You are on page 1of 3

Esttica e Dinmica em Ponto Material e Corpos extensos

1) (Escola Naval/2011) A figura abaixo mostra uma barra uniforme e homognea de peso P e comprimento L, em repouso sobre uma superfcie horizontal. A barra est apoiada, sem atrito, ao topo de uma coluna vertical de altura h, fazendo um ngulo de 30 com a vertical. Um bloco de peso P/2 est pendurado a uma distncia L/3 da extremidade inferior da barra. Se a barra est na iminncia de deslizar, a expresso da fora de atrito entre sua extremidade inferior e a superfcie horizontal : (A)

1 PL 4 h
3 PL 2 h

(B)

3 PL 6 h 3 PL 4 h

(C)

1 PL 2 h

(D)

(E)

2) (Escola Naval/2010) Um pequeno bloco de massa m est, devido ao atrito, em repouso sobre uma superfcie cilndrica numa posio que forma um ngulo com a vertical, conforme indica a figura. Os coeficientes de atrito esttico e cintico entre o bloco e a superfcie so, respectivamente, iguais a E e . Considerando o bloco como C uma partcula, quanto vale o mdulo da fora de atrito entre o bloco e a superfcie?

gsen (A) m

g (B) m cos

(C)

C mg cos

E mg

(D) E mgsen

(E)

3) (Escola Naval/2009) Uma pequena esfera (partcula) de massa M desliza, a partir do repouso (posio A), por uma trajetria (no plano vertical), passando pela posio B, da circunferncia de raio R, com velocidade de mdulo V, como indica a figura abaixo.

Sabe-se que o coeficiente de atrito cintico entre a partcula e a trajetria vale . O mdulo da fora de atrito que atua C na esfera, no instante em que passa pela posio B, igual a:

g (A) C M

(B) C Mgsen

(C) C Mg cos

(D)

C M (V 2 + Rg cos ) R

(E)

CV 2 gsen
R

4) (Escola Naval/2008) Os corredores A e B, que pesam 560 N e 700 N respectivamente, esto colocados nas extremidades de uma prancha de peso igual a 500 N, que pode deslizar livremente sobre o gelo onde se apia, conforme a figura. Eles partem do repouso, correndo na mesma direo e sentidos opostos, com aceleraes de mdulos a A = 2,00 m / s 2 e a B = 3,00 m / s 2 , at alcanarem a velocidade constante de mdulo igual a 6,00 m / s , relativamente prancha. Calcule:

a) o mdulo da velocidade da prancha no instante em que os corredores se encontram; b) o intervalo de tempo para os corredores se encontrarem.

5) (Escola Naval/2004) Uma estrutura constituda por uma barra horizontal AB e uma barra vertical BC presa, firmemente, ao solo no ponto C. As barras so homogneas e possuem densidade linear igual a 20,0 kg/m. Preso barra horizontal h um mecanismo composto de fios e polias ideais, utilizando para que um operrio (massa igual a 80,0 kg) levante um bloco (massa igual a 20,0 kg e volume igual a 0,0200 m 3), que est imerso em um lquido (massa especfica = 800 kg/m3), puxando o fio com uma fora constante (veja figura abaixo).

O bloco est, inicialmente, em repouso no fundo do recipiente que contm o lquido e adquire uma velocidade de mdulo igual a 2,00 m/s, aps subir 2,00 metros, sempre totalmente imerso no lquido. Despreze a fora de resistncia do lquido ao movimento do bloco (fora de atrito) e considere | g |= 10,0m/ s2 . Para o intervalo de tempo referente a essa subida, calcule: a) o mdulo da trao no fio que est preso no bloco; b) os mdulos da fora vertical e do momento resultante (torque) que a estrutura exerce no apoio C; c) o mdulo da fora vertical exercida pelo operrio sobre o solo; e d) a potncia mdia da fora exercida sobre o fio, pelo operrio. 6) (Escola Naval/2002) Uma partcula de massa m, inicialmente em repouso, est sob a ao de fora resultante F cujo mdulo varia com o tempo, de acordo com o grfico abaixo. No instante t 2 , a velocidade da partcula vale:

(A)

( F1 F2 )t1 + F2 t 2

m ( F1 F2 )( t 2 t1 ) 2m

(B)

( F1t1 F2 t 2 )
2m

(C)

( F1 + F2 ) t1 F2 t 2
2m

(D)

7) (Escola Naval/2000) O sistema indicado na figura abaixo est inicialmente em repouso, sendo ideais a polia e o fio. A massa do bloco vale 30 kg, a acelerao da gravidade igual a 10 m/s 2 e o mdulo da fora F vale 150N. Podemos afirmar que o bloco: (A) desce com acelerao igual a 4,0m/s2. (C) desce com acelerao igual a 5,0m/s2. (E) desce com velocidade constante. (B) sobe com acelerao igual a 4,0m/s2. (D) sobe com acelerao igual a 5,0m/s2.

8) (Escola Naval/2000) Uma partcula de massa M desloca-se ao longo de uma trajetria retilnea. Sabese que no instante t = 0, quando a partcula possui uma velocidade v = 1 m/s e ocupa a posio x = 0, uma fora que tem a mesma direo e sentido do vetor velocidade atua sobre a partcula. Sob ao desta fora, aps um deslocamento de 2 metros, a partcula passa a ter uma velocidade v = 3 m/s. Com o auxlio do grfico dessa fora em funo da posio, pode-se afirmar que a massa M da partcula, em kg, : (A) 0,5 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 4,0 (E) 8,0

Gabarito: 1) A 2) A 6) 7)

3) D 8)

4) a)

b)

5) a)

b)

c)

d)

You might also like