You are on page 1of 4

Sucesso Escolar nos Meios Populares - Bernard Lahire

Escrito por Ana Carolina Christovo WED, 28 de Maio de 2008 13:56 - ltima atualizao THU, 29 de Maio de 2008 16:33

Resenha:

Sucesso Escolar nos Meios Populares de Bernard Lahire

Por Ana Carolina Christovo - sociloga, especialista e mestranda em planejamento urbano e regional pelo IPPUR/UFRJ

Partindo do pressuposto de que as dimenses que influenciam os desempenhos escolares de crianas e adolescentes estariam relacionadas no apenas escola e famlia, mas tambm ao bairro ou vizinhana, enquanto espaos de socializao informais, o Observatrio Educao e Cidade desenvolve uma pesquisa, desde o ano de 2004, em escolas de diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro. A hiptese principal de que a vizinhana importa.

Neste apontamento buscaremos fazer uso dos argumentos de Bernard Lahire, que destaca a relao entre escola e famlia no processo de escolarizao, para chamar ateno para o papel do bairro neste mesmo processo. O bairro assim como a famlia tambm deve ser percebido como um espao moral complementar ao da escola, que pode favorecer ou dificultar o sucesso escolar.

Bernard Lahire, em seu livro Sucesso Escolar nos Meios Populares as razes do improvvel (2004), se coloca o desafio de explicar as boas situaes escolares de crianas cujas famlias so desprovidas de recursos que poderiam facilitar tal situao. (No desprezando que a situao contrria, a de famlias providas de recursos com filhos que enfrentam dificuldades escolares, pode tambm ocorrer). Para isso ele parte da suposio de que haveria diferenas secundrias entre as famlias de meios populares que poderiam explicar a alternncia entre sucesso e fracasso escolar mesmo em situaes to prximas.

O livro traa alguns perfis familiares a partir das entrevistas de 26 famlias, alm das notas etnogrficas de tais entrevistas, assim como materiais recolhidos no ambiente escolar: fichas dos alunos, cadernos de avaliao, entrevistas com alunos,

1/4

Sucesso Escolar nos Meios Populares - Bernard Lahire


Escrito por Ana Carolina Christovo WED, 28 de Maio de 2008 13:56 - ltima atualizao THU, 29 de Maio de 2008 16:33

professores e diretores.

Os esquemas comportamentais, cognitivos e de avaliao das crianas so constitudos a partir das relaes com as pessoas que esto constantemente a sua volta, o que caso de suas famlias. Ou seja, os traos que vemos como individuais so na realidade formados atravs das relaes entre a criana e o mundo que a cerca, atravs de sua socializao com este mundo desde a sua primeira infncia. Inspirado em Norbert Elias, o autor afirma que para entender as condies de existncia de uma pessoa necessrio antes compreender suas condies de coexistncia. Os indivduos internalizariam aspectos de sua vivncia como propriedades, capitais ou recursos e ento construiriam a sua relao com o mundo. Da a pluralidade de formas individuais de sentir e viver.

Baseado nesta concepo, Lahire acredita que para compreender comportamentos e resultados escolares imprescindvel reconstruir a rede de relaes familiares da criana em questo. Ele aponta como grande causa para os fracassos escolares a solido dos alunos, ou a falta de estmulos familiares em relao ao seu universo escolar. As dificuldades que algumas crianas encontram na escola so enfrentadas por elas de modo solitrio mesmo quando retornam s suas casas e s suas famlias.

Portanto, a famlia e a escola constituiriam redes que se complementam ou no e de acordo com isto geram situaes de fracasso ou sucesso escolar. As cinco configuraes familiares que mais importam nesta relao com a escola seriam: as formas familiares da cultura escrita, as condies e disposies econmicas, a ordem moral domstica, as formas de autoridade familiar e as formas familiares de investimento pedaggico.

A primeira, as formas familiares de cultura escrita, de extrema relevncia por duas razes divergentes: pela valorizao na escola da cultura escrita e pela relao peculiar que as famlias de meios populares costumam manter com esta forma de cultura. O hbito e a familiaridade com a leitura podem favorecer o sucesso escolar; quando a criana desenvolve este comportamento no seio familiar ela passa a dispor de mais recursos ao adentrar o universo da escola. Inversamente, quando no h compatibilidade entre a cultura experimentada pela famlia e a cultura valorizada pela escola, a criana poder encontrar dificuldades em se adaptar cultura escolar.

2/4

Sucesso Escolar nos Meios Populares - Bernard Lahire


Escrito por Ana Carolina Christovo WED, 28 de Maio de 2008 13:56 - ltima atualizao THU, 29 de Maio de 2008 16:33

As condies e disposies econmicas so necessrias para possibilitar que se constitua uma cultura escrita familiar, entre outros comportamentos. A falta de estabilidade ou a insegurana econmica geram situaes que podem prejudicar o desenvolvimento de determinados hbitos e atitudes como uma ordem moral domstica, por exemplo.

A ordem moral domstica pode direcionar um comportamento infantil positivo em relaes escola. Noes de bom comportamento, respeito s regras, esforo e perseverana so aspectos desenvolvidos na famlia que acabam auxiliando uma boa escolarizao. Assim, a estrutura cognitiva que desenvolvido junto famlia pode estar de acordo com aquela que requerida pela escola.

As formas de autoridade familiar so importantes, pois a escola primria repleta de regras que exigem de seus alunos noes de disciplinas que para uma melhor assimilao devem ser tambm vivenciadas fora da escola. Regimes disciplinares opostos vividos na famlia e na escola podem acarretar dificuldades aos alunos.

Por ltimo, as formas familiares de investimento pedaggico que geralmente so positivas podem se converter em problemas para as crianas, mesmo nos meios populares. Isto ocorre quando a escolarizao se torna uma obsesso familiar que gera enorme presso sobre a criana e caba sendo prejudicial a ela.

O trabalho de Lahire desperta em ns, do Observatrio Educao e Cidade, que investigamos o efeito da vizinhana, do bairro ou do local de moradia dos alunos sobre o seu desempenho escolar, uma srie de suspeitas. Ao considerar as famlias um universo moral que pode ou no ser compatvel com a escola, facilitando ou dificultando o sucesso escolar dos alunos, Lahire nos faz pensar tambm no papel da vizinhana ou do bairro. Estes espaos so tambm espaos de socializao das crianas e podem tambm constituir espaos morais. Tendo em mente que a cultura das ruas costuma fazer oposies cultura escolar, [Ver: Van Zanten (2000)]. acreditamos que o efeito do bairro pode tambm ser um importante fator para a explicao dos diferenciais de desempenho escolar. A literatura sobre o efeito vizinhana [Ver: Wilson (1987), Ellen e Turner (1997), Small (2004)] , costuma afirmar que alguns indivduos e famlias so mais vulnerveis a tais efeitos, este seria o caso das famlias de meios populares. Desta forma, as crianas seriam prejudicadas pela falta de convergncia entre a cultura da escola e as

3/4

Sucesso Escolar nos Meios Populares - Bernard Lahire


Escrito por Ana Carolina Christovo WED, 28 de Maio de 2008 13:56 - ltima atualizao THU, 29 de Maio de 2008 16:33

demais culturas nas quais ela socializada, no apenas no seio familiar, mas tambm em sua vizinhana.

LAHIRE, Bernard. Sucesso Escolar nos Meios Populares. So Paulo: Editora tica, 2004.

4/4

You might also like