You are on page 1of 3

AVALIAO FARMACUTICA DA RECEITA

Cdigo: Reviso: Pgina: Data:

PC-FF-11 02 1 de 3 01/08/2008 Rubrica:

Origem: Farma & Farma S.A

Homologado por: Equipe de Qualidade

1 OBJETIVO O procedimento visa descrever a tarefa de conferncia do contedo de receita para garantir a segurana e eficcia do tratamento prescrito (dispensao com qualidade). 2 - DOCUMENTOS COMPLEMENTARES Receita Mdica, Odontolgica e Veterinria RDC 328/1999 Portaria SVS/MS n 344/98 3 RESPONSABILIDADE Cabe ao farmacutico responsvel a avaliao da prescrio. 4 DEFINIES Medicamento - produto farmacutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profiltica, curativa, paliativa ou para fins de diagnstico; Dispensao - ato de fornecimento de medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos, acompanhado de orientao para o uso correto, a ttulo remunerado ou no; Denominao Comum Brasileira (DCB) denominao do frmaco ou princpio farmacologicamente ativo aprovada pelo rgo federal responsvel pela vigilncia sanitria. Denominao Comum Internacional (DCI) denominao do frmaco ou princpio farmacologicamente ativo recomendada pela Organizao Mundial de Sade. CID - Classificao Internacional de Doenas.

Avaliao Farmacutica da Receita Mdica |

PC-FF-11 | Rev.02 | Pgina 2 de 3___________

5 PROCEDIMENTO 5.1. Verificar os seguintes itens: a) Legibilidade e ausncia de rasuras; b) Identificao do profissional prescritor com o nmero de registro no respectivo Conselho Profissional, endereo do seu consultrio ou endereo da instituio a que pertence carimbo e assinatura; c) Identificao do paciente e seu endereo residencial; d) Identificao da substncia ou medicamento prescrito; DCB/DCI, concentrao/dosagem, forma farmacutica, via de administrao, quantidades e unidades; e) Modo de usar; f) Local e data de emisso. OBS.: A ausncia de qualquer um dos itens acima pode acarretar o no atendimento da prescrio. 5.2. Avaliar cada prescrio quanto viabilidade e compatibilidade dos medicamentos entre si, suas concentraes e doses mximas, antes da sua dispensao. 5.3.Quando a dose ou posologia dos produtos prescritos ultrapassarem os limites farmacolgicos ou a prescrio apresentar incompatibilidade ou interaes potencialmente perigosas. Deve o farmacutico testar entendimento com o prescritor. Na ausncia ou negativa da confirmao, facultado ao farmacutico a no dispensao do produto. 5.4.Anotar na receita as alteraes realizadas na prescrio e confirmadas pelo prescritor. Datar, carimbar e assinar. 5.5. vedado fazer alteraes nas prescries de medicamentos base de substncias includas nas listas constantes da Portaria SVS/MS no. 344/98 - Regulamento Tcnico sobre substncias e medicamentos sujeitos a controle especial. 5.6. A intercambialidade do medicamento prescrito pelo Genrico correspondente deve ser oportunizada exclusivamente pelo farmacutico ao usurio no ato da dispensao. Caso a intercambialidade seja efetivada, o farmacutico deve aplicar o carimbo substitudo por Genrico e assinar.

Avaliao Farmacutica da Receita Mdica |

PC-FF-11 | Rev.02 | Pgina 3 de 3___________

5.7. 5.8. 5.9.

A intercambialidade do medicamento prescrito jamais pode ser pelo similar sem a autorizao do prescritor. Jamais aviar uma receita prescrita em cdigos, siglas ou nmeros. Em carter excepcional, na indisponibilidade do medicamento, na dose/concentrao

e/ou forma farmacutica compatveis com a prescrio, o farmacutico pode fracionar adaptar a dose/concentrao e/ou quantidade, de forma a adequ-la prescrio mdica.

6. ANEXO Carimbo substitudo por Genrico


Substitudo por
Lei 9787/99 e Res. CFF 349 ________________________ Farmacutico/CRF .......

Genrico

Farmcia.................... Tel.:...........................

You might also like