You are on page 1of 16

Instituto Superior de Engenharia do Porto

Central de Alarme

Laboratrio de Sistemas

Trabalho realizado por: Constantino Almeida Nuno Batista

n1050748 n1050787

Objectivo
O objectivo principal deste trabalho foi o desenvolver e a projeco de uma central de alarme. Numa 1 fase nos implementamos os sensores (de porta e de janela) e o sinalizador (neste caso led). Na 2 fase implementamos o teclado e sua funcionalidade e por fim na 3 fase implementamos um lcd, que comunicar o estado de alarme (activo e desactivo) e a introduo de password de segurana.

Microcontrolador
Inicialmente o microcontrolador que escolhemos foi o Atmega48, controlador este que utilizamos para nos adaptar ao equipamento pondo um led a piscar. Mas com o decorrer do trabalho o atmega48 ficou danificado e com a ausncia de atmega48 optou-se por atmega88 (o que estava disponvel), idntico em praticamente tudo ao atmega48. O atemega48/88 e um microcontrulador de 8/16 k bites de baixo consumo. O utilizado foi o PDIP de 28 pinos, sendo 23 destes pinos so referentes a 3 portas I/O (PORT B, PORT C e PORT D). Possui uma memria Flash programvel de 4/8 e 256/512 bytes de EEPROM e 512/1k da SRAM interna. Este componente possui um grande desempenho e a memoria escrita podes ser escrita e apagada cerca de 10.000 vezes, e uma estimativa de vida de 20 anos de reteno de dados.

Programar o Atmega
Para programar o ATmega48/88 utilizamos a programadora AVRispmk2 da ATMEL com ligao USB ao computador.

Figura - programadora AVRispmk2

Figura - Pernos do atmega48/88 para a ligao ao programador

Figura pernos de ligao ao programador

Vcc e Gnd Reset SCK MISO MOSI

dois pinos referentes a alimentao. quando o programador estiver pronto a programar faz reset ao micro Slave Clock intput Slave Data Output Data Output

Alimentao do trabalho
Para mantermos uma tenso estvel e como o integrado e alimentado a 5 voltes, utilizamos um regulador de tenso (7805) para alimentarmos o circuito evitando sobrecargas e tenso directa no circuito, enquanto os condensadores evitam flutuaes. Para que a sada do regulador tenha a tenso de 5 voltes, a entrada tem que ter um valor entre os 8 e os 12 voltes, carga esta, que pode ser originada de transformador (electricidade caseira) ou fornecida atravs de baterias.

Figura regulador de tenso

Pr um led a pisca
Para melhor conhecimento do equipamento foi desenvolvido um conjunto de passos. Em que o primeiro desses passos foi desenvolver dois cdigos em Assembly e dois em C. Em que cada um dos programas (Assembly e C) funciona-se por polling enquanto os restantes funcionavam por interrupes. Para o desenvolvimento deste projecto utilizamos o Atmega48.

Figura - atmega48

Figura representao do atmega48 e suas entradas

Antes da construo do circuito na bredbord utilizamos o Eagle para desenhar o circuito pretendido.

Figura Esquemtico do circuito no Eagle.

Para no expomos a sada do atmeg48 um esforo muito grande nos decidimos por um transstor para maior proteco do atmega48. Para verificarmos qual a resistncia mais adequada para o funcionamento do led, realizamos uma serie de testes. Resistncia () 1500 1000 680 390 ( ) 3.17 3.13 3.13 3.02 ( ) 1.89 1.92 1.94 2 ( )= / 2.11(3) 3.13 4.603 7.744

5 0.3 1.9 = 933.3 1K 3 10 )e

Para ter a melhor corrente no led, para isso calculou-se a resistncia (neste caso como no existe a resistncia de 933.3 utilizou-se uma resistncia de 1 .

Reset
O condensador ao carregar vai deixar em aberto o circuito fazendo com que a entrado da entrada 1 do micro esteja 5 voltes (esta a 1). Ao pressionar S1(boto de reset)o condensador vai descarregar(R1 esta para no haver uma descarga directa do condensador) e como R2>>R1 a tenso a entrada 1 fica aproximadamente a 0 (esta a 0).

Placa no Eagle
O passo seguinte foi a construo da placa de circuito impresso.

Figura - placa de circuito impresso, Eagle (para o led a piscar). Na Figura, est representada a montagem real do circuito.

Central de Alarme Nesta primeira fase implementou-se a buzina, simulada por um led, o sensor de porta e o sensor de janela, simulados por dois botes de presso, porque o princpio de funcionamento de qualquer destes sensores de alterar o nvel lgico do C. O sensor de janela activado, se o estado do alarme for activo, e se for detectado alterao do nvel lgico do C, caso isso acontea a sirene activada. A diferena de este sensor para o sensor de porta, que a porta d um determinado tempo, 30s, para o alarme ser desactivado, caso isso no acontea activa a sirene activada.

Figura Representao do sensor do sensor de porta e do sensor de janela O nmero de sensores pode ser alargado conforme a necessidade (sem aumentar o nmero de entradas do C), logo que as entradas possuem a mesma de funo (ex: mais janelas ou portas). As entradas do C que conectam aos sensores esto originalmente a nvel lgico 1, dado que o sensor activado quando se coloca o nvel lgico 0 no C. Diagramas -sensor janela

-sensor porta

Teclado Na segunda fase implementou-se o teclado. Teclado este que utilizado para a introduo da password, que permite activar e desactivar o alarme, consoante a insero da password.

Figura teclado matricial e entradas do atmega88

Nveis lgicos dos pinos (referentes ao teclado matricial) -Pino 23/24/25 (PC0/PC1/PC2) nvel lgico 1 -Pino 14/15/16/17 (PB0/PB1/PB2/PB3) nvel lgico (0111-1011-1101-1110)

Para evitarmos a utilizao de uma entrada para cada digito, o que levaria a utilizao de 12 pinos, optamos por um teclado matiz, o que faz diminuir o numero de pinos para 7 pinos. Diagrama (funo teclado)????????????????????????? ??????????????????????????????????????????????????????????? Funcionamento O seu modo de funcionamento baseia-se na varredura de linhas (L) e colunas (C). Para saber se uma tecla foi pressionada, tecla 5, por exemplo, basta verificar a coluna dois (C2) e a linha dois (L2). Se nos conectores das colunas, so ligados pinos do C em nvel lgico 1, basta verificar qual dos conectores das linhas recebe nvel lgico 0 e ento descobrir qual a tecla que foi premida. Mas a linha dois est conectada s trs colunas disponveis. Como saber qual a coluna correcta? Basta fazer uma varredura das colunas, e verificar qual a que tem nvel lgico 0, esperar 20ms que o tempo que uma pessoa demora a clicar na tecla, e voltar a verificar se

a tecla se encontra premida, se sim foi digitalizado um dgito vlido, seno considerado rudo. Os nveis lgicos das linhas encontram-se sempre em alterao de 0111,1011,1101 e 1110, e assim permite descobrir qual a coluna em uso. A desvantagem deste teclado que necessita de 7 pinos do C para realizar esta operao completa, ou seja, praticamente uma porta perdida.

A terceira e ultima das fases foi a implementao do LCD utilizado para a impresso das mensagens de activao de desactivao, e a visualizao da introduo da password.

Figura LCD e entradas do atmega88 O LCD utilizado foi o modelo LM032LN. Caractersticas do modelo -20 Caracteres x 2 linhas -Controlador LSI HD44780 embutido -Tenso de alimentao +5 voltes Entradas e sadas Pino (n) 1 2 3 4 5 Smbolo Nvel lgico H/L H/L Funo 0V Alimentao +5 V L: Entrada do cdigo H: Entrada de dados H: dados lidos (LCD modulo -> MPU) L: dados escritos (LCD modulo <-

R/W

6 E H , H->L 7 H/L 0 8 H/L 1 9 H/L 2 10 H/L 3 11 H/L 4 12 H/L 5 13 H/L 6 14 H/L 7 Tabela Pinos de conexo interna

MPU) Permitir o sinal

Linhas de transmisso de Dados

Para o LCD imprimir as mensagens desejadas, teve-se que se realizar uma procura das drivers do LCD, para serem iniciadas no Atmega88 e assim imprimirem as mensagens. O driver utilizado no lcd pode ser encontrado, em www.pocketmagic.net/?p=447.

Diagrama

Figura Esquema da central de alarme.

Figura - Esquema do projecto da central de alarme, no Eagle.

Figura - Placa de circuito impresso, Eagle (central de alarme)

Concluso
Na realizao deste trabalho foram expostas varias etapas de maior e menor dificuldade, dificuldades estas ultrapassadas. Foi apresentado um conceito econmico de desenvolver uma central de alarme para aplicaes de pequena escala. Em termo dos objectivos propostos no inicio do semestre, em grande parte foram atingidos, j que as partes integrantes (teclado, LCD) na central de alarme funcionam. Em futuros projectos (desenvolvidos por alunos), para melhoramento da central de alarme podia-se aplicar outros tipos de sensores (alternativos como fogo), que levaria a outro tipo de sinal sonoro/luminoso (alternativas). O que levaria a impreparao da urgncia de forma mais directa. Outra maneira de melhorar e a implementao de um aparelho transmissor (ex: telemvel), o que avisaria o proprietrio ou/e as autoridades para melhor resposta ao local em questo.

Bibliografia
http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/251/155/ http://www2.eletronica.org/search?SearchableText=sensor http://www.tasquer.com/arte/?p=12 http://www.pocketmagic.net/?p=447 http://homepage.hispeed.ch/peterfleury/avr-software.html#libs

Anexos

You might also like