que partam de um aluno para com ele. Nem sempre essas atitudes so realmente pessoais para com o professor, mas sim correspondentes a um estilo de relacionamento que o aluno est repetindo, resgatado de relaes passadas, vividas em outros espaos ou, ainda, que o aluno gostaria de viver e no consegue na relao com outras pessoas. Desta forma, seus desejos inconscientes projetam-se na fi gura do professor. interessante lembrar que tal processo tambm pode se dar da parte do professor em relao ao aluno. A psicanlise uma abordagem muito interessante da subjetividade, com diversas implicaes ainda no exploradas. Desde a dcada de 1950, no entanto, ela enfrenta a oposio do humanismo.

2007 15:22:02

SEO 2 O humanismo e a tendncia pedaggica no-diretiva


O humanismo surgiu na dcada de 50 como uma reao tanto ao behaviorismo quanto psicanlise.A psicologia humanista concentra se no conceito de pessoa e no no de comportamento, como o behaviorismo, e enfatiza a liberdade em oposio ao controle. O humanismo rejeita a psicanlise pela nfase excessiva que d ao inconsciente. Acredita que as pessoas so seres conscientes, capazes de dirigir a prpria vida. Enfatiza a espontaneidade e o poder criador do ser humano. O mais famoso representante desse movimento Carl Rogers. Para ele, o principal fator promotor do desenvolvimento da personalidade uma tendncia inata dos seres humanos para a auto-realizao. As pessoas que vivem todo o seu potencial so aquelas que vivem plenamente cada momento, deixando-se guiar por seus prprios instintos, em lugar de levar em considerao opinies alheias. So pessoas de pensamento livre e alta criatividade. O pensamento de Carl Rogers influenciou a educao centrada no aluno e espontanesta, sendo mais uma contribuio da psicologia busca por uma escola renovada. Libneo (1989), ao analisar as tendncias pedaggicas que tiveram aplicaes no contexto brasileiro, situa o humanismo, na educao, como relacionado a uma das tendncias pedaggicas liberais. Entender por que o Humanismo se relaciona tendncia liberal auxilia a compreender como ele, apesar de ser interessante pelo valor que d ao aspecto de desenvolvimento humano presente na educao e s questes atitudinais e de postura do sujeito frente vida, tem um aspecto bastante individualista e desconectado da crtica s relaes sociais que caracterizam o capitalismo. A pedagogia liberal, conforme Libneo (1989), sustenta a idia de que a escola tem por funo preparar os indivduos para o desempenho de papis sociais, de acordo com as aptides individuais. Esta viso pressupe o desenvolvimento da cultura individual para que o sujeito possa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade capitalista. As diferenas entre as classes sociais no so discutidas, pois embora a pedagogia liberal difunda a idia de igualdade de oportunidades, no leva em conta a desigualdade de condies existente no capitalismo. O humanismo est relacionado a um tipo especfico de tendncia pedaggica liberal, denominado por Libneo de Tendncia Liberal Renovada No-diretiva. Acompanhe a seguir a descrio das caractersticas desta tendncia.

Tendncia Liberal Renovada N o-diretiva


Na tendncia liberal renovada no-diretiva ganha evidncia o papel da escola na formao de atitudes. Todo o esforo da escola deve visar a uma mudana dentro do indivduo, ou seja, a uma adequao pessoal s solicitaes do ambiente. Aprender modificar suas prprias percepes. Apenas se aprende o que estiver significativamente relacionado com essas percepes. A reteno se d pela relevncia do aprendido em relao ao eu, o que torna a avaliao escolar sem sentido, privilegiando-se a auto-avaliao. Trata-se de um ensino centrado no aluno, sendo o professor apenas um facilitador. Conforme Libneo, entre as tendncias liberais que influenciaram a educao brasileira, alm da tendncia liberal renovada no-diretiva, podemos identificar a tendncia tradicional, a tendncia renovada progressivista e a tendncia tecnicista.

Tendncia Liberal Tradicional


A tendncia liberal tradicional se caracteriza por acentuar o ensino humanstico, de cultura geral. Na escola tradicional, o aluno educado para atingir sua plena realizao por meio de seu prprio esforo. Sendo assim, como caracteriza a pedagogia liberal, as diferenas de classe social no so consideradas na avaliao do processo de ensino-aprendizagem. Alm disso, no h preocupao em relacionar a prtica escolar com o cotidiano do aluno. Quanto aos pressupostos de aprendizagem, h a idia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para o esprito da criana e de que a capacidade de assimilao da criana idntica do adulto, sem levar em conta as caractersticas prprias de cada idade. A criana vista, desta forma, como um adulto em miniatura, porm, menos desenvolvida.

5
Na tendncia tradicional, a atividade pedaggica est centrada no professor, diferentemente do que prope o humanismo.

Tendncia Liberal Tecnicista


A escola liberal tecnicista, segundo Libneo (1989), atua no aperfeioamento da ordem social vigente e do sistema capitalista, articulando-se diretamente com o sistema produtivo. Para isto, emprega o behaviorismo, que voc estudou na unidade 1. Como visto, o behaviorismo se considera uma cincia de mudana do comportamento por meio de tecnologias de ensino. No tecnicismo, o principal interesse produzir indivduos capacitados para o mercado de trabalho. No h preocupao em promover mudanas sociais que tornem o trabalho mais adequado s necessidades dos grupos sociais. A reforma do ensino que ocorreu no Brasil com a LDB de 1971 implantou a escola tecnicista no Brasil. Ao basear-se no behaviorismo, a escola tecnicista v o aluno como depositrio passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente por meio de associaes. Como voc j sabe, Skinner foi o expoente principal dessa corrente psicolgica em que se preconizou uma educao programada.

Tendncia Liberal Renovada Progressivista


A tendncia liberal renovada progressivista, tambm chamada de pragmatista, conforme Libneo, acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptides individuais. A escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social. Deve reproduzir caractersticas da realidade social, para que o sujeito vivencie as situaes que o prepararo para o papel que assumir na sociedade do futuro. Por isso, nesta tendncia, a escola deve imitar a vida. Na escola renovada progressivista, defende-se a idia de aprender fazendo. A atividade pedaggica est centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta e o estudo do meio natural e social. Os interesses do aluno so colocados em evidencia e devem ser o ponto de partida do ensino. Na unidade 1, voc estudou as idias dos funcionalistas da Escola Nova. As idias de John Dewey compem a tendncia liberal renovada progressivista. Se voc voltar a esse contedo na unidade 1, perceber como os valores democrticos presentes nas idias desse pensador valorizam por demais os interesses individuais (o que as situa como liberal), propem uma escola nova em relao escola tradicional (o que a situa como renovada) e compactuam com a viso de progresso difundida pelos defensores das relaes de trabalho capitalistas. As relaes de trabalho capitalistas, como defendeu Karl Marx, podem ser consideradas relaes de assalariamento e de explorao da fora de trabalho dos trabalhadores pelos donos dos meios de produo. O progresso, nas relaes capitalistas, segundo Marx, beneficia somente os capitalistas, e no os trabalhadores. A tendncia liberal renovada progressivista foi reforada, ao longo do sculo XX, pelas idias cognitivistas sobre a aprendizagem. Ainda de acordo com essa tendncia pedaggica, identificamos como pressupostos de aprendizagem os seguintes aspectos: - aprender se torna uma atividade de descoberta; - a aprendizagem mais uma auto-aprendizagem do que algo que dependa do ensino e das relaes com sujeitos mediadores, como o professor; - o ambiente apenas um meio estimulador. Para a tendncia renovada progressista, s retido aquilo que se incorpora atividade do aluno por meio da descoberta pessoal. O que incorporado passa a compor a estrutura cognitiva para ser empregado em novas situaes. Estudar mais sobre o cognitivismo, linha de estudos da psicologia que refora essas idias, pode ajudar voc a compreender melhor o que estamos referenciando.

SEO 3 O cognitivismo
A psicologia cognitivista um dos mais recentes ramos da investigao da mente e do comportamento humano. Desenvolveu-se como uma rea separada desde os fins dos anos 1950 e princpios dos anos 1960. O pesquisador americano Ulrich Neisser, nascido em 1928, foi um importante expoente desta linha da psicologia. O cognitivismo estuda os artifcios de processamento da informao e de organizao do conhecimento pelo ser humano. Busca compreender os diferentes estilos de pensamento e estilos de aprendizagem. As investigaes dos cognitivistas se baseiam na anlise do funcionamento dos processos psicolgicos cognitivos. Nesta seo, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um desses processos psicolgicos, que tambm so chamados de processos mentais. Voc sabe o que so processos mentais? De certa forma, mesmo que nunca tenha ouvido falar deste termo, voc sabe o que so processos mentais. Sabe por que voc os vive e, muitas vezes, refl ete sobre o seu funcionamento em seu cotidiano. Quando dizemos para ns mesmos: Hum, minha memria no anda boa! Esqueci de buscar meu filho na escola! ou Puxa, no posso me distrair, este assunto importante! Vou concentrar minha ateno na leitura desta seo deste livro!, estamos falando de nossos prprios processos mentais. No cognitivismo, os processos mentais so comparveis aos softwares executados em um computador que, neste caso, seria o crebro. Os processos mentais so responsveis pelo conjunto de competncias cognitivas que diferenciam o ser humano dos outros animais. As capacidades cognitivas permitem que os humanos acessem e conheam as caractersticas da realidade que os cerca, obtendo, armazenando e utilizando, de modo mais ou menos inteligente, a informao sobre essa realidade. Os processos mentais, combinados e desenvolvidos de modo singular em cada ser humano, nos tornam capazes de resolver problemas de lgica, de lembrar de nossos entes queridos e de nossa histria pregressa, de perceber diferenas sutis entre dois aromas ou dois padres de cores. Entre esses processos esto a ateno, a percepo, a memria, o pensamento, a linguagem e a imaginao. O controle consciente do f uncionamento de nossos prprios processos mentais e a reflexo sobre eles chamada de meta cognio. A capacidade de meta cognio fundamental para que o sujeito seja capaz de resolver os problemas que se apresentam a ele na realidade e para realizar muitas das tarefas que se impem no cotidiano. A ateno um processo mental de grande importncia para a aquisio de conhecimento. este processo que confere ao sujeito a capacidade de concentrar o esforo mental em um estmulo especfico, deixando de lado outros estmulos que no merecem ser considerados para a realizao da tarefa em questo. Esses estmulos desconsiderados costumam permanecer como um pano de fundo. Os psiclogos da Gestalt, que voc estudou na unidade 1, foram precursores do cognitivismo e estudaram a fundo os processos mentais de ateno e de percepo. Os pesquisadores cognitivistas buscam compreender que fatores influenciam na concentrao dos sujeitos. O tempo de concentrao possvel em cada fase da vida e em diferentes situaes um dos fatores pesquisados. As crianas da educao infantil, por exemplo, podem concentrar a ateno em um determinado estmulo por menos tempo do que as crianas que j freqentam o ltimo ano das sries iniciais. A motivao para aprender sobre aquele estmulo, no entanto, faz diferena para a defi nio do tempo de concentrao. A memria outro processo mental, responsvel por armazenar e recuperar no momento certo as nossas representaes das experincias vividas ou transmitidas por outras pessoas. Isto pode acontecer de diferentes maneiras, por muito ou pouco tempo, o que depende da relevncia da informao, do contexto em que foi aprendida, do significado atribudo informao, entre outros fatores. Os estudos dos cognitivistas sobre o pro cesso mental da memria chegaram formulao de diferentes conceitos: memria de curto e de longo prazo, memria episdica, memria semntica, memria autobiogrfi ca, entre outros. O processo mental de memria j foi muito mais valorizado pela educao. Decorar um contedo j foi mais importante do que o hoje. Atualmente, processos como pensamento, linguagem e imaginao tm assumido maior relevncia nos estudos realizados pelas teorias psicolgicas que fundamentam prticas pedaggicas. De qualquer

7
modo, sem a memria no saberamos nem mesmo quem somos, como se evidencia nas situaes de sujeitos que sofrem leses e tornam-se vtimas de amnsia. Assim, ateno e memria nunca perdero sua relevncia para que ocorra a aprendizagem. O pensamento o processo mental compreendido pelo cognitivismo como responsvel pela capacidade de comparar objetos e conceitos, generalizar o que vale em uma situao para outras situaes semelhantes, abstrair elementos em comum de diferentes experincias, relacionar diferentes situaes, analisar um determinado contexto, entre outras operaes. um processo mental bastante complexo, que depende dos demais e se desenvolve mais tarde do que a ateno voluntria e a memria na criana. Aprender a pensar e resolver problemas, e no somente a dar as respostas consideradas corretas, constituiu-se como um dos grandes objetivos da educao por influncia do cognitivismo. Os processos mentais cujas caractersticas foram esboadas aqui de modo introdutrio so estudados pelas teorias psicolgicas em geral. O cognitivismo, no entanto, uma linha da Psicologia que se caracteriza por destacar esses processos e estud-los, isoladamente e em sua inter-relao. Jerome Bruner e Jean Piaget so citados como cognitivistas, mas muitos estudiosos entendem que a concepo de aprendizagem nutrida por eles transcende o mero cognitivismo, por valorizar aspectos que vo alm do funcionamento dos processos mentais para que o conhecimento seja construdo, em especial, as interaes sociocognitivas. Nas prximas pginas, voc conhecer mais sobre as idias de Jerome Bruner. Jerome Bruner conhecido por ter desafiado o behaviorismo e sustentado a proposta cognitivista, tornando-a conhecida como forma de compreender o processo de aprendizagem. Aprendizagem e compreenso so sinnimos na teoria de Bruner, e a compreenso um processo interno ao sujeito, que depende de seus processos cognitivos e de sua ao sobre o objeto de conhecimento. Deste modo, Bruner diverge da posio behaviorista, segundo a qual a aprendizagem a aquisio de respostas a partir da ao do meio externo sobre o sujeito. Para Bruner, a proposta behaviorista de uma instruo programada, envolvendo o controle por meio de recompensas, no capaz de provocar uma verdadeira motivao para o trabalho, como defendia Skinner. Os contedos aprendidos por descoberta, estes sim, teriam o potencial de serem generalizados para as mais variadas situaes, favorecendo a recuperao de informaes pela memria, j que tais informaes passaram a compor a estrutura cognitiva por uma construo do prprio aprendiz. Os conceitos bsicos utilizados por Bruner para explicar como ocorre o processo de aprendizagem so: motivao, estrutura, seqncia e reforo. A motivao a vontade de aprender que aparece na criana na forma de curiosidade, competncia e reciprocidade. A curiosidade um impulso vital que deve ser orientado pelo professor. A competncia inata e responsvel por nosso interesse em atividades nas quais nos samos bem. A reciprocidade a necessidade de trabalhar em grupo. O conceito de estrutura corresponde organizao do contedo a ser ensinado. a atividade do professor organizar o assunto a ser tratado com ateno ao modo de apresentao, economia de apresentao e ao poder de apresentao. O modo de apresentao deve ajustar-se experincia da criana e ao tipo de assunto. A informao a ser fornecida ao aluno deve ser econmica, quantificada de acordo com a necessidade para avanar prxima etapa da aprendizagem. O poder da apresentao est em levar o aluno a estabelecer novas relaes entre os contedos estudados e destes com os outros conhecimentos que j possui. A seqncia diz respeito idia de Bruner de que, embora no exista um ordenamento nico no qual o conhecimento deve ser apresentado ao aprendiz, sendo a melhor seqncia varivel de acordo com quem aprende, ainda assim, o grau de complexidade da compreenso poderia ser indicado para a formulao da seqncia de contedos a ensinar. Para Bruner, a compreenso inicia com a representao motora do objeto de conhecimento, passando pela representao icnica ou imagtica e chegando representao simblica, seqncia que o currculo de ensino tambm poderia seguir. O conceito de reforo apresentado por Bruner de modo diferente de como o behaviorismo o apresenta. O reforo o conhecimento sobre os prprios resultados. a informao que o sujeito recebe sobre seus resultados no processo de aprendizagem e sobre o valor de t-los atingido para o avano aos prximos objetivos.

8
Bruner compartilha com outros pesquisadores cognitivistas a idia de que o sujeito que aprende ativo e, a partir de seus conhecimentos prvios, pode construir, por meio de sua prpria ao, novos conceitos. Para ele, o aprendiz seleciona e transforma a informao, compondo a sua estrutura cognitiva. Desta forma, para Bruner, a aprendizagem implica a realizao de um conjunto de aes cognitivas que pem em movimento todos os processos mentais para compreender a realidade. O autor valoriza duas idias: a de aprendizagem por descoberta, da qual j tratamos na seo anterior, e a de currculo em espiral. Falar em currculo em espiral significa dizer que o currculo deve organizar-se de modo que o aluno possa ter acesso e trabalhar de forma peridica os mesmos contedos, sendo que, a cada nova oportunidade, eles so trabalhados com maior profundidade. Desta forma, o aluno pode qualificar cada vez mais as categorias que vem construindo. Isto mostra que Bruner no valoriza apenas a descoberta de conceitos novos, mas tambm o aprofundamento dos conceitos j aprendidos. Quanto aprendizagem por descoberta, o autor a defende porque acredita que esta pode liberar o estudante de expectativas quanto existncia de uma nica resposta correta, havendo sempre uma nova abordagem para o conhecimento e a possibilidade de que o aluno coloque em ao toda a sua capacidade cognitiva para buscar conhecer. A aprendizagem por descoberta, de acordo com Bruner, sempre mais duradoura do que outras formas de aprendizagem. Para a aprendizagem significativa, o autor recomendou que o professor utilizasse perguntas como mtodo educativo. As questes deveriam ser colocadas de modo a levar o aluno a descobrir por ele mesmo as solues para os problemas. Quanto ao aprendiz, se o processo de ensino est ocorrendo adequadamente, aquele dever: - ter clareza sobre o objetivo da aprendizagem; - vivenciar o processo em um clima de constante desafio, sem sentir nem demasiada dificuldade nem demasiada facilidade; - sentir-se capaz de realizar a tarefa; - contar com a ajuda dos colegas; - explorar ativamente alternativas para a soluo do problema; e - contar com a orientao do professor, que coloca questes que possam levar descoberta de solues. As idias do cognitivista Jerome Bruner, assim como as idias do escolanovista John Dewey, estudadas na unidade 1, influenciaram a pedagogia de projetos, muito utilizada nos dias de hoje na educao em todos os nveis, e principalmente na educao infantil, para ampliar as possibilidades de aprendizagem. Estudando as idias de Jerome Bruner possvel perceber que, para os cognitivistas, o papel do ensino aumentar o nmero de conhecimentos dos alunos. A aprendizagem vista como um processo ativo do aprendiz. Este visto como um sujeito que recolhe, seleciona, processa e armazena a informao por meio de seus prprios processos mentais. O modelo de processamento de informao, ao comparar o crebro a um sistema computacional, coloca o indivduo e seus processos mentais como centrais para que a aprendizagem ocorra. Para o cognitivismo, condio bsica para que ocorra a aprendizagem a inteno do sujeito, mesmo que involuntria, de tornar coerente aquilo que lhe surge como incoerente. esta aparente incoerncia que o levar a ter o insight que transforma em um todo coerente o que antes era ilgico. No processo de aprendizagem, assim, h uma reestruturao do sistema cognitivo do sujeito para atender nova percepo da realidade. Aprender compreender e resulta da capacidade humana de adquirir, transformar e avaliar informaes que obtemos da nossa experincia com o mundo. Para os cognitivistas, os estmulos no influenciam mecanicamente o indivduo e sua aprendizagem. Esta acontece pela ao do sujeito, e no pela influncia do meio. O importante no levar o aluno a executar uma seqncia de comportamentos adequados, como propunha o behaviorismo, mas sim promover a sua compreenso da estrutura da matria em questo. A estrutura da matria a inter-relao dos signifi cados que a compem. A aprendizagem, para os cognitivistas, algo que o aluno faz que acontea ao manejar a informao recebida de modo organizado para que o conhecimento seja mais duradouro e resistente ao esquecimento. O principal objetivo da escola, nesta perspectiva, o desenvolvimento intelectual do aluno, proporcionando -lhe conhecimentos significativos e relevantes.

9
Os trabalhos dos cognitivistas permitiram Psicologia da Educao desenvolver mtodos pedaggicos para ensinar a pensar, para desenvolver estratgias de resoluo de problemas e ajudar o aluno a aprender a aprender. No entanto, os cognitivistas deixaram de lado as implicaes do ambiente sociocultural e das interaes sociais sobre o processo de aprendizagem.

10

Atividades de auto -avaliao


1 Ao estudar a psicanlise, voc observou que o ego se utiliza de mecanismos de defesa para fazer frente a impulsos inconscientes. Retome os conceitos de ego, de inconsciente e de mecanismos de defesa estudados na seo 1. Busque na internet ou em livros de Psicologia uma relao de mecanismos de defesa identificados por Sigmund Freud. Procure criar um exemplo de um dos mecanismos de defesa identificados. 2 Para avaliar se voc realmente compreendeu as caractersticas das tendncias pedaggicas liberais, relacione cada tendncia com a teoria psicolgica correspondente, numerando: (1) Tendncia pedaggica liberal renovada progressivista (2) Tendncia pedaggica liberal renovada no-diretiva (3) Tendncia pedaggica liberal Tecnicista ( ( ( ( ) Humanismo de Carl Rogers ) Funcionalismo de John Dewey e de Edouard Claparede ) Behaviorismo ) Cognitismo

3 Para Bruner, o currculo ideal seria organizado em espiral, em uma seqncia que fosse capaz de levar o aluno compreenso dos contedos. A partir desta idia, relacione o conceito de SEQNCIA com o conceito de CURRCULO ESPIRAL.

Sntese
Nesta unidade, voc estudou os principais conceitos da psicanlise, do humanismo e do cognitivismo, importantes linhas da Psicologia. A partir das idias de Libneo sobre as tendncias pedaggicas que tiveram influncia na educao brasileira, voc situou o humanismo e aspectos do cognitivismo na tendncia pedaggica liberal renovada, da qual fazem parte tambm os conhecimentos produzidos pelos escolanovistas John Dewey e Edouard Claparde, estudados na unidade 1. De acordo com o quadro terico de Libneo, voc observou que as tendncias pedaggicas liberais, o u seja, a tradicional, a renovada e a tecnicista, por se declararem neutras, nunca assumiram compromisso com as transformaes da sociedade, embora, na prtica, procurassem legitimar a ordem econmica e social do sistema capitalista.

Saiba mais
Para aprofundar possveis relaes entre a psicanlise e a educao, uma referncia interessante o livro intitulado Freud e a educao . Para saber mais sobre os processos psicolgicos e sobre o cognitivismo, voc poder consultar o manual intitulado Psicologia Cognitiva, desenvolvido pelos americanos Eysenck e Keane, ou o livro Introduo Psicologia, de Rita Davidoff . Voc encontra a referncia completa ao final do livro didtico.

You might also like