You are on page 1of 16

1

MUNICPIO E CIDADE: CONSTRUINDO EDUCAO E SABER POPULAR (Uberlndia MG Brasil)

Prof. Luiz Gonzaga Falco Vasconcellos / Gegrafo Urbanista - falcao@ufu.br Universidade Federal de Uberlndia UFU Instituto de Geografia Laboratrio de Ensino de Geografia LEGEO Profa. Dra. Leoni Massochini - leonimas@terra.com.br Comunidade Externa preciso ter-se conhecimento da direo em que est apontando o algo que se postula popular. preciso saber quem est sendo beneficiado com aquele tipo de ao. Algo popular se tem origem nas postulaes dos setores sociais majoritrios da sociedade ou de setores comprometidos com suas lutas, exigindo que as medidas a serem tomadas beneficiem essas maiorias Jos Francisco MELO NETO, Extenso universitria, autogesto e educao popular . Joo Pessoa: Editora Universitria / UFPB, 200 4, p. 158

Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo... Por isso a minha aldeia grande como outra qualquer Porque eu sou do tamanho do que vejo E no do tamanho da minha altura... Alberto Caeiro (Fernando Pessoa) em "O Guardador de Rebanhos"

RESUMO

Este trabalho objetiva expor, discutir e avaliar os resultados do Projeto Educao Popular: O Municpio e a Cidade (Programa de Formao Continuada em Educao, Sade e Culturas Populares - 2010 - PROEX UFU). Dentre os principais objetivos do Projeto destacaram-se: criar oportunidades para o desenvolvimento e a construo de competncias e habilidades e n ovos conhecimentos voltados para a conquista da cidadania na perspectiva popular; reflexo critica sobre a sociedade; promover dilogos e e sistematizao de novos saberes e desenvolver habilidades para a elaborao de textos e ou desenhos pensando o munic pio e a cidade tendo como meta a edio e publicao de um livro-audio a ser distribudo para bibliotecas de escolas pblicas e entidades populares de Uberlndia visando a socializao dos resultado dos trabalhos. O Projeto integrou programao do Laboratrio de Ensino de Geografia - LEGEO / Instituto de Geografia, em conjunto com a Escola Tcnica de Sade ESTES, tendo como pblico a comunidade em geral. Este fundamentou -se na transdisciplinaridade e em prticas pedaggicas participativas, valorizando sab eres e fazeres populares, enquanto trocas entre a Equipe e o pblico alvo. Foram realizados dezessete encontros com setenta e seis horas de atividades, desenvolvendo o proposto, construindo conceitos, suscitando temticas, definindo temas para produo dos textos, e os modos de elaborao dos mestes, de acordo com as temticas de interesse popular suscitadas pelos participantes. As atividades propiciaram trocas de saberes, as quais se constituram na base da sistematizao e construo coletiva de novos con hecimentos. Os encontros e outras atividades possibilitaram ainda a reflexo sobre problemas socioambientais locais e a elaborao de estratgias para o enfrentamento de modos de opresso, formulando alternativas solidrias para a sua superao. Palavras chave: Educao popular; municpio; cidade, relaes interpessoais.
CONSIDERAOES INICIAIS, OBJETIVOS E FINALIDADES

A temtica da educao popular apresenta -se, cada vez mais, como um desafio no enfrentamento das desigualdades de oportunidades no contexto social. No caso brasileiro, com destaque para o Uberlndia, municpio com relevante importncia

econmica no contexto do Estado de Minas Gerais e tambm no pas, o equacionamento das questes postas requer a intensificao de iniciativas de formao voltadas para ampliao do processo educativo centrado nas demandas das comunidades populares. Por outro lado, cresce a cada dia a importncia e a necessidade de construir oportunidades para a reflexo terica e para a valorizao e divulgao de modos de vida, que respeitem e considerem as diferenas socioculturais e tnicas, e ao mesmo tempo em que promovam aes de cidadania com elevada incluso social. Dentre os principais objetivos do Projeto destacaram -se: criar oportunidades para o desenvolvimento e a construo de competncias e habilidades e novos conhecimentos voltados para a conquista da cidadania na perspectiva popular; promover o dilogo e a sistematizao de saberes e a reflexo critica sobre a sociedade, buscando desenvolver habilidades para a elaborao de textos e ou desenhos pensando o municpio e a cidade, e tendo como meta a edi o e publicao de um livro -audio a ser distribudo para bibliotecas de escolas pblicas e entidades populares de Uberlndia visando socializao dos saberes elaborados. Neste sentido a proposta em discusso apontou para o estabelecimento de condies necessrias a promoo do encontro, da discusso e da elaborao de prticas pedaggicas de valorizao da educao popular. Esta teve como preocupao primordial, contribuir por meio da abordagem de diversas questes locais e urbanas, para melhor conhecimento e apreenso das realidades do municpio e da cidade. Em termos de fundamentao o Projeto teve dentre suas bases a transdisciplinaridade, entendida como a utilizao entrelaada de saberes de diversas reas do conhecimento. Baseou-se ainda no respeito diversidade tnica, cultural e social, na igualdade e equidade de oportunidades entre gneros e diferentes segmentos sociais.
PROJETO: PASSOS E PASSOS

A consecuo dos objetivos, finalidades e metas do Projeto em apreciao, constitui -se no grande elo entre os participantes no decorrer de seu desenvolvimento. Desta forma os desafios propostos motivaram o engajamento e articulao coletiva na busca da

superao de dificuldades inerentes a comunicao e ao processo de ensino aprendizagem. Aps a aprovao do Projeto, as inscries para participao da comunidade foram realizadas via Internet com a opo de poderem ser feitas pessoalmente na PROEX / UFU. Estas foram abertas a todos e em especial os interessados oriundos de comunidades populares, indepen dente de idade, sexo e grau de escolaridade. O nmero de inscritos ultrapassou a casa dos noventa, porm a participao efetiva foi de vinte e quatro. O conjunto dos participantes caracterizou -se pela diversidade de sexo, idade, grau de instruo, condi es sociais e de procedncia (cidade e sede de distritos) possibilitando variedade de situaes, valorizando e enriquecendo o processo convivncia em termos de pluralidade e enriquecimento dos momentos vividos coletivamente, e individualmente, e tambm os trabalhos da equipe. A programao com o pblico alvo se desenvolveu entre os meses de abril e dezembro de 2010, com um total 17 (dezessete) encontros, e carga horria de 76 horas de atividades presenciais. Houve dois encontros de oito horas e os demais t iveram durao de quatro horas. Nos primeiros encontros um grupo de pessoas estranhas entre si com objetivos e expectativas pessoais nem sempre coincidentes, se reuniu expondo e discutindo questes, interesses e motivaes individuais. As vivencias e as experincias constituram-se em fundamento para o fortalecimento de convices, princpios e valores de carter comunitrio e para entender o espao como o lugar do solidrio em constituio, da convivncia democrtica, do aprendizado poltico e da prticas socioculturais na perspectiva popular. Paralela e continuamente, a Equipe desenvolveu atividades de estudos, planejamentos, avaliaes e encaminhamentos relacionados efetivao das diversas etapas do Projeto.
EDUCAO POPULAR

A educao popular dif ere de simples transmisso de informaes e saberes. Ela prima pelo senso crtico, que busca levar as pessoas a entenderem e se comprometerem com a elaborao de propostas populares e contriburem no processo de transformao social.

O conhecimento e a apreenso dos problemas sociais permitem a formao de uma conscincia em contraponto s formas de alienao, possibilitando a elaborao de estratgias para a superao das condies de opresso em suas diversas formas. A Educao Popular tem como ponto de partida a convico de que as comunidades populares possuem um amplo saber fragmentado, contendo significado e importncia sociocultural. Por outro lado, o conhecimento e a apropriao crtica dos problemas socioambientais permitem a constituio de uma conscincia de sujeitos histricos, por parte dos segmentos populares. Desta forma importante fomentar junto s comunidades populares a reflexo sobre seus saberes, buscando incorporar o acmulo terico as suas prticas socioculturais. Como desdobramento, a Educao Popular constitui -se em um instrumento capaz de despertar e qualificar o potencial popular para a construo de alternativas solidrias de vida e de incluso social com elevada qualificao nos espaos do municpio, seja na cidade, nas vilas ou no campo.
CONSTRUINDO ITINERRIOS: FILOSOFIA E METODOLOGIA

No aspecto terico o Projeto adotou como referencial as idias de Paulo Freire e Jacques Delors, entre outros autores, que desenvolvem discusses e reflexes sobre temticas da Educao. As atividades com o pblico participante aconteceram aos sbados em encontros quinzenais sob a forma de oficinas orientadas pelos trs professores envolvidos auxiliados por um estagirio e uma estagiria. Estes alm de integrarem a Equipe do Projeto, participaram tambm na condio de pblico alvo, o que contribuiu sobremaneira nas articulaes do grupo, uma vez que a eles coube colaborarem no desenvolvimento das atividades, tanto em termos de apoio logstico, quanto no que tange ao envolvimento em reunies de detalhamento do programa, estudos e avaliaes. Metodologicamente adotou -se procedimentos participativos visando promover dilogos entre a equipe e o pblico alvo na construo coletiva crtica de novos saberes. O caminho percorrido pelos integrantes teve como principais fundamentos a construo e resgate da autoestima, formao para a cidadania, capacitao das comunidades populares contribuindo para tornar seus integrantes sujeitos de suas histrias.

Como estratgia de insero dos participantes e seus saber es, foram adotadas prticas pedaggicas voltadas Educao Popular, tais como atividades de incentivo a promoo de aes comprometidas com de valorizao e instrumentao para o emponderamento dos mesmos, em termos de conhecimentos e prticas na perspectiva de intervenes sociopolticas nos espaos pblicos de deciso. Os encontros tiveram a seguinte programao e sequncia: Vivncias quanto a relaes humanas e apresentao da proposta (Dia inteiro); Educao Popular, do que se trata?; O municpio no contexto poltico-administrativo brasileiro. Cidade, Cidade(s): o que isso?; Suscitando temticas; Definindo temticas; Acertando a maneira de fazer os textos e ou desenhos; Avaliando caminhos e trilhas; ajustando itinerrios; Trabalho de campo: A(s) cidade(s) e as vilas distritais (Dia inteiro); Desdobrando Tecidos Desenhos: Ajustando focos; Aperfeioando saberes, melhorando resultados; Definindo a obra; Revisando as produes, escolhendo ttulos e definindo apresentaes pessoais; Terminando os textos, abrindo o livro plano da publicao; Denominao, prefcio, sumrios, orelhas, contracapa e demais aspectos da obra. Nos primeiros encontros um dos participantes levantou a questo do acesso ao resultado da produo do livro pelos deficientes auditivos e visuais, idia afinada com a proposta de incluso social do Projeto. A partir disso houve uma reflexo e ficou acertado que seriam pleiteados recursos necessrios publicao ampliada sob o formato de Livro -udio para contemplar os deficientes visuais e ampliar o alcance scio-cultural, o que foi assumido prontamente pela universidade. Em relao s metodologias adotadas no Projeto as atividades fundamentaram -se no dilogo e na valorizao entre os saberes acadmicos e populares e na produo de novos conhecimentos visando sistematizar, valorizar e divulgar esses saberes na perspectiva do avano da incluso social das comunidades de setores populares, nos diversos espaos sociais, polticos, econmicos e culturais. Os encontros foram desenvolvidos por meio de vivncias e dinmicas enquanto estratgias para ampliar e fortalecer as relaes inter e intrapessoais, promover a autoestima e trabalhar a inteligncia tanto em sua dimenso cognitiva, quanto emocional. Por outro lado, tambm teve destaque no decorrer das atividades, promoo de dilogos e reflexes crticas sobre diferentes leituras de mundo e implicaes

subjacentes, como a importncia da participao ativa na elaborao de polticas pblicas que contemplem incluso social qualificada. Outro aspecto enfocado e trabalhado durante as atividades foi o desenvolvimento de habilidades para elaborao de textos e ou desenhos com base na percepo, leitura e representao do espao vivido, buscando pensar o municpio e a cidade na perspectiva da construo do desenvolvimento socioambiental sustentvel. Para socializar o resultado da produo de textos, tanto a Equipe quanto o pblico alvo, foram incentivados a participar de momentos de relato de experincias e divulgao de idias e conhecimentos. O Projeto est culminando com uma publicao na forma de livro -udio (impressolocuo), contando com contribuies de toda Equipe e da quase totalidade do pblico participante. Essa obra constitui-se em significativa contribuio para a Educao Popular, divu lgando os saberes elaborados e sistematizados no decorrer do Projeto.
RELAES INTERPESSOAIS NO PROJETO

Neste tpico so consideradas e discutidas as relaes entre metodologia e filosofia assumidas no Projeto, bem como so realizadas reflexes sobre a i mportncia da qualidade das relaes interpessoais no convvio entre os participantes do mesmo. Para Moscovici (1985) as mudanas pessoais envolvem diferentes nveis de aprendizagem: o cognitivo (informaes, conhecimentos e compreenso intelectual), o emocional (emoes, sentimentos, gostos, preferncias); o atitudinal (percepes); o do conhecimento (predisposio para ao integrada) e, o comportamental (atuao e competncias). Aqui relevante explicitar a interferncia positiva das relaes interpes soais no desenvolvimento do Projeto em termos cognitivo, de comunicao; de autoconhecimento e de estabelecimento de entrosamento entre os participantes. Atualmente cresce a preocupao com questes ligadas a humanizao das relaes interpessoais, com valorizao da inteligncia emocional considerada fundamental na conquista da qualidade de vida e na realizao pessoal e profissional. A convivncia humana em termos de expectativas frente s demandas da vida pessoal, social, familiar e profissional so d esafiantes. As relaes interpessoais so permeadas

por sentimentos, emoes e rudos de comunicao que interferem na qualidade da convivncia, e nem sempre possvel estabelecer relaes de cooperao, solidariedade e respeito em funo de diferentes experincias vividas na construo de uma viso de mundo. No caso do Projeto, o ambiente dos encontros e outras atividades primou pelo respeito e valorizao dos saberes populares, ao mesmo tempo em que buscou -se mutuamente acolhimento entre os participante s, em termos de individualidades e interesses. A partir disso importante destacar que no decorrer dos trabalhos o entendimento da Educao Popular constituiu-se em um processo sempre reflexivo e criativo na valorizao do e concretizao da incluso social qualificada e participativa, diferentemente do que soe acontecer nas escolas, onde a educao de modo geral centra ateno especial na formao de profissionais para o mercado de trabalho. Alguns desafios importantes aconteceram, e por vezes, partici pantes mais tmidos tiveram dificuldades na participao e nos dilogos. O encorajamento e envolvimento em discusses e a valorizao da histria de vida de cada um contriburam no enfrentamento dessas situaes. Nem sempre a Equipe estava devidamente preparada para lidar com situaes conflituosas. Em geral os profissionais so formados para atuarem dentro de um certo modelo de educao o que dificulta enfrentarem desafios em discusso na construo de outra viso de educao. Nas abordagens das experincias desenvolvidas, a construo de conhecimentos a partir dos saberes populares e acadmicos assumiu papel motivador. Assim, foi necessrio constituir espaos para exposio de idias, necessidades e inquietaes na busca de respostas das questes advindas de reflexes resultantes, com importante destaque para exerccios do saber ouvir uns aos outros. A construo da sociabilidade permanente desde o nascimento at a morte. Homens e mulheres em funo de suas condies so fundamentalmente sociais estan do em contnuo processo de interao entre si o que estabelece sua constituio. Desta forma a a humanizao realiza-se por meio de relaes, de dilogos, de participaes e de comunicaes no cotidiano individual e coletivo. por meio da convivncia que mulheres e homens se produzem e reproduzem diuturnamente, objetiva e subjetivamente, criando e recriando espaos, histrias-geografias, por intermdio das relaes de ordens diversas e distintas magnitudes.

Para Magalhes (2004) as relaes interpessoa is envolvem considerar as intersees de estruturas do pensamento. Para esta autora necessrio considerar que cada indivduo portador de conhecimentos de estruturas de pensamento nicas de acordo com sua constituio biolgica, oportunidades sociais, c ulturais, experincias e interaes com outras pessoas. Para Goleman (1995) a matriz cognitiva dos humanos possibilita o desenvolvimento de diferentes inteligncias, mas esse desenvolvimento s se concretiza por meio das relaes interpessoais. Magalhes (2004) destaca ainda, que para avanar nos conhecimentos o indivduo precisa conectar-se consigo mesmo, com as informaes e saberes que dispe e com aqueles que dispem de conhecimentos, informaes e saberes articular-se

diferentes dos seus. Mediante a confrontao, comparao e reflexo, num processo interativo, que ocorre o avano do conhecimento pessoal e coletivo. Neste sentido, o Projeto propiciou a criao de um espao para aperfeioamento da sociabilidade, no qual participantes de diferentes seg mentos sociais, com conhecimentos especficos tiveram oportunidades de permutar e elaborar conhecimentos a partir de leituras diferenciadas de mundo. Neste sentido, s relaes interpessoais so essenciais para o avano no domnio cognitivo. Quanto mais elaboradas e respeitosas estas forem, maior ser a motivao e a extenso das conquistas na construo de saberes e de significados em perspectiva individual e coletiva. Outro aspecto fundamental das relaes interpessoais esta vinculada as dificuldades na comunicao e de como o outro traduz a mensagem recebida, a partir das inevitveis diferenas de significados atribudas individualmente as palavras e expresses. Da o cuidado de conferir e clarificar as percepes no processo de comunicao. A maioria de mal entendidos, conflitos e incompreenses devem -se falhas de comunicao. Um bom comeo na comunicao tomar conscincia do egocentrismo e buscar estabelecer pontes e elos entre convergncias e divergncias de significados. Destaque-se tambm a importncia de se oportunizar situaes de autoconhecimento, buscando tomar-se conhecimento das influncias culturais, dos valores e das crenas que norteiam aes e comportamentos individuais, o que favorece a tomada d posies pessoais adequadas ao quotidian o do viver, o que implica no lidar com conflitos inerentes ao convvio humano. Para se compreender o outro necessrio, a priori, compreender -se

10

a si mesmo. S se consegue identificar elementos emocionais e irracionais no outro porque eles integram a noss a matriz particular. Sentimentos contraditrios perpassam indistintamente a maneira particular de ser de todas as pessoas. O processo da Educao Popular uma forma de aprender a elaborar continuamente as caractersticas de aperfeioar a sociabilidade. pelo exerccio do aperfeioamento das relaes interpessoais que se pode elaborar a superao ou minimizao de comportamentos hostis, o que contribui na humanizao da convivncia e pessoas e segmentos sociais. Outra ponto que merece destaque nas relae s interpessoais a influncia destas na construo cognitiva e formao da personalidade. As diferenas entre gneros, faixas etrias, estilos de vida, e ritmos de transformaes so peculiares, de acordo com as oportunidades de aprendizagem vividas. Da a importncia de saber ouvir as colocaes do interlocutor e buscar compreende -las no contexto do sujeito falante. Neste sentido as relaes interpessoais assumem relevncia na formao da autoestima, pela possibilidade que cada um encontra de ser ouvido e compreendido, independente de suas idias serem ou no aceitas. As relaes interativas e afetivas entre os integrantes do Projeto facilitaram a criao do clima de segurana e confiana para o desenvolvimento das atividades, o que estimulou a livre expresso de idias, dilogos e convivncias na diversidade. muito importante que o sujeito reconhea suas necessidades pessoais e estabelea prioridades de acordo com as crenas e valores construdos ao longo de sua vida. Dentre os muitos equvocos e desvios nas relaes interpessoais esto o de esquecer que o outro outro; de exigir dele conduta que o mesmo no tem condies de desempenhar; de querer que o outro pense da mesma forma; de acreditar que se pode mudar o outro; de neg-lo como pessoa nica e o da concentrao de poder em uma s pessoa. A realidade frequentemente constituda de tenses e conflitos nas relaes interpessoais, e eles esto presentes em qualquer espao que seja. No entanto possvel construir outras formas de vnculos sociais, de regulao e de funcionamento de equipes, que garantam relaes interativas e respeitosas seus direitos. Partindo da premissa de que em princpio qualquer pessoa merece ser bem tratada e valorizada, e que todas gostam de ser distinguidas, admiradas e aceitas enquanto nicas possibilitando estabelecer clima de segurana e confiana para a livre expresso de idias pelo dilogo, aceitando o outro em

11

em suas individualidades, esta valorizao parece apontar para a tendncia de configurao psquica da autoes tima positiva sobre si mesmas. Entre as preocupaes da Equipe estava a de criar momentos de acolhimento e promover condies necessrias para que os encontros se realizassem com promoo de sociabilizao, dilogos, relatos de experincias e do fortaleci mento da autoestima pela adoo de tcnicas, vivncias e jogos, buscando exercitar a aceitao das diferenas scios culturais e tnicas. A prtica da recepo em cada encontro com uma farta mesa de lanche, com caf, sucos, refrigerantes, salgados, bolos e outros quitutes contribuiu para criar oportunidades de entrosamentos e ao mesmo tempo o hbito da pontualidade no inicio das atividades, o que influenciou nos resultados do Projeto. Essa estratgia fez toda a diferena ao mesmo tempo que contribuiu para melhor equacionamento de questes ligadas a frequncia e atrasos. Os encontros geralmente iniciaram com mensagens, leituras e interpretao de parbolas, dinmicas, vivncias, jogos para, por meio do ldico, trabalhar com a motivao, a reflexo e a apren dizagem. Em algumas vivncias utilizou-se a representao de situaes hipotticas buscando levar os participantes a assumirem o papel de atores sociais. A estratgia de saber se colocar na funo e posio do outro, uma forma de avaliar uma situao ou problema de um outro ngulo que no o seu. A aplicao das metodologias foi sempre adequada s caractersticas do grupo, visando os resultados almejados. Outra experincia relevante ocorreu com a realizao do trabalho de campo visitando na cidade a Praa Srgio Pacheco, os bairros Luizote de Freitas, Jardim Braslia, So Jorge, Morumbi, Parque Sabia e as sedes dos distritos de Cruzeiro dos Peixotos e de Martinsia. Sair do espao da universidade para vivenciar outros espaos do municpio, seja na cidade, nas vilas e na zona rural, foi uma experincia que deixou marcas no saber parar e o olhar por exemplo, o ritmo agitado na cidade com transeuntes e veculos deslocando se apressados em todas as direes ocultando interesses, desejos e intenes de toda ordem. Nos relatos dos participantes ficou evidenciado que para a maior parte deles esta foi a primeira oportunidade de conhecer um pouco da realidade de diferentes espaos do municpio, e de tomar contato com os seus moradores aprendendo um pouco do seu dia a

12

dia. Saber olhar um lugar e o modo de vida das pessoas um exerccio de leitura das especificidades, sonhos e desejos de indivduos que passam ou vivem ali. Para concluir necessrio ressaltar que em cada momento do Projeto todos tiveram oportunidade de entrar em contato com multiplicidades de situaes e de percepes de indivduos que so universos em termos bio -psico-sociais. Saber lidar com a diversidade social essencial no desenvolvimento de relaes interpessoais que contribuam para a promoo da incluso social qualificada em um mundo cada vez mais globalizadamente excludente, complexo, competitivo e desumanizador. Romper com as amarras da dominao e promover humanizaes valorizando a solidariedade um dos desafios para a Educao Popular na busca da construo de sociedades plurais, materialmente mais justas em oportunidades, e melhores poltica e cultualmente falando. Assim, necessrio encarar o autoconhecimento, o conhecimento do outro e a diversidade de saberes e de conhecimentos co mo inerentes ao processo de construo de sociedades solidarias , o que constitui-se em um dos fundamentos da Educao Popular.
AVALIAO

Na viso da Equipe os objetivos do Projeto levaram em conta a importncia tanto da informao quanto da formao cognitiva, emocional e a articulao entre nveis de conhecimento. Isso em nosso entendimento foi importante como referncia na conduo das atividades ajudando tambm na aferio dos aspectos qualitativos e quantitativos, e na difuso de experincias scio-culturais na perspectiva de incluso social qualificada. A avaliao constituiu-se em estratgia envolvendo a elaborao, o desenvolvimento, a aplicao e a sistematizao dos resultados das atividades, de maneira a identificar os significados dos mtodos e dos procedimentos empregados e na formao dos envolvidos em sentido amplo. Em relao ao pblico alvo participante este teve assiduidade e participao ativa, bem como se empenhou na elaborao dos textos e / ou desenhos com vistas publicao d o Livro-udio. O levantamento e disponibilizao de dados, informaes, textos tericos e outros materiais produzidos pela prpria equipe, a respeito das temticas e assuntos

13

trabalhados, em muito contriburam para os resultados alcanados, particularmente em termos de conexo e elaborao de saberes. Por outro lado, a assiduidade do pblico, superior a 80 %, apontou para a pertinncia da proposta e a adequao das metodologias adotadas. Entendemos tambm que para efeitos de visibilidade do Projeto e socia lizao de suas realizaes, foi importante a comunicao apresentada no IV Encontro Nacional de Educao, Sade e Cultura Populares ENESCPOP (Uberlndia, agosto de 2010). Como proposta de finalizao do Projeto a equipe elaborou um questionrio de aval iao para ser respondido pelo pblico alvo. O instrumento, contendo dezenove questes predominantemente abertas foi aplicado no ltimo encontro, quando estiveram presentes 17 dos 21 envolvidos como pblico alvo, o que corresponde a cerca de 80% do total . Com ele buscou-se avaliar a realizao do Projeto quanto a metodologia, a adequao do contedo aos interesses dos participantes, as contribuies do mesmo para a vida dos envolvidos e para a comunidade e, o grau de comprometimento e de participao dos animadores, estagirios e publico alvo. Outro aspecto considerado no instrumento de avaliao foi o de criar oportunidade para cada um apontar a qualidade das suas contribuies no Projeto, bem como destacar aspectos relevantes e dificuldades sentidas nos encontros quinzenais. Considerando as respostas acreditamos que os encontros oportunizaram a descoberta e a valorizao das habilidades, competncias, contato com novas experincias e diversidade socioculturais o que exigiu o desenvolvimento do saber escu tar e respeitar as diferenas. Isso facilitou a construo de laos de amizade e de respeito entre pblico alvo e equipe. Na interao professores-participantes, os ltimos reconheceram os encontros como sendo espao de expresso e discusso, envolvend o alm de conhecimentos, assuntos ligados ao autoconhecimento e reflexes sobre o significado da vida. Os textos e mensagens motivacionais propiciaram momentos de reflexo sobre desejos e sonhos nem sempre externalizados, pela ausncia de oportunidades de discutir sentimentos e emoes na educao formal e na famlia. O incentivo e acompanhamento dos professores e participantes do grupo foi um dos desafios no qual todos se envolveram ouvindo propostas de temas e de contedos, contribuindo com observaes para tornar o texto mais completo e claro em sua mensagem. Mesmo diante das dificuldades individuais para a elaborao das escritas, os

14

resultados foram satisfatrios e retratam a superao dos desafios iniciais e atenderam os objetivos propostos. A liberdade de expor pontos de vista, interesses e experincias de vida, contribuiu para aprofundar as reflexes. Por fim os participantes apontaram as dificuldades enfrentadas em sua insero no Projeto. A grande maioria destacou que ela se deu na elaborao do texto; outros mencionaram o desafio de vencer a timidez e colocar seus entendimentos nos encontros e, alguns ainda indicaram dificuldades em conciliar compromissos acadmicos, profissionais ou familiares, o que impediu de terem participao mais efeti va. As respostas apontaram para uma viso positiva sobre os caminhos percorridos e os resultados atingidos na concretizao do Projeto. Em nossa avaliao a construo coletiva do clima de descontrao, motivou e encorajou o pblico-alvo a eleger temas de seu interesse, e partir destes expressar suas ideias em textos escritos, os quais fazem parte do livro -audio.
REFLEXES SOBRE O PERCURSO DO PROJETO

Acreditamos que a luta pela

sobrevivncia tem tornado parte das pessoas

demasiadamente cticas, vivendo u ma vida superficial, vazia de significado, marcada pela competio, com o esquecimento dos valores que promovem a solidariedade e cooperao. Assim, entendemos que nas propostas de Educao Popular, a valorizao do aperfeioamento das relaes em termos a fetivos e de reinveno do humano constitui-se em basilar em seu avano e consolidao. Tudo isso foi diligentemente considerado no decorrer da realizao do Projeto Ao se constituir possibilidades de encontro entre indivduos nicos, escutar suas falas e ouvir as diferentes formas de interpretao de situaes se estabelece vnculos de comprometimento, convivncia e respeito pela diversidade. Essa situao foi experienciada no Projeto, e oportunizou condies para se repensar valores, hbitos, conceitos, sentimentos e vises de mundo, representando a possibilidade de contribuir para a mudana e / ou redirecionamento dos rumos impostos pelo modo de organizao da sociedade, o qual no propicia igualdade de oportunidades a seus seguimentos, penalizando nomeadamente os setores populares. Os desafios propostos e superados ao longo das atividades desenvolvidas, constituram se em incentivo para outros empreendimentos, pois experincias como esta motivam a

15

continuao dos caminhos percorridos, acreditando e sonhando com a ampliao da Educao Popular e valorizao da construo de saberes em sintonia com desejos e sonhos individuais e, ao mesmo tempo, com a construo de uma sociedade mais solidria e participativa. Como reflexo sobre o percurso do Projet o, entendemos que a utopia constitui -se em um desafio para o pensamento. Sendo o avano e fortalecimento da Educao Popular um desejo utpico, lado a lado, o pensamento pode descortinar e abrir caminhos para o fortalecimento de vnculos de solidariedade e cooperao, capazes de criar novas realidades onde os interesses dos segmentos populares sejam efetivamente contemplados. Por fim destacamos que a Educao para ser Popular necessita fundamentar-se na radicalizao da ideia dos direitos humanos, o que implica no perscrutar as vozes das maiorias; na formao intelectual dos seguimentos populares e no aprofundamento de sua moral; na acuidade quanto ao preparo para a ao e direo poltica; na permanente e aprofundada discusso das dimenses ticas d as relaes sociais e em pedagogias a partir das quais o aprendizado seja um desafio enquanto criao coletiva, assumidos por mulheres e homens construtores de libertao, e disposto a assumirem-se como sujeitos de suas histrias, contribuindo na co nstituio de outros mundos possveis, prenhes de humanidades.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

DELORS, Jaques. Educao um tesouro a descobrir. Relatrio para a UNESCO da


Comisso Internacional sobre Educao para o sculo XXI . So Paulo: Cortez:

Braslia, DF: MEC e UNESCO, 2001. FREIRE, Paulo. Conscientizao : teoria e prtica da libertao, uma introduo ao pensamento de Paulo Freire. So Paulo: Moraes, 1980. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido . 13 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. GOLEMAN, Daniel. Inteligncia emocional. A teoria revolucionria que redefine o
que ser inteligente . Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

MAGALHES, Lucila Rupp de. Relaes interpessoais no cotidiano e aprendizagem . in: htttp://WWW.psicopedagofia com. BR? Entrevistas/ entre vista.asp? entrID=94 MELO NETO, Jos Francisco de. Extenso universitria, autogesto e educao
popular. Joo Pessoa: Editora Universitria / UFPB, 2004a.

MELO NETO, Jos Francisco de. Extenso universitria trabalho . Joo Pessoa: Editora Universitria / UFPB, 2004b.

16

MELO NETO, Jos Francisco de. Extenso popular . Joo Pessoa: Editora Universitria / UFPB, 2006. MELLO, Marco. Pesquisa participante e educao popular . Porto Alegre: sis; Dilogo Pesquisa e Assessoria em Educao Popular; IPPOA Instituto Popular Porto Alegre, 2005. MILITO, Rose& Albigenor. Jogos, Dinmicas& vivncias grupais. Como desenvolver
sua melhor tcnica em atividades grupais. Rio de Janeiro: Qualitymark editora, 2000.

MOSCOVI, Fela. Desenvolvimento interpessoal . So Paulo: Livros Tcnicos e cientficos Editora, 1985, PERRENOUD, P L. al. As competncias para ensinar no sculo XXI. A formao dos
professores e o desafio da avaliao. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

VALLA, Victor; STOTZ, Eduardo. Participao popular, educa o e sade : teoria e prtica. Rio de Janeiro: Editora Relume Dumar, 1993.

You might also like