You are on page 1of 10

Formas de Tributao: Lucro Real, Lucro Presumido, SIMPLES Federal, Estadual e Municipal (ME/EPP).

Departamento Societrio: Abertura, alterao e encerramento de empresas, emisso dos mais diversos tipos de certides, parcelamento de impostos e contribuies, retificao de declaraes, posio fiscal junto a todas as reparties pblicas e privadas, cadastramento e atualizao junto ao SICAF. Departamento Contbil:
y y y

Classificao e escriturao da contabilidade de acordo com as normas e princpios contbeis vigentes; Apurao de balancetes; Elaborao do Balano Anual e Demonstrao de Resultados.

Departamento Fiscal e Imposto de Renda:


y y y y y

Orientao e controle de aplicao dos dispositivos legais vigentes, sejam federais, estaduais ou municipais; Elaborao e entrega da DCTF, DIRF, DIPJ, PJ SIMPLES, IMUNE E ISENTA E INATIVA, GIA/ICMS. Escriturao dos registros fiscais obrigatrios; Declarao de Imposto de Renda Pessoa Fsica; Emisso dos informes de rendimentos aos beneficirios.

Departamento Trabalhista e Previdencirio:


y

y y

y y y y

Orientao e controle da aplicao dos preceitos da Consolidao das Leis do Trabalho e das Convenes Coletivas, bem como aqueles atinentes Previdncia Social, FGTS e outros aplicveis s relaes de emprego; Manuteno dos Registros de Empregados e servios correlatos; Elaborao da Folha de Pagamento dos empregados e de Pr -Labore, bem como as guias de recolhimento dos encargos sociais e tributos afins; Elaborao e entrega da RAIS e o atendimento das demais exignci as previstas na legislao; Quando necessrio e solicitado fazemos a resciso de contrato de trabalho dos empregados de nossos clientes em nosso escritrio; Servimos tambm de preposto em homologao da resciso do contrato de trabalho, seja no Ministri o do Trabalho ou nos Sindicatos. Estamos aptos a atender empresas de qualquer lugar do Pas que necessitem de servios na Grande So Paulo.

DARF a sigla de Documento de Arrecadao de Receitas Federais, um documento do Ministrio da Fazenda e da Secretaria da Receita Federalbrasileiros. o boleto utilizado para pagamento de tributos administrados pela Receita Federal do Brasil.

DCTF DECLARAO DE DBITOS E CRDITOS TRIBUTRIOS FEDERAIS

A DCTF conter as informaes relativas aos tributos e contribuies apurados pela pessoa jurdica em cada ms, os pagamentos, eventuais parcelamentos e as compensaes de crditos, como as informaes sobre a suspenso da exigibilidade do crdito tributrio.
DIRF

A Declarao do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF uma obrigao tributria acessria devida por todas as pessoas jurdicas - independentemente da forma de tributao perante o imposto de renda - da reteno do IRF Imposto de Renda na Fonte.
DIPJ DECLARAO DE RENDIMENTOS DA PESSOA JURDICA, as pessoas jurdicas devero apresentar, anualmente, a declarao de rendimentos compreendendo o resultado das operaes do perodo de 01 d e janeiro a 31 de dezembro do ano anterior da declarao. A Instruo Normativa SRF 127/1998 instituiu a DIPJ (Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica). A DIPJ ser apresentada em meio magntico, mediante a utilizao de programa gerador de declarao, disponvel para os contribuintes nas unidades da Secretaria da Receita Federal ou na INTERNET, pelo endereo www.receita.fazenda.gov.br. A partir do ano-calendrio de 2000, todas as pessoas jurdicas, inclusive as equiparadas, sujei tas prestao de informaes na Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica DIPJ, devero apresentar essa Declarao anualmente, de forma centralizada pela matriz, nos prazos fixados. Escriturao Fiscal

Escriturao e apurao do faturamento, impostos e contribuies a recolher de acordo com a legislao que envolve o cliente, compreendendo os seguintes servios: Escriturao dos livros de registros fiscais com base na documentao apresentada; Clculo e elaborao das guias de reco lhimento do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISS; Coordenao e controle das rotinas fiscais relacionadas ao atendimento das obrigaes acessrias.

Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

A partir dos artigos, 146, 170 e 179 da Constituio Federal surgiram vrias leis concedendo benefcios para as microempresas e empresas de pequeno porte. A Unio instituiu a Lei 9.317, de 1996, criando o SIMPLES, um sistema simplificado de recolhimento de tributos e contribuies federais que, mediante convnio, poderia abranger os tributos devidos aos Estados e aos Municpios.

Os Estados preferiram no aderir ao SIMPLES e instituram regimes prprios de tributao, o que acabou resultando em 27 tratamentos tributrios diferentes em todo o Brasil. Poucos Municpios aderiram ao SIMPLES federal e a maioria no estabeleceu qualquer benefcio para as microempresas e empresas de pequeno porte estabelecidas em seus territrios.

O Estatuto Federal das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, aprovado pela Lei 9.841, de 1999, instituiu benefcios nos campos administrativos, trabalhista, de crdito e de desenvolvimento empresarial. Esses benefcios estavam limitados esfera de atuao do Governo Federal porque lei ordinria federal no pode obrigar os Estados e os Municpios.

O artigo 146, II, d da Constituio Federal facultou lei complementar estabelecer um regime nacional nico de arrecadao para incorporar os tributos devidos pelas micro e empresas de pequeno porte Unio, aos Estados e aos Municpios. So caractersticas exigidas:
1 . Ser opcional para o contribuinte; 2 . Permitir condies de enquadramento diferenciadas por Estado; 3 . Unificar e centralizar o recolhimento dos tributos, com distribuio imediata da parcela de recursos pertencentes aos respectivos entes federados, sem qualquer reteno ou condicionamento; 4 . Possibilitar o compartilhamento, pelos entes federados, da arrecadao, da fiscalizao e cobrana, quando adotado o cadastro nacional nico de contribuintes.

Em 2004, para regulamentar esse dispositivo da Constituio, foi apresentado Cmara dos Deputados um projeto que acabou resultando na Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006, que criou o Estatuto Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. A Lei Complementar 123/2006 foi instituda com o objetivo de estabelecer normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado s micro e pequenas empresas, no mbito dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e specialmente no que se refere:

a) apurao e recolhimento dos impostos e contribuies federais, estaduais e municipais, mediante regime nico de arrecadao, inclusive obrigaes acessrias; b) ao cumprimento de obrigaes trabalhistas e previdencirias , inclusive obrigaes acessrias; c) ao acesso ao crdito e ao mercado, inclusive quanto preferncia nas aquisies de bens e servios pelos Poderes Pblicos, tecnologia, associativismo e regras de incluso.

A Lei Complementar 123/2007 foi posteriorme nte alterada pela Lei Complementar 127, de 14 de agosto de 2007. As alteraes no texto inicial do Novo Estatuto tiveram como objetivos principais o aperfeioamento do Regime Especial Unificado de Arrecadao de Tributos e Contribuies SIMPLES NACIONAL. O SIMPLES NACIONAL foi criado com o objetivo de unificar a arrecadao dos tributos e contribuies devidos pelas micro e pequenas empresas brasileiras, nos mbitos dos governos federal, estaduais e municipais. O regime especial de arrecadao no um t ributo ou um sistema tributrio, mas uma forma de arrecadao unificada dos seguintes tributos e contribuies:

Tributos da Competncia Federal :: Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurdica IRPJ; :: Imposto sobre Produtos Industrializados IPI; :: Contribuio Social sobre o Lucro Lquido CSLL; :: Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social COFINS; :: Contribuio para o PIS; :: Contribuio para a Seguridade Social - INSS, a cargo da pessoa jurdica (empresas com certas atividades devem recolher a contribuio em separado).

Tributo da Competncia Estadual :: Imposto sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e Sobre Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao ICMS Tributo da Competncia Municipal

:: Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza - ISS.


Lucro Presumido ou Lucro Real

Para quem descartou o Supersimples (linkar para a matria Supersimples: Vale a pena para sua empresa?), podem restar duas opes: o regime do lucro presumido e o do lucro real. O lucro presumido pode ser adotado por empresas com faturamento anual de at R$ 48 milhes. No caso, como o nome sugere, o Imposto de Renda e a CSLL incidem sobre um percentual preestabelecido pela Receita. No lucro real, disponvel a todas as empresas e obrigatrio para quem fatura mais de R$ 48 milhes, os impostos so calculados com base no lucro apurado (receitas menos despesas comprovadas). Mas qual o melhor regime? A resposta, mais uma vez, varia caso a caso. No lucro presumido, no importa quanto a empresa realmente lucrou. No clculo do Imposto de Renda, o lucro considerado pelo Fisco ser de 32% da receita bruta para o setor de servios e de 8% para a indstria e quase todos os estabelecimentos comerciais. J para a apurao da CSLL, o percentual sobe para 12% na indstria e no comrcio nos servios continuam valendo os 32% do Imposto de Renda. De modo geral, o lucro presumido costuma ser a melhor opo para quando o lucro for igual ou superior aos percentuai s preestabelecidos pela Receita (os 8%, 12% ou 32% citados). Caso a margem seja menor, ponto para o lucro real. Assim, evita-se o pagamento de impostos sobre um lucro que no existiu efetivamente. Mas ateno: para se beneficiar com a adoo desse sistema, preciso ter despesas comprovadas com documentos como nota fiscais e contratos . Na escolha importante tambm considerar que apenas o lucro real d direito ao crdito do PIS e Cofins embutido no preo de matrias-primas e alguns outros insumos, como energia e aluguel pago a pessoas jurdicas. Em tempo: o lucro real exige mais rigidez no controle das contas da empresa e, consequentemente, maiores despesas com a contabilidade. Isso tudo faz com que o regime seja pouco adotado entre os pequenos empreendedores. No que a prtica seja sempre um bom negcio. Muita gente acaba pagando mais impostos com o lucro presumido s porque o sistema mais cmodo que o lucro real, diz a tributarista Tiziane Machado, da Machado Advogados e Consultores Associados. O jeito arregaar as mangas, conversar com o contador e fazer contas e mais contas antes de optar pela forma de tributao. Pode ter certeza de que seu caixa vai agradecer pela trabalheira.
PRINCIPAIS OBRIGAES TRIBUTRIAS, CONTBEIS E FISCAIS NO BRASIL

OBRIGAES PERANTE A LEGISLAO COMERCIAL, FISCO FEDERAL E MINISTRIO DO TRABALHO E PREVIDNCIA SOCIAL

As pessoas jurdicas e equiparadas, perante a Legislao Comercial, Fisco Federal, Ministrio do Trabalho e Previdncia Social, independentemente do seu enquadramento jurdico ou da forma de tributao perante o Imposto de Renda, esto obrigadas a cumprir com vrias obrigaes ou normas legais. A seguir, lista-se as principais destas obrigaes (voc poder conhecer detalhes clicando no link respectivo):
OBRIGAO

Estatuto ou Contrato Social Contabilidade Balano Livro Dirio Livro Razo Demonstrativo de Apurao das Contribuies Sociais (DACON) Declarao Anual do Imposto de Renda das Pessoas Fsicas (para os scios) Declarao de Bens e Direitos no Exterior (DBE/BACEN) DIRF Imposto de Renda Retido na Fonte Livro de Inspeo do Trabalho Livro Registro de Empregados Livro Registro de Inventrio Folha de Pagamento GPS GFIP GRFC CAGED RAIS Contribuio Sindical Contribuio Confederativa Contribuio Assistencial Contribuio Associativa Norma Regulamentadora 7 (Ministrio do Trabalho) Norma Regulamentadora 9 (Ministrio do Trabalho) Informes de Rendimentos das Pessoas Fsicas Informes de Rendimentos das Pessoas Jurd icas Publicaes Obrigatrias nas Empresas Limitadas
OBRIGAES ESPECIAIS

As pessoas jurdicas e equiparadas, conforme classificao abaixo, esto obrigadas a cumprir com as obrigaes ou normas legais descritas neste quadro sintico: a) Empresas tributadas pelo Lucro Real, quer as com encerramento trimestral, quer as empresas com encerramento anual, com pagamento mensal por estimativa ou balanos de suspenso; b) Empresas tributadas pelo Lucro Presumido; c) Empresas optantes pelo Simples Nacional, quer sejam ME ou EPP, independentemente da alquota em que se encontrem; d) Pessoas Jurdicas isentas, assim definidas na legislao, como por exemplo, as Associaes Civis, Culturais, Filantrpicas e Recreativas, os Sindicatos, etc.; e) Pessoas jurdicas imunes, assim definidas na legislao, como por exemplo, as Instituies de Educao ou Assistncia Social; f) As organizaes dispensadas, tambm definidas na legislao, como por exemplo os condomnios, que embora possuam inscrio no CNPJ (Cadastro Nacional das Pessoas Jurdicas), recebem um tratamento fiscal diferenciado. Ressaltamos ainda a figura do contribuinte inativo (sem movimento) e do arbitrado. O primeiro aquele que n o efetuou nenhuma operao com sua empresa em um determinado perodo. O segundo aquele que teve a sua escrita desclassificada pelo fisco, sofrendo tributao arbitrada. As duas excees continuam obrigadas a cumprir suas obrigaes principais e acessrias, nos moldes determinados pelos quadros desta pgina.
OBRIGA LUCR LUCRO SIMPLE ISENTA IMUNE O S S O PRESUMID S REAL O DIPJ SIM SIM SIM SIM SIM LALUR SIM NO NO NO NO CSLL SIM SIM NO NO NO PIS SIM SIM NO NO NO s/Receitas Pis s/Folha NO NO NO SIM SIM COFINS SIM SIM NO NO NO DCTF SIM SIM NO SIM SIM DACON SIM SIM (a NO NO NO partir de 2005) OBRIGAES PARA AS INDSTRIAS DISPENSAD AS

NO NO NO NO SIM NO NO NO

As indstrias ou as empresas equiparadas a esta, esto obrigadas a cumprir com as obrigaes ou normas legais descritas neste quadro sintico:
OBRIGAO LUCRO REAL LUCRO PRESUMIDO SIM SIM SIM SIM SIM SIMPLES

IPI Registro de Apurao IPI Registro de Entradas Registro de Sadas Registro Controle da Produo e Estoques

SIM SIM SIM SIM SIM

NO NO * * NO

* Observar a legislao do Estado onde se localiza a indstria, sobre esta obrigao.


OBRIGAES PARA OS AUTNOMOS E PROFISSIONAIS LIBERAIS

Os Autnomos e Profissionais Liberais esto sujeitos s seguintes obrigaes:


OBRIGAO Declarao de Ajuste Anual do Imposto de Renda das Pessoas Fsicas DIRF Imposto de Renda Retido na Fonte Livro de Inspeo do Trabalho Livro Registro de Empregados Folha de Pagamento GPS GFIP GRFC CAGED RAIS Contribuio Sindical Contribuio Confederativa Contribuio Assistencial Contribuio Associativa NR 7 NR 9 Informes de Rendimentos das Pessoas Fsicas Livro Caixa

OBRIGAES TRIBUTRIAS ESPECFICAS

Simples Nacional - Obrigaes Acessrias ICMS Imposto de Renda - Pessoa Jurdica Imposto de Renda - Pessoa Fsica ISS OBRIGAES TRABALHISTAS Alm do registro dos empregados e reteno e recolhimento das contribuies previdencirias respectivas, os empregadores precisam estar atentos s exigncias trabalhistas especficas. Veja maiores detalhes em Principais Rotinas Trabalhistas.

DEMONSTRATIVO DE APURAO DE CONTRIBUIES SOCIAIS (DACON)

O Demonstrativo de Apurao de Contribuies Sociais (DACON) uma declarao acessria obrigatria em que as pessoas jurdica s informam a Receita Federal sobre a apurao do: 1. 2. PIS e COFINS no regime cumulativo e no cumulativo e PIS com base na folha de salrios. PRAZO DE ENTREGA O DACON deve ser apresentado at o 5 (quinto) dia til do 2 (segundo) ms subsequente ao ms de referncia. No caso de extino, incorporao, fuso e ciso total ou parcial, o DACON dever ser apresentado pela pessoa jurdica extinta, incorporada, incorporadora, fusionada ou cindida at o 5 (quinto) dia til do 2 (segundo) ms subsequente ao da realizao do evento. A obrigatoriedade de entrega do DACON no caso de incorporao no se aplica incorporadora, nos casos em que as pessoas jurdicas, incorporadora e incorporada, estiverem sob o mesmo controle societrio desde o anocalendrio anterior ao do evento. Veja maiores detalhamentos no tpico Demonstrativo de Apurao de Contribuies Sociais (DACON) no Guia Tributrio OnLine.

GIA-ICMS(Guia de Informao e Apurao)

Informaes Gerais A GIA-ICMS uma declarao mensal cujas informaes devem refletir os lanamentos efetuados no Livro Fiscal Registro de Apurao do ICMS. Esta declarao tem por finalidade demonstrar o imposto ap urado em cada perodo de apurao, bem como apresentar outras informaes de interesse econmico-fiscal. A GIA-ICMS dever ser preenchida de acordo com as fichas que a compem, conforme abaixo: * OPERAES PRPRIAS Informaes relativas apurao do ICMS das operaes prprias do estabelecimento. * SUBSTITUIO TRIBUTRIA INTERNA Informaes relativas ao ICMS retido, pelos contribuintes substitutos, localizados neste Estado, em favor do Estado do Rio de Janeiro, decorrente de operaes internas. Tambm so informados os casos especficos de apurao mensal de entrada de dentro e fora do estado com imposto no retido e no pago antecipadamente pe los responsveis pela reteno.
Imunidad e a renncia fiscal ou vedao de cobrana de tributo estabelecida em sede constitucional, ou seja, ainda que o termo utilizado na Constituio seja iseno, como o caso de contribuies para a previdncia social (art. 195, 7 ), na verdade se trata de imunidade. O que significa a vedao da cobrana de tais tributos mediante edio de leis complementares ou ordinrias, muito menos, como si acontecer nestas plagas, por portarias ou ordens de servios de rgos burocrticos do Estado (v.g. Receita Federal, INAMPS, etc.).

J a iseno a dispensa de recolhimento de tribu to que o Estado concede a determinadas pessoas e em determinadas situaes, atravs de leis infra constitucionais. Neste caso, havendo autorizao legislativa, diante de determinadas condies, o Estado pode, ou no, cobrar o tributo em um determinado perodo, ou no faz-lo em outro, diferentemente da imunidade, que perene e s pode ser revogada ou modificada atravs de processo de emenda Constituio.

You might also like