You are on page 1of 26

CADERNOS SOCIALGEST N 4 - 2007

Animao de idosos

Lus Jacob - 2007

Os contedos deste documento esto protegidos pelos direitos de autor consagrados na lei portuguesa. proibida a reproduo sem meno do autor.

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

ndice:

1 - O Processo de envelhecimento 2 A animao 3 A animao de idosos 3.1 A motivao para a animao 3.2 - Institucionalizao 4 Tcnicas de animao 4.1 Diferentes facetas da animao 1. - Animao fsica ou motora 2. - Animao cognitiva (ver exemplo) 3. - Animao atravs da expresso plstica 4. - Animao atravs da comunicao 5. - Animao associada ao desenvolvimento pessoal e social 6. - Animao comunitria 7. - Animao ldica. 5 Notas I Programa intergeracionais II - envelhecimento activo III Gerontotecnologia IV - Gerontopedagogia Concluso Bibliografia

3 3 6 7 8 11 12

19

23 26

Coordenao: Lus Jacob

Colaboradores: Natacha Lage, Isabel Jacob, Oriana Palhouto e Emlia Magalhes.

Baseado no livro Animao de Idosos da editora mbar de Lus Jacob

www.socialgest.pt

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

1 - O Processo de Envelhecimento

O envelhecimento um processo universal, inerente a todos os seres vivos, e que tem o seu incio a partir do momento em que se d a concepo. Vrios autores dividiram o processo de envelhecimento em trs componentes, que so o envelhecimento biolgico, o envelhecimento social, e o envelhecimento psicolgico. Ao longo do processo de envelhecimento, as capacidades de adaptao do ser humano vo diminuindo, tornando-o cada vez mais sensvel ao meio ambiente que, consoante as restries implcitas ao funcionamento do idoso, pode ser um elemento facilitador ou um obstculo para a sua vida. Com o declnio progressivo das suas capacidades, principalmente a nvel fsico, e tambm devido ao impacto do envelhecimento, o idoso vai alterando os seus hbitos e rotinas dirias, substituindo-as por ocupaes e actividades que exijam um menor grau de actividade. Esta diminuio da actividade, ou mesmo inactividade, pode acarretar srias consequncias, tais como reduo da capacidade de concentrao, coordenao e reaco, que por sua vez levam ao surgimento de processos de autodesvalorizao, diminuio da auto-estima, apatia, desmotivao, solido, isolamento social e depresso.

2 - A animao Segundo Quintas e Castao (1998) animao e uma actividade interdisciplinar e intergeracional que actua em diversas reas e que influencia a vida do individuo e do grupo. Para Choque (2000), animao sinnimo de vida, de movimento, de actividade. O acto de dar vida, calor. Animar-se ou distrair-se uma necessidade fundamental de todos os indivduos, e aquele ou aquela que se diverte com uma ocupao agradvel com fim de se descontrair fsica e psicologicamente satisfaz esta necessidade. Tambm as pessoas de idade tm necessidades, na medida das suas capacidades, de ter actividades recreativas. Segundo ainda Quintas e Castao (1998) a animao uma actividade interdisciplinar e intergeracional que actua em diversas reas e que influencia a vida do indivduo e do grupo. O desempenho de actividades de animao pode especificarse por quatro modalidades: - Cultural, Educativa, Econmica e Social.

www.socialgest.pt

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

Enquanto modalidade cultural a animao surge como entidade criadora, gestora e produtora de um produto cultural, artstico e criativo. Como educativa a animao surge como motivao para a educao e formao, inicial e ao longo da vida. Na sua dimenso econmica a animao aparece como actividade geradora de meios econmicos e financeiros, como sejam a criao do prprio emprego ou como ela prprio como fonte de receitas. Por fim na sua dimenso social, a animao e o animador renascem como meios de superar as desigualdades sociais e de promoo da pessoa e da comunidade. A animao sociocultural, cujo conceito nasceu na Europa nos anos 60, pode ser vista como a interveno dialctica dos indivduos e dos grupos com o seu meio e a interveno sobre si mesmo, o que leva a uma melhoria da qualidade de vida (Vich, 1989 in Quintas e Castan, 1998, 41-43.). As actividades que a animao pode desenvolver so igualmente quatro: Difuso cultural (Incentivar o gosto pelas formas culturais, cientificas e do conhecimento); Actividades artsticas no profissionais (Desenvolver os talentos e as capacidades artsticas e criativas das pessoas atravs da sua pratica); Actividades Ldicas (A animao por divertimento, lazer, desporto e convvio) e Actividades Sociais (Promover a participao das pessoas nos movimentos cvicos, sociais, polticos e econmicos). Uma componente importante da animao, no seu se sentido mais ldico e puro, o jogo. Jogar, brincar, quando se adulto, enquadra-se tambm naqueles mitos e esteretipos que advogam que jogar, brincar coisa de criana. Grande erro, o desejo de brincar acompanha-nos toda a vida, mas os nossos diferentes papis sociais assumidos distraem-nos da prtica regular de brincar, o que no eliminou, no entanto, o nosso desejo de faz-lo. O jogo, quer em crianas, em adultos ou em idosos das melhores formas de transmitirmos uma mensagem e de nos divertirmos. Com o jogo conseguiremos (Lorda, 2001): Canalizar a nossa criatividade; Libertar tenses e emoes; Orientar positivamente as angstias quotidianas; Reflectir; Aumentar o nmero de amizades e relaes Divertir-nos Aumentar o grau cultural e o compromisso colectivo;

www.socialgest.pt

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

Ter predisposio para realizar outros afazeres; Obter integrao intergeraes quando se possibilitam oportunidades.

O jogo concebe-se como um sistema fictcio, com regras obrigatrias, porm aceitas livremente por todos. A sua prtica traz ao participante mltiplos sentimentos e experincias diferentes das que est acostumado no dia-a-dia, e com uma clara funo de utilidade. Podemos defini-lo como uma utilidade: Livre, sem obrigaes nem coaes de tipo algum; Restrita, limitada no espao e no tempo; Incerta, dependendo tanto da sorte como das qualidades do participante; Improdutiva, sem fins lucrativos; Codificada, estando regulada de antemo pela legislao vigente; Fictcia, mais ou menos afastada da realidade; Espontnea.

Segundo a sua funo: Esttica: jogar significa, simultaneamente, construir, inventar, por

conseguinte, criar. Cultural: jogar permite satisfazer os ideais de expresso e de socializao. Social: jogar sentir o prazer em compartilhar uma actividade comum que conviria prolongar, alm do espao ldico. Psicolgica: o jogo permite esta instncia, combate o aborrecimento, estabelece novos contactos no seio de uma equipe, incentiva o gosto pela aco e compensa a falta de actividade profissional. O homem, felizmente, nunca perde o desejo de brincar e esta manifestao acompanha-o em toda a sua vida. Acontece que a modernidade com que o seu conforto foi elaborado simplesmente faz com que esta qualidade se adapte s circunstncias que o mundo dos adultos vai impondo, e assim o percentual do tempo de brincar diminui, porm, felizmente, nunca desaparece. A animao incentiva-o a empreender certas actividades que contribuem para o seu desenvolvimento, dando-lhe o sentimento de pertencer a uma sociedade, em cuja evoluo podem continuar a contribuir. Contrariando a ideia que a maior parte dos idosos tm, de que j no servem para nada, que no interessam famlia, muito menos sociedade.

www.socialgest.pt

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

3 Animao de idosos A animao de idosos, em especfico, define-se, de uma forma geral, na maneira de actuar em todos os campos do desenvolvimento da qualidade de vida dos mais velhos, um estmulo da vida mental, fsica e afectiva da pessoa idosa. A animao representa um conjunto de passos com vista a facilitar o acesso a uma vida mais activa e mais criadora, melhoria nas relaes e comunicao com os outros, para uma melhor participao na vida da comunidade de que se faz parte, desenvolvendo a personalidade do indivduo e a sua autonomia. Choque, citando a Revue Soins n 534, Marzo (1990), refere que a animao entre pessoas idosas pode definir-se como toda a aco que oferece aos idosos as condies materiais e relacionais necessrias e favorveis para que se possam questionar sobre a pertinncia da sua vida. Ainda para Choque, citando Revue de l`aide Serignant n5, Mayo (1997) a animao em Gerontologia acompanhar a pessoa idosa no seu dia a dia. Representa um projecto global de estabelecimento com uma interaco, uma reflexo e uma toma de conscincia de todo o pessoal (incluindo o mdico e a administrao), e passa pelo prprio idoso. Est includa no dossier de cuidados. Agrupa as distraces e festas propostas pala instituio, centra-se sobre todo o ambiente de actividades diversas (p. 4). Hervy (2001) afirma que A importncia da animao social das pessoas mais velhas facilitar a sua insero na sociedade, a sua participao na vida social e, sobretudo, permitir-lhes desempenhar um papel, inclusive reactivar papis

sociais.(p.31)

Jacob (2007) define a animao de idosos como a maneira de actuar

em todos os campos do desenvolvimento da qualidade de vida dos mais velhos, sendo um estmulo permanente da vida mental, fsica e afectiva da pessoa idosa.(p.31). Tendo em conta os aspectos anteriormente referidos podemos alegar que uma boa animao deve dar resposta a diversos objectivos, visando nomeadamente: Promover a inovao e novas descobertas; Valorizar a formao ao longo da vida; Proporcionar uma vida mais harmoniosa, atractiva e dinmica com a participao e envolvimento do idoso; Incrementar a ocupao adequada do tempo livre para evitar que o tempo de cio seja alienante, passivo e despersonalizador.

www.socialgest.pt

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

Rentabilizar os servios e recursos comunitrios para melhorar a qualidade de vida do idoso Valorizar as capacidades, competncias, saberes e cultura do idoso, aumentando a sua auto-estima e autoconfiana.

3.1 A motivao para a animao Para compreender a importncia que a animao cultural tem para os idosos, h que primeiro tomar conscincia do que que motiva o ser humano. A motivao aquilo que leva os indivduos a fazer qualquer coisa com esforo, dedicao, energia e prazer. A sua intensidade e natureza so diferentes em cada um de ns, de acordo com diversas influncias, em cada momento. Se forem dadas condies ao indivduo para que ele tenha um bom desempenho na execuo de uma determinada tarefa ou actividade e ele tiver as competncias necessrias, o seu grau de eficcia depende apenas da sua motivao. Todo e qualquer comportamento humano tem uma motivao na sua base, ou seja, h uma tenso que leva o indivduo a comportar-se de determinada maneira, de forma a satisfazer uma ou mais necessidades. As condies fornecidas pelo meio que envolve o indivduo mantm-se em equilbrio psicolgico at que um estmulo rompa esse equilbrio e crie uma necessidade, que vai gerar um estado de tenso. Uma das principais teorias existentes sobre a motivao humana a Pirmide das Necessidades de Maslow, que diz que as necessidades esto ordenadas segundo o seu valor, e que uma determinada necessidade s se manifesta quando as necessidades do nvel imediatamente inferior esto totalmente satisfeitas. Segundo esta teoria, o ser humano apresenta cinco nveis de necessidades fisiolgicas, de segurana, de afecto, de estima e de auto-realizao. As necessidades fisiolgicas e de segurana so primrias, enquanto que as restantes so secundrias. A teoria de Maslow assenta em dois princpios, que so o da dominncia e o da emergncia; o primeiro diz que enquanto uma necessidade bsica no estiver satisfeita, as restantes no tm fora para dirigir o comportamento; o segundo diz que quando uma necessidade satisfeita, imediatamente surge uma nova necessidade.

Os Cinco Princpios da Motivao

www.socialgest.pt

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

O ser humano motivado quando tem a possibilidade de realizar as suas prprias ideias. O ser humano motivado sempre que o seu comportamento avaliado por apreciaes (positivas ou negativas) merecidas. Para que um indivduo se motive de forma durvel, ele tem que ser estimulado diversas vezes. Uma apreciao negativa do indivduo ou de um comportamento que ele no pode ou no sabe como modificar faz com que ele perca a motivao. A maior fonte de motivao para o ser humano o conseguir atingir, com esforo, um objectivo que ele se fixou a si prprio.

3.2 Institucionalizao A grande maioria dos idosos (85%) no est institucionalizada, e convm encontrar formas de promover a animao nos idosos que ainda esto activos ou que retidos em casa por diversas razes. A institucionalizao nem sempre em fcil, porque sair de casa nunca agradvel para o idoso. O bem-estar psicolgico dos idosos est estreitamente associada sua satisfao em relao ao seu ambiente residencial: a casa de cada um adquire, para esse indivduo, um significado psicolgico nico, uma vez que h laos afectivos que o ligam a esse espao atravs de memrias do passado. O processo de apropriao, ligao e identidade do indivduo sua casa implica que a pessoa se aproprie do seu meio, do seu espao, porque o controla, cuida dele, torna-o familiar. No caso dos idosos, porque normalmente j residem na sua casa h vrios anos e porque os processos que os ligam s suas casas se desenrolam e fortalecem ao longo do tempo, este um espao bastante importante, ao qual esto associados um conjunto de sentimentos que fazem com que o idoso esteja emocionalmente vinculado quele lugar. O idoso est tambm fortemente ligado ao recheio da sua casa, que um depsito de bens pessoais com grande valor sentimental e que o levam a recordar acontecimentos, pessoas, pocas e locais que fizeram parte do seu percurso de vida, e que representam e mantm a identidade pessoal e social do idoso.

Os que esto institucionalizados tm um auto-conceito (percepo que um indivduo faz de si prprio e o conceito que forma de si) mais baixo do que os idosos

www.socialgest.pt

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

que vivem em casa prpria Palhoto (1997). A razo para esta situao poder ser o reduzido nmero de actividades que os idosos institucionalizados executam em relao aos que vivem em casa; o facto de estar s no meio de tantos idosos e a reorganizao que o idoso ter que fazer quando ingressa numa instituio (Bromley, 1966). Um estudo realizado em Bragana indicou que os idosos se sentem mais infelizes em lares que no tem uma estrutura de animao estabelecida (ESSB, 2007). Ainda segundo OConner Vallerand, citado por Quintela (2001), A vida em instituies, que implica uma reduzida capacidade de auto-determinao, demonstrou ter um impacto fortemente negativo no grau de satisfao com a vida. A animao sempre o parente pobre das prioridades das instituies, sejam pblicas ou privadas com e sem fins lucrativos. Estas dirigem os seus recursos (humanos, materiais e financeiros) principalmente para a higiene, sade e alimentao do idoso, e ento se sobrar tempo e alguns meios preocupam-se com a animao. Esta sempre considerada secundaria e sem grande validade. A maioria dos organizaes limita-se a fazer alguns passeios, duas ou trs festas anuais e a comemorar os aniversrios dos idosos, se tanto. Quando o idoso confrontado com a sua institucionalizao, ele tem que se redefinir, podendo ficar deprimido o idoso sofre uma deteriorao psicolgica, acompanhada por sentimentos de abandono por parte da famlia, mesmo que estes no sejam reais. A transio de um modo de vida independente na comunidade- para um modo de vida dependente numa instituio- coloca em jogo a resistncia de qualquer idoso, uma vez que implica a passagem de um ser autnomo e livre para um ser institucionalizado, que tem de abdicar dos seus objectivos e gostos pessoais e adaptarse a uma situao que gostaria de ter evitado. Ao dar entrada num lar, o idoso entra num ambiente onde, muito provavelmente, ir passar os seus ltimos dias. Ele chega sozinho, com apenas alguns dos seus pertences, a um mundo em permanente contacto com a morte; ele tem que se inserir numa nova estrutura e aprender, conhecer e respeitar as regras e hbitos da mesma, sem poder sequer opinar sobre os mesmos, sob o risco de ser novamente marginalizado. A institucionalizao do idoso, com todo o desconhecimento de um mundo novo, est frequentemente relacionada com um aceleramento de todos os processos degenerativos implcitos no envelhecimento. A perda de apoio afectivo e psicossocial que geralmente acompanha a institucionalizao do idoso pressupe uma diminuio

www.socialgest.pt

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

da ligao afectiva e social com o mundo exterior, o que pode levar ao surgimento de sintomas tais como inibio, incapacidade relacional, perturbaes ansiosas, sintomas depressivos, marasmo, e at mesmo morte, passando por sentimentos de desespero, frustrao, e de perda de interesse pela vida. Para mim a animao de idosos comea quando respeitamos os mais elementares dos seus direitos, como sejam o direito escolha, o direito privacidade e o direito integrao e participao activa nos pormenores da sua vida. A qualidade de vida do idoso numa instituio depende destes factores assim como de um acompanhamento decente, cuidado e eficiente por parte dos trabalhadores das instituies que os acolhem. Acompanhamento este que s se consegue atravs de uma formao cuidada e regular por parte dos trabalhadores sociais. Pessoalmente considero ainda que a animao mais importante para o idoso numa instituio passa pela participao activa deste na gesto corrente da instituio, na cooperao em actividades de rotina diria (ajudar no jardim ou na cozinha) e pelo contacto com as ajudantes de lar, que deve ser atencioso, cuidadoso e amvel. Sendo o nosso grande objectivo com a animao de idosos a qualidade de vida, segundo os diferentes inquritos1 2 3 estudados e relacionados com a est (ou a falta de) dos idosos, as concluses que se podem retirar so que a qualidade de vida do idoso, institucionalizado ou no, depende em grande medida dos seguintes factores: Possuir autonomia para executar as actividades do dia-a-dia Manter uma relao familiar e/ou com o exterior regular Ter recursos econmicos suficientes Realizar actividades ldicas e recreativas constantemente

A qualidade de vida do idoso numa instituio depende destes factores assim como de um acompanhamento decente, cuidado e eficiente por parte dos trabalhadores das instituies que os acolhem. Acompanhamento este que s se consegue atravs de uma formao cuidada e regular por parte dos trabalhadores sociais.

Inqurito de 1995, realizado a 2.137 indivduos de ambos os sexos dos concelhos de Lamego, Moimenta da Beira, Almeirim, Cartaxo, Loures, Graa (Lisboa), Serpa, Ourique e Loul. (DGS) 2 Inqurito realizado em 1997 a 60 idosos (30 residentes no seu domiclio e 30 residentes em dois lares) dos distritos de Lisboa e Santarm. (Palhouto) 3 Inqurito realizado em 2000 a 230 idosos (200 residentes no seu domiclio e 30 institucionalizados) da rea metropolitana de Lisboa. (CIES/ISCTE)
1

www.socialgest.pt

10

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

Uma das melhores formas de aumentar a qualidade de vida dos idosos respeitando os seus direitos, tais como: Direito privacidade e intimidade Direito escolha do seu futuro Direito satisfao das suas necessidades bsicas Direito individualidade e confidencialidade Direito a entrar ou sair de uma instituio

4 Tcnicas de animao Antes de pensar num plano de actividades de animao para idosos em prtica, h que realizar uma avaliao psicolgica, social e fsica de cada um dos indivduos, no sentido de perceber quais as capacidades e motivaes reais de cada idoso em relao a cada uma das actividades propostas. Deve-se tambm dar oportunidade aos idosos para que eles prprios possam propor outras actividades que sejam do seu agrado, bem como permitir que eles participem nas actividades dirias da Instituio, por exemplo, fazendo as suas camas, limpando o p dos seus quartos, colaborando na elaborao e confeco das ementas, regando as plantas, etc., desde que tal seja do agrado deles. Ao estabelecer uma relao com um idoso, deveremos ter em conta a nossa comunicao no verbal e tambm a dele. Pois s mantendo uma boa atitude corporal que poderemos obter bons resultados na sua adeso s actividades propostas. Assim teremos de ter em conta algumas regras: Manter uma certa distncia Falar pausadamente Referir o que estamos a fazer Repetir quantas vezes forem necessrias Ajudar e apoiar Valorizar qualquer tipo de esforo motor Manter uma atitude de calma e passividade Ser paciente e compreensivo

Devemos dividir os idosos em trs grupos, por mobilidade. O grupo A, constitudo por idosos autnomos. O grupo B, composto por idosos fisicamente dependentes e frgeis e o grupo C constitudo por idosos muito dependentes.

www.socialgest.pt

11

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

Como um dos princpios da animao de idosos uma animao personalizada, cada um destes grupos precisa de uma metodologia prpria de aco. Na nossa opinio, as regras gerais na animao de idosos so: Perguntar-lhes o que gostam de fazer e querem fazer No desistir de trabalhar com eles mas ao mesmo tempo no insistir demasiado Tentar realizar as actividades no mesmo horrio no mesmo dia, no alterando muito as rotinas Muitos dos jogos para crianas e jovens podem ser adaptados aos idosos Ser paciente e alegre Que seja de interesse dos participantes para poder contar com a mxima ateno. Que desenvolva a sociabilidade e que seja adequada idade com qual estamos trabalhando. Que trace metas exequveis em recursos e em tempo. Que desenvolva a iniciativa pessoal e grupal. Que envolva a todos no projecto, no qual desde o incio se delegaro responsabilidade, autoridade e direco da actividade. Que se desenvolva em um local adequado, significando isto, livre de distraces, com iluminao, assentos suficientes e espao adequado para a aplicao das tcnicas, com boa acstica e ventilao.

4.1 Diferentes facetas da animao Podemos dividir a animao de idosos em sete partes: 1. - Animao fsica ou motora 2. - Animao cognitiva (ver exemplo) 3. - Animao atravs da expresso plstica 4. - Animao atravs da comunicao 5. - Animao associada ao desenvolvimento pessoal e social 6. - Animao comunitria 7. - Animao ldica.

I animao Fsica ou motora

www.socialgest.pt

12

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

aquela em pretendemos que o idoso faa algum tipo de movimento. A terceira idade no apenas o ltimo perodo evolutivo, decadente e regressivo, da vida do homem, mas antes uma outra fase de evoluo, com formas diferentes de viver e de existir, tanto no campo social como no pessoal. O principal deficit no idoso, no respeitante realizao de uma tarefa, incide sobre o ritmo do seu trabalho. Uma certa lentido nas respostas psico-motoras parece verificar-se com o aumento progressivo da idade. A psicomotricidade considera o movimento como uma aco relativa a um sujeito, isto , uma aco que s se pode compreender nas estruturas neuropsicolgicas que o integram, elaboram, regulam, controlam e executam. um processo relacional inteligvel entre a situao e a aco, entre o estmulo e a resposta, entre o movimento global e a motricidade fina. A psicomotricidade visa essencialmente: Mobilizar e reorganizar as funes mentais Aperfeioar a conduta consciente e o acto mental Elevar as sensaes e percepes a nveis de consciencializao, simbolizao e conceptualizao da aco aos smbolos, passando pela verbalizao Maximizar o potencial motor, afectivo-relacional e cognitivo Fazer do corpo uma sntese integradora da personalidade Em psicomotricidade o corpo o meio atravs do qual a conscincia se edifica e se manifesta. O nosso corpo um veculo de sensaes. atravs dele que vamos adquirindo a sensibilidade proprioceptiva ou seja as noes de espao que no so visveis, (ex: quando nos sentamos, sabemos sem olhar onde est a cadeira). Com a idade estas capacidades vo-se perdendo, chegando ao ponto de se perder o prprio esquema corporal. possvel ajudar o idoso a adquirir estas noes com exerccios psicomotores. A capacidade de realizar o movimento real, em caso de paralisia de um membro, utiliza-se o membro so como auxiliar do movimento. A massagem suave nos membros ou no tronco tambm so um bom suporte para a consciencializao das diferentes partes do corpo, pois as nossas mos so um estmulo tctil e sensitivo. A colocao de pequenos sacos de areia ou de gua quente, assim como pedir ao idoso que levante at ao seu campo de viso, as diversas partes do corpo, servem como

www.socialgest.pt

13

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

elementos facilitadores para o reconhecimento e identificao do seu prprio corpo, em especial quando o idoso est acamado. Devemos ajudar o idoso aumentar as suas capacidades de representao mental do corpo em movimento, mobilizando as extremidades (braos e pernas), perante o seu olhar e referenciando os seus nomes, (ex: Sr.........., agora vou mexer no seu brao direito e vou elev-lo, e assim por diante....). Alguns dos problemas do idoso relacionados com o seu corpo: Desinteresse pelo arranjo exterior e por vezes com a prpria higiene. Dificuldades de adaptao, imagem corporal. Lentido motora, movimentos pouco harmoniosos e de pequenas amplitudes. Diminuio das sensaes e da propriocepo. Medo das quedas e consequentemente as fracturas. Hipertonia e rigidez muscular.

Exemplo de jogos 1 jogo Material:- Placa quadrada com vrias filas de pregos, elsticos de vrias cores e grossuras diferentes. Objectivo: - fortalecimento dos msculos das mos Modo de jogar: - esticar os elsticos ao longo dos pregos de modo a fazer desenhos.

2 jogo Material: - Garrafas de plstico de 1\2 l, ou de 1,5l, cheias de areia, pintadas, com um cordel atado no gargalo, por sua vez este cordel com um metro de fio est atado a um pequeno pau. Objectivo: -fortalecimento dos msculos dos braos Modo de jogar: - puxar as garrafas, enrolando o cordel num pequeno pau.

3 jogo Material: - cinco garrafas de plstico de 1\2 l, ou de 1,5l, cheias de areia e pintadas, uma bola pequena. Objectivo: - concentrao e coordenao culo-manual

www.socialgest.pt

14

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

Modo de jogar: - atirar a bola para derrubar os pinos (garrafas) que esto em p, a uma certa distncia.

4 jogo material: - trs arcos e trs discos ou malhas objectivo: - coordenao culo-manual modo de jogar: - tentar acertar com as malhas dentro dos arcos variveis: - arcos e malhas com as mesmas cores, alterar as distncias entre os arcos

5 jogo material: - quadro com vrios quadrados (tabela de dupla entrada), com smbolos, formas ou cores, peas soltas com os mesmos elementos. objectivo: - estimular a memria e a concentrao modo de jogar: - fazer a correspondncia entre os vrios elementos

II Animao cognitiva A Animao de Idosos uma forma de actuar em todos os campos do desenvolvimento da qualidade de vida duma comunidade idosa. Representa um conjunto de passos com vista a facilitar o aceso a uma vida mais activa e mais criadora, melhoria nas relaes e comunicao com outros, a que se faz parte, incentivando o desenvolvimento da personalidade do indivduo e da sua autonomia.

Algumas Actividades realizveis Actividade Objectivos Materiais


pano 1 bola pequena 1 caneta Estimular a concentrao, raciocnio e a 1 lpis Jogo da memria observao 1 copo 1 rgua 1 boneco pequeno 1 tero 1 moeda Objecto trocado Desenvolver a imaginao e a criatividade Abstraco do real 1 bola

www.socialgest.pt

15

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

Relembrar memrias antigas Objecto com funes diferentes Completar provrbios Desenvolver a imaginao e a criatividade Abstraco do real Estimular o raciocnio Estimular as capacidade intelectuais e culturais lista de provrbios Valorizao pessoal Estimular o raciocnio Domin Desenvolver e/ou manter a capacidade domin 1 garfo

intelectual e participativa e organizativa Convvio Estimular o raciocnio

Jogo de cartas

Desenvolver

e/ou

manter

capacidade baralho de cartas

intelectual e participativa e organizativa Convvio Desenvolver e/ou manter a memria e a

Palavras cruzadas

concentrao Incentivar a comunicao e o trabalho de grupo

palavras cruzadas

Contar advinhas,

anedotas, Reavivar a memria ditos ---------------

lengalengas, antigos

Estimular a imaginao e a criatividade Palavras rimadas Interaco de grupo Comunicao Diferenas

---------------

Desenvolver e/ou manter a concentrao e a jogo de diferenas observao Identificar as peas jogo

Puzzle de encaixe

Associar

pea/figura

ao

orifcio

correspondente Identificar os nmeros Associar Tabuleiro nmeros invisuais) os nmeros aos orifcios jogo

de correspondentes (para Desenvolver o tacto Desenvolver o raciocnio

www.socialgest.pt

16

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

Domin invisuais Cubo de

para

Desenvolver o tacto Dar a conhecer o mundo atravs do tacto Estimular a capacidade intelectual

jogo

encaixe Desenvolver o tacto Estimular a capacidade intelectual Desenvolver o olfacto e o paladar Estimular a capacidade intelectual

cubo

(para invisuais)

canela em p canela em pau acar sal farinha pimenta arroz erva doce

Identificar cheiros e sabores invisuais) (para

Dar a conhecer o mundo de outra forma

Identificar sons do dia-a-dia Desenvolver cognitiva Identificao de sons (para invisuais) Conhecer o mundo atravs da audio Desenvolver a audio a capacidade intelectual e cd rdio cd

copo Identificao objectos invisuais) de Identificar atravs do tacto, objectos utilizados prato (para no dia-a-dia Estimular a independncia Desenvolver cognitiva a capacidade intelectual colher garfo e faca jornal caneta etc. Leitura de livros e Desenvolver jornais Jogo do stop cognitiva Memria e inteligncia a capacidade intelectual e Jornais e livros Papel e canetas jogo

Enfiar contas (para Desenvolver tacto e raciocnio invisuais) Puzzle de encaixe de Desenvolver tacto e raciocnio e a estratgia madeira (para

jogo

www.socialgest.pt

17

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

invisuais)

III Animao atravs da expresso plstica Neste tipo de animao pretendemos que o idoso trabalhe a sua faceta artstica e atravs da moldagem (de barro, plasticina, pasta de papel ou outro material), bordados, pintura, desenho, colagem, etc., conseguia exprimir algumas das suas emoes. A animao plstica simultaneamente motora e cognitiva tambm. A animao expressiva plstica visa proporcionar ao idoso a possibilidade de se exprimir atravs das artes plsticas e dos trabalhos manuais. Por requerer algum tipo de equipamento especfico, nem sempre dado a possibilidade aos idosos de poderem experimentar estas tcnicas, no entanto possvel realizar quase todas as actividades recorrendo a materiais simples e acessveis.

IV Animao de comunicao Neste tipo de animao queremos que os idosos comunica com os outros e essa comunicao pode ser feita pela msica, pelo teatro, pela dramatizao, pela dana, pela poesia, prosa, fotografia, etc. Na animao plstica os animados exprimem-se atravs de objectos, na animao expressiva de comunicao eles transmitem os seus sentimentos e emoes atravs da voz, do comportamento, da postura e do movimento.

V Animao de desenvolvimento pessoal Aqui queremos desenvolver o eu do idoso, as suas experiencias de vida, as suas emoes e sentimentos. Esta animao tem por objectivo desenvolver as competncias pessoais e sociais da pessoa e, principalmente, da pessoa como elemento de um grupo. Com esta animao estimula-se o autoconhecimento, a interaco entre a pessoa e o grupo e a dinmica de grupo. Inclumos nesta animao toda a componente de religio, espiritualidade e meditao.

VI - Animao comunitria A animao ldica, como o seu nome indica, a animao que tem por objectivo divertir as pessoas e o grupo, ocupar o tempo, promover o convvio e divulgar os conhecimentos, artes e saberes. vocacionada principalmente para a essncia da animao: O lazer, o entretenimento e a brincadeira.

www.socialgest.pt

18

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

Inclui-se o turismo snior, os jogos, as idas aos museus, teatros, cinemas, o jornais de paredes, as festas, a gastronomia, ver televiso, consultar a internet, etc.

VII - Animao comunitria A animao comunitria aquela em que o idoso participa activamente no seio da comunidade como elemento vlido, activo e til. Esta animao destina-se essencialmente a idosos autnomos que ainda querem e podem ter uma voz activa na comunidade onde vivem. Nesta rea o voluntariado assume um papel principal, visto que a grande maioria das actividades executadas pelos idosos na comunidade embutida de um esprito voluntrio. Exemplos: Universidades Seniores, dirigentes de associaes, guias em museus e monumentos, consultores seniores, etc.

5 - Notas: I - Programas intergeracionais: Com a abordagem aos programas intergeracionais pretende-se apenas salientar a sua importncia e no dar instrues para a sua criao o que para tal seria preciso desenvolver mais em profundidade alguns aspectos tais como: fundamentao terica, orientaes para a planificao; funcionamento; gesto, etc. Os Programas Intergeracionais cuja designao se apresenta bem clara, so programas que envolvem vrias geraes, cujos objectivos sero apresentados mais frente e que se pode adiantar que tm que ser de interesse a todos os envolvidos e tambm prpria sociedade. O Consorcio Internacional para os Programas Intergeracionais (ICIP) [1999], acordou na seguinte definio do que um programa intergeracional: Los programas intergeracionales son vehculos para el intercambio determinado y continuado de recursos y aprendizage entre las geraciones mayores y las ms jvenes con el fin de conseguir benefcios individuales y sociales citado por Snchez Martnez, M. y Daz Conde, P. (2005, p. 393). Para se perceber melhor esta designao entenderam os autores que tinham que ter um conjunto de caractersticas essenciais e que se passam a descrever: Demonstrar benefcios mtuos para os participantes; Estabelecer novos papis sociais e /ou novas perspectivas para as crianas, jovens e idosos implicados;

www.socialgest.pt

19

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

Envolver vrias geraes, incluindo pelo menos duas geraes, no adjacentes e sem laos familiares; Promover maior conhecimento e compreenso entre as geraes mais jovens e as mais idosas, bem como o aumento da auto-estima para ambas as geraes;

Ocupar-se dos problemas sociais e das polticas mais apropriadas para as geraes implicadas; Incluir os elementos necessrios para uma boa planificao do programa; Proporcionar o desenvolvimento de relaes intergeracionais.

Na nossa opinio os programas intergeracionais devem ter em conta os ritmos e motivaes dos idosos e dos jovens, assim como a durao que no deve ultrapassar uma hora, caso contrrio uma boa experiencia pode-se tornar numa m experiencia.

II - Envelhecimento Activo O termo envelhecimento activo foi adoptado pela Organizao Mundial de Sade, no final dos anos 90, e procura transmitir uma mensagem mais abrangente do que a designao envelhecimento saudvel, reconhecendo que, para alm dos cuidados com a sade, existem outros factores que afectam o modo como os indivduos e as populaes envelhecem. O conceito de envelhecimento activo aplica-se tanto a indivduos quanto a grupos populacionais e permite que as pessoas percebam o seu potencial para o bemestar fsico, social e mental ao longo do curso da vida e inclui a participao activa dos seniores nas questes econmicas, culturais, espirituais, cvicas e na definio das polticas sociais. O objectivo primordial do envelhecimento activo aumentar a expectativa de uma vida saudvel e de qualidade de vida. Ao tentar definir o conceito de qualidade de vida para idosos, Donald (1997) formulou cinco classes gerais, que podem servir de referncia tanto para os mais velhos como para os profissionais que os atendem: A primeira categoria a do bem-estar fsico, cujos elementos so: a comodidade em termos materiais, sade, higiene e segurana. As relaes interpessoais so a segunda categoria, que inclui as relaes com familiares, amigos e participao na comunidade.

www.socialgest.pt

20

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

A terceira categoria tem a ver com o desenvolvimento pessoal, que representa as oportunidades de desenvolvimento intelectual, autoexpresso e empowerment.

As actividades recreativas compem a quarta categoria que se subdivide em trs partes: socializao, entretenimento passivo e activo. A ltima categoria as actividades espirituais e transcendentais, que envolvem a actividade simblica, religiosa e o autoconhecimento.

III Gerontecnologia Com os avanos tecnolgicos recentes e o aumento das aplicaes robticas, em particular na rea dos servios e do entretenimento, surgiram robots antropomrficos (com formas de animais) inteligentes e sensveis para o apoio a idosos, normalmente oriundos do Japo. Nomeadamente o AIBO da Sony, que tem esse nome por sugerir que um rob com inteligncia artificial (AIBO = Artificial Intelligence roBOt), a foca PARO (desenvolvida pelo National Institute of Advanced Industrial Science and Technology de Tquio), o Robopet da WowWee e o gato Necoro da Omron Corporacion. Estes animais robticos, criados no final da dcada de 90 e j com vrias verses, so robs que reagem a incentivos externos, podem ouvir, ver, sentir e caminhar e decidir com agir de acordo com o estmulo. Tm sensores de tacto e de som para poder responder ao mundo exterior e tem a capacidade de expressar emoes como alegria e tristeza e com isso proporcionar grande interaco com as pessoas. Eles so capazes de aprenderem com o seu dono, o que pressupe uma tecnologia complexa de Inteligncia Artificial (AI). O PARO, por exemplo, tem 7 mecanismos para mover os olhos, o pescoo, as barbatanas dianteiras e traseiras. Os sensores de tacto esto nos bigodes e espalhados por todo o corpo, debaixo da pele artificial, semelhante das focas. Com base nos dados adquiridos pelos seus sensores de tacto e de som e por um sistema de IA, o PARO manifesta diversos tipos de comportamentos (piscar os olhos, abanar as barbatanas, abanar a cabea, emitir sons, virar a cabea para a direco do som e aprender com o dono) de acordo com a sua experincia. Estes robots fazem de animais domsticos artificiais e tem sido usado como um meio de terapia social em lares de idosos japoneses.

www.socialgest.pt

21

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

AIBO, o co robot da Sony e idosos a brincarem com o PARO, o robot foca. Estes robots e outros mecanismos electrnicos que tem por objectivo facilitar e melhorar a qualidade de vida dos mais velhos, fazem parte de uma nova cincia, a gerontecnologia. Um exemplo a cadeira de rodas omnidireccional Enigma desenvolvida pela Universidade do Minho. Esta tem a possibilidade de realizar simultaneamente movimentos lineares (directos, laterais ou diagonais) e rotacionais e constitui uma revoluo na mobilidade das cadeiras de rodas

IV Gerontopedagogia A gerontopedagogia ou Gerontologia Educativa centra-se na anlise das mudanas psicossociais, afectivas e cognitivas que ocorrem nas ltimas fases do ciclo vital, para a partir da poder potenciar os aspectos positivos dessas mudanas e mesmo se possvel diminuir os seus efeitos negativos. Deste modo o trabalho do educador especializado em Gerontologia consiste em descobrir o melhor modo de ajudar cada um a reconhecer as possibilidades oferecidas pelas diferentes fases da vida, para melhor adaptao e uma maior satisfao vital e a manuteno de nveis ptimos de qualidade de vida (Requejo Osrio, A. y Pinto Cabral, F. (2007, p.56). Um dos princpios bsicos assumidos pela Gerontologia Educativa est relacionado com o objectivo de positivar o envelhecimento e a velhice, acentuando as potencialidades do ser humano, seja qual for a sua idade vital. Sendo necessrio dar nfase potencialidade, cognitiva, aprendizagem ao longo do ciclo vital e a noo de envelhecimento activo.

www.socialgest.pt

22

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

Concluso A animao cultural define-se, de uma forma geral, na maneira de actuar em todos os campos do desenvolvimento da qualidade de vida de uma determinada comunidade. Representa um conjunto de passos com vista a facilitar o acesso a uma vida mais activa e mais criadora, melhoria nas relaes e comunicao com os outros, para uma melhor participao na vida da comunidade de que se faz parte, desenvolvendo a personalidade do indivduo e a sua autonomia. A animao cultural apresenta-se assim, como uma perspectiva ampla de mudana/transformao social e como um espao novo de educao e de recreao cultural. Quanto animao especificamente de idosos, esta define-se como um estmulo da vida mental, fsica e afectiva da pessoa idosa. A animao incentiva-a a empreender certas actividades que contribuem para o seu desenvolvimento, dando-lhe o sentimento de pertencer a uma sociedade, em cuja evoluo podem continuar a contribuir. Contrariando a ideia que a maior parte dos idosos tm, de que j no servem para nada, que no interessam famlia, muito menos sociedade. Nesta questo da sociedade, ela exclui os idosos ou outras vezes so os prprios idosos que se autoexcluem, j devido as estas ideias pr-concebidas de que j no prestam para nada e que apenas lhes resta a morte. uma das funes do animador no contexto da animao de idosos fazer com que estas ideias e preconceitos desapaream ou noutros casos, que nunca surjam. Para isso, ao animador compete-lhe criar movimento, vida e actividades. necessrio que apresente propostas e sugestes, que seduza, que imagine, que desperte, que suscite e que influencie o idoso, sem exercer qualquer tipo de obrigao ou obrigatoriedade. E este tipo de trabalho ainda mais importante nos lares de 3 idade e centros de dia para idosos. Vrios estudos comprovam que os idosos utentes de lares tm uma auto-estima mais baixa do que aqueles que vivem em casa prpria. Uma das razes para esta situao poder ser a pouca actividade que tm nos lares, em comparao com os que vivem em casa. Com a animao de idosos, a pessoa idosa pode enquadrar-se num programa entre vrias actividades recreativas, culturais e desportivas, permitindo um estmulo constante s suas capacidades cognitivas e fsicas.

www.socialgest.pt

23

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

A nossa experincia na animao de idosos mostrou-me que preciso muito mais que tudo aquilo que vem escrito nos livros. De facto, s quem trabalha todos os dias no terreno com idosos, se apercebe que ao animador lhe exigido (pelos prprios idosos) muito mais que actividades. O animador muitas vezes o confidente, o conselheiro, o amigo e com o tempo, algum da famlia muito prximo do idoso. necessrio de facto, termos ns animadores uma grande estabilidade afectiva e emocional para conseguirmos desempenhar as nossas funes. Somos muitas vezes, as pessoas que estamos mais disponveis e presentes na vida do idoso e que lhes damos ateno e carinho. E s depois, a sim, proporcionar-lhe algo que lhe d prazer, que lhe arranque um sorriso. Desde uma actividade muito simples at outras mais elaboradas. Isto consoante a necessidade de cada idoso. Estou a lembrar-me por exemplo o facto de alguns idosos gostarem muito de falar e de que a actividade preferida so as histrias antigas, as adivinhas, as anedotas, as receitas culinrias de antigamente e outros h, que gostam de jardinagem, dos passeios praia, da pintura, entre tantas outras actividades. Na animao num aspecto geral, fala-se muito em grupo. Na animao de idosos, claro que se d importncia ao grupo e se trabalha em grupo, mas no de menor importncia o idoso em si, enquanto pessoa individual. Tambm acontece, e no poucas vezes, a necessidade de trabalhar individualmente com cada idoso. Depende muito de situao para situao. Logo, cabe ao animador identificar o melhor mtodo de trabalho, tendo em conta o grupo e o indivduo com o qual trabalha. Se por exemplo existir um nico idoso numa instituio que goste muito de ler, h que lhe proporcionar e apoiar nessa actividade. No por ser apenas uma pessoa que goste, que no se vai proporcionar a leitura. Ainda tendo em conta a nossa experincia, acho muito sinceramente que os objectivos da animao de idosos s sero atingidos se o animador gostar muito do que faz, se tiver muita disponibilidade de tempo, amor e carinho. Da ns acharmos que o trabalho com idosos seja mais desgastante a nvel psquico do que fsico. Considero que seja muito mais difcil trabalhar com idosos, mas tambm muito mais compensador. Claro que no falo em termos monetrios, mas sim no aspecto de aprendizagem e cultura. Os idosos, ao contrrio daquilo que a maior parte da sociedade pensa, so uma grande fonte de sabedoria. Sabedoria esta adquirida pelas suas vivencias e trabalho ao longo das suas vidas.

www.socialgest.pt

24

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

Os idosos pelo menos na realidade portuguesa no tm quase nada ou mesmo nada. A nvel estatal so pouco apoiados, as penses so muito baixas, as condies fsicas e humanas da maioria dos lares de 3 idade so muito deficientes e at nos cuidados de sade a ateno dada ao idoso menor do que por exemplo a ateno que se d a uma criana. Se no, veja-se os corredores dos nossos hospitais ou servios de atendimento permanentes dos centros de sade, onde se encontra sem dificuldade alguma, idosos abandonados em camas, alheios a quem passa, espera que algum lhes d a ateno e o tratamento necessrio. A animao de idosos, esta deve estar includa no conjunto de servios prestados 3 idade. A animao de idosos deve estar em p de igualdade com a alimentao, cuidados de sade e higiene, vesturio, conforto. Dever ser considerada como um servio indispensvel qualidade de vida do idoso. E daqui a alguns anos teremos uma nova gerao de idosos. Menos depressivos, menos solitrios, menos dependentes de medicao e claro com uma velhice mais bem disposta e mais activa. Refora-se a implicao politico social, citando George Minois (1999, p.18) que afirma Cada sociedade tem os velhos que merece, como a histria antiga e a medieval amplamente demonstra. Cada tipo de organizao socioeconmica e cultural responsvel pelo papel e imagem dos seus velhos. Cada sociedade segrega um modelo de homem ideal e desse modelo que depende a imagem da velhice, a sua desvalorizao ou valorizao.

www.socialgest.pt

25

Cadernos Socialgest, n 4 (Manual de Animao de idosos) 2007

Bibliografia:
REQUEJO OSRIO, A. Y PINTO CABRAL, F. (2007), As pessoas Idosas Contexto

Social e Interveno Educativa. Lisboa. Instituto Piaget. ESSB (2008), Influncia da Animao social na qualidade de vida de idosos

institucionalizados, curso de Gerontologia. (Acessvel em www.rutis.org). FERNANDEZ-BALLESTEROS, R. ( 2004) Una perspectiva psicosocial.

Promocin del envejecimiento activo, in: Salvador-Carulla, L., Cano Snchez, A. y Cabo-Soler, J.R. [2004] Longevidad- Tratado integral sobre salud en la segunda mitad de la vida. Madrid. Editorial Mdica Panamericana. Pirmide. Lisboa. SNCHEZ MARTNEZ, M. Y DAZ CONDE, P. (2005, p. 393), Los Programas FORTIN, M.(1999), O processo de Investigao: Da concepo realizao. Loures: LORDA, RAUL (2001), Recreao na Terceira Idade, Editora Sprint, Brasil BERGER, L.M.; MAILLOUX-POIRIER, D. M. SC.(1995). Pessoas Idosas Uma

abordagem global .Lisboa: Lusodidacta. CHOQUES, S., CHOQUE,J.(2000). Actividades de animacin para la tercera edad.

Barcelona: Editorial Pai do tribo. FERNNDEZ-BALLESTEROS, R. (2000). Gerontologa Social. Madrid: Ediciones

Lusocincia. JACOB, LUIS. (2007). Animao de Idosos. Porto: mbar. STOPPARD, M. (2003/2004). Desafiar a idade. Porto: Editora Civilizao. QUINTAS, S.; CASTNO, A. (1998). Construir la Animacin Sociocultural, Amar

Ediciones: Salamanca. HERVY, B. (2001), Lanimation sociale auprs des personnes ges in Grontologie

et Socit, n 96, Paris. PALHOUTO, CLUDIA (1997), O Auto-conceito em Idosos Institucionalizados,

Monografia do curso de Psicologia, ULHT, (Documento policopiado), Lisboa. BROMLEY, D. B. (1966), Psicologia do Envelhecimento Humano, Editora Ulisseia,

Intergeneracionales. In: Pinazo Hernandis, S. y Snchez Martnez, M. (2005), Gerontologa actualizacin, Innovacin y Propustas. Madrid. Pearson Prentice Hall. Teorema. GEORGES MINOIS (1999), A Histria da Velhice no Ocidente. Lisboa. Editorial

www.socialgest.pt

26

You might also like