You are on page 1of 4

SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAO DO ESTADO DE SO PAULO COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR DIRETORIA DE ENSINO REGIO DE BARRETOS E.E.

PROFESSOR BENEDITO PEREIRA CARDOSO PROVA DIAGNSTICA - HISTRIA 8 SRIE

NOME: ___________________________________________________________________ N_______ PROFESSOR: _______________________________________________________________________ 1. Marcha nacional pela Reforma Agrria - 2006

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra realizou, na ltima dcada, diversas marchas em direo a Braslia com o objetivo de cobrar do governo a realizao da Reforma Agrria.
Essas manifestaes partem do princpio que as transformaes sociais no Brasil dependem da: (GIII) a) Presso coletiva c) Boa vontade do governo b) Destruio do estado d) Participao dos grandes lderes.

2. Para responder questo, observe as fotos e leia as legendas que as acompanham: (GI)
Cobrir-se um dos costumes mais arraigados da tradio muulmana, como recomenda o Coro (livro sagrado dos Islmicos). Diz-se s fiis que recatem seus olhares, conservem seus pudores e no mostrem seus atrativos, alm dos que (normalmente) aparecem: que cubram o colo com seus vus. A ditadura da burca nasceu de uma viso distorcida do texto sagrado. Fora dos grupos fundamentalistas, a regra o xador, o manto que cobre a cabea, mas deixa mostra o rosto e as mos.

Segundo o Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa, passista aquela que dana o samba com muita desenvoltura e graa, especialmente nos desfiles de escolas de samba.

Em relao s imagens e legendas, podemos considerar como correta a afirmativa: a) As mulheres retratadas pertencem a mesma poca e, portanto, ao mesmo contexto social, cultural e geogrfico. b) A relao com o corpo possui limites prprios de cada cultura retratada e caracteriza a diversidade cultural. c) Localizando os territrios de origem das mulheres retratadas, podemos afirmar que Brasil e Afeganisto so pases ocidentais. d) O uso da burca no Afeganisto no se relaciona a tradies religiosas, sendo uma opo esttica das mulheres do local. 3. No incio do sculo XX, as mulheres e crianas constituam quase 75% dos operrios txteis. Alm de pssimas condies de higiene e longas jornadas de trabalho, elas sofriam com o assdio constante de seus patres e tambm tentavam se organizar. Em 1906, o jornal anarquista A Terra Livre divulgou um texto de trs costureiras que criticavam a no adeso da categoria greve operria: Companheiras! necessrio que nos recusemos a trabalhar tambm de noite, porque isso vergonhoso e desumano (...)

Desenho de Raul Pederneiras de 1914 retrata o movimento sufragista, por meio do qual as mulheres brasileiras reivindicavam o direito de votar.

Como podemos perceber pelo trecho da reportagem publicada, e pela imagem e sua respectiva legenda, as mulheres operrias no Brasil viveram situao de trabalho muito precria, nos moldes do que aconteceu em outros pases quando se implantou o sistema capitalista industrial. Da mesma forma, legalmente, apesar de muitas mulheres trabalharem, sua participao poltica era vetada, j que no podiam votar. A luta feminina por seus direitos concretiza um importante marco no governo de Getlio Vargas quando: (GI) a) b) c) d) Fica proibido o trabalho de mulheres casadas em fbrica. A mulher passa a ter o direito de voto garantido por lei, em 1932. As mulheres passam a ganhar o mesmo salrio que os homens. O trabalho em indstria passa a ser preponderantemente masculino.

4. Observe a charge e leia o texto que vir a seguir: (GI) A Proclamao da Repblica do Brasil inaugurou mecanismos polticos que at ento no haviam sido vivenciados no Brasil, dentre eles o sufrgio universal. Antes, no decorrer do Imprio, existia o direito ao voto; no entanto, este era vinculado renda. A partir da Constituio de 189, a participao se ampliou, sendo que, todo brasileiro, homem, maior de 21 anos e que fosse alfabetizado, era considerado cidado, para efeito participativo na poltica. Portanto, ficavam excludas as mulheres e a maioria a populao, que era analfabeta. A maneira como a votao acontecia na Primeira Repblica reafirmava mecanismos de excluso social, retratados na charge de Stomi, publicada em 1927 na Revista Careta. So conceitos relacionados interpretao da charge e poltica do perodo conhecido como Primeira Repblica Brasileira: (GI) a) Voto de cabresto e sufrgio censitrio c) Curral eleitoral e voto de cabresto b) Voto censitrio e curral eleitoral d) Sufrgio universal e voto censitrio 5. Controlar o tempo passou a ser um mecanismo fundamental no desenvolvimento do capitalismo industrial. O fato que, independente do tipo de tecnologia utilizada, o controle do tempo no sistema capitalista virou parte do cotidiano das pessoas que vivem em grandes cidades. No trabalho, do velho relgio de ponto ao controle feito por impresso digital, a sensao que temos que o tempo passa sempre muito rpido. Uma das explicaes para a sensao de acelerao da vida est relacionada ao ritmo imposto pela sociedade industrial. Isso se d porque: (GIII) a) Controlar o tempo de produo mostrou-se eficaz para aumentar a lucratividade. b) Foi a nica forma encontrada para domar a preguia natural de todo trabalhador. c) O tempo necessrio para produzir em fbricas demanda jornadas longas de trabalho.

d) Quanto mais tempo o trabalhador fica na fabrica, maior ser seu ganho em termos de salrio. 6. A organizao do mundo do trabalho assalariado deu-se no Brasil atravs da criao de parmetros legais para a relao entre capital e trabalho. A necessidade do trabalhado passa a extrapolar a simples questo da sobrevivncia, inerente condio de todo ser humano; caracteriza-se como um mecanismo de organizao social, de sustentao poltica e exerccio pleno da cidadania. O advento da legislao trabalhista no Brasil um marco histrico e social que se deu na era Vargas: Assinale a alternativa que corresponde a um tema que no foi contemplado pela legislao trabalhista daquele perodo: (GIII) a) Salrio Mnimo c) Licena paternidade b) Horrio de trabalho d) Frias remuneradas 7. Nas ltimas dcadas, no Brasil, tem crescido o chamado mercado informal de trabalho. Isso se justifica por um conjunto de fatores, relacionados economia interna e ao processo de globalizao, agravado pela precariedade da escolarizao de muitos brasileiros. Assinale a alternativa que contm uma explicao que no justifica esse quadro econmico. (GIII) a) Baixa escolaridade dos brasileiros, que os leva excluso frente aplicao de tecnolgicas mais modernas. b) Formao de alto nvel no Brasil restrita a um segmento pequeno da populao. c) Existncia de uma quantidade muito grande de trabalhadores com baixssima ou nenhuma escolarizao, o que limita a obteno de trabalho. d) O trabalho informal garantia de grande lucratividade para o brasileiro no escolarizado, pois pode produzir produtos piratas. 8. A crise do sistema escravista no Brasil integra uma srie de ocorrncias que, analisadas em conjunto, permitem a compreenso das transformaes polticas ocorridas em 1889, com a Proclamao da Repblica. Dentre os diferentes fatores que explicam as referidas mudanas, assinale a nica alternativa que no integra a conjuntura que antecede a mudana de Imprio para Repblica, no Brasil. (GII) a) b) c) d) Estremecimento das relaes diplomticas entre Brasil e Inglaterra. Anseio militar de participar de forma mais direta da poltica. Crise entre Igreja Catlica e D. Pedro II, em funo da maonaria. Projeto Constitucional da Mandioca, que minimizava o poder do monarca.

9. Podemos afirmar que o surgimento da Organizao das Naes Unidas (ONU) resultado da busca da garantia dos direitos humanos no mundo contemporneo. Em um documento que delimita politicamente as intenes dessa organizao, encontramos o seguinte prembulo: NS, OS POVOS DAS NAES UNIDAS, RESOLVIDOS a preservar as geraes vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes, no espao da nossa vida, trouxe sofrimentos indizveis humanidade, e a reafirmar a f nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das naes grandes e pequenas, e a estabelecer condies sob as quais a justia e o respeito s obrigaes decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condies de vida dentro de uma liberdade ampla. Todas as alternativas a seguir representam os objetivos da ONU, exceto: (GII) a) Manter a paz e a segurana internacionais. b) Obter cooperao internacional. c) Estimular o respeito aos direitos humanos. d) Respeitar a supremacia econmica dos territrios. 10. Leia os versos de Caetano Veloso da msica Baby. (GII) Voc Precisa aprender ingls Precisa aprender o que eu no sei

E o que eu no sei mais (...) Leia na minha camisa Baby, baby, I Love you. A letra da msica destaca uma forte influncia cultural presente nos hbitos da sociedade brasileira durante nossa histria recente. A alternativa que apresenta o pas de origem dessa influncia : (GII) a) Argentina c) Frana b) Inglaterra d) Estados Unidos da Amrica 11. Leia o texto e responda questo: (GII) So quatro anos muito tempo tem que votar com conscincia ter bom senso Esta estrofe fez parte da campanha veiculada pelo Tribunal Superior Eleitoral nos meios de comunicao durante o ano eleitoral de 2008. Uma justificativa para esta campanha : (GII) a) Conscientizar a populao da importncia da participao poltica e do voto para o exerccio da cidadania. b) Pedir que os eleitores compaream s urnas para votar, j que o voto em nossa pas no obrigatrio. c) Solicitar a diminuio do mandato de prefeitos e vereadores, pois quatro anos muito tempo. d) Mostrar que o bom senso um direito dos cidados e deve ser exerccio no nosso cotidiano. 12. Leia o texto e responda questo: Mas plantar pra dividir No fao mais isso no Eu sou pobre caboclo Ganho a vida na enxada, O que ganho dividido Com quem no plantou nada. A msica acima fez parte do espetculo Opinio, apresentado na dcada de 1960, num contexto de importantes manifestaes e conflitos sociais. O grave problema social denunciado pela letra da msica : a) Crise na produtividade agrcola b) Distribuio equilibrada da terra c) Explorao do trabalhador rural d) Falta de mo de obra no campo

You might also like