You are on page 1of 8

CFA

Calculo Financeiro e Acturial

Formador: Antnio Salvador Pimenta


ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

ndice
Calculo Financeiro e Acturial ................................................................................. 2 Capital: .................................................................................................................... 2 Tempo: .................................................................................................................... 2 Juro: ......................................................................................................................... 2 Taxa de Juro: ........................................................................................................... 2 Princpios ................................................................................................................ 2 Actualizao ou desconto:....................................................................................... 3 Capitalizao em regime de juro simples: .............................................................. 3 Actualizao (desconto) em regime de juros compostos: ....................................... 3 Desconto por um perodo: ....................................................................................... 4 Equivalncia de valores: ......................................................................................... 4 Equivalncia das taxas de juro: ............................................................................... 5 Equivalncia de Capitais: ........................................................................................ 5 Taxa Nominal e Taxa Real ...................................................................................... 5 Reflexo Final ......................................................................................................... 6

1
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Calculo Financeiro e Acturial


Capital: Varivel que representa um valor e que est sempre associada a um momento no tempo, frequentemente o inicio ou o fim de um perodo de formao dos juros um perodo de tempo, habitualmente de durao constante ao longo de um processo de Capitalizao durante o qual um capital est sob os efeitos de uma taxa de juro.

Tempo: Perodo ou quantidade de tempo em que decorre o processo de capitalizao.

Juro: Valor gerado pela passagem do tempo de um perodo de capitalizao sobre um capital, mas que s est disponvel no momento do seu vencimento (habitualmente o fim do perodo de capitalizao). Tal como para os restantes factores de produo, o valor da remunerao vai depender de um padro, que o rendimento (ou custo) de uma unidade de capital durante uma unidade de tempo, que se convencionou designar por taxa de juro.

Taxa de Juro: Que uma varivel positiva (0) de proporcionalidade entre o capital e o juro, para cada perodo de capitalizao, habitualmente expressa de forma percentual.

Princpios H trs princpios ou regras que gerem as relaes entre estas variveis:

1)

A presena de capital de tempo e a ausncia de juro uma

impossibilidade em matemtica financeira. Se h capital e tempo, tem de haver um juro. O juro zero pode ocorrer se e s se o capital for zero e/ou o prazo for zero.

2
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

2)

Qualquer operao matemtica sobre dois ou mais capitais requer a sua

homogeneidade no tempo. Dados dois capitais C e C` podem-se adicionar, subtrair ou estabelecer uma relao de grandeza entre eles se e s se estiverem referidos ao mesmo momento. pois incorrecto afirmar que 100 recebidos hoje mais 100 recebidos daqui a um ms so 200.

3)

Sendo que Jk o juro do perodo K, CK -1 o capital no inicio do mesmo

perodo, isto , no momento em vigor no mesmo perodo, ser: Jk = Ik * Ck 1 ( K = 1,2,3) Temos pois que, qualquer capital aplicado durante um determinado perodo de tempo (perodo de capitalizao), a uma dada taxa de juro, gera uma remunerao (juro), que o produto desse capital, pela taxa de juro em vigor nesse perodo. Todas as operaes envolvendo capitais devem observar estes princpios.

Actualizao ou desconto: o processo de clculo inverso capitalizao, pelo qual podemos calcular, em funo da taxa de juro, quanto vale um capital num momento anterior, um capital vencvel num momento posterior.

Capitalizao em regime de juro simples: Tradicionalmente h dois regimes extremos de capitalizao: o regime de capitalizao simples (situao em que os juros so retirados logo que se vencem pressupe-se que estes juros so colocados noutro processo de capitalizao deixando por isso de ser objecto da nossa ateno) e o regime de capitalizao composta (situao em que os juros so totalmente recapitalizados, ou seja, so adicionados ao capital no momento do seu vencimento.

Actualizao (desconto) em regime de juros compostos: A actualizao (desconto ou resgate) de determinado capital a receber no futuro (valor nominal) consiste no clculo do valor actual desse montante. Corresponde,
3
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

portanto, a uma operao de capitalizao de um certo capital. Assim, o factor actualizao ser o inverso do factor capitalizao.

Desconto por um perodo: Qual o valor actual correspondente a um valor nominal de 1000, a receber daqui a um ano, considerando uma taxa de juro anual de 10% em regime de juros simples? C+C*(i*1)=S S= valor nominal do capital C= valor actual do capital (descontado durante um ano taxa de juro i) C= ______1________*1000 (1 + 0.1 * 1) C= 909.09 Ao contrrio do regime de juros simples, no regime composto o juro integrado no circuito de capitalizao. Desta forma, alm do capital, os juros tambm so capitalizados. Os juros so adicionados ao capital no momento do seu vencimento (habitualmente no final de cada perodo de capitalizao). Os juros mal vencem, passam a ser considerados capital, havendo pois juros de juros. Como tal o stock de capital cresce de forma exponencial de perodo para perodo.

Equivalncia de valores: Como decorre do princpio de capitalizao, os valores dos capitais variam em funo do tempo e da taxa de juro. Qualquer diferimento de pagamentos acarreta a contagem de juros a favor do credor e qualquer antecipao de pagamentos ter de contemplar a contagem de juros a favor do devedor. Qualquer operao sobre dois ou mais capitais obriga a referi-los no mesmo momento.

4
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Equivalncia das taxas de juro: Quando aplicadas a capitais iguais durante perodos de tempo tambm iguais produzem o mesmo valor acumulado.

Equivalncia de Capitais: Dois conjuntos de capitais dizem-se equivalentes num determinado momento, quando a soma dos valores actuais, referidos a esse momento, dos capitais que compem cada um dos conjuntos, forem iguais.

TAEL: (para emprstimos a efectuar pela entidade) Taxa Anual Efectiva Liquida: taxa de juro paga ao cliente depois de descontadas as comisses e impostos. TAEG: (para remunerao de depsitos bancrios) Taxa Anual de Encargos Efectiva Global: taxa de juro que o cliente paga e que engloba as despesas para a cobrana dos reembolsos, encargos fiscais e despesas de concesso de emprstimos.

Taxa Nominal e Taxa Real O termo nominal pode estar relacionado com a no considerao do efeito da inflao na taxa de juro. A inflao (perda do valor do dinheiro, com o mesmo dinheiro posso adquirir menos bens e servios) est presente em praticamente todas as economias. O juro a pagar ou a receber pode ser dividido em dois componentes: uma parte para compensar a perda do valor do dinheiro e uma componente para remunerar a utilizao do capital e o risco dessa utilizao.

5
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

Reflexo Final

Clculo Financeiro e Acturial


A UFCD de Clculo Financeiro e Acturial foi leccionado pelo formador Antnio Salvador Pimenta e teve a durao de 50 horas formativas. Comeamos por abordar as regras bsicas do clculo ou da matemtica financeira assim os trs elementos base que a compem so: Capital, Tempo e Juro. As regras tambm so trs e so estas que gerem as relaes entre as seguintes variveis: Se h um Capital e tempo tem de haver um Juro caso contrrio seria uma impossibilidade na Matemtica Financeira. Qualquer operao matemtica sobre dois ou mais capitais requer a sua homogeneidade no tempo. Qualquer capital aplicado durante um determinado perodo de tempo, a uma dada taxa de juro, gera uma remunerao que o produto desse capital. As operaes de Capitalizao, Actualizao (desconto) foram outro dos temas tambm abordados. Para aprendermos a calcular os juros foi necessrio tomar conhecimento do que existe a capitalizao em Regime de Juros Simples, e em Regime de Juro Composto. O que faz realmente diferena entre eles que em Regimes de Juros Simples, os juros so retirados logo que se vencem e depositados numa conta

ordem, em Regime de Juro Composto, o juro adicionado ao capital logo no momento do seu vencimento. A Actualizao (desconto) uma operao inversa de capitalizao de um certo capital. Assim, o factor actualizao ser o inverso do factor de capitalizao. Ao iniciarmos o estudo sobre a equivalncia de valores, percebemos que existe uma grande diferena entre esta equivalncia e a Equivalncia de Capitais, como por exemplo: a Equivalncia de valores diz-nos que qualquer diferimento de pagamentos acarreta a contagem de juros a favor do credor. Dois capitais dizem-se equivalentes num
6
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

determinado momento, quando a soma dos valores actuais, referidos a esse momento, dos capitais que compem cada um dos conjuntos forem iguais. Realamos tambm os conceitos de Taxa, Taxa Nominal, Real, Efectiva assim como a Taxa Anual Efectiva Liquida (TAEL) e a Taxa Anual de Encargos Efectiva Global. Penso que esta UFCD foi relevante no s para o curso em si, mas como tambm a nvel pessoal, foi bom ter aprendido a saber quais os juros existentes e como calculalos pois estes so factores com o qual lidamos no nosso dia-a-dia, e muitas vezes somos levados pelos conceitos que no sabemos qual o seu verdadeiro significado.

24 De Maro de 2011
7
ESCOLA PROFISSIONAL DA APRODAZ Rua dos Mercadores n 76, 9500-092 Ponta Delgada Telefone 296 285 461 Fax 296 285 463 E-mail: geral@aprodaz.com

You might also like