You are on page 1of 6

1

Configurando um Curso

Configurando um Curso
A primeira providncia de um tutor quando inicia a construo de curso em Moodle deve ser a de configurar o aspecto da pgina de abertura. Como voc j observou, a primeira pgina tem trs colunas (esquerda, central e direita) que esto compostas de blocos de informaes. Os tipos de blocos que podem ser colocados na primeira pgina bem como a disposio em trs colunas so alterveis pelo tutor. E a primeira deciso : que formato de curso vai ser adotado (Social, Tpicos ou Semanal). Leia no material didtico sobre esses trs tipos de cursos. No mdulo Administrao da pgina inicial do curso que voc est construindo clique em Configuraes e voc ter acesso a uma tela parecida com a da figura abaixo

Altere o formato do curso para Social, Tpicos e Semanal (em cada um dos casos, salve as configuraes) e veja o resultado. Volte, depois, para o formato combinado com os outros tutores do curso. Para preencher cada um dos campos do formulrio de configurao do curso clique no smbolo de interrogao ( ) e voc ter mais informaes sobre o contedo.

Configurando um Curso

Nas pginas seguintes apresenta-se uma descrio breve de cada um dos campos a serem preenchidos. Categoria: se o seu ambiente Moodle tem muitos cursos o administrador provavelmente agrupou esses cursos em categorias. No altere este campo. Nome completo: o nome do curso que voc est gerenciando. No o altere depois de iniciado o curso. Isto pode confundir os participantes. Nome breve: um nome curto para uso na navegao dentro do curso. Em universidades, o nome curto adotado pelos alunos, por exemplo. Nmero de matrcula: um cdigo numrico ou alfanumrico para o curso. Em universidades, o cdigo de registro do curso. Sumrio: uma descrio bastante curta do contedo do curso. Pode ser vista por visitantes e pode ser colocada na pgina de abertura do curso.

Formato: pode ser Semanal, Social ou Tpicos. Leia sobre isto no material didtico. Data de inicio do curso: data em que o curso ser aberto aos participantes. Perodo de validade da inscrio: no o perodo em que as inscries podem ser feitas! o perodo em que o aluno pode se manter matriculado no curso. Conselho: deixe o valor Ilimitado. Nmero de semanas ou tpicos: no caso de cursos nos formatos Semanal ou Tpicos o nmero de semanas que o curso vai durar ou tpicos em que ser dividido. Tipo de grupo: sobre grupos teremos uma aula especfica. Deixe os valores dos campos Tipo de grupo e Forar como esto. Acesso reservado: enquanto voc est construindo um curso recomendvel que no permita o acesso dos participantes. Cdigo de inscrio: os participantes de um curso podem se matricular nele sozinhos desde que saibam o Cdigo de inscrio. Um curso pode, tambm, no ter cdigo de inscrio e ser livre para acesso universal. Para evitar uma exploso de participantes apenas curiosos sempre bom criar um cdigo de inscrio e inform-lo aos participantes. Sobre matrcula de alunos existem outras alternativas que sero explicadas em outro momento. Acesso de visitantes: o tutor de um curso decide se permite ou no o acesso de visitantes e, se os visitantes podem acessar com ou sem o conhecimento do Cdigo de inscrio.

Configurando um Curso

Sees escondidas: nos formatos Semanal e Tpicos pode ser uma boa poltica ocultar o material do curso que ser estudado em tempo futuro. Isto impede a disperso dos participantes. Voc pode ocultar as semanas ou tpicos que ainda no devem ser objeto de ateno. Quantas notcias mostrar: na pgina inicial do curso existe um bloco chamado ltimas notcias (uma espcie de frum automtico). Este campo configura quantas notcias devem aparecer. Mostrar notas: voc deve ter observado que, como participante, tem acesso ao bloco Administrao e l, ao tpico Notas. Estas notas podem ser ocultadas por deciso do tutor de um curso. Mostrar relatrio de atividades: importante colocar este campo na opo sim. Os participantes sempre podero verificar o que fizeram e o que falta fazer (Atividades e Materiais). Tamanho mximo para envio: esta informao limita o tamanho dos arquivos que podem ser enviados ao ambiente pelos participantes. Sua palavra para tutor: voc pode alterar a forma como o tutor chamado no curso (por exemplo, pode alterar para Professor, Moderador, etc.) Sua palavra para tutores: a mesma informao acima, no plural.

Sua palavra para estudante: como se referir aos participantes. Sua palavra para estudantes: idem, no plural. Forar lngua: voc pode escolher em que lngua o Moodle vai funcionar (claro, os nomes dos blocos e atividades, no o contedo). Esta opo depende das lnguas disponveis em sua instalao. Este um metacurso: escolha a opo no. Clique em Salvar mudanas para salvar as alteraes na configurao do curso.

Configurando um Curso

Os blocos visveis so: Participantes, Atividades, Buscar nos fruns, Administrao, Meus cursos, Agenda do curso, ltimas notcias, Prximos eventos, Atividade recente. O curso criado no formato Semanal e a figura mostra a viso do tutor.

Para alterar o layout da pgina inicial de um curso (s tutores podem fazer isto) clique no boto Ativar edio (no alto, direita) na tela de abertura do curso.

Somente tutores e monitores com permisso para Edio vem o boto Ativar edio.

Configurando um Curso

Clicando em Ativar edio voc ver a tela mostrada na figura abaixo.

Observe os conesetc. Com eles voc poder mover ou excluir os blocos esquerda e direita e alterar o aspecto das unidades da coluna central. Experimente. Tudo pode ser refeito se voc errar! (claro, se voc excluir um texto que produziu no editor do ambiente ter que digit-lo novamente).

O uso dos cones de edio pode ser assim resumido: excluir o bloco ou material ou atividade abre o editor para insero ou alterao de contedo abre um quadro de ajuda sobre a ferramenta que se est usando quando aberto mostra o bloco, material ou atividade. Se clicarmos nele, fechase e oculta o bloco, material ou atividade (para os participantes; para os tutores aparece em fontes com caracteres de aspecto "cinza") move um material ou atividade para cima e para baixo. til, por exemplo, quando se coloca um material ou atividade na semana ou tpico errados. No necessrio refazer, basta mover nos blocos da coluna esquerda move o bloco para a coluna direita. Na coluna central (em um material ou atividade) equivalente a tabulao nos blocos da coluna da direita move o bloco para a coluna da esquerda (sempre move para a parte inferior da coluna) move um bloco para cima (nas colunas esquerda e direita) move um bloco para baixo (nas colunas esquerda e direita)

Quando um curso criado os blocos Participantes, Atividades, Buscar nos fruns, Administrao, Meus cursos, Agenda do curso, ltimas notcias, Prximos eventos, Atividade recente so inseridos automaticamente. possvel acrescentar novos blocos clicando em Ativar edio e procurando, na parte inferior da coluna da direita, o bloco mostrado na figura abaixo.

Configurando um Curso

Clicando no menu "pulldown" voc poder escolher entre os seguintes blocos adicionais Calendrio, Descrio do curso ou stio, Fontes RSS remotas, HTML, Insero do glossrio aleatria, Mensagens, Referncias da seo, Resultados do teste, Usurios no sistema. Voc deve experimentar inserir cada um deles e comentar nos fruns suas descobertas e dvidas.

You might also like