You are on page 1of 19

JOSU DE CASTRO'S PRESENCE IN GEOGRAPHY LA PRESENCIA DE JOSU DE CASTRO EL LA GEOGRAFA

Graduado em Geografia, Mestre em Educao e Doutor em Geografia pela UNESP - Rio Claro. Professor de Epistemologia da Geografia, Pensamento Geogrfico Brasileiro e Geografia Poltica no curso de Geografia da PUCCampinas (So Paulo Brasil). Endereo eletrnico: ruicampos@puc-campinas.edu.br.

A PRESENA NA GEOGRAFIA DE JOSU DE CASTRO

Rui Ribeiro de CAMPOS

Resumo Este artigo trata da citao ou no das obras de Josu de Castro nas publicaes referentes Geografia, principalmente no Brasil, durante o sculo XX. Discute-se se ele pode ser considerado gegrafo ou no, seu ponto de vista sobre a Geografia, sua proposta de diviso regional e a viso da Geografia oficial do perodo. Procurou-se ainda verificar a presena do autor em livros didticos, em revistas especializadas e em alguns livros. No final, levanta algumas hipteses que ajudam a entender o seu esquecimento pela Geografia. Palavras-chave: Josu de Castro Geografia Brasileira Livros didticos Diviso Regional. Abstract This article concerns the presence mention or not of Josu de Castro's works in the Geography publications, mainly in Brazil, during the 20 th century. Discusses if he can or can't be considered a geographer, his point of view about Geography, his proposal for regional division and the official Geography view of the period. It intended also to verify the presence of the author in didactic books, specializes magazines and some books. At the end, raises some hypotheses that help to understand his oblivion by Geography. Key Words: Josu de Castro Brazilian Geography - Didactic books Regional division Resumen Este artculo trata de la mencin o no de las obras de Josu de Castro en las publicaciones de Geografa, principalmente en Brasil, durante el siglo XX. Discute si l puede ser considerado un gegrafo o no, su punto de vista acerca de la Geografa, su proposicin de divisin regional y la visin de la geografa oficial del periodo. Se busc an verificar la presencia del autor en libros didcticos, en revistas especializadas y algunos libros. Por fin, hace una sugerencia de hiptesis que ayudan a comprender su olvido por la Geografa. Palabras clave: Josu de Castro Geografa Brasilera Libros didcticos Divisin regional.

Introduo
[...] na cincia, o objeto de investigao no a Natureza em si mesma, mas a Natureza submetida interrogao dos homens. (Heisenberg)

Josu Apolnio de Castro (1908-1973) teve, durante a sua vida, pouca ateno da Geografia oficial brasileira s suas obras, apesar de sua marca em estudos populacionais e na questo relativa fome. Este texto procura demonstrar aspectos que

foram discutidos em uma tese1 sobre ele, um indivduo que no possua uma maneira de pensar exclusiva e seu pensamento social se inseria em uma categoria mais ampla. Foi um trabalho de preservao da memria de um cientista brasileiro que fez uso da cincia geogrfica, que a utilizou para pensar e propor sobre um problema que at hoje nos aflige: a fome. O que se pretende tratar aqui da relao da Geografia brasileira com sua obra e verificar a presena deste autor em livros didticos, em revistas especializadas, em alguns livros e tambm algumas hipteses que ajudam a entender o seu esquecimento pela Geografia. A geografia brasileira, at a dcada de 1970, alm do acentuado grau de dependncia do exterior, possua tambm um acentuado carter acrtico. (MONTEIRO, 1980, p. 41). Segundo este autor, a receptividade da obra de Josu de Castro no exterior foi em razo do tratamento que soube dar aos problemas especficos do Terceiro Mundo. Mas, se obteve projeo internacional por Geografia da Fome e Geopoltica da Fome, estas obras [...] no despertaram entusiasmo em nossa comunidade. (Ibidem, p. 41) Apesar da redescoberta deste autor estimulada, existiam poucos trabalhos de psgraduao em Geografia sobre ele2. Estudioso do fenmeno da fome, combatente do determinismo fisiogrfico e das idias malthusianas e neomalthusianas, elaborador de uma teoria demogrfica, era de se esperar ua maior presena nos livros relativos a estes temas, inclusive nos didticos. Anlise do Tema Foram investigados alguns livros didticos de Geografia do Brasil para o ensino mdio. Imaginava-se que, com a marcante atuao das correntes que integravam a chamada Geografia Crtica, ele estaria mais presente, notadamente nos captulos relativos fome e questo demogrfica, pois chegou, embora por caminhos oficialmente no-geogrficos, prximo a concepes presentes, na dcada de 1980, em discursos dos gegrafos mais comprometidos com as mudanas sociais. O que se constatou foi que, salvo citaes bibliogrficas ou referncias espordicas, ele permaneceu ausente. Em Adas (1985) no constava da bibliografia e nem era citado no captulo Fome versus crescimento demogrfico; j na edio de 1998, havia trs livros na bibliografia e referncias ao autor no captulo sobre a fome. Em alguns, apesar de captulos sobre
Este artigo uma pequena parte da tese: CAMPOS, Rui Ribeiro de. A dimenso populacional na obra de Josu de Castro. 2004. 430 f: il., grfs., mapas. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geocincias e Cincias Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. Foi orientada pelo prof. Dr. Odeibler Santo GUIDUGLI. O trecho aqui presente uma parte do quinto captulo. 2 No estado de So Paulo, at o ano de 2.000, somente encontramos o trabalho de SILVA (1998), uma tese de doutorado em Cincias Sociais. Na UNESP (Rio Claro), somente uma monografia de concluso de Estgio de Especializao no setor de Desenvolvimento Rural, de MARCHI (1998).
1

crescimento populacional, era, s vezes, citado na bibliografia, mas ausente no texto, como em Vesentini (2000) e Moreira (1998), ou ausente na bibliografia com uma breve citao no texto (MAGNOLI, 1996). Em outros, no era citado na bibliografia e nem no texto (COELHO, 1996; MAGNOLI, 1997; PEREIRA, 1994; SENE, 1998). O livro sobre o Brasil, escrito por Santos e Silveira (2001), continha apenas uma referncia sua obra3. At livros no didticos que possuam como tema bsico a populao ou a fome, ignoravam, muitas vezes, o autor em questo. Ilustravam esta ltima situao os livros de Damiani (1998) e Lima Sobrinho (1981); o primeiro sobre populao e geografia e, o segundo, a respeito da fome no Brasil. Em um livro sobre problemas geogrficos do sculo XX, leu-se com mais ateno os captulos intitulados A exploso demogrfica e A fome, para verificar a presena do autor em questo. Em um texto superficial e favorvel ao controle demogrfico sob a aparncia de colocar os dois lados , no item relativo aos aspectos econmicos da alta taxa de natalidade, colocou o seguinte:
Enquanto Josu de Castro defende a argumentao biolgica em estado de penria alimentar as famlias so mais prolferas, como fator de compensao fisiolgica , Yves Lacoste inclina-se por uma tese social, mostrando que em um pas pobre a criana fonte de despesa para o Estado, mas uma oportunidade de lucro para a famlia. (ANTUNES, 1986, p. 50)

Foi a nica referncia a ele. O responsvel pelo texto, citou, na pequena bibliografia, Geografia da fome, mas este assunto foi abordado, sob o prisma citado, em Geopoltica da fome; Yves Lacoste no foi citado na bibliografia do captulo. No texto, afirmou que o crescimento anual da populao da Terra era de pouco mais de 2% a.a. e que isto era assustador, [...] uma vez que os nmeros crescem em termos de uma progresso geomtrica. (ANTUNES, 1986, p. 46) Tambm escreveu: Alta natalidade e subdesenvolvimento econmico sempre andaram juntos. [...] (Ibidem, p. 49; grifo nosso) e que o Brasil era [...] um pas em equilbrio populacional onde as mulheres correspondem a 50,2% da populao. (Ibidem, p. 55) No captulo referente fome, no qual houve pouco destaque colonizao, ao modelo econmico internacional e ao latifndio, citou um trecho de O livro negro da fome (CASTRO, 1960) em que apontava algumas mudanas necessrias para solucionar esta questo no Brasil e citava alguns nmeros referentes situao alimentar. Algumas frases do livro escrito em 1977 provocariam frontais discordncias de Josu de Castro. Entre elas: A fome quantitativa assustadora, mas, relativamente rara no mundo contemporneo. (ANTUNES, 1986, p. 103) Torna-se evidente que o problema da fome qualitativa est intimamente associado exploso demogrfica.
Na pgina 32, e refere-se 2a parte de Ensaios de Geografia Humana: Um ensaio de geografia urbana: a cidade de Recife.
3

(Ibidem, p. 104) Sobre as causas da fome: Outra razo tecnolgica est apoiada no descompasso entre o ritmo de crescimento populacional e o ritmo de crescimento alimentar: [...] (Ibidem, p. 108; grifo nosso). O homem distribui-se irregularmente pela superfcie da Terra e a maior parte das terras que poderiam ser cultivadas no o so plenamente, pois esto superpovoadas. (Ibidem, p. 110) No entanto, a fome no deve servir como indicao ou sinnimo de subdesenvolvimento econmico. (Ibidem, p. 113) Afirmou ainda que os pases subdesenvolvidos possuidores de pirmide demogrfica de base muito larga, com um tero ou mais com menos de 12 anos, cujas necessidades energticas so inferiores s do adolescente e do adulto, possuam uma situao alimentar superior de pases subdesenvolvidos, com pirmides demogrficas mais equilibradas. (Ibidem) Anterior a isto, realizamos um levantamento dos artigos publicados no Boletim Geogrfico (BG), at porque, entre as publicaes do IBGE, foi a nica que manteve uma preocupao constante com o professor de Geografia. Pesquisando os duzentos e cinquenta nmeros da revista, no perodo compreendido entre abril de 1943 e dezembro de 1978, constatou-se que a presena de Josu de Castro na mesma foi pouco significativa. No h, a rigor, um nico artigo elaborado especialmente para o BG. O artigo de maior destaque, O esprito geogrfico da filosofia moderna (CASTRO, 1951), foi uma transcrio4. Seu nome apareceu mais em citaes bibliogrficas ou em resenhas, embora estivesse ausente de algumas bibliografias importantes para os professores de Geografia. Por exemplo: no BG n. 215 (maro/abril de 1970, p. 93-102) h uma bibliografia sobre Geografia do Brasil e nenhum livro de Josu de Castro foi citado. O mesmo aconteceu no n. 218 (set/out. de 1970, p. 90-107), que trouxe uma bibliografia sobre Geografia do Brasil Regionalizao. Nos dois casos, a incluso de Geografia da Fome era importante. Talvez o ano de 1970 ajudasse a explicar a omisso, uma vez que ele havia sido cassado pela ditadura militar. Tambm no se encontrou registro de sua participao nas conhecidas Tertlias Geogrficas, que eram realizadas semanalmente e tinham seus temas e seus participantes relatados no BG5. Dada a importncia desta revista, a quase inexistncia de artigos dele pode significar que sua influncia na geografia escolar tenha sido pequena, notadamente face importncia do autor no cenrio internacional. Procedeu-se tambm uma investigao, no perodo compreendido entre 1939 e 1995, na Revista Brasileira de Geografia (RBG), outra publicao do IBGE e, talvez, concorrente do BG. Mas, enquanto este era mais dirigido ao ensino, a RBG estava mais comprometida com o poder federal e voltada para as necessidades do planejamento
O artigo foi publicado originariamente na revista Formao (n. 156, jul. 1951, Rio de Janeiro DF). Embora Orlando Valverde, em depoimento, tenha afirmado que, no Rio de Janeiro, [...] numa dessas conferncias da AGB foi convidado o Josu de Castro, foi a que eu o conheci. (SILVA, 1998, p. 362)
4 5

estatal. Em seu perodo inicial, ela se valeu da contribuio de estudiosos de outras cincias, com artigos de interesse geogrfico, mas [...] de carter nitidamente complementar a um campo de investigao cuja produo prpria seria ainda incapaz de sustentar totalmente a revista. (MONTEIRO, 1980, p.13) Alm disto, na era Vargas, grande parte dos textos publicados pelo IBGE no fugia da poltica de defesa da indstria como fator de soluo aos problemas nacionais e do prprio nacionalismo econmico do perodo. Nos anos JK, a chamada Geografia Ativa, do grupo liderado por Pierre George, influenciou um pequeno grupo de gegrafos do IBGE, que se engajou no planejamento pelo progresso social. Neste perodo, o [...] nmero de artigos sobre geografia e planejamento bem significativo na RGB e a abordagem geogrfica associada ao planejamento especialmente expressiva no Nordeste onde o trabalho dos gegrafos se incorpora atuao da SUDENE. (MONTEIRO, 1980, p. 20) Pesquisando a RGB no se encontrou artigo de ou sobre Josu de Castro. Investigou-se o ndice de assuntos do volume 1 (no 1, 1939) ao volume 57 (no 3, 1995), em um total de 227 revistas e quase nada se encontrou tratando especificamente da fome, nem mesmo no item Geografia da Populao. Temas caros para o autor em questo, como exploso demogrfica, malthusianismo e neomalthusianismo, no foram, praticamente, contemplados. J sobre geografia urbana anlise fatorial, hierarquias, modelos e outros o rol foi grande. A linha editorial da revista e seu atrelamento ao governo federal ajudavam a explicar a ausncia de referncias ao autor e aos temas por ele abordados. Foram verificados os Anais da Associao dos Gegrafos Brasileiros (AGB), de 1945 a 1962, ou seja, no perodo anterior sua cassao poltica. Foram dezessete assemblias gerais e, pelos anais, ele no participou de nenhuma delas. Isto evidencia sua pouca atuao e/ou presena nos eventos significativos para a comunidade geogrfica brasileira. Tambm se investigou o assunto no Boletim Paulista de Geografia (BPG), revista editada pela AGB, seo de So Paulo, desde maro de 1949. Efetuamos vistas em todos os exemplares at o nmero 77, de abril de 2001. No se encontrou artigos dele e nem artigos especficos sobre fome ou exploso demogrfica. Encontrou-se, em um exemplar do BPG, um artigo intitulado A geografia moderna em Pernambuco, escrito em 1953 (portanto, aps a publicao de seus livros mais famosos) e s encontramos duas linhas sobre ele: [...] e o prof. Josu de Castro editou, em 1948, um ensaio de Geografia Urbana Fatores de Localizao da Cidade do Recife. (ROCHA, 1954, p. 51). Embora o artigo se dedicasse a publicaes referentes ao estado de Pernambuco, a inexistncia de qualquer anlise do ensaio citado ou a respeito do autor, pode ser um indicativo da no considerao do mesmo como um gegrafo importante.

No BPG, encontramos ainda algumas citaes a respeito de Josu de Castro, como ocorreu em artigo de Gomes (1982), que o citou por algumas linhas, mas no o colocou na bibliografia. Em exames, embora restritos demais, em outras publicaes, o resultado foi semelhante: no encontramos nenhum artigo dele. Isso ocorreu com os ndices da Revista do IHGB (do v. I ao XXX) e do Boletim Carioca de Geografia, da AGB seo Rio de Janeiro (de 1948 a 1962). Jos Verssimo da Costa Pereira (1904-1955), em um artigo publicado em 1955 (1994), fez um minucioso levantamento de pessoas que, de uma forma ou de outra, foram importantes para a geografia brasileira. Citou mais de uma centena de nomes mas, entre eles, no figuravam os de Manoel Bomfim (1868-1932) e Josu de Castro. Isto nos leva a crer que Castro pouco fez para se projetar no meio geogrfico nacional. Sua preocupao maior com a fome provocou a procura de outras reas e de outros organismos. Aps o curto perodo de docncia na rea (de Geografia Humana, na Universidade do Brasil), parece que no se preocupou em participar da Geografia, o que colabora para explicar sua marginalizao no perodo. A cassao dos seus direitos polticos, em 1964, levou Josu de Castro ao exlio. Passou a viver na Frana, onde fundou o Centre Internatonal pour le Dveloppment (CID), que pugnava por uma poltica de alcance mundial na luta contra a fome. Voltou a lecionar Geografia Humana como professor estrangeiro associado ao Centro Universitrio Experimental de Vincennes (Universidade de Paris), de 1968 at a sua morte (1973). Por esta razo, achamos relevante pesquisar a importante revista Annales de Gographie. Iniciamos a verificao pelo ano de 1935 (a. 44, n. 247), pois foi a partir deste perodo que ele comeou a publicar com maior intensidade seus trabalhos, inclusive no exterior. Conclumos a investigao no nmero 530, de julho/agosto de 1986, treze anos aps sua morte. Em todo este perodo, no foi publicado nenhum artigo dele na referida revista. Foi citado em dois artigos6 publicados pelo seu amigo Max Sorre. A fome, especificamente, tambm no foi merecedora de muitos estudos nos exemplares avaliados. Entretanto, na dcada de 60 e incio da seguinte, outro gegrafo brasileiro, Milton de Almeida Santos (1926-2001), teve uma significativa participao, publicando seis artigos, o que demonstrava que a referida publicao no dificultava a publicao por parte de noeuropeus, o que poderia ser uma das hipteses da ausncia de artigos. Na Association de Gographes Franais, procurou-se na Bibliographie Gografique Internationale; achou-se somente uma citao a respeito da traduo de Gopolitique de la faim (item IV, Geografia Humana, p. 201) e, no prximo item, um
La gographie de lalimentation (a. LXI, n. 325, mai-juin 1952, p. 184-199) e Deux ouvrages sur le Brsil (a. LXIV, n. 344, juil./aot 1955, p. 300-302). A traduo de sua obra, Gopolitique de la faim, foi citada na Bibliographie Gografique Internationale (ASSOCIATION, 1956, p. 201).
6

pequeno texto que lhe fazia referncia7. Encontrou-se uma dissertao sobre a formao do pensamento geogrfico brasileiro que no o incluiu na bibliografia e somente se referiu a ele em um pargrafo (SILVA, 1996, p. 123). Tambm uma tese que destacou algumas das suas concepes sobre a fome, com o intuito de analisar as mudanas ocorridas em um estado nordestino (SAMPAIO, 1999). Estes levantamentos levaram a concluir, provisoriamente, que Josu de Castro permaneceu margem da chamada geografia oficial. Apesar do elevado nmero de artigos por ele escritos, eles no eram direcionados aos estudantes e profissionais de Geografia. Apesar de, em Geografia da Fome, afirmar ter se utilizado do mtodo geogrfico e proposto uma nova diviso regional com base nas reas alimentares, seu livro mais citado nos meios acadmicos era Geografia Humana8, um texto assptico, neutro, didtico, aparentemente prisioneiro das fontes mas, na poca, de acordo com o conceito acadmico de Geografia, no Brasil. Talvez grande parte de sua obra fosse considerada como no-geogrfica, para os padres da poca. Seus artigos publicados no exterior tambm o foram em revistas no ligadas, diretamente, Geografia. Outra possibilidade a de ele no ser realmente um gegrafo, de no ter realizado de fato uma abordagem geogrfica da sociedade e dos temas analisados. Outra ainda de que a sua ausncia seja mais um exemplo do uso da estratgia do silncio: o no dizer proposital, para dificultar que certos problemas fossem conhecidos. A classe dominante, muitas vezes, se d ao trabalho de procurar estabelecer o que e como deve ser lembrado e o que deve ser esquecido. O esquecimento imposto, s vezes, diz mais sobre a histria do que o insistentemente lembrado. Como, aps 1964, esta estratgia foi utilizada por governos militares, a hiptese no deve ser de todo descartada. Entretanto, considera-se que o autor em questo deve ser considerado um gegrafo, tanto pelo mtodo utilizado em diversas obras quanto pelos temas abordados. No foi um terico da Geografia, no avanou do ponto de vista epistemolgico, no pode ser considerado criador de alguma escola geogrfica, mas analisou temas geogrficos, se contraps corrente dominante na poca e foi til para uma melhor compreenso do pas, analisando e fazendo uso da Geografia para propor solues. Foi com base em gegrafos que procurou verificar a ao do meio na alimentao, que procurou estabelecer seus estudos a respeito da fome. A explicao de sua ausncia nos

Bibliographie Gografique Internationale 1951 - 1952 - 1953. Paris: Librairie Armand Colin, 1956. A referncia foi colocada com a publicao de Michel Cpde e Maurice Lengelle, intitulada conomie alimentaire du globe (Paris: Librarie de Mdicis, 1953) e dizia o seguinte: Trs importante tude sur les problmes de lalimentation des diffrentes collectivits humaines, qui apporte des complments utiles aux travaux de J. de Castro. 8 Porto Alegre: Livraria Globo, 1939. Nele constava: Rigorosamente de acordo com o programa oficial do 3o ano seriado. Este texto compe a primeira parte do livro Ensaios de Geografia Humana (1957c).
7

livros e em trabalhos acadmicos de Geografia deve ser buscada mais nas caractersticas da prpria cincia geogrfica brasileira do que no autor. Em entrevista concedida em 1947, ele afirmou que grande parte dos estudos sobre a fome se limitava a aspectos parciais, dando uma viso unilateral do problema. Na busca de uma viso panormica, do conjunto, na qual se destacavam [...] de maneira compreensiva as ligaes, as influncias e as conexes dos mltiplos fatores que interferem nas manifestaes do fenmeno. Para tal fim lanamos mo do mtodo geogrfico no estudo do fenmeno da fome. (SILVA, 1998, p. 77) Ou seja, a razo bsica da opo pelo mtodo geogrfico em Geografia da fome foi por sua maneira de ver as coisas como um conjunto. Procurou estabelecer uma maneira geogrfica de se estudar a fome e de inclu-la no rol dos temas da cincia. Foi o mtodo geogrfico, por ele utilizado, que o permitiu explicar a pouca incidncia de verminoses intestinais, do parasitismo, no Serto do Nordeste (chuvas restritas e irregulares, pouca profundidade facilitando a evaporao e o tornando mais seco e elevada temperatura do solo, dificultando a sobrevivncia de vermes parasitas) e as altas taxas na Zona da Mata (clima quente, ausncia de estao fria, solo arenoso, chuvas regulares). Se as condies naturais favoreciam a disseminao do parasitismo no Nordeste mido, o estudo da situao social o possibilitou concluir que no era um fatalismo, mas fruto das causas do pauperismo regional; e que a soluo dos problemas sociais era o remdio. Ele se agregou a uma escola (a Regional Francesa) que emprestou sua concepo de ambiente (milieu) da ecologia e no era, verdadeiramente, uma cincia social porque era muito mais dos lugares e no dos homens (LA BLACHE, 1985, p. 47) e considerava estes ltimos como edificadores das construes sobre a superfcie, como agentes da modificao do meio. Como propor solues inovadoras com base em uma escola que carregava uma bagagem conservadora e reacionria e que propunha uma atividade cientfica neutra? A fome exigia propostas subversivas e elas no se encaixavam em posturas positivistas. Dividir o estudo da alimentao por regies, em um pas como o Brasil, com uma nao predominante de modo absoluto as naes indgenas pesam pouco no aspecto quantitativo , foi uma deciso acertada, pois aqui tambm a nacionalidade e a identidade cultural no so totalmente coincidentes. Entretanto, a impossibilidade da aceitao, pela Geografia, da repartio do pas em reas alimentares, pde ser verificada no clssico artigo do engenheiro-gegrafo Fbio de Macedo Soares Guimares (1906-1979). Nele defendeu a utilizao de regies naturais, que obedecessem [...] disposio determinada pela natureza, de modo que cada uma delas apresente uma certa unidade de conjunto, resultante da correlao entre os diversos fatos geogrficos

que nela se observem. (GUIMARES, 1941, p. 318) Falava-se em fato geogrfico como sinnimo de fato natural ou em regio natural ou geogrfica, em uma clara demonstrao do significado do termo na poca. Props uma diviso em regies naturais para fins administrativos com base nas unidades polticas, pois muitas apresentavam problemas administrativos semelhantes. Afirmou ele:
clssica, no Brasil, a relativa identidade de problemas que apresentam os Estados nordestinos, sob a imposio da situao climtica, problemas esses completamente diferentes dos que ocorrem na Amaznia. [...] ... tais semelhanas e tais contrastes que os problemas apresentam, decorrem dos fatos geogrficos, surgindo principalmente por imperativo do meio fsico. (GUIMARES, 1941, p. 321)

Sua proposta era a de dividir, com base em um conjunto de fenmenos significativos, para se ter ua melhor idia do conjunto. Aps definir regio natural, estabelecer o mtodo de sua caracterizao e analisar diversas propostas de diviso territorial, concluiu que a melhor, [...] de acordo com os fatos da Geografia Fsica, a que foi proposta pelo Professor Delgado de Carvalho e adotada nos programas do ensino secundrio [...] (Ibidem, p. 368). O que Josu de Castro props no tinha condies de ser adotado, tanto pelo pouco interesse em expor este drama nos livros didticos, quanto por se opor concepo dominante e no atender s demandas oficiais. No perodo predominou a orientao de se dividir o territrio em regies naturais, de se utilizar uma nica diviso para fins de anlise geogrfica e fins administrativos e pedaggicos, para facilitar a comparao dos dados estatsticos, inclusive de diferentes pocas. A repartio em regies naturais era tida como mais estvel, duradoura.
Uma diviso baseada nas regies naturais tem a grande vantagem da estabilidade, permitindo um melhor estudo da evoluo dum pas atravs do tempo, pela comparao dos dados estatsticos referentes a diversas pocas. Uma diviso baseada nas regies humanas, e, em particular, referente aos fatos econmicos, permite um melhor estudo da situao dum pas, num dado momento, quando for dada maior importncia comparao no espao, de umas partes com as outras. (GUIMARES, 1941, p. 368/369)

A proposta pelo autor de Geografia da fome era fundamental para estudar o problema em questo e o ideal era que a situao que a provocara se transformasse e eliminasse a prpria diviso proposta. Baseada, praticamente, em um nico fator (alimentao), a diviso se caracterizaria pela instabilidade se o problema fosse atacado. Foi correta a proposta feita, embora no devesse demarcar a maioria das regies com base, aproximadamente, nos limites das unidades polticas o que s no o fez com o Nordeste Aucareiro pois a finalidade era outra, existiam reas de transio e reas, como o Vale do Jequitinhonha

10

mineiro, que no se enquadravam na regio nas quais foram colocadas. Utilizar, sem estabelecer os critrios, as regies naturais para anlises sociais ou histricas, era quase que afirmar que a regio histrica era semelhante natural e, se coincidiam, podiam dar margem a interpretaes deterministas. Da ser correta, por exemplo, a diviso por ele feita, no Nordeste, entre a Mata e o Serto. Sorre (1952), em artigo, afirmou que deveramos olhar a geografia da alimentao como um captulo capital da geografia humana, do mesmo modo que props uma geografia das doenas infecciosas. Citando vrias vezes o mdicin et gographe e sua obra Geografia da fome, disse que o mtodo para estudar um fenmeno to universal e multiforme era o geogrfico. L onde o estatstico fornece uma proximidade, o gegrafo vai ao corao da realidade. (SORRE, 1952, p. 195) A fome, alm de um fenmeno ecolgico a manifestao de um desequilbrio entre o grupo e seu meio fsico social , tambm era um fenmeno com conexes mais distantes, um fait regional avec des implications universelles, donc gographique. Para Castro, a sobrecarga demogrfica no era uma causa e sim um efeito. Se devssemos durar bastante, a Terra poderia fazer viver em condies normais aqueles que comportava e mesmo uma quantidade maior. no reconhecimento dos equilbrios regionais que o gegrafo pode trazer aos responsveis uma ajuda preciosa. (Ibidem, p. 199) Em outro artigo (1958), continuou insistindo no interesse geogrfico de Geopoltica da fome. A fome era um fenmeno universal com intensidade diferenciada de acordo com os pases. Se o pernambucano insistiu nas causas humanas do atraso, tambm no subestimou a importncia dos obstculos naturais e dos tipos de regimes de alimentao.
Em suma, o quadro da fome no mundo tem suas modalidades geogrficas. As diferenas locais prendem-se ao conjunto dos traos do complexo geogrfico, traos naturais e traos humanos. Elas constituem uma descrio do gnero de vida. por a que reconhecemos a fome. Mas, h mais. O tratamento geogrfico, o qual nos demonstrado, com bastante exatido, pelo prof. Josu de Castro, o que fornece os esclarecimentos mais complexos sobre esse fenmeno. Eles lhes d sentido pleno, o que no fazem a Sociologia, nem a Economia, nem a Histria, porque encara o fenmeno no conjunto das condies do meio. (SORRE, 1958, p. 230)

Para este autor, ele tinha avanado na rota a que agora parecem ter chegado os gegrafos. Abramovay referiu-se a ele como mdico, gegrafo e antroplogo (ABRAMOVAY, 1991, p.115). Para Andrade, ele [...] rompeu com as falsas fronteiras que o positivismo criara entre as vrias reas do conhecimento cientfico e tornou-se um grande gegrafo, um dos maiores gegrafos brasileiros dos anos 40 e 50. (ANDRADE, 1995, p. 112). A gegrafa francesa Beajeu-Garnier citou-o, em seu clssico livro, na bibliografia e em dois momentos do texto (1974, p. 150 e 401), mas discordava dele afirmando, j no prefcio,

11

que o mais grave de nossos problemas era a exploso demogrfica e seus efeitos sobre a [...] necessidade urgente de proporcionar a todos os homens o direito de alimentar-se adequadamente, trabalhar e viver uma vida decente. (BEAJEU-GARNIER, 1974, p. 16) As posies de Castro foram encontradas em um livro, publicado em 19749, de um mdico que tambm era nacionalista, antineomalthusiano, antiimperialista e que defendia que [...] o aumento da populao fator de desenvolvimento em pases como o nosso, de grande extenso e subdesenvolvido. [...] Se reduzirmos nossa taxa de crescimento permaneceremos pobres durante muito mais tempo. (PACHECO, 1974, p. 13) Transcreveu as experincias com ratos citadas em Geopoltica da fome, acrescentou outras e concluiu que [...] as experincias cientficas e a prtica provam o acerto da concepo de Josu de Castro,[...] (Ibidem, p. 97). Concordava tambm com vrias de suas propostas polticas e encerrou o livro com uma homenagem pstuma. Tambm enalteceu a tese do economista brasileiro (nascido na ustria) Paul Singer, publicada em 1970, que defendia que, naquele momento, o desenvolvimento necessitava se basear principalmente no mercado interno, na substituio de importaes (comeando com as de bens de consumo) e que, em determinados casos, era [...] bem possvel que o crescimento populacional constitua antes um fator positivo que um bice ao processo. (SINGER, 1970, p. 19) Singer no defendia que o crescimento demogrfico fosse sempre benfico para o desenvolvimento, mas que a avaliao de seu papel deveria [...] ser feita luz das condies especficas em que cada pas se encontra. (Ibidem, p. 235) A simples constatao de um fato no conduz, necessariamente, a solues adequadas, principalmente quando nestas ltimas existem interesses polticoeconmicos e no humanitrios. Demonstrava isto a famosa Revoluo Verde, sobre a qual inexistiam, praticamente, referncias na obra de Josu de Castro, compreensvel pelo fato de que seus principais efeitos negativos comearem a aparecer, com maior destaque, na dcada de 1970. Foi realizada para, atravs de meios tcnicos avanados, diminuir drasticamente a fome no mundo, inclusive pelo temor de que ela
[...] se tornasse elemento decisivo nas tenses sociais existentes em muitos pases, o que poderia ampliar o nmero de naes sob o regime comunista, [...]. Somava-se a isso o fato de que a indstria qumica e de insumos apresentava uma capacidade ociosa considervel e tinha interesse em abrir novas oportunidades de negcios. (ROSA, 1998, p. 19).

O princpio norteador era o de que a fome era provocada pela tecnologia agrcola rudimentar dos pases pobres, o que resultava em baixa produtividade. A soluo, portanto, seria a introduo de tcnicas de produo e de mtodos de trabalho agrcola dos EUA, que possuam uma grande produo, graas a estes fatores. A base deste
Fez a ele uma homenagem pstuma no final do livro que j estava no prelo quando ele faleceu (PACHECO, 1974, p. 291-292). Josu de Castro foi citado, de modo positivo, em diversas pginas (p. 94, 95, 96, 97, 98, 136, 137 e 230) e o autor concordava com a maioria de suas posies.
9

12

processo foi a introduo de sementes selecionadas, produzidas em laboratrio (VAR Variedades de Alto Rendimento ou de VAP atividades agrcolas. Onde ela foi realizada, os resultados relativos ao aumento da produo foram grandes, multiplicando a produo. No entanto, as sementes eram bem menos resistentes a pragas, insetos ou catstrofes naturais, por no possurem condies genticas para enfrentar estes inimigos. Sendo assim, com estas sementes, a produtividade do solo e a do trabalho aumentariam, desde que [...] faam parte de um pacote tecnolgico que inclui mquinas agrcolas, fertilizantes e venenos qumicos. (ABRAMOVAY, 1991, p. 79) Consequncia disto foi a necessidade de importao de tecnologia e de matrias-primas, ampliando a dependncia externa; outra, a piora das condies de vida das massas rurais pois estas modificaes s foram possveis atravs da colocao, pelo poder pblico, de meios financeiros, e estes chegaram, em sua grande maioria, s mos dos grandes proprietrios, o que provocou concentrao fundiria devido falncia dos pequenos produtores , xodo rural e inchao urbana 10. Outra consequncia importante foi o fato de a Revoluo Verde ter provocado um aumento da produo de cereais e uma diminuio da de leguminosas. [...] nos pases subdesenvolvidos, aproximadamente, metade das necessidades de protenas eram supridas pelo consumo de leguminosas, que possuem duas a trs vezes mais protenas que os cereais. (ROSA, 1998, p. 29) Houve, portanto, um aumento da produo de alimentos, uma diminuio de sua variedade e uma reduo das protenas disponveis populao. Se fossem ouvidos certos conselhos de Josu de Castro, diversos problemas poderiam ter sido evitados. Demonstrou que, ainda que haja uma adequao calrica do regime alimentar, a pessoa estar subalimentada se lhe faltarem os alimentos protetores (protenas, vitaminas e sais minerais), o que aceito at hoje. Permitiu a inverso das consideraes das causae mortis, transformando as causas em consequncias de uma alimentao deficiente. Entretanto, at hoje, se algum for procurar, atravs dos atestados de bito, quem morre de fome ou de subnutrio, chegar concluso de que ningum morre de fome. Tambm os estudos de Geografia Mdica, no perodo, poderiam ser muito teis a certos grupos para operacionalizar o processo de internacionalizao do aparelho reprodutivo. Variedades de Alta Produtividade), menosprezando os elementos e os processos naturais que estavam envolvidos nas

Outras consequncias: eroso gentica (diminuio ou extino de variedades vegetais), intensificao das pragas j existentes e desenvolvimento de novas, eliminao de insetos benficos, degradao pedolgica e hdrica, desmatamento, perda de conhecimentos acumulados pelos agricultores tradicionais etc.
10

13

Afinal, as doenas, endmicas ou epidmicas, dos pases da periferia, principalmente tropical, eram muito temidas pelas populaes dos pases do centro e poderiam desestimular ou inibir a vinda de funcionrios graduados e suas famlias para essas regies. (SOBRAL, 1988, p. 85)

Apesar de que, atualmente, as doenas que repugnam os estrangeiros sejam mais especficas, as causas das mortes na cidade de So Paulo, em 1983, comprovaram conceitos ou situaes demonstrados por Castro. A relao entre as causas da mortalidade, e a prpria mortalidade infantil, com a renda, eram claras. A elevada mortalidade infantil possua como uma de suas principais causas as doenas diarricas; e aumentava a mortalidade infantil medida que se avanava para a periferia. bitos por avitaminoses, anemias e outras deficincias nutricionais tambm ocorriam na periferia, nos locais com menor renda, ou ento, em reas encortiadas (SOBRAL, 1988). Consideraes Finais Superpopulao, reforma agrria, fome, guerra, desarmamento, energia nuclear, poluio, desigualdade social, merenda escolar, salrio mnimo, presidncia de rgos pblicos brasileiros ligados alimentao e da FAO, escritor de sucesso, foram temas e atividades, entre vrias, exercidas e/ou estudadas por Josu de Castro. Entretanto, as ltimas geraes desconheciam a figura e a obra dele. Em contrapartida, segundo PIRES e SIMES (1992, p. 09), [...] qualquer adolescente da Frana e do Canad deve ter tido a oportunidade de ler alguns de seus escritos, uma vez que seus textos fazem parte do currculo das escolas de 1o e 2o graus desses pases. Quais seriam as razes? Uma delas seria a de que sua obra no foi significativa, inclusive para Medicina, Sociologia e Geografia, o que justificaria a falta de lembrana. Entretanto, como vimos, ela foi de alta significncia no perodo em que viveu. Entre algumas hipteses que se pode levantar para pensar sobre este fato, esto as seguintes: Incomodou muitas pessoas, por apontar causas estruturais da fome, propor solues que desagradavam as elites polticas e econmicas, e por permanecer at o fim lutando contra as causas da fome. No prprio Nordeste, as elites econmicas evitaram incentivar a lembrana de intelectuais que as criticaram e propuseram medidas para alterar o status quo. A defesa do territrio da geografia tradicional por parte dos detentores dos critrios do que era ou no esta cincia, os defensores do feudo controlador da definio e do acesso acadmico dos conhecimentos. O fato de, em alguns momentos histricos, ser

14

suficiente uma geografia descritiva e estatstica, poderia explicar a excluso dos que nela no se encaixavam. A repercusso de suas idias, quando se tornou mais famoso, no foi do tamanho merecido. Uma possibilidade foi o fato de que, na segunda metade da dcada de 1950, a euforia provocada pelo nacional-desenvolvimentismo tenha dificultado. As imagens criadas para um novo Brasil, de sucesso em diversas reas (futebol, basquete, boxe, concurso de misse, tnis, msica), no s ofuscaram obras que realavam nossas mazelas como deveriam ser ignoradas, por darem uma imagem negativa de um pas que alava vos em direo a um belo futuro. No incio da dcada seguinte, a prpria situao promoveu uma presena maior, mas localizada mais no Nordeste, de sua luta em prol de uma reforma agrria, atravs do surgimento, das influncias e das anlises a respeito das Ligas Camponesas. Aps 1964, a censura e os meios universitrios cuidaram de escond-lo. Dcadas depois, o pas era uma das dez maiores economias do mundo, mas a questo da excluso social permanecia em nveis semelhantes. Os marginalizados continuavam os mesmos (negros e mestios) que eram acusados, desde o sculo XIX, de levar o pas barbrie. No se pregava mais o branqueamento nos livros e nas salas de aula; agora, quem se encarregava disso, em parte, era a publicidade, ao eleger os seus esteretipos de beleza. As cincias no Brasil no estudavam de modo adequado o passado que as construiu e preferiam trabalhar com o paradigma dominante, fato, alis, que as dificultou de avanar mais rapidamente. Muitos docentes ainda partiam do princpio de que deveriam trabalhar com o que era considerado verdade no momento, esquecendo-se de que, no processo educacional, discutir afirmaes adversas era mais til do que a imposio de verdades. Medicina, Sociologia, Geografia e outras, desvalorizaram nos currculos universitrios a histria da prpria cincia no Brasil e/ou no conseguiram trabalhar personalidades multifacetadas, pois seus cursos se caracterizavam pela especializao restritiva e empobrecedora. Havia um desapreo dos brasileiros por sua memria, descaso decorrente de seu complexo de inferioridade que os faziam valorizar mais o que estrangeiro , de seu baixo nvel de escolaridade e do fato de estes assuntos e estas discusses no terem sido trabalhados em salas de aula, por deficincia da formao dos professores.

15

Porque ele culpava tambm a prpria cincia e suas tcnicas, em razo de servirem mais aos dominadores e por camuflarem seus fracassos na obteno de melhores condies de vida para as pessoas, ao mesmo tempo em que conseguiam grandes avanos em outras reas, inclusive a blica. Intelectuais conservadores de direita o omitiam porque no queriam realar figuras que propuseram mudanas no sistema que defendiam. Intelectuais conservadores de esquerda o segregavam por no ter sido marxista, por no fazer da revoluo o meio de mudana e, principalmente, por ele ter buscado solues atravs de modificaes no interior do prprio sistema capitalista, o mesmo que gerava, segundo ele, a misria e a pobreza. Nos meios acadmicos, muitas vezes, tinha-se dificuldade em trabalhar pessoas das quais se discordava ou que no se constituam em modismos de um determinado perodo. Foi Josu de Castro um gegrafo? Muitas vezes, sim. Foi demgrafo? Vrias vezes. Foi sempre alguns deles? No. A dvida referente ao fato de ele ter sido gegrafo ou demgrafo ou socilogo ou nutrlogo, acaba por se tornar um elogio ao autor. Um especialista em determinado tema que se tem a dificuldade de classificar, pode ser um fato positivo. Especialista, em geral, parece um termo restritivo, aplicado, muitas vezes, a pessoas que conhecem bem determinado assunto, mas pouco de sua histria e de seu significado para as cincias humanas em sua totalidade. Um grande cientista no pertence somente a um segmento cientfico; algum que foi importante para a construo da cincia e de um mundo melhor. No ser classificado como gegrafo em seu tempo pode significar estar alm do segmento dominante e ser o fornecedor do instrumento para super-lo, para impedir a estagnao, a morte da indagao, o fim da prpria cincia. Dissolver os limites das especializaes aqui tomadas no sentido positivista , romper dogmatismos, constituem caminhos para novas elaboraes.

Referncias Bibliogrficas
ABRAMOVAY, Ricardo. O que fome. 9a. ed. So Paulo: Brasiliense, 1991(c. Primeiros Passos, 102) ADAS, Melhem. Panorama geogrfico do Brasil. 2a. ed. rev. e ampl. So Paulo: Moderna, 1985. ______. Panorama geogrfico do Brasil: contradies, impasses e desafios scioespaciais. 3a ed. reform. So Paulo: Moderna, 1998. AGB - Associao de Gegrafos Brasileiros. Boletim Paulista de Geografia. So Paulo: AGB - Seo So Paulo, ns. 01-77, 1949-2001.

16

______. Anais da Associao dos Gegrafos Brasileiros. So Paulo, AGB - Nacional, 1945-1962. ANDRADE, Manuel Correia de. Atualidade do pensamento de Josu de Castro. In: A questo do territrio no Brasil. So Paulo: HUCITEC; Recife: IPESPE, 1995 (c. Geografia: teoria e realidade, 29). ANNALES DE GOGRAPHIE. Bulletim de Societ de Gographie. Paris: Armand Colin Editeur, ns. 247-530, 1935-1986. ANTUNES, Celso. Uma aldeia em perigo: um ensaio sobre os grandes problemas geogrficos do sculo XX. 8a ed. Petrpolis (RJ): Vozes, 1986 (1a ed.: 1977). ASSOCIATION de Gographes Franais. Bibliographie Gografique Internacionale - 19511952 - 1953. Paris: Librarie Armand Colin, 1956. BEAUJEU-GARNIER, Jacqueline. Geografia da populao. So Paulo: Editora Nacional, 1974 (c. Biblioteca Universitria, s. 2a cincias sociais, v. 19) 1a ed. francesa: 1964. CAMPOS, Rui Ribeiro de. A dimenso populacional na obra de Josu de Castro. 2004. 430 f: il., grfs., mapas. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geocincias e Cincias Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. CASTRO, Josu de. A alimentao brasileira luz da Geografia Humana. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1937. ______. reas alimentares do Brasil. Boletim Geogrfico. Rio de Janeiro: CNG, a. VI, n. 65, agosto de 1948, p. 456-466. ______. O esprito geogrfico da filosofia moderna. Boletim Geogrfico. Rio de Janeiro: CNG, agosto de 1951, p. 545-547. ______. Documentrio do Nordeste. So Paulo: Brasiliense, 1957a. ______. Ensaios de Biologia Social. So Paulo: Brasiliense, 1957b. ______. Ensaios de Geografia Humana. So Paulo: Brasiliense, 1957c. ______. Geografia da fome. 5a. ed. So Paulo: Brasiliense, 1957d. ______. O livro negro da fome. So Paulo: Brasiliense, 1960. ______. Sete palmos de terra e um caixo: ensaio sobre o Nordeste, rea explosiva. 2a ed. So Paulo: Brasiliense, 1967a. ______. Geopoltica da fome: ensaios sobre os problemas de alimentao e de populao. 8a ed. rev. ampl. So Paulo: Brasiliense, 1968, 2 v. ______. Subdesenvolvimento: causa primeira de poluio. O Correio da Unesco. Ed. brasileira. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, a.1, n. 3, maro 1973, p. 20-24. COELHO, Marcos Amorim. Geografia geral: o espao natural e scio-econmico. 3a ed. reform. So Paulo: Moderna, 1992 (s. Sinopse) ______. Geografia do Brasil. 4a ed. rev. e ampl. So Paulo: Moderna, 1996. COIMBRA, Pedro; TIBRCIO, Jos Arnaldo M. Geografia: uma anlise do espao geogrfico. So Paulo: Harbra, 1993.

17

COLESANTI, Marlene Teresinha de Muno. O ensino de Geografia atravs do livro didtico no perodo de 1890 a 1971. 1984. 213 f. Dissertao (Mestrado em Geografia). Instituto de Geocincias e Cincias Exatas, Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho, Rio Claro. DAMIANI, Amlia Lusa. Populao e geografia. 4a. ed. So Paulo: Contexto, 1998 (c. Caminhos da Geografia). GALLO, Jorge Ivan Hbner. O mito da exploso demogrfica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970. GOMES, Horieste. A geografia e suas implicaes no subdesenvolvimento do Terceiro Mundo. Boletim Paulista de Geografia. So Paulo: AGB, n. 59, out. 1982, p. 43-57. GUIMARES, Fbio de Macedo Soares. Diviso regional do Brasil. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, a. III, n. 2, abr./jun. 1941, p. 318-373. GUIMARES, Raul Borges. Sade urbana: velho tema, novas questes. Terra livre. So Paulo: AGB - Nacional, n. 17, 2o sem. 2.001, p. 155-170. HFLING, Eloisa de Mattos. O livro didtico em estudos sociais. Campinas: UNICAMP, 1986 (s. Teses) IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Boletim Geogrfico. Rio de Janeiro: CNG/Fundao IBGE, 1943-1978, ns. 01-259. ______. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro: CNG/Fundao IBGE, 1939-1995, vs. 01-57. LA BLACHE, Paul Vidal de. As caractersticas prprias da Geografia. In: CHRISTOFOLETTI, Antonio (org). Perspectivas da Geografia. 2. ed. So Paulo: DIFEL, 1985, p. 37-47. LIMA SOBRINHO, Antonio Estevam. Fome, agricultura e poltica no Brasil: a chantagem alimentar. Petrpolis (RJ): Vozes, 1981. MAGNOLI, Demtrio; ARAJO, Regina. A nova geografia: estudos de Geografia do Brasil. 2a ed. rev. e ampl. So Paulo: Moderna, 1996. ______. Geografia: paisagem e territrio. 2a. ed. reform. So Paulo: Moderna, 1997. MARCHI, Dorival Donizeti. O pensamento geogrfico de Josu de Castro nas dcadas de 40 e 50: a fome e a produo de alimentos. 1998. 66 p. Monografia (concluso de estgio de especializao em Desenvolvimento Rural). IGCE, UNESP, Rio Claro. MONTEIRO, Carlos A. de Figueiredo. A Geografia no Brasil (1934-1977): avaliao e tendncias. So Paulo: USP - Instituto de Geografia, 1980. MOREIRA, Joo Carlos. Geografia Geral e do Brasil: espao geogrfico e globalizao. So Paulo: Scipione, 1998. MOREIRA, Igor. O espao geogrfico. 38a. ed. So Paulo: tica, 1998. OLIVA, Teresinha Alves de. O pensamento geogrfico de Manoel Bomfim. 1998. 189 f. Tese (Doutorado em Geografia). Instituto de Geocincias e Cincias Exatas, UNESP, Rio Claro.

18

PACHECO, Mrio Victor de Assis. Exploso demogrfica e crescimento do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974 (s. Estudos sobre o Brasil e a Amrica Latina, v. 18). PEREIRA, Diamantino A. Correia et alii. Geografia: cincia do espao: o espao mundial. 2o grau. 4a. ed. So Paulo: Atual, 1993. ______. Geografia: cincia do espao: o espao brasileiro. 2a. ed. rev. e ampl. So Paulo, Moderna, 1996. PEREIRA, Jos Verssimo da Costa. A Geografia no Brasil. In: AZEVEDO, Fernando (org.). As cincias no Brasil. 2a. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1994, 2 v., p. 349-460 (1a ed.: 1955) PIRES, M. Idalina da Cruz; SIMES, M. Luclia Rodrigues. Josu de Castro. -So Paulo: Paulinas, 1992 (c. Homens e Mulheres do Nordeste; s. Os cientistas, 1) ROCHA, Tadeu. A geografia moderna em Pernambuco. Boletim Paulista de Geografia. So Paulo: AGB, n.17, jul. de 1954, p.43-51. ROSA, Antnio Vtor. Agricultura e meio ambiente. So Paulo: Atual, 1998 (s. Meio ambiente). SAMPAIO, Jos Levi Furtado. A fome e as duas faces do Estado no Cear. 1999. 178f. Tese (Doutorado em Geografia Humana). Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo. SANTOS, Milton, SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. SENE, Eustquio de; MOREIRA, Joo Carlos. Geografia Geral e do Brasil: espao geogrfico e globalizao. So Paulo: Scipione, 1998. SILVA, Jorge Luiz Barcellos da. Notas introdutrias de um itinerrio interpretativo sobre a formao do pensamento geogrfico brasileiro. 1996. 227 f. Dissertao (Mestrado em Geografia Humana). Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo. SILVA, Tnia Elias Magno da. Josu de Castro para uma potica da fome. 1998. 596 f. Tese (Doutorado em Cincias Sociais). Pontifcia Universidade Catlica, So Paulo (SP). SINGER, Paul Israel. Dinmica populacional e desenvolvimento (o papel do crescimento populacional no desenvolvimento econmico). So Paulo: Edies CEBRAP, 1970. SOBRAL, Helena Ribeiro. Mapeamento das causas de morte no municpio de So Paulo: subsdios a uma geografia mdica da cidade. Boletim Paulista de Geografia. So Paulo: AGB - seo de So Paulo, n. 66, 1o sem. 1988, p.85-96. SORRE, Maximilien. La gographie de lalimentation. Annales de Gographie. Paris: Librairie Armand Colin, t. LXI, jan/fev. 1952, p. 184-199. ______. A fome sem o vu discreto da fantasia. In: ASCOFAM. O drama universal da fome. Rio de Janeiro: ASCOFAM-Seco brasileira, 1958, p. 227-230. VERRIRE, Jacques. As polticas de populao. So Paulo: DIFEL, 1980. VESENTINI, Jos William. Sociedade e Espao. 31a. ed. So Paulo: tica, 2000. ****************************

19

You might also like