You are on page 1of 15

1

A INTEGRAO DO MERCADO BRASILEIRO NA ERA VARGAS E A COLNIA AGRCOLA NACIONAL DE DOURADOS Walter Guedes da Silva 1 EIXO TEMTICO: DINMICA URBANA E RURAL

Resumo Para superar a crise de 1929, o governo brasileiro, sob a figura do ento presidente Getlio Vargas (1930-45), idealizou uma poltica de investimentos no setor industrial e na produo agrcola, sendo esta a base da economia nacional. Para isto , adotou medidas protecionistas como forma de incentivar a indstria nacional e conduzir a produo agrria aos intesses industriais, com uma poltica de ocupao do territrio brasileiro que combinasse colonizao e industrializao. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar a criao da Colnia Agrcola Nacional de Dourados em 1943, como forma de garantir a integridade da fronteira entre Brasil Paraguai e a integrao da regio de Dourados ao territrio nacional. Os procedimentos adotados repousam na reviso da historiografia que revelam os ideais do governo Vargas, que com uma poltica d e superao da crise dos anos 20, implantou uma poltica que re estruturou o territrio regional configurado na pequena propriedade familiar, garantindo a integrao dessa Regio ao mercado nacional como produtora de matria -prima e consumidora de produtos industriais.

Palavras-chaves: colonizao; pequena propriedade; fronteira.


A ideologia verde-amarelo do governo Vargas: industrializao e integrao de mercado

No incio do sculo XX, as principais atividades econmicas do Brasil possuam mais vnculo com o mercado externo do que com o mercado interno, configurando um territrio desarticulado, pouco integrado internamente e constitudo por complexos regionais exportadores. Mas a crise de 1929 rompe as formas de acumulao assentada numa economia agroexportadora a favor de um crescimento endgeno e de uma mercado internado integrado orientado para o crescimento industrial. Para superar a crise de 1929, o governo Vargas (1930-45) idealizou uma poltica de investimentos no setor industrial e na produo agrcola, sendo esta a base da economia nacional. Para isto, o Governo adotou medidas protecionistas para incentivar a indstria nacional e con duzir a produo agrria aos intesses industriais. A massa de desempregados que engrossava as grandes cidades
1

Gegrafo, doutorando em Geografia Humana pela Universidade de So Paulo. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq.

aumentava as tenses e a presso sob o Governo, era necessrio mudanas de ordem poltica-econmica que viessem alterar os problemas da sociedade brasileira , como: misria, xodo rural, violncia, desemprego, desordem produtiva, etc . No dizer de Lenharo 2, a criao da brasilidade repousava, pois, numa nova proposta que combinava colonizao e industrializao.
Imperialismo interno do governo Vargas e a indstria de consumo

Em discurso proferido na cidade de Goinia em agosto de 1940 , O presidente Getlio Vargas deixa explcito seu ideal de integrar o territrio nacional e de superar a dicotomia do territrio que se econtra va dividido em duas partes distintas: uma que produz e exporta regio sujeito; e a outra que compra e vende matria-prima regio objeto. Assim, cabia, atravs do imperialismo interno, fazer com que as ilhas de prosperidade industrial ocupassem os espaos despovoados, desfizesse m o arquiplago e rearticu lassem o pas continental 3. A concepo de imperialismo interno perpassava a idia de que a fronteira econmica do pas deveria avanar e coincidir com a fronteira poltica , o que se daria pela integrao do vazio demogrfico ao circuito produtivo nacional, pela reorganizao das relaes sociais das diferentes regies do pas e pela formao de um mercado de produo e de consumo. O imperialismo brasileiro consiste, portanto, na expanso demogrfica e econmica dentro do prprio territrio, fazendo a conquista de si mesmo e a integrao do Estado, tornando-o de dimenses to vastas quanto o pas 4. Tal imperialismo encontrou apoio em parcelas da sociedade que viram nas aes interventoras do Estado e na reestrutuao do aparelho estatal uma espectativa de superao da crise e de emergncia econmica da sociedade. As aes centralizadoras do governo Vargas foram conduzidas para atender a duas grandes premissas: integrar o mercado (o que exigia um reordenamento populacional e a criao de infra -estrutura bsica de produo e transporte ), e desenvolver a indstria de consumo.

LENHARO, Alcir. Colonizao e trabalho no Brasil: Amaznia, Nordeste e Centro-Oeste. Campinas: Unicamp, 1986b, p. 23. 3 Vargas, apud idem, p. 24. 4 Vargas, apud COSTA, Julio Csar Zorzenon. Desenvolvimento econmico e deslocamento populacional no primeiro governo Vargas (1930 -1945). So Paulo: FFLCH/USP. Tese de Doutorado, 2007, p. 93.

Para a historiadora Bencia de Oliveira, as estratgidas utilizadas pelo governo Vargas no se resumiam em solucionar os problemas das cidades, eram antes um projeto poltico que visava desenvolver o capitalismo no Brasil projeto este que, na prtica, atendia muito mais classe industrial ascendente do que aos trabalhadores que, nos discursos de V argas, eram tratados como o centro das atenes5. Na viso da autora, o real interesse do Governo era o de reordenar o capitalismo no Pas. Esta afirmativa se sustenta no prprio discurso de Vagas realizado no dia 1 de maio de 1941:
necessrio riqueza pblica que o nvel de prosperidade da populao rural aumente para absorver a crescente produo industrial; imprescindvel elevar a capacidade aquisitiva de todos os brasileiros o que 6 s pode ser feito aumentando-se o rendimento do trabalho agrcola (grifo nosso).

A expano da fronteira econmica do pas e a formao de um mercado nacional, vinham de encontro com a necessida do capital, que era o da industrializao. A indstria do consumo representou o contexto histrico vigente mais propcio para o processo de acumulao capitalista fundamental para a unificao do mercado nacional. Assim, o desenvolvimento econmico brasileiro que se processa ps crise de 1929 entra numa nova fase, no mais pautado exclusivamente pelas atividades agroexportadoras, mas tendo como centro dinmico a indstria e a integrao do mercado interno. Neste contexto, o Sudeste brasileiro, em especial o Estado de So Paulo, assume, a partir de 1930, o papel de centro hegemnico do capital industrial , interferindo na funo das demais regies do territrio nacional num processo de complementaridade inter-regional condizente com a lgica de acumulao capitalista. A baixa integrao entre as diversas regies do Brasil, com: precrias condies de transporte e de comunicao; pouca dinmica regional; concentrao fundiria e de investimentos no Sudeste e rigidez tecnolgica, fizeram com que, pelo menos at a crise de 1929, as economias regionais existissem sem grandes ameaas de competio, o que contribuiu para a formao de verdadeiras ilhas econmicas no territrio nacional, com baixa integrao inter -regional e com
OLIVEIRA, Bencia Couto de. A poltica de Colonizao do Estado Novo em Mato Grosso (1937 1945). So Paulo: UNESP-Assis. Dissertao de Mestrado, 1999, pp. 39-40. 6 Vargas, apud Lenharo, op. cit., 1986b, p. 19.
5

formao de uma estrutura produtiva hierarquizada, preocupada principalmente, com o mercado externo 7. Com o aumento da concentrao industrial e com uma agricultura mais diversificada, So Paulo se destaca das demais regies do Brasil no final do sculo XIX e incio do sculo XX. A 1. Guerra Mundial (1914 -1918) provocou crise no comrcio exterior, diminuindo tanto a exportao como a importao nacional, fase em que So Paulo se desponta no cenrio nacional como Estado que obtinha as melhores condies de abastecimento do mercado interno. O lucro que So Paulo obteve no perodo de crise, conferindo -lhe aumento real na acumulao industrial, proporcionou vantagens competitivas para uma integrao inter-regional no perodo de recuperao econmica e de extensa abertura do comrcio exterior na dcada de 1920.
Tabela 1 - Exportaes (%) totais do Estado de So Paulo
Perodo Para o exterior Para o resto do Pas 1900-1910 85 15 1910-1920 75 25 1920-1930 50 50 1960 16 84 Fonte: Cano; Guimares Neto, 1986, p. 178.

O perodo subsequente a crise, onde So Paulo assume a liderana do processo de industrializao nacional, foi caracterizado por Wilson Cano 8 como de Industrializao Restringida (1930 -56). Para o autor, esta fase se caracterizou por uma relativa dependncia do setor agroexportador para determinar a capacidade de importao do mercado nacional e com uma restrita produo de bens de produo. Mesmo assim, no possvel atribuir ao sistema de acumulao primrio -exportador o modelo de acumulao no perodo s ubseqente a crise de 1929, a indstria que determinar a acumulao capitalista. As mudanas que se ps crise, no provocaram apenas o deslocamento do eixo de acumulao do setor agroexportador para o industrial, pois a limitao s importaes, ocorrida pela desarticulao do comrcio externo, obrigou ao aumento da complementaridade inter-regional, onde as regies menos industrializadas
CANO, Wilson; GUIMARES NETO, Leonardo. A questo regional no Brasil: traos gerais de sua evoluo histrica. In: Pensamiento Iberoamericano, Economia Poltica. No. 10. Madri: Instituto de Cooperation Iberoamericana, 1986, p. 177. 8 CANO, Wilson. Desequilbrios regionais e concentrao industrial no Brasil (1930-1970). 3 edio. So Paulo: UNESP, 2007, pp. 71-79.
7

(periferia) comprariam produtos manufaturados de So Paulo (centro), e este importaria matria-prima daquele. Passava -se, portanto, a integrar o mercado nacional sob o predomnio de So Paulo. periferia nada mais restava do que se ajustar a uma funo complementar da economia de So Paulo 9. Nesta fase, as regies prximas de So Paulo como: Gois, Mato Grosso, Minas Gerais e Paran, principalmente aquelas com menos densidade demogrfica, estavam mais predispostas a receber impactos positivos de integrao, seriam as regies de avano da fronteira agrcola. No foi a condio de vazio que possibilitou a maior proximidade econmica com So Paulo, mas porque tinham melhores condies de assimilar o impacto do crescimento emanado a partir de S o Paulo, com uma integrao via agropecuria 10. Para que a integrao na cional ocorrese, o Governo adotou algumas medidas de estmulo ao deslocamento populacional como ao indispensvel para que a integrao de mercado ocorrese. Este deslocamento forneceu a mo-de-obra trabalhadora e os recursos humanos consumidores necessrios para o avano da indstria, formando no s um mercado de consumo, mas o que Jlio Costa chama de mercado nacional de trabalho, qualitativamente diferente, associado s novas exigncias do desenvolvimento industrial 11. Alm do estmulo ao deslocamento populacional, era necessrio criar mecanismo para que o problema da desintegrao fsica entre as diversas regies do pas, que contribuam para a manuteno dos arquiplagos e conmicos, fosse sanado, o que se daria pela ampliao das redes de transporte. A integrao do mercado nacional, sustentada numa poltica de industrializao, levou o Governo a adotar medidas protecionistas por meio de tarifas e tributos para que o produto nacional pudsse concorrer com os produtos estrangeiros. Para articular a integrao do mercado nacional, o Governo elimina impostos e taxas inter-estaduais e investe na melhoria dos meios de transportes. A incorporao de novas regies ao circuito produtivo nacional, que se efetivou pela poltica colonizadora orientada para a formao de um mercado

10

Idem, p. 61. SILVA, Walter Guedes. A industrializao do Estado de So Paulo e sua relao com a especializao na produo de matria-prima do Centro-Oeste brasileiro: Uma anlise do perodo de 1930 a 1970. In: Anais do XIX ENGA. So Paulo: FFLCH-USP, 2009, p. 12. 11 Costa, op. cit., p. 33.

nacional integrado aos centros dinmicos da economia nacional, trouxe a tona os discurssos em torno da integridade nacional.
A ampliao do mercado, por sua vez, implicava a necessidade de se transformar as frentes de expanso em regies produtoras e consumidoras de mercadorias, anexando-as ao desenvolvimento capitalista e, ao mesmo tempo, de se coordenar esses movimentos de maneira que permitissem a conquista de novas reas, incorporando-as definitivamente ao mercado nacional. O tamanho do mercado interno nacional por isso, indicava a , preocupao com a integridade do territrio e, consequentemente, com a defesa e a segurana nacional. Tais elementos impuseram s polticas 12 colonizadoras uma importncia fundamental .

A integrao do mercado interno brasileiro, amparado pela redistribuio da populao, era indispensvel para que o modelo capitalista sustentado pela indstria de consumo se processasse, o que garantiria a formao de um mercado de produo e de consumo, com a oferta de matria -prima para a indstria e de alimentos para os centros urbanos, alm da formao de ncleos consumidores dos produtos industriais produzidos no prprio pas, princi palmente em So Paulo.
A formao do mercado interno e a re distribuio da populao

Para superar os problemas do pas, o governo Vargas incentivou a migrao da populao localizada nas regies consideradas crticas, como o Nordeste, para os vazios que deveriam ser ocupados. O incentivo migrao atenuaria os conflitos gerados pela presso populacional existente nas cidades, geraria empregos, ocuparia as reas de fronteira por brasileiros, dinamizaria a produo agrcola e formaria um mercado de consumo dos produtos industriais. O retorno dos desempregados da cidade para o campo, fruto do xodo rural, era uma das propostas de Vargas, o proletariado das cidades aumentou desproporcionadamente [...]. Cumpre-nos incentivar, por todas as formas, a volta ao bom caminho. Os atalhos que nos podem levar a ele so muitos, mas o rumo, um s: o retorno aos campos13 . A retirada dos migrantes do campo que estavam nas cidades era fundamental para o estabelecimento da ordem, esvaziando as tenses sociais das cidades superlotadas de desempregados do campo. A poltica migratria tornou -se parte integrante das estratgias do Governo para reordenar o capitalismo no Pas, que
12 13

Idem, p. 57. Vargas, apud Oliveira, op. cit., p. 49.

tambm se defrontava com o aumento dos imigrantes estrangeiros engrossavam o caldo dos desempregados nas cidades.

que

preciso agrup-los, instituindo colnias agrcolas [...]; incutindo-lhes hbitos de atividade e economia. Tal a valorizao bsica, essa sim, que nos cumpre iniciar quanto antes a valorizao do capital humano, por isso que a medida da utilidade social do homem dada pela sua capacidade de 14 produo .

Jlio Costa destaca algumas medidas consideradas fundamentais pelo governo Vargas para a correta expresso do nacionalismo e a construo da nacionalidade brasileira 15 que eram: superar o atraso e o abandono do trabalhador do campo e das grandes propriedades rurais improdutivas ou subaproveitadas, e padronizar as relaes sociais de produo e as caractersticas culturais como lngua e costumes 16. Incentivar a migrao e fixar o homem no campo era antes de tudo uma alternativa para os problemas das grandes cidades e de estmulo produo nacional. Ao redistribuir a populao dos grandes centros para expandir a fronteira econmica do pas, o Estado assumiu o papel de construtor do novo trabalhador nacional, que apoiado em discursos nacionalistas propagados pela mdia e por uma legislao trabalhista, imprimiu uma dominao sobre a massa com uma ideologia de Governo populista. O incentivou migrao desarticulou os movimentos oposicionistas do Governo, consolidou a fronteira nacional e inseriu dezenas de milhares de trabalhadores ao circuito produtivo nacional. Para isto, criou em 1933, o Departamento Nacional de Trabalho (DNT) e em 1938 o Conselho de Colonizao e Imigrao (CIC), com o objetivo de reordenar os trabalhadores e estabelecer uma poltica de ocupao do territrio . Ao redistribuir a populao desempregada do Pas, o DNT garantiu o controle sobre parte dos trabalhadores e a reproduo do capitali assentado na pequena propriedade rural. Ao todo foram criados mais de 30 rgos (ministrio, departamento, conselho, comisso, etc.) durante o primeiro governo vargas, destinados a orientar o desenvolvimento capitalis ta assentado na indstria nacional e na integrao do mercado interno .
14 15 16

Vargas, apud Costa, op. cit., p. 87-88. Costa, op. cit., p. 86. Idem, ibidem.

A marcha para o Oeste e a Colnia Agrcola Nacional

A idia de difundir um novo Brasil em meio as dificuldades econmicas da sociedade, com um Estado que trabalhava em prol da ordem e do bem estar comum, teve muitos xito entre milhes de desempregados. Reconhecer e apresentar alternativa s para os problemas sociais, que se manifestavam de forma latente nas cidades, pautada na distribuio de terras e no apoio aos pequenos produtores familiares brasileiros, foi a sada da revoluo que fundou o Estado Novo , tendo na Colnia Agrcola Nacional (CAN) o pilar de sustentao da Marcha. Com um discurso nacionalista e com ideais de integrao nacional, o governo Vargas instituiu, em 1937, a campanha Marcha para o Oeste, que desencadeou um processo de ocupao do vazio demogrfico com desenvolvimento econmico regional e incentivo ao desenvolvimento industrial. A conquista do Oeste significava para o regime a integrao territorial como substrato simblico da unio de todos os brasileiros 17.
Em meio ao autoritarismo do Estado Novo surge a poltica desenvolvimentista, denominada Marcha para o Oeste, que tinha como objetivo ocupar os espaos considerados vazios, povoar as regies fronteirias do pas, e promover a integrao dos estados brasileiros, sobretudo das regies Norte e Centro-Oeste do pas. importante resaltar que a Marcha para o Oeste tinha por finalidade a nacionalizao das fronteiras, atravs da expanso agrcola e da colonizao do interior. Tinha18 se em vista a segurana nacional e a ocupao estratgica das fronteiras .

O apelo ao patriotismo para a construo da nao marcou a era Vargas, que utilizou-se da mdia para convocar os trabalhadores conquista do territrio nacional por meio das CANs, que desenvolveu uma poltica migratria e colonizadora condizente com a necessidade de integrao territorial e da industrializao nacional. O projeto de colonizao vinculado a idia de integridade e segurana territorial expressava o compromisso do Estado em expadir a lgica de acumulao capitalista nacional. As aes de Vargas tinham propsitos claros: urgia unificar o mercado interno e garantir a diversificao da produo, tanto agrcola, quanto industrial, cada vez mais 19.
17

Lenharo, op. cit., 1986b, p. 18. NAGLIS, Suzana Gonalvez Batista. Marquei aquele lugar com o suor do meu rosto : Os colonos da Colnia Agrcola Nacional de Dourados CAND (1943-1960). Dourados: UFGD, 2007, p. 27. 19 Lenharo, op. cit., 1986b, p. 23.
18

Todavia, sob uma anlise mais atenta, percebemos o esboo da poltica de colonizao do Estado Novo, qual seja: desestruturar o latifndio tradicional, apoiar a pequena propriedade produtiva, superar a velha ordem latifundiria, de modo que ela, aos poucos, instaurasse a nova realdade i agrcola que o desenvolvimento industrial do Pas exigia, forando, dessa maneira, a transformao agrria atravs de dispositivos peculiarmente 20 orientados para tal finalidade .

As CANSs foram criadas para atender aos princpios nacionais de integrao e industrializao, num contexto de represso s oligarquias regionais e de nacionalizao da fronteira que, estruturando-se numa poltica de planejamento nacional, buscou dar unidade territorial ao Pas. Era necessrio articular uma estratgia de povoamento e desenvolvimento regional de forma a ocupar o vazio para consolidar a fronteira nacional, resolver os conflitos regionais em torno da posse da terra e possibilitar a almejada integrao nacional.
A Colnia Agrcola Nacional de Dourados - CAND

Criada na poro meridional do Estado de Mato Grosso do Sul durante a Segunda Guerra Mundial, a CAND respirava ideais nacionalistas com a almejada idia de nacionalizar a fronteira e integrar esta regio ao territrio nacional. Esses ideais consistiam em ocupar esse vazio por brasileiros, o que garantiria a posse da terra e o desenvolvimento regional por meio da produo de alimentos, acompanhado de fortes investimentos nas vias de comunicao e transporte, de uma legislao que trata das questes fundirias em zonas de fronteira, na consolidao do ensino tcnico e no investimento de profissionais do setor agrcola. Criada em terras do Territrio Federal de Ponta Por pelo Decreto lei n o. 5.941 de 28 de outubro de 1943, mas instalada em janeiro de 1944, a CAND teve suas terras demarcadas em duas etapas denominadas de 1. e 2. zonas. A rea total estipulada pelo governo Vargas para este projeto foi de 300.000 ha, mas a rea total demarcada foi de 267.000 ha, sendo 68.000 ha na 1. zona e 199.000 ha na 2. zona. A primeira zona foi demarcada em 1944 com 2.332 lotes rurais (68.000 ha) e 6.876 lotes urbanos (8.798 m2), j a demarcao da segunda ocorreu em 1950 com 6.500 lotes rurais (199.000 ha) e 6.832 lotes urbanos, ambas foram emancipadas

20

Oliveira, op. cit., p. 75-76.

10

em 196821. Atuando em parceria com os Governos Federal e Estadual, o projeto previa a doao para o colono de: lote, casa, ferramentas, animais domsticos, assistncia mdica, etc., tambm era comum oferecer trabalho s na prpria Colnia e nas empreitas em obras. No primeiro ano o colono tambm recebia mquinas, equipamentos e sementes 22. No perodo da colonizao, a energia eltrica chega a Dourados e mais de 150 escolas so instaladas na regio de Dourados 23. importante destacar que os benefcios do projeto de colonizao no se deram para todos, mas principalmente para os colonos da 1. zona, que foi executada com mais recursos pblicos e com um maior planejamento. J a 2. zona teve que lidar com dois grand es problemas: a falta dos recursos pblicos e o grande contingente de imigrantes que foram atrados pelo sucesso de 1. zona. A CAND contribuiu para a expanso da atividade agrcola do Mato Grosso , que at ento era pecuarista-extrativista 24.
Mapa 1: Estado de Mato Grosso do Sul - Localizao da Colnia Agrcola Nacional de Dourados

GRESSLER, Lori Alice; Swensson, Lauro Joppert. Aspectos histricos do povoamento e da colonizao do Estado de Mato Grosso do Sul: Destaque ao municpio de Dourados. Dourados: L. A. Gressler, 1988, pp. 82-84. 22 OLIVEIRA, Bencia Couto de; JUSTINO, Valdeir. O projeto colonizador na regio da Grande o Dourados: encontro e desencontros na malha fundiria. Revista de Geografia. N . 5. Campo Grande: UFMS, 1997, p. 11. 23 BRASIL. Ministrio da Agricultura. Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria. Relatrio do Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria . Dourados, 1984. 24 ABREU, Silvana de. Planejamento governamental: a SUDECO no espao Mato-Grossense contexto, propsitos e contradies. So Paulo: FFLCH. Tese de Doutorado, 2001, p. 58.

21

11

A CAND foi uma excelente estratgia do governo Vargas para sanar os problemas do desemprego nas grandes cidades, desarticular os grupos oposicionistas do Governo, ocupar e nacionalizar a fronteira com o Paraguai e para fixar o homem no campo. Segundo Bencia de Oliveira, a CAND tambm previa a instalao de indstrias de beneficiamento dos produtos agrcolas, florestais e animais; e visava organizao de cooperativas destinadas compra e venda de produtos produzidos ou consumidos pelos agricultores 25. Para Alcir Lenharo, a poltica do Estado Novo em reestruturar o territrio em pequenas propriedades, abriu uma vasta frente agrcola voltada para integrar o mercado interno e para o desenvolvimento industrial. Os ideais do Governo no se repousavam na simples nacionalizao da fronteira, mas no avano das relaes capitalistas para esta regio, num processo produtivo pautada na policultura que atendesse aos interesses do setor industrial e que integrasse o mercado interno .
Delineia-se assim, a estratgia de colonizao: armar um cerco ao latifndio, de flego longo. Apoiar a pequena propriedade de modo que ela, lentamente, corroesse a velha ordem latifundiria, e, aos poucos, instaurasse a nova realidade agrcola que o desenvolvimento industrial do 26 pas exigia .

Para receber lotes na Colnia, o interessado deveria se enquadrar nos critrios estabelecidos pelo Governo, como : ser cidado brasileiro acima de 18 anos, ser pobre, ter aptido para o trabalho no campo e possuir famlia numerosa (a preferncia era para famlias com pelo menos cinco filhos). Para comprovar que era pobre e que tinha conhecimento no desenvolvimento de atividades agrcolas, bastavam alguns cuidados: as mos calejadas e a rpida entrevista na chegada do colono eram atestados suficientes e deviam informar tambm sobre outro requisito: no possuir bens, ser pobre 27. Ficam vetados de receber lotes os funcionrios pblicos e aqueles que j possuam ter ras. O estrangeiro podia receber lotes, desde que comprovassem ter bom conhecimento agrcola. O movimento migratrio de trabalhadores em busca de nova oportunidade na regio de Dourados, onde foram doados os lotes da CAND, cresceu rapidamente com a chegada de um grande exrcito de trabalhadores que eram: nordestinos, paulistas, paranaenses e mineiros. A produo na Colnia cresceu e se diversificou
25 26 27

Oliveira, op. cit., p. 173. Lenharo, op. cit. 1986b, p. 21. Andrade, op. cit., p. 04.

12

com a produo de: algodo, arroz, milho, feijo, mandioca e gado, com estmulos para abastecer o mercado loca l. Segundo documentos do Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA) do Ncleo Colonial de Dourados 28 (NCD):
A produo agrcola do N.C.D., representa, sem sombra de dvida, enorme contribuio para o engrandecimento sul de Mato Grosso, tendo em vista no s abastecer a regio, como tambm ser, em grande 29 quantidade, canalizada para o Estado de So Paulo .

A CAND teve apoio de parte das autoridades polticas estaduais, na medida em que este projeto de colonizao, com base na pequena prop riedade com uso da mo-de-obra familiar, contribuiu para: ocupar e consolidar a regio como celeiro produtivo, desenvolver e diversificar a atividade ag ropecuria, valorizar as terras, abrir estradas e vias de circulao e amenizar os problemas do banditismo e do coronelismo presentes na regio. A colonizao em pequenas propriedades, pautada numa poltica migratria de ocupao e produo regional, foi importante para garantir a segurana na regio colonizada e de integrar esta regio ao territrio nacional, que se processou via So Paulo.
A criao da CAND, na regio delimitada, no foi o resultado da vontade poltica do governo Vargas em resolver os problemas sociais, mas, antes, uma estratgia de governo, pois vrios fatores contriburam para esse implemento. [...] Nessa perspectiva pequena propriedade era ento sinnimo de defesa e segurana nacional30.

Os projetos de colonizao que tiveram apoio estatal contriburam para equipar a regio com infra-estrutura de: estradas, escolas, rede eltrica, f armcia, etc., fixando o homem ao campo e estimulando a produo e o escoamento agrcola. Este fluxo de pessoas, servios e produtos, contribuiu significativamente para o fomento das atividades comer ciais dos centros urbanos. Seguindo o exemplo da CAND, os Governos estadual e municipal tambm criaram colnias agrcolas na mesma regio, como foi o caso da Colnia Municipal de Dourados (CMD), criada em 1946 numa rea de 50.000 ha, sendo elevada em 1953 a categoria de municpio com o nome de Itapor. Sobre a CMD, Carli afirma
28

Em 1954, a Lei Federal n 2.163 cria o INIC (Instituto Nacional de Imigrao e Colonizao), que transferiu os imveis da Unio para seu patrimnio e dentre eles, as terras da Colnia Agrcola Nacional de Dourados, que passaram a denominar-se NCD (Ncleo Colonial de Dourados). 29 BRASIL. Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria , 2001. 30 Oliveira e Justino, op. cit., p. 11.

13

que a criao da mesma possibilitou uma diversidade na produo de alimentos no municio de Itapor como: abacaxi, amendoim, banana, cebola, fumo e trigo, m as os principais produtos produzidos em 1954, foram: milho (7.500 ton.); mandioca (7.000 ton.); arroz (4.483 ton.); cana -de-acar (4.416 ton.) e feijo (1.448 ton.) 31. Alm da atuao da CAND e de outras Colnias Pblicas como a CMD, Vrios projetos de colonizao particulares se fizeram presentes na regio , que contriburam definitivamente, para que esse vazio fosse ocupado e o processo de integrao regional com o territrio nacional se viabilizasse. A crescente ocupao da regio de Dourados valorizou as propriedades e atraiu para esta Regio empresas particulares que viram uma oportunida de de lucros pela especulao imobiliria . Atradas pelo progresso do Estado Novo, as empresas particulares que se instalaram na Regio, fizeram verdadeiras negociat as com membros do Estado para poderem comprar glebas e transformarem-nas em colnias. A Colnia Agrcola Nacional atuava como o m econmico, suas terras tornaram-se cobiadas e objeto de desenfreada especulao 32. Em 1950, o Jornal O Estado de Mato Grosso trazia, em sua matria, uma denncia de como se dava a especulao nas terras devolutas por parte dos especuladores: Os especuladores compravam as terras por 5 a 10 cruzeiros e as revendiam por 100 a 150 cruzeiros. Em Dourados, a revenda chegava a 300 cruzeiros 33 . Os projetos de colonizao pautado na pequena propriedade com uso da mo-de-obra familiar, sejam pblicos ou privados, foram decisi vos para o processo de ocupao e integrao da regio de Dourados ao territrio nacional, criando condies favorveis construo dos troncos rodovirios para o escoamento da produo para os centros consumidores.
Consideraes

A poltica do Estado Novo imprimiu uma estratgia de desenvolvimento nacional abrigada no discurso nacionalista e em diretrizes centralizadoras, orientada para ocupar o vazio demogrfico. Tal opo vinha de encontro com a idia de fazer coincidir a fronteira poltica com a fronteira econmica, que se daria pela

CARLI, Maria Aparecida Ferreira. Dourados e a democratizao da terra: Povoamento e colonizao da Colnia Agrcola Municipal de Dourados (1946-1956). Dourados: UFGD, 2008, p. 147. 32 Lenharo, op. cit., 1986a, p. 53. 33 Idem, ibidem.

31

14

reestruturao do territrio em pequenas propriedades, como mecanismo de ampliao e diversificao da produo e de integrao do mercado interno nacional cativo indstria nacional. A campanha Marcha para o Oeste do Governo Vargas, que reestruturou o territrio na regio de Dourados em pequenas propriedade s rurais com predomnio da mo-de-obra familiar, fruto de um projeto de colonizao que distribuiu dezenas de milhares de lotes e redistribuiu a populao de vrias partes deste Brasil, vem no bojo da necessidade de inserir esta regio ao circuito produtivo nacional e de integr-la ao mercado de produo e de consumo. Ao consolidar uma colonizao estruturada numa poltica migratria como alternativa de solucionar os problemas dos desempregados e de ocupao da fronteira, que at ento era dominada pelo capital estrangeiro, Vargas insere a regio de Dourados ao processo pro dutivo nacional e atrai grandes companhia colonizadoras que realizaram grande especulao com a terra, contribundo para que os ideais do Governo em nacionalizar a fronteira fosse m, na prtica, conduzidos para uma colonizao mais econmica que social. Estavam postas as condies para a integrao da regio de Dourados ao territrio nacional, que no se sustenta ria puramente pela produo agrcola, mas por uma produo que aproveitasse a matria -prima local e que abastecesse o mercado interno, o que se daria pela modernizao do campo e pela agroindustrializao das atividades agrcolas constitui o dos Complexos Agroindustriais, ampliando tanto o mercado de produo como de consumo dos produtos industriais.
Bibliografia

ABREU, Silvana de. Planejamento governamental : a SUDECO no espao MatoGrossense - contexto, propsitos e contradies. So Paulo: FFLCH. Tese de Doutorado, 2001, 328p. ANDRADE, Nair Leal de. Reforma Agrria. Disponvel em: http://www.literaturadobrasil.com.br/livro.php?livro=29 . Acesso em: 09/03/2009. BRASIL. Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria, 2001. BRASIL. Ministrio da Agricultura. Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria. Relatrio do Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria . Dourados, 1984.

15

CANO, Wilson. Desequilbrios regionais e concentrao industr ial no Brasil (1930-1970). 3 edio. So Paulo: UNESP, 2007. CANO, Wilson; GUIMARES NETO, Leonardo. A questo regional no Brasil: traos gerais de sua evoluo histrica. In: Pensamiento Iberoamericano , Economia Poltica. N o. 10. Madri: Instituto de Coo peration Iberoamericana, 1986, pp. 167-184. CARLI, Maria Aparecida Ferreira. Dourados e a democratizao da terra: Povoamento e colonizao da Colnia Agrcola Municipal de Dourados (1946-1956). Dourados: UFGD, 2008. COSTA, Julio Csar Zorzenon. Desenvolvimento econmico e deslocamento populacional no primeiro governo Vargas (1930 -1945). So Paulo: FFLCH/USP. Tese de Doutorado, 2007, 265p. GRESSLER, Lori Alice; Swensson, Lauro Joppert. Aspectos histricos do povoamento e da colonizao do Estado de Mato Grosso do Sul: Destaque ao municpio de Dourados. Dourados: L. A. Gressler, 1988. LENHARO, Alcir. A terra para quem nela no trabalha: a especulao com a terra no oeste brasileiro nos anos 50. Revista Brasileira de Histria . Vol. 6, no. 12. So Paulo: ANPUH, 1986a. __________. Colonizao e trabalho no Brasil: Amaznia, Nordeste e Cent roOeste. Campinas: Unicamp, 1986b. NAGLIS, Suzana Gonalvez Batista. Marquei aquele lugar com o suor do meu rosto: Os colonos da Colnia Agrcola Nacional de Dourados CAND (1943-1960). Dourados: UFGD, 2007. OLIVEIRA, Bencia Couto de. A poltica de Colonizao do Estado Novo em Mato Grosso (1937-1945). So Paulo: UNESP-Assis. Dissertao de Mestrado, 1999. OLIVEIRA, Bencia Couto de; JUSTINO, Valdeir. O pro jeto colonizador na regio da Grande Dourados: encontro e desencontros na malha fundiria. Revista de Geografia. No. 5. Campo Grande: UFMS, 1997. SILVA, Walter Guedes. A industrializao do Estado de So Paulo e sua relao com a especializao na produo de matria -prima do Centro-Oeste brasileiro: Uma anlise do perodo de 1930 a 1970 . In: Anais do XIX ENGA . So Paulo: FFLCH-USP, 2009. Disponvel em: http://www.geografia.fflch.usp.br/inferior/ laboratorios/agraria/eventos.htm. Acesso em: 12/10/2010.

You might also like