You are on page 1of 3

PERFIL PROFISSIONAL

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO/A

REA DE ACTIVIDADE OBJECTIVO GLOBAL

ADMINISTRAO/GESTO Executar tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa ou servio pblico, seguindo procedimentos estabelecidos.

SADA(S) PROFISSIONAL(IS) - Assistente Administrativo/a

ACTIVIDADES
1. Executar tarefas relacionadas com o expediente geral da empresa ou servio pblico, de acordo com procedimentos estabelecidos, utilizando equipamento informtico e equipamento e utenslios de escritrio: 1.1 Recepcionar e registar a correspondncia e encaminh-la para os respectivos servios ou destinatrios, em funo do tipo de assunto e da prioridade da mesma; 1.2 Efectuar o processamento de texto de memorandos, cartas/ofcios, relatrios, notas informativas e outros documentos, com base em informao fornecida; 1.3 Arquivar a documentao, separando-a em funo do tipo de assunto, ou do tipo de documento, respeitando regras e procedimentos de arquivo; 1.4 Proceder expedio da correspondncia e encomendas postais, identificando o destinatrio e acondicionando-a, de acordo com os procedimentos adequados. 2. Preencher e conferir documentao de apoio actividade comercial, designadamente documentos referentes a contratos de compra e venda (requisies, guias de remessa, facturas, recibos e outros), e documentos bancrios (cheques, letras, livranas e outros). 3. Registar e actualizar, manualmente ou utilizando aplicaes informticas especficas da rea administrativa, dados necessrios gesto da empresa, nomeadamente, os referentes ao economato, facturao, vendas e clientes, compras e fornecedores, pessoal e salrios, stocks e aprovisionamento. 4. Atender e encaminhar, telefnica ou pessoalmente, o pblico interno e externo empresa ou servio pblico, nomeadamente, clientes, fornecedores, e funcionrios, em funo do tipo de informao ou servio pretendido.

COMPETNCIAS
SABERES 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Lngua portuguesa. Noes bsicas de uma lngua estrangeira. Noes bsicas de organizao empresarial/servio pblico. Noes de organizao do trabalho. Informtica na ptica do utilizador (processamento de texto, folha de clculo, correio electrnico e base de dados). Registo e expedio de correspondncia. Tipologia, circuitos e preenchimento de documentao. Arquivo de correspondncia e outra documentao. Comunicao e relaes interpessoais.

10. Segurana, higiene e sade aplicadas actividade profissional. 11. Materiais e equipamentos de escritrio. 12. Noes bsicas de normas de sistemas de gesto da qualidade. SABERES-FAZER 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Utilizar os materiais e equipamentos necessrios execuo do trabalho administrativo. Utilizar as aplicaes informticas na elaborao de documentao e no registo de informao. Aplicar as tcnicas de registo e expedio de correspondncia. Identificar os diferentes tipos de documentos e o circuito de documentao. Utilizar as tcnicas de arquivo de correspondncia e de outra documentao. Aplicar os procedimentos necessrios ao preenchimento de documentao bancria e comercial. Aplicar as competncias lingusticas na comunicao e no processamento de texto em lngua portuguesa. Utilizar uma lngua estrangeira no atendimento e encaminhamento dos pblicos.

SABERES-SER 1. 2. 3. Manter organizado o posto de trabalho de forma a permitir responder s solicitaes do servio. Facilitar o relacionamento com interlocutores diferenciados. Adoptar comportamentos assertivos na relao com os pblicos.

FORMAO PROFISSIONAL - REAS TEMTICAS


DOMNIO SCIO-CULTURAL Segurana, higiene e sade no trabalho Desenvolvimento pessoal, profissional e social Legislao laboral e da actividade profissional

DOMNIO CIENTFICO-TECNOLGICO Estrutura, funcionamento e cultura organizacional Organizao do trabalho Informtica (introduo informtica na ptica do utilizador, aplicaes informticas de escritrio) Organizao da correspondncia Documentao e circuitos administrativos Tcnicas de arquivo e documentais Comunicao e relaes interpessoais Normas de sistemas de gesto da qualidade Lngua portuguesa aplicada funo (tcnica)

Obs. Os cursos de formao profissional nesta rea devem integrar uma componente terica e uma componente prtica a desenvolver em contexto de formao e em contexto real de trabalho.

NVEL DE QUALIFICAO -

You might also like