You are on page 1of 2

Fsica 1

2009.2 Prof. Liana Bueno

Lista 2 Mov. Unidimensional


Exerccios 1. Carl Lewis corre os 100 m rasos em cerca de 10 s, e Bill Rodgers corre a maratona (42,19 Km) em cerca de 2h10min. (a) Qual a velocidade escalar mdia deles? (b) Se Lewis pudesse manter a sua velocidade durante uma maratona, em quanto tempo cruzaria a faixa de chegada? 2. Um piscar de olhos dura, em mdia, 100 ms. Que distncia um Mig-25 Foxbat voar, durante um piscar de olhos do piloto, se a velocidade mdia do avio de 3395 Km/h?
3. Um automvel viaja 40 Km numa estrada retilnea, velocidade de 30 Km/h.

Depois, percorre mais 40 Km no mesmo sentido com uma velocidade de 60 Km/h. (a) Qual a velocidade mdia do carro nesses 80 Km de viagem? (Suponha que o movimento no sentido positivo do eixo x). (b) Qual a velocidade escalar mdia? (c) Trace o grfico x versus t e mostre como a velocidade mdia encontrada.
4. Calcule a sua velocidade mdia, nos seguintes casos: (a) Numa pista retilnea,

voc anda 72 m velocidade de 1,2 m/s, depois corre 72 m a 3 m/s. (b) Na mesma pista, voc caminha a 1,2 m/s durante 1,0 min e depois corre a 3 m/s durante 1,0 min. (c) Faa o grfico x versus t para ambos os casos. E indique, no mesmo, como obter a velocidade mdia.
5. A posio de um objeto em movimento retilneo dada por x = 3t 4t2 + t3,

onde x est em metros e t em segundos. (a) Qual a posio do objeto em t = 1s, 2s, 3s e 4s? (b) Qual o deslocamento entre t = 0 e t = 4s? (c) Qual a velocidade mdia no intervalo t = 2s a t = 4s? (d) Trace o grfico x versus t para entre 0 e 4s.
6. (a) Se a posio de uma partcula dada por x = 4 12t + 3t2 (onde t dado em

segundos e x em metros), qual a velocidade em t = 1s? (b) Nesse instante, ela est se movendo no sentido crescente ou decrescente de x? (c) Qual a velocidade escalar nesse instante? (d) A velocidade escalar aumenta ou diminui nos instantes seguintes?
7. A velocidade de uma partcula passou de 18 m/s para 30 m/s, no sentido oposto,

depois de 2,4 s. Qual o mdulo da acelerao mdia da partcula nesse intervalo de tempo? Mostre, num grfico v vs t, como podemos calcular a velocidade mdia.
8. Uma partcula se move ao longo do eixo x de acordo com a equao x = 50t +

10t2, onde x est em metros e t em segundos. Calcule (a) a velocidade mdia da partcula, durante os primeiros 3,0 s de movimento, (b) a velocidade instantnea

Fsica 1

2009.2 Prof. Liana Bueno

Lista 2 Mov. Unidimensional


da partcula em t = 3,0 s e (c) a acelerao instantnea em t = 3,0 s. (d) Faa o grfico de x versus t e mostre como a resposta de (a) pode ser obtido nele. (e) Indique no grfico a resposta de (b). Faa o grfico de v versus t e indique a resposta de (c).
9. (a) A posio de uma partcula dada por x = 20t 5t3, com x em metros e t em

segundos. Quando, se ocorrer, a velocidade da partcula zero? (b) Quando a acelerao zero? (c) Quando a acelerao positiva? E negativa? (d) Trace os grficos de x(t), v(t) e a(t).
10. Se a posio de um objeto dada por x = 2,0t3, com x em metros e t em

segundos, calcule (a) a velocidade mdia e a acelerao mdia entre t = 1,0s e t = 2,0s e (b) as velocidades e as aceleraes instantneas em t = 1,0s e t = 2,0s. (c) Compare as grandeza\s mdias e instantneas explicando por que em cada caso uma maior que a outra.
11. A cabea de uma cascavel pode acelerar 50 m/s2 no instante do ataque. Se um

carro, partindo do repouso, tambm pudesse imprimir essa acelerao, em quanto tempo atingiria a velocidade de 100 Km/h?
12. Suponha que um foguete se mova no espao com uma acelerao constante

igual a 9,8 m/s2, o que dar uma sensao de gravidade normal durante o vo. (a) Se ele parte do repouso, em quanto tempo alcanar um dcimo da velocidade da luz, que de 3,0 x 108 m/s? (b) Que distncia percorrer nesse intervalo de tempo?
13. Um eltron, com velocidade inicial v0 = 1,5 x 105 m/s, entra numa regio de 1,0

cm de comprimento, onde acelerado e sai com uma velocidade v = 5,7 x 106 m/s. Supondo a acelerao constante, calcule-a. (Esse o processo que ocorre no interior dos raios catdicos dos osciloscpios e de aparelhos de televiso). 14. Um carro se movendo com acelerao constante percorre, em 6,0 s, a distncia entre dois pontos separados de 60,0 m. Quando passa pelo segundo ponto sua velocidade de 15,0 m/s. (a) Qual a velocidade no primeiro ponto? (b) Qual a acelerao? (c) A que distncia do primeiro ponto o carro estava em repouso? 15. Numa construo, uma ferramenta cai e chega ao solo com a velocidade de 24 m/s. (a) De que altura a ferramenta caiu? (b) Qual foi o tempo de queda? 16. (a) Com que velocidade uma bola deve ser lanada verticalmente para cima, de forma a alcanar a altura mxima de 50m? (b) Quanto tempo ela ficar no ar?
17. Um malabarista joga bolas verticalmente para cima at uma certa distncia, no

ar. A que altura deve jog-las para que fiquem o dobro de tempo no ar?

You might also like