You are on page 1of 5

Exerccios Efeito Doppler

01. (IME). Observando-se o espectro da luz emitida por galxias distantes, observou-se uma variao de cores. A frequncia das cores recebidas est diminuindo, aproximando-se da frequncia da luz vermelha, o que indica o afastamento da fonte emissora das radiaes. Assim, os cientistas concluram que as galxias esto se afastando-se de ns com grande velocidade. Os cientistas chegaram a essa concluso, baseando-se: a) no Efeito Doppler. b) na Lei de Coulomb. c) no efeito fotoeltrico. d) no Princpio de Huygens. 02. No esquema abaixo, A uma ambulncia que se move a 108 km/h e C um carro que se move opostamente ambulncia a uma velocidade de 36 km/h.

A ambulncia, tocando sirene, emite um som de freqncia 900 Hz. Se a velocidade do som no ar (supostamente parado) de 330 m/s, calcule a freqncia aparente do som ouvido pelo motorista de C: a) antes do cruzamento de seu carro com a ambulncia; b) depois do cruzamento de seu carro com a ambulncia. 03. (IME). Uma moa est sentada janela de um trem que se move velocidade de 10 m/s para leste. O tio da moa est parado perto dos trilhos e observa o trem se afastar. O apito da locomotiva vibra a 500Hz. O ar est parado. Determine a frequncia de som do apito: a) pelo tio da moa. b) pela moa. 04. Um automvel, movendo-se a 20m/s, passa prximo a uma pessoa parada junto ao meio-fio. A buzina do carro est emitindo uma nota de frequncia 2Hz. O ar est parado e a velocidade do som em relao a ele 340m/s. Que freqncia o observador ouvir? a) quando o carro estiver se aproximando de x? b) quando o carro estiver se afastando? 05. (PUC-SP). Uma fonte sonora em repouso, situada no ar, emite uma nota com freqncia de 440 Hz. Um observador, movendo-se sobre uma reta que passa pela fonte, escuta a nota com freqncia de 880 Hz. Supondo a velocidade de propagao do som no ar igual a 340 m/s, podemos afirmar que o observador: a) Aproxima-se da fonte com velocidade de 340 m/s. b) Afasta-se da fonte com velocidade de 340 m/s. c) Aproxima-se da fonte com velocidade de 640 m/s. d) Afasta-se da fonte com velocidade de 640 m/s. e) Aproxima-se da fonte com velocidade de 880 m/s. 06. (PUC-SP). Determine a velocidade com que um observador deve se aproximar de uma fonte sonora (em repouso) cuja frequncia de 16000 Hz, para deixar de ouvi-la, sabendo que a velocidade de propagao do som no ar de 340m/s e a mxima frequncia audvel, 20000 Hz.

07. (Fuvest-SP). Uma sonora considerada plana, proveniente de uma sirene em repouso, propaga-se no ar parado, na direo horizontal, com velocidade V igual a 330 m/s e comprimento de onda igual a 16,5 cm. Na regio em que a onda est se propagando, um atleta corre, em uma pista horizontal, com velocidade U igual a 6,60 m/s, formando um ngulo de 60 com a direo de propagao da onda. O som que o atleta ouve tem freqncia aproximada de: a) 1960 Hz b) 1980 Hz c) 2000 Hz d)2020Hz e) 2040 Hz

08. (Fuvest-SP). Um alto falante fixo emite um som cuja frequncia F, expressa em Hz, varia em funo do tempo t na forma F(t) = 1000 + 200 t. Num determinado momento, o alto-falante est emitindo em som com uma frequncia F1 = 1080 Hz. Nesse mesmo instante, uma pessoa P, parada a uma distncia D = 34 m do alto falante, est ouvindo um som com uma frequncia F2, aproximadamente, igual a: Dado: Velocidade do som no ar = 340 m/s a) 1020 Hz b) 1040 Hz c) 1060 Hz d) 1080 Hz e) 1100 Hz

09. Considere uma fonte sonora F e um observador O, posicionados conforme a figura. Admita que O receba o som de F pelos caminhos I (direito) e II (com reflexo).

Sendo de 85 Hz a freqncia das ondas, verifique se em O ocorre interferncia construtiva ou interferncia destrutiva. Adote para a velocidade do som o valor 340 m/s.

10. (UNICAMP). O mdulo da velocidade do som no ar de aproximadamente 330 m/s. Colocam-se dois alto-falantes iguais, um defronte ao outro, distanciados 6,0m, conforme a figura abaixo. Os alto-falantes so excitados simultaneamente por um mesmo amplificador com um sinal de freqncia de 220 Hz.

Pergunta-se: a) Qual o comprimento de onda do som emitido pelos alto-falantes?

b) Em que pontos do eixo, entre os dois alto-falantes, o som tem intensidade mxima? 11. Quando duas ondas interferem, a onda resultante apresenta sempre pelo menos uma mudana em relao s ondas componentes. Tal mudana se verifica em relao (ao): a) comprimento da onda b) perodo c) amplitude d) fase e) freqncia 12. A figura seguinte representa as ondas produzidas por duas fontes F e G, que vibram na superfcie de um lquido. X, Y e Z so pontos da superfcie do lquido. As circunferncias indicam cristas. Considere que na regio indicada no h amortecimento das ondas.

Se X, Y e Z so as amplitudes de vibrao da gua nos pontos X, Y e Z, qual das seguintes relaes est correta? a) x = y = z b) x > y > z c) x = y > z d) x < z e x < y e) x < y < z 13. (MED. TAUBAT). Nos pontos A e B da figura a seguir, esto dois alto-falantes que emitem sons de mesma freqncia e em fase. Se a freqncia for crescendo desde cerca de 30 Hz, atingir um valor em que o observador deixar de ouvir o som. Qual essa freqncia? (Mdulo da velocidade do som no ar = 340 m/s)

a) 70Hz b) 85Hz c) 170Hz d) 340Hz e) 510Hz

14. (ITA). Duas fontes sonoras A e B emitem, em fase, um sinal senoidal de mesma amplitude A e com o mesmo comprimento de onda de 10 m. Um observador em P, depois de um certo tempo, suficiente para que ambos os sinais alcancem P, observar um sinal cuja amplitude vale:

a) 2A b) A c) A/2 d) zero e) n.d.a. 15. Uma estao de rdio usa duas antenas transmissoras emitindo, em fase, alinhadas na direo norte-sul e separadas por uma distncia igual metade do comprimento de onda emitido, conforme indica a figura.

Esta estao emite com mxima intensidade: a) na direo norte-sul e no emite na direo leste-oeste; b) na direo leste-oeste e no emite na direo norte-sul; c) para o norte e no emite para o sul; d) para o sul e no emite para o norte; e) para o leste e no emite para o oeste. 16. (UFU). Um observador situado no ponto O da figura recebe ondas sonoras provenientes de duas fontes idnticas, F1 e F2, que emitem, em oposio de fase, ondas de 2 metros de comprimento. Qual deve ser a distncia mnima percorrida por F1 na direo do observador para que este oua a mxima intensidade?

a) 1m b) 2m c) 3m d) 4m e) zero

17. Na figura, F1 e F2 so dois pinos que batem cadenciadamente na superfcie da gua, produzindo ondas que se propagam com velocidade de mdulo 2,0m/s. Os pinos operam com a mesma freqncia e em concordncia de fase.

Se no ponto P as ondas provenientes de F1 e F2 se reforam (interferncia construtiva), uma possvel freqncia de operao dos pinos : a) 25Hz b) 30Hz c) 35Hz d) 40Hz e) 45Hz 18. (MED. ITAJUB). Duas fontes S1 e S2 de ondas iguais esto em oposio de fase.

A distncia x1 = S1P menor do que a distncia x2 = S2P. O comprimento de onda das ondas 5,0 cm e x2 = 75 cm. Para que o ponto P sofra interferncia construtiva, o mximo valor possvel para x1 : a) 72,5cm b) 70,0cm c) 67,5cm d) 73,75cm e) um valor diferente

You might also like