You are on page 1of 13

O Protocolo mercosurenho sobre Medidas Cautelares e o Sistema Jurdico Brasileiro: uma pequena apreciao1

Por Renata Alvares Gaspar

Sumrio: I. Introduo; II. O tratamento das medidas cautelares proferidas no estrangeiro dentro do sistema jurdico nacional antes da entrada em vigor do Protocolo de Medidas Cautelares do MERCOSUL; III. Aspectos relevantes do referido Protocolo de Medidas Cautelares; IV. Concluses: um dilogo entre a ordem mercosurenha e a ordem brasileira; V. bibliografia.

I. Introduo

Apesar do MERCOSUL ser ainda um sujeito de Direito Internacional Pblico (DIP) com uma institucionalizao algo precria e, portanto, pouco efetiva isto porque como sabido saciedade se trata de uma organizao internacional intergovernamental nesta altura de seu processo de desenvolvimento e consolidao se pode afirmar que sua produo normativa2 relativamente substancial.

Esta, em realidade, a varivel que permite o seu avano, j que lhe permite contar com uma regulamentao que favorece a segurana jurdica intra-zona, elemento fundamental em qualquer processo desta natureza. Como magistralmente observou A. DREYZIN DE KLOR3, o MERCOSUL , indubitavelmente, uma fonte geradora de normas jurdicas. Contudo, preciso matizar que esta afirmao no revela, e nem

Esta contribuio foi extrada de um artigo por mim escrito e publicado na Revista de Derecho Privado y Comunitario, 2009-I, Rubinzal-Culzoni, Buenos Aires. O texto foi traduzido, ampliado e revisado. Doutora em Direito pela Universidade de Salamanca; Diretora do CEDIC - Centro de Estudos de Direito de Integrao e Comunitario. Professora Universitria e Consultora Jurdica. 2 Direito originrio e derivado. 3 Sobre este tema, consultar excelente trabalho de DREYZIN DE KLOR, A., El Mercosur: generador de una nueva fuente de derecho internacional privado, Buenos Aires, 1997.

mesmo quer revelar, ser a produo mercosurenha satisfatria ou perfeita. Muito pelo contrrio4.

Desta forma, a crescente produo legislativa de origem mercosurenha bastante reveladora de sua (do bloco) preocupao com a livre circulao de decises, fenmeno essencial para garantir o aprofundamento do processo de integrao subregional em questo, ainda que sua que sua realizao se d pela forma tradicional estabelecida pelo DIP, ou seja, mediante celebrao de tratados internacionais, como bem nos lembrou a ilustre jurista N. de ARAJO5.

Este fato coloca em evidncia que o Direito Processual Civil Internacional (DPCI), um ramo do conhecimento jurdico que ganha protagonismo no que tange os estudos jurdicos voltados proteo e promoo de segurana da administrao de justia dentro dos espaos integrados ou em vias de integrao.

Por esta razo, os temas atinentes cooperao internacional ganham um lugar de importncia dentro do Direito Internacional Privado (DIPr), pois como bem afirmou a ilustre professora M. BASSO6, O gerenciamento do acesso justia nos Estados depende fundamentalmente de um compromisso universal de cooperao judiciria, especialmente no tocante ao compartilhamento da atividade jurisdicional dotada de efetividade e assegurada transnacionalmente.

Como de todos conhecido, entre os princpios que regem a cooperao internacional esto o de reconhecimento extraterritorial das decises estrangeiras e o de cumprimento dos atos executivos proferidos por autoridade estrangeira, cuja observncia permite a boa marcha processual ou arbitral que estejam sob a jurisdio de outro Estado7.

Sem embargo, o que evidentemente se pode notar, que a institucionalizao efetiva que favorecer a formao de um corpo jurdico fundamental, um fato que se verifica no seu desenvolvimento atual, ainda que seu processo seja lento e pouco linear. 5 Direito Internacional Privado: teoria e prtica brasileira, Rio de Janeiro/So Paulo/Recife, 2007, P. 88. 6 Curso de Direito Internacional Privado, So Paulo, 2009, p 247. 7 Idibem.

No foi por outra razo que o ilustre jurista D. P. FERNNDEZ ARROYO afirmou, em seu momento, que [...] os fundamentos atuais da cooperao jurdica internacional no podem cifrar-se na tradicional considerao da obrigao mais ou menos natural que os Estados teriam que prestar-se, reciprocamente, como assistncia mtua (obrigao esta normalmente ligada exigncia de reciprocidade). Hoje em dia a internacionalizao da vida e das pessoas faz com que os Estados devam se colocar de acordo para alcanar mecanismos que permitam a proteo dos interesses das pessoas envolvidas em situaes jurdicas conectadas a mais de um ordenamento jurdico. O Direito dos particulares a ser tutelado judicialmente de maneira efetiva vai transformando em obrigatrias as atitudes Estatais que outrora eram realizadas com certa espontaneidade8.

Desta forma, ainda que partindo de premissas pelas quais o Estado ainda mantm certa discricionariedade na aceitao de atos e/ou de decises estrangeiras, no se pode obviar que sua atuao est profundamente limitada ou emoldurada pelo Direito. Por j se haver ultrapassado a fase primitiva do territorialismo agressivo das soberanias, a aplicao do Direito estrangeiro, tanto na sua forma direta como na indireta, deixou de ser uma simples questo de comitas gentium9, cuja observao se dava por tolerncia, para ser tornar um imperativo legal, verificvel a partir de

Cf. Derecho Internacional Privado: una mirada actual sobre sus elementos esenciales, Crdoba, 1998, p. 63. Traduo libre para o portugus. 9 Cf. MARTNEZ FRAGA, P. J. /VIELLEVILLE, D. E., Hacia la unificacin del Derecho procesal internacional, 2006 p. 75-113, sobre a atual aplicabilidade dentro da ordem jurdica dos Estados Unidos do princpio Comity; Cf. p. 20, sobre a vocao deste princpio como instrumento a servio de [...]colmar este espacio y desempear el papel protagnico de fulcro de inteligibilidad y de unificacin [...]do Direito processual civil internacional. Cf. dentro do mesmo texto citado, nas pginas 75-86, o conceito de Comity e sua respectiva interpretao oferecida pelos tribunais dos Estados Unidos. Seguindo o mesmo texto, Cf. pginas 86-91, sobre Comity como princpio reconciliador do sistema jurdico, no momento da verificao por parte do tribunal estatal de existncia de conflitos entre a lei interna e a estrangeira em funo de seus elementos (racionalidade, uniformidade previsibilidade - Cf. p. 18 nota (4) do mesmo livro), de acordo com a viso sistmica da ordem jurdica dos Estados Unidos. Cf. DOLINGER, J., Direito Internacional..., op. cit., p. 122, onde o ilustre jurista explica com claridade que a verso dos Estados Unidos do princpio holands Comitas Gentium foi trasladada para aquele pas por Joseph Story, que o denominou Comity e que, ademais, tentou demonstrar que a aplicao do Direito estrangeiro j seja de forma direta ou indireta - deve ser muito mais que uma simples questo de cortesia internacional e sim uma questo de realizao de boa justia. Sem embargo, alguns sistemas jurdicos, de alguma forma, ainda matem como fundamento de sua cooperao judicial o princpio de comitas gentium, ainda que matizado, na medida em que o princpio da reciprocidade ainda impera nas questes de reconhecimento e execuo de sentenas estrangeiras em territrio nacional, tal como o caso do sistema colombiano. Sobre esta questo, conferir deciso da Corte Constitucional da Colmbia T716/96.

determinados requisitos objetivos10. Ainda mais dentro dos espaos integrados ou em via de integrao, como o caso do MERCOSUL.

Dentro deste contexto que se insere o Protocolo de Medidas Cautelares do MERCOSUL, que juntamente com outros textos convencionais, imprime um tom garantista s relaes mercosurenhas, resguardando certa rapidez e eficcia aos atos judiciais ou arbitrais proferidos dentro deste espao, para que suas determinaes sejam cumpridas ao interior de qualquer Estado Parte pertencente ao bloco.

II. O tratamento das medidas cautelares proferidas no estrangeiro dentro do sistema jurdico nacional antes da entrada em vigor do Protocolo de Medidas Cautelares do MERCOSUL

Apesar das cautelares desempenharem um papel fundamental dentro da administrao de Justia11, pois servem para garantir no s o cumprimento de eventual condenao num processo, mas tambm para garantir o objeto principal da prestao judicial ou arbitral que se solicita12, no Brasil no se reconhecia tais medidas caso tivessem sido proferidas por uma autoridade estrangeira. Como bem observou R.

Cf. VALLADO, H. Direito Internacional Privado, So Paulo, 1974, p. 451. Cf. ARAJO, N. /VARGAS, D. /GAMA, L., Cooperao jurdica nos litgios internacionais: cartas rogatrias no Brasil e no Protocolo de Las Leas, DeCITA: Litigio Judicial Internacional, 2005-4, p. 484-485. Cf. MARTNEZ FRAGA, P. J. /VIELLEVILLE, D. E., Hacia la unificacin..., op. cit., p. 27-28, onde estes autores transcrevem parte da sentena proferida pelo Tribunal Supremo dos Estados Unidos, no caso concreto denominado Hilton v. Guyot, 159 U.S. 113, 16 S.Ct 139, 40 L.Ed.95 (1895), onde, h mais de um sculo, ficou assentado o conceito de comity dentro daquele sistema jurdico, cuja vigncia permanece at a presente data nos seguintes termos: Comity en el sentido legal, no es un asunto ni de obligacin absoluta, por una parte, ni meramente un concepto de cortesa, por la otra. Al contrario, es el reconocimiento que una nacin permite dentro de las fronteras de su territorio nacional respecto a los actos legislativos, ejecutivos, o judiciales de otra nacin, tomando en cuenta los dos factores de obligacin internacional y convivencia, tanto como los derechos de sus propios ciudadanos o de otras personas quienes pudiesen estar bajo el amparo de sus leyes. Sobre a cooperao Jurdica internacional ser uma exigncia da comunidade internacional, consultar obra coordenada por ARAJO, N., Cooperao Jurdica Internacional no Superior Tribunal de Justia: comentrios Resoluo n. 9/2005, Renovar, Rio de Janeiro/So Paulo/Recife, p.2-8. 11 Cf. LIEBMAN, E. T., Manual de Derecho Procesal Civil, traduo de Santiago Sentis Melendo, Buenos Aires, 1980, p. 161. 12 Sobre o sentido das medidas cautelares em sede arbitral internacional, consultar CALVO CARAVACA, A. L./CARRASCOSA GONZLEZ, J., Medidas cautelares y..., op. cit., XVII-2004, pp. 562-563. Neste trabalho os autores citados enumeram seis finalidades para o uso das cautelares num procedimento arbitral internacional: 1. paso del tiempo, 2. parcelacin jurdica del mundo en Estados, 3. constitucin del rgano arbitral, 4. congelar sorpresas, 5. fuerza compulsiva sobre terceros, 6. poder coercitivo.

10

BARROS MONTEIRO FILHO13, o Supremo Tribunal Federal (STF) denegava exequatur as medidas de carter executivo no Brasil.

Assim atuava o sistema jurdico nacional, porque no havia previso legal que amparasse qualquer homologao ou exequatur de decises que no fossem definitivas. Portanto, no Brasil somente se aceitava importar eficcia de sentenas estrangeiras definitivas, conseqentemente, somente poderia produzir efeitos jurdicos no Brasil aquelas decises que j tivessem transitado em julgado14. E como de conhecimento notrio, as cautelares no ostentam este requisito.

No foi por outra razo que em seu momento a ilustre professora C. TIBURCIO, afirmou que nenhuma medida de carter executivo podia ser requerida junto ao STF, via rogatria; entendimento que havia sido devidamente sedimentado e pacificado tanto em sede doutrinria como jurisprudencial no Brasil15.

Tal assertiva resta evidente nos argumentos judiciais lanados nas decises proferidas pelo STF STF, como fazem prova os casos concretos CR 7.899, Relator Ministro Celso de Mello e CR 7.618 (AgRg), Relator Ministro Seplveda Pertence.

Apesar desta orientao legislativa, doutrinria e jurisprudencial, o referido panorama muda por completo, quando o Brasil interioriza o Protocolo de Medidas Cautelares do MERCOSUL16. Assim se afirma porque esta conveno de origem mercosurenha marca o momento de aprofundamento da cooperao judicial internacional dentro do bloco, j iniciado, com anterioridade, pelo Protocolo de Las Leas.
Cf. Jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justia na cooperao passiva, publicado no BDJur (www.bdjur.stj.gov.br), p. 3. 14 O sistema interno permitia via carta rogatria ativa, somente o cumprimento de atos de mero trmite processual de origem estrangeira, como so os casos da citao, intimao e obteno de provas. As denominadas rogatrias passivas no encontravam forma de serem interiorizadas, pois seu contedo tem carter executivo, o que era totalmente proibido no Brasil, at a entrada em vigor do Protocolo de Las Leas e do Protocolo de Medidas Cautelares do MERCOSUL. Ou seja, ambos os instrumentos mercosurenhos foram os responsveis pela mudana de perspectiva na aplicao do Direito no Brasil. 15 Cf. As Cartas Rogatrias Executrias no Direito Brasileiro no mbito do Mercosul, <http://www.jcadvocacia.com/index2.htm?cont=publicacoes&publicacao=22&categoria=2>. 2006, p. 03. 16 Como se afirmou em nota anterior, com relao s rogatrias passivas, em especial quanto ao reconhecimento de sentenas estrangeiras mediante esta via, o cenrio mudou com a entrada em vigor do Protocolo de Las Leas e o passo fundamental para uma mudana mais profunda ocorreu com a entrada em vigor do Protocolo de Medidas Cautelares, pois ademais de viabilizar a interiorizao de sentenas definitivas, permitiu a interiorizao de decises precrias, como so os casos das cautelares.
13

De tal sorte que, a partir deste episdio, o sistema brasileiro passou a admitir no s as rogatrias passivas que viabilizam a importao de eficcia de sentenas firmes e definitivas proferidas por autoridades competentes mercosurenhas (Protocolo de Las Leas), mas tambm, a importao de eficcia de medidas cautelares via rogatria passiva, desde que proferidas por autoridade competente de origem mercosurenha17.

E isto se deu por disposio expressa do Protocolo de Medidas Cautelares do MERCOSUL, que em sua parte dispositiva no s determina a cooperao entre as autoridades mercosurenhas com relao execuo das medidas cautelares proferidas fora de seus Estados, que tenham sido determinadas por autoridades competentes que pertenam ao bloco e, portanto, vinculadas a este mesmo instrumento internacional, como tambm regulamenta de forma exaustiva a maneira como tais medidas devem dialogar e ingressar no Estado onde pretende perseguir sua eficcia.

A afirmao anterior encontra eco na Jurisprudncia nacional, o que fazem prova os casos concretos tramitados perante o STF CR 8240 e CR 8377.

Na esteira do que se afirmou alhures, a entrada em vigor do Protocolo de Medidas Cautelares do MERCOSUL significou o impulso decisivo para a mudana de paradigmas no que tange aos processos de reconhecimento de decises estrangeiras no Brasil; contudo, a mudana definitiva e efetiva veio posteriormente, com a promulgao da Emenda Constitucional 45/2004. Tal Emenda Constitucional, denominada reforma do poder judicirio, dentro do tema que nos ocupa este trabalho, determinou, entre outras medidas, o deslocamento de competncia originria da autoridade judicial interna para conhecer, processar e julgar os processos de reconhecimento de decises estrangeiras e para outorgar exequatur nas Cartas Rogatrias aqui no Brasil.

Historicamente tal competncia sempre foi do STF, mas com o deslocamento referido, passou a ser do Superior Tribunal de Justia (STJ), que no demorou em

17

Cf. ARAJO, N., Direito Internacional..., op. cit., p. 289.

absorver as mudanas introduzidas pelas normas mercosurenhas sub examem, determinando sua aplicao erga omnes18. Isto foi possvel, porque o STJ ao promulgar a Resoluo n. 919 que disciplina os procedimentos de reconhecimento de decises estrangeiras perante este tribunal incorporou no sistema autnomo a possibilidade de reconhecimento de medidas cautelares proferidas por qualquer autoridade estrangeira, desde que seja competente, e no apenas aquelas proferidas por autoridades mercosurenhas. Tal possibilidade est expressa no artigo 7 da referida Resoluo n. 9, que assim determina: As Cartas rogatrias podem ter por objeto atos decisrios ou no decisrios.

De tal forma que a experincia vivida pelos tribunais internos em funo do Protocolo de Las Leas e, em especial, pelo Protocolo de Medidas Cautelares, ajudou, sem dvida, modernizao do sistema judicial nacional. Ou seja, a experincia mercosurenha no s viabilizou a segurana jurdica dentro do MERCOSUL, mas tambm influenciou a modernizao da estrutura interna brasileira, revelando que uma mudana global se fazia necessria para que em tempos de globalizao, o Poder Judicial nacional cumpra seu mister e realmente administre Justia.

III. Aspectos relevantes do referido Protocolo de Medidas Cautelares O Protocolo de Medidas Cautelares do MERCOSUL tambm denominado Protocolo de Medidas Cautelares de Ouro Preto foi firmado em 16 de dezembro de 1994 e incorporado na ordem jurdica nacional em 15 de junho de 1998, mediante a promulgao do decreto Presidencial n. 2626.

Apesar de no ser o objeto principal deste trabalho, a entrada em vigor deste protocolo mercosurenho no Brasil gerou um interessante debate no seio no STF que naquela ocasio ainda era detentor da competncia para conhecer, processar e julgar a homologao de decises estrangeiras.
18

Cf. Alvares Gaspar, R., Reconhecimento de sentenas arbitrais estrangeiras no Brasil, Atlas, So Paulo, 2009, p.257-263. 19 Ibid p. 52-59. Para conhecer as principais mudanas introduzidas por esta Resoluo do STJ. Cf. livro coordenado por ARAJO, N., Cooperao Jurdica..., op. cit., p. 19-88, para conhecer o dilogo recente entre a Resoluo n. 9 e a jurisprudncia do STJ.

Tal debate ocorreu dentro do pedido de exequatur da CR 8279 AgR /AT ARGENTINA. Nesta carta rogatria o tribunal teve que esgrimir um importante e valioso debate sobre a data de entrada em vigor de um instrumento internacional e, ainda, sobre o meio instrumental que efetivamente faz do tratado internacional lei interna - independentemente de ser ou no de origem mercosurenha; portanto se debateu tambm a partir de quando um tratado passa a ser lei cuja observncia obrigatria por parte dos tribunais internos.

Naquela demanda, litigavam uma empresa argentina e outra brasileira. A primeira pleiteava a aplicao do Protocolo de Medidas Cautelares do MERCOSUL, pois entendia que estava em vigor e, portanto, perfeitamente integrado na ordem interna nacional (o congresso nacional j havia promulgado o decreto legislativo 192, de 15 de dezembro de 1995).

Por outro lado, a segunda mencionada, rechaava sua aplicao, porque entendia que um tratado internacional somente ingressa na ordem jurdica nacional, mediante a promulgao de um decreto presidencial, que poca no havia. Tal decreto presidencial ato posterior ao decreto legislativo, segundo tradio do ordenamento jurdico nacional.

Depois de um longo debate, o STF determinou que o Protocolo de Medidas Cautelares efetivamente no poderia ter sido aplicado pelas instncias inferiores neste caso concreto, porque no estava em vigor, na esteira da argumentao lanada pela demandada. Isto porque, at aquela data, ainda no havia constncia da existncia de um decreto presidencial, que efetivamente tornaria o tratado internacional devidamente interiorizado no Brasil. Assim expressou o resumo oficial do referido caso concreto20:
E M E N T A: MERCOSUL - CARTA ROGATRIA PASSIVA DENEGAO DE EXEQUATUR - PROTOCOLO DE MEDIDAS
Este caso concreto pode ser consultado na ntegra no site oficial do STF, pelo nmero do processo (www.stf.gv.br).
20

CAUTELARES (OURO PRET0/MG) - INAPLICABILIDADE, POR RAZES DE ORDEM CIRCUNSTANCIAL - ATO INTERNACIONAL CUJO CICLO DE INCORPORAO, AO DIREITO INTERNO DO BRASIL, AINDA NO SE ACHAVA CONCLUDO DATA DA DECISO DENEGATRIA DO EXEQUATUR, PROFERIDA PELO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - RELAES ENTRE O DIREITO INTERNACIONAL, O DIREITO COMUNITRIO E O DIREITO NACIONAL DO BRASIL - PRINCPIOS DO EFEITO DIRETO E DA APLICABILIDADE IMEDIATA AUSNCIA DE SUA PREVISO NO SISTEMA

CONSTITUCIONAL BRASILEIRO - INEXISTNCIA DE CLUSULA GERAL DE RECEPO PLENA E AUTOMTICA DE ATOS

INTERNACIONAIS, MESMO DAQUELES FUNDADOS EM TRATADOS DE INTEGRAO - RECURSO DE AGRAVO IMPROVIDO. A RECEPO DOS TRATADOS OU CONVENES INTERNACIONAIS EM GERAL E DOS ACORDOS CELEBRADOS NO MBITO DO MERCOSUL EST SUJEITA DISCIPLINA FIXADA NA CONSTITUIO DA REPBLICA.

Posteriormente a esta deciso, o Executivo Nacional no tardou em promulgar o Protocolo de Medidas Cautelares em questo, o que se deu mediante o decreto presidencial mencionado anteriormente.

Dito isto, como se afirmou no articulado anterior, a entrada em vigor para o Brasil do referido instrumento mercosurenho, sups uma profunda mudana na forma de ver, sentir e entender as medidas cautelares adotadas por autoridades estrangeiras competentes. Agora j se sabe no Brasil, que o fato de se conceder exequatur a uma medida cautelar proferida por autoridade competente estrangeira ajuda na administrao de Justia em um mundo globalizado, sem que os sistema experimentem qualquer fratura ou antinomia em suas instituies internas (j sejam jurdicas, polticas ou de outra natureza); portanto j no mais cabe o discurso de ofensa soberania nacional a exequaturizao de medidas cautelares estrangeiras, que tenham sido adotadas por autoridades competentes.

Por no se constituir no objeto deste trabalho, nesta oportunidade no se explicar o Protocolo de Medidas Cautelares. Nesta contribuio, apenas se pretende demonstrar, ainda de que forma panormica e no muito exaustiva, o impacto do

Protocolo mercosurenho sub examem ordem jurdica nacional21. Sem embargo e com a finalidade de emoldurar e contextualizar o tema, no parece fora de lugar recordar as linhas gerais deste instrumento.

De tal forma que o objeto principal de regulamentao do referido instrumento mercosurenho determinar, e com isto permitir de forma legal e pretensamente legitima, que todos os Estados Partes do MERCOSUL, reconheam os efeitos das medidas cautelares adotadas por autoridades mercosurenhas que sejam competentes dentro de seu territrio. Ou seja, viabilizar a livre circulao das medidas cautelares, dotando-as de efetividade dentro deste espao integrado ou em vias de integrao.

Para tanto, se especifica neste instrumento quais as decises que devem ser entendidas como sendo cautelares (e seu conceito bem amplo como se pode cotejar); se especifica tambm as autoridades competentes para proferir tais medidas; e, por fim, se definem as formas de cumprimento destas mediadas, ademais de se determinar os elementos de conexo na aferio do direito processual aplicvel nestes processos de interiorizao.

IV. Concluses: o dilogo entre a ordem mercosurenha e a ordem brasileira

Como se pode observar desta breve exposio sobre os antecedentes do sistema jurdico nacional antes da entrada em vigor do Protocolo de Medidas Cautelares do MERCOSUL, o direito processual civil autnomo brasileiro no permitia qualquer produo de efeitos jurdicos de uma deciso cautelar proferida por uma autoridade estrangeira, ainda que esta fosse considerada internacionalmente competente.

Assim ocorria porque o sistema interno entendia que somente havia possibilidade de se admitir a importao de eficcia de sentenas estrangeiras firmes, desde que cumpridos os demais requisitos determinados pela legislao interna, j seja de origem autnoma ou convencional.

Na doutrina brasileira se pode encontrar uma viso panormica da regulamentao do Protocolo de Medidas Cautelares do MERCOSUL na obra de WALTER RECHSTEINER, B., Direito Internacional Privado: teoria e prtica, So Paulo, 2008, p. 388-391.

21

10

A entrada do Brasil para o MERCOSUL sups uma mudana do Estado nacional em todos os aspectos e no s em termos institucionais, mas tambm em termos legislativos e de administrao de Justia. Mudanas estas que continuam em curso, pari passu ao aprofundamento do processo de integrao sub-regional estudado neste trabalho. Assim se afirma, porque o direito interno brasileiro a cada dia aperfeioa seus instrumentos, tambm ao amparo das experincias vividas do seu dilogo permanente e obrigatrio realizado com as normas de origem mercosurenha.

De tal forma que se pode afirmar sem medo de equivocaes, como j se fez em seu momento ao longo desta contribuio, que graas experincia brindada pelo MERCOSUL, em especial pela experincia normativa gestada dentro deste espao, o sistema jurdico nacional se faz melhor e a cada dia mais competitivo dentro da sociedade internacional. A prestao de servios jurdicos no Brasil, aqui includos os de administrao de Justia, mudou muito desde o ingresso do Brasil no MERCOSUL; e tal mudana, sem dvida e at o presente momento, se deu para melhor.

As

mudanas

legislativas

introduzidas

pelas

normas

mercosurenhas,

especificamente no mbito do DPCI ou como se pode chamar, Direito Processual Civil mercosurenho (DPCm) - evidentemente fizeram o nosso sistema jurdico mais substantivo e mais adequado aos tempos ps-modernos, marca da atualidade.

Ademais, o que se pode notar a partir da experincia brasileira, que uma vez que as normas mersurenhas so incorporadas e, conseqentemente experimentadas ao interior do sistema, o mesmo, de forma autnoma, acaba por absorv-las, o que permite um avano do sistema em todos os nveis; e isto, sem dvida, ajuda na consolidao da posio brasileira dentro do cenrio internacional.

Como prova cabal destas afirmaes, se colaciona a CR 438/BE, que tramitou perante o STJ. Trata-se de uma Carta Rogatria originaria da Blgica, onde se pleiteava o exequatur de medidas cautelares adotadas pelos tribunais daquele pas. Em sede cautelar, o magistrado belga determinou, nada mais e nada menos, do que a adoo das seguintes medidas contra uma empresa sediada no Brasil; 1) busca e apreenso de seus bens; e, 2) quebra de seu sigilo bancrio.

11

A empresa brasileira em questo se defendia num processo judicial que tramitava na Blgica, onde estava sendo acusada, entre outras prticas, do delito de lavagem de dinheiro. Antes de decidir sobre sua eventual culpabilidade, o tribunal belga determinou as cautelares citadas, por ter indcios de que as acusaes poderiam ser verdadeiras - fumus boni iuris e periculum in mora.

Apesar da natureza de tais medidas, o STJ, amparado pela Resoluo n. 9 concedeu exequatur a esta deciso, como se v da seguinte transcrio: (...) 3. A jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal pautava-se no sentido da impossibilidade de concesso de exequatur para atos executrios e de constrio nohomologados por sentena estrangeira. 4. Com a Emenda Constitucional 45/2004, esta Corte passou a ser competente para a homologao de sentenas estrangeiras e a concesso de exequatur s cartas rogatrias. 5. A Resoluo 9/STJ, em 4 de maio de 2005, dispe, em seu artigo 7, que "as cartas rogatrias podem ter por objeto atos decisrios ou no decisrios". No final da referida deciso, o STJ afirmou que a Resoluo n. 9 responde ao princpio de efetividade do poder judicial, que dentro do novo cenrio internacional tem o dever de cooperao na administrao de Justia.

Diante de to importante e paradigmtica deciso, parece difcil, pelo menos no Brasil, continuar sendo descrente quanto aos processos de integrao, mxime quanto ao processo mercosurenho ou, simplesmente continuar sendo indiferente, j que a verdade cientfica cotejada mediante sua verificao emprica, realizada mediante o estudo da prtica e do discurso judicial, demonstra todo o contrrio.

Bibliografia ALVARES GASPAR, R., Reconhecimento de sentenas arbitrais estrangeiras no Brasil, Atlas, So Paulo, 2009. ARAJO, N. (coordenao), Cooperao Jurdica Internacional no Superior Tribunal de Justia: comentrios Resoluo n. 9/2005, Renovar, Rio de Janeiro/So Paulo/Recife, 2010.

12

ARAJO, N., Direito Internacional Privado: teoria e prtica brasileira, Renovar, Rio de Janeiro/So Paulo/Recife, 2007. ARAJO, N. /VARGAS, D. /GAMA, L., Cooperao jurdica nos litgios internacionais: cartas rogatrias no Brasil e no Protocolo de Las Leas, DeCITA: Litigio Judicial Internacional, n. 4, 2005, p. 485-495. BARROS MONTEIRO FILHO, R., Jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justia na cooperao passiva, BDJur (www.bdjur.stj.gov.br), p. 01-07. BASSO, M., Curso de Direito Internacional Privado, Atlas, So Paulo, 2009. CALVO CARAVACA, A. L./CARRASCOSA GONZLEZ, J., -Medidas cautelares y comercio internacional, publicado en Cuadernos de Derecho judicial Separata, XVII-2004. DREYZIN DE KLOR, A., El Mercosur: generador de una nueva fuente de derecho internacional privado, Zavalia, Buenos Aires, 1997. FERNNDEZ ARROYO, D. P., Derecho Internacional Privado: una mirada actual sobre sus elementos esenciales, Advocatus, Crdoba, 1998. LIEBMAN, E. T., Manual de Derecho Procesal Civil, traduo de Santiago Sentis Melendo, E.J.E.A., Buenos Aires, 1980. MARTNEZ FRAGA, P. J. /VIELLEVILLE, D. E., MARTNEZ FRAGA, P. J./VIELLEVILLE, D. E., Hacia la unificacin del Derecho procesal internacional, Thompson/Aranzadi, Universidad de Navarra, 2006. TIBURCIO, C., As Cartas Rogatrias Executrias no Direito Brasileiro no mbito do Mercosul, <http://www.jcadvocacia.com/index2.htm?cont=publicacoes&publicacao=22&categoria =2>. 2006, p. 01-14. VALLADO, H., Direito Internacional Privado, t. I, 4 ed., Biblioteca Universitria Freitas Bastos, So Paulo, 1974.

13

You might also like