You are on page 1of 10

Universidade Federal do ABC - UFABC

Relatrio IV - tica Fsica: Difrao e Interferncia


Felipe Mengod Mariz de Oliveira - RA 11018911 Fernando Aguena Sato - RA 11067811 Petre Candelero Griscenco - RA 11049911 Plinio Amais Bracero - RA 11046111 Vinicius de Figueiredo Trindade - RA 11109311 Juliana Cristina de Maria - RA 11104411 Rogrio de Vasconcelos Souza - RA 11090511 Santo Andr, 21 de julho de 2011

Turma F2 - Professor Hugo Suredini

Sumrio
1 Introduo 2 Objetivos 3 Material e Mtodos 4 Resultados e Discusso 5 Concluso 3 5 6 8 9

1 Introduo
A luz na forma como a conhecemos uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano sensvel. Trata-se de uma forma de energia que se propaga por ondas eletromagnticas pulsantes. As trs grandezas fsicas bsicas da luz so: brilho (amplitude), cor (frequncia) e polarizao (ngulo de vibrao). Um raio de luz a representao da trajetria da luz em determinado espao, e sua representao indica de onde a luz sai (fonte) e para onde ela se dirige. Devido teoria da dualidade onda-partcula, a luz exibe simultaneamente as duas propriedades, mas nesse experimento estudaremos sua propriedade como onda eletromagntica.

Figura 1.0.1: Principais grandezas de uma onda. Um dos fenmenos da luz como onda a difrao. A difrao ocorre quando a luz passa atravs de um orifcio ou contorna um objeto que tem a mesma ordem de grandeza de seu comprimento de onda. A difrao da luz gera padres como os das guras abaixo:

Figura 1.0.2: Difrao da luz.

O outro fenmeno a interferncia que representa a superposio de duas ou mais ondas num mesmo ponto. Esta superposio pode ter um carter de aniquilao, quando as fases no so as mesmas (interferncia destrutiva) ou pode ter um carter de reforo quando as fases combinam (interferncia construtiva). Exemplo: Quando escutamos msica em nosso lar, percebemos que certos locais no recinto so melhores para se ouvir a msica do que outros. Isto se deve pelo fato de nestes pontos as ondas que saem dos dois alto-falantes sofrem interferncia construtiva. Ao contrrio, os locais onde o som est ruim de ouvir causado pela interferncia destrutiva das ondas.

Figura 1.0.3: Interferncia da luz. Para realizar o experimento, foi utilizado o LASER (Light Amplication by Stimulated Emission of Radiation). A ideia por trs de um LASER utilizar a emisso estimulada para desencadear uma ao em cascata entre as partculas de luz, ou seja, conseguir que todas essas partculas tenham o mesmo comportamento e se propaguem em uma mesma direo. Quando isto acontece, surge o feixe do laser, que chamado de feixe coerente, pois as partculas que o compe possuem exatamente o mesmo comportamento, garantindo que o feixe seja estreito, concentrado, monocromtico e bastante intenso. O laser foi utilizado nesse experimento para observar o padro de difrao em um o de cabelo e assim medir sua espessura, calcular a distncia entre faixas de um CD e medir o ndice de refrao relativo entre a gua e o ar.

2 Objetivos
O principal objetivo deste trabalho entender e observar os fenmenos de difrao e interferncia de luz e, atravs dessas observaes, inferir a espessura de um o de cabelo, a distncia entre duas trilhas de um CD e o ndice de refrao da gua.

3 Material e Mtodos
Materiais utilizados:
Lpis; Papel milimetrado; Trena; Fita Adesiva; Fonte LASER, Classe II, 655nm e P 1mW ; CD transparente; Bquer com gua; Suporte (porta-recados); Fio de cabelo (de um dos integrantes do grupo);

Primeiramente, utilizou-se a ta adesiva para xar o o de cabelo no suporte, depois a fonte LASER foi posicionada de maneira que o feixe atravessa-se o o de cabelo. O feixe era projetado em um anteparo de papel milimetrado a m de se marcar a posio dos mnimos do padro de difrao criado. O arranjo encontra-se esquematizado na gura abaixo:

Figura 3.0.1: Esquema do arranjo usado para a difrao do LASER. Uma vez que a posio do mnimo era marcada no papel milimetrado com o lpis, retirava-se o anteparo e eram efetuadas vrias medidas de x1 , que a distncia entre o centro do mximo central e o primeiro mnimo do padro de difrao.

Em seguida, o o de cabelo foi substitudo por um pedao do CD transparente e era executado o mesmo procedimento, entretanto media-se a distncia xm , que a distncia entre o centro do mximo central e o primeiro mximo adjacente. Para encontrar-se tanto o valor da espessura do o de cabelo como da distncia entre as trilhas do CD utilizou-se a frmula:
d. sin() = n.

onde o comprimento de onda do LASER, n a posio do n-simo mximo ou mnimo, dependendo do caso, o ngulo entre a posio do mximo ou mnimo e o centro do padro e d a espessura do o de cabelo ou da distncia entre as trilhas dependendo do caso. Depois, colocou-se entre o pedao do CD e o anteparo um bquer com gua at a metade; em um primeiro momento direcionou-se o feixe para que atravessa-se apenas a regio sem gua e ento foi medido o valor de x1(ar) ; depois direcionou-se o feixe para que atravessa-se a regio com gua e mediu-se o valor de x1(gua) . Para encontrar o a x1(ar) valor do ndice de refrao da gua utilizou-se: nagua = x1(gua) . a

4 Resultados e Discusso
Na tabela a seguir, apresentam-se os valores encontrados para as trs medidas procuradas: Tabela 4.1: Valores encontrados das grandezas. Espessura do o de cabelo Distncia entre as trilhas do CD ndice de refrao da gua
61, 1m 1, 5m 1, 067

Na literatura encontra-se que a espessura mdia de um o de cabelo[5] de aproximadamente 70m, nosso resultado foi de 61, 1m. Mas como a espessura do cabelo varia de pessoa para pessoa e ainda somadas as incertezas das medidas pode-se dizer que o resultado compatvel com o esperado. Deve-se tambm lembrar que no momento da medida, o x1 a medida entre o meio do mximo central e o primeiro mnimo, se ao invs dessa medida tivesse sido utilizada a medida de 2.x1 , que seria a base do tringulo formado por esse segmento e pelas linhas que ligam os dois primeiros pontos de mximo na difrao do LASER pelo CD ao o de cabelo, o valor da incerteza seria menor j que mediria-se um segmento maior que continha 2.x1 . O valor nominal da separao entre as faixas do CD de[3] 1, 6m, j o valor encontrado foi de 1, 5m , novamente pode-se dizer que o resultado compatvel e que se tivesse sido utilizado o mtodo de medida de 2.x provavelmente teria-se um resultado mais apurado. Finalmente determinou-se o ndice de refrao da gua que foi de 1, 1 e que quando comparado ao valor adotado na literatura[4] de 1, 3 pode ser considerado compatvel pois como j foi mencionado havia um erro maior associado medida devido ao mtodo de medida empregado. bom citar que em todos os casos foram tomadas 3 medidas de cada grandeza usada para determinar os valores desejados, depois foi calculada a mdia e o desvio padro de cada uma delas e esses foram os valores usados para os clculos. Esses valores no diferiam signicativamente dos valores medidos evidenciando que um nmero maior de medidas devia ter sido para um resultdo mais apurado.

5 Concluso
Neste trabalho concluiu-se que a luz realmente pode ser entendida como onda e que atravs do seu processo de difrao possvel estimar a dimenso do objeto que difrata o feixe de luz. Tambm vericou-se a importncia de que o feixe de luz utilizado tenha um comprimento de onda bem denido para o sucesso das medidas.

Referncias Bibliogrcas
[1] Website: http://www.i.unicamp.br/~cescato/Disciplinas_arquivos/ OpticaAplicada_a.pdf acessado em 20/07/11 s 14:36 [2] Website: http://www.tecmundo.com.br/1062-o-que-e-laser-.htm acessado em 20/07/11 s 15:31 [3] Website: http://hypertextbook.com/facts/2001/InnaSokolyanskaya2.shtml acessado em 21/07/11 s 15:02 [4] Website: http://pt.wikipedia.org/wiki/Refra%C3%A7%C3%A3o acessado em 21/07/11 s 15:02 [5] Website: http://nanopedia.case.edu/NWPage.php?page=hair.thickness acessado em 21/07/11 s 15:04

10

You might also like