You are on page 1of 7

O QUE ARTE?

Definio: Arte (LatimArs, significando tcnica e/ou habilidade) geralmente entendida como a atividade humana ligada a manifestaes de ordem esttica, feita por artistas a partir de percepo, emoes e ideias, com o objetivo de estimular essas instncias de conscincia em um ou mais espectadores, dando um significado nico e diferente para cada obra de arte.(fonte: Wikipdia)

A arte instala-se em nosso mundo por meio do aparato cultural queenvolve os objetos: o discurso, o local, as atitudes de admirao, etc.. Sempre tive um "conceito" e um "pr-conceito" sobre a ideia de arte, estereotipando, generalizando e afirmando se isso ou aquilo deveria merecer este nome.Ao fazer este trabalho, procurei encontrar sua real definio, fazendo mudar a minha prpria viso e perspectiva sobre o assunto.Sobre vrias explicaes superficiais, tratados, teses e estudos, tudo leva a um impasse, incgnita e a subjetividade dessa palavra. O que arte na verdade? O que ela representa pra mim o mesmo para outros? Se arte, para uns uma definio do belo, perfeito, clssico e de senso comum, exemplo: o quadro da Monalisa, as obras de Michelangelo, as obras de Van Gogh, as sinfonias de Beethoven, etc. Para outros pode ser qualquer coisa que tenha sido trazido do interior para o exterior do ser humano, ou qualquer coisa que represente alguma ideia em si, como uma poro de tijolos empilhados, tocos de madeira cercados de arame farpado, um mictrio de cabea para baixo, uma msica tocada na televiso e por a vai.Sendo assim, no to fcil chegar a uma concluso sobre este assunto to amplo e complexo. O que podemos fazer analisar e discutir algumas ideias e pensamentos, tentar chegar a algum lugar ou ao menos esclarecer certos pontos de vista. Arte no algo concreto e objetivo, subjetivo, abstrato, ou seja, uma ideia. Ento quando perguntamos o que arte? queremos dizer qual o conceito que temos dela. Podemos dizer ento

que cada um pode atribuir definio que lhe trouxer sentido. Nessa linha de pensamento podemos citar filsofos como Plato, que de certa forma relaciona o conceito paraa abstrao, ou seja, a algo que no real, que pertence ao mundo das ideias. Para ele quando olhamos um objeto, por exemplo, um lpis, na verdade abstramos suas caractersticas gerais, generalizamos e formamos um conceito de que aquilo que vemos um lpis, assim enxergamos a verdade sobre esse. Pensando desta forma podemos dar o exemplo de quando vamos a uma exposio de obras de arte e vemos um quadro, que antes de termos conhecimento apenas um objeto, e atribumos a ele o conceito de que aquilo realmente uma obra de arte pelas caractersticas, pelo local onde est sendo exposto e tambm por certa contribuio do senso comum. No digo aqui que Plato falava dessa maneira, mas atribui uma ideia sobre o discurso de conceito e por isso preferi explicar por esta tica.

Indo para outro autor, Jorge Coli em seu livro preferindo no entrar na discusso sobre o conceito de arte, entra no discurso da obra em si, comenta a hierarquia dos objetos, diz que no senso comum, para determinado objeto merecer o status de obra de arte, precisa de que estudiosos no assunto como, por exemplo, crticos e historiadores avaliem qual elemento deve ser chamado de arte. Tambm avalia qual merece ser chamado de mais arte do que o outro, podendo assim dizer que se formos comparar o Concerto de Brandenburgo de J. S. Bach com um Disco do Djavan, muitos diro que os dois so arte (ou msica), mas que com certeza a composio de Bach mais artstica (melhor) do que a de Djavan.

Outro fator importante em que Jorge Coli expe numa parte de seu livro no sentido de acesso a arte. Dizendoque ela no chega a todos da mesma forma, tanto pelo fato de nosso pas no ter certo incentivo quanto os meios de comunicao em massa que priorizam acima de tudo o lucro. Normalmente quem tem conhecimento e acesso reside prximo ou em algum grande centro urbano. E o interesse pela arte algo raro e casual, pois no se divulgado e no se tem uma informao

concreta em escolas, mdias, etc. E que as exposies, concertos e peas de teatro so normalmente caras, sendo mais frequentados pela elite cultural do local. Quem se interessa pelas artes visto como bizarro e teimoso, visto que poucos seguem esta linha. Concluindo que vivemos numa situao de misria cultural, pois o acesso restrito e vivemos numa certa imposio de culturas de massa sem nenhum objetivo artstico.

Saindo um pouco desse autor e olhando para uma viso esttica, que vai de acordo com a experincia e conhecimento de cada pessoa, dizendo que para algo ser considerado arte para o indivduo tem que lhe causar emoes e despertar admirao pelo objeto e a ideia que ele representa, ou te levar a um pensamento, te provocar algo. Por este ponto de vista, conclui que a arte em si no ser a mesma coisa para todas as pessoas, no pode ser considerado que todos tero a mesma viso sobre o quadro da Monalisa eque a grande maioria ir se emocionar ao assistir a Flauta Mgica, etc. Isto pode se explicar pelo fator social e cultural de cada um, se algum que no tem o conhecimento e a vivncia de um determinado movimento artstico, com certeza no ter o entendimento e interesse sobre tal. Mas sefizer parte de seu contexto e lhe causar impresses que desperte uma experincia esttica, pode se dizer que para ela aquilo ser considerado arte.

Cada expresso artstica tem sua base no contexto em que est envolvida, seja cultural, social, intelectual e at mesmo emocional. De fato, a criao de uma obra ir variar de acordo com a experincia de cada artista, se um artista entende que estamos numa poca de caos ento sua obra ir representar esta ideia, se outro viver numa comunidade onde a violncia e problemas sociais so o foco principal, sua criao ser nesse aspecto, expressando indignao, relatando fatos de seu cotidiano ou um apelo por ateno. Alm disso, a formao pessoal e intelectual tambm uma variante, como um pintor ou escultor que dominam tcnicas e materiais sofisticados se contrape a um cidado de uma favela que se expressa por meio do grafite (nome dado a pinturas feitas em

espaos pblicos como muros e edifcios)que usa apenas latas de tinta spray ou ltex. No entanto nem todos os movimentos e expresses recebem o nome de obra de arte em todas as ramificaes sociais, dando exemplo que o grafite muitas vezes chamado de vandalismo e poluio visual. Dessa forma, o fato de certo objeto artstico no ser considerado por uma parcela da sociedade, no significa que deixa de ter seu valor como arte no contexto geral de sua definio.

Definir o conceito de arte e o que faz um objeto receber este ttulo gera uma discusso ampla e interminvel, onde muitos tentam explicar seu ponto de vista sempre se contrapondo a outros. Levando em considerao a esta afirmao no se tem como chegar a um consenso real do que pode ser arte, vendo que a mesma se diferencia em diversas formas e explicaes. O que se pode ressaltar tambm que sempre deve ser considerado o fator scio - cultural de cada obra e o que e para quem ela ser direcionada. Reafirmando ento que cada parte da sociedade, cada regio, cada comunidade ter sua prpria representao e forma de expresso.

At aqui, tentei expor algumas formas de ver a arte atravs de alguns pensamentosde forma superficial, pois cada um tem longa discusso e que tomaria muito tempo e vrias pginas para explica-los em sua totalidade. De fato que essas discusses levam a poucas concluses mas amplia certos pontos de vista . Alm de compreender certos pensamentos, tentei aqui colocar um pouco de minha viso. No entanto, terminando este texto com nenhuma explicao rasa, mas com vrias lacunas e subjetividade no que se remete ao conceito. De forma que continuo por deixar em aberto a questo sobre o que arte e o que ela representa.

O sono da razo produz monstros, e a vida interior do homem um universo onde se acumulam o estranho, o inesperado, o insuspeitado, o confuso, o * inextricvel: universo imenso da vida inconsciente. (Goya).

Obscuro, confuso, enredado.s vezes, num primeiro momento, a arte pode nos parecer obediente e mensageira, mas logo percebemos que ela , sobretudo portadora de sinais, de marcas deixadas pelo no-racional coletivo, social, histrico. Devo confessar preliminarmente, que eu no sei o que belo e nem sei o que arte". Mrio de Andrade, 1938.

Referencias Bibliogrficas:
y y y y

livro: O que arte Jorge Coli http://criticanarede.com/fil_tresteoriasdaarte.html http://www.pitoresco.com.br/art_data/arte/ http://fillosofiaoswaldocruz.blogspot.com/2007/05/definio-arte-vem-do-latim-ars-que.html

ESMU UEMG Disciplina: Histria da Arte

Texto: O que Arte?

Licenciatura em msica primeiro perodo noite.


Aluno: Felipe Tavares Justen

You might also like