You are on page 1of 16

A IMPORTNCIA DO USO DO SOLO COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO SCIO-ECONOMICO DO PA NOVA AMAZONIA

James Pinheiro da Costa, Licenciado em Geografia, Brasil Marcelo Santos da Silva, Especialista, Geografia, Professor, Universidade Estadual de Roraima UERR/Instituto Nacional de Colonizacao e Reforma Agraria INCRA, Brasil

Este artculo se propone discutir cuestiones acerca de la ocupacin y uso del suelo del proyecto de asentamiento rural PA Nova Amazonia, Roraima, Brasil, con el fin de conceder subvenciones para la elaboracin de proyectos de desarrollo sostenible. Los cuestionarios fueron aplicados a fin de determinar la situacin de las familias, la cuantificacin por medio de imgenes de satlite de la eliminacin de la vegetacin que se produjo entre un perodo y otro, la transformacin de la interferencia humana en las prcticas agropecuarias como resultado de la expansin de la agricultura. Se utilizaron imgenes satelitales procesadas en 1995 y 2009 basado en los cambios del paisaje local, el Landsat 5 TM, bandas 3, 4, 5 a 30 m de resolucin espacial, se reunieron aqu los estudios sobre los aspectos clave socioeconmico de la regin, encontrndose que hay una gran zona de pastos naturales donde la agricultura requiere una preparacin mediante la modificacin del suelo para la prctica de esta actividad que afectan directamente a un residente del poder econmico bajo. Los estudios fueron acompaados de propuestas concretas para futuras implementaciones de diseos que pueden satisfacer las necesidades de estas familias.

Palabras claves: PA Nova Amazonia, el uso y la ocupacin, suelo, familias, socioeconmicos


Eje temtico: Dinmica de los espacios rurales

INTRODUO
Dentro de um emblemtico e histrico processo de criao e formao de uma

regio existem fatores que contribuem de forma a constituir um cenrio de disputas territoriais como econmicos, polticos e culturais. A histria da descoberta, ocupao e colonizao da regio que hoje forma o Estado de Roraima est inserido no processo de colonizao de nosso pas. No perodo entre 1964 a 1985 o territrio deu o grande impulso ao seu desenvolvimento, e tinha como estratgia a ocupao da Amaznia. Neste perodo deuse inicio a abertura e concluso de vrias rodovias federais na Amaznia com o propsito de colonizao da regio, entre estas estavam a BR-174 (Boa Vista Manaus), BR-210 (Perimetral Norte), BR-401 (Boa Vista / Bonfim - Bonfim / Normandia). Esta foi uma poca de grandes obras de infra-estrutura no territrio. Nos perodo entre 1985 a 1990 houve uma grande exploso populacional de ocupao dessa regio, devido abertura do garimpo de ouro e outros minerais. Nesse processo de ocupao, Roraima um tpico exemplo de explorao demogrfica ocorrido nas ltimas dcadas, principalmente na dcada de 70 com a construo da BR 174 sentido Manaus /Boa Vista/Venezuela, por migrantes em sua maioria nordestinos impulsionados por fatores de ordem poltica e econmica, como projetos de ocupao agrria, abertura de reas de explorao de ouro e diamante, entre outros fatores que levaram Roraima ao patamar de Estado. Nos ltimos anos em Roraima, o Instituto de Colonizao e Reforma Agrria INCRA, vem implementando a criao de novos assentamentos agrcolas para abrigar as famlias oriundas de outros estados da federao, e obedecendo ao Programa Nacional de Reforma Agrria, onde foram estabelecidas as famlias nos lotes de terras distribudos na regio denominada de PA Nova Amaznia I. Esta rea de vegetao savnica e est localizado na antiga fazenda Bamerindus no municpio de Boa Vista. importante dizer que, as reas onde existem esses tipos de vegetao possuem um solo cido devido alta concentrao de alumnio, e por apresentar essas caractersticas necessrio que se faa uma correo do solo para que se adqe a atividades agrcolas. Sendo assim, o uso agrcola destes solos depende de um enfoque multidisciplinar na avaliao dos problemas e como tambm ao estudo de solues para o uso racional dessas terras.

Portanto, as formas de ocupao e uso do solo admitem uma variedade to grande quanto s atividades da prpria sociedade. Se categorias de uso do solo so criadas, principalmente com a finalidade de classificao das atividades e tipos de assentamento para efeito de sua regulao e controle atravs de leis de zoneamento, ou leis de uso do solo. Sendo que, o uso do solo uma combinao de um tipo de uso (atividade) e de um tipo de assentamento (edificao). Nesse contexto, objetiva-se apresentar as questes do uso do solo e sua ocupao no PA Nova Amaznia I rea deste estudo, quanto s transformaes ocorridas a partir da interferncia antrpica atravs de prticas agropastoris decorrentes da expanso da agricultura na regio que de forma direta ou indireta vm interferindo tambm na paisagem e na percepo dos moradores, uma vez que promove as alteraes no ambiente refletindo na vida cotidiana dos mesmos e na paisagem local. A realizao deste estudo deve servir de suporte para atuais e futuros programas que envolvam o uso, manejo, ocupao e conservao dos solos na rea objeto deste estudo, como tambm em reas onde existam esse mesmo tipo de vegetao denominada como formao savnica ou lavrado conceituando assim condies econmicas e sociais das famlias ali assentadas.

1. 1.1

ANALISE E CONCLUSOES

Localizao e Acesso A rea de pesquisa est situada no municpio de Boa Vista Roraima, localizado ao longo da BR 174, ao lado esquerdo da mesma, sentido norte Boa Vista / Pacaraima, especfico no PA Nova Amaznia I, antiga (Fazenda Bamerindus). A localizao geogrfica da rea em estudo E-739291.14 e N-10347521.36, com rea total de 35.062,404 ha. (INCRA, 2009).

Figura 01 - Mapa de Localizao do PA Nova Amaznia I, em Boa Vista-RR. Fonte: INCRA-RR.

1.2

Vegetao O sistema ecolgico predominante na bacia do Alto Rio Branco a Savana (gramneolenhosa) que apresenta uma fisionomia campestre com rvores isoladas de pequeno porte, que costumam se adensar nas proximidades dos cursos dgua, ladeados por filas de palmeiras e de pequenas depresses lagunares temporrias, elementos que compem uma densa rede de drenagem. (PLANO DIRETOR, 2005) A vegetao original ou remanescente desta regio de savana onde esto distribudas em arbrea densa e arbrea aberta. A vegetao densa de formao campestre com estrato de rvores baixas. Enquanto que a vegetao arbrea aberta de domnio savnico ou campo cerrado e sua principal caracterstica seu contnuo estrato de graminide que reveste o solo e que seca durante o perodo de estiagem, (SEPLAN, 1990). 1.3 Clima A rea estudada estabelecida no Municpio de Boa Vista est localizada em uma rea de Zona climtica Tropical; seu clima Tropical quente e mido, Aw na classificao do clima Kppen, com mdias de temperatura em torno de 27,4 C e amplitudes trmicas anuais que no ultrapassam 5 C. Os campos naturais da bacia do Rio Branco onde est situado o municpio inserem-se na regio geomorfolgica

denominada Boa Vista. Os estudos da gnese da formao Boa Vista demonstram a importncia da sua diversidade geolgica, geomorfolgica e geoecolgica. (PLANO DIRETOR, 2005).

1.4 Metodologia Neste trabalho foram utilizados dados vetoriais do P.A. Nova Amaznia INCRA, como mapa base para caracterizao da paisagem, alm das imagens de satlite Landsat TM+ 5, bandas 3, 4, 5 30m de resoluo espacial, referentes 06/05/1995 e 25/03/2009. Para elaborao dos mapas foram utilizados os aplicativos ESRI ArcMapTM 9.3, TrackMacker 4.6 e ENVI 4.5.As imagens de satlite referentes a 1995 e 2009, correspondem a uma imagem do Landsat TM +5 bandas 3, 4, 5 - 30m de resoluo espacial. Essas imagens foram importadas e georreferenciadas por meio de pontos de controles passveis de identificao na imagem. Aps o georreferenciamento, o contraste foi executado, a fim de melhorar a qualidade da imagem, cuja opo foi equalizar histograma. A partir desse contraste, foi feita a composio colorida, salva como imagem sinttica B2R3G4 para as imagens Landsat TM+ (1995) e (2009), a qual possibilitou a classificao do uso e ocupao do solo no projeto de assentamento PA Nova Amaznia I, em Boa Vista-RR. Como forma de Identificar comparando atravs de imagens de satlites a vegetao antes e depois da instalao deste projeto na regio. Verificar as mudanas ocorridas no ambiente como: possveis queimadas, supresso (retirada) da vegetao existente e outros. Aplicao sistemtica de questionrios junto aos moradores residentes na rea de estudo, abordando a questo das atividades econmicas desenvolvidas como tambm os tipos de problemas e dificuldades por eles encontrados. Os levantamentos em campo tiveram como finalidade constatar e identificar a verdadeira situao vivida pelos moradores dessa regio. Para tanto foi aplicado o questionrio (amostragem) onde foram utilizados nesta pesquisa 70 (setenta)

questionrios de um universo de 403 famlias, segundo dados consultados no INCRA, representando cerca de 17,37% das famlias.

1.5 As Mudanas ocorridas na Regio aps a ocupao.

Aps o processamento das imagens e o trabalho de campo, com dados comparativos, foi possvel detectar algumas alteraes nesta regio, relacionando dados obtidos em anos anteriores a essa ocupao. A imagem aqui representada pela Figura 02 ano 1995 apresenta apenas uma pequena rea de supresso conforme representado pelos pontos de cor vermelho, nesse perodo essa regio era rea de fazenda denominada de fazenda Bamerindus, e que, portanto no ocorria a perda da vegetao em grandes propores em que hoje visto nessas reas, percebe-se que nesse perodo a vegetao local era bem mais consistente.

Figura 02 Uso e ocupao do solo do PA Nova Amaznia I, em 1995. Fonte: INCRA-RR Imagem de satlite Landsat TM+ 5, 1995.

Enquanto que, a imagem aqui representada pela Figura 03 ano 2009

apresenta o processo de ocupao da rea atravs do projeto de assentamento PA Nova Amaznia I, no municpio de Boa Vista-RR, criado pelo INCRA-RR, conforme Artigo n 28, Inciso VI, aprovado pela Portaria n 164 de Julho de 2000, publicada no Dirio Oficial da Unio, em 17 de Julho de 2000. Devido ao fato da ocupao dessa rea possvel notar que na regio existem vrias alteraes na vegetao, aqui representadas pelos pontos de cor vermelho onde demonstra que nessas reas houve a supresso da vegetao local para utilizao do solo.

Figura 03 Uso e ocupao do solo do PA Nova Amaznia I, em 2009. Fonte: INCRA-RR Imagem de satlite Landsat TM+ 5, 2009.

A partir dos resultados, pudemos observar que no projeto de assentamento predomina o uso de pastagem natural de formao savanica (graminosa) do tipo campo limpo, com pequenas vegetaes rasteiras do tipo campo sujo acopladas a reas de vegetao arbrea natural que se associa a savana parque, onde as matas associam-se a vegetao de solo mido que se estabelecem aos corpos aquosos. E

que no perodo de 1995 representado pela Figura 03 o solo exposto concentra-se em pequenas reas localizado na parte norte/noroeste do mapa deste perodo e uma pequena rea na parte oeste, o que difere visivelmente no ano de 2009, representado aqui pela Figura 06 onde o solo exposto aparece em praticamente toda a rea do mapa neste perodo, isso se deve em funo da ocupao dessas reas pelas famlias assentadas na regio que teve por necessidade se valer da utilizao do solo para a prtica agrcola e conseqentemente houve a supresso (retirada) da vegetao nativa para utilizao desse solo. Essa regio possui uma rea total de 35.062,404 ha., com capacidade para assentar cerca de 430 famlias e que portanto haviam 403 famlias ali assentadas em seus lotes de terras, segundo (INCRA, 2009). Neste loteamento no h uma uniformidade nas dimenses dos lotes onde apresentam variaes e tamanhos diferentes de um para o outro. Os mesmos esto localizados em rea de vegetao do tipo savana e em cima de um solo infrtil e de pouca potencialidade para uso agrcola. Em sua obra, Costa (1998), define bem esta questo onde diz que, o imvel rural de rea reduzida mal permite uma agricultura de subsistncia do trabalhador e sua famlia. Apresenta-se aqui na tabela 03, os dados conforme visto nos mapas das figuras 05 e 06, acima disposto, em que apresenta mudanas entre o perodo de 1995 e 2009 e, demonstrados nesta tabela, onde mostra que nas reas de: pasto; solo exposto; vegetao rasteira e vegetao de solo mido houve mudanas com a supresso da vegetao existente, enquanto que nas demais reas no apresentaram alteraes, lembrando que essas mudanas ocorridas se devem pela ocupao e uso destes solos para implantao da agricultura familiar criado pelo governo federal atravs do processo de assentamento estabelecido pelo Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria INCRA.

Tabela 01: Distribuio percentual de uso e ocupao do solo, 1995 e 2009.

1995 Classes
Corpos Aquosos Mata Ciliar Pasto Solo Exposto Vegetao Arbrea Vegetao Rasteira Vegetao de Solo mido rea (ha) 424.2550 1.868.8259 25.041.5661 904.6099 596.0609 816.9539 5.410.1283 35.062.4040 Porcentagem (%) 1,21% 5,33% 71,42% 2,58% 1,70% 2,33% 15,43% 100,00% rea (ha)

2009
Porcentagem (%) 1,21% 5,33% 66,83% 7,45% 1,70% 2,14% 15,34% 100,00%

424.2550 1.868.8259 23.432.2019 2.612.1488 596.0609 750.3353 5.378.5722 35.062.4040

TOTAL

Fonte: Adaptado de INPE - Imagem de satlite LANDSAT +5, 1995 e 2009

Cor Amarelo No Houve Alteraes Cor Vermelho Apresentou Alteraes

Para um melhor entendimento, est sendo aqui representado em forma de figuras, os trabalhos de amostragens realizados junto s famlias residentes na rea de estudo, onde foram feitas as coletas dos dados abordando varias situaes de forma bastante objetiva e de boa compreenso das quais seguem demonstrados abaixo.
1.6 - Da Utilizao do Solo:

Do universo de 70 questionrios, ou seja, (30%) utilizam lavouras permanentes com plantaes de culturas adaptadas; enquanto outros 21, ou melhor, (30%) disseram que utilizam pastagem natural e trabalham com pequenas criaes de animais de grande e pequeno porte, e 26 representando cerca de (37,14%) utilizam outras tcnicas e disseram ainda que em seus lotes so empregados trabalhos mecanizados atravs

de mquinas agrcolas com a utilizao de arado do solo e a aplicao de calcrio e mesmo assim a produo no eficaz devido rejeio do solo quanto a determinadas culturas. A forma de utilizao e uso do solo atravs de tcnicas adversas, expressa bem a utilizao de outras tcnicas aqui representada onde aparece em maior proporcionalidade devido forma artesanal que so empregados pelos moradores da regio. Os solos so utilizados principalmente como pastagem extensiva praticado pelos criadores de animais de grande porte como (gado bovino) e de pequeno porte como (caprino), e pequenas reas com uma modesta fruticultura e culturas de subsistncia, o que se v um sistema tradicional de pecuria e agricultura deficitrio e pouco produtivo e de baixssima qualidade, incompatvel com as exigncias do mercado o tornando assim apenas de subsistncia para essas famlias.

(A)

(B)

Figura 04 Pastagem natural A com uma pequena criao de gado; e B morador utilizando o solo com o plantio de feijo (culturas de subsistncia) no assentamento, duas realidades.

(A)

(B)

Figura 05 Pastagens naturais apresentando uma pequena criao de carneiros A e pastagens cultivadas em processo de formao B no assentamento.

Atravs das amostragens houve-se a necessidade de saber dos moradores se no preparo para utilizao do solo os mesmos empregavam em suas atividades o processo de queimadas como tcnica de limpeza dos terrenos que entendido como forma predatria para facilitar no plantio de lavouras e outros. Para tanto, a pergunta foi respondida de forma unnime onde todos responderam que no utilizavam mais dessa tcnica em funo de riscos que as queimas representam nessa regio principalmente em perodos de estiagem onde a vegetao da rea fica totalmente seca representando assim um perigo eminente e de grandes propores. Em sua obra Ross (2006), relata exatamente as conseqncias desastrosas que isso pode acontecer, onde diz que a prtica da queimada e as tcnicas de cultivo favoreciam extremamente os processos erosivos superficiais e em pouco tempo a parte orgnica dos solos desaparecia pela eroso das guas pluviais. Isso sendo em solo de vegetao do tipo savana certamente as conseqncias so bem maiores.

1.7 - Principais Atividades Econmicas da rea de Estudo.

Sabemos que dentro de uma perspectiva do desenvolvimento econmico e social, e a preocupao com a conservao, preservao e recuperao ambiental, so importantes desafios para uma regio cujas caractersticas fsico-naturais e histricoeconmicas tm se mostrado extremamente complicadas e desafiantes. Ross (2006)

diz em sua obra que, a fragilidade dos ambientes naturais deve ser avaliada quando se pretende consider-la no planejamento territorial ambiental. Estes desafios so definidores dos espaos territoriais marcados por certas caractersticas econmicas, sociais e culturais que se manifestam no ambiente pelos usos dominantes dos recursos naturais, no sentido de encontrar alternativas duradouras para elevar o nvel de renda e melhorar a qualidade de vida das famlias que ali o habitam. (A) (B)

(C)

(D)

Figura 06 Atividade econmica desenvolvida no assentamento: Letras A pequena plantao de feijo; B criao de gado bovino em pequena escala; C criao de carneiros e D criao de aves (galinha, pato e peru).

Segundo Costa (1998), o trabalhador permanente chamado de morador, que reside na propriedade onde trabalha. medida que avanam no campo, as relaes capitalistas de produo, o assalariado permanente vai sendo substitudo por outros mais qualificados para a produo, o que nos leva a uma reflexo sobre esta questo, ser que este pensamento relata a verdadeira situao da famlia no campo? onde primeiramente necessrio que se veja as condies a eles impostas quanto ao apoio tcnico e logstico para uma obteno de produo de culturas em reas agricultveis. E como toda produo tem um destino, cerca de mais de 54% produzem para o seu consumo prprio, ou seja, sua produo praticamente de subsistncia. Haja vista que a produo nesta regio destinada comercializao ainda muito pouca, isso se

deve a fatores do tipo solo, falta de apoio tcnico e outros. Na visita in loco na rea desse estudo, constatamos vrias culturas desenvolvidas pelos moradores, onde trabalhada em alguns lotes ainda de forma precria e artesanal, desde plantio a criao de animais domsticos tornando-se assim um fator delimitante na questo econmica dessas famlias.

(A)
Figura 07 Cultivo de melancia A e cultivo de milho B.

(B)

Nesta cultura constatamos dois contrastes diferentes onde na letra A a melancia no se adaptou ao tipo de solo e produziu frutos subdesenvolvidos, notadamente por carncia de fertilizante para correo do solo, enquanto que em outra propriedade representado na letra B a cultura do milho aparenta estar bem mais adaptado, vale dizer que neste solo segundo o morador, no foi feito nenhum tipo de correo. Nestas reas o solo se apresenta com aspecto arenoso e, portanto contribui para que ocorra uma cultura desprovida e de baixa produtividade, alm do fator solo as baixas precipitaes que ocorrem na regio onde existem dois perodos bem definidos apresentando um perodo seco e ou outro chuvoso, tornando assim o poder aquisitivo desses moradores que por muitas vezes no tem em sua mesa a base que precisa um ser humano para sua subsistncia que alimento, muito mais difcil. Esses resultados esto associados a pouca proteo ao solo oferecida pela savana natural em Roraima, onde h uma vegetao do tipo gramnea rala e esparsa, permitindo incidncia direta das gotas das chuvas e radiao solar sobre a superfcie do solo, os quais promovem ciclos alternados de umedecimento e secagem,

conseqentemente tornando o solo mais compactado nos primeiros centmetros, ocasionando assim um solo fraco e improdutivo. Segundo Brasil (1975), as limitaes so definidas com base nas condies naturais das terras, sendo vlidas, sob alguns dos aspectos, apenas para sistemas de manejo primitivos. Nestes casos, nos sistemas agrcolas desenvolvidos, os graus so estabelecidos em funo da possibilidade de remoo ou melhoramento da referida limitao. A situao preocupante mais mesmo assim ainda existem perspectivas de a mdio e mesmo a longo prazo se criar instrumentos econmicos capazes de ampliar a gerao de recursos prprios para essas famlias que conta com a ajuda da sorte para implementar culturas que lhes possam dar sustentabilidade. O que foi percebido durante todo o processo e desenvolvimento dessa pesquisa, e vistos como um dos principais problemas enfrentados pelos moradores da regio a falta de apoio dos rgos pblicos no que diz respeito questo tcnica para utilizao correta do solo. O que preocupa a continuidade da agropecuria na regio que encontra-se seriamente ameaada pelo esgotamento dos recursos naturais principalmente o solo em perodos secos e em que se apiam as prticas aqui mais difundidas. Se verdade que nem sempre isso se traduz em queda nos rendimentos das culturas, que a dependncia crescente de insumos e a necessidade de se fazer algo que torne real para essas famlias. inconcebvel, presentemente, projetar-se o desenvolvimento de qualquer regio, sem que seja precedido de uma estimativa da potencialidade dos recursos da terra, atento no s s suas caractersticas relacionadas com a aptido produtiva, o que possibilitar a maximizao de resultados, como a imperiosa necessidade de limitar o nvel de seu aproveitamento ao mximo compatvel com a preservao e utilizao desses recursos e de sua integridade. As reaes entre homem e meio ambiente, estabelecidos por meio de processos de ocupao e sistema de explorao dos recursos naturais, acarretam mudanas fsicas, ambientais, sociais e culturais, geralmente inadequadas e com efeitos ambientais adversos. Por ser um ambiente sensvel ao humana, alteraes na dinmica desses processos levam inevitavelmente a alterao nos ecossistemas da

regio, comprometendo a qualidade ambiental urbana e conseqentemente a qualidade de vida dessa populao. A partir dos dados obtidos quanto questo da importncia da ocupao do solo como alternativa no desenvolvimento econmico e social dos moradores da regio em estudo pode-se constatar que a forma de uso e ocupao desse solo ainda requer necessidades de correes para que as famlias ali residentes possam de forma sustentvel usufruir de seus recursos o que ainda deixam a desejar. claro que a grande necessidade dessas famlias est intrinsecamente relacionada a fatores bsicos como:

Da base material com que produzem (extenso e, sobretudo fertilidade das terras); Da formao dos agricultores, fator que hoje ganha uma importncia crucial; Do ambiente scio-econmico em que atuam e, sobretudo da existncia neste ambiente das instituies caractersticas de uma economia moderna: acesso diversificado a mercados, ao crdito, informao, compra de insumos e aos meios materiais de exerccio da cidadania (escola, sade, assistncia tcnica, etc.). Sendo assim, necessrio, portanto, que essa regio seja vista como um todo.

E em sua administrao e planejamento haja a preocupao de harmonizar desenvolvimento scio-econmico e meio ambiente, atravs de uma srie de medidas que visem de forma gradativa, a curto, mdio e longo prazo a implantao de programas voltados a implementao de polticas de capacitao dos recursos naturas existentes na regio. Por fim, a questo mais importante neste momento, encontrar solues para minimizar as deficincias enfrentadas pelas famlias que ali residem, e esperamos que essa pesquisa possa contribuir de forma a despertar polticas pblicas locais que visem a melhoria e, que atenda as necessidades dos moradores desse assentamento.

REFERNCIAS

BRASIL, Projeto RADAM BRASIL, FOLHA NA.20 BOA VISTA e parte das Folhas NA.21 TUMUCUMAQUE, NB.20 RORAIMA e 21 NB.21 PEDOLOGIA, Rio de Janeiro: Ministrio das Minas e Energia, 1975. Volume 8.

COSTA, Luiz Pereira da. 1948 Anlise da poltica fundiria do estado de Roraima/Luiz Pereira da Costa. Boa Vista(RR): Unigrfica Ltda. 1998. INCRA Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria. Relatrio de pesquisa, 2009. INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAO MUNICIPAL IBAM. PRODUTO 7 Diagnstico Municipal Integrado - BOA VISTA PLANO DIRETOR, 2005. ROSS, Jurandyr Luciano Sanches Ecologia do Brasil: subsdios planejamento ambiental / Jurandyr Ross. So Paulo: Oficina de Textos, 2006. para

SEPLAN, Atlas Multirreferencial, Secretaria de Planejamento e Coordenao Geral, Fundao IBGE, 1990. SILVA R. das C.; JNIOR H. B.; BARBOSA R. I.; NASCIMENTO S. P. ZONEAMENTO AGROECOLGICO DO PROJETO DE ASSENTAMENTO NOVA AMAZNIA I ESTADO DE RORAIMA - 1Pesquisador, Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, Gerncia de Recursos Naturais e Estudos Ambientais, Belm, PA. 2Diretor da Diviso Tcnica da Superintendncia Regional do INCRA/RR; 3Pesquisador do INPA/RR, 2005. (Artigo). SOUZA, Carla Monteiro; SILVA, Raimunda Gomes da. Migrantes e Migraes em Boa Vista: Bairros Senador Hlio Campos, Raiar do Sol e Cauam. Boa Vista-RR 2006. VIEIRA, Jaci Guilherme Missionrios, Fazendeiros e ndios em Roraima: a disputa pela terra 1777 1980 / Jaci Guilherme Vieira. Boa Vista, Editora UFRR, 2007.

You might also like