You are on page 1of 58

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PS-GRADUAO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE

MERCADO DE CARBONO: O DIREITO DE POLUIR

Por: DIOGO CAMPOS VERSARI

Orientador Prof. Jaqueline Guerreiro

Rio de Janeiro 2009

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PS-GRADUAO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE

MERCADO DE CARBONO: O DIREITO DE POLUIR

Apresentao Candido

de

monografia como

Universidade parcial para

Mendes

requisito

obteno do grau de especialista em Gesto Ambiental. Por: . Diogo Campos Versari

AGRADECIMENTOS

Agradeo

Deus

por

todas

as

oportunidades de evoluo. E a todas as pessoas que, de alguma forma, partilham desta jornada.

DEDICATRIA

minha querida me por todo o apoio.

RESUMO
O planeta enfrenta uma srie de calamidades climticas jamais vista em toda sua existncia. Derretimentos de camadas de gelo, furaces, estaes climticas sem temperaturas definidas, etc. Dentro deste cenrio e na preocupao da continuidade de sua existncia, os personagens mais influentes do mundo se reuniram para discutir e tomar providencia a respeito da vida no planeta. Em reunio realizada na cidade de Kyoto, no Japo, em 1997, foi assinado um acordo que comprometia os pases signatrios a reduo de suas emisses de gases do efeito estufa. O protocolo previa uma srie de medidas para mitigar os efeitos dos gases causadores do efeito estufa no meio ambiente, liberados pela atividade de crescimento industrial e o desenvolvimento econmico do homem. Um dos mecanismos de flexibilizao, chamado de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), criado no mbito do Protocolo de Kyoto, permitia a negociao de crditos entre os pases desenvolvidos,

considerados altamente poluidores. Esses crditos geraram um mercado de negociao de ttulos, mais conhecido como mercado de carbono, onde os pases que ultrapassassem suas cotas de emisso de poluentes poderiam adquirir crditos de pases que conseguiram reduzir suas emisses para aqum das metas impostas pelo Protocolo ou atravs certificados emitidos de projetos de MDL, em pases em desenvolvimento, que comprovem a eficincias destes projetos em retirar carbono da atmosfera. Neste cenrio, a soluo proposta ao problema ambiental foi criao de um mercado de crditos que atribui um valor monetrio a poluio. Os pases desenvolvidos adquirem o direito de poluir e o favorecimento ao mercado capitalista sobressai em relao preocupao com o meio ambiente.

METODOLOGIA

O primeiro passo para elaborao deste documento foi a identificao dos autores e pessoas ligadas diretamente ao tema. Atravs de pesquisa na internet foi possvel a estruturao da coerncia cronolgica da abordagem dos fatos para que posteriormente chegasse discusso final, tema do ttulo da monografia. Paralelamente a isto, a consulta em livros se fez necessria medida que se aprofundava no assunto. Diversos autores consultados e comentados durante a elaborao deste documento. Vale ressaltar que alguns destes livros foram-me cedido pela Universidade Candido Mendes por intermdio de sua biblioteca central. Outro passo importante foi a locao de filmes relacionados ao Tema Mudanas Climticas os quais forma de grande valia para o decorrer do tema. Em posse de todas estas fontes de consulta, o trabalho trouxe a comparao das vises dos diferentes grupos envolvidos na temtica do mercado de carbono, de forma a fornecer ao leitor uma rica visualizao do contexto em que estamos inseridos e muitas vezes no dada a devida importncia.

SUMRIO

INTRODUO CAPTULO I - O Aquecimento Global CAPTULO II - Tratados Mundiais CAPTULO III Comercializao de Carbono CAPTULO IV Pontos de Vista O Contraste CONCLUSO BIBLIOGRAFIA CONSULTADA BIBLIOGRAFIA CITADA

08 09 14 22 27 45 49 50

REFERENCIAS WEBGRFICAS VIDEOGRAFIA ANEXO NDICE FOLHA DE AVALIAO

51 52 53 56 58

INTRODUO
A constante preocupao com o desenvolvimento industrial mundial gerou uma srie de problemas ambientais que no estavam previstos. A mentalidade da constante busca do ser humano em satisfazer suas necessidades materiais tornou o mundo uma espcie de mina de recursos naturais onde a extrao poderia ser realizada infinitamente. Com o passar dos anos, essa teoria caiu e surgiu uma nova realidade perante as mudanas ambientais que eram observadas. A partir de 1972, a conscincia ecolgica comea a tomar forma de maneira que a necessidade de cooperao internacional para a proteo ao meio ambiente faz com que os grandes chefes de Estado renam-se para discutir o futuro mundial. Desta data em diante, os problemas ambientais foram enfocados com maior seriedade, tendo os pases sido encorajados a efetivar mudanas de proteo ambiental e um estmulo a um novo comportamento sustentvel foi motivado.

CAPTULO I O AQUECIMENTO GLOBAL O CONCEITO


A maior parte da sociedade humana vive como se fosse a ltima gerao. (Genebaldo Dias)

A temperatura do globo vem aumentando cada vez mais. Alteraes permanentes das condies meteorolgicas esto sendo observadas em todo o mundo. Desde a Revoluo Industrial, em meados do sculo XVIII, onde o homem passou a substituir a mo de obra bruta por maquinrio, grandes quantidades de gases foram e continuam sendo emitidos para a atmosfera. Acompanhando a proporo da evoluo tecnolgica e industrial, associado ao consumo de combustveis fsseis, os nveis de gs carbnico emitidos na atmosfera s vm aumentando. A causa mais importante para o aquecimento global a influncia antrpica, em diversos nveis, na natureza.

Toda atividade humana, se no bem planejada, prejudicial, principalmente ao meio ambiente e a prpria humanidade. (FRANCISCO AQUINO, GEOGRAFO UFRGS, 1967, p.32).

10

1.1 Causas do Aquecimento Global


O efeito do aquecimento global uma resposta do meio ambiente s aes realizadas pelo homem em seu processo de industrializao e progresso. Para o funcionamento de mquinas e indstrias, o homem passou a queimar combustveis fsseis, como o carvo e o petrleo, liberando para a atmosfera grande concentraes de gs carbnico e outros potencializadores do efeito estufa, os chamados gases do efeito estufa (GEEs).

1.1. 1 Efeito Estufa.

O chamado efeito estufa ocorre quando a radiao solar atravessa a atmosfera e se encontra com a superfcie do planeta. A maior parte desta radiao absorvida pela superfcie da Terra, aquecendo-a, e o restante refletido e retorna para a atmosfera. Na atmosfera se encontram gases capazes de absorver esta energia refletida. Quanto maior a concentrao destes gases, maior a reteno de calor e, por conseguinte, ocorre a elevao da temperatura em todo o globo. O efeito estufa condicionante para que haja vida no planeta. Sem ele, no haveria condies ideais de temperatura para os seres vivos. O problema acontece quando esses gases do efeito estufa (GEEs) esto presentes em altas quantidades na atmosfera. Por absorverem o calor, no permitindo que este seja liberado para o espao, fazem com que a superfcie receba mais energia do que deveria, tendo sua temperatura elevada.

1.1.1.1 Tipos de Gases.

Os gases presentes na troposfera passam a ser considerados poluentes quando suas concentraes ultrapassam padres (Tabela 1)

11

estabelecidos por medies em ambientes especiais, como por exemplo, laboratrios.

TABELA 1. Emisses globais e outras caractersticas de poluentes importantes do ar. Emisso anual (10 t) Poluentes
Pelo homem Natural
6

Tempo de Residncia Na atmosfera

Concentrao Tpica (ppm)


Ar limpo Ar poludo

SO2 H2S CO NO/NO2 NH3 N2O

146-187 3 304 53 (como NO2)

5 100 33 NO:430 NO2:658 1160 590 200 1.600 1.000.000 3.700

4 dias < 1 dia <3 anos 5 dias 7 dias 4 anos ? 4 anos 2-4 anos -

0,0002 0,0002 0,1 < 0,002 < 0,004 0,01 0,25 < 0,001 1,5 340 0,02

0,2 40-70 0,2 (como


NO2)

4 0 Hidrocarbonetos 88 CH4 CO2 14.000 Particulados 3.900 O3


Fonte: Freedman (1989)

0,02 2,5 400 0,5

Os gases poluentes mais importantes so: dixido de enxofre (SO2), cido sulfdrico (H2S), xidos de nitrognio (NOx), amnia (NH3), monxido de carbono (CO), dixido de carbono (CO2), metano (CH4), oznio (CO3), perxido-acetil-nitrato (PAN) e fluoretos (principalmente HF). Os particulados so materiais lquidos ou slidos com dimetros inferiores a 1m, comportamse como gases, permanecendo longo tempo em suspenso na atmosfera. O CO2 representa, atualmente, 55% do fenmeno do efeito estufa. O restante causado pelo metano (15%) e pelos clorofluorcarbonos que contribuem com 20%, cabendo 10% ao dixido de nitrognio, oznio e outros. Dados da Organizao das Naes Unidas (ONU) retratam as perspectivas de emisses de gases, dos pases do Anexo I e No Anexo I, conforme tabela abaixo (Tabela 2):

12

TABELA 2. Tabela de Emisses Pases Anexo I Emisses em 1990 Concentraes em 1990 Contribuies no aumento da 75 % 79 % 88 % Pases No Anexo I 25 % 21 % 12 %

temperatura em 1990 Estimativa para 2010 Estimativa para 2020 82 % 79% 18 % 21 %

1.1. 2 Desmatamentos.

Desmatamentos freqentes tambm contribuem para aumentar o efeito estufa. O Brasil, apesar de emitir modestas toneladas de carbono anualmente derivados da queima de combustveis fsseis, ocupa um dos primeiros lugares quando se trata de contribuies devidas ao desmatamento. Cerca de 75% de um bilho de toneladas de gs carbnico emitidas pelo Brasil anualmente, vem de desmatamentos (IPCC). Ocasionado sempre pela mudana de uso da terra, em atividades como pecuria, agricultura intensiva e outros fatores. E quase todo desmatamento se concentra na Amaznia. Segundo Luis Carlos Molion, do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), medies realizadas em 1987 mostraram que cada hectare (10 mil metros quadrados) da floresta retira da atmosfera, em mdia, cerca de 9 quilos de carbono por dia. Nestas propores, somente a Amaznia com seus 350 milhes de hectares, retira do ar aproximadamente 1,2 milho de toneladas anuais. Os organismos vivos so compostos por gua e vrios componentes de carbono. Nas plantas, o carbono participa, na forma de dixido de carbono, nos processos de respirao e fotossntese. O termo seqestro de carbono

13

vem da capacidade das plantas em retir-lo do ar e ret-lo na biomassa (tanto na parte area quanto nas razes) ou ser liberado para a atmosfera, se este material vegetal for queimado.

1.2 Conseqncias

Fatos de propores inimaginveis vm ocorrendo por toda a Terra nos ltimos anos. Tempestades e furaces tropicais, enchentes, ciclones atingem populaes de vrias partes do mundo, arrasando casas, prdios, escolas deixando um rastro de medo e destruio. No ano de 2003 uma onda de calor assolou vrios pases europeus, sendo sentida com mais intensidade na Frana onde mais de 10 mil pessoas morreram, principalmente crianas e idosos que foram pegos de surpresa. O Fundo Mundial para a Natureza WWF (World Wide Fund for Nature) produziu um estudo denominado Mudanas Climticas e Fatores Meteorolgicos na Europa. Divulgado em 2005, a pesquisa estabeleceu ligao entre as modificaes das condies meteorolgicas europias e o aquecimento global. O Centro Nacional de Pesquisa Atmosfrica dos Estados Unidos divulgou outro estudo, em 2006, no qual traz o aquecimento global como principal responsvel pelo aumento das temperaturas ocenicas que resultam na intensificao dos furaces. Fenmenos como o Katrina, uma das maiores tempestades tropicais enfrentadas pelos EUA, foram atribudos ao

aquecimento global. Mudana no regime de chuvas, aumento dos nveis dos oceanos, alteraes aceleradas dos processos ecolgicos de diversos habitats so outros exemplos da gravidade das alteraes decorrentes do aquecimento global, trazendo conseqncias imprevisveis para o homem.

14

CAPTULO II TRATADOS MUNDIAIS

Fatos observados ao decorrer do sculo XX levaram as autoridades a olhar o meio ambiente como um direito das pessoas. De forma que normas punitivas foram estabelecidas para os poluidores, uma vez que a situao estava alarmante. Se antes a preocupao com a natureza se restringia ao fato de que a falta dos recursos naturais poderia ser um entrave para a estagnao do crescimento econmico1, passou a ser considerada um bem mundial, no qual s seriam alcanados resultados efetivos adotando-se polticas

preservacionistas em todo o planeta. A ONU ganhou mais importncia poltica nesta dcada e os pases passaram a ser contados como Estados soberanos e independentes, que tomavam decises em conjunto, no mais prevalecendo somente a vontade dos membros dominantes2. Por meio da Conveno de Viena, assinado em 1969, o tratado foi consagrado como principal fonte de acordos internacionais. Entrando em vigor em 1980, um instrumento por meio do qual o relacionamento entre os Estados ganha solidez e validade, trazendo segurana nas relaes da comunidade internacional.

ELLIOTT, Lorraine. The global politics of the environmente. New York: New York University Press,1988, p.18.

Calsing, Renata de Assis. O Protocolo de Quioto e o Direito do desenvolvimento sustentvel. Porto Alegre. Sergio Antonio Fabio ED., 2005. 144p.

15

2.1 Histrico
2.1.1. Conferencia de Estolcomo

Organizada em 1972 pela ONU, a Conferencia de Estolcomo foi o ponto de partida para a conscientizao ecolgica mundial e a necessidade da cooperao internacional para a proteo ao Meio Ambiente. Contou com a participao de 114 pases de diversos nveis econmicos e sociais, diferentes religies e crenas e inmeras ONGs. O resultado foram 26 princpios na Declarao para Preservao Ambiental. A partir da Declarao, foi elaborado um plano de ao onde o direito ao desenvolvimento ficaria assegurado contanto que fosse limpo, sem ferir o meio ambiente. Foi criado o Programa das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente PNUMA, rgo especializado em questes de trato ambiental e
3 que atuaria junto a outros rgos ambientais da ONU .

2.1.2. Protocolo de Montreal

A constante preocupao com a poluio fez com que a ONU em 1983 realizasse uma Conferencia Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento, de onde surgiu a idia de Desenvolvimento Sustentvel e em 1985 foi adotada a Conveno de Proteo a Camada de Oznio. Diferente da Declarao para Preservao Ambiental, na qual os princpios no aplicavam sanes jurdicas, o Protocolo de Montreal torna-se um instrumento mais eficiente de proteo natureza por condicionar os infratores a legislao ambiental pertinente. Assinado em 1987, foi ratificado pelo Brasil em 1989. J em 1988, a preocupao com emisso de gases do efeito estufa comea a tomar forma. Foi estabelecido o Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas (IPCC) que trouxe dados cientficos dos efeitos da ao
3

Conforme ELLIOTT, op. Cit., p.13; SOARES, Guido, op. Cit., p.54-59.

16

do homem sobre o clima. Atravs de seu primeiro relatrio, em 1990, a ONU deu incio aos trabalhos o quais resultariam na Conveno Quadro das Naes Unidas. Tambm nesta poca, o PNUMA levantou dados que enquadravam os aspectos polticos e sociais da problemtica ambiental. Este trabalho deu origem ao Relatrio de Brundtland, que traz um resumo dos principais danos ambientais e estratgias para san-los. Segundo Varella4, foi o relatrio de Brundtland que trouxe pela primeira vez o conceito de desenvolvimento sustentvel, onde a necessidade de continuar o crescimento estaria na destinao dos recursos naturais mas garantindo que esse desenvolvimento no afetasse o meio ambiente de forma prejudicial.

2.1.3. Conveno Quadro das Naes Unidas (UNFCCC) United


Nations Framework Convention on Climate Changes

Com o objetivo de estabilizar a emisso de gases do efeito estufa, a Conveno foi firmada por 182 pases. Estes foram divididos em grupos de acordo com suas diferenas econmicas, sociais e de desenvolvimento. Pases desenvolvidos, ricos e industrializados, so chamados de Anexo I. Os demais pases, na sua maioria em desenvolvimento, pertencem ao grupo dos pases No Anexo I. As partes do Anexo I foram, ainda, subdivididas em Anexo II, que so formadas por pases que apresentam maior potencial de emisso de GEEs. Como os pases do Anexo I so os maiores causadores pelo efeito estufa no seria justo que suas metas e responsabilidades fossem iguais as dos pases No Anexo I, portanto essas obrigaes foram atribudas de acordo com o potencial poluidor de cada pas. A Conveno foi finalizada no ano de 1992, a ponto de serem abertas as assinaturas e ratificao na Eco 92, no Rio de Janeiro.
4

VARELLA, Marcelo, op. Cit., p.37.

17

2.1.4. Eco 92

Popularmente conhecida como Eco92, a Conferencia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, teve o objetivo de elaborar estratgias para adequar um modelo de crescimento econmico menos consumista ao equilbrio ecolgico. A grande diferena da Eco92 para a Conferencia de Estolcolmo foi a enorme presena de chefes de estado. Participaram 178 delegaes de Estados e mais de 14 mil ONGs. O que se reflete com uma maior importncia atribuda ao meio ambiente na dcada de 90. Como resultado da Conferncia, foram assinados os seguintes documentos oficiais: A Carta da Terra, Declarao do Rio sobre ambiente e desenvolvimento ( que contm 27 princpios que guiam na busca do desenvolvimento sustentvel), trs convenes (Biodiversidade, Desertificao e Mudanas climticas), uma declarao de Princpios sobre florestas e Agenda 21.

2.1.5. Tratados da Sociedade Civil

Paralelamente realizao da Eco92, onde seriam definidas as estratgias de desenvolvimento ambiental equilibrado perante o crescimento industrial desenfreado, foi realizado um frum com a participao de 3.180 pessoas, representando 1.300 Organizaes No Governamentais com atuao em 108 pases tendo como objetivo discutir e propor alternativas referentes questo ambiental. Como resultado, 36 planos de ao foram aprovados e reunidos em quatro grupos: Tratados de cooperao: tomada de decises, relatrios e monitoramento, partilha de recursos, cdigo de conduta; Tratados econmicos: as estratgias econmicas alternativas, o comrcio, a dvida, a corrupo;

18

Tratados

sobre

meio

ambiente:

as

florestas,

as

biodiversidades, o clima, a agricultura sustentvel; Trados sobre movimentos sociais: as mulheres, os jovens, os povos indgenas. Dentre os produtos alcanados por esta reunio, destaca-se o Acordo Alternativo Sobre Mudana Climtica Este acordo originrio do consenso comum dos participantes do evento, relativos s graves ameaas ao meio ambiente causadas pelo aumento da concentrao de gases do efeito estufa, tendo como causas o desenvolvimento econmico, as elevadas taxas de consumo relativas ao abuso da utilizao de combustveis fsseis e o uso inapropriado das terras. Os cidados, representando as ONGs e os movimentos sociais de todo o mundo adotaram como objetivo desta Conveno atingir a estabilizao da concentrao de gases na atmosfera, a um nvel que evitaria uma interferncia antrpica perigosa no sistema climtico. Tal nvel deveria ser atingido em um perodo de tempo suficiente, para permitir que os ecossistemas se adaptassem naturalmente mudana climtica, assegurando que a produo alimentcia no seja ameaada, e permitindo que o desenvolvimento econmico prossiga de uma forma sustentvel.
5

2.2 Protocolo de Kyoto e o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo


Com o objetivo de reduzir as emisses de GEEs, foi assinado em 1997, na cidade de Kyoto, Japo, um documento que comprometia os pases do Anexo I na reduo de 5,2% das emisses abaixo do nvel de 1990 entre os anos de 2008 e 2012. Como um instrumento vinculado a Conveno Quadro das Naes Unidas, seu objetivo era estabilizao das concentraes de gases de efeito
5

Tratados das ONGs, Aprovados no Frum internacional de Organizaes No Governamentais e Movimentos Sociais, no mbito do Frum Global Eco 92, p. 92.

19

estufa na atmosfera num nvel que impea a interferncia antrpica perigosa no sistema climtico Cada pas recebeu uma meta de reduo de acordo com as suas diferenas histricas e o grau de desenvolvimento industrial, contudo mantendo a meta global acordada. O propsito do acordo est em reduzir a emisso de seis gases causadores do efeito estufa. So eles, dixido de carbono, relacionado a atividades de queima de combustveis fsseis, incndios florestais; Metano, relacionado a atividades agrcolas, criao de gado, decomposio vegetal; xido nitroso, resultante de indstrias de fertilizantes qumicos, queima de madeira e combustveis de aerossis, fsseis; Hidrofluorcarbono/ de plsticos, Perfluorcarbono, aparelhos de ar

proveniente

indstrias

condicionado, refrigeradores, fundio de alumnio; Hexafluoreto de enxofre, gs de isolamento utilizado em equipamentos eletrnicos, bolas de tnis, sapatos esportivos. Os pases em desenvolvimento, que tambm fizeram parte do protocolo, tm a obrigao de nivelar a poluio em seus territrios, sendo que como tal fato poderia estagnar o crescimento econmico destes signatrios, ficou compactuado que s os pases desenvolvidos teriam mecanismos vinculantes de reduo de emisses. Para cumprir os princpios do protocolo, os pases poderiam celebrar acordos para reduo de metas em conjunto. Como muitos pases no possuem um sistema tecnolgico e econmico que possibilite desenvolver tecnologia de produo limpa, foram adotados os chamados mecanismos de flexibilizao que tornam possvel esta consecuo. Dentre eles, os projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

20

2.2.1. Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL)

Os MDL entraram em funcionamento no incio de 2005 e o Brasil foi o primeiro pas a estabelecer uma Autoridade Nacional Designada (AND), encarregada de analisar os projetos nacionais candidatos a financiamentos. Os aprovados so enviados ONU para serem registrados e analisados no Conselho Executivo. So projetos financiados por pases desenvolvidos nos pases em desenvolvimento, com a finalidade de promover, nos pases No Anexo I, seu crescimento econmico utilizando tcnicas de desenvolvimento limpo e ao mesmo tempo contribuir para que os pases do Anexo I atinjam suas metas de emisso. Estes projetos consistem na reduo de emisses de GEE ou da absoro destes por meio da criao de sumidouros naturais (seqestro de carbono). Funcionando como um meio de flexibilizao para as redues das emisses, a nica forma de pases No Anexo I fazerem parte das redues destes gases, j que o custo gerado menor quando os projetos so implantados nestes pases. Para que o projeto seja desenvolvido deve estar embasado nas metodologias registradas na Conveno Quadro das Naes Unidas (UNFCCC) e aprovadas pelo Conselho Executivo do MDL. Tambm podem ser utilizadas metodologias prprias que constem na UNFCCC e tambm aprovadas pelo Conselho Executivo. Antes de o projeto ser registrado na UNFCCC, dever obter uma Carta de Aprovao (Letter of Approval) da autoridade Nacional Designada (AND), que no Brasil representada pelo Ministrio da Cincia e Tecnologia por meio da Secretaria Executiva da Comisso Interrministerial de Mudana Global no Clima (CIMGC). Os projetos so executados em duas etapas separadamente: uma documental,

demonstrando sua viabilidade e resultados esperados e outra prtica, referente implantao fsica do mesmo.

21

As redues efetivas de emisses provenientes da implementao de projetos MDL resultam na gerao de crditos e denominados Reduo Certificada de Emisses (RCE) ou simplesmente crditos de carbono. Estes certificados so emitidos por organizaes credenciadas e so garantias de que os pases foram bem sucedidos na aplicao de projetos de reduo de emisses. Um projeto s pode resultar em RCEs aps passar por sete etapas: elaborao de Documento de Concepo de Projeto (DCP), utilizando metodologia de linha de base e plano de monitoramento aprovados; validao, em que verificado se o projeto est em conformidade com a regulamentao do Protocolo; aprovao pela Autoridade Nacional Designada (AND), que examina a contribuio do projeto para o desenvolvimento sustentvel; submisso ao Conselho Executivo para registro; monitoramento;

verificao/certificao; e emisso de unidades segundo e acordo do projeto. Quando pases signatrios do protocolo conseguem atingir suas metas, os crditos de carbono excedentes podero ser vendidos a outros que ainda no atingiram suas cotas, gerando um mercado de reduo de GEE, dando um valor monetrio a poluio. Vale ressaltar que s podem participar dos projetos MDL pases que fazem parte da Conveno e que ratificaram o Protocolo de Kyoto.

22

CAPTULO III COMERCIALIZAO DE CARBONO


Os seres humanos nascem ignorantes, mas so necessrios anos de escolaridade para torn-los estpidos. (George Bernard Shaw, dramaturgo irlands -1856 - 1950)

Quando os pases desenvolvidos necessitam cumprir suas metas nas emisses de gases do efeito estufa, podero, atravs do MDL, comprar de pases em desenvolvimento, ttulos conhecidos como Certificados de Emisses Reduzidas (CREs), que representam abatimentos verificados de emisses em pases em desenvolvimento. Dentre os diversos segmentos de mercado que podem se beneficiar com o comrcio de carbono destacam-se: Projetos de recuperao de gs de aterro sanitrio, de gs de autofornos, biodigestores e outros gases; Energias limpas (biomassa, PCHs, elica, solar, etc.); Troca de combustveis; Eficincia energtica e eficincia em transporte; Melhorias tecnolgicas industriais; Projetos florestais;

3.1 Mercado de Carbono

A negociao de crditos de carbono j ocorre na Bolsa de Chicago e em pases como Canad, Repblica Checa, Dinamarca, Frana, Alemanha, Japo, Holanda, Noruega e Sucia. No Brasil, em 2005, o Banco de Projetos do Mercado Brasileiro de Reduo de Emisses, foi lanado pela Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro e o Ministrio do

23

Desenvolvimento, Indstria e Comrcio. Este Banco um sistema eletrnico de registro de projetos. Operado via internet, faz uma correlao entre as demandas e ofertas. Se existe, por exemplo, uma empresa com inteno em investir em energia renovvel e h um projeto sobre o mesmo tema, o sistema automaticamente liga os dois. Isto gera uma reduo de custos j que o mercado de crdito de carbono muito fragmentado, proporcionando assim, compradores da Europa e Japo tomarem conhecimento dos projetos no Brasil. Em 2007, o presidente da Bovespa, Raymundo Magliano Filho, anunciou a ampliao da rea de atuao da Bolsa de Valores Sociais (BVS) que abrigar projetos ambientais, passando a se chamar Bolsa de Valores Sociais e Ambientais (BVS&A), funcionado como um ambiente de encontro entre investidores sociais e ambientais e projetos que necessitem de recursos financeiros para serem implantados ou ampliados.

3.1.1. Quantificao dos Poluentes

Os crditos de carbono so comercializados em toneladas de CO2 equivalente. As especificidades do Prototype Carbon Fund, PCF, criado pelo Banco Mundial, definem os projetos de comercializao de crditos de carbono. Estes projetos so baseados em clculos que demonstrariam a quantidade de dixido de carbono a ser removida ou a quantidade de GEEs que deixar de ser lanada na atmosfera com a efetivao do mesmo. Com o objetivo de medir o Potencial de Aquecimento Global (Global Warming Potencial, GWP) foi criada uma medida internacional para cada um dos seis gases causadores do efeito estufa. Cada crdito de carbono equivale a uma tonelada de dixido de carbono equivalente. Portanto o metano que possui GWP de 20 potencialmente, 20 vezes mais poluente que o CO2. Existem gases utilizados na ndia que possuem GWP de 11.700, ou seja, extremamente poluentes.

24

3.2 Projetos Brasileiro Aprovados


A maioria dos projetos aprovados no Brasil baseada na gerao de energia eltrica a partir de gases emitidos em aterros sanitrios de lixo. H tambm vrios projetos de co-gerao de energia a partir do bagao da cana e Iniciativas de criao de pequenas centrais hidreltricas (PCHs), alm de projetos de substituio de leo combustvel por gs natural. Cabe lembrar que o projeto NovaGerar, em Nova Iguau, na Baixada Fluminense, um aterro sanitrio que reutiliza o gs metano liberado na decomposio de lixo, foi o primeiro projeto MDL aprovado pela ONU, em 2004, no mundo. Este projeto atraiu o interesse do governo da Holanda, que por meio do Banco Mundial, fechou contrato para comprar os crditos de carbono gerados.

3.3 Valores Negociados


O Banco Mundial divulgou em maio deste ano que o mercado de carbono dobrou em 2007, movimentando a cifra de 64 bilhes de dlares. Segundo o relatrio State and Trends of the Carbon Market Report 2008, no setor de MDLs ocorreu uma ligeira alta, passando de 537 milhes de toneladas de dixido de carbono equivalente (MtCO2e) em 2006 para 551 MtCO2e em 2007. Isto significa que o mercado pode estar em uma fase decisiva na qual muitos pases em desenvolvimento esto investindo mais em projetos sustentveis e, por conseguinte obtendo benefcios financeiros dos crditos de carbono. Mesmo os EUA, maior poluidor mundial, no assinando o Protocolo de Kioto, empresas sediadas no pas com uma viso scio ambiental responsvel e com o intuito de incrementar sua imagem institucional, aumentando o valor de suas aes, resolveram contribuir para a preservao atmosfrica.

25

Ao neutralizar suas atividades quanto emisso de gases efeitoestufa, e ao mesmo tempo relacionar sua marca a projetos que fazem uma diferena na sociedade, com bonitas histrias de reduo de pobreza, nasce um mercado paralelo, o Mercado Voluntrio de Carbono, com a

comercializao de crditos de carbono (VER's). Catorze empresas que respondem pela metade das emisses de GEE dos Estados Unidos criaram a Bolsa do Clima de Chicago CCX, a qual auto-regulvel. As empresas que se associaram Bolsa do Clima de Chicago assumiram um compromisso de reduo de emisses de GEE em 4% relativamente a 1998. As que conseguem cumprir as metas recebem crditos de carbono que podem ser negociadas livremente na Bolsa. Brasil participa do Mercado Voluntrio. Isto quer dizer que assim como outros pases participantes, no possui cotas de emisses, entrando no mercado por iniciativa prpria. Dentro deste grupo, um credito de carbono, equivalente a uma tonelada de CO2, custa cerca de 5 euros enquanto os pases que tem a obrigao de reduo, de acordo c/ o Protocolo a mesma quantidade custa entre 13 e 15 euros. Ao longo de 2008, o preo dos crditos de carbono voluntrios (VERs) Verified Emission Reduction tiveram alta de 26% em relao a 2007. As negociaes dos meses de julho a agosto apresentaram uma mdia de 6,3 dlares por tonelada de CO2e (equivalente) em comparao a 5 dlares por tonelada de CO2e em 2007. Existem fatores que influenciam nestes valores. O padro VCS ( Voluntary Carbon Standard) o mais comum e apresentou um aumento de 33% em relao a 2007, alcanando o preo de 7,3 dlares/tonelada de CO2e. O Gold Standard continua sendo o mais valorizado, chegando a 15,8 dlares/tonelada de CO2e (fonte New Carbon Finance). Outro fator que influencia o preo o tipo de projeto. Projetos que retiram metano tm valores mais elevados, chegando a 7,3 dlares/tonelada de CO2e. Projeto de energia renovvel foram negociados em 6,7

26

dlares/tonelada de CO2e. Os VERs de gases industriais 3,6 dlares/tonelada de CO2e. Os projetos florestais 4,2 dlares/tonelada de CO2e. Para efeito de comparao, os valores dos RCEs negociados no Protocolo de Kioto chegam a 26 dlares/tonelada de CO2e.

GRFICO 1. Evoluo da estimativa de preos (fonte New Carbon Finance)

27

CAPTULO IV PONTOS DE VISTA O CONTRASTE


Sempre que uma teoria lhe aparece como a nica possvel, considere isso um sinal de que ou voc no entendeu a teoria ou no compreendeu o problema. que ela pretende resolver. Karl Raimund Popper filsofo austraco (1902-1994)

Dos maiores avanos alcanados pela filosofia ou a teoria da cincia em sua caminhada histrica evolutiva da humanidade destaca-se pela descoberta de que no existem verdades absolutas quando se est produzindo um discurso cientfico. O no questionamento das teorias cientficas que cotidianamente so elaboradas com o objetivo de decifrar parcelas de especficos assuntos em todo o mundo, levaria a um entendimento de que os produtos advindos da cincia no abririam espao para incertezas, seriam sempre verdades inabalveis. exatamente a percepo de que a cincia trabalha com um conhecimento probabilstico e no definitivo que torna possvel seu avano. Os contrastes advindos das divergentes opinies trazem toda uma srie de atritos entre os diferentes grupos sociais que defendem suas posies em funo de suas diferentes vises de mundo e sociedade, enriquecendo, desta forma, ainda mais a discusso. Este contraste de mentalidades de fundamental importncia para o crescimento social e evolutivo da humanidade.

4.1 A viso do Setor Privado

As mudanas climticas e o aquecimento do planeta oferecem riscos e oportunidades para todos. O fato de 75% das emisses brasileiras corresponderem ao setor de uso do solo, florestas e mudanas do uso do solo,

28

no isenta os outros setores de suas responsabilidades, de forma que faam o necessrio para alterar os padres de produo, tornando-os ecologicamente mais corretos. O Brasil, atualmente no possui nenhum compromisso de limitao quantitativa ou metas de reduo de emisses de gases do efeito estufa determinadas pelo regime internacional, mas certo que no perodo ps 2012 estar comprometido com as aes nacionais de mitigao mensurveis. Neste sentido importante que o setor empresarial j antecipe e discuta estratgias futuras. As oportunidades que poderiam surgir de mecanismos de

flexibilizao como a execuo conjunta (Joint Implementation), atividades implementadas conjuntamente (Activities Implemented Jointly) e projetos apoiados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Enviroment Facility GEF) comearam a ser identificadas nas primeiras discusses durante os anos 90, antes da Cop-3 em Kyoto. Alm do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentvel (CBDS), uma das primeiras indstrias a se interessar pelo assunto foi a de papel e celulose, seguida pelos produtores de carvo vegetal devido a oportunidade de usar os recursos de captura de carbono para o financiamento de suas atividades. Aps a entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, outros setores empresariais perceberam as oportunidades contidas no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) de forma que hoje no Brasil, existem 189 projetos aprovados pela Autoridade Nacional Designada (CIMGC), dos quais, 142 esto registrados no Conselho Executivo do MDL. O Brasil o terceiro pas em nmero de projetos, atrs da China e ndia. Do total de projetos aprovados, quase a metade est relacionada a energia renovvel. Projetos de suinocultura ocupam em torno de 16% do total. Troca de combustvel fssil est com 13% e o restante est dividido em

29

projetos de aterro sanitrio, eficincia energtica, resduos, processos industriais, entre outros. Seguindo o leque de oportunidades, empresas de engenharia e consultoria especializadas em elaborao e apresentao de projetos para obteno de crditos de carbono criaram em junho de 2008 a ABEMC Associao Brasileira das Empresas do Mercado de Carbono. Esses profissionais e empresas proponentes de projetos atuam junto os Governos Estaduais e Federais de forma a apoiar o MDL, impedindo assim, a criao de polticas ou programas compulsrios de reduo dos gases de efeito estufa, visto que buscam maximizar suas oportunidades e ganhos com uma linha de base que no inclua a limitao obrigatria de emisses. O setor industrial brasileiro se declara cada vez mais disposto a adotar medidas de reduo de emisses de GEEs. Os investimentos sero voltados a pesquisa de inovaes tecnolgicas com nfase em eficincia energtica, de forma a buscar incentivos econmicos dentro do MDL e elaborar inventrio de emisses. A FIESP (Federao das Indstrias do Estado de So Paulo) e a CIESP (Centro das Indstrias de So Paulo) elaboraram, em 2007, uma proposta com metas voluntrias de reduo de emisso de gases do efeito estufa. Entretanto, no processo de consulta pblica para o Plano Nacional sobre Mudanas Climticas, a indstria, representada pela CNI, posicionou-se contra metas obrigatrias de reduo de emisses e reconheceu que a adoo de medidas pelo setor ser lenta, principalmente se no houver incentivos governamentais.

4.1.1. Posicionamento de algumas empresas

Tanto a Petrobrs como outras empresas do ramo energtico tem investido em pesquisas sobre a eficincia de seus sistemas produtivos, energias renovveis, biocombustveis e armazenamento e captura de carbono. Sendo a companhia detentora do monoplio do refino e produo de petrleo

30

no Brasil, esta empresa se torna fundamental durante as discusses energticas e de mudana do clima no pas. Apesar de investir maciamente em projetos socioambientais e na publicidade (marketing) de suas aes ambientalmente corretas, seu comportamento se torna ambguo quando o assunto retrata os rumos da explorao petrolfera de acordo com critrios de sustentabilidade e repete o discurso do governo brasileiro de que o investimento em biocombustveis sua contribuio na mitigao das mudanas climticas. Em contrapartida, h setores progressistas na esfera privada: o CEBDS lanou o Pacto de Ao em Defesa do Clima. Em conjunto com o Greenpeace e o WWF-Brasil, em abril de 2007, este pacto contm dez propostas gerais a serem consideradas pela sociedade e governo. Medidas incentivando o fim do desmatamento, fomentando iniciativas que tornem a matriz energtica mais limpa; conscientizao da sociedade quanto aos efeitos adversos das mudanas do clima e outras so exemplos de aes que devem ser observadas e executadas conjuntamente entre as esferas pblicas e privadas. No ramo da construo civil, destacam-se iniciativas do Conselho Brasileiro de Construo Sustentvel (CBCS) e do Green Building Council Brasil. O mercado financeiro possui uma iniciativa global relacionada s mudanas climticas, que o Carbon Disclosure Project (Projeto de Informaes sobre a Emisso de GEEs ou Relatrio de Informaes sobre Carbono CDP, na sigla em ingls). O CDP consiste num questionrio coletivo formulado por investidores institucionais (fundos de penso, bancos, seguradoras) e inicialmente foi endereado as 500 maiores empresas do mundo (listadas no FT500), tendo como objetivo, obter informaes sobre suas polticas de mudanas climticas com a finalidade de adequar as decises de investimento. Em 2006, o CDP passou a ter verso brasileira, tendo como patronos o Banco Real e a ABRAPP (Associao Brasileira das Entidades Fechadas de

31

Previdncia Complementar) e facilitador a consultoria Fbrica Ethica Brasil, enviou questionrios para as 50 maiores empresas brasileiras de capital aberto listadas no ndice IBrX da Bovespa. Algumas outras empresas brasileiras, por estarem includas no ndice FT500 j haviam participado em outras edies do CDP internacional, mas foi em novembro de 2008 que foi lanada a edio nacional do CDP-6, que abrangeu 75 maiores empresas de capital aberto do Brasil. Alm de incorporarem medidas de mitigao de emisso de poluentes, seguindo a tendncia internacional, ainda mais evidenciada pelo lanamento do CDP, as empresas passaram a considerar questes sociais e ambientais para concesso de crditos e aplices de seguro. Algumas empresas tem programas de neutralizao de emisses de carbono, no qual calculam o quanto de carbono foi lanado no meio ambiente desde a retirada da matria prima at o descarte dos produto e a partir destes clculos, compensam suas atividades atravs de reflorestamento. Apesar de alguns setores industriais j se encontrarem em um caminho ambientalmente mais coerente com a realidade, outros setores ainda so os grandes viles do assunto em questo. A expanso do agronegcio acaba induzindo ao desmatamento. Atividades ligadas pecuria, aliada agricultura extrativista realizada de forma expansiva, necessitando de novas reas aptas continuidade de referidos empreendimentos, contribuem para o aumento de desmatamentos que comprometem todo ecossistema regional. Por sua vez, no processo industrial das mineradoras e siderrgicas, a energia consumida proveniente, em sua maioria, da utilizao intensiva de carvo vegetal de mata nativa ou plantada, o que as torna diretamente ligadas a desmatamentos. Isto implica a necessidade de reviso de seu processo de produo de forma a realizar mudanas necessrias em sua matriz energtica. Estes setores, juntos, so responsveis por mais de 70% das emisses de gases de efeito estufa no Brasil. De forma a combater o desmatamento, entra em vigor, em julho de 2008, uma resoluo do Conselho Monetrio Nacional que restringem a

32

concesso de crdito, para a safra de 2008/2009, a proprietrios rurais do bioma amaznico que no cumprirem critrios ambientais. Podemos concluir que para o setor privado os cuidados relativos ao ambiente no funcionariam apenas como marketing verde de seus produtos e mercadorias comercializadas. O empresrio brasileiro, de modo geral, identificou oportunidades de reduo de emisses na incorporao da teoria de mudana do clima em seu processo produtivo. Alguns setores, como o agronegcio, ainda enxergam a realidade ambiental como um entrave para seu desenvolvimento, no visualizando as oportunidades geradas por esse novo nicho de mercado. Este processo ocorre ainda de forma lenta tendo em vista o descompasso entre o discurso e a prtica realizada pelos empresrios, alm da expectativa e presso por incentivos governamentais, mostrando que existe a real necessidade da criao de medidas regulamentadoras para o setor privado.

4.2 A viso do Poder Pblico

Com a perspectiva de entrada em vigor do Protocolo de Kyoto e as cifras potenciais que seriam direcionadas ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), surgiu a necessidade de formalizao de um mecanismo dentro do Governo que pudesse encaminhar esse potencial para as prioridades de desenvolvimento nacionais. Como no existia um rgo especfico na estrutura da Administrao Pblica Federal para realizar a coordenao e a articulao necessrias, foi criada em 1999, a Comisso Interministerial de Mudana Global do Clima (CIMGC). Tendo em vista a relevncia que o tema vem adquirindo no cenrio das relaes internacionais, a complexidade e o aspecto multifacetado dos assuntos relacionados com clima, o tratamento do assunto requer articulao de aes de diversos rgos governamentais setoriais. Essa comisso

33

composta por 11 ministrios, sendo presidida pelo Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT) e vice presidida pelo Ministrio do Meio Ambiente (MMA). Dentre suas atribuies: a) emitir parecer, sempre que demandado, sobre propostas de polticas setoriais, instrumentos legais e normas que contenham componente relevante para a mitigao da mudana global do clima e para a adaptao do Pas aos seus impactos; b) fornecer subsdios s posies do Governo nas negociaes sob a gide da Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima e instrumentos subsidirios de que o Brasil seja parte; c) definir critrios de elegibilidade adicionais aos considerados pelos Organismos da Conveno, encarregados do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), previsto no Artigo 12 do protocolo de Quioto da Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima, conforme estratgias nacionais de desenvolvimento sustentvel; d) apreciar pareceres sobre projetos que resultem em redues de emisses e que sejam considerados elegveis para o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), e aprov-los, se for o caso. e) realizar articulao com entidades representativas da sociedade civil, no sentido de promover as aes dos rgos governamentais e privados, em cumprimento aos compromissos assumidos pelo Brasil perante a Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima e instrumentos subsidirios de que o Brasil seja parte.

4.2.1. Comit Interministerial sobre Mudana do Clima (CIM)

Em 2007, o governo decreta instituio do Comit Interministerial sobre Mudana do Clima (CIM), de carter permanente e formado por 16 ministrios, liderados pela Casa Civil. Este Comit responsvel por alinhar as diferentes iniciativas do governo nesta rea e em especial, por orientar a

34

elaborao e implementao da Poltica Nacional e do Plano Nacional sobre Mudanas do Clima. O CIM estabeleceu o Grupo Executivo sobre Mudana do Clima (GEx), coordenado pelo Ministrio do Meio Ambiente, responsvel por

elaborar,implementar, monitorar e avaliar o Plano Nacional sobre Mudana do Clima e tambm formular a Poltica Nacional sobre Mudana do Clima. De acordo com o decreto, o GEx teria que ter elaborado verso preliminar do Plano Nacional sobre Mudana do Clima at 30 de abril de 2008, porm, o rascunho da primeira verso do Plano foi divulgado no dia 25 de setembro de 2008 e estar disponvel para consulta pblica at 31 de outubro. Essa verso preliminar do Plano bastante genrica e superficial, aglomera uma srie de programas em curso que podem ser relacionados s mudanas climticas e falho ao no prever metas, prazos e instrumentos efetivos e de relevncia para a reduo das emisses brasileiras. A partir da iniciativa do decreto de instituio do CIM, foi possvel o estabelecimento de estratgias para a elaborao da Poltica Nacional sobre Mudanas do Clima, que tem como diretrizes gerais o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil junto Conveno sobre Mudana do Clima; adotar aes de mitigao que sejam mensurveis, passveis de ser informadas e verificveis, no contexto do desenvolvimento sustentvel; adotar medidas de adaptao para reduzir os impactos e a vulnerabilidade dos sistemas ambiental, social e econmico; garantir e estimular a participao dos governos, da sociedade civil organizada e dos setores acadmico e privado; promover a pesquisa, o desenvolvimento e a difuso de tecnologias; utilizar mecanismos financeiros e econmicos para promover aes de mitigao e adaptao; promover a cooperao internacional e aperfeioar e garantir a observao sistemtica e precisa do clima. O plano nacional dever ser fundamentado em quatro eixos principais que incluem aes nacionais de mitigao; identificao das vulnerabilidades e potenciais impactos da mudana do clima, e medidas de adaptao; pesquisa e desenvolvimento; e aes nas reas de educao, capacitao e divulgao.

35

4.2.2. Fundo Nacional sobre Mudana do Clima (FNMC) Para que a Poltica Nacional sobre Mudanas do Clima e o Plano Nacional sobre Mudana do Clima sejam viabilizados, o governo brasileiro lanou, em agosto de 2008, o Fundo Nacional sobre Mudana do Clima (FNMC), que tem como objetivo assegurar recursos para apoio a projetos ou estudos e financiamento de empreendimentos que visem mitigao da mudana do clima e adaptao aos seus efeitos. O Fundo contar com os seguintes recursos: at 60% dos recursos de que trata o pargrafo 2 inciso II da Lei do Petrleo; dotaes consignadas no Oramento Geral da Unio e em crditos adicionais; recursos decorrentes de acordos, ajustes, contratos e convnios celebrados com rgos e entidades da administrao pblica federal, estadual, distrital ou municipal; doaes realizadas por entidades nacionais e internacionais, pblicas ou privadas; emprstimos de instituies financeiras nacionais e internacionais; recursos diversos previstos em Lei; a reverso dos saldos anuais no aplicados; e ainda recursos oriundos de juros e amortizaes de financiamentos. O FNMC ser administrado por um Comit Gestor vinculado ao MMA, que o coordenar, e ser formado por seis representantes do Poder Executivo e cinco representantes do setor no-governamental.

4.2.3. Projetos de MDL

Os projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), submetidos aprovao, so verificados pela Autoridade Nacional Designada para esta atividade, que no caso do Brasil, o Ministrio da Cincia e Tecnologia, atravs da Coordenao Geral de Mudanas Globais do Clima, que identifica a contribuio dos projetos no desenvolvimento

sustentvel, pr requisito para posterior expedio ao Conselho Executivo

36

do MDL. Tambm por meio da Coordenao Geral de Mudanas Globais do Clima oferece apoio tcnico ao Itamaraty.

4.2.4. Comunicao Nacional

Dentre os compromissos assumidos pelo pas dentro da Conveno Quadro das Naes Unidas sobre Mudanas no Clima, est o de desenvolver e atualizar periodicamente inventrios nacionais das emisses antrpicas por fontes e remoes por sumidouros dos gases de efeito estufa no controlados pelo Protocolo de Montreal, alm de fornecer uma descrio geral das providencias para implementar a Conveno. O documento contendo tais informaes chamado de Comunicao Nacional no jargo da Conveno. De forma que o Brasil cumprisse seus compromissos neste campo, coube ao MCT a coordenao destes trabalhos para elaborao deste documento em parceria com instituies e especialistas com reconhecida capacidade em cada rea especfica dos mais diversos setores energticos, industrial, florestal, agropecurio, de tratamento de resduos entre outros. O primeiro documento foi publicado no final do ano de 2004, referente ao perodo de 1990-1994 e a segunda est prevista para ser divulgada neste ano, em 2009, referente ao perodo de 1995 a 2000. Ambas as Comunicaes Nacionais contaram com recursos do GEF/PNUD. O Ministrio da Cincia e Tecnologia faz uso do princpio das responsabilidades comuns, porm diferenciadas para defender que o Brasil no deve aceitar novos compromissos no mbito da UNFCCC, j que a contribuio do pas na mitigao das mudanas climticas deve acontecer pela ampliao dos projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.

4.2.5. A Questo Florestal

A Atuao do Ministrio do Meio Ambiente (MMA), concentrando-se na questo florestal vem crescendo, de forma que em 2006, na CoP-12, em

37

Nairobi, Qunia, a na poca ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apresentou a proposta da criao de um mecanismo de incentivos positivos para pases em desenvolvimento que efetivamente reduzirem suas emisses de gases de efeito estufa por meio do combate ao desmatamento. Conforme a proposta, os pases em desenvolvimento podero receber recursos internacionais para aprimorar ainda mais as aes na rea de combate ao desmatamento. Os incentivos devero incluir a proviso de recursos financeiros e a transferncia de tecnologia, alm de meios para capacitao e aperfeioamento das potencialidades dos pases em

desenvolvimento.

4.2.6 Secretaria de Mudanas Climticas e Qualidade Ambiental (SMCQ)

Em abril de 2007, foi criada a Secretaria de Mudanas Climticas e Qualidade Ambiental (SMCQ) na nova estrutura regimental do Ministrio do Meio Ambiente (MMA), consagrando a importncia da temtica de mudana no clima no mbito das aes do ministrio. A secretaria subsidia e assessora diversas unidades do ministrio e entidades vinculadas nos assuntos relacionados com a mudana do clima, assim como desenvolve polticas e estratgias para a mitigao e a adaptao aos seus impactos, apia a ampliao do uso de alternativas energticas ambientalmente adequadas e implementa o Protocolo de Montreal no Brasil. O Departamento de Mudanas Climticas est abrigado na SMCQ cabendo lhe o papel da coordenao das aes do ministrio relacionadas mudana do clima.

4.2.7. Conferncia das Partes (COP-14)

A CoP-14 ocorreu em dezembro de 2008, na cidade de Poznan, na Polnia e tinha como objetivo apresentar e debater propostas para controlar o

38

aquecimento global. O MMA apresentou na reunio, o Plano Nacional sobre Mudana do Clima e o Fundo Amaznia. O objetivo no evento foi demonstrar a relao entre os dois instrumentos para a reduo do desmatamento. Este fundo gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico Social (BNDES) e as doaes arrecadadas financiaro aes que possam contribuir para a preveno, o monitoramento e o combate ao desmatamento da floresta.

4.2.8. CONAMA

Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA o rgo consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente-SISNAMA, foi institudo pela Lei 6.938/81, que dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, regulamentada pelo Decreto 99.274/90. Em abril de 2007, a primeira reunio do Grupo de Trabalho (1 GT) sobre Impactos das Mudanas Climticas no Brasil, discutiu o papel do CONAMA na adoo de Medidas de Adaptao s mudanas climticas dentro do poder pblico brasileiro. Anteriormente instalao deste GT, j existia a proposta de instituio de um grupo de trabalho para elaborar o plano nacional de mudanas climticas, entretanto, o governo se posicionou contra.

4.2.9. Frum Brasileiro sobre Mudanas Climticas (FBMC)

Criado pelo Decreto n 3.515, de 20 de junho de 2000 e presidido pelo Presidente da Repblica, tem por objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade para a discusso e tomada de posio sobre os problemas decorrentes da mudana do clima por gases de efeito estufa, bem como sobre o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) definido no Artigo 12 do Protocolo de Kyoto Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima, ratificada pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo n 1, de 3 de fevereiro de 1994.

39

O FBMC deve auxiliar o governo na incorporao das questes sobre mudanas climticas nas diversas etapas das polticas pblicas. O Frum composto por agentes com responsabilidade sobre a mudana do clima: 12 ministrios, representantes de organizaes nogovernamentais, academia e setor privado, presidente da Cmara dos Deputados, presidente do Senado Federal, governadores de estados, prefeitos de capitais dos estados e presidido pelo presidente da Repblica, mas, geralmente, cabe ao secretrio-executivo do Frum conduzir os encontros. Em junho de 2007, o Frum encaminhou ao presidente da Repblica e ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, uma proposta de plano nacional de combate s mudanas climticas.

Este plano est estruturado em trs eixos: O primeiro trata das aes coordenadas de governo com questes prticas para reduo das emisses brasileiras e medidas de adaptao, contendo metas de reduo da taxa de desmatamento e queimadas; O segundo define a criao de uma rede de pesquisa de cincia do clima e; Terceiro prev a formao de um instituto do clima que elabore estudos e instrumentos para que a questo seja incorporada nas tomadas de deciso. Em julho de 2008, o Frum Brasileiro de Mudanas Climticas, que integra o GEx, recebeu a incumbncia de promover dilogos setoriais com a CNI, setor eltrico, setor financeiro, empresas relacionadas ao setor de carbono, movimento municipalista brasileiro, organizaes no-

governamentais e movimentos sociais, setor de agricultura, floresta e mudana do uso do solo como parte do processo de consulta pblica para colher contribuies para o Plano Nacional sobre Mudanas Climticas. O MMA marcou encontros com as pastas da Agricultura, Minas e Energia, Cidades,

40

Transportes e Desenvolvimento, Indstria e Comrcio, com governos estaduais, alm de reunies regionais e setoriais. De forma a facilitar a comunicao entre o governo estadual e a sociedade civil, um dos objetivos do Frum Brasileiro de Mudanas Climticas estimular a criao de fruns estaduais de forma a exercer a mesma funo, no mbito estadual, que o FBMC exerce no mbito federal.

4.3 A viso do FBOMS

Fundado em 1990, de forma a facilitar a participao da sociedade civil brasileira no processo da Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ocorreria posteriormente em 1992, o Frum Brasileiro de Organizaes No Governamentais e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS) baseia sua plataforma de princpios nos tratados oriundos do consenso das reunies realizadas em 1992. Segundo o FBOMS, o desafio das ONGs e movimentos sociais que atravs da democratizao do debate, pode-se chegar a novos

posicionamentos oficiais em busca do equilbrio entre o homem e natureza. Nos ltimos anos, o FBOMs, atravs de seu Grupo de Trabalho de Mudanas de Clima GT Clima tem pressionado o governo brasileiro a implementar polticas que estejam de acordo com o regime de clima internacional, fazendo com que o pas avance em suas contribuies. Entretanto, segundo nota do GT-Clima, de 24 de setembro de 2008 (ver anexo), o Brasil no est preparado para lidar com os problemas do aquecimento global e as mudanas climticas. Os planos e as polticas sociais e ambientais favorecem a crise ambiental pois do prioridade ao crescimento econmico irresponsvel por desconsiderar os impactos ecolgicos derivados de atividades altamente questionveis como as usinas hidreltricas no Rio Madeira e outras, as usinas nucleares, a expanso da fronteira agrcola e

41

pecuria e a transposio de guas do Rio So Francisco e outras iniciativas includas no Programa de Acelerao de Crescimento (PAC). Em funo de sua responsabilidade diferenciada, o Brasil tem ignorado seus compromissos referentes aos prazos de elaborao de planos e objetivos compatveis com a necessidade mundial de reduo do aquecimento global. As tendncias de evoluo do setor energtico apontam para um maior consumo de combustveis fsseis, seja para termeltricas ou transportes. O simples estmulo ao uso do etanol e biocombustveis no pode ser considerada com a nica contribuio que o pas pode oferecer como resposta adequada a uma poltica sria e sustentvel. Segundo anunciado pelo governo, por intermdio do Ministro Carlos Minc e do Comit Interministerial sobre Mudana de Clima (CIM), a primeira verso do Plano Nacional sobre Mudanas Climticas (PNMC) tornar-se-ia pblico em 23 de setembro de 2008 e ficaria aberta para comentrios por 30 dias, para depois ser lanada pelo presidente Lula em um evento anterior 14 Conferncia das Partes da Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima (UNFCCC), em Poznan, Polnia. O atraso na divulgao mostrou a dificuldade do governo na conduo de um processo participativo relacionado ao tema ambiental. Com a incumbncia de promover dilogos inter-setoriais como parte do processo de consulta pblica para colher contribuies para o PNMC, em 11 de setembro de 2008, o Frum Brasileiro de Mudanas Climticas (FBMC) durante apresentao da sntese das consultas por ele realizadas, percebeuse que determinados setores privados e do governo s e mostram resistentes adoo de medidas de mitigao de emisses de GEE`s. Temos um governo deslumbrado com o petrleo do pr-sal, com o crescimento econmico e insensvel, imaturo, em face ao cataclisma climtico que se anuncia. Quem se preocupa com o futuro do pas deve organizar sua agenda para preparar-se, evitar, mitigar e inclusive aproveitar as oportunidades da nova realidade crtica que se agiganta. Fomos abenoados, gigantes pela prpria natureza, mas no podemos viver deitados em bero

42

esplndido. Nosso governo - deslumbrado com a expanso agrcola no Cerrado, com a produo de carne na Amaznia, com o crescimento das colunas de fumaa das fbricas, dos escapamentos dos automveis e das motocicletas ainda no consegue envidar esforos para gerar uma estratgia nacional para as mudanas climticas. A competncia para elaborar este Plano do CIM, presidido pela Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff que, como divulgado pela mdia, pressiona o quanto pode (e no pode) por novas usinas hidreltricas, novas usinas nucleares, por novos projetos concentradores de capital; porm no quer se empenhar com questes scio-ambientais. O ministro do Meio Ambiente, que coordena o Grupo Executivo do CIM, no consegue articular a elaborao do Plano Nacional sobre Mudanas Climticas. E assim, ns do GT Clima/FBOMS nos manifestamos com veemncia em repdio inpcia do CIM. Aqui estamos, e pressionamos, pois como sabemos todos: O clima vai esquentar e bom se planejar para o que vir!
6

4.4 A viso de alguns ambientalistas

De forma a enriquecer um pouco mais a discusso, professores universitrios, polticos e acima de tudo atores sociais influentes no meio ambiental fornecem seus pontos de vista sobre as vises do mundo e sociedade. 4.4.1. A anlise de Carlos Walter7

De acordo com o ambientalista, nunca se falou tanto em salvar o planeta como nos ltimos 30 anos e nunca se devastou tanto. Assim, estamos tendo que reavaliar nossas reflexes, conceitos e prticas. O ambientalismo
6

Nota do GT-Clima, de 24 de setembro de 2008 (anexoI)

Carlos Walter Porto Gonalves ambientalista e professor da Universidade Federal Fluminense autor do livro A globalizao da natureza e a natureza da globalizao Editora Civilizao Brasileira.

43

dos anos 60 e 70 era considerado subversivo e desafiante, pois colocava em xeque a civilizao industrial. De l pra c, vem acontecendo uma cooptao e um esvaziamento desta viso crtica. Em sua opinio, o incmodo que ns ambientalistas estamos vivendo :se tudo que fizemos no impediu a devastao, a quem interessa o ambientalismo seno aos prprios ambientalistas? Surgem congressos, seminrios, bolsas de carbono, tudo com muita mdia e muita ONG e, assim, se esvazia o contedo radical do pensamento que tenta pegar o problema pela raiz. Hoje se diz que tudo tem soluo, dede que passe pelo mercado. Segundo o professor, a economia mercantilista baseia-se na matemtica, e faz tanta abstrao que se esquece das dimenses fsicas e biolgica das coisas, no considera as leis de entropia, por exemplo. como o plantador de tomate que se preocupa em quanto vai colher e no se importa de colocar muito agrotxico na plantao, pois ele mesmo no vai comer o tomate, s vai vend-lo. Em sua opinio, tudo isso est relacionado ao Protocolo de Kioto e ao mercado de carbono. Caso as solues para os problemas ambientais sejam buscadas no mercado, o problema s ser aprofundado. Segundo ele, o capitalismo no um sistema de organizao social natural, alis como nenhum outro jamais ser. A questo saber se o sistema que tudo mercantiliza capaz de ver a natureza enquanto um potencial criativo e a cultura dos povos, como diversidade do potencial criativo da espcie humana. As regies onde h mais riqueza em biodiversidade e em gua so aquelas que ficaram margem do desenvolvimento mercantil, A combinao de ecologia com economia tem que deixar de confundir economia com a forma capitalista de pensar a economia.

4.4.2. A crtica do Gabeira

O deputado federal Fernando Gabeira considera o MDL e o desenvolvimento do mercado de carbono realidades positivas, ainda que

44

signifiquem pouco diante do aquecimento global. Segundo ele as iniciativas por mais amplas que sejam, so limitadas com relao s necessidades reais. Mas esta uma discusso bizantina: no interessa muito saber se vou salvar o planeta ou apenas retardar uma catstrofe. Ambas as causas so justas. Nesse cenrio ele critica o que tem ocorrido no Brasil: No nosso pas, a regulamentao interna do MDL foi retardada por causa da incompreenso poltica com relao ao Protocolo de Kyoto. O tema era tratado de forma secundria e estava relacionado aos pases desenvolvidos, o que provocou um atraso na regulamentao do MDL. Para Gabeira, todas as iniciativas comprovadamente eficazes para reduzir a emisso de poluentes devem analisadas, e todos os entraves devem ser combatidos. 4.4.3. Luis Gilvan de Meira Filho
8

O professor Luis Gylvan Meira Filho integrou a equipe de negociadores brasileiros do Protocolo de Kyoto. Para ele, a limitao das emisses de gases causadores do efeito estufa exige esforos sem precedentes. No h indcios de que a economia global v ser prejudicada, mas os governos precisam adotar medidas de compensao dos setores prejudicados pelos efeitos decorrentes das mudanas que devem ser adotadas, principalmente na rea de gerao de energia, industria e transporte. preciso mexer dentro da economia e, principalmente, repartir os custos. A tendncia que essa repartio seja feita de forma que o nus maior caiba a quem polui mais, e o menor a quem polui menos. O cientista elogia o MDL uma maneira coletiva de compensar redues de emisses mas ressalta: ele precisa ser aperfeioado, de modo a fazer com que baixe o custo geral de reduo para o conjunto de pases. Na Europa, Japo e Estados Unidos, estes custos j esto sendo internalizados. A

Doutor em astrofsica e pesquisador do Instituto de Estudos Avanados da Universidade de So Paulo (USP), integrou a equipe de negociadores brasileiros do Protocolo de Kyoto.

45

sociedade est se dispondo a incorpor-los em suas atividades econmicas e financeiras. 4.4.4. A proposta de Minc

Segundo o atual ministro de Meio Ambiente Carlos MInc, uma compensao para indstrias e pases que poluem mais no pode ser rechaada, mas ela pode indicar que os ambientalistas esto monetarizando a poluio, criando um mercado para ela. Os pases ricos no conseguem diminuir suas emisses e podem, nos pases mais pobres, ajudar a preservar florestas ou diminuir as emisses de gs metano do lixo. Isso uma maneira de ver a questo. Por outro lado, em sua opinio, quem provoca um desequilbrio, ainda que local, tem que arcar com os custos de diminuir a poluio ambiental global. No se pode ser contra que um pas rico invista em diminuir a poluio nos pases em desenvolvimento. Mas temos que ir mais fundo. Por isso, proponho que o mercado de carbono deve ser ampliado e os mecanismos de controle sejam mais eficazes e transparentes. Alm disso, penso que essas medidas no podem calar os ambientalistas, que devem continuar exigindo que os pases mais ricos diminuam suas emisses de gases nocivos vida. 4.4.5. A ponderao de Lutes
9

O pesquisador considera que algumas crticas ao mercado de carbono so vlidas mas diz que preciso fortalecer o Protocolo com um todo. Segundo ele o mercado internacional de carbono no contribui diretamente para proteger o meio ambiente. Ele s cria mais flexibilidade para os pases com metas a cumprir. Mas esse mercado gera interesse, apoio e oportunidades de engajamento por parte do setor privado. Ele afirma que a entrada em vigor do Protocolo de Kyoto foi um passo muito pequeno e demorado, mas necessrio para construir um regime

Mark Lutes pesquisador da ONG Vitae Civilis, socilogo e especialista em mudana climtica.

46

internacional capaz de limitar as emisses e concentraes atmosfricas de gases de efeito estufa. O mais importante que o regime internacional negociado para depois de 2012 seja capaz de reduzir mais as emisses em pases industrializados e, ao mesmo tempo, faa o mesmo nas naes em desenvolvimento. Para isso, os mercados de carbono podem cumprir papel mais amplo do que esto desempenhando agora. Mas, em geral, as regras negociadas so razoveis, e o Conselho Executivo do MDL est cumprindo suas responsabilidades, evitando os piores abusos. A questo para o futuro : a quantidade de crditos precisa ser contrabalanada com metas de reduo muito fortes para os pases industrializados, para evitar o risco de uma super-oferta de crditos, que reduziria os preos a um ponto em que eles no mais interessariam aos pases ricos, conclui o pesquisador.

47

CONCLUSO
A discusso sobre o mercado de carbono e o direito de poluir comprado pelos pases desenvolvidos polmica e envolve vrios atores sociais. Opinies de diversos especialistas divergem no assunto. Para alguns cientistas que defendem o mercado de carbono, todas as catstrofes naturais que so hoje observadas so causadas por fatores naturais, estando o homem como um simples coadjuvante no enredo. No existe um consenso comum entre as pessoas ligadas a esta questo. O objetivo desta pesquisa foi trazer tona esta discusso a partir dos diferentes pontos de vista dos grupos envolvidos no tema. Como a sugesto, durante as discusses internacionais sobre Mudanas Climticas, de ser criada uma forma dos pases em

desenvolvimento participarem do protocolo de Kyoto foi lanada pelo Brasil, os benefcios monetrios desta proposta destacaram o pas como um alvo potencial de investimentos e projetos referentes emisso de gases poluentes. As cifras provenientes destes projetos so altas e para os grupos beneficiados, a poluio, o meio ambiente e a vida na Terra ficam em segundo plano. Apesar dos esforos na busca da soluo para o problema ambiental, os crditos de carbono no impedem que pases altamente poluidores deixem de continuar emitindo gases txicos em quantidades elevadas, pois caso suas quotas sejam ultrapassadas, eles podem compensar comprando estes papis de outros pases que lhes outorgam o direito de poluir. Estas negociaes acabam gerando um valor monetrio poluio, de forma que o cerne da questo acaba desfocado. A finalidade deste mecanismo funcionar como um problema de compensao dos danos ambientais que esto sendo causados e no uma soluo permanente para a crise que por hoje passamos.

48

A urgente necessidade a reduo da poluio drasticamente, de tal forma que se isso no for feito imediatamente, a vida no planeta est ameaada.

49

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
Carvalho, Vilson Srgio de. Educao Ambiental e Desenvolvimento Comunitrio. Rio de Janeiro: Wak, 2002.

Dias, Genebaldo Freire. Educao Ambiental: Princpios e Prticas. 9 edio, So Paulo: Gaia, 2004, 552p.

Freedman, B. Environmental Ecology. San Diego: Academic, 1989,424p.

Revista Me Terra, ano 01, nmero 02, Ed. Minuano

Calsing,

Renata

de

Assis. O Protocolo de Kyoto e o Direito do

Desenvolvimento Sustentvel. Porto Alegre: Srgio Antnio Fbio Ed., 2005, 144p.

Motta, Ronaldo S. da. O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e o Financiamento do Desenvolvimento Sustentvel no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2000.

Arajo, Antnio Carlos Porto de. Como Comercializar Crditos de Carbono. So Paulo: Trevisan,2006.

50

BIBLIOGRAFIA CITADA
1 Elliot, Lorraine. The Global Politics of the environment. New York: New York University Press, 1988,p.18.

2 - Calsing, Renata de Assis. O Protocolo de Kyoto e o Direito do Desenvolvimento Sustentvel. Porto Alegre: Srgio Antnio Fbio Ed., 2005, 144p.

3 - Elliot, Lorraine. The Global Politics of the environment. New York: New York University Press, 1988,p.18.

4 Varella, Marcelo Dias. Lingalit Nord Sud et la construction juridique du developpement durable dans le droit international. Tese defendida na Universidade de Paris I, Panthon Sorbonne para obteno do ttulo de Doutor em Direito, Paris, 2002.

5 - Tratados das ONGs, Aprovados no Frum internacional de Organizaes No Governamentais e Movimentos Sociais, no mbito do Frum Global Eco 92, p. 92.

6 - Nota do GT-Clima, de 24 de setembro de 2008 (anexoI)

7 - Carlos Walter Porto Gonalves ambientalista e professor da Universidade Federal Fluminense autor do livro A globalizao da natureza e a natureza da globalizao Editora Civilizao Brasileira.

8 - Luis Gilvan de Meira Filho - Doutor em astrofsica e pesquisador do Instituto de Estudos Avanados da Universidade de So Paulo (USP), integrou a equipe de negociadores brasileiros do Protocolo de Kyoto.

51

9 - Mark Lutes pesquisador da ONG Vitae Civilis, socilogo e especialista em mudana climtica.

REFERNCIAS WEBGRFICAS
www.greenpeace.org/brasil, acesso em 11/08/2008

www.ipcc.ch, acesso em 11/08/2008

www.cvm.gov.br/port/public/publ/cvm-ambiental-daniel-clovis.doc, acesso em 09/08/2008

www.plantebiodiesel.com.br, acesso em 09/11/2008

http:\\web.worldbank.org, acesso em 09/11/2008

www.newcarbonfinance.com, acesso em 09/11/2008

www.carbonnews.com.br, acesso em 09/11/2008

www.bmf.com.br, acesso em 09/11/2008

www.rts.org.br, acesso em 09/11/2008

www.mudancasclimaticas.andi.org.br, acesso em 07/01/2009

www.vitaecivilis.org.br, acesso em 07/01/2009

52

www.fboms.org.br, acesso em 18/01/2009

www.mct.gov.br, acesso em 18/01/2009

www.24horasnews.com.br, acesso em 18/01/2009

www.camara.gov.br, acesso em 18/01/2009

www.brasilpnuma.org.br/pordentro/artigos_046.htm, acesso em 19/01/2009

www.mma.gov.br/conama, acesso em 19/01/2009

www.forumclima.org.br, acesso em 19/01/2009

VIDEOGRAFIA
Gore, Al. Uma Verdade Incoveniente (An inconvenient Truth). EUA, 100 min.Documentrio, 2006 .

Greenpeace. Mudanas do Clima, Mudanas de Vida. Brasil, 51 min. Documentrio, 2006

53

ANEXO 1

Reportagens
Nota GT Clima sobre o PNMC
Data: 24/9/2008 Nota do Grupo de Trabalho de Mudana do Clima (FBOMS) sobre o contedo e o atraso da divulgao do Plano Nacional sobre Mudanas Climticas CIM ou No para o Plano Nacional sobre Mudanas Climticas? O governo federal, mais uma vez, demonstra que no est preparado para lidar seriamente com os desafios brasileiros de um problema global: o aquecimento planetrio e as mudanas climticas. O prprio governo, por intermdio do ministro de Meio Ambiente Carlos Minc e do Comit Interministerial de Mudana de Clima (CIM), chefiado pela Ministra-Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff havia anunciado e reiterado que no dia 23 de setembro tornaria pblica a primeira verso do Plano Nacional sobre Mudanas Climticas. Essa verso, segundo o governo, ficaria aberta para comentrios atravs de consulta pblica por 30 dias para, depois, ser lanado pelo presidente Lula em evento anterior 14 Conferncia das Partes da Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima (UNFCCC), em Poznan, Polnia. Apesar de, nas negociaes internacionais, o Brasil desempenhar um papel importante; no campo interno, o governo federal tem polticas setoriais e programas que aprofundam a crise ambiental e social, uma vez que do prioridade ao crescimento econmico irresponsvel; desconsiderando os impactos ecolgicos e a necessidade da integridade de nossos ecossistemas para permitir um desenvolvimento sustentvel e digno para todos e todas. Isso se traduz em agressiva dedicao a obras e iniciativas altamente questionveis como as usinas hidreltricas no Rio Madeira e outras, as usinas nucleares, a expanso da fronteira agrcola e pecuria, transposio de guas do rio So Francisco e outras iniciativas includas no Programa de Acelerao do Crescimento (PAC). Nos ltimos anos, o governo federal ignorou a responsabilidade brasileira, diferenciada dos pases industrializados e de outros pases em desenvolvimento mais pobres, no tocante a compromissos apropriados referente a suas emisses de gases de efeito estufa. sabido que a maior parte das emisses brasileiras provm do desmatamento e de mudana do uso do solo, mas as tendncias da

54

evoluo do setor energtico apontam para aumento de emisses pelo uso de combustveis fsseis (seja para termoeltricas ou transportes). A mera expanso do uso de etanol e de biocombustveis no resposta adequada e de longo prazo para uma poltica sria de transporte e mobilidade sustentvel. Alm disso, no suficiente para responder aos desafios globais de mitigao de gases de efeito estufa e, portanto, no a nica contribuio que o Brasil, como quarto emissor global, pode oferecer. Um plano srio em qualquer tema ou rea deve ter objetivos e aes que possam ser mensurveis, verificveis e relatveis. Isso se traduz em metas e compromissos para os diferentes setores da economia e da sociedade, bem como responsabilidades e atribuies para os diferentes nveis de governo. O Brasil no pode, em funo de sua responsabilidade comum e diferenciada, fugir do debate sobre a adoo de compromissos nacionais que sinalizem na direo da desacelerao do crescimento das emisses, estabilizao e posterior reduo, em prazos compatveis com a necessidade mundial de conter o aquecimento global nos nveis indicados pelo IPCC. Isso significa que o pas deve urgentemente ter um plano com aes e objetivos que permitam de hoje, e ao longo da prxima dcada, ampliar a sustentabilidade socioambiental do nosso desenvolvimento, por um lado, e contribuir efetivamente para os esforos mundiais de mitigao do aquecimento global, por outro. O atraso na divulgao de um rascunho do Plano sinal tambm da incapacidade do governo de conduzir um processo participativo e bastante abrangente para a pactuao de aes em mudana de clima. O CIM, criado pelo Decreto no. 6.263 de novembro de 2007, tinha inicialmente at 30 de abril de 2008 para apresentar uma verso preliminar do Plano, prevendo consultas pblicas. Nem o prazo, nem o processo de consultas, foram levados a cabo pelo governo federal. Algumas consultas s foram realizadas por iniciativa do Frum Brasileiro de Mudanas Climticas (FBMC), com apoio financeiro estrangeiro, e em parceria voluntria com entidades de diversos setores da sociedade, entre eles o Frum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS). Em 11 de setembro, na apresentao da sntese das consultas setoriais feitas pelo FBMC, percebeu-se que alguns setores privados e do governo se mostram resistentes adoo de compromissos nacionais para limitao ou estabilizao das emisses brasileiras, apesar desses setores muitas vezes declararem publicamente que so favorveis a metas. Nas consultas, representantes governamentais afirmavam que o plano conteria somente aes de curto prazo j em curso e, portanto, no surpresa, conforme noticiado pela mdia, que o resultado desse processo seja um simplrio apanhado de vrias aes esparsas e desconexas que o Governo pretende chamar de Plano ou talvez, queira fazer a sociedade acreditar que h estratgia: No h! Temos um governo deslumbrado com o petrleo do pr-sal, com o crescimento econmico e insensvel, imaturo, em face ao cataclisma climtico que se anuncia. Quem se preocupa com o futuro do pas deve organizar sua

55

agenda para preparar-se, evitar, mitigar e inclusive aproveitar as oportunidades da nova realidade crtica que se agiganta. Fomos abenoados, gigantes pela prpria natureza, mas no podemos viver deitados em bero esplndido. Nosso governo - deslumbrado com a expanso agrcola no Cerrado, com a produo de carne na Amaznia, com o crescimento das colunas de fumaa das fbricas, dos escapamentos dos automveis e das motocicletas ainda no consegue envidar esforos para gerar uma estratgia nacional para as mudanas climticas. A competncia para elaborar este Plano do CIM, presidido pela Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff que, como divulgado pela mdia, pressiona o quanto pode (e no pode) por novas usinas hidreltricas, novas usinas nucleares, por novos projetos concentradores de capital; porm no quer se empenhar com questes scio-ambientais. O ministro do Meio Ambiente, que coordena o Grupo Executivo do CIM, no consegue articular a elaborao do Plano Nacional sobre Mudanas Climticas. E assim, ns do GT Clima/FBOMS nos manifestamos com veemncia em repdio inpcia do CIM. Aqui estamos, e pressionamos, pois como sabemos todos: O clima vai esquentar e bom se planejar para o que vir!

56

INDICE

INTRODUO CAPITULO I O AQUECIMENTO GLOBAL 1.1 . As Causas do Aquecimento Global 1.1.1 Efeito Estufa 1.1.1.1. Tipos de Gases 1.1.2. Desmatamentos 1.2. Conseqncias CAPITULO II TRATADOS MUNDIAIS 2.1 . Histrico 2.1.1 Conferencia de Estolcomo 2.1.2 Protocolo de Montreal 2.1.3 Conveno Quadro das Naes Unidas 2.1.4 Eco92 2.1.5 Tratados da Sociedade Civil 2.2 . Protocolo de Kyoto e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo 2.2.1. Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) CAPITULO III COMERCIALIZAO DE CARBONO 3.1. Mercado de Carbono 3.1.1. Quantificao dos Poluentes 3.2. Projetos Brasileiros Aprovados 3.3. Valores Negociados CAPITULO IV PONTOS DE VISTA O CONTRASTE 4.1 A Viso do Setor Privado 4.1.1 Posicionamento de Algumas Empresas 4.2. A Viso do Poder Pblico 4.2.1 Comit Interministerial de Mudana do Clima (CIM) 4.2.2 Fundo Nacional sobre Mudana do Clima (FNMC) 4.2.3 Projetos de MDL 4.2.4 Comunicao Nacional 4.2.5 A Questo Florestal 4.2.6 Secretaria de Mudanas Climticas e Qualidade Ambiental 4.2.7 A Conferncia das Partes

08 09 09 10 10 10 12 13 14 14 15 15 15 16 17 17 18 20 22 22 22 23 24 24 27 27 27 29 32 33 35 35 36 36 37 37

57

4.2.8 CONAMA 4.2.9 Frum Brasileiro sobre Mudanas Climticas (FBMC) 4.3. A Viso do FBOMS 4.4. A Viso de Alguns Ambientalistas 4.4.1 A Anlise de Carlos Walter 4.4.2 A Crtica de Gabeira 4.4.3 Luis Gilvan de Meira Filho 4.4.4 A Proposta de Minc 4.4.5 A Ponderao de Lutes CONCLUSO ANEXOS INDICE

38 38 40 42 42 43 44 45 45 47 53 56

58

FOLHA DE AVALIAO
Nome da Instituio:

Ttulo da Monografia:

Autor:

Data da entrega:

Avaliado por:

Conceito:

You might also like