You are on page 1of 3

O TRABALHO NA VISO BBLICA

Por Rev. Paulo Severino da Silva Filho

INTRODUO O trabalho uma realidade muito importante na vida humana. caracterstica tambm da vida divina. Cremos num Deus trabalhador, que atua no apenas na criao, mas tambm na providncia, no sustento e na conservao do mundo. Conforme o registro de Joo 5.17, Jesus disse: Meu Pai trabalha at agora, e eu trabalho tambm. Ns seres humanos fomos criados para trabalhar: no s, mas tambm para trabalhar. Isto est expresso nos relatos que abrem a Bblia: Em Gnesis 1.28, que traz a ordem divina aos seres humanos no sentido e sujeitar a terra e dominar sobre os animais, mostrando que tudo est colocado por Deus sob nossos cuidados, e a nosso servio sob os cuidados e a servio de todos ns. E em Gnesis 2.15, que diz que a tarefa do ser humano cultivar e guardar o jardim do den. Trabalho bno, no maldio; nem castigo pelo pecado pois j existia antes da queda. O castigo que decorre do pecado no o trabalho, mas o seu carter penoso, afadigador (cf. Gn 3.17-19). A Bblia tem uma viso positiva do trabalho, que contrasta com a de outras culturas. Na cosmoviso bblica, todo trabalho valorizado por igual, seja intelectual, seja manual. Pois todos so necessrios, mesmo os que parecem menos relevantes. O ideal do trabalhador encarnado pelo rabi, que desenvolve trabalho intelectual, imprescindvel vida da comunidade, mas tambm ganha o sustento com o trabalho de suas mos. o que se v nas vidas de Jesus (o carpinteiro), Paulo (o fazedor de tendas) e Pedro (o pescador), por exemplo. De fato, todas as pessoas devem trabalhar. Mas, por que trabalhar? Como encarar o trabalho luz da viso bblica?

TRABALHO COMO NECESSIDADE A vida depende do trabalho. Este fonte de sustento prprio e dos que de ns precisam. realidade inescapvel. No andar ansioso quanto ao comer, beber ou vestir, como ensina Jesus em Mateus 6.25-34, no estmulo preguia, nem significa no ter que trabalhar, nem implica em deixar de ser previdente. E o Salmo 127.1-2 certamente no se aplica a desocupados. Quem quer ter as coisas, uma boa e digna condio de vida, tem de trabalhar por isso. A menos que possa viver de herana (como poucos) ou precise depender dos outros, como as crianas

pequenas, os doentes crnicos, os portadores de determinadas deficincias, os muito idosos. Mas os muitos idosos certamente j fizeram bastante por si e por tantos, merecendo mais descanso e cuidado. E mesmo os doentes e deficientes podem, em muitos casos, desenvolver inmeras atividades. E as crianas devem desde cedo, desde a casa, aprender a importncia e o valor do trabalho, para que sua dependncia dos pais ou responsveis seja curta. Outra opo roubar; mas essa indigna, vergonhosa, indefensvel ainda que seja to grande o nmero daqueles que acham que para ter as coisas basta tir-las dos outros. S o trabalho deve ser visto como meio de conquistar as coisas, de subir na vida. A formiga nosso exemplo, no a cigarra (como na fbula). Claro, no saudvel ser viciado em trabalho, ver o trabalho como fim em si mesmo. Ele meio de subsistncia. Trabalhamos para viver, no vivemos para trabalhar. Mas sem trabalho no h dignidade. Nosso lado-cigarra no pode curtir a vida sem que nosso lado-formiga nos d as condies para isso. A propsito, sempre vale lembrar as exortaes de 2 Tessalonicenses 3.6-12.

TRABALHO COMO POSSIBILIDADE DE CRIAR O trabalho fonte de realizao pessoal, expresso de liberdade. Mesmo os poucos que no precisam trabalhar para comer precisam desenvolver alguma atividade para serem pessoas plenas. Pois fomos criados como seres criadores, criativos. H tantas opes tantas coisas a fazer com as mos e a cabea. Tantas coisas belas como a arte, tantas teis como a cincia. A humanidade j teria desaparecido sem o trabalho. No mnimo, teria morrido de tdio. Aqui importante dizer que trabalho no se confunde com emprego. muito mais. Trabalho no s emprego, no s para ganhar dinheiro. De fato, as melhores coisas que fazemos na vida no so remuneradas: o cuidado da nossa famlia, da nossa casa, das nossas amizades, dos animais e das plantas, das nossas coisas pessoais, e todo o servio da Igreja, a comear do culto. So tarefas alegres, criativas, geradores de grande satisfao. Para todas as idades. Nesse sentido, a vantagem da aposentadoria no que ento a gente pode ficar toa, mas sim que se tem mais tempo para os melhores e mais gratificantes trabalhos. Pois trabalho meio de criao de coisas bonitas e boas. E no s para ns mesmos, mas tambm para outros. E assim chegamos a uma terceira caracterstica do trabalho, segundo as Escrituras:

TRABALHO COMO OPORTUNIDADE DE SERVIO O trabalho fonte de utilidade meio de abenoar pessoas e assim glorificar a Deus. Com o sustento que ganhamos, com nossas capacidades criadoras, podemos e devemos socorrer os necessitados. Podemos dar, que melhor que receber (cf. At 20.34s, que nos transmite raro ensino do prprio Senhor Jesus fora dos Evangelhos).

O trabalho fonte de sentido ltimo para a existncia; afinal, devemos viver para promover o bem, e assim, pelo nosso servio e doao aos outros, que nos fazemos mais parecidos com o Criador bondoso que nos fez e ao nosso mundo. Nosso tempo, nossa inteligncia, nossos bens materiais, nosso esforo s tm sentido e real serventia quando usados para o bem. H tantos que usam seus recursos para o mal, ou de maneira egosta. Mas outra a escolha da Igreja, a servio da vida, do bem, da paz, por meio de trabalho. Todo trabalho digno, importante, til e deve ser bem feito. Os reformadores entendiam isso muito bem, quando diziam que toda profisso fruto de vocao. Vocao no s religiosa, secular tambm. E sempre dada em vista do mundo. Qualquer que seja a nossa atividade, ela oportunidade de servio s pessoas e comunidade humana.

CONCLUSO Trabalhar importante no s para comer, mas tambm para criar e servir. Deve ser sempre bem feito. Com gratido, com amor, com alegria. No pelo que ganhamos, nem se ganhamos que trabalhamos porque o trabalho nos faz plenamente humanos, gente abenoada e abenoadora. Se o seu salrio no bom, no o que voc gostaria, o que voc precisa, o que voc acha que merece, isso outra questo. Mas no por isso que seu trabalho ser malfeito, ou feito com tristeza, ou com m vontade. Nem voc deve ver seu trabalho apenas como sua atividade profissional. Ele muito mais do que isso. tudo o que voc j faz. tanta coisa que voc ainda pode fazer. para seu bem. para o bem das pessoas e do mundo. para a glria de Deus. Que voc compreenda assim, e viva uma vida de trabalho abundante.

Rev. Dr. Paulo Severino


*O autor pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, professor do Seminrio Simonton, onde exerce as funes de coordenador do Departamento de Teologia Exegtica e do Curso de Bacharel em Teologia, e doutor em Teologia pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. Para falar com o autor, envie um email para: gloriapaulo@easyline.com.br

Endereo: Rua Joaquina Rosa, 199 - Mier - Rio de Janeiro - RJ - Cep. 20.710-080 - Brasil E-mail: secretaria@seminariosimonton.com | Site: www.seminariosimonton.com Telefone: (21) 2201 6734 | Fax: (21) 2581 6958

You might also like