You are on page 1of 15

Voluntariado como Forma de Auxilio na Implementao e Manuteno do Ordenamento do Espao Protegido e Turstico- Caso do Parque Nacional do Iguau.

Claudio Alexandre de Souza1 Adlli Luna Schulze2 Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de identificar como o voluntariado pode ser inserido na implementao e manuteno efetiva do plano de manejo do Parque Nacional do Iguau - PNI, como forma de contribuir no ordenamento do espao desta rea natural protegida com potencial para uso turstico. Este estudo resultado de pesquisa documental, observao e entrevistas no estruturadas junto ao PNI, para fins de realizao de uma monografia, do curso de Turismo da UNIOESTE Campus de Foz do Iguau, estado do Paran, divisa do Brasil com Argentina; realizada de maio a agosto do ano de 2009. Os aportes tericos que deram base para esta pesquisa fundamentam-se em 03 reas distintas, sendo o voluntariado em UC elemento base do estudo, bem como as bases legais: (BRASIL, 1876); (BRASIL, 1985); (BRASIL, 1998); (BRASIL, 2004); (MMA, 2004) e (MMA, 2005); as bases tericas em voluntariado em UCs com: (KINKER, 2002); (ANDERSON, 1998); (DOMENEGHETTI, 2001); (PARKS, 2009) e, tambm, ordenamento territorial com: (ALFONSO, 2004); (CAMARGO, 2004); (REBOLLO, 2004); (SILVEIRA, 2000); (REDDAM, OLIVARES, 2008) e (KANFOU, 2006). Palavras-chave: voluntariado; ordenamento; plano de manejo. INTRODUO O adequado ordenamento de um espao por sua vez j pressupe uma correta gesto do mesmo, este sendo ento uma unidade de conservao uma rea protegido recomenda-se que o seja feito de foram a zelar pela rea pela qual foi criada. Nesta pesquisa se analisa como, ou em qual parte de um Plano de Manejo, ferramenta utilizada para a adequada gesto do espao, em uma UC, pode receber suporte para sua execuo de ao de programas de voluntariado.
1

Professor do Curso de Hotelaria UNIOESTE Campus de Foz do Iguau. Doutorando em Geografia UFPR / ICRT - LMU; Mestre em Hospitalidade UAM; Especialista em Ecoturismo e Educao Ambiental UFLA e Bacharel em Turismo e Hotelaria UNIVALI. 2 Bacharel em Turismo UNIOESTE.

O objetivo desta pesquisa em especifico foi o de analisar como aes voluntrias poderiam contribuir com a gesto do ordenamento territorial do Parque nacional do Iguau, atravs da ao destes no Plano de Manejo criado para gesto do espao. Compreender, em funo de estudos cientficos, como aes voluntarias podem contribuir para a melhoria da gesto e ordenamento de territrios e promover esta discusso leva a compreenso de como a cincia pode atuar no espao, contribuindo para a eficcia do ordenamento. Quando este espao e carente de ao de ordenamento, pelas suas caractersticas biticas, razo pela qual leva a rea a ser registrada pelo estado como rea protegida, faz-se mais premente ainda. Este estudo e resultado, ou parte, dos estudos de trabalho de concluso de curso da aluna, ex funcionaria da rea estuda e do docente orientador do referido trabalho, atuante na rea de voluntariado em UCs pelo Brasil e pelo mundo. Este estudo e resultado de pesquisa de campo, realizado a posterior pesquisa bibliogrfica e documental, e observao realizada pelos autores ao longo de suas experincias profissionais em UCs, e no local estudado. Pode-se observar que dentre os programas e subprogramas previstos no Plano de Manejo, instrumento utilizado para o ordenamento do territorial, pode se atuar com servio voluntrio em 70% dos mesmos. EMBASAMENTO TERICO O embasamento terico deste artigo, para melhor compreenso do mesmo esta subdivido em quatro partes, sendo elas: Voluntariado em Unidades de Conservao, Parque Nacional do Iguau, Plano de Manejo e Ordenamento Territorial. Voluntariado em Unidade de Conservao O trabalho voluntrio em Parques Nacionais uma tradio em vrios pases, como Estados Unidos Itlia e Nova Zelndia, onde os voluntrios so os principais responsveis pela manuteno dos sistemas de trilhas e por realizar trabalhos educativos junto aos visitantes. (SOUZA, 2007) (MMA, 2008)

Na Austrlia, pas que tambm desenvolve aes de voluntariado em UC, existe a organizao Conservation Volunteers Australia3, que atua desde 1982 na misso de atrair e gerenciar uma fora de voluntrios em projetos de conservao em prticas para a melhoria do meio ambiente australiano (CONSERVATION, 2009). Nos EUA existe um servio de proteo aos parques, o National Park Service4 que atua em parceria tribos indgenas, estados, governos locais, colonizadores, ONGs e outros que se dispe a contribuir voluntariamente com a preservao desde locais. No estado da Califrnia EUA tambm h uma forte atuao de voluntrios no desenvolvimento de atividades nos parques estaduais. L os voluntrios auxiliam em quase todas as atividades das unidades como orientao aos visitantes, educao ambiental, manuteno de instalaes, segurana, gesto de recursos naturais e culturais e outras (CALIFORNIA, 2009). Pesquisadores da Universidade de Minessota nos EUA elaboraram, durante trs dcadas, uma espcie de manual que objetivava identificar e descrever alternativas de gerncia para enfocar o visitante como causador de impactos tendo como base livros de 1987 e 1989 relacionados ao tema. Este manual, Mantaining the Quality of Park Resources and Visitor Experiences5, foi testado no ano de 1997 em 4 Parques Nacionais dos EUA: Arches, Mesa Verde, Grand Teton e Yellowstone. Em seu contexto encontramse algumas fases a serem tomadas no processo de deciso para a implantao da atividade de voluntrios em um Parque Nacional e tambm alguns estgios que visam manter a qualidade dos recursos do parque e a experincia dos visitantes durante a visita. No Brasil, at recentemente, as reas protegidas eram consideradas espaos que deveriam ser isoladas de qualquer atividade humana, ficando margem ou no caminho do processo de desenvolvimento. Essa viso provocou um cenrio no qual pouqussimos brasileiros se interessavam em visitar e conhecer essas reas, gerando ento, uma conseqente falta de entendimento

3 4

Voluntrios para Conservao da Austrlia. Servio Nacional de Parques. 5 Mantendo a qualidade dos recursos dos parques e as experincias dos visitantes.

da importncia de se manter tais espaos preservados e conservados. (MMA, 2002) No ano de 2002, o MMA, teve como iniciativa ao fomento da atividade voluntria, a realizao do Seminrio Internacional Voluntrios nos Parques do Brasil: Conduta Consciente, tica e Cidadania, promovido pela Diretoria das reas Protegidas, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, em parceria com o Conselho do Programa de Comunidade Solidria. Como resultado do evento, na atuao conjunta do Ministrio do Meio Ambiente e do Conselho do Programa de Comunidade Solidria, a fim de promover o trabalho voluntrio em UCs props-se a criao do Manual de Planejamento e Operao de Programas de Voluntariado em Unidades de Conservao, sendo uma traduo adaptada do Volunteers in parks uma publicao do Servio Nacional de Parques dos EUA. (MMA, 2002) Parque Nacional do Iguau PNI As informaes apresentadas sobre o PNI so resultados de pesquisa de campo junto a administrao do parque; e documental no Plano de Manejo, da ultima reviso disponvel datada do ano de 1999 (MMA, 2009), bem como do livro Parque Nacional do Iguau: Caminho aberto para a vida (URBAN, 2002), elaborado pela Rede Nacional Pr-Unidades de Conservao. Em 20 de outubro de 1930, pelo Decreto N. 2.153, o Estado do Paran amplia para cerca de 3.300 ha a rea j desapropriada, visando "estabelecer uma futura povoao e um Parque Nacional. ainda por meio do referido Decreto que o Estado do Paran doa aquelas terras ao Governo Federal e aps isso, em 10 de janeiro de 1939, atravs do Decreto Federal n. 1.035, foi legalmente criado o PNI. O parque tem seu espao dividido entre Brasil e Argentina, abrangendo, do lado brasileiro, uma rea de 185.262,5 hectares, com um permetro de aproximadamente 420km, dos quais 300 km so limites naturais representados por cursos d'gua, sendo que lados brasileiro e argentino tm, juntos, aproximadamente 225 mil hectares. (ICMBIO, 2011)

Ele o maior parque da Bacia do Prata e foi o primeiro parque no Brasil a receber um Plano de Manejo6, este elaborado em 1981 e revisado no ano de 1999. Por abrigar um importante patrimnio gentico de espcies animais e vegetais, algumas ameaadas de extino, a UNESCO Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura, concedeu o ttulo de Patrimnio Natural da Humanidade ao PNI no ano de 1986. O Parque Nacional do Iguau contribui com aproximadamente 30% do total de visitantes de todos os Parques Nacionais brasileiros, o equivalente a aproximadamente 1,2 milhes de visitantes, sendo que todos os parques nacionais federais receberam conjuntamente no ano de 2008, um total de aproximadamente 3,5 milhes de visitantes, (PARQUE, 2008). O PNI Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade ICMBio, autarquia federal vinculado ao Ministrio do Meio Ambiente, sendo de sua responsabilidade a execuo de aes da poltica nacional de unidades de conservao, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs institudas pela Unio. Atualmente o PNI conta com 12 servidores pblicos do ICMBio, lotados na unidade e 72 colaboradores terceirizados, distribudos de acordo os setores pertinentes, conforme quadro a seguir: rea de atuao Nmero de colaboradores Servidores do ICMBio 12 Setor Administrativo 36 Manuteno e Limpeza 18 Vigilncia 18 Total 84 Quadro 3 Distribuio dos colaboradores do PNI - ICMBio Fonte: Setor de Recursos Humanos/PNI, 2009 Alm do total de colaboradores descritos no quando acima, o PNI conta tambm com o auxlio do Batalho da Polcia Florestal, localizado no interior da unidade, por meio de um convnio firmado com a Secretaria de Segurana Pblica do Estado do Paran - SSP, atravs da Fora Verde. Esta parceria ocorre desde o ano de 1970 e as principais aes desenvolvidas so o patrulhamento na unidade e no entorno, suporte nas
6

Plano de Manejo um documento tcnico mediante o qual, com fundamentos nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservao, se estabelece seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da rea e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantao das estruturas fsicas necessrias gesto da unidade.

aes do setor de proteo do PNI, investigao criminal dos usos furtivos na unidade, bem como a apurao de denncias e, oferecem tambm, apoio no manejo e encaminhamento de espcies problema da fauna sinantrpica7. Por questes de segurana o efetivo total de policiais no divulgado pela SSP. Plano de Manejo Segundo Urban (2002, p. 61), o plano de manejo deve ser um guia para todas as atividades desenvolvidas na UC, desde as atividades bsicas do manejo at a recuperao ou restaurao de reas que necessitem de maior interveno. Isto posto pode-se compreender um PM como o documento que norteia as praticas a serem desenvolvidas na gesto adequada do espao de uma UC, visando o seu correto ordenamento para futuros usos. Discute-se ainda a elaborao do PM de forma participativa (CABRAL, MATIAS, ROCHA, ARRUDA; AMARAL, 2008), como forma do mesmo ser elaborado com a participao efetiva dos atores do territrio que interagem com o mesmo. Ressaltando que os espaos de UC pelas particularidades que muitos apresentam quando recebem demanda de atividade turstica, tem a necessidade de seu ordenamento (Idem), visto os potenciais impactos que a atividade pode gerar para este ambiente. Entendendo- se que desta forma a um PM poder efetivamente reproduzir para o ordenamento do espao par ao qual ele se refere as demandas dos atores que com o espao convivem. O primeiro Plano de Manejo - PM do PNI foi elaborado em 1979 e publicado dois anos depois pelo IBDF Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, responsvel, na poca, pelas UCs no mbito federal. Este plano previa a necessidade de atualizao num prazo de cinco anos, mas somente em 1994 foi submetido a uma avaliao. Um novo estudo apontou que menos de 30% das aes previstas no PM de 1981 foram implementadas (PARQUE, 2002), e a ltima reviso deste PM aconteceu nos anos de 1998 e 1999, quando foi concludo
7

Animais que vivem prximos s habitaes humanas, geralmente em busca de alimento e abrigo.

Ordenamento Territorial Em algumas reflexes sobre o ordenamento territorial (ALFONSO, 2004) argumenta sobre o fato de que o que se ordena efetivamente no o territrio (SANTOS, 2009), (HAESBAERT, 2009) e (FIRKOWSKI, 2010), mas to somente o espao que se produzem as diferentes atividades humanas que geram o territrio. Discutindo ento as bases (ALFONSO, 2004) para o efetivo planejamento fsico e de organizao do espao para que se cumpra este fim de realizar um adequado ordenamento territorial. Ressaltando, entretanto a necessidade de polticas para que este ordenamento atenda aos preceitos legais, e com bases nestes atenda as demandas do espao e efetivamente do territrio para o qual o mesmo se destina. (Idem) Em maro de 2003 em um evento sobre ordenamento territorial, na Espanh, o mesmo foi aberto (DE LA RIVA, 2004) e fechado (REBOLLO, 2004) com apresentaes sobre a relao desta discusso sobre como o ordenamento territorial pode contribuir com a busca pela sustentabilidade. No primeiro momento (DE LA RIVA, 2004), discutindo sobre os instrumentos legais planos, projetos, agendas, relatorios internacionais, nacionais, regionais e locais que servem de base para um adequado ordenamento respeitando os documentos existentes que norteiam esta pratica. Finalizando (REBOLLO, 2004), o autor faz alem de uma busca por documentos pertinentes ao ordenamento territorial, mas ao desenvolvimento local, fazendo a correlao com os informes apresentados. Discusso tambm aplicada a realidade brasileira (DA SILVEIRA, 2000), tambm resultado de um evento, este para discutir a base local no Brasil, em 1997, quanto ao autor tambm se ampara nos documentos existentes, das diversas esferas de gesto administrativa do espao publico, para argir sobre os procedimentos pertinentes e correlatos a ordenao territorial e ao desenvolvimento local. Areas que demanda um uso intenso com forte demanda de populaes flutuantes demanda o correto ordenamento de seu espao (Idem), uma rea

como uma UC, que torna-se uma UC pelo valor ambiental da sua flora, fauna ou elementos cnicos ento demanda destas preocupaes de forma mais contundente como se v em Reddam (2008) e Camargo (2004). Compreender estas preocupaes e observar estes espaos naturais protegidos de forma a elaborar os respectivos PM necessrios para o seu corretor ordenamento, visando organizar a fruio dos mesmos faz-se necessrio como previsto em lei para todas as UC do Brasil (CABRAL, MATIAS, ROCHA, ARRUDA; AMARAL, 2008). APRESENTAO E ANALISE DOS DADOS A pesquisa que resultou nos dados que do base para este estudo, so oriundas do trabalho de concluso do curso de Turismo da Universidade Estadual do Oeste do Paran UNIOESTE, Campus de Foz do Iguau, no ano de 2009, sobre voluntariados em UC, caso do PNI. A mesma foi feita com pesquisa bibliogrfica e documental sobre a temtica voluntariados em UC, tanto em PN nacionais quanto internacionais, visto a expertise dos mesmos em voluntariados, bem como com pesquisa de campo e entrevistas aos gestores do PNI. Foram tabulados dados da pesquisa documental visando apresentar os programas do PM do PNI, e aonde poderia se tiver relaes com ao de voluntrios, e na seqncia resultados das pesquisas de campo em questes que abordavam o uso de voluntrios na PNI. Pesquisa Documental referente ao PM do PNI Em todas as cinco grandes reas identificadas pelos programas de manejo, vemos a possibilidade de contribuio benfica de recursos voluntrios, incrementando as aes de proteo e manejo dos recursos deste parque. Dos dez subprogramas previstos nos programas do PM do PNI, pode-se identificar pelo menos seis deles em que os voluntrios poderiam contribuir diretamente, ou seja, um auxlio em quase 70% das aes previstas no PM da unidade. A saber:

QUADRO 4: Programas de Manejo X Contribuio de voluntrios


Contribuio de Programas de Manejo Subprogramas previstos 1- Pesquisa 2- Monitoramento 1- Recreao 2- Interpretao Ambiental Programa de Integrao com a rea de Influncia Programa de Manejo do Ambiente Programa de Operacionalizao 2- Proteo 1- Regularizao Fundiria 2- Administrao e Manuteno 3- Cooperao Institucional 1- Manejo dos Recursos e Educao voluntrios (Sim S; No N) S S S S S N S N S N

Programa de Conhecimento

Programa de Uso Pblico

FONTE: A autora, 2009 Observa-se que nos trs primeiros programas pode-se trabalhar na sua totalidade com voluntrios para a sua operacionalizao, e os mesmos so de fundamental importncia no so para a gesto efetiva de uma UC, com dados sobre a operao dos mesmos, como com as atividades que contribuem para a gerao de renda para a manuteno financeira do mesmo. E com base nos dados deste quadro, e nas pesquisas realizadas a respeito das aes previstas no PM do PNI e de que menos 30 % dessas aes foram implementadas at o ano de 2002, muitas em funo da ausncia de funcionrios suficientes para realizao das atividades previsatsa no PM do PNI. Conforme pesquisas, destaca-se o fato de que a busca pela implementao de um programa de voluntariado junto a administrao do PNI, vlida, visto que as possibilidades de atuao dos voluntrios so identificadas facilmente nos objetivos e programas do parque. Com base nos dados deste quadro, a respeito da possibilidade de contribuio de recursos humanos voluntrios no desenvolvimento de vrias aes previstas no PM do PNI e de que menos pelo menos 70 % das aes dos subprogramas do PM do PNI, poderiam ser realizadas com aes de voluntrios, um projeto desta natureza faz-se necessrio e urgente para a efetiva ordenao territorial deste espao.

Pesquisa de Campo com os Gestores do PNI Este publico foi questionado sobre sua satisfao em relao ao nmero de servidores do ICMBio lotados na unidade em relao as atividades que tem que desenvolver para o adequado funcionamento da mesma.

31% Sim No 69%

GRFICO 01: O PNI tem servidores suficientes para sua boa gesto? FONTE: A autora, 2009

Quanto ao nmero de servidores federais lotados atualmente na unidade, 69% dos funcionrios afirmaram que este nmero no suficiente para o pleno desenvolvimento das atividades da unidade e 31% responderam ser suficiente, alguns destes pesquisados relembraram que h pouco tempo houve um acrscimo no nmero de servidores na unidade. Esta uma identificao essencial para a compreenso desta problemtica, pois os prprios funcionrios da unidade apontam a deficincia de pessoal para o desenvolvimento de aes na UC. Quando questionados sobre a possibilidade dos voluntrios atuarem visto a carncia de servidores, 92% dos entrevistados afirmaram que os voluntrios poderiam contribuir com melhorias nas UCs, contra 8% que opinaram ao contrrio. Os motivos identificados, tanto para os que responderam positivamente como para aqueles que no acreditam na possibilidade de melhoria, esto representados nos dois grficos a seguir.

34% 8% 92%

4% 19% 8% 4%

23%

Sim No Colaborao em atividades de controle e melhorias diversas Complementar atividades de manejo Trazendo novos conhecimentos Sensibilizao sobre questes ambientais Por ter maior disponibilidade No opinaram

GRFICO 02: Voluntrios poderiam atuar na gesto da UC, Por que? FONTE: A autora, 2009

Percebe-se neste grfico a riqueza de atividades identificadas pelos entrevistados quanto s contribuies dos voluntrios para as UCs. 34% disseram que os voluntrios poderiam colaborar em atividades de controle e melhorias diversas, 19% identificaram que a contribuio com novas idias seria importante, 8% apontaram que ajudaria na sensibilizao ambiental, 4% afirmaram que seria importante para complementar as atividades de manejo das unidades, outros 4% disseram que os voluntrios teriam maior disponibilidade de tempo podendo assim contribuir de diversas formas e 23% no identificaram o motivo exato. As atividades aqui identificadas podem ser utilizadas como base na elaborao de um programa para as UCs, pois so necessidades apontadas por aqueles que conhecem as atividades da unidade. Foi questionado tambm sobre a importncia dos voluntrios para uma UC, e ai observa-se o destaque que os mesmos poderiam ter, e na pergunta seguinte j se evidencia um direcionamento dos mesmos para implementar aes previstas pelo PM, para o ordenamento territorial do espao da UC.
96% Sim No 4%

GRFICO 03: O trabalho de voluntrios seria importante para o PNI? FONTE: A autora, 2009

Observa-se, que 96% dos funcionrios entrevistados afirmaram que para o PNI seria importante a contribuio do trabalho de voluntrios e apenas 4% disseram que no, alterando o pensamento anterior dado o conhecimento que tm de suas realidades dirias na unidade. Destes 96%, 34% afirmaram que ajudaria na melhoria da gesto do parque, 12% identificaram que seria um bom apoio para a preservao e conservao ambiental, 12% disseram que teria boa contribuio com novos conhecimentos, 4% apontaram que contribuiria nas atividades do manejo e 34% no identificaram os motivos, conforme vemos no grfico abaixo.
34% 4% 96% 12% 12% 4% 34%
Sim No Melhoria na gesto Apoio na preservao e conscientizao ambiental Contribuio com novos conhecimentos Contribuio nas atividades do manejo No opinaram

GRFICO 04: Por que seria importante? FONTE: A autora, 2009

Da mesma maneira com que trata-se as respostadas apresentadas no grfico 04, estas atividades aqui identificadas devem ser vistas como base na elaborao de um programa de voluntariado para o PNI de forma a efetivar a implementao das aes necessrias em um PM, pois so pontos apontados por aqueles que lidam diretamente com as atividades do parque. CONSIDERAES FINAIS Quanto ao objetivo deste estudo, observa-se que as reas do PM do PNI, que podem ser desenvolvidas como auxilio de voluntrios, e a posio dos servidores do PNI, sobre a questo do uso de voluntrios na gesto do PNI, no se compreende porque esta pratica no se efetiva, e porque o

ordenamento territorial, com a efetiva implementao do PM, no se faz presente neste espao. Discute-se ainda as possibilidades de se observar programas de voluntariados em UC, no exterior, usando-as como benchamarking, para uma implementao consistente de um programa desta natureza. O ordenamento territorial de uma UC, atravs da consolidao das aes previstas nos referidos PM, como neste caso no se fazem presente face tambm, a carncia de servidores, e pensar em alternativas possveis, pragmticas faz-se objeto deste estudo. Compreender as razes pelas quais praticas como as estudadas, apesar de ainda de forma exploratria neste estudo, no se efetivam na pratica deve ser merecedor de outros estudos, tendo em vista que os espaos protegidos que so os prejudicados pela falta de pratica efetiva de ordenamentos territoriais aplicveis. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ALFONSO, Luciano P. Algunas reflexiones sobre las cuestiones centrales de la ordenacion territorial. In: APARICIO, JOS M.; REBOLLO, ENRIQUE O. Ordenacion del territrio y desarrollo sostenible. Madrid: Ciudad Argentina, 2004. ANDERSON, Dorothy H. et al. Mantaining the Quality of Park Resources and Visitors Experiences. St. Paul, Minnesota: University of Minnessota, 1998. BRASIL. Decreto n 4.519, de 13 de dezembro de 2002. Dispe sobre o servio voluntrio em unidades de conservao federais e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio de 16/02/2002. BRASIL. Decreto n 5.513 de 16 de dezembro de 2004. Regulamento o art. 3A da Lei n 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, que dispe sobre o servio voluntrio. Dirio Oficial da Unio de 17 de dezembro de 2004. BRASIL. Decreto n 84.017, de 21 de setembro de 1979. Aprova o regulamento dos Parques Nacionais. Dirio Oficial da Unio de 21/09/1976. BRASIL. Lei n 7.352 de 28 de agosto de 1985. Institui o Dia Nacional do Voluntariado. Dirio Oficial da Unio de 29/08/1985.

BRASIL. Lei n 9.608 de 18 de fevereiro de 1998. Dispes sobre o servio voluntrio e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio de 19 de fevereiro de 1998. CABRAL, Zwyla; MATIAS, Ana R.; ROCHA, Anny C.; ARRUDA M.; AMARAL, Patricia D. A.. A importncia do plano de manejo nas unidades de conservao para o Desenvolvimento de um turismo sustentvel. In: SEMINARIO INERNACIONAL DE TURISMO SUSTENTAVEL, 2, 2008, Fortaleza, Anais... Fortaleza: [S.I.], p. 1-16. CAMARGO, Lolymar H. El Parque Nacional de la Sierra Nevada de Mrida y ls relaciones scio-culturales com municipios del rea. In: APARICIO, JOS M.; REBOLLO, ENRIQUE O. Ordenacion del territrio y desarrollo sostenible. Madrid: Ciudad Argentina, 2004. CONSERVATION. Disponvel em: <http://www.conservationvolunteers.com.au/>. Acesso em: 26 AGO. 2009 DALCUMENE, Maria A. Manual do voluntrio. Curitiba: IAP, 2005. DE LA RIVA, Javier L. La ordenacion del territrio como instrumento para desarrollo de la sustenibilidad. In: APARICIO, JOS M.; REBOLLO, ENRIQUE O. Ordenacion del territrio y desarrollo sostenible. Madrid: Ciudad Argentina, 2004. DOMENEGHETTI, A. M. Voluntariado: gesto do trabalho voluntrio em organizaes sem fins lucrativos. 2.ed. Esfera: So Paulo, 2001. FIRKOWSKI, Olga L. C. (Org.). Transformaes territoriais: experincias e desafios. Rio de janeiro: Letra Capital, 2010. GARCIA, O.; BLASCO, A.; CORULLON, M. B. G.; NEUMANN, R. A. Planejamento e Gerenciamento de Programas de Voluntrios: o papel do coordenador. Programa Voluntrios do Conselho da Comunidade Solidria: So Paulo, 1999. HAESBAERT, Rogrio. Territrios alternativos. 2.ed. So Paulo: Contexto, 2009. ICMBIO. Disponvel em: <http://www.icmbio.gov.br/parnaso/index.php? id_menu=3&id_arq=21>. Acessado em: 03 mar. 2009. KINKER, SONIA. Ecoturismo e conservao da natureza em parques nacionais: Campinas: Papirus, 2002. MMA. Planejamento e Operao de Programas de voluntariado em Unidades de Conservao. DAP: Braslia, 2002. MMA. Portaria n 19 de 21 de janeiro de 2005. Dispe sobre a criao do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservao.

NPS. Disponvel em: <http://www.nps.gov/index.htm>. Acessado em: 26 ago. 2009. PARKS. Disponvel em: <http://www.parks.ca.gov/?page_id=886>. Acessado em 25 ago. 2009. REBOLLO, Enrique O. La ordenacion Del territrio como instrumento para el desarrollo sostenible. In: APARICIO, JOS M.; REBOLLO, ENRIQUE O. Ordenacion del territrio y desarrollo sostenible. Madrid: Ciudad Argentina, 2004. REDDAM, O. A. El desarrollo turstico em los espacios naturales protegidos: El Parque Natural Nacional de Talassemtane (Marruescos). In:IVARS BAIDAL, Josep A, VERA REBOLLO, J. F.. Espacios tursticos: mercantilizacion, paisaje e identidad. Alicante: Agua Clara, 2008. SANTOS, Milton. Territrio e sociedade. 2.ed. So Paulo: Fundao Perseu Abrano. 2009. SOUZA, Cludio Alexandre. Voluntariado em reas Protegidas: Estudo de Caso do Department Of Conservation na Nova Zelndia. Foz do Iguau, PR [ ], 2009. ZIMMERMANN, Andrea. Visitao nos Parques Nacionais Brasileiros: um estudo luz das experincias do Equador e da Argentina. Braslia: UnB.2006. (Dissertao de Mestrado).

You might also like