You are on page 1of 2

RESILINCIA

Assim como o nosso organismo fsico tem a capacidade de rearranjo funcional, de flexibilidade, de mudana e adaptao, chamado de potencial de plasticidade, o nosso comportamento tambm possui essa capacidade definida por resilincia. Uma espcie de recurso protetor que o ser humano possui para manter e recuperar o nvel de adaptao normal, isto , uma plasticidade comportamental que nos permite responder aos diferentes eventos da vida. a nossa capacidade de resilincia que garante o equilbrio entre ganhos e perdas ao longo da vida. Durante todo o curso de vida experenciamos eventos de vida, ou seja, acontecimentos significativos, normativos (esperados) e no normativos (inesperados), que so limitadores e facilitadores (por exemplo, estudar e passar numa prova, conquistar um emprego, casamento, separao, morte de um ente querido, acidentes, doenas, aposentadoria, viagem, nascimento de um neto, problemas materiais, mudana de residncia, etc), que ocorrem num momento particular da vida, causando algum impacto e que orientam nossa personalidade, nossas atitudes diante da vida. A resilincia refere-se s respostas que damos aos embates da vida, adversidade, a algum trauma, na presena de ameaas ou riscos. Digamos que o que chamamos de nossa fora interna, nossa capacidade de resistir aos entraves do curso de vida. Como se fosse uma ombreira de espuma que nos auxilia a diminir as dores do peso dos eventos de vida nos nossos ombros. Acredita-se que a resilincia muda nas transaes da vida com circunstncias e desafios especficos. A resilincia sempre foi muito usada nas pesquisas do desenvolvimento de crianas e adolescentes e mais recentemente no desenvolvimento da vida adulta e dos idosos, focalizando o envelhecimento bem-sucedido. Tambm um termo muito utilizado hoje nos livros de auto-ajuda.
Com o processo de envelhecimento torna-se necessrio o aumento na capacidade de resilincia na velhice para manter o "A resilincia refere-se s respostas que comportamento adaptativo. Isso porque aumenta a probabilidade damos aos embates da vida, adversidade, de ocorrer mais eventos inesperados na velhice relacionados a algum trauma, na presena de ameaas sade fsica e ao bem-estar e relacionados vida de entes ou riscos. Digamos que o que chamamos queridos. Isso no significa que os fatores protetores no de nossa fora interna, nossa capacidade funcionem na velhice. Mas numa velhice avanada as chances de de resistir aos entraves do curso de vida" experenciar vrios eventos ao mesmo tempo so bem maiores do que quando jovem.

Assim, pode ser que uma pessoa idosa acione sua capacidade de resilincia diante de um evento estressante, mas devido ao acmulo de necessidades, a resilincia seja insuficiente. Os eventos de vida podem funcionar como apoio ou amortecedor da presso exercida por eles. Vivenciar um evento negativo acarreta maior ou menor exigncia de recursos emocionais, sociais e intelectuais. Tudo depende do valor que a pessoa atribui aos acontecimentos, da disponibilidade de suporte social e do controle que exerce sobre esse evento.

Em alguns domnios do funcionamento fsico e psicolgico pode acontecer de serem modificados alguns declnios (por exemplo, o aparecimento de um problema fsico), e o potencial de plasticidade para a melhoria do funcionamento manter-se mais ou menos nos nveis anteriores, sendo possvel manter o desenvolvimento apesar dos riscos. Quanto exposio a fatores de riscos, a ativao de estratgias dirigidas para a otimizao, remediao e preveno freqentemente possvel para o alcance do nvel de adaptao. A ativao ocorre freqentemente sob condies sociais e culturais especficas, com apoio de familiares, permitindo que o idoso mantenha o seu nvel de bem-estar. Toda pessoa enfrenta situaes de estresse durante toda a vida, desde o nascimento at a morte, as quais podem trazer implicaes diversas para a sade fsica e mental. Os tipos de eventos experimentados ao longo do curso de vida, podem variar de acordo com a idade cronolgica, com o tempo histrico, com aspectos educacionais e em virtude de fatores individuais. A nossa capacidade de resilincia tem a funo de nos ajudar a reformar nossos comportamentos, permitindo renovar nossas atitudes diante das adversidades, buscando a vencer cada desafio e aprender com cada lio. A resilincia permite enriquecer nossa trajetria de vida, conforme nossa compreenso e recursos disponveis, lanando mo do nosso repertrio de estratgias de enfrentamento para o alcance da velhice bem-sucedida. A sabedoria, as crenas positivas, a motivao, a autoconfiana refletem esse efeito de aprendizado ao longo da vida.

You might also like