You are on page 1of 6

EMOES QUE CURAM

(QUMICA DO BEM)

A IMPORTNCIA DOS SENTIMENTOS PARA A SADE


O Espiritismo demonstra que existe relaes entre o corpo e a alma e diz que, por se acharem em dependncia mtua, importa que se cuide de ambos. Amai, pois, a vossa alma, porm, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela. Desatender as necessidades que a prpria Natureza indica, desatender a Lei de Deus (Evangelho Sede Perfeitos Cap. XVII).

PESQUISAS CIENTFICAS
Reportagem publicada no Jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, em 25/05/1999 sob o ttulo Pesquisa revela que o perdo faz bem para a sade, diz o seguinte: Pesquisadores do Hope College, em Michigan, garantem que perdoar as ofensas uma forma de manter a sade. Eles compararam os batimentos cardacos, taxa de suor e outras reaes de pessoas que expostas a sofrimento ou raiva que conseguiram ou no perdoar e chegaram a esta concluso. O perdo pode ser at mesmo crucial para a sobrevivncia das espcies. Em um sistema cooperativo, possvel que seu maior rival hoje seja algum de quem voc precisar amanh, diz Frans De Waal, da Universidade Emory. Outra pesquisa que circula nos meios de comunicao sob o ttulo Cincia revela os benefcios do perdo, diz o seguinte: Um estudo feito pela Universidade do Tennessee mostrou que, entre outras coisas, perdoar faz bem sade. O universo da pesquisa envolveu estudantes que haviam sofrido algum tipo de traio. Os que superaram o problema e perdoaram apresentaram maior equilbrio na presso arterial do que os que guardavam mgoas e rancores. At h pouco tempo, falar de amar a si mesmo cabia de forma exclusiva aos religiosos, no entanto, na atualidade, amar-se tem se tornado uma medida de bom senso. Pessoas no religiosas tm descoberto que amar a si e ao prximo teraputico. O Dr. Fred Luskin, diretor do projeto perdo, da Universidade de Stanford, em seu livro O poder do perdo, afirma que carregar a bagagem da amargura muito txico. Nos estudos que realizou com voluntrios, constatou que a ao de perdoar lhes melhorou os nveis de energia, de humor, a qualidade do sono e a vitalidade fsica geral. Nas ocasies em que passamos uma tenso em virtude de uma discusso, um susto, um acidente, o corpo libera os hormnios do estresse adrenalina e cortisol acelerando o corao, a respirao e fazendo a mente disparar. Ao mesmo tempo, a liberao de acar estimula os msculos e os fatores de coagulao aumentam no sangue. Se isso for breve inofensivo, contudo, a raiva e o ressentimento que no tm fim, transformam em toxinas os hormnios que deveriam nos salvar. O efeito depressor do cortisol e da adrenalina no sistema imunolgico est relacionado a doenas graves. Eles esgotam o crebro, causando atrofia celular e perda de memria. Ainda mais, provocam doenas cardacas por elevar a presso sangnea, os nveis de acar no sangue, enrijecendo as artrias. a que entra os bons sentimentos, que parecem interromper a circulao desses hormnios.

O bem estar emocional e espiritual ajuda o corpo a produzir hormnios, anticorpos e vacinas naturais que reforam o sistema imunolgico, combatem a doena e promovem a sade. Guardar ressentimento prejudica a sade, sendo a maior causa de depresso, problemas cardacos, respiratrios, digestivos, presso alta, artrite, clculos renais e at cncer.

PROBLEMAS BIOLGICOS OCASIONADOS POR SENTIMENTOS NEGATIVOS


Sabe-se que a tristeza causa aumento do hormnio adrenocorticotrfico e portanto interfere na suprarenais e aumenta o cortisol. O cortisol inibe o sistema imunitrio, ento a tristeza inibe a defesa do organismo. Atualmente sabe-se que a depresso est relacionada a alteraes nos nveis de neurotransmissores hormonais (principalmente serotonina, acetilcolina, dopamina, epinefrina e norepinefrina), este distrbio hormonal leva o indivduo a ter susceptibilidade para depresso. O depressivo normalmente apresenta atrofias em certas reas do crebro (particularmente no lobo pr-frontal) responsvel pelo controle das emoes e produo de serotonina. Hoje tambm j est demonstrado que as pessoas com ressentimentos, melindres, mgoas so mais vulnerveis a doenas graves, particularmente os tumores cancerosos. O cncer nada mais que clulas que passam a ter defeitos, que se multiplicam, criando um corpo estranho no organismo, um invasor letal. Normalmente, essas clulas so facilmente eliminadas pelos mecanismos imunolgicos, to logo surgem. Quando o ressentimento se prolonga, esses mecanismos so bloqueados e o cncer evolui. Apenas porque a pessoa no consegue ter bons sentimentos

AO DE ALGUNS HORMNIOS QUE FAZEM BEM PARA A NOSSA SADE


Ocitocina ou Oxitocina - Hormnio do Amor
Existem evidncias rigorosamente cientficas de que a generosidade, a cordialidade e o amor fraterno so fatores geradores de sade e longevidade. Muitos estudos realizados em vrias partes do mundo tm mostrado que indivduos que desenvolvem tarefas altrustas, como voluntrios em grupos religiosos ou ONGs preocupadas com o bem-estar dos mais necessitados, adoecem menos e vivem mais. Pesquisas recentes tm mostrado a possibilidade de um hormnio, denominado ocitocina, ser o responsvel pelos efeitos positivos das qualidades morais sobre a sade humana. A ocitocina uma hormnio produzido pelo hipotlamo. At recentemente, se pensava que a ocitocina fosse um hormnio cuja nica funo fosse estimular as contraes do tero durante o parto e a liberao de leite durante a lactao. Recentemente descobriu-se que a ocitocina age influenciando vrias funes orgnicas e psquicas. Ela inibe dois sistemas importantes, o Sistema nervoso simptico (reduzindo a liberao de Noradrenalina e Adrenalina) e a produo de cortisol pelas glndulas suprarenais. As conseqncias dessa inibio so: dilatao dos vasos sangneos, diminuio do trabalho cardaco, queda da presso arterial, relaxamento muscular, diminuio da tenso e sensao de bem-estar Isso tudo o que ns precisamos para viver mais e melhor. A ocitocina definitivamente deixou de ser apenas um hormnio associado lactao e parto. Suas funes pr-sociais j incluem a formao de laos afetivos entre mes e filhos e entre namorados, o que tem levado alguns pesquisadores a denomin-lo de HORMNIO DO AMOR.

Serotonina - Hormnio da Paz


Agir com serenidade, sabedoria, calma, indulgncia, benevolncia, promovem secreo de Serotonina. enquanto que agir com ressentimento, raiva, rancor, represso, resistncias, facilitam a secreo de Cortisol, um hormnio corrosivo para as clulas, que deteriora a sade e acelera o envelhecimento. Condutas positivas geram atitudes de nimo, amor, apreo, amizade, aproximao. As condutas negativas pelo contrrio geram atitudes de desnimo, desespero, desolao, afastamento. Viver emocionalmente de forma positiva, viveremos mais tempo e melhor, porque o sangue bom (muita serotonina e pouco cortisol) a chave da vida saudvel. Viver de forma negativa, pelo contrrio, porque o sangue ruim (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a sade, oportuniza as doenas e mais uma vez citando, acelera o envelhecimento.

Endorfina - Hormnio do Prazer


Endorfina um neuro-transmissor produzido na hipfise e liberado para o sangue juntamente com outros hormnios. Endorfina produzida depois de uma atividade fsica e quando fazemos algo que nos da prazer, regula a emoo e a percepo da dor, ajuda a relaxar e gera a sensao de bem estar. A endorfina considerada um analgsico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tenses. Efeitos da Endorfina no organismo: Melhora a memria; Melhora o estado de esprito (bom humor); Aumenta a resistncia; Aumenta a disposio fsica e mental; Melhora o nosso sistema imunolgico; Bloqueia as leses dos vasos sangneos; Tm efeito antienvelhecimento; Alivia as dores. O organismo produz Endorfina nas seguintes situaes: Ao fazer exerccios fsicos; Ao praticar hbitos saudveis; Ao fazer o que nos d prazer; Quando amamos ao prximo; Ao perdoar; Ao praticar a pacincia; Ao dar e receber ateno; Ao fazer relaxamento;

VEJAMOS ALGUNS HORMNIOS QUE PASSAM DE MOCINHOS A VILO


Cortisol
Quando sua ao breve inofensivo, contudo, sua ao prolongada prejudica o funcionamento do organismo fsico. Cortisol um hormnio secretado pelas glndulas adrenais (supra-renais). O cortisol secretado quando o corpo entra em estresse. Qualquer situao que deixe uma pessoa estressada fsica ou mentalmente j o suficiente para gerar cortisol: brigas, problemas familiares, financeiros, ansiedade, excesso de exerccios. impossvel anular a ao do cortisol totalmente, porque o corpo precisa dele para continuar funcionando nestas situaes citadas. Porm, podemos abaixar os nveis e deixa-los em um patamar aceitvel evitando sentimentos negativos e excessos fsicos. Enquanto que a secreo de cortisol desempenha papel importante na resposta do stress e da fadiga a sua ao prolongada, pode ter efeitos prejudiciais no funcionamento do organismo fsico. Efeitos da ao prolongada do Cortisol no organismo: O aumento de cortisol inibe a produo de protenas, o que explica o mal-estar fsico que sentimos durante o estresse; O excesso de cortisol mata as clulas cerebrais; Acredita-se, que a toxicidade do cortisol uma das principais causas do mal de Alzheimer; O cortisol inibe inibe a defesa do organismo; O cortisol provoca doenas cardacas por elevar a presso sangnea e os nveis de acar no sangue, enrijecendo as artrias.

Adrenalina
Quando sua ao breve inofensivo, contudo, quando sua ao prolongada transforma-se em toxinas que prejudicam a nossa sade. A adrenalina um hormnio produzido pelas glndulas supra renais e prepara o organismo para realizar atividades fsicas e esforos fsicos. A adrenalina tambm prepara o organismo a enfrentar situaes emotivas como medo ou perigo, a situaes de stress.

Nos momentos de excitao (medo, euforia) ou estresse emocional, uma grande quantidade de adrenalina secretada para atuar sobre determinadas partes do corpo (nervos, msculos, pernas, braos), com o objetivo de prepar-lo para um esforo fsico (correr, pular e movimentos que exigem reflexos de forma rpida). Enquanto que a secreo de adrenalina desempenha papel importante para realizao de atividades fsicas e enfrentar situaes emotivas a sua ao prolongada, pode ter efeitos prejudiciais no funcionamento do organismo fsico. Efeitos da ao prolongada Adrenalina no organismo: Aumenta a freqncia dos batimentos cardacos; Aumenta o volume de sangue por batimento cardaco; Aumenta a freqncia respiratria; Eleva o nvel de acar no sangue; Eleva a presso; Provoca contraes musculares (dor muscular); Aumenta a ansiedade.

COMO ELIMINAR O EXCESSO DE ADRENALINA E DO CORTISOL NO ORGANISMO


O melhor caminho, mudar alguns hbitos que nos fazem mal e substitu-los por bons hbitos: Viver positivamente, ter atitudes mentais positivas diante de obstculos; Optar por alimentao saudvel; Ter mais contato com a natureza; Acreditar mais em si; Ter bons pensamentos e sentimentos. A forma que vivemos tem muito a ver com os hormnios que produzimos em nosso organismo. Se temos uma vida saudvel, se fazemos o que gostamos produzimos hormnios que nos fazem bem. Se temos uma vida desregrada, se fazemos o que no gostamos produzimos hormnios que podem estar prejudicando a nossa sade. Tudo isto pode ser resumido em poucas palavras: BUSCAR SER FELIZ. Para que ter ressentimentos, ser uma pessoa nervosa, frustrada, com raiva se tudo. Isto nos levar a um quadro de stress de conseqncias desastrosas.

Quando estamos bem interiormente, produzimos endorfina, ocitoxina, e serotonina que so os hormnio da alegria, da paz e da felicidade. E se estamos de baixos astral, produzimos adrenalina e cortisol. Enquanto a endorfina 400 vezes mais poderosa que a morfina, a adrenalina e o cortisol em nveis elevados levam a srios distrbios emocionais. lcool, fumo e drogas potencializam a produo de adrenalina e cortisol, ao passo que a cordialidade, o sorriso, o contato humano, o amor resultam na produo de endorfina ocitoxina e serotonina. Resta a cada um optar pelo que considera melhor para sua vida a partir do princpio de que ser feliz depende nica e exclusivamente de atitudes mentais e aes positivas no cotidiano.

ESTABILIDADE EMOCIONAL
importante manter uma atitude positiva perante a vida, procurando sempre ver o lado bom das coisas. Deve-se reservar alguns momentos para reflexo sobre nossas prioridades, naquilo que queremos alcanar de fato na vida. Muitas vezes, nos perdemos em detalhes sem importncia deixando de lado coisas realmente relevantes. Controlar a pressa, a corrida contra o relgio tambm importante, alm disso, se recomenda que a pessoa passe a curtir o processo do "ser", do "existir" em si, em vez de s se preocupar com o "fazer e o ter. O equilbrio humano semelhante estrutura de um prdio, se a presso for superior resistncia, aparecero rachaduras (doenas e leses, por exemplo). Viva feliz fazendo as pessoas que convivem com voc felizes.

Referncias Bibliogrficas: 1. Fisiologia. Robert M. Berne... [et al.], tradutores Nephtali Segal Grinbaum... [et al.]. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 2. Hormnios e metabolismo: integrao e correlaes clnicas. Editores Andra T. Da Poian, Paulo Cesar de Carvalho-Alves. So Paulo: Editora Atheneu, 2006 3. O poder do perdo. Dr. Fred Luskin. editora: Francis, 2007 4. Khalsa, Dharma Singh. Longevidade do Crebro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005 5. http://saudeintegral.com/2007/06/07/perdoar-faz-bem-a-saude 6. http://www.oconsolador.com.br - ano 2 - n 69 7. http://pt.wikipedia.org/wiki/Adrenalina 8. http://www.brasilescola.com/quimica/adrenalina.htm 9. http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/adrenalina.html 10. http://www.infoescola.com/hormonios/adrenalina/ 11. http://pt.wikipedia.org/wiki/Endorfina 12. http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/060501_fit_endorfina.htm 13. http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/endorfina/endorfina.php 14. http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/bdexercicios5.asp 15. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ocitocina 16. http://pt.wikipedia.org/wiki/Serotonina 17. http://www.portalfarmacia.com.br/farmacia/principal/conteudo.asp?id=318 18. http://www.copacabanarunners.net/neurotransmissores.html

You might also like