You are on page 1of 9

CHALITA, Gabriel. A pedagogia do amor: a contribuio das histrias universais para a formao de valores das novas geraes.

So Paulo: Editora Gente, 2003. 1. Era uma vez... (p. 09-15). Trata-se da introduo da obra, onde o autor por meio da anlise de 10 histrias procurar resgatar a criana que existe em cada um de ns, para que assim possamos alcanar o que as crianas alcanam com facilidade: ser feliz e fazer o outro feliz.

Mas como educar as crianas e jovens em tempos em que a aparncia vale mais do que a essncia? Acredita-se que tudo seja resultado da inverso de valores que predomina da sociedade concordo plenamente com o autor.

Prope o autor que uma das formas de se reavivar os sentimentos e valores lanar um olhar mais atento s grandes histrias, de modo a apreender seus ensinamentos com maior competncia, sendo est a proposta do livro. (p. 12)

2. Sherazade e o valor do amor (p. 19-32). ...se eu no tivesse amor, eu nada seria (Primeira Carta de So Paulo aos Corntios, cap. 13). Qual o significado da palavra amor? Significa amizade, dedicao, afeio, ternura, desejo grande, paixo. Note-se que amor no uma palavra unvoca, no amor esto presentes, ao mesmo tempo, os quatro elementos e os cinco sentidos... por ele se luta, por ele se ganha, por ele se perde, por ele se joga, por ele se brinca, por ele se chora, por ele se vive, por ele se morre... Ele ataca e defende, derruba e sustenta, grita e silencia... (p. 20). Enfim, o amor transcende qualquer cincia (p. 22).

Aps narrar a histria de Sherazade, uma mulher Inteligente, perspicaz, confiante e criativa, bem como, solidria, altrusta e corajosa, que diante de todas estas qualidades e de um ato de amor, salva a si e a todas as mulheres de Bagd que fadadas morte se se casassem com o sulto.

O autor ressalta na pgina 29 os ensinamentos da personagem na referida histria, ou seja, que a rapidez de raciocnio, a criatividade e a capacidade de persuaso e de argumentao so imprescindveis resoluo de problemas e ao enfretamento; que o nosso corpo, nossa postura, nosso estilo, nosso modo de ver o mundo e de viver so como palavras, frases e pargrafos que do ao texto a coeso e a coerncia necessrias e, se no redigirmos o texto de nossas vidas com competncia e elegncia, estamos

condenando nossa histria ao desprezo de todos os leitores, ao total esquecimento.

A personagem ensina, ainda, que o que somos, pensamos e vivemos um misto de todas as nossas experincias acumuladas e (re)elaboradas e o modo como elas nos tocaram desde muito antes de nossa memria consciente, ou seja, somos um misto de todos os personagens que conhecemos e admiramos.

3. Damon e Ptias e o valor da amizade (p. 35-48). O que um amigo? Uma nica alma habitando dois corpos (Aristteles). O que significa amizade? Afeio, simpatia, aliana. Para Aristteles, a amizade uma grande virtude. o bem mais precioso da vida porque, sem ela, de nada adianta ter poder, dinheiro e sucesso. J dizia Aristteles: quando as pessoas so amigas no tm necessidade de justia, enquanto mesmo quando so justas elas necessitam da amizade; considera-se que a mais autntica forma de justia uma disposio amistosa (p. 37). Note-se que a amizade, tanto quanto o amor, pertence esfera dos sentimentos.

Assim, aps recordar a histria de Damon e Ptias o autor salienta que a amizade um elo capaz de unir as pessoas para sempre, portanto, no h como se negar que ela determina nossa histria de vida, na medida em que nos concede a capacidade de ser mais ou menos felizes, de nos sentir muito ou pouco seguros, de nos saber queridos, amados, compreendidos e respeitados em graus mximos ou mnimos, portanto, no h nada mais nobre ou raro neste mundo do que uma amizade dedicada (p. 42)

Quem no tem amigos abre espao para uma existncia vazia que, freqentemente, pode levar a estados psicolgicos negativos, como a depresso, a angstia, a ansiedade e a tristeza originadas da solido extremada. (p. 45)

A pureza das crianas as impede de nutrir sentimentos negativos, a inocncia existente em seus coraes permite que perdoem o outro com facilidade, permite que no guardem rancor e mgoas. A verdadeira amizade se alimenta apenas da verdade, da sinceridade, do respeito mtuo, portanto, a superficialidade no encontra eco nesse sentimento. O amigo ama e pronto, o resto conseqncia boa de quem experimenta outros

sentimentos que elevam a relao de amizade: ternura, aconchego, compreenso, solidariedade, enfim, felicidade.

4. Dom Quixote e o valor do idealismo (p. 51-69). Acreditar em algo e no viv-lo desonesto (Mahatma Gandhi). Na verdade so diversas as acepes do termo, mas o fato que as explicaes etimolgicas e gramaticais a respeito do termo ainda so insuficientes para traduzir a uma grandiosidade e a sua importncia na histria. importante ressaltar que o idealismo o grande motor das invenes, das descobertas, dos empreendimentos sociais, polticos, econmicos e culturais que possibilitam as mudanas, as realizaes de sonhos, a concretizao de desejos acalentados, muitas vezes, por toda uma vida (p. 53). Aps narrar brevemente sobre as aventuras de Dom Quixote e Sancho Pana o autor salienta que o idealismo um passaporte para o bem viver.

Referida histria revela a dupla face da existncia humana: razo e emoo, guerra e paz, dor e prazer, etc. Assim que os grandes personagens, na fico ou na vida real, sempre foram conduzidos pelo idealismo, pelo sonho e desejo de transformar a realidade em algo melhor, sejam eles escritores, cientistas, lderes polticos e religiosos, revolucionrios de todas as pocas (p. 58). Homens e mulheres cujo brilho nos olhos, energia incomensurvel e fora impressionante de suas palavras e aes hipnotizaram e atraram multides (p. 59).

Idealistas so seres visionrios, tm alma de poeta e corao gigantesco. So pessoas altrustas e abnegadas a ponto de dar a vida pela defesa de seus ideais. A ausncia de um ideal na vida condena nossa existncia estagnao, ao tdio e at mesmo depresso, sintoma e doena que atingem milhes de pessoas em todo o mundo. Assim, quando buscamos algo com todo o nosso corao, abrimos espao para o aprendizado constante e para o desenvolvimento de talentos e habilidades imprescindveis ao nosso crescimento emocional e intelectual (p. 62-63).

5. Davi e Golias e o valor da coragem (p. 73-84). Inicialmente o autor traa algumas consideraes sobre a palavra coragem, sendo certo que, munido de coragem, o ser humano est capacitado a trilhar qualquer caminho com a dignidade e a perseverana essenciais s grandes trajetrias. Na coragem h entusiasmo e confiana (p. 74).

Aps recordar a histria de Davi e Golias situado na bblia no primeiro livro de Samuel Meu olhar o dos homens; o homem v a aparncia, o Senhor v o corao (1 Samuel 16:7). Assim, em pleno sculo XXI, essa histria exerce uma atrao irresistvel sobre os que tomam conhecimento da aventura do jovem pastor de rebanhos que, portando apenas uma funda, cinco pedras e coragem, derrotou o gigante Golias e, mais tarde, tornou-se rei de Israel (p. 80). Precisamos ser tomados pelo entusiasmo de Davi, pela sua f, pela sua crena na superao de obstculos e, sobretudo, pela sua inesgotvel coragem na transformao do impossvel em possvel (p. 81). Se Deus por mim, quem ser contra mim? Tudo posso naquele que me fortalece!

Assim, o filho caula, o menino franzino, o jovem pastor, o guerreiro inexperiente, o soldado despreparado, diante de todas as barreiras, venceu. A autoconfiana, a determinao e, principalmente a coragem constituem a trade de sustentao das qualidades de Davi (p. 82). Note-se que a maior virtude de um heri a disposio de arriscar a prpria vida em defesa de uma causa, de um indivduo ou de situaes que dependem do seu apoio, da sua fora, da sua coragem e da sua personalidade altrusta.

Todos aqueles que se propem a voar, a ir alm, a superar as expectativas devem saber que esto sujeitos s intempries. Mas preciso enfrent-las. Caso contrrio, passariam toda a existncia vivenciando a rotina tacanha de rastejar, de ficar rente ao cho, arrastando-se devagar e sempre e tomando o mximo de cuidado para que nada de imprevisvel acontea. Ter coragem , sobretudo, ter certeza de que a fascinante aventura da vida no perder os seus mais atrevidos e sedutores momentos (p. 84).

6. Vidas secas e o valor da Esperana (p. 87-102). Mais uma vez o autor inicia o texto tecendo algumas consideraes sobre a palavra esperana, socorrendo-se, inclusive do Dicionrio Houaiss cuja primeira acepo sentimento de quem v como possvel a realizao daquilo que deseja (p. 87). Ato contnuo o autor passa recordar o romance Vidas Secas de Graciliano Ramos que, aborda a trajetria penosa de uma famlia nordestina totalmente brutalizada pelo destino de fome, sofrimento e humilhao devido tanto aridez do serto quanto ignorncia e a misria provenientes da condio social opressora em que vive (p. 90), prosseguindo sua narrativa, Chalita, refere-se no s a obra Vidas Secas, das dificuldades do povo nordestino, como tambm, das agruras vividas por Graciliano Ramos, mas a esperana explcita alimentou a vida de Graciliano, que nos alimentou esta obra de esperana por dias melhores, por um novo mundo, pois, nos dias de hoje, cada vez mais preciso semear esperana, sob pena de nos

tornarmos ridos e ressequidos; sem esperana torna-se invivel viver (p. 100). A esperana da terra prometida...Cabe a juventude dar prosseguimento ao sonho de novas realidades, a esperana de um futuro melhor.

7. Hrcules e o valor do trabalho (p. 105-120). O gnio 1% de inspirao e 99% de transpirao (Thomas Edison). Aps uma anlise do significado da palavra trabalho, o fato que o trabalho possui estreita conexo com o processo evolutivo dos seres humanos na medida em que simboliza o extremo oposto do comodismo, da preguia, do desleixo (p. 107). Assim, seguindo a metodologia adotada, o autor traz para o leitor uma breve recordao da histria de Hrcules que em razo de tratar-se de um ser especial, diferentemente dos outros jovens, que costumavam levar uma vida de prazeres diversos, sem preocupaes, Hrcules possua numerosas responsabilidades e tarefas a cumprir, todas muito trabalhosas. Sem compreend-las inteiramente, ele vivia sobrecarregado de si mesmo, deparou-se, ento, com uma deciso a ser tomada, de levar uma vida sem problemas, com fceis conquistas, ou, ento, obter a conquista com sua prpria fora e trabalho, optando por esta ltima (p. 109).

Portanto, independentemente do ofcio que escolhemos ou que nos coube exercer pelos mais variados motivos, temos de enxerg-los como algo honrado e nobre justamente por ser imprescindvel para a continuidade do jogo social (p. 116). A rotina, os problemas do dia-a-dia, as iluses, os desejos no concretizados... O que teria fora suficiente para destruir um sonho? O trabalho tem que ser prazeroso, tem de ser um desafio constante, tem de ser um misto de responsabilidade e enorme entusiasmo (p.117).

O trabalho nos ensina e fortalece em ns valores indispensveis como tica, justia e respeito s diferenas. Observe-se a tristeza de quem no tem trabalho, este um dos maiores dramas do mundo de hoje (p. 119).

8. Cinderela e o valor da humildade (p. 123-138). Na poca em que vivemos, a humildade uma virtude fundamental para a vida em comunidade justamente porque possibilita a aproximao entre as pessoas, no importando se pertencem a raas, credos e classes sociais diferentes nem se comungam convices ideolgicas opostas (p. 124). A humildade permite que o indivduo enxergue os prprios defeitos, problemas, limitaes e posturas, atitude que, aos poucos, vai abrindo

caminho para a tolerncia, a pacincia e o perdo em relao s imperfeies e escolhas alheias.

Ao recordarmos a histria de Cinderela cuja trajetria de sofrimentos da bela moa de corao puro que, sendo rf de me, era explorada pela madrasta e pelas suas duas filhas ms e, apesar das humilhaes sofridas, nada conseguia abalar seu carter. Recordamos, ainda, da fada madrinha que transforma a Cinderela em princesa de sapatinhos de cristal, para que esta pudesse ir ao baile promovido pelo rei (p. 128). Enfim, conhecemos o restante da histria.

Temos no conto da Cinderela um cone dos injustiados e dos oprimidos, onde apesar de subjulgada e rebaixada condio de servial explorada, no acolhe nem alimenta sentimentos negativos tanto em relao s vils como em relao ao mundo de forma geral. Seu carter nobre, sua ndole pacfica e tranqila, seu jeito meigo e doce no oferecem condies para que a vingana, a raiva, a inveja e o dio se instalem em seu corao repleto de generosidade e amor (p. 133). Importante observao feita pelo autor de que a dor um estgio importante no processo de aquisio de sabedoria (p. 134).

Cinderela, em sua jornada, diante de sua postura humilde, no se desvia do caminho do bem, sendo, portanto, ao final recompensada. Da a necessidade de fazer desse texto um modelo para crianas e jovens que, hoje, precisam reforar valores e conceitos essenciais boa convivncia familiar e social (p. 136). preciso que tenhamos, como Cinderela, a humildade de compreender que existe um tempo para tudo e sem a humildade, a princesa no teria sequer escutado a fada madrinha.

9. O Rei Salomo e o valor da sabedoria (p. 141-157). A sabedoria tem profunda relao com o tempo e com a compreenso do seu ritmo, de sua cadncia e de sua melodia. Nas antigas civilizaes, os ancios eram considerados sbios devido ao acmulo de experincias obtidas ao longo da vida, por tal razo eram consultados para tomada de decises importantes da coletividade (p. 142).

Assim, o autor aps citar Eclesiastes Cap. 3, v. 1:9 reflete sobre o tempo de que dispomos e com os ensinamentos que ele nos oferece para, assim,

adquirirmos a sabedoria (p. 145). Nas pginas seguintes (148-150) faz-se, ento, uma sntese da histria: A sabedoria de Salomo.

O saber importante, pois, ele o instrumento que nos garantir uma vida mais digna e nos prover de um bem-estar essencial para nossa felicidade. A busca do saber rdua, mas gratificante (p. 153). A histria do rei Salomo mostra a grandeza de um jovem sbio que, no momento em que teve a oportunidade de escolher o que quisesse, abriu mo de bens materiais, da possibilidade de se vingar dos inimigos e at da longevidade em benefcio de algo realmente fundamental para a concretizao de um reinado justo: a sabedoria (p. 153).

necessrio lembrar que a busca da sabedoria tambm demanda silncio, interiorizao e compreenso do tempo, portanto, a impacincia e a pressa s prejudicam a percepo da verdade essencial das coisas (p. 154). Notese que diferentemente do sbio, o impulsivo agride, grita, age de modo impensado, arrepende-se, exige demais dos outros, projetam suas frustraes naqueles que esto em volta. O sbio se abastece o tempo todo, se alimenta de suas experincias e das observaes relativas s vivncias alheias (p. 155).

10.O patinho feio e o valor do respeito (p. 161-177). RESPEITO sentimento que leva algum a tratar outrem ou alguma coisa com grande ateno, profunda deferncia; considerao; reverncia; obedincia (p. 161). No faa com o outro o que no gostaria que fizessem a voc.

Recordando a histria do Patinho Feio, trata-se de uma ave cuja feira causava extremo desprezo entre seus familiares e os animais do lugar onde nasceu, mas que no final da trama consegue vencer as adversidades do destino, superando os obstculos e provando sua superioridade (p. 163).

Respeito: passaporte para um mundo melhor (p. 169). A riqueza da histria reside na capacidade de nos tocar profundamente, de despertar em ns o sentimento de amor ao prximo, de solidariedade e respeito s diferenas...

O conto mostra as desventuras e os infortnios vividos por um ser constantemente diminudo, com baixa auto-estima, enfraquecido por desconhecer sua verdade interior, sua essncia, sua beleza prpria e singular (p. 171). Para criar cidados sem preconceitos, preciso comear a educ-los ainda quando crianas, fazendo com que desenvolvam o respeito ao diferente por meio de mximas morais, contos e narrativas que instiguem avaliaes e concluses de que todas as pessoas merecem respeito, amor fraterno e tratamento digno (p. 174). Todos ns precisamos de afeto, de amor, de aceitao e de compreenso para desenvolver um carter que nos torne dignos de exercer a inteligncia e o livre-arbtrio concedidos quando nascemos (p. 175).

A histria do Patinho Feio nos revela que, mesmo que o mundo esteja contra ns, mesmo que o sofrimento e a dor dem o tom aos acordes de nossas vidas, mesmo que estejamos expostos s ms condies do tempo, mesmo que estejamos sozinhos, ainda assim no devemos desistir de acreditar que poderemos ser felizes, ser aceitos, ser parte de algo maior... (p. 176). No h crescimento sem sofrimento. No h felicidade plena sem lutas. Assim, apesar das experincias dolorosas, temos que continuar acreditando em ns mesmos e tambm nos outros (p. 177).

11.Estrela de jias e o valor da solidariedade (p. 181-195). belo dar quando solicitado; mais belo, porm, dar por haver apenas compreendido (Kahlil Gibran). Solidariedade, um dos smbolos mximos da nobreza de carter; exerccio de bem-fazer (p. 181). Em outras palavras, ser solidrio ter o corao comprometido com razes e emoes superiores s mesquinharias cotidianas, ao materialismo exacerbado, s pequenezas mundanas que podem sugar, aos poucos, a energia vital dos seres humanos.

Estrela de jias narra a trajetria de uma pequena rf que vivia com a av em condies praticamente subumanas. A pobreza era to excessiva que no havia como suprir as necessidades mais bsicas, como alimentao e vesturio. A menina, entretanto, nutria a forte esperana de, por meio do trabalho, modificar aquele quadro precrio em que viviam (p. 187).

Solidariedade: uma jia de valor inestimvel (p. 190), ela costuma se fazer presente nos momentos mais difceis e reina absoluta na hora em que tudo o mais parece j estar perdido...A vida nos leva a acreditar que existir , antes de tudo, coexistir.

12.As consideraes finais. Chalita ressalta que sua inteno na obra Pedagogia do Amor, ora objeto deste fichamento, foi justamente expor a crena de que possvel viver de forma mais harmnica e feliz desde que saibamos mudar os aspectos negativos e dissonantes no apenas sobrevivendo a eles, mas transformando-os em aprendizados melodicamente positivos (p. 201).

As grandes histrias de todos os tempos contm ingredientes imprescindveis para que essa regncia ocorra da melhor forma possvel. Virtudes, valores e sentimentos como o amor, a amizade, o idealismo, a coragem, a esperana, o trabalho, a humildade, a sabedoria, o respeito e a solidariedade so alguns dos instrumentos fundamentais ao bom andamento dessa orquestra magnfica que , sem sombra de dvida, o cerne da pera da vida (p. 202).

You might also like