You are on page 1of 26

Comentrios de MARCOS CARVALHEDO DE MORAES Ps graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil IBDP.

. Ps graduado em Direito do Trabalho pelo Instituto Processus. Obras do Autor : Questes da OAB comentadas: Dir Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (Ed. Autodidata), . Constituio Anotada pela Bancas Examinadoras CESPE, Constituio Anotada pelas Bancas Examinadoras - MULTIBANCAS (Ed. Mtodo)

QUESTES DE DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO DA OAB


Observao: As questes aqui comentadas representam uma pequena amostra do livro Provas da OAB Comentadas: Trabalho e Processo do Trabalho de minha autoria a Trabalho autoria, publicado pela Editora Autodidata. Caso gostem dos comentrios, adquiram tambm o os livro, cujo contedo abarca alm dessa pequena amostra, 75 questes especficas de abarca, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da OAB, todas comentadas nos mesmos moldes das relacionadas abaixo abaixo. QUESTO 1 Antnio foi contratado, mediante concurso pblico e sob o regime da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), para trabalhar em uma empresa pblica estadual. Nessa situao, considerando a existncia de litgio a respe respeito de verbas rescisrias a serem pagas a Antnio, ser competente para julgar a demanda a A) justia comum. B) justia federal. C) justia do trabalho. D) justia eleitoral. COMENTRIOS Antes de discorrer sobre quem o competente para dirimir conflito entre a conflitos administrao pblica e seus empregados, imprescindvel, para a completa

compreenso do tema, entender como se forma o vnculo laboral no mbito do poder pblico. Existem na administrao pblica duas espcies de relao de trabalho: uma estatutria (no contratual) e outra empregatcia (contratual). A relao estatutria se estabelece pela mera aceitao do nomeado s condies de trabalho estabelecidas pela administrao pblica em lei especfica. Essa anuncia ocorre no exato momento da assinatura, pelo aprovado em concurso pblico, do termo de posse do cargo a ser ocupado. Da se observa que, no processo de formao do vnculo estatutrio, inexiste a figura do contrato de trabalho, substitudo aqui por um ato unilateral de aceitao de um estatuto pr-definido, que no permite modificaes. O regime estatutrio prprio das pessoas jurdicas de direito pblico. Ser encontrado, portanto, na administrao direta, autrquica e fundacional da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, sendo os trabalhadores a ele vinculados chamados de servidores pblicos. No mbito da Unio, o estatuto citado encontra-se disposto na Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero, por sua vez, instituir dentro de sua competncia seus respectivos estatutos. No havendo tal disciplinamento, a relao entre a administrao pblica e seus trabalhadores ser automaticamente regida pelas normas de direito privado estabelecidas na Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), mediante contrato de trabalho. De outro modo, a relao empregatcia regida pela CLT se perfaz pela assinatura do contrato de trabalho, instrumento hbil que vincula o empregado, aprovado em concurso pblico, administrao pblica. Aqui no existe termo de posse, e sim um contrato de trabalho que, em tese, diferentemente do estatuto, admite sejam discutidas as condies de trabalho nele dispostas. No mbito da administrao pblica, o contrato de trabalho, que prprio das pessoas jurdicas de direito privado, encontra-se regendo relaes empregatcias nas empresas pblicas e sociedades de economia mista da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Os trabalhadores assim vinculados so denominados empregados pblicos. Entendido o modo como se origina a vinculao jurdica entre os trabalhadores e a administrao pblica, importa agora identificar quem o rgo competente para dirimir litgios entre o poder pblico e seus trabalhadores, antecipando que a natureza jurdica da relao de trabalho ponto determinante nessa anlise.

A questo gira em torno do inciso I do art. 114 da CF, que estabelece:


Art. 114. Compete Justia do Trabalho processar e julgar: I as aes oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (grifo nosso).

Sobre esse artigo foi proposta uma ao declaratria de inconstitucionalidade pela Associao dos Juzes Federais do Brasil (Ajufe), que culminou com a concesso de medida liminar1 pelo ento presidente do STF, Min. Nelson Jobim, publicada no DJ de 4.2.2005. A deciso afastou toda e qualquer interpretao que inclua na competncia da Justia do Trabalho a apreciao de causas que sejam instauradas entre o poder pblico e seus servidores, a ele vinculados por tpica relao de ordem estatutria ou de carter jurdico-administrativo. Portanto, no mbito da administrao pblica, somente as relaes privadas, regidas pela CLT, so de competncia da Justia do Trabalho, permanecendo, por fora de liminar do STF, as relaes estatutrias sob a gide da Justia Comum, seja ela estadual ou federal. RESPOSTA: a alternativa correta a letra C, que atribui Justia do Trabalho a competncia para julgar a hiptese ftica apresentada na questo. As demais opes esto incorretas pelos seguintes motivos: A - A Justia Estadual competente para julgar aes de servidores estaduais estatutrios, e no de empregados estaduais celetistas (competncia da Justia do Trabalho). Chega-se a essa concluso a partir das seguintes assertivas: a) as causas trabalhistas entre servidores estaduais estatutrios e o poder pblico no so de competncia de nenhuma Justia Especializada, incluindo aqui a Justia do Trabalho, que cuida apenas dos celetistas. Tambm no o so da Justia Federal, que se limita a apreciar aqueles provenientes dos servidores estatutrios da Unio; e b) a Justia Comum Estadual tem competncia residual, ou seja, o que no for competncia de uma Justia Especializada ou da Justia Federal ser a ela atribuda.

ADI-MC n 3.395 deciso liminar proferida em 27.1.2005.

B - Justia Federal compete julgar as causas trabalhistas entre servidores estatutrios federais e o poder pblico, enquanto Justia do Trabalho se submetem aquelas que envolvam empregados celetistas, nos termos do entendimento do STF acerca do art. 114 da Constituio Federal. D - Justia Eleitoral no compete julgar litgios trabalhistas (Lei 4737/65 Cdigo Eleitoral). QUESTO 2 Joo, mdico residente, ingressou com ao na justia do trabalho pleiteando o reconhecimento da relao de emprego com um hospital pblico municipal. Diante dessa situao hipottica, assinale a opo correta. A) Assiste razo a Joo, uma vez que o perodo de residncia mdica deve ser considerado relao de emprego, j que presentes os elementos caracterizadores do vnculo, ou seja, pagamento de salrio, subordinao e permanncia. B) A residncia mdica uma modalidade de ensino de ps-graduao, regida sob os ditames do Decreto n 80.281/77, caracterizada por treinamento em servio, em regime de dedicao exclusiva. Logo, no pode ser caracterizada como relao de emprego. C) Poder ao juiz, ao analisar a demanda, definir se houve ou no uma relao de emprego. D) Durante o perodo de residncia mdica, no existe nenhum vnculo entre o mdico e o hospital, j que apenas assiste s aulas no hospital, mas no exerce atividade laborativa. COMENTRIOS O assunto est regulado no art. 1 do Decreto n 80.281, de 5 de setembro de 1977. Segundo esse dispositivo, a residncia mdica uma modalidade de ensino em nvel de especializao destinada a mdicos, que se caracteriza por treinamento em servio, em regime de dedicao exclusiva, sob orientao de profissionais de elevada qualificao. Quando realizada em instituio de sade no vinculada ao sistema de ensino, indispensvel o convnio entre esta instituio e escola mdica ou universidade.

A questo posta no encontra na legislao trabalhista contornos definidos, ficando a cargo da jurisprudncia disciplin-la. O Tribunal Superior do Trabalho j decidiu que a residncia mdica modalidade de ensino de ps-graduao, assim definida pelo Decreto n 80.281/77, caracterizada por treinamento em servio, em regime de dedicao exclusiva, o que d a falsa impresso de existir relao de emprego (TST, RR n 238, DJ de 9.5.86, rel. Min. Guimares Falco). Para concluir, no mesmo sentido a jurisprudncia:
JURISPRUDNCIA - TST - RR n 6.380, DJ de 9.5.86, rel. Min. Orlando Lobato. A residncia mdica constitui um estgio de alto nvel, uma modalidade de ensino necessria, conforme o Decreto n 80.281/77, que regulamentou a atividade. [...] o fato de ser o residente contemplado com bolsas de estudo demonstra a inexistncia do vnculo laboral e a existncia de uma atividade voltada para a formao profissional, prevista e exigida por lei. Revista conhecida e desprovida.

RESPOSTA: a alternativa correta a letra B, que no classifica a relao de trabalho havida na residncia mdica como uma relao de emprego. As demais alternativas esto incorretas pelos seguintes motivos: A - A jurisprudncia do TST pacfica em no admitir como empregatcia a relao de trabalho havida entre o mdico residente e o respectivo empregador. C - No se trata a residncia mdica de relao de emprego, ainda que a ela se assemelhe. Na verdade, trata-se de uma modalidade de ensino de ps-graduao, assim definida pelo Decreto n 80.281/77, ressaltando-se a necessidade de regular matrcula em estabelecimento de ensino. D - Durante o perodo de residncia mdica, ao contrrio do que afirma o item, o residente exerce atividade laborativa, caracterizada por treinamento em servio, funcionando sob a responsabilidade de instituies de sade, universitrias ou no, sob a orientao de profissionais mdicos de elevada qualificao. QUESTO 3 Ana foi contratada na condio de empregada domstica por membro de representao de um Estado estrangeiro. Sua carteira de trabalho e previdncia social foi assinada pela pessoa fsica do membro da representao do referido Estado.

Considerando essa situao hipottica e considerando, ainda, que haja litgio trabalhista entre Ana e o referido membro da representao do Estado estrangeiro, assinale a opo correta. A) A justia do trabalho no poder julgar a demanda, pois os Estados estrangeiros e seus membros gozam de imunidade diplomtica prevista na Conveno de Viena. B) Ana somente poder buscar seus direitos perante corte judicial do pas do membro da representao de Estado estrangeiro. C) Ana dever encaminhar sua reclamao ao Ministrio das Relaes Exteriores, que competente para lidar com as relaes diplomticas entre o Brasil e Estados estrangeiros. D) A justia do trabalho poder julgar a demanda. COMENTRIOS Pessoa jurdica a unidade de pessoas naturais ou de patrimnios que visa obteno de certas finalidades, reconhecidas pela ordem jurdica como sujeito de direitos e obrigaes (DINIZ, 2008, p. 81). O Cdigo Civil, no seu art. 40, estabelece que as pessoas jurdicas podem ser, segundo sua funo e capacidade, de direito pblico e de direito privado. As de direito pblico, que interessam para a soluo da questo, podem ainda ser classificadas levando-se em considerao o ordenamento jurdico que lhes emprestou personalidade em pessoas jurdicas de direito pblico interno e pessoas jurdicas de direito pblico externo. Como exemplos destas ltimas, tm-se os Estados estrangeiros e todas as pessoas regidas pelo Direito Internacional Pblico. O examinador ento traz uma situao em que existe litgio decorrente de relao privada entre uma pessoa jurdica de direito pblico externo, Estado estrangeiro, e uma pessoa fsica nacional. O primeiro questionamento que vem tona se refere imunidade de jurisdio dos Estados estrangeiros, prevista na Conveno de Viena, para as aes trabalhistas e indenizatrias decorrentes da relao de trabalho. Sobre o assunto, o STF j se pronunciou na Apelao Cvel n 9.696-3-SP, julgada em 31.5.89, publicada no DJ de 12.10.90. O relator do processo, Min. Sydney Sanches, na ocasio adotou os fundamentos do voto do Min. Francisco Rezek para

afastar definitivamente a imunidade de jurisdio dos entes de direito pblico externo para o processo de conhecimento e, se porventura houver, tambm para o procedimento declaratrio de liquidao de sentena, quando esta for ilquida. Na mesma apelao cvel, entendeu o STF que a imunidade dos referidos entes para o processo ou fase de execuo, por se tratar de um injustificvel desrespeito as suas soberanias, deveria ser mantida, podendo ser afastada apenas se houvesse autorizao do Estado estrangeiro para submisso jurisdio brasileira. Essa autorizao privativa da pessoa jurdica de direito pblico externo, no produzindo o efeito desejado se proveniente de pessoa fsica dela componente. Da concluir que, na relao trabalhista entre membro de Estado estrangeiro e empregado domstico, a execuo necessita da autorizao do Estado estrangeiro, mesmo que seu membro, na qualidade de pessoa fsica, tenha assentido em se colocar na posio de executado. Ultrapassado o primeiro questionamento, resta responder, na ausncia de imunidade de jurisdio, quem deve ser o competente para apreciar tais causas. Antes de 1988, tal competncia era da Justia Comum federal. Hoje, o prprio texto constitucional esclarece a questo no inciso I do art. 114, que estabelece:
Art. 114. Compete Justia do Trabalho processar e julgar: I as aes oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (grifo nosso).

RESPOSTA: a alternativa correta a letra D, que afirma a competncia da Justia do Trabalho para dirimir o conflito aqui posto pelo examinador. As demais alternativas esto incorretas pelos seguintes motivos: A - As causas trabalhistas de Estados estrangeiros no gozam de imunidade de jurisdio. B - Ana poder, com respaldo no inciso I do art. 114 da CF, buscar seus direitos aqui mesmo no Brasil, mais especificamente na vara trabalhista do local da prestao do servio ou da celebrao do contrato. C - A competncia para apreciar aes oriundas da relao de trabalho da Justia do Trabalho, e no do Ministrio das Relaes Exteriores.

QUESTO 4 Joaquim, empregado da empresa Delta, aderiu greve organizada pelo sindicato de sua categoria. A empresa demitiu Joaquim por justa causa, considerando que o fato de ter aderido greve poderia ser considerado falta grave. Considerando a situao hipottica acima e a smula 316 do STF, assinale a opo correta. A) A simples adeso greve no pode ser considerada falta grave. B) A adeso greve justifica um motivo de suspenso do empregado, mas no motivo imediato para a aplicao da justa causa. C) A atitude de aderir greve e de no comparecer ao trabalho incompatvel com o abandono de emprego. D) Joaquim praticou ato de insubordinao ao aderir greve, mas a justificativa para demisso deveria ser a incontinncia de conduta ou o mau procedimento. COMENTRIOS Justa causa todo ato, doloso ou culposo, de natureza grave e de responsabilidade do empregado, que leva o empregador concluso de que ele no pode continuar a prestar-lhe servios (SAAD, 2008, p. 519). Falta grave consiste na prtica de qualquer dos fatos a que se refere o art. 482, quando por sua repetio ou natureza representem sria violao dos deveres e obrigaes do empregado (DELGADO, 2007, p. 1184). O art. 482 da CLT lista os fatos determinantes da dispensa do trabalhador por justa causa. O Direito do Trabalho adota o critrio taxativo ou de tipicidade legal para definir os tipos jurdicos de infraes trabalhistas a que esto sujeitos empregados e empregadores. Este critrio impe um rol exaustivo de infraes, que no permite punio para alm daquelas previstas no ordenamento legal. Nesse contexto, as causas (aes) realizveis pelo empregado, cujas ocorrncias podem determinar a dispensa por justa causa pelo empregador, encontram-se elencadas no art. 482 da CLT. As causas (aes) realizadas pelo empregador que do direito ao trabalhador de pleitear a resciso contratual, originando a denominada despedida indireta, esto, por sua vez, dispostas no art. 483 da CLT.

Para que haja a caracterizao da justa causa, Vicente PAULO e Marcelo ALEXANDRINO (2006, p. 343) afirmam que, alm da tipificao legal, necessrio que: a) esteja presente a culpa ou o dolo do empregado; b) seja a conduta to grave que quebre a confiana do empregador em relao ao empregado; c) haja imediatismo na punio; d) a punio tenha relao direta com a conduta do empregado; e) no tenha recado sobre a conduta do empregado punio anterior; f) a punio seja proporcional, uma vez que a legislao permite punies mais brandas, como a advertncia e a suspenso. Ao comparar a situao hipottica proposta pelo examinador com os requisitos necessrios para aplicao da justa causa, conclui-se, de imediato, pela impossibilidade de ocorrncia desta. Isso acontece pelo simples fato de a participao em movimento grevista no estar prevista no art. 482 da CLT. A ausncia de previso legal retira do empregador o direito de aplicar a penalidade ao empregado, tendo em vista o critrio taxativo adotado pelo Direito do Trabalho. No bastasse isso para afastar de vez essa possibilidade, o STF dispe que:
SMULA N 316 do STF A simples adeso greve no constitui falta grave.

RESPOSTA: a alternativa correta a letra A, que insiste na nocaracterizao da greve como falta grave. As demais alternativas esto incorretas pelos seguintes motivos: B - O Direito do Trabalho adota o critrio taxativo ou de tipicidade legal para definir quais so os tipos jurdicos de infraes trabalhistas a que esto sujeitos empregados e empregadores. Considerando que no h no ordenamento legal qualquer punio prevista para a simples participao em movimento grevista, no poder ao trabalhador ser aplicada qualquer punio. Mas, ateno: se, durante o movimento grevista, o trabalhador cometer outros atos que extrapolem o seu direito de greve, e tais atos

estiverem contemplados no rol de justas causas, poder ele ser punido na forma da lei, consoante deciso do TST:
JURISPRUDNCIA TST - RR 695.400/2000.4 (AC. 5 T.) 9 Reg. rel. Min. Rider Nogueira de Brito, DJU de 6.2.2004, p. 838. DA JUSTA CAUSA. PARTICIPAO EM GREVE. A participao em greve direito assegurado ao trabalhador, porm dentro dos limites estabelecidos pela Lei n 7.783/89, segundo a qual as manifestaes e atos de persuaso utilizados pelos grevistas no podero impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaa ou dano propriedade ou pessoa. No caso dos autos, a prova testemunhal demonstrou que o reclamante, juntamente com outros funcionrios, dirigiu palavras de baixo calo aos colegas que pretendiam trabalhar durante a greve, o que acarreta dano moral em face do constrangimento causado por essa atitude. Ademais, tambm ficou demonstrado que alguns grevistas, dentre eles o reclamante, bateram com as mos nos vidros do carro da empresa e, embora o veculo no tenha sofrido avarias, est configurada a ameaa de que fala a lei. Recurso conhecido e provido.

C - Presume-se o abandono de emprego se o trabalhador no retornar ao servio no prazo de at trinta dias aps a cessao do benefcio previdencirio nem justificar o motivo de no o fazer (Smula n 32 do TST). So requisitos necessrios para sua configurao: a) o elemento objetivo, que se traduz pelo afastamento injustificado ao servio por prazo igual ou superior a trinta dias; e b) o elemento subjetivo, ou seja, a inteno de no mais retornar ao trabalho. Em caso de dispensa por justa causa em decorrncia do abandono de emprego, sempre ao empregador o nus da prova. Veja jurisprudncia do TRT/SP a esse respeito:
JURISPRUDNCIA TRT/SP RO 00177-2007-303-02-00-3 4 Turma, rel. Min. Ricardo Artur Costa e Trigueiros, julgado em 14.4.2008, publicado em 29.4.2008. ABANDONO DE EMPREGO. NECESSIDADE DE PROVA CABAL. O emprego a fonte essencial de subsistncia do trabalhador, de sorte que a continuidade do contrato de trabalho se presume e milita sempre em favor do empregado. J o abandono contraria a ordem natural do sistema de relaes do trabalho que inspira o princpio da continuidade, e assim, deve ser muito bem provado. Com efeito, em condies normais, no razovel que o empregado, que precisa do trabalho para sobreviver, abandone o emprego, pondo-se em condio de indigncia. Por tais razes, qualquer alegao nesse sentido deve ser vista com reserva. Se a prova produzida no patenteia pedido de demisso e muito menos abandono, e se a reclamatria surge ajuizada ainda dentro do trintdio, de rigor o reconhecimento de que no houve o propalado abandono e o

despedimento foi imotivado, o que torna devidas as verbas rescisrias pleiteadas na exordial.

No que concerne ao movimento grevista, afigura-se o carter transitrio como uma de suas principais caractersticas. Em virtude disso, a falta ao trabalho em decorrncia de greve no pode caracterizar o abandono de emprego, uma vez que nestas condies iminente seu retorno ao trabalho. Contudo, a greve realizada em carter indeterminado, por um perodo superior a trinta dias, pode resultar na demisso do empregado por abandono de emprego, visto que se encontram presentes os dois elementos essenciais: o objetivo, caracterizado pelo afastamento do trabalhador no prazo requerido pela lei; e o subjetivo, representado pela inteno de no retornar ao trabalho. D - A simples adeso greve no configura ato de insubordinao; ao contrrio, trata-se de direito legtimo do trabalhador, amparado pelo art. 9 da CF, que afirma:
Art. 9 assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

Em acrscimo, pode-se afirmar que comete mau procedimento o trabalhador que dolosamente quebra maquinrio, adultera cartes, sabota produo, etc. (PAES, 2007, p. 477). De modo diverso, pratica a incontinncia de conduta o trabalhador que se submete luxria, vida sexual desregrada, censurvel. Finalizando, Eduardo Gabriel SAAD (2008, p. 520) acrescenta que a incontinncia de conduta pressupe habitualidade, enquanto o mau procedimento provase com um nico ato. QUESTO 5 Manoel empregado de uma empresa individual. Em decorrncia da morte do empregador da mencionada empresa, Manoel ingressou com uma reclamao trabalhista objetivando a resciso do seu contrato de trabalho por justa causa do empregador, fundamentando-se no art. 483 da CLT. Com referncia situao hipottica acima apresentada, assinale a opo correta. A) A morte do empregador motivo de resciso indireta do contrato de trabalho por justa causa do empregado.

B) A morte do empregador empresa individual um dos casos de demisso sem justa causa para fins de verbas rescisrias. C) A morte do empregador empresa individual constitui hiptese de motivo justificado, mas no de justa causa. D) No existe necessidade de Manoel ingressar com ao judicial para a resciso contratual, pois, ocorrendo a morte do empregador, o contrato de trabalho estar automaticamente rescindido. COMENTRIOS Ocorrendo a morte do empregador individual, podem ocorrer duas situaes: a cessao da atividade empresarial ou a sua continuao pelos herdeiros do falecido. Havendo a cessao da atividade empresarial, extinguem-se os contratos de trabalho dela decorrentes, sendo as verbas rescisrias pagas em observncia s regras estabelecidas para a hiptese normal de extino do empregador. Assim, so devidas ao empregado as seguintes parcelas: saldo de salrios; aviso prvio (Smula n 44 do TST); 13 salrio proporcional; frias proporcionais com seu tero constitucional; liberao do FGTS (art. 20, IV, da Lei n 8.036, de 11 de maio de 1990); e os 40% incidentes sobre o saldo do FGTS a ttulo de indenizao. De outro modo, se os sucessores do falecido optarem pela continuao do negcio, o empregado pode permanecer prestando seus servios ou decidir pela extino do vnculo empregatcio por motivo justificado. o que dispe a CLT no 2 do seu art. 483:
2 No caso de morte do empregador constitudo em empresa individual, facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho.

Se o empregado decidir pela manuteno do vnculo empregatcio, nenhum efeito rescisrio se produz, havendo apenas uma sucesso trabalhista, nos moldes delineados pelos arts. 10 e 448 da CLT. Entretanto, as relaes de trabalho entre empregado e empregador individual muitas vezes se cercam de afetuosidades mpares, difceis de serem reproduzidas com outros atores. Da a afirmao de que a:
[...] pela circunstncia de ser o empregador constitudo em empresa individual, pode o empregado ter feito o contrato em ateno s

condies pessoais. Morto aquele, as condies vigorantes ficam abaladas, porque, exemplificando, pode o empregado no ter nos herdeiros a confiana que tinha no empregador falecido. (RUSSOMANO, 1991, v. 1, p. 577).

Essa ruptura de confiana pode impelir o empregado a desistir de continuar prestando seus servios ao novo empregador. Esta deciso no lhe impe o nus do pedido de demisso, embora tambm no se trate de uma dispensa injusta ou resciso indireta. Se assim optar, far jus o empregado s seguintes verbas rescisrias: saldo de salrios; 13 salrio proporcional; frias proporcionais com o tero constitucional; e saque do FGTS, mas sem a multa de 40%. Aqui, o empregado no tem a obrigao de conceder aviso prvio, nem de pagar, em se tratando de contrato determinado, a indenizao do art. 480 da CLT2. RESPOSTA: Desta feita, a alternativa correta a letra C, pois o empregado, em razo da morte do empregador individual e da continuidade da atividade empresarial, tem a faculdade de, por motivo justificado, exigir a resciso do contrato. Obviamente de justa causa no trata a situao posta, em razo de o motivo determinante da resciso contratual no ter sido dado pelo empregado (demisso ou dispensa por justa causa) ou empregador (resciso indireta). As demais alternativas esto incorretas pelos seguintes motivos: A: A resciso indireta se d por ato doloso ou culposo do empregador que determine a quebra de confiana na relao de trabalho. O rol de possibilidades determinantes de sua ocorrncia encontra-se disposto no art. 483 da CLT, dele no fazendo parte a situao posta pelo examinador. B: A morte do empregador individual, com a cessao ou continuao da atividade empresarial, no tem o condo de gerar uma demisso sem justa causa. Isso porque se no houver continuidade da atividade empresarial aps a morte do falecido, o contrato automaticamente extinto. De outro modo, se continuada a atividade empresarial, faculta-se ao empregado optar pela continuidade do vnculo, no havendo nenhuma conseqncia jurdica, ou rescindir o contrato por motivo justificado. Nesta ltima opo, a ruptura do vnculo no representar um pedido de demisso, muito menos uma demisso sem justa causa. Essa diferena permanece mesmo quando se compara a
O art. 480 da CLT afirma que, havendo termo estipulado, o empregado no se poder desligar do contrato, sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuzos que desse fato lhe resultarem.
2

percepo das verbas rescisrias devidas, j que na demisso por justa causa o empregado, a ttulo de exemplo, tem direito a multa de 40%, enquanto na ruptura por motivo justificado de indenizao no se pode cogita. Em sentido contrrio, no se podendo falar em demisso por justa causa. D: Como j dito, a morte do empregador pode ou no extinguir o contrato de trabalho. No se d a extino do contrato de forma automtica, como afirmado pelo examinador. QUESTO 6 No que diz respeito ao instituto do aviso prvio, julgue os itens a seguir. I - O aviso prvio trabalhado ou indenizado computa-se, para todos os efeitos, como integrao ao tempo de servio. II - O carter indenizatrio que se d ao pagamento do aviso prvio no trabalhado lhe retira o carter alimentar. III - A cessao da atividade da empresa, com pagamento da indenizao, exclui o direito do empregado ao aviso prvio. Assinale a opo correta. A) Apenas o item I est certo. B) Apenas o item II est certo. C) Apenas os itens I e III esto certos. D) Todos os itens esto certos. COMENTRIOS Aviso prvio uma comunicao de uma das partes envolvidas no contrato de trabalho para dar cincia outra da sua inteno de extingui-lo sem justa causa. Tem como objetivo minimizar os efeitos nefastos do rompimento abrupto do contrato de trabalho. Representa um tempo, por vezes necessrio, para que o empregado arranje um novo emprego ou para que o empregador reorganize sua atividade. O inciso XXI do art. 7 da CF assegura que o aviso prvio ser proporcional ao tempo de servio, sendo de, no mnimo, trinta dias. Ainda no existe lei regulamentando a matria, de forma que a todos assegurado o direito de, ao menos, cumprir os trinta

dias constitucionalmente estabelecidos. Dessa forma, perdeu eficcia o inciso I do art. 487 da CLT, que estabelecia oito dias, se o pagamento for por semana ou tempo inferior. No obstante, nada impede que o mesmo seja acordado por prazo superior a trinta dias. Existem duas formas de cumprimento do aviso prvio. A primeira o trabalhado, no qual o empregado permanece prestando normalmente servios ao empregador no perodo de concesso do aviso. A segunda o cumprimento do aviso indenizado, que se caracteriza pela dispensa imediata do empregado, sem prejuzo do pagamento do valor referente ao perodo de aviso prvio. Uma vez acordado o aviso prvio, seu cancelamento somente se viabiliza mediante acordo entre as partes, sendo que seu perodo, indenizado ou no, deve-se integrar ao contrato para todos os efeitos, contando-se como tempo de servio para o clculo de mais 1/12 de 13 salrio, frias, baixa na CTPS, etc. Nesta questo, a jurisprudncia sempre foi pacfica:
JURISPRUDNCIA - TRT/SP RO 02870053465, AC. 1 T., 12.344/88, DJ de 1.7.88. O aviso prvio indenizado considerado tempo de servio para todos os efeitos legais, inclusive no referente aplicao de multa prevista em contrato coletivo.

Posto isso, pode-se concluir pela correo apenas do item I proposto pelo examinador. No que se refere ao item II da questo, entende-se que o aviso prvio indenizado, diferentemente do aviso prvio trabalhado, no tem natureza salarial. Argumenta-se que neste caso a parcela percebida pelo empregado deixou de ser adimplida em razo da realizao do trabalho; por conseguinte, o recebido no salrio, mas sim indenizao (MARTINS, 2008, p. 539; DELGADO, 2007, p. 1174). Ainda assim, mesmo no tendo natureza salarial, e sim indenizatria, o crdito trabalhista decorrente da concesso de aviso prvio mantm sua natureza alimentar. Por conseguinte, o item II proposto pelo examinador est errado, j que afirma erroneamente a ausncia do carter alimentar dos crditos advindos da concesso do aviso prvio indenizado. Quanto ao item III, a questo se encontra sumulada pelo TST.
SMULA N 44 do TST - A cessao da atividade da empresa, com o pagamento da indenizao, simples ou em dobro, no exclui, por si s, o direito do empregado ao aviso prvio.

Portanto, o item III est incorreto, porquanto, mesmo na situao descrita, mantm-se o direito do empregado ao aviso prvio. RESPOSTA: alternativa A. Essa matria sempre cobrada em exames da OAB e concursos pblicos; portanto faz-se necessrio seu aprofundamento, a fim de preparar o leitor de forma mais abrangente para futuras provas. Havida a comunicao, o aviso prvio se aperfeioa, produzindo seus efeitos, sendo que: QUANTO A SUA CONCESSO prprio dos contratos por tempo indeterminado, permanecendo vlida a exceo contida na Smula n 163 do TST, que entende ser cabvel o aviso prvio nas rescises antecipadas dos contratos de experincia (art. 481 da CLT); incabvel quando empregado e empregador, de comum acordo, pem fim ao contrato de trabalho; assegurado aviso prvio ao empregado nos casos de despedida indireta, nos termos do 4 do art. 487 da CLT, com a redao dada pela Lei n 7.108, de 5 de julho de 1983; irrenuncivel pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento no exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovao de haver o prestador dos servios obtido novo emprego (Smula n 276 do TST); S vivel seu cancelamento mediante prvio acordo entre as partes; invlido na fluncia da garantia de emprego, ante a incompatibilidade dos dois institutos (Smula n 348 do TST). QUANTO AO HORRIO DE TRABALHO DURANTE O AVISO PRVIO O horrio normal de trabalho do empregado ser reduzido em duas horas dirias (art. 488 da CLT). facultado ainda ao trabalhador, sem a reduo

das duas horas, faltar ao trabalho por sete dias corridos (pargrafo nico do art. 488 da CLT); O perodo que se reduz da jornada de trabalho no aviso prvio no pode ser substitudo pelo pagamento das horas correspondentes (Smula n 182 do TST). QUANTO AOS VALORES DEVIDOS EM RAZO DO AVISO PRVIO Reconhecida a culpa recproca na resciso do contrato de trabalho (art. 484 da CLT), o empregado tem direito a 50% do valor do aviso prvio, do 13 salrio e das frias proporcionais (Smula n 14 do TST); A ocorrncia de justa causa, salvo quando se tratar de abandono de emprego, no decurso do prazo do aviso prvio dado pelo empregador, retira do empregado qualquer direito s verbas rescisrias de natureza indenizatria (Smula n 73 do TST com nova redao dada pela Resoluo n 121/2003 do TST); O pagamento relativo ao perodo de aviso prvio, trabalhado ou no, est sujeito contribuio para o FGTS (Smula n 305 do TST); As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de servio ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remunerao do empregado, no servindo de base de clculo para as parcelas de aviso prvio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado (Smula n 354 do TST); A projeo do contrato de trabalho para o futuro, pela concesso do aviso prvio indenizado, tem efeitos limitados s vantagens econmicas obtidas no perodo de pr-aviso, ou seja, salrios, reflexos e verbas rescisrias. No caso de concesso de auxlio-doena no curso do aviso prvio, todavia, s se concretizam os efeitos da dispensa depois de expirado o benefcio previdencirio (Smula n 371 do TST). QUANTO AO INCIO DA CONTAGEM DO AVISO PRVIO

Aplica-se a regra prevista no caput do art. 132 do Cdigo Civil de 2002 contagem do prazo do aviso prvio, excluindo-se o dia do comeo e incluindo-se o dia do vencimento (Smula n 380 do TST).

Essas so as consideraes mais relevantes sobre o tema e que podero ser cobradas nos prximos exames da OAB. QUESTO 7 Cludio, embora tenha menos de 18 anos de idade, exerce atividade como empregado. Para isso, ele est autorizado a assinar os recibos de salrios e plenamente responsvel pelas violaes contratuais. Em face dessa situao hipottica, assinale a opo correta no que diz respeito a eventual depoimento pessoal de Cludio em audincia no juzo trabalhista. A) Uma vez que Cludio o prprio prestador dos servios, est autorizado a assinar os recibos de salrios e plenamente responsvel pelas violaes contratuais, ento pode ser considerado como se maior de idade fosse em depoimentos judiciais. B) Quanto aos efeitos jurdicos de seu depoimento, Cludio no pode ser equiparado ao maior de idade, exigindo-se a presena de um assistente. C) Caber juiz analisar a necessidade ou no da presena de um assistente no depoimento de Cludio na justia do trabalho. D) A presena de assistente cabvel somente nos casos de contratos de aprendizes. COMENTRIOS A idade mnima para se trabalhar no Brasil de 16 anos, salvo na condio de aprendiz (inciso XXXIII do art. 7 da Constituio Federal). No Direito do Trabalho, o empregado adquire a maioridade trabalhista ao completar 18 anos. A partir da, passa a ter plena capacidade processual. Antes da maioridade, a regra que deve o menor ser assistido ou representado por seus pais ou tutor em seus atos. No Direito do Trabalho, um bom exemplo pode ser encontrado no art. 793 da CLT ao afirmar que a reclamao trabalhista do menor de 18 anos ser feita por seus representantes legais e, na falta destes, pela Procuradoria da Justia do

Trabalho, pelo sindicato, pelo Ministrio Pblico Estadual ou por curador nomeado em juzo. Contudo, existem alguns atos, como por exemplo, assinar recibos de salrios (art. 439 da CLT), que prescindem da atuao de seu representante para serem praticados. No entanto, as excees no autorizam a concluir que o menor encontra-se na mesma condio jurdica do plenamente capaz. Nesse sentido, tem-se a posio de Valentin CARRION (2005, p. 605) ao comentar sobre a confisso e a renncia realizadas em depoimento pelo menor:
A confisso do menor, assim como a renncia, no pode ser acolhida com a plenitude que muitos defendem, por motivos bvios: a incapacidade. Mas o depoimento prestado, nessas condies, deve ser recebido e pesado, como uma notcia a mais vinda aos autos, a ser analisado em conjunto com as demais provas. Deve ser permitido ao genitor, ou a quem ao assiste, que intervenha no depoimento [...].

Na mesma linha a jurisprudncia:


JURISPRUDNCIA TRT/MG - RO n 5.950/92, rel. lfio Amaury dos Santos. DJ/MG de 3.2.93. Pena de confisso a menor. No se aplica ao menor a pena de confisso, posto que ele tem capacidade relativa.

RESPOSTA: a alternativa correta a letra B, em razo de esta no erigir o menor mesma condio jurdica do plenamente capaz, ainda mais na condio de depoente. As demais alternativas esto incorretas pelos seguintes motivos: A: As excees dispostas em lei, como j dito, no colocam o menor no mesmo patamar jurdico do maior de idade. C: As hipteses em que o menor pode isoladamente realizar atos esto explicitadas no ordenamento jurdico, no podendo o juiz discricionariamente ampli-las. D: A assistncia dos responsveis pelo menor cabvel no somente nos contratos de aprendizagem, mas em todas as situaes laborais de que ele esteja participando, excetuadas, por bvio, aquelas em que j se encontre autorizado por lei a atuar sozinho.

QUESTO 8 Sob a sistemtica da justia do trabalho, no inqurito judicial contra empregado estvel, o nmero mximo de testemunhas que cada parte poder arrolar igual a A) 2. B) 3. C) 5. D) 6. COMENTRIOS Inqurito judicial uma ao, de natureza dplice, constitutiva ou negativa, necessria para apurao de falta grave que autorize a resoluo do contrato de trabalho do empregado estvel por iniciativa do empregador (LEITE, 2007, p 1019). Seu procedimento est regulado nos arts. 853, 854 e 855 da CLT. O autor obriga-se ajuizar a reclamao com pedido de abertura de inqurito judicial por escrito no cabvel a reclamao verbal , e isso deve acontecer no prazo decadencial de trinta dias da suspenso do empregado, caso esta tenha ocorrido. Se o empregador, ao tomar conhecimento da falta grave, no suspender o empregado, entende-se que o prazo decadencial para o ajuizamento do inqurito ser de at dois anos (CF, art. 7, XXIX, c/c o art. 11 da CLT), sem prejuzo da discusso acerca da ocorrncia do perdo tcito em face da demora na punio do empregado (LEITE, 2007, 1021). Caso no inqurito judicial seja comprovada a inexistncia de falta grave praticada pelo empregado, fica o empregador obrigado, nos casos em que suspendeu o empregado antes da interposio da ao, a reintegr-lo (art. 495 da CLT). Nessa situao, ser devido ao empregado o pagamento dos salrios e das demais vantagens a que teria direito no perodo de afastamento do emprego, como se houvesse trabalhado. Considerar-se- extinto o contrato na data do ajuizamento da ao, caso esta tenha sido considerada procedente. Existem, tambm, duas situaes especiais em que o juiz poder converter a dever de reintegrar o empregado em obrigao de indeniz-lo. A primeira quando ficar patente a impossibilidade do retorno do empregado, em razo da ruptura na relao de confiana entre empregado e empregador decorrente do inqurito judicial. A segunda

quando, em razo da demora na deciso, esta sobrevier ao perodo de estabilidade a que fazia jus o empregado. Nessa ao de natureza especial, o nmero de testemunhas que cada uma das partes poder indicar est disposto no art. 821 da CLT:
Art. 821. Cada uma das partes no poder indicar mais de trs testemunhas, salvo quando se tratar de inqurito, caso em que esse nmero poder ser elevado a 6 (seis). (Redao dada pelo Decreto-lei n 8.737, de 19.1.46). (grifo nosso).

RESPOSTA: a alternativa correta a letra D, j que nela encontra-se a previso, sui generis no Direito do Trabalho, de apresentao de seis testemunhas de cada parte litigante. QUESTO 9 Considerando que a Lei n 10.035/2000 autorizou o INSS a recorrer dos acordos que contenham parcelas indenizatrias, assinale a opo correta. A) Apesar da possibilidade de recurso do INSS, o acordo homologado pelo juiz torna-se definitivo e pe fim ao processo. B) Caber ao juiz, nessas situaes, avaliar a pertinncia ou no da intimao do INSS. C) O INSS dever ser intimado das decises homologatrias de acordos que contenham parcela indenizatria, sendo-lhe facultado interpor recurso relativo s contribuies que lhe forem devidas. D) No existe necessidade de intimao do INSS, pois a Lei n 10.035/2000 apenas previu possibilidade de recurso por parte do INSS, mas no a obrigatoriedade de recorrer. COMENTRIOS A Lei n 11.457/20073, dando nova redao ao 4 do art. 832 da CLT, estabelece que a Unio ser intimada das decises homologatrias de acordos que contenham parcela indenizatria, na forma do art. 20 da Lei n 11.033, de 21 de

Lei que criou a Secretaria da Receita Federal do Brasil, a denominada Super Receita.

dezembro de 20044, facultada a interposio de recurso relativo aos tributos que lhe forem devidos. Segundo o art. 16, 3, da referida lei, a intimao da Unio far-se- na figura do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ser representado, na estrutura organizacional da Secretaria da Receita Federal do Brasil5, pela Procuradoria-Geral Federal. Este rgo competente para represent-la judicial e extrajudicialmente nos processos da Justia do Trabalho relacionados com a cobrana de contribuies previdencirias, de imposto de renda retido na fonte e de multas impostas aos empregadores pelos rgos de fiscalizao das relaes do trabalho, mediante delegao da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Os recursos interpostos podero impugnar tanto os valores devidos quanto a discriminao da natureza jurdica das parcelas constantes da condenao ou do acordo homologado. Essa discriminao das parcelas de cunho obrigatrio em todas as decises cognitivas ou homologatrias, as quais devero indicar tambm a responsabilidade de cada parte pelo recolhimento da contribuio previdenciria devida (art. 832, 3, da CLT). Em resumo, pode-se afirmar que, das decises que contenham parcela indenizatria, seja cognitiva ou homologatria de acordo, deve a Unio ser citada para vir a contestar eventual crdito a ela devido e ainda no pago pelas partes. Somente depois de esgotada sua participao seja pela sua inrcia, com o consequente decurso de prazo para recurso, seja pelo prprio julgamento do recurso interposto , haver o trnsito em julgado da deciso. Ultrapassada a fase de conhecimento, a execuo das contribuies sociais devidas em decorrncia de deciso proferida pelos juzes e tribunais do trabalho, resultante de condenao ou homologao de acordo, inclusive sobre os salrios pagos durante o perodo contratual, far-se- ex officio pelo juiz ou presidente do Tribunal que tiver conciliado ou julgado originariamente o dissdio (pargrafo nico do art. 876 da CLT c/c o seu art. 877, com redao do pargrafo nico do art. 876 dada pela Lei n
O art. 20 da Lei n 11.033, de 21.12.2004, determina que as intimaes e notificaes de que tratam os arts. de 36 a 38 da Lei Complementar n 73, de 10 de fevereiro de 1993, inclusive aquelas pertinentes a processos administrativos, quando dirigidas a procuradores da Fazenda Nacional, dar-se-o pessoalmente, mediante a entrega dos autos com vista. 5 Segundo o art. 4 da Lei n 11.457/2007, foram transferidos para a Secretaria da Receita Federal do Brasil os processos administrativo-fiscais, inclusive os relativos aos crditos j constitudos ou em fase de constituio, e as guias e declaraes apresentadas ao Ministrio da Previdncia Social ou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), referentes s contribuies de que tratam os arts. 2 e 3 desta lei.
4

11.457, de 16 de maro de 2007, DOU de 19.3.2007). De outro modo, quando se tratar de deciso dos tribunais regionais, a execuo poder ser promovida pela Procuradoria da Justia do Trabalho (pargrafo nico do art. 878 da CLT). Por fim, uma vez iniciada a execuo, devem ser observados os arts. de 876 a 892 da CLT, aplicando-se subsidiariamente, e nessa ordem, a Lei n 6.830, de 22 de setembro de 1980 (Lei de Execuo Fiscal), e o Cdigo de Processo Civil. RESPOSTA: a alternativa correta a letra C, que afirma a necessidade de intimao do INSS das decises homologatrias de acordos que contenham parcela indenizatria, sendo-lhe facultado interpor recurso relativo s contribuies que lhe forem devidas. As demais alternativas esto incorretas pelos seguintes motivos: A: O acordo homologado pelo juiz torna-se definitivo e pe fim ao processo somente depois de transcorrido o prazo recursal do INSS. B: A intimao do INSS obrigatria, e no facultativa como afirmado pelo examinador. D: A intimao do INSS obrigatria, e no facultativa. Esse carter obrigatrio no necessariamente se traduzir em uma interposio de recurso por parte do INSS, ao qual dever analisar no caso concreto sua pertinncia. QUESTO 10 No que diz respeito ao instituto da reconveno, assinale a opo correta. A) O instituto da reconveno de direito material e no processual. B) A reconveno, apesar de no estar prevista expressamente na CLT, tambm cabvel no processo trabalhista. C) Caber ao juiz trabalhista, ao analisar uma questo, decidir sobre o cabimento ou no da reconveno. D) No existe na jurisprudncia ou na doutrina nenhum posicionamento ou previso a respeito do cabimento da reconveno em ao declaratria. Comentrios

Reconveno a demanda do ru contra o autor no mesmo processo em que est sendo demandado. o contra-ataque que enseja o processamento simultneo da ao principal e da ao reconvencional, a fim de que o juiz resolva as duas lides na mesma sentena. (DIDIER, 2007, p. 453). Trata-se de instituto de direito processual que se traduz em uma forma de exerccio da pretenso tutela jurdica. A ttulo de comparao, tem-se como instituto de direito material a compensao, que, ao revs, uma forma de extino da obrigao. A reconveno deve ser proposta no prazo de apresentao da contestao e, para tanto, devem ser observados, alm dos pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo, seus requisitos especficos, quais sejam: a) que o juiz da causa principal no seja absolutamente incompetente para a reconveno; b) haver compatibilidade dos ritos procedimentais; c) haver processo pendente: litispendncia; d) haver conexo entre a reconveno e a ao principal ou com o fundamento da defesa, conforme art. 103 do CPC6. Uma vez proposta a reconveno, aquele que a props passa a ser denominado reconvinte, enquanto aquele que dever contest-la passa a ser chamado de reconvindo. Seu julgamento deve se realizar em conjunto com o da ao principal para que o juiz resolva as duas lides na mesma sentena. A doutrina entende, apesar de alguma divergncia do seu cabimento nos ritos sumrio e sumarssimo, que possvel a reconveno no processo trabalhista:
Se a reconveno no proibida nem admitida expressamente pela lei trabalhista, evidente que o texto legal silenciou sobre essa matria. O fato de a lei ter regulado os institutos da compensao e da reteno no significa que quis excluir a reconveno. Portanto, cabvel a reconveno no processo trabalhista, salvo no rito sumrio (CPC, art. 315, 2). (MASCARO, 2001, p. 55, grifo nosso).

A jurisprudncia tambm nesse sentido:


JURISPRUDNCIA - TST - AIRR 69855/2002-900-22-00, rel. Min. Jos Luiz Vasconcellos, DJ de 15.12.2000. AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA. PRELIMINAR DE INCOMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO EM RAZO
Diz o artigo 103 do CPC que duas ou mais aes so conexas quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir.
6

DA MATRIA. Conforme ficou configurado pelo Regional, o pleito referente ao Dano Moral adveio da relao empregatcia, pelo que compete a esta Justia Especializada processar e julgar as aes referentes a Dano Moral, nos termos da nova redao do art. 114 da Constituio Federal, especialmente em seu inciso VI, introduzido pela Emenda Constitucional n 45. RECONVENO. CABIMENTO. A pretenso da reclamante adveio da relao empregatcia com a empresa, que props ao de consignao em pagamento com a finalidade de extino do contrato de trabalho. O art. 103 do CPC define a conexo entre duas aes, quando lhes for comum o objeto ou a causa de pedir e o art. 315 d liberdade ao ru para reconvir ao autor, toda vez que a reconveno seja conexa com a ao principal ou com o fundamento da defesa. Perfeitamente configurada, no caso, a conexo entre as aes de consignao em pagamento e reconveno, conforme foi asseverado pelo Regional. NUS DA PROVA. Diante do consignado pelo Regional, h provas suficientes que comprovam o dano moral sofrido pela empregada. Dizer o contrrio resultaria em revolvimento de matria de fatos e provas, o que incabvel nesta fase recursal. Incide a Smula 126 do TST. HONORRIOS ADVOCATCIOS.

RESPOSTA: a alternativa correta a letra B, que afirma ser cabvel, com base na doutrina e na jurisprudncia, a reconveno no Direito do Trabalho. As demais alternativas esto incorretas pelos seguintes motivos: A: A reconveno um instituto de direito processual, e no material. C: Apesar de no prevista na CLT, presentes os requisitos gerais e especficos da reconveno, seu cabimento prescinde de concordncia do juiz. D: A previso de reconveno em ao declaratria aceita tanto pela doutrina quanto pela jurisprudncia. A seguir a jurisprudncia nesse sentido:
JURISPRUDNCIA - TST - RR - 155/2002-541-04-40.5, rel. Juiz Convocado Cludio Armando Couce de Menezes, julgado em 10.11.2004, publicado no DJ de 3.12.2004. AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA. RECONVENO EM AO DECLARATRIA. POSSIBILIDADE. VIOLAO CONFIGURADA. Caracterizada a afronta ao artigo 315 do Cdigo Processual Civil, o conhecimento do recurso, no tpico, medida que se impe. Agravo de instrumento conhecido e provido. RECURSO DE REVISTA. 1. RECONVENO EM AO DECLARATRIA. POSSIBILIDADE. VIOLAO CONFIGURADA. O art. 315 do CPC no limita a reconveno s aes de natureza condenatria, no havendo, portanto, qualquer incompatibilidade com a ao declaratria. Neste sentido o entendimento do Supremo tribunal Federal, consubstanciado na Smula n 258. No caso em comento, muito embora a reconveno no verse acerca de matria conexa com a ao principal, h vinculao com os fundamentos da contestao na ao declaratria. Isso porque ambas as peas (defesa e reconveno) esto no sentido de a dispensa haver se dado por justa causa, motivado

pelo desvio de numerrio das contas vinculadas ao FGTS dos funcionrios da Rede Ferroviria Federal S/A, estando, portanto, presente a conexo exigida no Diploma Processual Civil, de aplicao subsidiria. Violado, portanto, o art. 315 do CPC, na sua literalidade. Assim sendo, d-se provimento ao recurso de revista interposto pela reclamada, para, reformando a deciso regional, admitir a reconveno e determinar a baixa dos autos para o julgamento do mrito da questo, conforme entender de direito. 2. HORAS EXTRAS. BANCRIO. CARGO DE CONFIANA. FATOS E PROVAS. O exame da pretenso recursal exigiria investigao do contexto ftico-probatrio, de modo a se verificar estar comprovado que o Agravado ocupava na agravada posio hierrquica elevada, com poderes de gesto e mando, com padro retributivo mais elevado, que o levasse a ser enquadrado na exceo do art. 62, II, da CLT. Tal procedimento, contudo, no possvel em recurso de natureza extraordinria, nos moldes do Enunciado n 126 do TST. Logo, inclume o art. 62, II, da CLT, no havendo, ainda, se falar em dissenso jurisprudencial. No conheo da revista neste tpico. (grifo nosso).

------------------------------------------------------FIM------------------------------------------------------

You might also like