You are on page 1of 6

GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL

Atividade Terico-Prtica
CIRCUITO 13

Terico-Prtica
Caro(a) aluno(a), Esta atividade dever ser desenvolvida em grupo, ao longo da disciplina, sob a assistncia e orientao do(a) tutor(a), no ambiente de tutoria, quando os contedos apresentados nas aulas devero ser aprofundados e debatidos, podendo utilizar, contudo, uma carga horria complementar de estudos individuais. de carter obrigatrio e tem o objetivo de auxiliar na consolidao, aplicao e socializao dos conhecimentos progressivamente construdos. Acreditamos no seu envolvimento e dedicao sua realizao e conamos no seu sucesso. Bom trabalho!

Atividade

A Apresentao

Dentre os conhecimentos que o aluno adquire na disciplina de Geologia Geral e do Brasil, est o estudo da evoluo da Terra, sua composio, estrutura e origem das rochas. Recentemente, a dinmica econmica da sociedade moderna tem demandado cada vez mais pelo desenvolvimento do conhecimento geolgico, principalmente para ns de explorao de recursos naturais minerais e energticos. Portanto, a informao geolgica de extrema importncia e imprescindvel s polticas pblicas e programas que visam o ordenamento do territrio, a proteo ambiental, sade pblica e a gesto dos recursos geolgicos (energticos minerais e hdricos). Essas demandas recentes da sociedade trouxeram novos desaos para o professor de Geograa, exigindo uma formao multidisciplinar. De um lado o conhecimento conceitual e de outro, uma viso crtica e integrada, de tal forma que na sua ao docente possa propor solues coerentes para a sociedade, em harmonia com o meio ambiente. Nesse sentido, esta atividade vai proporcionar de um modo simples e sinttico, a percepo das diferentes altitudes de um terreno, na composio do relevo, e entender o processo de formao geolgica da rea hipottica, atravs da deposio das camadas geolgicas, compreendendo que os agentes exgenos de intemperismo e eroso tambm modelam o relevo, esculpindo estas rochas de acordo com a maior ou menor resistncia oferecida por elas e fazendo com que as camadas mais antigas (que esto nas regies mais baixas) apaream na superfcie. A Atividade Terico Prtica de carter obrigatrio, portanto deve ser executada com preciso, coerncia, responsabilidade e pontualidade. A mesma apresenta duas etapas a seguir descritas:

Nesta etapa, composta de dois momentos e em equipe de trs ou quatro pessoas, voc dever trabalhar com os conhecimentos adquiridos em Cartograa, para construir uma maquete topogrco-geolgica de um espao hipottico representado no Mapa

1 Etapa 1:

Construo de uma maquete topogrco-geolgica - Valor(10,00)

Topogrco 1( ANEXO 1) e no Mapa Geolgico 2 (ANEXO 2). Para tanto, alm dos horrios reservados aos estudos individuais, poder dispor do tempo referente s tutorias 1 e 2.
Geologia Geral e do Brasil

PROCEDIMENTOS: 1 Momento 1. Analise o Mapa Topogrco 1, apresentado no Anexo 1, que em Escala:1:20.000, representa um espao hipottico, apresentando um modelado diferenciado, com presena de depresses e elevaes e curvas de nvel com intervalos de 100 em 100 m, representando cotas ou altitudes do terreno que variam de 200 a 800 m; 2. Rena o material necessrio para a construo da maquete topogrca: Placas de isopor, preferencialmente com espessura de 0,5 cm; Tesoura e cola; Papel; Gesso ou massa corrida. 3. Desenhe cada nvel topogrco no papel e passe para o isopor. Note que a espessura do isopor vai representar nveis de 100 em 100 m no relevo; 4. Recorte cada curva de nvel e cole uma sobre a outra, compondo o relevo da rea. O primeiro nvel, ou nvel de base, dever ser um retngulo do tamanho do mapa; 5. Para arredondar melhor as formas, depois de montada a maquete deve ser moldada com gesso ou massa corrida (massa de parede); 2 Momento 6. Analise o Mapa Geolgico 2, apresentado no Anexo 2, que apresenta camadas litolgicas horizontais; 7. Observe que as camadas de rochas esto estruturadas em uma sequncia normal, com as camadas mais novas sobrepostas s mais antigas. Desta forma, primeiro foi depositada a camada de lamitos, que dever compor a base da maquete, em seguida, os carbonatos, depois, os arenitos nos e, por ltimo, os arenitos grossos, que representam o topo do relevo.

Esta sequncia indica que as condies ambientais da bacia de deposio destes sedimentos eram compatveis com guas calmas, onde foram depositados os lamitos e os carbonatos, depois as condies ambientais se tornaram mais efetivas, capazes de transportar e depositar gros maiores, com tamanho de areia na e areia grossa. Posteriormente, ocorreu a transformao destes sedimentos em rochas (processo de liticao) e a exposio na superfcie. A partir da, os agentes exgenos de intemperismo e eroso modelaram o relevo, esculpindo estas rochas de acordo com a maior ou menor resistncia oferecida por elas e fazendo com que as camadas mais antigas (que esto nas regies mais baixas) apaream na superfcie. O modelado do relevo apresentado pelas curvas de nvel visualizadas no mapa 1. importante notar que a curva de 500 m coincide com o contato entre os carbonatos e os arenitos nos. 8. Rena o material necessrio para a complementao da maquete: Tinta guache; Pincel; Lpis.

9. Represente cada camada geolgica com uma cor diferente, utilizando tinta guache, ou com smbolos representados pela legenda apresentada no mapa; 10. Observe que cada camada acompanha um intervalo de nvel: lamitos abaixo de 350 m, carbonatos entre 350 e 500 m; arenitos nos entre 500 e 650 m e arenitos grossos acima de 650 m; 11. Lembre-se sempre de que as camadas esto dispostas horizontalmente, ou seja, no ocorreu evento tectnico posterior s suas deposies que pudesse mud-las da posio original de formao; 12. O desenvolvimento da tarefa dever ser registrado atravs de fotograas pelo(a) tutor(a); 13. Na data determinada, entregue a maquete ao() tutor(a). Na pontuao da etapa, sero considerados os seguintes critrios: Compreenso dos Mapas 1 e 2 atravs da leitura e interpretao do relevo e das camadas geolgicas representadas; Confeco das curvas de nvel em isopor e colagem desses nveis da forma mais el possvel ao relevo representado no Mapa 1; Transposio das camadas geolgicas horizontais para a maquete observando o seu nvel topogrco; Envolvimento e integrao dos componentes do grupo.

Buscando socializar os conhecimentos adquiridos, nesta etapa, voc dever na mesma equipe, elaborar e promover a apresentao em PowerPoint dos trabalho desenvolvido na etapa anterior (a maquete topogrco-geolgica). Para tanto, alm do tempo reservado aos estudos individuais, poder dispor do tempo referente s tutorias 3. Apresentao em PowerPoint Elabore um conjunto de slides sobre a construo da Maquete demonstrando as etapas de construo desta. Para a construo destes slides voc dever atentar para a apresentao esttica deste e organizao dos slides com a ordenao dos tpicos que sero abordados na apresentao: Ttulo do Trabalho Maquete do mapa Topogrco Geolgica Identicao do Plo Presencial Componentes - Nomes dos elaboradores Etapas da construo da maquete com as fotos seguidas de texto explicativo das etapas de construo e reexivo sobre a origem e o processo de formao das camadas geolgicas. Colocar de forma sinttica os dados mais importantes do texto explicativo construdo Concluso Referncias Bibliogrcas PROCEDIMENTOS: 1. Promova uma leitura minuciosa do tutorial do programa Microsoft Ofce PowerPoint 2003, desenvolvido pela equipe de docentes do Curso de Geograa (Anexo 3);

2 Etapa 2:

Apresentao dos trabalhos - Valor(10,00)

Geologia Geral e do Brasil

2. Construa os slides para a apresentao dos trabalhos, inserindo as fotograas tiradas durante a execuo da maquete e evidenciando a importncia da construo da maquete para o entendimento da Geograa no espao hipottico; 3. No momento determinado, promova a apresentao dos trabalhos desenvolvidos por sua equipe, atento (a) para o tempo disponibilizado, considerando o nmero de grupos formados em sua turma; 4. Buscando favorecer a troca de informaes entre os Plos Presenciais, poste o arquivo com os slides em PowerPoint no Frum da disciplina.

Elaborao do texto: Coerncia e capacidade de sntese; Apresentao dos argumentos que expliquem o transporte e a deposio dos sedimentos na bacia de deposio e a liticao destes sedimentos formando as rochas (lamitos, carbonato e arenitos). Consideraes sobre o texto explicativo O texto dever apresentar os resultados das reexes sobre a origem e o processo de formao das camadas geolgicas. PROCEDIMENTOS: 1. Promova o levantamento de outras fontes bibliogrcas sobre o assunto, alm dos materiais didticos da disciplina; 2. Reita e discuta com o grupo sobre a origem e o processo de formao das camadas geolgicas; 3. Utilizando um editor de textos, elabore um texto com, no mnimo 20 linhas e no mximo, 30 linhas (segundo as normas da ABNT), discorrendo sobre a origem e o processo de formao das camadas sedimentares do espao hipottico representado na maquete. Anexe ao texto s fotos tiradas em cada etapa da elaborao da maquete. 4. Na data determinada, apresente o trabalho ao () tutor (a). 5. Buscando favorecer a troca de informaes entre as Unidades Pedaggicas, poste o texto com as fotos no Frum da disciplina. Na pontuao da etapa, sero considerados os seguintes critrios: Apresentao em PowerPoint Abordagem lgica na apresentao, demonstrando clareza quanto ao assunto, destacando a importncia da construo da maquete topogrco-geolgica para o aprendizado dos contedos da Geologia; Qualidade dos slides que devem apresentar consistncia de informaes, harmonia e qualidade esttica (visual aprazvel e convidativo leitura), evitando erros ortogrcos e de digitao e contendo as fotograas das diferentes etapas de montagem da maquete; Uso adequado do tempo disponibilizado para a apresentao; Socializao dos slides em PowerPoint no Frum de Discusses da disciplina.

FTC - EAD
Faculdade de Tecnologia e Cincias - Educao a Distncia

www.ead.ftc.br

You might also like