You are on page 1of 60

VENDA PROIBIDA NMERO 10 MARO 2011

ISSN 2177-2959

NOSSO

ALHO

PAra que este cenrio prospere os produtores de alho apostam numa deciso favorvel do poder judicirio a fim de proteger a produo nacional

Nosso Alho
ISSN 2177-2959

Editorial
Presidente
rafael Corsino

Vice-presidente
olir Schiavenin

Presidente de honra
Marco antnio lucini

Caros leitores, A Revista Nosso Alho busca levar a vocs uma abordagem cada vez mais diversificada sobre o setor produtivo. Nesta edio trouxemos em destaque uma questo considerada primordial para a manuteno do setor alheiro no Brasil: a consolidao do efetivo pagamento da taxa antidumping. Nunca demais relembrar que, no caso do alho, o pas j produziu 90% do que se consumia aqui dentro. Porm as fronteiras foram abertas e no faltou oportunidade para quem quisesse ocupar espao no mapa verde e amarelo. O setor viu-se perdendo rea de produo, extinguindo milhares postos de trabalho, tudo fruto de uma concorrncia desleal que se firmou contra os produtores brasileiros. certo que atualmente no produzimos o necessrio para o consumo interno. Isto fato. Porm, lutamos para que nosso espao seja gradativamente retomado e que seja praticada uma concorrncia no mnimo saudvel e respeitosa entre todos aqueles que comercializam o alho. Por isso que a ANAPA, frente sua luta pela manuteno e sobrevivncia do setor, tendo o produtor como foco principal, vem destinando todas as suas foras em aes junto ao Poder Judicirio para que o mesmo faa valer os esforos empreendidos para que nossa causa tenha xito. Certos da qualidade que produzimos, certos tambm de que nossa classe produtora empreende todas as aes corretas e necessrias para um bom desenvolvimento agrcola no Brasil, contamos com medidas favorveis que visem a produo e abastecimento de UM BOM ALHO BRASILEIRO. Amplifiquem nossa fora pela cadeia produtiva do alho nacional! Obrigado,

Jurdico
Jean Gustavo Moiss Clovis Volpe

Colaboradores
ana Suely Frota Gadelha Francisco Vilela resende Jos ricardo da Costa e Silva Marco antnio lucini

Tesoureiro
darci Martarello

Secretrio Executivo
renato Mendes

Editora
Mariana leal r. Campos
comunicacao@anapa.com.br

Arte e diagramao
Marina Mendes da rocha

Fotografia
todas as imagens no creditadas pertencem Mariana leal

Jornalista responsvel
Mariana leal ricardo Campos
8575-dF

Gerente Geral
tatiana Monteiro reis Escritrio da anapa
SrtVS Quadra 701 Bloco a Sala 813 Centro Empresarial Braslia Braslia-dF telefone: (61) 3321-0821 Fax: (61) 3321-0822 anapa@anapa.com.br

Rafael Jorge Corsino


Presidente da ANAPA

Nosso Alho uma publicao da Associao Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA) com uma tiragem de 5.000 exemplares. As concluses dos artigos tcnicos e as opinies so de responsabilidade de seus autores.

www.anapa.com.br

26 04 07 10

CAPA

Panorama do Alho

INTRANET

CURTAS

PRESTAO DE CONTAS

Pode a alta no preo dos alimentos ajudar na reduo da pobreza e no desenvolvimento do Brasil?

ECONOMIA

17

Consumo de hortalias: vida saudvel para a crianada

SADE

22

ARTIGOS Alho: previses para a safra 2011/12 Sistema de produo de alho-semente livre de vrus para pequenas propriedades

38 43

crdito: Marco Antnio Lucini

54 56 58

AGENDA

LEITURA RECOMENDADA RECEITA Tomate com Alho

Curtas
Semefort promove palestra aos produtores de alho da regio de Cristalina
Fonte: ANAPA

Com o objetivo de implantar produtos biolgicos para a agricultura de forma bastante prof issional que a Semefort promoveu no ltimo dia 18 de maro, na cidade de Cristalina - Gois, uma palestra sobre Manejo biolgico de nematides, pragas e fungos de solo, produtores e tcnicos rurais.
\

o objetivo da empresa desenvolver produtos que tragam benefcios ao produtor para que o mesmo possa ofertar uma produo agrcola cada vez mais saudvel ao consumidor.

O pesquisador Eduardo Roberto de Almeida Bernardo, da Agrivalle, empresa de produtos biolgicos, descreveu as principais necessidades de um manejo biolgico de doenas e o uso de produtos adequados com vistas proteo de plantas, gerando qualidade e promovendo ef icincia no solo. Ainda segundo o scio-proprietrio da Semefort, Adelmi Soares,
Eduardo Bernardo, Artur Miguel, Adelmi Soares, Mrcio Braga e Ana Carolina.

Frigoc
Uma alternativa para regular a of erta de alho brasileiro ao mercado o uso da Cm ara Fria para co servar uma part ne da produo e destinar a mesm comercializao em a perodos diferenc iados ao longo do ano. Assim, o pr odutor pode cont rolar o efeito sa fra.

onserv

ao

o que est fazendo o produtor Mrio Yamashita em So Gotardo, armazenei parte de minha produo na cmara fria para venda posterior ao perodo que normalmente fazemos. Se vrios produtores conseguissem implantar esta tecnologia, a oferta de alho ao mercado seria diluda, diz Mrio. Ainda segundo o pesquisador Marco Antnio Lucini a frigoconservao uma tendncia: O futuro dos grandes grupos e produtores do Cerrado ter obrigatoriamente a conservao com o frio para abastecer os clientes por um perodo maior do que hoje fazem, conclui o pesquisador.

NAPA Fonte: A PA : ANA Foto

NossoAlho | Maro de 2011

Curtas

Reunio marca incio da atuao do Ibrahort


Fonte: Marcos Esteves, Assessoria de Imprensa da Embrapa Hortalias.

A direo do Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort) participou, na ltima quarta-feira (16), de uma reunio com o ministro de Agricultura, Pecuria e Abastecimento, Wagner Rossi. O encontro foi realizado para apresentar os principais objetivos e atividades, alm dos integrantes do instituto criado em 25 de novembro de 2010, pela Cmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortalias do Ministrio. De acordo com o presidente do Ibrahort, Carlos Schmidt, na ocasio foi apresentado o projeto para a realizao do perfil scio-econmico da olericultura no Brasil, principal atividade do instituto em 2011. A iniciativa visa gerar informao para promover o planejamento estratgico do setor de hortalias no Pas. Carlos Schmidt explica que a pesquisa ir fornecer uma fotografia do setor, com a situao atual da produo, perdas, distribuio e consumo, abordando aspectos sociais, econmicos e tecnolgicos. Segundo ele, um levantamento da cadeia produtiva de hortalias com esse nvel de profundidade indito no Brasil.
Foto: Ismael Mendona

Bancada do agronegcio relana Frente Agropecuria

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Formada por 215 deputados e senadores, a Frente Parlamentar da Agropecuria (FPA) foi relanada na quarta-feira, dia 16 de maro, em Braslia, para iniciar os trabalhos desta legislatura.

ANAPA em busca de novos parceiros


Fonte: ANAPA

Com o objetivo de fortalecer sua atuao junto aos produtores de alho, o presidente da ANAPA, Rafael Jorge Corsino e o secretrio-executivo Renato Mendes, visitaram o Grupo Lepolis, em So Gotardo, para apresentar a atuao da Associao Nacional dos Produtores de Alho ANAPA, frente s demandas do setor alheiro.
Renato Mendes, Rafael Corsino e o Grupo Lepolis.

NossoAlho | Maro de 2011

Prestao de Contas

Reunio com produtores de So Gotardo


Por Mariana Leal

dos estiveram presentes na reunio de Prestao de Contas da Associao Nacional dos Produtores de Alho - ANAPA, realizada na cidade de So Gotardo em Minas Gerais. As principais atividades executadas pela equipe da ANAPA no primeiro trimestre do ano e tambm o foco de atuao da associao em 2011 foram os temas explanados pelo presidente Rafael Jorge Corsino. Projetos que visem a divulgao do alho roxo a nvel nacional sero executados no segundo semestre, graas parceria estabelecida com o SEBRAE. Alm disso, participao em reunies governamentais, idealizao de projetos, veiculao de informaes em variados meios de comunicao e estabelecimento de parcerias. O presidente de honra da ANAPA e pesquisador da EPAGRI, Marco Antnio Lucini, apresentou as perspectivas da safra de alho para 2011/12.

No ltimo dia 16 de maro, mais de 40 associa-

Destacando os dados de importao, valores de mercado e tendncias mundiais, o pesquisador disps aos associados o panorama da cultura. Esta atividade reflete o compromisso da Associao Nacional dos Produtores de Alho ANAPA com os produtores de alho e seus associados e elucida, mais uma vez, sua busca incessante pela valorizao do produtor nacional e pelo fortalecimento da produo do alho brasileiro. No site da ANAPA voc encontra a ntegra das palestras no endereo www.anapa.com.br, mas aqui na Revista Nosso Alho voc confere os principais destaques. Acompanhe!

10

NossoAlho | Maro de 2011

NossoAlho | Maro de 2011

11

12

NossoAlho | Maro de 2011

Parceria

ANAPA apresenta demandas da cultura do alho na EMBRAPA


Por Mariana Leal

Identificar as principais necessidades e demandas de pesquisa para o setor alheiro tarefa primordial para o desenvolvimento da cultura no pas. Com vistas a construir uma possibilidade de participao nesse processo e atender ao que se anseia no campo que a Associao Nacional dos Produtores de Alho - ANAPA esteve com pesquisadores da Embrapa Hortalias, no ltimo dia 15 de maro, para promover uma maior articulao entre pesquisa e setor produtivo.
afael Jorge Corsino, presidente da Associao Nacional dos Produtores de Alho - ANAPA, contextualizou os pesquisadores quanto ao processo de produo de alho no Brasil. Ele salientou que o pas j foi responsvel pela produo de 90% do consumo interno e que o setor foi ao longo de anos perdendo espao para o mercado estrangeiro, que de forma devastadora, fez que com os nmeros brasileiros em termos de produo, ora em destaque, se tornassem inexpressivos a diversos interesses, inclusive pesquisa. No entanto, Rafael Corsino, destacou a possibilidade de retomada da cultura do alho em solo nacional e o constante processo de crescimento para o qual o setor tem se articulado. O setor vem gradativamente se recuperando, mesmo com as perdas drsticas sofridas pelos produtores durante mais de vinte anos, afirma. Logo, vincular a busca da associao pelo fortalecimento da cultura do alho nacional junto ao atendimento das demandas dos produtores em campo torna-se imprescindvel: Ns trabalhamos efetivamente para a consolidao da produo em larga escala do alho, ou seja, uma

NossoAlho | Maro de 2011

13

Warley Nascimento, Marco Lucini, Celso Moreti, Rafael Corsino, Francisco Vilela e Jairo Vieira.

produo expressiva de um bom alho brasileiro. por isso que a ANAPA vem trazer as expectativas em torno de pesquisa, para que juntos possamos traas medidas e aes que visem uma melhora para o setor alheiro, diz o presidente. O pesquisador Marco Antnio Lucini, da Empresa de Pesquisa Agropecuria e Extenso Rural de Santa Catarina EPAGRI e presidente de honra da ANAPA, descreveu o panorama mundial de produo da hortalia. Dados tcnicos relativos ao plantio do alho no Brasil e nos principais pases exportadores, China e Argentina, deram seguimento ao debate. Posteriormente, apresentou aos pesquisadores o mapeamento feito pela ANAPA de questes estratgicas vinculadas pesquisa para o desenvolvimento da cultura. Segundo ele, programas j desenvolvidos pela EMBRAPA e pela EPAGRI tornam-se uma alternativa para que os produtores vislumbrem melhores condies em campo. Ao mesmo tempo em que questes como fitossanidade, seleo de novos materiais, estudos sobre manejo e condies de solo, armazenamento da hortalia e adequao de prticas de plantio, necessitam ser estudadas e ajustadas s diversas regies produtoras. O Brasil tem um potencial muito grande para retomar a produo nacional. Nossos produtores tm qualidade e investem em infra-estrutura. O que precisa-

mos que algumas lacunas em termos de pesquisa sejam supridas, afirma o pesquisador. A Embrapa Hortalias j desenvolve pesquisas relativas hortalia, com maior destaque ao programa de semente de alho livre de vrus, coordenado pelo pesquisador Francisco Vilela Resende. Segundo ele, as demandas apresentadas pela ANAPA demonstraram que a unidade j trabalha com programas que vo de encontro s necessidades dos produtores em garantir uma semente de melhor qualidade e produtividade. Mas o encontro permitiu que os pesquisadores vislumbrassem outras possibilidades de ao: ficou claro que a questo da fitossanidade merece ateno, uma vez que h problemas srios com outras doenas na cultura, afirma. Ainda segundo Francisco, com as informaes colhidas pelos pesquisadores da unidade, ser possvel priorizar algumas demandas nas reas de pesquisa, transferncia de tecnologia e comunicao, para atuao da Embrapa Hortalias visando contribuir com essas necessidades. A palestra sobre o alho parte de uma srie de reunies tcnicas realizadas ao longo deste ano pela Embrapa Hortalias, com o objetivo de discutir e identificar tendncias, oportunidades e fragilidades relacionadas s principais culturas de importncia para a unidade.

14

NossoAlho | Maro de 2011

Confira as demandas apresentadas aos pesquisadores:


Semente - variedades e alhos LV Ampliao do trabalho de limpeza de vrus Seleo/clone dos materiais crioulos nacionais Introduo de novos gentipo Semente peso ideal do dente/plantio Tamanho x produtividade x variedade Manejo adequado da semente prpria no Cerrado Semente - vernalizao Tempo ideal de vernalizao x poca de plantio x variedade Aumentar o ciclo dos alhos precoces da regio de Cristalina e DF, adequando o frio. Anormalidades fisiolgicas Entender e diminuir Stand/Sistema de plantio Nmero de plantas ideal de acordo com poca de plantio, variedade e peso do dente. rea ideal em cm/planta conforme poca plantio, variedade e peso do bulbilho. Arranjo e sistema de plantio.

Nutrio/adubao rever para o cerrado Correao do solo Adubao de base Adubao de cobertura (fontes de N) e adubao foliar Curva de absoro para os alhos LV de macro e micro Fitossanidade/PD Manejo da bacteriose do alho Controle e manejo da podrido branca (produtos biolgicos) Manejo da raiz rosada e esquemas de rotao Opo de nematicidas de solo Herbicidas Programa de tratamento fitossanitrio Fitotecnia Corte da haste floral, poca ideal e recomendao por variedade e poca de plantio. Ponto ideal da colheita Frigoconservao Tecnologia adequada Cmara fria ideal Vida til do alho na gndola aps a sada da cmara. Melhores cultivares para o armazenamento. Mecanizao Viabilizar o plantio

16

NossoAlho | Maro de 2011

Economia

Pode a alta no preo dos alimentos ajudar na reduo da pobreza e no desenvolvimento do Brasil?
Por Jos Ricardo da Costa e Silva*

Jos Ricardo da Costa e Silva Professor de macroeconomia do IBMEC-DF. Mestre em Economia pela UnB e em Assuntos Internacionais pela Columbia University em NY e doutor em Economia pela Washington University em Saint Louis. Mantm o Blog no endereo www.blogdozericardo.blogspot.com

Em meados do sculo passado, um grupo de economistas liderados por Raul Prebisch lanou forte questionamento teoria clssica do comrcio internacional que pregava que cada pas deveria se especializar na produo do que tinha vantagens comparativas. Em decorrncia deste raciocnio os pases em desenvolvimento deveriam se especializar na produo de bens primrios, notadamente agrcolas, e os j desenvolvidos na produo de bens industrializados e ento trocar os excedentes. A proposio de Prebisch mostrava que essa especializao no permitiria aos pases em desenvolvimento alcanar o nvel de renda dos j desenvolvidos. Existiria uma assimetria no comrcio internacional na qual havia uma desvantagem para os pases em desenvolvimento. Elasticidades de demandas diferentes entre bens agrcolas e industrializados levavam a uma tendncia declinante nos termos de troca entre pases em desenvolvimento e pases desen-

NossoAlho | Maro de 2011

17

volvidos, com prejuzo aos primeiros. A soluo para os pases em desenvolvimento se tornarem desenvolvidos seria, para Prebisch, a industrializao e a diversificao da produo domstica.
Os ltimos dez anos, no entanto, tm mostrado que os pases produtores de bens agrcolas tm visto suas receitas aumentarem, ao contrrio do previsto h 60 anos por Prebisch. Uma pergunta vem ao ar: estaria a lgica de Prebisch errada? A minha resposta a esta questo no! A lgica das trocas entre produtos agrcolas e industriais continua vlida se leva-se em considerao um mundo onde a populao estvel. Mas as condies do mundo mudaram muito desde os anos 50 do sculo passado at o incio deste sculo XXI e a demanda por produtos agrcolas cresceu a uma velocidade muito maior que podia ser imaginado poca de Prebish. Em primeiro lugar era difcil prever o crescimento populacional nos ltimos 60 anos. Em 1950 a populao mundial era de 2,5 bilhes de pessoas, mas a taxa de crescimento populacional aumentava continuamente, devido transio demogrfica. Os dados do Censo dos EUA1 mostram que esta alta taxa de crescimento levou a uma populao de 6,9 bilhes neste incio de 2011 e, consequentemente, houve forte aumento na demanda por alimentos, que contrape os efeitos perversos descritos por Prebisch da especializao na produo destes bens. A projeo para o crescimento populacional para os prximos anos - a populao mundial deve chegar a 9,5 bilhes em 2050 - sugere que este movimento deve continuar por um bom tempo. Um segundo aspecto que contrape a tendncia declinante nos termos de troca dos pases especializados em bens agrcolas o rpido crescimento de economias como a China e a ndia. Estas economias tm crescido a velocidade to alta nos ltimos dez anos que j h previses de que ultrapassem a economia dos Estados Unidos at 20502.

O enriquecimento destes dois pases, que sozinhos representam mais de 1/3 da populao mundial, significa um aumento substancial na demanda por alimentos tanto nos ltimos dez anos como nos prximos 40. Isto , se a populao mundial crescer 50% nos prximos 40 anos, como est previsto, a produo de alimentos deve crescer bem acima de 50%, para atender o aumento da demanda dos chineses e indianos que esto deixando um patamar de pobreza e se tornando naes ricas. Pelo lado da oferta de alimentos, apareceu nos ltimos cinco anos um fator complicador: a utilizao de rea verde para o plantio de energia renovvel, como vem acontecendo com a cana-de-acar no Brasil, a beterraba e o milho nos EUA, entre outros, reduz a quantidade de terra arvel que seriam utilizadas para o cultivo de alimentos. Adicionalmente, o acirramento de problemas climticos tem aumentado as restries produo de alimentos, que tm crescido em proporo inferior taxa de crescimento da renda mundial. Juntos, o forte crescimento na demanda por bens agrcolas e as restries ao aumento da oferta tem explicado o aumento nos preos dos produtos agrcolas, criando uma tendncia ascendente nos termos de troca, favorecendo os pases produtores de bens primrios e ofuscando as concluses de Raul Prebisch sobre o comrcio internacional.

18

NossoAlho | Maro de 2011

Como consequncia, o ndice de preos agrcolas Spot do S&P Goldman Sachs saltou do patamar prximo a 150 no incio desta dcada e j ultrapassou 500 em janeiro de 20113. Os dados do FMI4 sugerem um aumento no preo dos alimentos de 140% entre 2001 e incio de 2011. A crise econmica internacional amenizou este problema nos ltimos dois anos, mas a retomada do crescimento, ainda que lento voltou a pressionar os preos agrcolas para cima. Segundo dados do Banco Mundial s entre outubro de 2010 e janeiro de 2011, os preos dos alimentos cresceram 15%.5 importante uma reflexo neste quadro: possvel que a lenta desintegrao da hegemonia da moeda norte americana como instrumento de trocas internacionais esteja tendo papel adicional nesta alta dos preos das commodities. Alm disto, no se deve descartar a especulao nos mercados futuros de commodities que tm aumentado a variao nos preos agrcolas, que j so naturalmente volteis. Como os preos agrcolas normalmente flutuam muito, devido a pouca elasticidade de demanda e de oferta destes produtos - comum

verificar perodos de forte safra e baixo preo seguidos de perodos de baixa produo e alto preo - legtimo perguntar se este movimento de alta dos ltimos anos representa esta volatilidade e logo haver uma baixa. A anlise dos fatores determinantes do comportamento dos preos agrcolas, em especial o aumento da demanda das naes em desenvolvimento, no entanto, sugere que este movimento de alta que se verifica nos ltimos anos algo mais estrutural que a volatilidade natural dos preos agrcolas e, portanto, de se esperar que este aumento dos preos agrcolas no resulte em aumento suficiente da produo que levar a uma queda dos preos nos prximos anos. Ao contrrio, a julgar pela manuteno do ritmo de crescimento da economia mundial possvel antever a manuteno da tendncia ascendente nos preos dos alimentos nos prximos anos, ainda que haja movimentos para baixo em alguns momentos. A alta mundial nos preos dos alimentos traz muitas perdas, como o empobrecimento e a desestabilizao poltica em algumas naes, mas tambm ao traduzir aumento da demanda em economias em desenvolvimento significa que um maior nmero de pessoas comea a ter acesso a alimentos que antes no consumiam e traz oportunidades de ganhos para produtores rurais, especialmente para pequenos e mdios. Com relao ao empobrecimento, organismos internacionais voltados para reduo da pobreza e para a alimentao, tais como o Banco Mundial e a Organizao para Agricultura e Alimentos (FAO)6, tm alertado para o fato de que a elevao nos preos agrcolas aumenta o nmero de pessoas abaixo da linha da pobreza. Para o Banco Mundial a situao muito perigosa, ameaando milhes de pessoas, que gastam mais da metade de sua renda com alimentos. Mais de 40 milhes de pessoas passaram a viver abaixo do nvel de pobreza com o aumento recente dos preos agrcolas7.

NossoAlho | Maro de 2011

19

possvel associar os protestos e revolues no norte da frica, especialmente na Tunsia e no Egito, com a inflao e o aumento no preo dos alimentos, em especial do po. O trigo aumentou mais de 60% em relao ao ano passado, com reflexo no preo do alimento bsico do Egito. Este aumento serviu de combustvel para as revoltas que levaram multides s ruas e queda das ditaduras no norte da frica. Embora comemoremos de longe o fim de to longas ditaduras, sabemos que no ser fcil a reorganizao poltica nessas naes, nem tampouco o estabelecimento de uma sociedade democrtica, diante da possibilidade de continuao das presses altistas nos preos dos alimentos. Se por um lado o aumento nos preos dos alimentos est trazendo pobreza e revoltas, por outro traz oportunidades para quem trabalha no campo. O aumento da demanda mundial por alimentos e o consequente aumento em seus preos cria condies de investimento de mais longo prazo no s para o agrobusiness, responsvel pela produo de gros para exportao, como tambm para a agricultura de tamanho familiar, responsvel pela maior parte dos alimentos que vo mesa dos brasileiros. Ou seja, de forma imediata o aumento no preo dos alimentos aumenta a pobreza, mas em um segundo momento e de forma mais intensa aumenta a produo agrcola, melhora o mercado de trabalho no setor e alivia a pobreza. Embora no haja consenso na literatura sobre o efeito final, existem evidncias de que o crescimento da produo agrcola mais eficiente em melhorar a renda dos mais pobres que crescimento originado em outros setores da economia e tambm de que o aumento nos preos agrcolas leva a uma melhora na situao de pobreza, quando se considera os efeitos de mdio prazo.8

Ainda que os ensinamentos de Prebisch continuem vlidos, alis, o crescimento da China e da ndia esto baseados na diversificao de sua produo e na industrializao, o aumento na demanda por alimentos dos ltimos anos deve continuar pressionando os preos dos alimentos nas prximas dcadas. Este aumento cria um momentum para a produo agrcola. Se for bem aproveitado, isto se o excesso de receita gerado pelos altos preos for utilizado pela agricultura brasileira para fazer investimentos que aumentaro a capacidade produtiva futura, aumentando a produtividade da terra e assim possibilitando um aumento da oferta de alimentos para o Brasil e para exportao, o resultado deste aumento de preos pode ser mudanas estruturais na atividade agrcola do pas, contribuindo para a superao da pobreza. Poltica de pesquisa agropecuria e de apoio tecnolgico pode fazer face ao aumento da demanda por alimento, parando, em alguns anos, a tendncia altista nos seus preos por meio de aumento significativo da produtividade agrcola, ao tempo que pode garantir uma melhora permanente da renda do trabalhador rural brasileiro.
1 2

http://www.census.gov/ipc/www/idb/

http://www.bbc.co.uk/news/business-12427321, http://www.marketwatch.com/story/ chinas-gdp-overtake-us-early, http://timesofindia.indiatimes.com/articleshow/1411052.cms


3

http://www2.goldmansachs.com/services/securities/products/sp-gsci-commodity-index/ tables.html http://www.imf.org/external/np/res/commod/index.asp

4 5

World Bank Food Price Watch http://siteresources.worldbank.org/INTPREMNET/ Resources/Food_Price_Watch_Feb_2011_Final_Version.pdf Spike in global food prices contributes to Tunisian violence http://voices.washingtonpost.com/political-economy/2011/01/spike_in_global_food_prices_tr.html . Posted at 1:42 PM ET, 01/14/2011 By Ariana Eunjung Cha Robert Zoellic em Banco Mundial Web press. Wednesday 16 February 201. http://www.metransparent.net/spip.php?page=article&id_article=12917&lang=en Sandra Polaski. Rising Food Prices, Poverty, and the Doha Round. Policy Outlook (Washington DC. Carnegie Endowment for International Peace 2008, disponvel em http://www.carnegieendowment.org/files/polaski__food_prices.pdf ).

Sade

Consumo de hortalias: vida saudvel para a crianada


Por Suely Frota

Os brasileiros consomem 400 gramas de frutas e hortalias por dia. A quantidade apenas um tero do recomendado pela Organizao Mundial da Sade (OMS), para garantir suprimento necessrio de nutrientes e evitar doenas. Dados do Ministrio da Sade apontam ainda que somente 18,9% dos brasileiros seguem a recomendao da OMS. Quando o assunto consumidor infantil, os nmeros no mudam muito. Uma avaliao feita pelo Ministrio da Sade, em 2008, com 14 mil crianas atendidas pelo Sistema nico de Sade (SUS), com idade entre dois e cinco anos, revelou que apenas 25,2% dos brasileirinhos consomem frutas entre cinco e sete vezes por semana.

22

NossoAlho | Maro de 2011

bel Suano de Souza, do Departamento Cientfico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, esses dados de consumo alimentar so resultados de vrios fatores. O primeiro cada vez mais comum entre os brasileiros , o hbito de trocar a alimentao saudvel, por comidas rpidas e prticas, nem sempre saudveis. H um aumento do consumo de alimentos industrializados e reduo do consumo de frutas e hortalias, com o passar das dcadas. E as crianas costumam substituir as frutas, verduras e legumes por alimentos mais calricos e gordurosos, aumentando o risco de obesidade e doenas crnicas na fase adulta, afirma a especialista. A alimentao dos pais tambm influencia na escolha das crianas. Segundo Fabola Souza, se o pai e me no consumirem esses alimentos, as crianas, por consequncia tambm experimentam menos. Se no experimentarem, no tem o costume de consum-los e no vo criar o hbito, afirmou

Para a pediatra Fabola Isa-

a especialista. A pouca divulgao sobre a importncia do consumo desse tipo de alimento e ainda o impacto positivo de uma alimentao saudvel tambm constituem fatores que dificultam a formao de hbitos alimentares benficos sade por parte de pais e filhos no Brasil. As hortalias contm nutrientes importantes para a sade das crianas para promoo da sade em curto e longo prazo. A ingesto adequada das hortalias, por exemplo, ajuda a reduzir o risco de doenas como cncer e doenas cardiovasculares, explicou a entrevistada. Isso por que as hortalias possuem diversas vitaminas, como complexo B, vitamina C, vitamina A, carotenides, que, alm de ajudarem no metabolismo do organismo tambm tm funo antioxidante. Ainda segundo a pediatra, elas tambm so fonte de fibras que ajudam no equilbrio do funcionamento do intestino.

Estudo publicado em 2010 pelo Journal of Clinical Nursing, crianas que no comem verduras e legumes tm 13 vezes mais chances de desenvolver constipao intestinal, popularmente conhecida como priso de ventre. Alm disso, o consumo insuficiente de frutas e hortalias favorece, todos os anos, mais de dois milhes de mortes, 31% das doenas do corao e 19% dos cnceres gastrointestinais ocorridos em todo o mundo, segundo dados da OMS. Como parte das aes de ateno sade integral da criana, o Ministrio da Sade desenvolveu uma caderneta que indica, dentre outras recomendaes, vinte passos para promover uma alimentao saudvel para crianas de zero a dez anos de idade. A recomendao que at dois anos de idade, a famlia deve estimular todos os dias o consumo de frutas, verduras e legumes. Inicialmente as hortalias so oferecidas cozidas e amassadas, pois a criana no consegue mastigar e triturar de forma adequada. Por volta de 10 a 12 meses, elas j podem ser oferecidas na forma crua, especialmen-

te as folhas, confirma a pediatra. Nesse mesmo perodo sugerido pelo ministrio da Sade no oferecer alimentos que contenham acar, como refrigerantes, balas e biscoitos, ou frituras. Aps os dois anos de idade, a oferta de legumes e verduras deve estar nas duas principais refeies do dia. Quando a criana estiver um pouco maior, o consumo aumenta de 3 a 4 pores de hortalias ao dia para preveno de doenas crnicas. Esses alimentos devem ser oferecidos todos os dias, de vrios tipos e em vrias apresentaes (cozidos, crus) para que a criana perceba que isso faz parte da sua alimentao, recomenda Fabola Souza. A pediatra ressalta ainda que, para garantir desde cedo costumes alimentares saudveis, a mudana deve comear desde a amamentao e o primeiro ano de vida do beb. Se tudo for bem nessa fase haver a formao de um hbito alimentar adequado e a preveno de doenas para o resto da vida, complementa a representante da Sociedade Brasileira de Pediatria.

24

NossoAlho | Maro de 2011

Herbicida
2,4 D ARTYS BROWSER DINAMIC DI DIZONE GOLTIX GRAMOXONE KABUKI LAVA MSMA PANZER SANSON SELECT SEMPRA TARGA TRICLON

Inseticida/Acaricida
ACARIS ACARISTOP AKITO APPLAUD ATABRON FENTROL KRAFT METHOMEX ORTHENE ORTUS STALLION WARRANT

Fungicida
BELLKUTE CAPTAN EMINENT ENVOY FLARE FOLPAN KASUMIN MANAGE MERTIN ORTHOCIDE PENNCOZEB PREVENT RANMAN TAIREL PLUS

Nutrio Vegetal
BIOZYME FO FOLTRON PLUS FOLTT HUMIPLEX KEMPI K-TIONIC PILATUS RAIZAL VI VITALIK

Setor Produtivo

PANoRAMA Do ALho
Por Mariana Leal

Quem viu no nega: o desenvolvimento da cultura do alho no Brasil era algo extraordinrio. Em pouco tempo houve aumento da rea de plantio, contratao de mo de obra, investimento em infra-estrutura e tecnologia. O desbravamento dos agricultores era um comportamento considerado admirvel: encheram o peito de coragem e comearam a produzir um alimento que no Brasil faltava: o ALHO.
em apoio, pesquisa ou incentivo que dessem suporte nova empreitada, cabia aos agricultores acreditar na esperana de que aquilo em que eles apostaram, daria certo. Afinal, o Brasil, um pas com dimenses continentais, potencial agrcola extraordinrio, clima e solo favorveis produo, no havia o que se questionar. Seria uma questo de tempo. Aos poucos o interesse pela hortalia se consolidou e os produtores foram adequando suas culturas s regies produtoras, inovando, pesquisando e testando. Com toda a coragem que lhes peculiar e uma fora de vontade de vencer imensurveis, tornaram-se produtores de alho brasileiro. Acreditaram. Colocaram seus anseios e angstias de lado. E j em campo, dobraram as mangas e: ao trabalho. Eles acreditaram sim: no cultivo, no trabalho humano de cuidar da terra, no desenvolvimento da produo agrcola. Era a fora do campo, do suor do dia a dia, do trabalho dirio, do processo de crescer e desenvolver a cultura do alho.

Fizeram assim como outros milhares de agricultores que hoje ofertam alimento s mesas brasileiras. Sem o agricultor no haveria alimento. Sem alimento, ns certamente estaramos fadados ao sofrimento da escassez. Voc j comeu hoje? Ento agradea a um agricultor. o que diz o ditado. Lembra-se de quantas vezes fez isso? Ou parou para pensar que alimento no se reproduz em supermercado? Ou ainda, que algum se levantou da cama bem cedo, com sol ou chuva, tanto faz, preparou o solo da terra que cultiva, selecionou as sementes, plantou uma a uma, irrigou, a fez torna-se planta, colheu, selecionou novamente, limpou, comercializou, voc comprou, e hoje, comeu? Temos a obrigao de parar e refletir. Pensar que isso deve ser valorizado, remunerado e tratado com respeito.

26

NossoAlho | Maro de 2011

Estamos falando aqui dos produtores de alho: pessoas, trabalhador rural. Porque s vezes temos a impresso de que quando se fala sobre o setor alheiro e a cultura do alho no Brasil, parece que o dilogo cria uma distncia muito grande entre gente, demanda, alimento e setor produtivo. No, tudo uma coisa s. A cadeia produtiva inicia-se com o produtor, um sujeito cidado e termina em voc, em mim, em todos ns que nos alimentamos. E esses so os mesmos produtores que foram do auge da cultura ao seu declnio. Portanto, iremos repetir a histria mais uma vez: com a abertura de mercado ao estrangeiro os produtores viram o Brasil escancarar suas porteiras importao do alho. Consideraes sobre o cultivo da hortalia em solo nacional? Nenhuma. cultura que mais emprega mo de obra, que viabiliza a pequena propriedade, que paga impostos, que gera renda e dinheiro, sobraram nmeros: 180.000 postos de trabalho tornaram-se 80.000, soma-se a mais de 10.000 hectares de rea perdida de produo. Ento? Os produtores lutaram por sua permanncia e acreditaram que dias melhores viriam, pouco a

pouco. Fizeram protestos. Fecharam rodovias. Fizeram denncias. Exigiram seus direitos e respeito. Lutaram muitas vezes sozinhos. Mas agora, os produtores de alho so representados por uma associao. E a palavra por natureza traduz a ideia de fortalecimento e significa congregar pessoas que tm interesses comuns. Logo, representa um a um os produtores de alho, uma a uma as famlias dos produtores de alho, uma a uma as empresas agrcolas que fazem parte da cadeia produtiva do alho e um a um dos trabalhadores no campo que colhem o alho. Ou seja, lida com a vida de muita gente. por isso que aqui, queremos provocar esta reflexo. As decises dos poderes institudos influenciam a vida de cada um de ns. Sejam leis, determinaes, despachos, cdigos, medidas protencionistas, abertura de mercado, livre concorrncia, entre tantas outras que podemos elencar. Voc tambm faz parte de tudo isso?

Reflita

NossoAlho | Maro de 2011

27

PANoRAMA Do ALho
DUMPING
Com as importaes de alho oriundas da China, o setor alheiro viu-se frente a um grave problema: o dano ao mercado interno, ou seja, a prtica do dumping. Por qu? O alho desembaraado em portos brasileiros era vendido muito abaixo do praticado em solo nacional. Neste caso a concorrncia seria no mnimo desleal, foi o que aconteceu. No Brasil, cabe aos produtores o efetivo cumprimento da legislao trabalhista, adequao sanitria ao cultivo, investimento em tecnologia e insumos e proteo ao meio ambiente, o que gera custos. E l fora? A China, em sua histria rural, revela cmbio desvalorizado, baixssimo custo de produo, precariedade no controle de qualidade, poluio e principalmente desvalorizao da mo de obra. Ao produtor no restou muita alternativa, a possibilidade de competio de mercado ficara insustentvel. As importaes de alho daquele pas tornaram-se extremamente danosas produo nacional. Razo pela qual foi pleiteada a fixao de uma medida que exclusse a prtica do dumping, possibilitando a importao sem a concorrncia desleal e sem prejuzos aos produtores brasileiros. A medida ideal e legtima, que nosso ordenamento jurdico recepcionou o direito antidumping, o qual impe o pagamento de um adicional para o desembarao da mercadoria em solo brasileiro, a fim de evitar que o preo praticado pelos importadores seja inferior ao ponto de extinguir a concorrncia interna. (leia mais sobre a taxa antidumping na pgina 36)

28

NossoAlho | Maro de 2011

Assim, em 1996 foi fixado de maneira definitiva, o direito antidumping em face ao alho chins, sendo certo que tal medida fosse renovada a cada cinco anos. A partir de ento o referido direito vem sendo institudo mediante pedido de reviso da Associao Nacional dos Produtores de Alho ANAPA, Cmara de Comrcio Exterior CAMEX, do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Em 2001 esta renovao ocorreu aps a Resoluo da CAMEX instituda sob o nmero 41, e o direito antidumping foi fixado na forma de alquota especfica fixa de US$ 0,48/kg (quarenta e oito centavos de dlar estadunidense por quilograma). Na renovao seguinte, em 2007, definida por meio da Resoluo CAMEX n.52, foi fixado o valor de US$ 0,52/kg. Ou seja, graas atuao da ANAPA ficou determinado o recolhimento e o pagamento de taxas: antidumping e Tarifa Externa Comum TEC. Porm isso no bastou para mudana de cenrio. Algumas empresas importadoras conseguiam na justia liminares de juzes federais concedendo-lhes o direito ao no pagamento dessas taxas. Para conter esta nova alternativa criada, a ANAPA, por meio de sua Diretoria Jurdica cassou mais de 50 liminares que vigoravam em favor

dos importadores e contra a classe produtora. Porm, mesmo cassando as liminares, isso no impedia que novas fossem proferidas, e o que pior, no reparava o dano causado pelo desembarao de mercadoria sem o devido recolhimento do direito antidumping: as mesmas j haviam sido comercializadas a preo bem abaixo do valor praticado no mercado. Dados do Departamento de Defesa Comercial DECOM indicam que entre 2001 e 2006, em mdia, 23% do alho importado da China sofreu incidncia do recolhimento, ou seja, os outros 77% ingressaram em solo nacional sem o pagamento da taxa antidumping. Em 2008, a Coordenao Geral de Administrao Aduaneira COANA revelou que 50% do alho chins ingressaram no pas sem o efetivo pagamento da mesma taxa. Um dado alarmante, visto que alm de gerar dano ao mercado interno, promover a decadncia de milhares de produtores de alho e o fim dos empregos que essa cultura gera, o governo deixa de arrecadar milhes de reais a ttulo de antidumping. Para combater essa situao extremamente complexa do ponto de vista jurdico e lesiva do ponto de vista da produo nacional, a Diretoria Jurdica da ANAPA ingressou, em julho de 2009, com uma Ao Constitucional no Supremo Tribunal Federal, denominada de Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental ADPF.

ADPF 177
O ingresso da ADPF 177 teve por objetivo duas questes principais: cassar as liminares em vigor e impedir que novas decises fossem proferidas. Alicerada sob os fundamentos de ofensa soberania econmica; ofensa concorrncia desleal; e ofensa ao princpio da separao dos poderes, foi dado prosseguimento ao. Conforme determina a legislao em vigor, a Procuradoria Geral da Repblica PGR e a Advocacia Geral da Unio AGU devem se manifestar sobre a ao e os pleitos nela contidos. No caso da ADPF 177, tanto a PGR quanto a AGU manifestaram-se favoravelmente a ao, tendo inclusive fortalecido o pedido inicial de cassao das liminares e o impedimento de outras. Aps as duas manifestaes, o Ministro Relator Carlos Ayres Britto, responsvel pela tramitao do processo, despachou no sentido de conferir legitimidade a ao, determinando seu ritmo mais clere, alm de solicitar informaes aos Tribunais Federais.

Durante o processo vrias entidades solicitaram o ingresso na ao como amicus curiae, espcie de assistente que tem interesse no desfecho da ao. So elas a Confederao da Agricultura e Pecuria do Brasil CNA, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha STR, a Associao Nacional dos Importadores de Alho ANIA e o Sindicato do Comrcio Atacadista de Gneros Alimentcios no Estado de So Paulo SAGASP. Porm, em despacho proferido no final do ano de 2010, o Ministro Relator negou seguimento ao, fundamentado basicamente no amparo da suposta ausncia de especificao de todas as decises combatidas e ainda, que pelas informaes fornecidas pelos Tribunais verificou-se que a maioria das decises favorvel ao interesse da ANAPA. Entretanto, aps o corpo jurdico da associao ingressar com um recurso e alegar que foi especificado o contedo das decises, no sendo

necessrio especificar todas, mas somente sua natureza de agressora Constituio, e ainda que, em outros processos semelhantes tramitados no STF as aes foram julgadas, sem, contudo, ter os autores especificados todas as decises contrrias ao interesse a ser protegido, o Ministro Ayres Britto reconsiderou sua deciso, determinando regular prosseguimento da ao. O Ministro destacou que a Ao da ANAPA visa garantir o desenvolvimento nacional e o mercado interno do pas, sendo importante sua submisso ao plenrio, composto pelos onze ministros, para julgamento da ao. Ressaltou, ainda, que a ao est perfeitamente em ordem, no havendo vcios que impeam seu conhecimento. Em suma, a ao continua a tramitar normalmente, devendo em breve ser submetida ao Plenrio da

Corte Mxima para julgamento. O trmite da ADPF e seu posterior julgamento so de crucial importncia para o setor alheiro, pois a nica medida capaz de dar efetividade ao direito antidumping, que h muito vem sendo desprezado pelos importadores. Sabendo da importncia do seguimento da ao, haja vista que deciso contrria pode caracterizar um retrocesso sem precedentes para a cultura do alho, que est em um processo de retomada, tendo a efetividade do direito antidumping papel crucial nesse objetivo, a ANAPA acredita que os Ministros sero sensveis aos fatos e fundamentos jurdicos, para acabar, de uma vez por toda, com as inconstitucionalidades e arbitrariedades cometidas por alguns Juzes e Desembargadores da Justia Federal. A Associao Nacional dos Produtores de Alho, confiante na sua luta pela manuteno e sobrevivncia do setor, e defesa do produtor nacional, acredita que a Corte Mxima do pas far valer um direito conquistado de forma legtima.

SUBFATURAMENTo
Outra questo no menos assustadora e revelada pela ANAPA aos rgos competentes e aos meios de comunicao a prtica do subfaturamento adotado por alguns importadores. Informaes do conta de que o subfaturamento est sendo realizada em solo nacional com vistas a burlar o pagamento integral das taxas impostas importao da hortalia. Como funciona: ao desembaraar a mercadoria no Brasil o importador declara aos rgos brasileiros valor de importao inferior ao devido, com isso diminui os clculos para o pagamento de impostos. To danoso quanto o no pagamento da taxa antidumping o subfaturamento deve ser acompanhado e avaliado de forma rigorosa pelos rgos competentes. O dano continua, e o produtor de alho fica mais uma vez na esperana de que medidas sejam tomadas.

Cabe ANAPA, enquanto entidade de classe, informar ao governo como o setor vem se comportando. Porm, a fiscalizao e o controle do que se comercializa no mercado no de responsabilidade da mesma. por isso que o setor alheiro no pode ficar a merc de alternativas criadas a cada situao em que se tenta proteger o desenvolvimento agrcola do produto nacional.

o qUE DIz o SEToR BRASILEIRo


Certos de que hoje o setor alheiro no produz o suficiente para atender demanda nacional, que os produtores brasileiros no tm a inteno de impedir a importao do alho chins, mas sim, garantir que sua entrada seja regulada de tal forma que possibilite a concorrncia leal. A luta diria pela retomada de uma produo de alho expressiva, e para o efetivo reconhecimento de sua contribuio ao desenvolvimento agrcola brasileiro, contando assim com o estabelecimento de relaes respeitosas. Segundo Rafael Jorge Corsino, presidente da ANAPA, as obrigaes dos rgos de fiscalizao devem ser assumidas e essas responsabilidades quanto ao desenvolvimento do setor divididas se todas as taxas forem pagas, os valores declarados fiscalizados e as medidas cumpridas, o produtor brasileiro ir, com certeza, retomar seu espao novamente. Ns temos tecnologia, investimento e principalmente, qualidade, finaliza. Olir Schiavenin, vice-presidente da ANAPA e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha, defende o prosseguimento de

aes que vislumbrem uma alternativa para o setor, de vital importncia que a taxa antidumping seja mantida e regulamentada de forma eficaz. De uma deciso favorvel do poder judicirio que depende a manuteno e o futuro da cultura do alho no pas. Caso contrrio, a produo de alho ser inviabilizada e com isso milhares de pequenos agricultores sero expulsos do campo, pois sem essa medida de proteo impossvel concorrer com os produtores chineses. Olir complementa: os produtores esto fazendo a sua parte, ou seja, investindo em tecnologia, maquinrios e equipamentos para se tornarem competitivos, porm, cabe ao governo o papel de adotar medidas de proteo produo nacional, finaliza. O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) acompanha a luta do setor e apia as aes adotadas pela associao: Como um dos representantes da Frente Parlamentar da Agropecuria no Congresso Nacional, pude atuar de perto na luta dos produtores de alho, representados pela ANAPA, no combate s liminares judiciais que possibilitavam a importao sem o pagamento do direito antidumping. Acompanhei a ADPF desde o incio, pois sei da legitimidade e da justia dessa ao, afirma. Colatto destaca ainda a importncia de uma deciso favorvel por parte do Plenrio do STF. Somente em trs anos, o valor do antidumping incidente sobre o alho chins supera os US$ 140 milhes. Assim, sem essa sobretaxa,

nosso produtor jamais conseguir competir lealmente com o importador do alho chins, alm de gerar perda de receita aos cofres pblicos, diz o deputado. Ainda segundo o deputado, com a organizao poltica e econmica do setor alheiro, tenho a plena convico que nosso produtor vai conseguir competir com qualquer produto importado, reconquistando a hegemonia do setor, conclui Colatto. O cenrio atual da cultura do alho necessita urgentemente ser modificado, reitera Rafael Corsino, precisamos de medidas energticas para evitar a concorrncia desleal imposta ao produtor brasileiro. Apostamos numa deliberao favorvel ao nosso setor produtivo e direcionamos todos nossos esforos nesta ao e na crena de que o Poder Judicirio vai tornar nossos direitos conquistados em medidas eficazes, diz.

PANoRAMA Do ALho
Ernesto Sadami Ivasaki Agricultor Pioneiro do dumping no Brasil
A aplicao de antidumping sobre as importaes de alho da China foi um dos primeiros antecedentes nos casos de defesa comercial de produo agrcola no Brasil juntamente com as importaes de pssegos da Grcia e coco da Malsia. Nesta ocasio, nem um dos requerentes, nem o prprio departamento de comrcio exterior, tinha muita experincia no assunto. A minha participao no processo foi pessoal e individual, subsidiado pela assessoria do secretrio do antigo proprietrio da indstria Arisco, que tinha interesse na defesa do produto industrializado nacional. O ponto de partida foi o acesso que este senhor teve s cpias do processo de antidumping sobre o alho chins nos Estados Unidos, que tiveram xito, impondo uma altssima tarifa compensatria sobre o produto importado. Sendo assim, comeou minha peregrinao pelo Ministrio da Indstria e Comrcio Exterior, Cmara e Senado Federal e Associao de Produtores de Alho de vrios estados, levantados das cinzas na poca, sendo alguns deles at mesmo criado na ocasio em face da urgncia que a situao exigia diante das dificuldades extremas em que se encontravam os produtores de alho nacional. Este trabalho contou com a assessoria e levantamento de dados de funcionrios do Ministrio da Agricultura e principalmente com a boa disposio da diretora do DECOM que reconheceu a legitimidade da petio apesar de estar sendo conduzida por um mero produtor ao invs de profissionais da rea jurdica. Uma das avaliaes que eu fao sobre os efeitos da importao macia que alguns danos tiveram efeitos irreversveis. Por qu? Um dos principais aspectos de nossas reivindicaes era justamente o dano social provocado, em especial na regio Sul. Danos sociais no s pelo volume da mo de obra afetado, mas em especial pela caracterstica do setor produtivo, composta por muitos produtores pequenos respondendo por um grande volume de produo. Muitos tiveram prejuzos irreversveis que os impediram de retornar atividade. A compensao pelo esforo chegou em 1995 com o reconhecimento do DECOM pelos direitos compensatrios da produo nacional. Mas a bonana no chegou para os produtores. Atrs do direito antidumping, foi criada uma indstria de liminares que se tornou um novo pesadelo do produtor, e perdura at a poca atual. E esta questo das liminares impetradas por importadores se resume no seguinte ponto: vontade poltica. Enquanto o governo no tomar conscincia das consequncias de suas polticas comercias e seus efeitos socias sobre a atividade agrcola, o produtor estar merc de seus prprios esforos dentro do contexto de globalizao. Porm, nos ltimos anos, vi florescer uma nova etapa na produo do alho. Produtores e empresrios, altamente capacitados, investindo pesadamente na tecnologia e manuteno de produo, obtendo produtividade e qualidade que hoje, os colocam entre os melhores do mundo. Esta condio viabilizou o nvel de profissionalizao a que se chegou a cultura de alho. Para quem viveu maravilhado com a produo de 10 ton/ha e v hoje campos de produo atingindo de 20 a 22 ton/ha, um colrio para os olhos. Por este prisma, no haver alho chins, liminares judiciais e apatias de governo para fazer frente aos produtores nacionais, um tapa na cara. Com eficincia, unio da classe produtora e paixo, o produtor brasileiro hoje pode fazer frente a qualquer produo de alho no mundo. Paixo, como bem dizia um amigo meu:

Alho uma paixo que acaba em um casamento composto de amor e dio.

36

NossoAlho | Maro de 2011

Artigo

ALho

Previses para safra 2011/12


crdito: Marco Antnio Lucini

O Brasil um grande consumidor de alho in natura e em 2010 foram necessrias duzentas e quarenta mil toneladas para o abastecimento. A oferta mensal foi de vinte mil toneladas ou dois milhes de caixas de 10 quilos, como a forma de comercializao desse bulbo.

Por Marco Antnio Lucini

caixas importadas e com 8,69 milhes de caixas de alho nacional. O alho brasileiro responsvel por apenas 36% do consumo. Nas importaes de 2010 a China foi o principal fornecedor com 9,72 milhes de caixas e a Argentina o segundo, com 5,40 milhes. A oferta do bulbo nacional dominada pelo alho vernalizado produzido na regio do Cerrado com 75% do volume total. O restante produzido na regio Sul, na Serra Gacha e no Planalto de Santa Catarina. O consumo per capita nacional de 1,25 Kg/ano. Para o abastecimento dirio do povo brasileiro necessria a produo mdia de 60 hectares de alho. A cada ano o consumo de alho no pas tem aumentado, acompanhando o crescimento econmico, como mostram os nmeros da produo nacional e das importaes.

O abastecimento no Brasil em 2010 foi com 15,31 milhes de

Marco Antnio Lucini Engenheiro Agrnomo, Pesquisador da Epagri - Santa Catarina marcolucini@gmail.com

O cenrio previsto at agosto/2011 extremamente otimista, principalmente a partir de meados de maro. Nos meses de janeiro e fevereiro de cada ano, devido a oferta de alho de vrias origens, comum uma pequena queda nos preos mdios praticados. Nesse perodo no mercado nacional h alho nobre vernalizado remanescente do Cerrado, do Sul, da Argentina e da China.

38

NossoAlho | Maro de 2011

A previso otimista at agosto de 2011 tendo em vista os preos FOB praticados tanto pela China como pela Argentina que detm 64% do mercado e balizam o preo no nosso mercado interno. Os preos mdios praticados pela China giram em torno de US$ 22,00 a 24,00 por caixa/FOB e em Mendoza o alho argentino, semente chinesa varia de US$ 28,00 a 35,00/caixa. Com esses preos FOB o custo para o importador de alho beira os R$ 70,00/caixa e impulsiona o alho nacional para cima. A partir de abril a Argentina exporta com fora o alho nobre roxo para o Brasil e o preo dessa variedade sempre maior daquele praticado na semente chinesa. At julho de 2011 o alho chins que entrar no Brasil o que foi colhido em maio de 2010 e foi armazenado em cmaras frias. Como o preo FOB/ China est alto esse alho continuar chegando caro ao importador at agosto de 2011 quando entra no Brasil a nova safra. A partir de agosto de 2011 podemos prever trs cenrios de otimista a pessimista levando em conta os aumentos de reas de cultivo de alho no mundo, o consumo internacional, o cmbio, a instabilidade climtica entre outros. O cenrio pessimista para os produtores nacionais de alho, a partir de agosto, indica uma super-safra chinesa e argentina, com aumento de oferta de alho de qualidade; consumo interno da China estagnado assim como no resto do mundo. Nesse caso o preo mdio FOB/China por caixa ficaria na casa dos US$ 8,00 e da Argentina a US$ 15,00. Essa opo uma situao preocupante para a produo nacional, pois esse alho chegaria ao custo de R$ 30,00 - 34,00/caixa.

O cenrio mdio mostra uma oferta de alho chins e argentino levemente superior a de 2010/11, mesmo com aumento nas reas de cultivo. Durante o ciclo do alho, em algumas regies haver quebra na produo devido a problemas climticos. O consumo interno chins e mundial estvel; a demanda normal e o preo mdio da venda FOB/ China de US$ 12,00/caixa e da Argentina de US$ 22,00, com um custo CIF para o importador de R$ 45,00/caixa. Nesse cenrio, a situao do produtor brasileiro ser de normalidade. O cenrio otimista indica uma quebra na produo chinesa, causada por seca, e a oferta de alho oriental no perodo de agosto de 2011 a julho de 2012 ser similar a safra anterior; a oferta de alhos argentinos ser dentro da mdia histrica de 5,5 milhes de caixa/ano. Alm disso, o consumo interno chins aumentar de acordo com o crescimento econmico daquele pas. A demanda internacional pelo alho chins ser grande podendo haver falta do bulbo no mercado e que no poder ser suprido pelo argentino uma vez que no possui oferta para tal. Nesse caso o preo FOB/China permanecer na faixa dos US$ 22,00 a 24,00 e o Argentino na faixa dos US$ 35,00 e o custo CIF para o importador na casa dos R$ 70,00/caixa. Na realidade, a partir de agosto, o mercado nacional estar nas mos dos chineses, j que dominam 42% do mesmo. A expectativa em relao ao preo FOB que iniciar a venda da safra nova. A Argentina, nosso segundo fornecedor de alho tem acompanhado o preo praticado pelos chineses. Durante muitos anos a China aplicou dumping no Brasil vendendo alho de US$ 3,00 a 5,00 por caixa. Aos poucos foram subindo os preos e os valores praticados na safra de 2010/11 foram maiores

40

NossoAlho | Maro de 2011

que vinte dlares por caixa. Mesmo aumentando os preos de venda, o mercado internacional continuou comprador e a pergunta que se faz : podero os chineses vender alho barato novamente? Um cenrio possvel, mas pouco provvel em minha opinio uma safra cheia em todo mundo, sem nenhum problema climtico, com sobra de oferta de alho quer na China quer na Argentina, nossos principais fornecedores. Com esse excesso de oferta aliado ao aumento da produo nacional, os alhos importados chegaro de custo no pas a R$ 30,00 - 34,00/caixa empatando com o custo de produo mdio nacional. Nesse caso, mesmo baixando o preo do alho nacional o mercado ficar frio e o consumo permanecer estvel, pois apesar do preo baixo no h aumento de consumo. Como possvel algum desses cenrios ruins, sugerimos prudncia por parte dos produtores nacionais, evitando aumentos nas reas de cultivo sem ter estrutura adequada assim como no realizar investimentos desnecessrios para pagamento na safra do alho.

A competitividade do alho nacional depende no s da produtividade, do custo de produo, da qualidade produzida que depende fundamentalmente do tamanho e sanidade do alho semente cultivado em rea nova, mas da organizao da comercializao com padro dentro das exigncias do mercado e do efetivo pagamento da taxa de antidumping e demais impostos no alho chins e argentino. O alho uma cultura geradora de empregos e deveria ser considerada de segurana nacional como fazem nossos concorrentes. O custo de produo alto, sendo difcil de produzir. Por isso e por ser tempero/condimento deveria sempre ser comercializado a preos remuneradores. As ltimas duas safras foram muito boas para os produtores de alho em todo em pas e esse perodo dever se estender at agosto de 2011. A partir da estaremos nas mos dos chineses e argentinos que balizam o preo no mercado nacional. Como estamos em perodo de vacas gordas importante que o produtor tenha o hbito da poupana, pois poderemos passar por perodos com muita oferta de alho e preos inferiores aos praticados hoje.

Artigo

Sistema de produo de alho-semente livre de vrus

para pequenas propriedades


Por Francisco Vilela Resende
Reviso | Marcos Renato de A. S. Esteves, Assessor de imprensa

Os produtores de alho no Brasil podem ser divididos em duas categorias: a primeira so aqueles que utilizam cultivares de alho nobre roxo, que produzem bulbos de alto valor comercial e com nmero menor de dentes. A segunda so os produtores de alho comum, tambm chamado de tropical ou semi-nobre, que possuem cultivares mais rsticas, que produzem bulbos de formato e aparncia menos atrativa para o consumidor.
distribudos por vrias regies do pas. A maioria desses produtores utilizam alho-semente de suas prprias lavouras comerciais, muitos selecionam os bulbos e dentes pequenos, que so imprestveis para comercializao, para formar a lavoura do ano seguinte. Desta forma, as lavouras desses produtores tm-se apresentado com alto grau de perdas de rendimento ocasionadas por deficincias nutricionais, pragas e principalmente infeces virais. A degenerescncia se deve propagao exclusivamente vegetativa do alho, que em cultivos sucessivos, tende a perpetuar e agravar as viroses, principal agente indutor desta anormalidade. A degenerescncia tem como principais consequncias a reduo gradual da produo e a perda da qualidade e da capacidade de conservao do alho no armazenamento.

Esta ltima categoria formada por pequenos produtores familiares

Francisco Vilela Resende Graduao em Engenharia Agronmica, mestrado e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras, desenvolveu as teses de mestrado e doutorado com avaliao agronmica de alho-semente livre de vrus. Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa Hortalias), com nfase em Fitotecnia de Hortalias, atuando principalmente com a cultura do alho. fresende@cnph.embrapa.br

NossoAlho | Maro de 2011

43

Os vrus so transmitidos e disseminados em lavouras de alho por pulges e caros. A planta uma vez infectada, passa a multiplicar o vrus no bulbo ao longo dos anos, tornando-se uma fonte de infeco permanente. Desde 1993, a Embrapa, atravs de seu centro de pesquisa de hortalias, em conjunto com a Universidade de Braslia e outros parceiros desenvolve um programa para erradicao de vrus de algumas cultivares de alho. Os primeiros materiais obtidos foram das cultivares Amarante e Cateto Roxo, de alho comum ou semi-nobre, que foram utilizadas ao longo de 10 anos em diversos estudos visando o desenvolvimento de um prottipo de um sistema multiplicao alho-semente livre de vrus a ser mantido pelos prprios produtores, e a partir da o estabelecimento de programas regionais de produo de alho-semente de alta qualidade fisiolgica e sanitria. O processo de obteno de alho livre de vrus demorado, trabalhoso e oneroso. Comea por um tratamento de termoterapia, onde os bulbilhos so colocados em estufa uma temperatura de 37C por 40 dias, permitindo a eliminao de uma parte dos vrus presentes nos bulbilhos ou dentes do alho. A eliminao total das partculas virais conseguida atravs do cultivo in vitro de pices caulinares, que so pequenas pores da regio de crescimento dos dentes de alho onde o vrus no consegue se multiplicar. Os microbulbos obtidos in vitro so plantados e mantidos em casas de vegetao sob condies ambientais controladas durante trs anos. Em todos estes anos, amostras de folhas de cada planta so coletadas para indexao, que so testes especficos para determinar se os vrus foram totalmente

eliminados. Depois de trs anos de testes, se ainda forem detectadas plantas com presena de vrus, estas so eliminadas do processo de multiplicao. Os bulbos comprovadamente livre de vrus passam a ser multiplicados em canteiros suspensos com substratos esterilizados dentro de telados prova de pulges e com absoluto controle fitossanitrio. Desta forma so gerados estoques bsicos de alho-semente livres de vrus que sero posteriormente transferidos aos produtores. A produo de plantas livres de vrus foi, sem dvida, um grande avano tecnolgico para a cultura do alho, possibilitando a reverso da degenerescncia causada pela infeco viral. O aproveitamento de todo potencial desta tecnologia pelos produtores exigiu a elaborao de um programa de manuteno de qualidade do alho-semente adequado realidade das propriedades rurais brasileiras. No basta apenas transferir bulbilhos livres de vrus para os produtores, preciso garantir o acesso contnuo a um estoque permanente de alho-semente livre de vrus, do contrrio, o produtor manter uma dependncia permanente de instituies e laboratrios que mantm estoques de plantas de alho livre de vrus . Assim, ao longo dos ltimos anos foram estudados mecanismos para transferir aos produtores comerciais de alho, estoques de bulbilhos livres de vrus e manter, nas propriedades, a qualidade fitossanitria e fisiolgica com as quais as plantas saram dos laboratrios. A Embrapa Hortalias (Braslia-DF) desenvolveu um sistema de multiplicao de alho-semente em que um estoque inicial de bulbilhos livres de vrus fornecido ao produtor e mantido por tempo in-

determinado em um pequeno telado instalado na propriedade, gerenciado pelo prprio produtor. O sistema se baseia na construo de pequenos telados de aproximadamente 18 m2 de rea total, com capacidade para 2.000 bulbilhos. O alho colhido no telado novamente plantado no telado e numa rea de 100 m2 em campo aberto, o material colhido na rea de 100 m2 plantado em uma rea de 1.000 m2 e o material colhido na rea de 1.000 m2 ento usado para plantio de uma rea comercial de at 10.000 m2 (cerca de 400.000 bulbilhos). O telado construdo com tela antiafdeos, que evita a entrada de pragas, especialmente dos vetores de vrus, permitindo que o produtor mantenha indefinidamente a qualidade do alho-semente. Esses telados tm custo aproximado entre R$ 800,00 a R$ 1.000,00 reais para o produtor e a Embrapa fornece o alho-semente livre de vrus para o incio do sistema. O alho-semente obtido nos telados multiplicado sucessivamente, por duas geraes at que se obtenha material suficiente para plantio de um hectare de alho com fins comerciais, conforme esquema da Figura 1. Dessa forma, ao final de trs anos, o produtor obter um fluxo contnuo e autossuficiente de produo de alho-semente de alta qualidade para manuteno da sua lavoura comercial.
Figura 1. Esquema do sistema de multiplicao de alho-semente livre de vrus desenvolvido pela Embrapa hortalias para pequenas propriedades.

Uma vantagem adicional que esse sistema de multiplicao induz o produtor de alho comum a separar a produo de alho-semente do alho comercial, o que no ocorre normalmente. Assim, este agricultor dever destinar uma rea de aproximadamente 1.500 m2 exclusivamente para a produo de alho-semente, necessria para plantio de um hectare de alho comercial. As reas de produo de alho-semente livre de vrus devem ser mantidas, preferencialmente, separadas das reas de produo comercial. A partir de estudos realizados pela Embrapa Hortalias com a disperso de insetos vetores de vrus, definiu-se que uma distncia mnima de 50 m de isolamento de lavouras comerciais minimiza a reinfeco natural do alho nas reas fora do telado. Uma segunda opo poder ser utilizada quando o agricultor no dispuser de rea suficiente para plantio separado (Figura 2). Neste caso, uma parte da rea comercial deve ser separada exclusivamente para produo de alho-semente e os nveis de reinfeco sero reduzidos gradativamente ao longo dos anos, quando a rea comercial estiver sendo cultivada somente com alho-semente proveniente do telado.
Figura 2. opes de formas de introduo do sistema de multiplicao de alho-semente livre de vrus em lavouras comerciais. Sugesto para lavouras comerciais de at um hectare.

1a opo
Alho-Semente 150m2

Lavoura Comercial 10.000 m2

50m

2a opo Lavoura Comercial 10.000 m2


Alho-Semente 150m2

NossoAlho | Maro de 2011

45

Figura 3. Telado e campos de multiplicao de alho-semente livre de vrus, isolado da lavoura comercial (ao fundo) na propriedade do Sr. hilton Aparecido Pereira em Francisco S/MG.

Crdito: Jos Luis Pereira/Embrapa Hortalias

Figura 4. Sistema de multiplicao de alho-semente livre de vrus em implantao em 2004, dentro da lavoura comercial, na propriedade do Sr. Jos Borges de Brito em Cristpolis/BA mostrando o telado, os campos de produo de primeiro (100 m2) e segundo ano (1000 m2) e o campo comercial ainda com alho infectado.

O projeto foi originalmente concebido para atender reas de at um hectare, uma vez que no incio o programa do Embrapa possua apenas as cultivares Amarante e Cateto Roxo que so bastante usadas por pequenos produtores. O sistema foi testado inicialmente em Cristpolis, no oeste da Bahia, e posteriormente em Francisco S, no norte de Minas Gerais, e j esta sendo adotado por todas as principais regies produtoras de alho comum da Bahia. O sistema est sendo remodelado e redimensionado para uso em grandes reas e j comeou a ser validado por produtores de alho nobre da Bahia e Distrito Federal. Neste caso, esto sendo utilizados telados de 180 m2, gerando uma rea de 1000 m2 na primeira multiplicao em campo e 1 ha na segunda multiplicao, resultando numa rea comercial de 10 ha (Figura 3). Estuda-se aumentar a rea do telado para 360m2, produzindo alho-semente para plantar de 20 a 30 ha de lavoura comercial.

Crdito: Francisco Vilela Resende/Embrapa Hortalias

46

NossoAlho | Maro de 2011

Crdito: Werito Fernades de Melo/Embrapa Hortalias

Entretanto, em casos de reas comerciais maiores prefervel construir vrios mdulos isolados de 360 m2 ao invs de aumentar a rea do telado. Esta precauo diminui o risco de contaminao do alho-semente tanto por vrus quanto por outras doenas e insetos-praga, aumentando a segurana e o controle do processo de multiplicao.
Figura 5. Estrutura para multiplicao de alho-semente livre de vrus para grandes reas comerciais, a partir de um telado de 180 m2, em avaliao na Bahia.

O sistema de multiplicao de alho-semente livre de vrus proposto pela Embrapa Hortalias foi introduzida inicialmente na regio de Cristplis/ Cotegipe com apoio da prefeitura municipal de Cristpolis e Sebrae/BA e acompanhamento tcnico da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrcola, a EBDA. Cristpolis possui uma populao aproximada de 13.000 habitantes, sendo a agricultura a base da economia do municpio. A cultura do alho a principal atividade agrcola, respondendo por mais de 50% da economia do municpio por 10% da produo total de alho da Bahia. Atualmente, segundo estimativas da EBDA, o alho cultivado por cerca de 108 famlias em Cristpolis e Cotegipe em uma rea 170 ha. Esta cul-

tura tem sido de grande importncia econmica e social para esta regio ao longo dos ltimos 40 anos. Toda a produo do municpio destinada aos mercados das regies Nordeste e Norte do Pas. Os produtores da regio utilizam a cultivar Cateto Roxo, que vinha sendo utilizada h muitos anos e j se apresentava com elevado grau de degenerescncia. Boa parte do refugo da produo, que no se conseguia vender, acabava sendo utilizado como semente para plantio da safra seguinte, o que agravava ainda mais o quadro fitossanitrio, levando a cultura a se tornar praticamente insustentvel na regio.

NossoAlho | Maro de 2011

47

Em 2002, foram implantadas unidades de demonstrao com alho-semente livre de vrus da mesma cultivar utilizada na regio, ainda em campo aberto, para que os produtores locais pudessem avaliar o potencial da tecnologia. A produtividade destas unidades variou de 7,0 a 11,7 t/ha, enquanto a mdia do municpio, segundo o IBGE, foi de 4,5 t/ha naquele ano. As unidades demonstrativas foram estratgicas para convencer alguns produtores da viabilidade de produo prpria de alho-semente livre de vrus atravs de telados instalados nas suas propriedades. Em 2003, foram implantadas cinco unidades de produo de alho-semente a partir de material livre de vrus com produtores indicados pelas lideranas locais. Em funo da disponibilidade de alho-semente foi possvel avanar o sistema em um ano. Desta forma, em todas as unidades foram implantados alm do telado (18 m2) a primeira rea de multiplicao em campo (100 m2). Das cinco unidades implantadas, em trs foram completados os campos de produo de alho-semente j em 2004, com o telado e reas externas de

100 m2 (ALV1) e 1000 m2(ALV2). Estas unidades foram avaliadas comparativamente com as lavouras comerciais dos produtores ainda utilizando alho-semente comum (AC) (Tabela 1). Os resultados foram significativos, o desempenho agronmico e a qualidade dos bulbos produzidos nas reas cultivadas, a partir de alho-semente livre de vrus foram bastante superiores ao alho em uso pelo produtor. A produtividade de algumas das unidades chegou a 12 t/ha, ultrapassando inclusive a produtividade mdia brasileira apresentada pelo IBGE, que se situou 8,13 t/ha, no ano de 2004. Havia vrios anos que a produtividade mdia da regio de Cristpolis estava abaixo da mdia nacional. Os produtores puderam constatar outros aspectos importantes como a capacidade de sobrevivncia das plantas livres de vrus. Observou-se que estande final nas lavouras implantadas a partir destes materiais foi de 20% a 30% superior ao das lavouras que utilizavam o alho-semente local (Tabela 1). importante ressaltar que nestes primeiros anos aps a introduo do alho livre de vrus, essa evoluo foi conseguida sem qualquer interferncia no

48

NossoAlho | Maro de 2011

sistema de produo local, que se mostrava bastante deficiente em vrios aspectos naquela poca. Ainda mais importante que o aumento da produtividade, o uso de semente livre de vrus permitiu um aumento expressivo na qualidade do alho produzido na regio de Cristpolis. A porcentagem de bulbos no comerciais ou refugos variava de 10% a

40% nas lavouras daquela regio e foi reduzida, em alguns casos, para patamares inferiores a 3%, aps a introduo do alho livre de vrus. Dimetro das Classes: 07(>56 mm), 06 (47 a 56 mm), 05(42 a 47 mm), 04(37 a 42 mm), 03(32 a 37 mm), refugo(<32 mm).

Tabela 1. Produo e classificao de dimetro de alho do produtor (AC) e oriundos de alho-semente livres de vrus (ALV) em 1 e 2 exposio ao campo nas unidades de validao (UV) de Cristpolis BA, 2004.

ADUBOS - SEMENTES - DEFENSIVOS


Distribuidor e representante das marcas:

Bayer Monsanto

Dekalb Serrana Fertilizantes

Aminoagro Milnia

FMC Wolf Seeds

H 16 anos levando tecnologia ao homem do campo.


Agora em novo endereo: SAAN Qd. 01 Lote 380/390

A partir da safra de 2004, foi implementado um programa de capacitao e distribuio de alho-semente livre de vrus, atravs de uma ao conjunta da prefeitura municipal de Cristpolis, EBDA e Embrapa Hortalias. Por meio do estabelecimento de um banco de sementes foi possvel transferir alho-semente livre de vrus das unidades multiplicao para os demais produtores da regio, incluindo tambm o municpio de Cotegipe. Ao mesmo tempo foram realizadas aes para capacitar os produtores para uso do alho-semente livre de vrus e melhorar o sistema de produo. Nas aes de capacitao foram realizados cursos, palestras e dias de campo enfatizando a necessidade de introduzir melhoramentos no sistema de produo que permitissem explorar todo o potencial do alho-semente livre de vrus. Neste sentido, informaes geradas pela pesquisa acerca do desempenho agronmico das plantas livres de vrus como, maior crescimento e vigor vegetativo (Figura 6), capacidade de emergncia dos bulbilhos, alongamento do ciclo cultural de algumas cultivares foram transmitidas aos agricultores visando implementar mudanas no dimensionamento dos espaamentos de plantio e aumentar o rigor nas medidas de controle fitossanitrio em relao ao manejo que se utilizava para o alho na regio.
Figura 6. Evoluo da altura da planta ao longo do ciclo de um clone de alho da cultivar Gigante Roxo obtido por cultivo de pices caulinares em relao mesma cultivar mantida em propagao convencional em condies de campo. UFLA, Lavras MG, 1999.

Igualmente importante o conhecimento dos nveis de extrao de nutrientes pelo alho multiplicado a partir de alho-semente livre de vrus. Esta informao fundamental para tcnicos e produtores para ajuste do manejo e da adubao da cultura, uma vez que o potencial de desenvolvimento e produo deste tipo de alho tem se mostrado diretamente proporcionais ao aumento dos nveis de fertilizao da cultura. O vigor vegetativo e a produtividade elevados e o ciclo mais longo das plantas obtidas por pices caulinares e/ou livre de vrus resulta, consequentemente, em maior exigncia em nutrientes. Portanto, essas plantas necessitam de cuidados especficos e de maior ateno com a adubao, tanto em termos de quantidade aplicada quanto do parcelamento ao longo do ciclo da cultura. Com isto, as adubaes devero ser reavaliadas e redimensionadas em cultivos comerciais de alho oriundo de plantas livres de vrus, uma vez que todos os nutrientes sero exigidos em maiores quantidades por estas plantas em condies de campo (Tabela 2).

50

NossoAlho | Maro de 2011

Tabela 2. Nveis e diferenas percentuais de absoro de macro e micronutrientes por plantas de alho oriundas de propagao in vitro por pices caulinares e de bulbilhos em condies de campo. Lavras MG, 1995.

O estudo apresentado na Tabela 2 foi feito na Universidade Federal de Lavras, em condies normais de cultivo em campo, com uma cultivar de alho comum, utilizando uma populao de 350.000 plantas por hectare. As produtividades dos clones oriundos de multiplicao por pices caulinares e de propagao convencional por bulbilhos, foram 16,33 t/ha e 8,17 t/ha, respectivamente.

A extrao de nutrientes do clone mantido por multiplicao por bulbilhos em campo seguiu a seguinte ordem decrescente: N>K>Ca>S>P>Mg. Em plantas provenientes de cultura de pices caulinares ocorreu um inverso entre N e K, sendo este ltimo o nutriente mais exigido. O impacto do programa de incentivo ao uso de alho-semente livre de vrus e ajuste do sistema de produo foi sentido ao longo dos ltimos com a produtividade mdia da regio. Segundo o IBGE saltando de cerca 4,5 t/ha no inicio da dcada para 10,0 t/ha, em 2009 (Figura 4). Da mesma forma, os indicadores de renda do municpio, com o alho, evoluram de R$700.000,00, em 2004, para cerca de R$2.000.000,00, em 2009 (IBGE, 2010). O preo mdio recebido pelos produtores de Cristpolis/Cotegipe esteve ao longo de quase toda a dcada de 2000 na faixa de R$1,00/ kg, bastante inferior ao da mdia do produtor baiano e nacional. Entretanto, nos ltimos dois anos ultrapassou a faixa da Bahia e do Brasil, ficando superior a R$4,00/kg.
Figura 7. Evoluo da produtividade, aumento da renda e do preo pago pelo quilo de alho na regio de Cristpolis/BA com a introduo do alho-semente livre de vrus.

52

NossoAlho | Maro de 2011

Figura 8. Propriedade do Sr. Jos Borges de Brito em Cristpolis/BA, em 2010, mostrando uma lavoura comercial implantada a partir de alho-semente livre de vrus com os telados ao fundo.

Crdito: Francisco Vilela Resende/Embrapa Hortalias

Figura 9. o produtor Jos Borges de Brito (esquerda) e o tcnico da Embrapa hortalias Werito Melo com rstias de bulbos obtidas a partir de alho-semente livre de vrus em Cristpolis/BA.

| ELABoRAo | Equipe do alho Embrapa hortalias * Andre Nepomuceno Dusi, Virologia * Edson Guiducci Filho, Sociologia Rural * Fernanda Rausch Fernandes, Virologia * Francisco Vilela Resende, Fitotecnia * Nivaldo Aparecido de oliveira, Assistente de campo * Werito Fernandes de Melo, Transferncia de tecnologia

Maro
Prestao de contas da ANAPA So Gotardo . MG

Junho
Prestao de contas da ANAPA Cristalina . GO 18a Hortitec Holambra . SP

Agosto
Semana de divulgao do Alho Roxo Brasileiro Goinia . GO

Setembro
Visita tcnica Europa . Semana de divulgao do Alho Roxo Brasileiro Braslia . DF

Outubro
Semana de divulgao do Alho Roxo Brasileiro So Paulo . SP

Novembro
Assembleia Geral Ordinria Eleio de nova diretoria Frei Rogrio . SC

Leitura Recomendada

Quer transformar con hecimento em bons frutos?

Faa os cursos gratuitos distncia do EaD SENAR.


Acesse www.canaldoprodutor .com e conhea todos os bene .br/eadsenar fcios para balhador e produtor rura o tral.

Voc no campo do conhecimento.

56

NossoAlho | Maro de 2011

Receita

Tomate com alho


s 2 tomate de alho 6 dentes osto Azeite a g o Sal a gost

t Ingredien

es

Corte os toma tes ao meio e retire as seme ntes. Pique o alho. Coloque dentr o do tomate o azeite e o alh o picado. Enrole o toma te em papel alu mnio. Leve ao forno em fogo mdio por aproximadam ente 25 minu tos. Tire o papel a lumnio e sirv a.

Modo de pre pa

ro

58

NossoAlho | Maro de 2011

You might also like