You are on page 1of 3

CORRENTE ELTRICA

Corrente eltrica o fluxo de eltrons que atravessa um condutor. A primeira fonte de corrente eltrica contnua foi demonstrada em 1800 pelo fsico italiano Alessandro Volta (1745-1827). Sua pilha voltaica original usava energia qumica para produzir corrente eltrica. A pilha consistia de uma srie de pares de placas metlicas (uma de prata, e outra de zinco) empilhadas umas sobre as outras, havendo entre cada par um tecido embebido em soluo de cido diludo.

O mesmo princpio ainda utilizado na pilha eltrica atual. Suas placas so denominadas eletrodos e devem ser feitas de metais diferentes. Uma delas pode ser feita de carbono. O eletrodo positivo chamado de nodo e o eletrodo negativo chamado de ctodo. A soluo cida denominada eletrlito e, na pilha seca, absorvida sob forma de pasta. Diversas pilhas conectadas em srie (do positivo para o negativo) recebem o nome de bateria e produzem voltagem mais alta que uma pilha nica. Algumas baterias, conhecidas corno acumuladores, podem ser "recarregadas" pela passagem de corrente eltrica que retorna atravs delas. Princpios semelhantes so empregados na eletrlise e na galvanizao.

Circuitos
Um circuito um trajeto condutor completo entre um terminal positivo e um negativo. Convencionalmente, a corrente passa do positivo para o negativo, embora a direo do fluxo de eltrons seja, na verdade, do negativo para o positivo. Quando componentes eltricos, como lmpadas e interruptores, so ligados atravs de suas extremidades, esta disposio constitui uma ligao em srie. Quando so conectados lado a lado, trata-se da ligao em paralelo.

Potncia eltrica
Potncia a velocidade com que um corpo ou sistema realiza trabalho. A potncia de um condutor eltrico medida em watts (W), unidade criada pelo engenheiro ingls James Watt (1736-1819). Um watt corresponde a um joule por segundo ou energia usada em um segundo por uma corrente de um ampre que passa entre dois pontos com diferena de potencial de um volt. Nos condutores eltricos, a potncia (W) o produto da corrente (/) pela voltagem (V): W = IV.

Resistncia
Quando uma corrente eltrica atravessa um condutor, existe uma inrcia que age no sentido de reduzir o fluxo ou resistir a ele. Trata-se da resistncia, que depende da natureza do condutor e de suas dimenses. A unidade da resistncia chamada ohm (Q) em homenagem ao fsico alemo Georg Simon Ohm (1787-1854), que descobriu a relao existente entre a corrente (/), a voltagem (V) e a resistncia (/?) de um condutor: V = IR, conhecida como lei de Ohm.

A resistncia possui vrias aplicaes prticas. Quando os eltrons passam atravs de um fio, fazem seus tomos vibrarem e produzirem calor - quanto maior a resistncia, maior o calor gerado. Este efeito empregado em aquecedores eltricos, nos quais um fio especial de forte resistncia se torna incandescente ao ser percorrido por corrente eltrica. De forma similar, os filamentos das lmpadas consistem num fio fino e espiralado de tungstnio de alta resistncia que se acende quando aquecido. O mesmo princpio utilizado nos fusveis, que empregam fios de baixa resistncia e baixo ponto de fuso, servindo para evitar sobrecarga no circuito: caso seja percorrido por uma corrente excessivamente forte, o fio do fusvel se superaquece e derrete, rompendo o circuito.

Em muitos casos, porm, o que se deseja reduzir a resistncia e, consequentemente, a perda de energia - a um mnimo. Em 1911, descobriu-se que abaixo de uma determinada temperatura crtica, vrios metais apresentam resistncia igual a zero para a passagem de corrente. Este fenmeno chama-se supercondutividade. Uma vez iniciada, e desde que o circuito permanea frio, a corrente de um circuito fechado no interrompida? A temperatura crtica da maioria dos metais impraticavelmente baixa, em torno de 1,19 K (-272C). Recentemente, tm sido desenvolvidos vrios tipos novos de materiais artificiais que apresentam supercondutividade a temperaturas significativa mente mais altas. Tais progressos prometem vultosas economias de energia.

Geradores e motores de corrente alternada e corrente contnua

Existem dois tipos de corrente eltrica. O tipo produzido por baterias o de corrente contnua, no qual o fluxo de eltrons constante numa dada direo. O tipo usado na maioria dos aparelhos eltricos o de corrente alternada, no qual a direo do fluxo de eltrons se alterna. A freqncia da corrente alternada pode variar dentro de uma faixa muito ampla. As linhas de alimentao operam com 50 Hertz (ciclos por segundo) na Europa e 60 Hz nos Estados Unidos. A maior parte da eletricidade atualmente produzida por geradores de corrente alternada.

Dnamos so geradores de corrente eltrica que consistem numa bobina que gira acionada por algum meio externo dentro de um campo magntico e se baseiam nas descobertas de Faraday sobre induo eltrica. Em quase todos os geradores, a fonte da rotao uma turbina, alimentada por uma variedade de fontes de energia. H geradores de corrente alternada e de corrente contnua, ao passo que os alternadores (usados para carregar baterias de automveis) produzem corrente alternada, que depois retificada para corrente contnua por dodos semicondutores.

O motor eltrico um dispositivo semelhante a um gerador, mas funciona no sentido contrrio. Nele, a corrente eltrica aplicada s espiras da bobina, fazendo girar a armadura, que consiste num eixo sobre o qual so montadas as espiras do eletrom.

Emisso de eltrons
Quando um filamento de lmpada aquecido, o movimento trmico provoca considervel aumento na energia de alguns de seus eltrons, embora o aumento mdio de todos os eltrons seja muito pequeno. Se sua energia atingir um nvel adequado, muitos se tornam capazes de escapar; este processo chamado de emisso terminica. Caso outro eletrodo seja introduzido no bulbo evacuado e colocado sob um potencial mais alto que o filamento, ele passar a funcionar como nodo, atraindo eltrons para si.

Ocorrer ento passagem de corrente num circuito externo; o dispositivo assim formado chama-se dodo. Um terceiro eletrodo em forma de grade colocado no tubo, entre o filamento e o nodo, faz a corrente do nodo tomar-se to sensvel a mudanas na voltagem da grade que o dispositivo todo, chamado triodo, passa a funcionar como amplificador. Os eltrons so tambm emitidos a partir da superfcie de um metal caso uma luz de freqncia suficientemente alta seja irradiada sobre ele. Trata-se do efeito fotoeltrico.

Condutores e semicondutores
Um metal consiste num arranjo de ons positivos dispostos em um "mar" de eltrons livres. Sob o efeito de uma diferena de potencial, os eltrons passam a migrar livremente atravs do material. Os metais so bons condutores de eletricidade por possurem sempre muitos estados qunticos desocupados sobre os quais os eltrons podem se mover. Slidos e lquidos no metlicos possuem quase todos os seus estados qunticos ocupados por eltrons, o que dificulta a produo de grandes correntes. Se o nmero de estados desocupados e o nmero de eltrons livres para se moverem at eles forem pequenos, o material ser um solante. Se houver mais eltrons livres e estados desocupados do que no isolante, mas menos do que no condutor, a substncia ser denominada semicondutor.

Os elementos silcio e germnio, semelhantes a metais, so os dois semicondutores mais freqentemente usados. Podem ser "dopados" com impurezas, que modificam seu comportamento condutor - a dopagem tipo-n (doador) aumenta o nmero de eltrons livres e a tipo-p (aceitador) aumenta o nmero de estados desocupados. A maioria dos semicondutores feita de materiais que so em parte tipo-p e em parte tipo-n. A fronteira entre eles chamada juno p-n (aceitadora-doadora).

Um dispositivo deste tipo, chamado de dodo semicondutor, funciona como retificador e usado para converter corrente alternada em corrente contnua.

Os transistores consistem de um material semicondutor de forma n-p-n ou p-n-p. Lanados em 1948, podem funcionar tanto como interruptores quanto como amplificadores e substituram as desajeitadas vlvulas. Um amplificador um dispositivo que refora os sinais eltricos, usando energia de uma fonte separada. O circuito integrado formado por diversos transistores e outros componentes, embutidos num chip de silcio.

Em alguns materiais, como o arseneto de glio, a juno p-n emite luz sempre que atravessada por corrente eltrica. Este dispositivo recebe o nome de dodo emissor de luz. usado em mostradores digitais de relgios e rdios.

Pilhas solares
O efeito fotovoltaico ocorre quando a luz absorvida por uma juno p-n ou n-p. Os eltrons so ento a liberados por ftons incidentes e se difundem atravs da regio tipo-n. O vazio vaga pela camada tipo-p at se recombinar com um eltron que esteja passando pelo circuito externo. O primeiro dispositivo fotovoltaico prtico - chamado pilha solar - foi construdo em 1954. Basicamente, a pilha solar um diodo emissor de luz que funciona no sentido inverso: converte luz em corrente eltrica, o que constitui a base da energia solar.

Fonte: www.mundofisico.joinville.udesc.br

You might also like