You are on page 1of 16

REPERCUSSES DA SECA DE 1997 E 1998 NO SEMI-RIDO BAIANO: O CASO DO MUNICPIO DE FEIRA DE SANTANA (BAHIA-BRASIL)

Aline Franco Diniz 1 Rosngela Leal Santos 2


RESUMO

O objetivo desse trabalho analisar as repercusses da seca de 1997 e 1998 no semi-rido baiano, especificamente em Feira de Santana (Bahia -Brasil) e suas implicaes na produo agrcola. O referido municpio se enquadra na produo de sequeiros, que possui baixo rendimento e os principais cultivos so feijo, milho e a mandioca. E sse tipo de agricultura altamente vulnervel ao fenmeno da seca, pois profundamente dependente dos perodos chuvosos, logo uma modificao na distribuio das chuvas ou uma reduo no volume desta, o suficiente para desorgani zar toda a atividade econmica. Metodologicamente, a estratgia da investigao envolve os seguintes passos: a) levantamento das informaes e da documentao bsica pertinente rea de estudo; b) anlise das variveis scio-econmicas; c) esforos para integrao dos resultados e; d) configurao dos impactos da seca. A partir dessas anlises, percebemos que ao contrrio do senso comum, levando-se em considerao as mdias locais, a percepo da populao diferente dos ndices de seca apresentados nas anlises climticas, e que com base na srie pluviomtrica de Feira de Santana no perodo de 1996 a 2005, o primeiro perodo (janeiro a junho) mais apto para o plantio agrcola, devido a maiores mdias pluviomtricas registradas.
Palavras-Chave : Seca, Agricultura, Feira de Santana.

Eixo Temtico: Geografia Fsica, Riscos Scioambientais e Mudana Climtica.

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, Licenciada e Bacharelanda em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil, alinefrancodiniz@ig.com.br. 2 Doutora em Engenharia dos Transportes pela Universidade de So Paulo, Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil, rosaleal@uefs.br.

Introduo

O clima um recurso natural imprescindvel, cujas interaes com outros elementos do espao geogrfico contribuem para manter condies favorveis de produo. A agricultura est fortemente influenciada pelas condies climticas, pois profundamente dependente dos perodos chuvosos, logo uma modificao na distribuio das chuvas ou uma reduo no volume desta, o suficiente para desorganizar toda a atividade econmi ca. Desta forma, as condies favorveis do tempo podem proporcionar maiores safras, e por outro lado, perodos excepcionais podem trazer efeitos desastrosos para a agricultura, como os prejuzos econmicos. Com isso, os estudos climticos podem colaborar na obteno de previses antecipadas e estimativas confiveis para o planejamento agrcola e subsidiam as decises que devem ser tomadas em resposta ocorrncia da seca. O tema proposto justifica -se por analisar o elemento climtico, precipitao pluviomtrica, que se constitui como o elemento climtico de maior importncia para o planejamento agrcola de Feira de Santana (BA). Desta forma, s estiagens de 1997 e 1998 trouxeram grandes efeitos na produo agrcola, principalmente na agricultura de subs istncia, que a fonte de trabalho e sustento de grande massa dos pequenos produtores rurais. Esse tipo de agricultura possui baixo rendimento e os principais cultivos so feijo, milho e a mandioca, que so cultivados como agricultura de sequeiros. O municpio de Feira de Santana altamente vulnervel ao fenmeno da seca, pois profundamente dependente dos perodos chuvosos, logo uma modificao na distribuio das chuvas ou uma reduo no volume desta, o suficiente para desorganizar toda a atividade econmica, uma vez que a base produtiva da regio interiorana da qual dependem outros setores econmicos atividade agrcola. Em perodos de seca, somente as reas irrigadas tm condies de enfrentar as condies adversas do tempo. Desta forma, a relevncia deste trabalho est na importncia dos estudos ambientais para efeito de ordenao territorial, na anlise de parmetros da climatologia geogrfica e sua contribuio para o conhecimento do comportamento dos atributos do tempo meteorolgico (com o p ropsito de evitar riscos climticos), na identificao dos impactos da seca e na

contribuio de estudos desta natureza para aumentar os conhecimentos e discusses acerca da temtica proposta. Vale salientar que o Estado da Bahia carece de estudos mais especficos acerca das condies climticas, importante conhecimento para o planejamento agrcola, temtica de natureza, eminentemente geogrfica. Desta forma, atravs desse estudo pretende -se inferir a repercusso da seca nos anos citados no municpio feir ense e contribuir com o pequeno produtor agrcola que o mais afetado com esse fenmeno. Desta forma, o objetivo geral desse artigo analisar os impactos da seca de 1997 e 1998 no semi-rido baiano, especificamente em Feira de Santana (BA) e suas implicaes na produo agrcola.
Materiais E Mtodos

Segundo Gil (1999, p. 26) mtodo cientfico o conjunto de procedimentos intelectuais e tcnicos adotados para se atingir o conhecimento. O mtodo adotado nessa pesquisa ser o hipottico -dedutivo, que parte de um caso particular e generaliza o produto final para avaliar a hiptese e sugere a possibilidade de desenvolver evidncias lgicas capazes de apoi-la ou refut-la. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a estratgia da investigao envolve os seguintes passos: a) Levantamento das informaes e da documentao bsica pertinente rea de estudo e temtica focalizada caracterizada pelos seguintes tipos: - Bibliogrficos e cartogrficos; - Banco de dados meteorolgicos fornecido pela Estao Climatolgica da Universidade Estadual de Feira de Santana (perodo de 1996 a 2005); construes de tabelas e grficos realizados no software Excel 2003; - Levantamento de campo. b) Nesta fase fundamental a anlise das variveis scio-econmicas, compreendendo: - Prejuzos econmicos e sociais; - Polticas agrcolas. c) Esforos para integrao dos resultados;

d) Configurao dos impactos da seca.

Discusso Conceitual

Segundo Santos (1994, p. 9 0) o espao deve ser entendido como um conjunto indissocivel de sistemas de objetos e sistemas de aes. Os sistemas de objetos no nos permitem conhecimentos, se os vemos separados dos sistemas de aes. Os sistemas de aes tambm no se do sem os sistemas de objetos. Para Raffestin (1993, p. 143) essencial compreender que o espao anterior ao territrio. O territrio se forma a partir do espao, o resultado de uma ao conduzida por um ator sintagmtico (ator que realiza um programa) em qualquer nvel. Ao se apropriar de um espao, concreto ou abstratamente (por exemplo, pela representao), o ator territorializa o espao. Andrade (1994, p. 213) acrescenta que conceito de territrio no deve ser confundido com o de espao. Assim, deve -se ligar sempre a idia de territrio idia de poder, quer se faa referncia ao poder pblico, estatal, quer ao poder das grandes empresas que estendem os seus tentculos por grandes reas territoriais, ignorando as fronteiras polticas. O territrio constitui-se como um conceito-chave da Geografia, e tambm o conceito norteador dessa pesquisa. Desta forma, podemos compreender o territrio como: [...] Um espao onde se projetou um trabalho, seja energia e informao, e que, por conseqncia, revela relaes marcadas pelo poder. O espao a priso original, o territrio a priso que os homens constroem pra si (RAFFESTIN, 1993, p. 143). Souza (1995, p. 78) argumenta que o territrio fundamentalmente um espao definido e delimitado por e a partir das relaes de poder. Ainda cita que:

Na verdade, o territrio no somente uma varivel estratgica em sentido poltico-militar, o uso e o controle do territrio, da mesma maneira que a repartio real do poder devem ser levados a um plano de grande relevncia tambm quando da formulao de estratgias de desenvolvimento scio-espacial em um sentido amplo, no meramente econmico-capitalstico, isto , que contribuam para uma maior justia social e no se limitam a clamar por crescimento econmico e modernizao tecnolgica (SOUZA, 1995, p. 101). Porto-Gonalves (2001, p. 138) argumenta sobre a relao homem natureza enfatizando que a questo social e a questo ambiental surgem como uma s, mas uma s questo com dois lados. E aqui a singularidade de cada uma dessas experincias se encontram com a dimenso universal e planetria. Demillo (1998, p. 57) notou uma forte coincidncia entre anos de ocorrncia do fenmeno oceanogrfico El Nio e secas na regio do nordeste brasileiro. Esta relao se justifica pelas amplas perturbaes espaciais da circulao atmosfrica tropical que acabam por refletir na localizao anmala da Convergncia Intertropical (CIT). Ao mesmo tempo em que as chuvas copiosas caem nas plancies costeiras do Peru e Equador causadas pelo El Nio, a escassez de chuvas caracteriza o serto nordestino. Isso ocorre porque a CIT no avana para o sul do Equador, no penetrando, portanto, na regio citada. Esta posio setentrional da CIT, por sua vez, esta relacionada ao fortalecimento do anticiclone do Atlntico Sul e ao dos alsios de sudeste. Jesus (1991, p. 46) evidencia a influncia do fenmeno El Nio e La Nia sobre as alteraes climticas do planeta que interfere tam bm no nordeste brasileiro. Em relao a esta regio, j foi comprovado por diversos estudos que os perodos de ocorrncia do El Nio trazem desvios negativos da normal climatolgica. Por conseguinte, Jesus (1991, p. 47) define o fenmeno El Nio como:

Um fenmeno complexo resultante das inter-relaes oceano-atmosfera com mltiplas conseqncias ambientais s vezes catastrficas em vrias regies do planeta. Secas severas e inundaes tm sido associadas ao evento. No Brasil, mais particularmente, este fenmeno tem uma caracterstica bem peculiar que de est associado s longas estiagens ocorridas na regio do semi-rido e s chuvas intensas ocorridas no sul do pas (JESUS, 1991, p. 47). Estas alteraes devem ser levadas em considerao, quanto ao tratamento dos dados pluviomtricos das sries estudadas, para que possam ser identificadas variaes significativas na rea de estudo. Segundo Jesus (1991, p.56) pode-se citar que a excepcional intensidade do fenmeno El Nio, ocorrida nos anos 80, corresponde a um indcio bastante forte a ser considerado sobre a questo das alteraes climticas que vm ocorrendo ultimamente. As principais alteraes climticas que esto vinculadas ao clima global esto ligadas ao fenmeno El Nio so: 1. Chuvas em excesso ocorridas durante os anos 80 no Equador e Peru; 2. Secas extremamente severas que atingiram a Austrlia e a Indonsia; 3. Chuvas e inundaes no Sul e secas intensas no nordeste do Brasil; 4. Aumento da intensidade de furaes ao longo do Pacfico Sul; 5. Maiores desvios climticos entre os anos denominados de excepcionais. Nimer (1989, p. 187) aborda a influncia da circulao normal das massas de ar sobre o Brasil. Observa-se que, mais particularmente na faixa oriental da regio nordeste, as mas sas atuantes so a Tropical e a Polar, e que o contato destas com temperaturas diferentes produzem chuvas regulares, sazonalmente nas reas principalmente prximas ao litoral. No caso de Feira de Santana, regio interiorana dista 108 km de Salvador, as chu vas apresentam irregularidades em sua distribuio, devido transio da maritimidade para a continentalidade. SantAna-Neto (1995, p. 56) desenvolveu estudos sobre a variabilidade e tendncia da pluviosidade na perspectiva da anlise geogrfica. Observ ando a variao temporal da pluviosidade na regio oeste do estado de So Paulo, no

perodo 1971-1993, e identificando a variao na srie temporal, concluiu que nove anos se mostraram dentro do padro normal, nove apresentaram chuvas acima do normal e cin co ficaram abaixo da normalidade. A combinao de elementos como a influncia dos fenmenos El Nio e La Nia na circulao regional e as atividades antrpicas apresentam interferncia nesta variao. Mendona (2007, p. 250) ao desenvolver estudos sobre a periodicidade e os impactos do El Nio acrescenta que o ano de 1997 e 1998 aconteceram fortes inundaes no centro-norte da Europa e inverno descaracterizado muito quente na Amrica do Sul. Desta forma, os efeitos do El Nio so notados em todo o territrio, e nos anos citados, o El Nio teve sua intensidade considerada como forte. Assim, faz-se necessrio realizar um estudo mais detalhado das conseqncias das repercusses da seca de 1997 e 1998 em Feira de Santana, como realizado por Barbosa (2000) na dissertao de Mestrado em Geografia da Universidade Federal da Bahia, publicado tambm pela SEI (2000), intitulado como Impactos da Seca de 1993 no Semi -rido Baiano: o caso de Ire. Esse trabalho retrata a seca de 1993 que desestruturou toda a produo do feijo nessa regio, trazendo impactos para o agricultor, como dividas em bancos, com cerca de 2.500 produtores endividados pela falta de chuva. Barbosa (2000, p. 80) o clima, por sua vez, um elemento natural insumidor da produo agrcola, o s impactos negativos da seca repercute na agricultura. Desta forma, a seqncia de meses secos desestrutura completamente a agricultura, principalmente, o cultivo do milho, essa desestruturao tem reflexos tambm nas demais atividades produtivas regionais. A seca pode ser caracterizada pela escassez de gua, associada reduzida precipitao com repercusses negativas. Desta forma, podemos classificar a seca em climatolgica, edfica, hidrolgica e social. A seca edfica ou agronmica a que utilizaremos ne sse projeto, que pode ser entendida pela deficincia no regime das chuvas, o que provoca a reduo dos produtos agrcolas. Essa falta de chuva interfere na umidade do municpio feirense, e o sistema radicular das plantas sobre com essa interferncia.

Resultados

Ao analisarmos a Srie Pluviomtrica de Feira de Santana (1996 a 2005), na Tabela 01 e Grfico 01 , percebemos que as chuvas apresentam-se bastantes irregulares, o que prejudica a produo agrcola de sequeiros, principalmente o milho. Alm disso, o ano de 1997 e 1998 foram os anos mais secos da srie histrica em evidencia. O ano de 1997 apresentou o primeiro perodo bastante chuvoso, na qual obteve o total anual (TT_Anos), Tabela 02 , mais alto (924 mm), portanto essa chuva s ficou concentrada no primeiro semestre (janeiro a junho), j o segundo semestre (julho a dezembro) foi muito seco, devido ao El Nio de forte intensidade, o que comprova os registros da SUDENE, que o ano de 1997 foi um dos mais secos do sculo XX.
Tabela 01 : Srie Pluviomtrica de Feira de Santana -Bahia (1996 a 2005)

Meses Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro

1996 13,1 21,2 18,6 186,0 35,7 128,0 79,0 35,6 53,9 6,5

1997 73,1 84,9 352,8 112,5 79,3 56,5 62,8 22,0 1,8 17,2 20,8 40,3
924

1998 12,1 5,6 20,0 79,5 94,6 126,2 93,9 49,4 21,1 1,3 44,1 44,7
592,5

1999 23,7 47,3 12,1 31,8 113,3 53,0 50,1 126,4 47,8 67,7 155,1 155,9
884,2

2000 31,0 54,1 8,5 140,0 100,0 96,6 46,9 66,4 71,4 8,1 131,6 119,0
873,6

2001 53,4 2,2 103,4 20,8 40,9 86,3 54,2 70,1 64,7 72,2 1,7 49,7
619,6

2002 207,4 46,4 16,8 12,9 100,7 77,3 64,9 30,6 54,4 6,8 8,7 21,1
648

2003 233,6 70,8 18,1 41,6 73,5 57,6 129,4 79,9 61,6 24,9 87,4 3,9
882,1

2004 259,7 95,1 19,3 70,3 46,2 87,5 30,6 37,7 6,8 5,9 93,9 2,6
725

2005 53,9 127,5 50,2 45,4 76,0 131,2 78,8 52,1 7,2 1,6 141,9 16,3

Mdia 96,1 55,5 62,0 74,1 76,0 90,0 69,1 57,0 39,1 21,2 90,9 53,9

Novembro 223,8 Dezembro


Total

85,2
886,6

782,1 781,77

Fonte: Estao Climatolgica (UEFS)

Totais Pluviomtricos (1996 2005)


1000 900 800 700 600 500 400 300 200 100 0 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005

Grfico 01: Totais Pluviomtricos (1996 2005)

Fonte: Estao Climatolgica (UEFS)

O ano de 1998 foi o mais seco da srie histrica estudada com 592,5 mm, Grfico 01 . Se compararmos esse total anual com a mdia dos anos (1996 a 2005) que de 781,77 mm, Tabela 02 , temos uma diferena de 189,27 mm, o que capaz de desorganizar toda a produo agrcola. Com relao Variao Anual das Chuvas, Tabela 02 percebemos que a menor amplitude pluviomtrica foi o ano de 2001 ( 101,7 mm) e a maior amplitude foi ano de 1997 ( 351,0 mm). importante ressaltar que 1998 apresentou a precipitao mnima com 1,3 mm em outubro e 1997 apresentou a precipitao mxima com 352,8 mm em maro (primeiro semestre).
Tabela 02: Variao Anual das Chuvas Anos 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 TT_Anos Mximo Mnimo Amplitude Dsv_InterA

886,6 924,0 592,5 884,2 873,6 619,6 648,0

223,8 352,8 126,2 155,9 140,0 103,4 207,4

6,5 1,8 1,3 12,1 8,1 1,7 8,7

217,3 351,0 124,9 143,8 131,9 101,7 198,7

13,41 18,19 -24,21 13,10 11,75 -20,74 -17,11

2003 2004 2005 Mdia

882,1 725,0 782,1 781,8

233,6 259,7 141,9 194,5

3,9 2,6 1,6 4,8

229,7 257,1 140,3 189,6

12,83 -7,26 0,04 -

Fonte: Estao Climatolgica (UEFS) Legenda: TT_Anos: Totais anuais (mm) e DSV_InterA: Desvio Interanual (%)

Grfico 02: Grfico de Desvio Interanual da Pluviosidade (DIP) de Feira de

Santana (BA) no perodo de 1996 a 2005.

Fonte: Estao Climatolgica (UEFS)

Para uma melhor visualizao, construmos o Grfico de Desvio Interanual da Pluviosidade (DIP) de Feira de Santana (BA) no perodo de 1996 a 2005, Grfico 02 , os anos de 1998, 2001, 2002 e 2004 apresentaram os desvios interanuais negativos, ou seja, abaixo do total anual da mdia dos anos (1996 a 2005) que de 781,77 mm, Tabela 02 , seus valores em porcentagem so: -24,21; -20,74; -17,11 e -7,26. J os anos de 1996; 1997; 1999; 2000; 2003 e 2005 apresentaram valores positivos, ou seja, acima do total de 781,77

mm, com os respectivos valores em porcentagem: 13,41; 18,19; 13,10; 11,75; 12,83; 0,04. importante ressaltar que 2005 apresentou 0,04% de desvio interanual quase se aproximando do zero, ou melhor, do total anual (781,77 mm), j que sua mdia anual de 782,8 mm. Para medir a intensidade da se ca, diversos ndices j foram desenvolvidos por especialistas do assunto, cabendo ao pesquisador definir aquele que mais se aproxime das necessidades da anlise. O ndice de mensurao da seca adotado nessa pesquisa foi utilizado por Barbosa (2000), atravs da contribuio do Centro de Estatstica e Informaes, intitulado como Risco de Seca na Bahia. Desta forma, Ogallo & Nassib (1984) desenvolveu uma pesquisa para o leste da frica e obteve resultados significativos, pois este ndice mostra-se adequado, quando se pretende avaliar a seca meteorolgica, que se refere aos limites crticos da precipitao pluviomtrica, pertinentes com os objetivos desta pesquisa. O ndice de intensidade de seca foi desenvolvido atravs da frmula:

Onde:


= ndice de intensidade de secas anuais para uma dada estao; = total de chuva anual da estao (j) em determinado ano (i);

= mdia = desvio padro Dessa forma percebemos que este estudo se trata de uma adaptao da curva normal (distribuio de Gauss) que um mtodo bimodal, importante em anlises estatsticas. devido ao fato de dados numricos inerentemente variarem que se torna to importante es tudar no somente medidas (de tendncia central) que resumem os dados, como tambm medidas (de variao) que refletem de que modo os dados numricos encontram -se dispersos. Assim, a varincia e o desvio padro medem a disperso mdia

em torno da mdia aritmtica, isto , como as observaes maiores flutuam acima dela e as observaes menores se distribuem abaixo dela. Nesta pesquisa, conforme proposto por Barbosa (2000) os anos com valores de precipitao pluviomtrica igual ou superior mdia foram classificados como anos normais e chuvosos, apresentando -se quatro categorias: 1. 2.


- 1/5


<
<

 <

/ /

1. Seca no significativa 2. Seca moderada 3. Seca severa 4. Anos normais e chuvosos

- 1/2 / 3. 4.

-1/5

< - 1/2 /


Em termos percentuais, isto significa que: 1. Desvios < 20%: no h seca significativa; 2. Desvios entre 20 e 50%: seca moderada; 3. Desvios > 50%: seca severa
Tabela 03: ndice de Intensidade de Seca ndice de Intensidade de Seca 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005

0,98 1,32 -1,73 0,94 0,86 -1,48 -1,22 0,94 -0,23 0,05

Seca no significativa Seca no significativa Seca moderada Seca no significativa Seca no significativa Seca moderada Seca no significativa Seca no significativa Seca no significativa Seca no significativa

Mdia/desvio: 7,19. Desvios entre: 20%: -1,43;

50%: - 3,59 Fonte: Barbosa (2000) Diante das informaes da Tabela 03 , percebemos que o desvio mdio do municpio feirense de 7,19, portanto constatamos que para no existir seca significativa o desvio deve est inferior a 20% ( -1,43); para seca moderada entre 20% a 50% (entre -1,43 a -3,59); e por ltimo para se obter seca severa superior a 50% (superior a -3,59). No municpio de Feira de Santana notamos que a seca no significativa nos anos de 1996, 1997, 1999, 2000, 2002, 2003 , 2004 e 2005. Nos anos de 1998 e 2001 apresentaram secas moderadas e nenhum dos referidos anos apresentaram seca severa. Desta forma, importante ressaltar que 1998 apresentou-se como o ano mais seco comparando-o com os outros anos. Por outro lado, o ano de 1997 apresentou-se com o total pluviomtrico mais alto, portanto a chuva foi concentrada apenas no primeiro perodo (janeiro a junho), j no segundo bastante seco (julho a dezembro).

Tabela 04: Produtividade (Tonelada) da Agricultura de Sequeiros no municpio de

Feira de Santana-BA: Milho, Mandioca e Feijo. Agricultura de Sequeiros Milho Mandioca Feijo 29.653 32.948 29.602 32.239 32.321 41.962 35.941 48.327 41.788 35.113 17.743 19.896 19.503 20.864 23.041 22.580 23.148 21.961 23.927 25.872 2.452 Fonte: IBGE Por conseguinte, o milho o produto mais plantado na agricultura de sequeiros no municpio de Feira de Santana ( Tabela 04) numa srie de 10 anos (1996 a 2005), tendo maior produo nos anos de 2001, 2003 e 2004, e a produtividade mais baixa nos anos de 1996 e 1998. A mandioca, por sua vez, 2.840 2.191 2.831 3.056 2.454 3.064 3.302 2.967 3.022
1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005

ocupa o segundo lugar na produo, tendo o ano de 2000, 2002, 2004 e 2005 as maiores produtividades da srie de 10 anos e 1996, 1997 e 1998 as produes mais baixas. O feijo o que possui a menor produo na agricultura de sequeiros, tendo maior xito em 2000, 2002, 2003 e 2005 com 12.444 toneladas e a menor produo em 1996, 199 8 e 2001 com 7.097 toneladas. Desta forma, percebemos a relao do clima com a agricultura, pois no basta apenas chover em curtos perodos para o desenvolvimento da agricultura, mas a questo fundamental a distribuio espacial dessa chuva, uma vez que est no pode ser concentrada.

Consideraes Finais

Em vias de concluses, percebemos que ao contrrio do senso comum, levando-se em considerao as mdias locais, a percepo da populao diferente dos ndices de seca apresentados nas anlises climticas. Ao analisar os dez meses, no perodo de 1996 a 2005, percebemos que a maior mdia pluviomtrica foi registrada no ano de 1997 com 924 mm em Feira de Santana. Por conseguinte, o esse ano foi considerado como um dos mais secos do sculo XX segundo a SUDENE, devido o segundo semestre (julho a dezembro) com o total de 164,9 mm, sendo as chuvas concentradas no primeiro semestre. Desta forma, a partir das anlises climticas o ano de 1997 foi o ano mais chuvoso, e para o senso comum foi um dos mais secos juntamente com 1998, devido queda a produo agrcola. No municpio citado, o mais importante quando chove e no como chove, ou seja, o perodo da precipitao e no sua distribuio anual. Desta forma, se um determinado ano, mesmo que chuvoso, pode trazer prejuzos se as chuvas atrasarem ou se estas forem muito concentradas em semestres especficos. Com isso, podemos inferir que a partir do s estudos com base na srie pluviomtrica de Feira de Santana no perodo de 1996 a 2005, o primeiro perodo (janeiro a junho) mais apto para o plantio agrcola, devido a maiores mdias pluviomtricas registradas.

Referncias

ANDRADE, M. C. Territorialidades, desterritorialidades, novas territorialidades: os limites do poder nacional e do poder local. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A. A.; SILVEIRA, M. L. (Org.). Territrio: Globalizao e Fragmentao. So Paulo: Hucitec, 1994. p. 213 -220. AYOADE, J. O. Introduo Climatologia para os Trpicos . Rio de Janeiro: Bertrand, 1991. BARBOSA, D. V. N. Os Impactos da Seca de 1993 no Semi-rido Baiano:
caso de Irec . Salvador: SEI, 2000.

DEMILLO, R.; WATTENMAKER, P. D. Como funciona o Clima . So Paulo: Quark Books, 1998. GIL, A. C. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Social . So Paulo: Atlas, 1999. JESUS, E. F. R. Algumas consideraes a respeito das mudanas climticas atuais. Boletim de Geografia Teortica , So Paulo, v. 21, n. 41, p. 45-60, set./dez. 1991. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Cientfica: cincia e
conhecimento cientfico . 4. ed. So Paulo: Atlas, 2006.

MENDONA, F. Climatologia: noes bsicas e Climas do Brasil. So Paulo: Oficina de Textos, 2007. NIMER, E. Climatologia do Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, 1989. PORTO-GONALVES, C. W. Meio ambiente, cincia e poder: dilogo de diferentes matrizes de racionalidade. In: SPOSATI, A. Ambientalismo e
participao na contemporaneidade. So Paulo: EDUC/FAPESP, 2001.

RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. So Paulo: tica, 1993. REIS, R. J. O fenmeno do El Nio. Caderno Geografia , Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 75-78, nov./dez. 1998. SANTANNA-NETO, J. L. As chuvas no Estado de So Paulo: contribuio
ao estudo da variabilidade e tendncia da pluviosidade na perspectiva da anlise geogrfica. So Paulo: FFLCH - USP, 1995.

SOUZA, M. J. L. O Territrio: sobre espao e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRA, R. L. (Org.).
Geografia: Conceitos e Temas . Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 77 -

115. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN. Biblioteca Central. Normas para


apresentao de trabalhos : citaes e notas de rodap. 6. ed. Curitiba:

UFPR, 1996. VIEIRA, S.; HOFFMANN, R. Elementos de estatstica. So Paulo: Atlas, 1990.

You might also like