You are on page 1of 29

Economia e trabalho no sul de Minas no sculo XIX1

Isaas Pascoal2

Resumo O conhecimento da forma como se estruturaram a produo econmica e a organizao do trabalho em Minas Gerais, sculo XIX, vem se ampliando nos ltimos decnios, obrigando a uma reviso das teses tradicionais. Embora reconhea o valor inestimvel dos estudos econmicos, em nvel geral e local, este artigo enfatiza a importncia de se levar em conta fatores que se encontram alm do recorte econmico, para compor um quadro mais complexo e rico que permita o entendimento do maior nmero possvel de variveis responsveis pela forma como a economia e o trabalho, efetivamente, se organizaram num arranjo que permitiu a sua reproduo ao longo da maior parte do sculo XIX. Palavras-chave: Escravido Sculo XIX; Economia Minas Gerais; Trabalho Organizao. Abstract Economy and labour in the south of Minas in century XIX The knowledge of how the economic production and organization of the work in Minas Gerais were structuralized in the century XIX has been enlarging in the last decades, compelling to a review of traditional theses. However, this article recognizes the inestimable value of the economic studies, in general and local level, it emphasizes the importance of taking in account factors that are beyond the economic perspective, to compose a richer and more complex picture that allows the understandment of the greater number of variables as possible that are responsible for the way the economy and labour, effectively, were organized in an arrange that allowed their reproduction beyond the XIX century. Key words: Slavery; Economy; Reproduction; Labour; Revision. JEL R100, R200, Z100, J210, N900.

Uma notvel produo de pesquisa tem sido feita em Minas Gerais, nos ltimos decnios, com a finalidade de entender a forma como economia e trabalho a se estruturaram no sculo XIX. Teses tradicionais sobre Minas perderam fora ou foram abandonadas. Grande parte dos estudos se concentra nos campos econmico, demogrfico e da organizao do trabalho. Embora sejam de valor inestimvel, importante lanar os olhos em outras direes, para outros campos, capazes de fornecer pistas para um entendimento mais profundo da forma como economia e trabalho se tornaram elementos fundamentais para transformar Minas num modelo que exige redefinies em vrias interpretaes tericas que comumente explicavam sua realidade social.
(1) Trabalho recebido em outubro de 2006 e aprovado em maro de 2007. (2) Professor da Escola Agrotcnica Federal de Inconfidentes MG. Doutor em Cincias Sociais pelo Instituto de Filosofia e Cincias Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

Isaas Pascoal

1 Uma passagem pela historiografia: rompendo modelos, ampliando horizontes As teses mais tradicionais sobre economia e sociedade mineiras enfatizavam a importncia da minerao no sculo XVIII, assentada no trabalho escravo. Este modelo econmico teria entrado em crise no ltimo quartel do sculo e iniciado um lento trnsito para a agropecuria, culminando na economia cafeeira que fez a provncia reencontrar-se com a prosperidade e com o trabalho escravo. Ficam obscurecidos, quase irrelevantes, neste esquema a pujana do setor dedicado produo de artigos de subsistncia, consumidos no local ou comercializados em vrias praas, e o seu apego escravido na maior parte do sculo XIX, alm de no ter a devida ateno a presena de outros setores da economia que, somados ao aparecimento da cafeicultura e recuperao da atividade mineradora, expressavam o panorama de uma realidade econmica bastante diversificada. Hoje j h consenso sobre a importncia da economia mercantil de subsistncia e do trabalho escravo em todo o Estado de Minas, sobretudo na sua parte meridional, graas a todo um esforo de pesquisa e superao de perspectivas tericas antigas feito ao longo dos ltimos 30 anos. No conjunto de trabalhos que enfoca a questo, sem lhe atribuir a importncia que posteriormente veio a ganhar, destacam-se os de Francisco Iglesias e Caio Prado Jnior. O primeiro trata da questo atestando a importncia da minerao para o conjunto da economia mineira no sculo XVIII. Em crise essa, a agropecuria assume papel importante no incio do sculo XIX, com destaque para atividades no voltadas exportao. Todavia, em funo, talvez, do formato muito genrico e abrangente do artigo, fica obscurecida a importncia desse setor no conjunto das atividades econmicas de Minas no sculo XIX. Em alguns momentos, afirmao como a que se segue, se torna muito significativa:
No captulo da lavoura, temos o seu incremento pela desocupao de fatores produtivos. Ela no chega, entretanto, pujana de outras reas do pas, pois a condio de capitania central, emperra o comrcio. Desenvolve-se a lavoura de subsistncia, no a de produtos de exportao a chamada grande lavoura. As distncias a serem percorridas pelas mercadorias mineiras e os pagamentos em que elas importam fazem que no possam disputar com as da faixa litornea. Das lavouras de mais significado econmico, s o algodo teve xito ainda no sculo XVIII, para atender s necessidades dos filatrios; as demais culturas destinam-se ao consumo imediato; ter incio, ento a conquista de terras para o caf (Iglesias, 1985, p. 362-412).

Pelo exposto, a agricultura s se desenvolve pela desocupao de fatores produtivos. A referncia ao ouro e aos escravos que antes se ocupavam dele. A afirmao de que a lavoura mineira no tem a pujana das que se desenvolveram
260 Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

Economia e trabalho no sul de Minas no sculo XIX

em outras reas em funo da condio geogrfica central de Minas (seria porque no se desenvolveu como economia de exportao a grande lavoura?) no corroborada pelos resultados de pesquisas mais recentes. A afirmao final de que as demais culturas destinam-se ao consumo imediato; ter incio, ento a conquista de terras para o caf desconhece o lapso de tempo existente entre uma e outra. No estaria a uma perspectiva terica que sobreleva as atividades voltadas exportao e que, por mais que no desconhea a existncia de atividades no ligadas a ela, no lhes atribui a necessria relevncia? Caio Prado Jnior, em seu clssico Formao do Brasil Contemporneo, circunscreve suas teses ao perodo colonial que teria deixado sua herana a partir da qual se constituiu o Brasil contemporneo. Embora afirme que o sentido da colonizao a gerao de riquezas por meio da produo de artigos com alto valor comercial direcionados ao mercado internacional, no descura a importncia da produo no diretamente a ele relacionada. O aparecimento de atividades necessrias ao abastecimento do mercado interno inerente vida social. Parte disto realizada nas prprias unidades produtivas. Parte, fora. o que teria ocorrido em Minas no sculo XVIII, momento em que aparecem em Minas, mais especificamente em sua parte meridional, atividades produtivas voltadas para o abastecimento das zonas mineradoras. A proximidade do Rio de Janeiro e, mais tarde, o translado da Corte para o Brasil, aprofundaram a vocao sul-mineira no sentido da produo de gneros de subsistncia. Inmeras so as indicaes neste sentido, de relatos de viajantes estrangeiros aos dados colhidos em censos provinciais, relatrios de presidentes, memrias escritas deixadas por personagens insignes da vida social mineira, confirmando o perfil econmico diferenciado da estrutura econmica de variadas regies de Minas, notadamente do sul (Prado Jnior, 1987, p. 78, 162, 197). Porm, alm de as afirmaes de Caio Prado se referirem ao perodo colonial, em seu trabalho especfico sobre histria econmica do Brasil, no perodo referente ao sculo XIX, quase nenhuma indicao h que enfatize a importncia das atividades econmicas no voltadas exportao. Afinal, para ele, o constitutivo essencial da formao social brasileira era a produo de artigos com alto valor comercial destinados ao mercado europeu. Mesmo quando aborda a questo do renascimento agrcola do sculo XVIII, est indicando a revitalizao da produo de artigos voltados exportao (Prado Jnior, 1986, p. 79-93). Nas quase 100 pginas em que analisa a economia brasileira no sculo XIX, no h qualquer referncia importncia da produo voltada subsistncia. Quando analisa os produtos da agricultura brasileira, tem em mente os que se voltam exportao (Prado Jnior, 1986, p. 157-167). Esta arquitetura compreensvel em funo da poca em que foi escrito o livro e da perspectiva em que se baseia: o sentido da colonizao brasileira, no superado quando da
Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007. 261

Isaas Pascoal

separao entre Brasil e Portugal, uma vez que o novo pas se inseriu nos quadros de uma nova diviso do trabalho, hegemonizada pela Inglaterra e no interior, agora, de um contexto de avano do capitalismo internacional. Celso Furtado passa ao largo de tudo isso. O seu esquema terico no d conta de perceber a importncia que a economia de abastecimento interno teve no Brasil como um todo e, mais ainda, quando se refere ao caso de Minas Gerais. Para ele, ela tributria da grande lavoura voltada exportao e s ganha algum vulto quando aquela entra em crise. Ao se referir produo de subsistncia tem em mira a sua subordinao grande lavoura, ou minerao. A ela se ligam os conceitos, por ele utilizados, de comunidades isoladas, atrofiamento da economia monetria, populao desarticulada, baixssima produtividade (Furtado, 1984, p. 85-86). Quase salta da anlise da minerao para a do caf. No interregno entre ambas, situa a gestao da economia cafeeira que marcaria o reencontro do pas com a prosperidade, por meio da sua reinsero no mercado internacional. Atribui a emergncia da cafeicultura a um conjunto de fatores, entre os quais, a acumulao de capital e a experincia adquirida na lida com a produo de subsistncia (Furtado, 1984, p. 115). Nos ltimos anos, contudo, uma srie de novos trabalhos desenhou um perfil mais poliforme da economia mineira no sculo XIX. No conjunto, eles sepultaram as vises mais tradicionais e rgidas, enriqueceram as perspectivas de anlise e ofereceram dados que permitiram uma interpretao mais rica do que a teria se passado. Alcir Lenharo investigou a temtica da economia sul-mineira do sculo XIX, sob a perspectiva do abastecimento de centros urbanos, marcadamente do Rio de Janeiro, articulando-a a uma dimenso poltica, em que ela constituiu na base para a formao de uma rede de interesses econmicos e polticos que entrelaaram os objetivos dos moderados da Corte elite poltica do sul de Minas, no perodo regencial. Aliada explorao de uma vasta documentao primria, a perspectiva terica do autor ofereceu dados que auxiliam na superao das vises mais tradicionais e rgidas que entendem a economia de subsistncia como tributria da grande lavoura de exportao. Trabalhando num momento em que a nfase nos estudos regionais indicava a existncia de um vasto campo prolfico de estudos; em que o acmulo de dados empricos permitia uma viso mais multifacetada da realidade social brasileira; o debate terico permitia a compreenso de uma relao mais complexa entre produo de subsistncia e grande lavoura exportadora, ele constatou o carter mercantil da produo de subsistncia no sul de Minas no sculo XIX, posterior ao boom do ouro e anterior ao aparecimento da
262 Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

Economia e trabalho no sul de Minas no sculo XIX

cafeicultura, como seu elemento definidor, base para a reproduo social e para as intrincadas relaes econmicas e polticas com o Rio de Janeiro (Lenharo, 1979, p. 24-25). Lenharo nota que, para a concluso do seu trabalho, alm da superao de obstculos oriundos da disperso das fontes, ausncia de estudos monogrficos, foi fundamental a superao de perspectivas terico-metodolgicas que dificultavam a apreenso da produo de subsistncia para alm da subordinao lavoura de exportao. Em uma rpida crtica historiogrfica mostra as limitaes advindas das obras de Roberto Simonsen e Celso Furtado, reconhece a dvida para os trabalhos de Caio Prado Jnior, Kenneth Maxwell, Paul Singer, Jacob Gorender que, em maior ou menor medida, contriburam para aclarar a especificidade da temtica relativa produo de subsistncia, embora com ressalvas sobre pontos especficos (Lenharo, 1979, p. 33-36). No incio dos anos 1980, Roberto Borges Martins iniciou a publicao de uma srie estudos sobre a economia e sociedade mineiras do sculo XIX que, pela riqueza e densidade da argumentao, sepultou de vez as teses principais da antiga historiografia sobre Minas oitocentista, e deu incio a um prolfico debate que no pode ser desconhecido pelos interessados no assunto. Em 1980, defendeu sua tese de doutorado na University Vanderbilt, com o ttulo de Growing in silence: the slave economy of nineteenth-century Minas Gerais, Brasil. Nos anos seguintes, em sua srie de artigos publicados em revistas especializadas brasileiras, desenvolveu detalhes e reafirmou suas teses centrais. Baseado em uma ampla compilao de dados, organizados em quadros estatsticos variados, revelou o carter singular do tipo de economia e da fora de trabalho em Minas no sculo XIX, muito diferente do padro verificado em outras regies do Brasil, e que no foi percebido teoricamente pela maior parte dos pesquisadores. O resultado a necessidade de uma reavaliao no s da interpretao da economia e sociedade mineiras, seno da prpria elaborao terica muito afeita em desconhecer a relao do trabalho escravo com outra configurao econmica que no se enquadre na produo voltada exportao, alm de apressada em definir a realidade de Minas Gerais ps-ciclo da minerao como decadente, espera de um produto capaz de reinser-la nos mecanismos da economia internacional: o caf. Havia uma tendncia nas abordagens tradicionais no sentido de caracterizar a provncia como rea perdedora de escravos, concentrados na poca da minerao.S com a emergncia do caf teria o processo sido revertido. Alm de exportar escravos para outras provncias, teria havido uma migrao interna de escravos para as reas de cafeicultura (Martins, 1983, p. 181-182). Martins considera que por trs desta viso, est o quadro conceitual de uma economia exportadora tida como baluarte da prosperidade (nica capaz de
Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007. 263

Isaas Pascoal

sustent-la) e concentradora da fora de trabalho escrava. As demais atividades no se constituiriam em centro econmico dinmico, meros figurantes incapazes dar suporte prosperidade e de manter um grande plantel de escravos, validando a concepo de uma relao automtica entre escravido riqueza e economia exportadora. Para Martins, Minas manteve um grande plantel de escravos ao longo do sculo XIX, garantido pelas compras contnuas de escravos. Sua economia estava organizada sem ligao com o mercado internacional, ao contrrio do que advogavam as teses tradicionais. Aspecto fundamental da tese: o suporte econmico estava em sua economia no exportadora, absolutamente desligada do mercado internacional e da grande lavoura. O nmero de escravos empregados na minerao era irrisrio, e a cafeicultura s se tornou considervel em meados da segunda metade do sculo, no se justificando a afirmao, aceita com alto grau de consenso, da transferncia interna de escravos para reas dedicadas produo de caf (Martins, 1983, p. 183). Em 1872, cerca de 95% da populao escrava estavam empregadas em atividades que no a minerao e cafeicultura. Eram cerca de 360 mil escravos, populao maior que a de qualquer outra provncia. Na realidade, Minas foi grande importadora de escravos, considerando-se que o crescimento vegetativo da populao escrava era negativo e que, no perodo anterior cessao do trfico, cerca de 30% do total de escravos importados pelo Brasil, a ela eram destinados (Martins, 1983, p. 184-187). O apego escravido foi at o fim. Em contraste com os conceitos tradicionais, escravido-riqueza-lavoura exportadora, interligados, Martins apresenta o caso sui generis de Minas: produo de subsistncia com baixo grau de mercantilizao-escravido. Afirma ele:
O grosso da economia de Minas no sculo XIX, onde a vasta maioria dos escravos estava empregada, no se compunha de plantation nem era orientado para exportaes. Isolamento de mercados externos provncia, diversificao e autosuficincia eram suas caractersticas principais. Minas tinha um dos mais baixos nveis de exportaes per capita do pas. A grande lavoura exportadora permaneceu confinada a uma pequena rea e o cerne da economia provincial consistia de unidades agrcolas diversificadas internamente produzindo para o seu prprio sustento e vendendo os excedentes em eventuais mercados locais e regionais (Martins, 1983, p. 209).

Os desafios s teses tradicionais so evidentes. Todos os participantes do debate o reconheceram (Slenes, 1985, p. 5, 9; Cano, 2002, p. 35; Libby, p. 19-20). A tese de Martins, entretanto, esbarra num obstculo extremamente problemtico. Se a economia mineira possua um baixo grau de mercantilizao, fica muito difcil explicar a manuteno do grande plantel escravista que ele afirma ter
264 Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

Economia e trabalho no sul de Minas no sculo XIX

existido e que nenhum dos seus crticos negou. O escravo uma mercadoria cara. Depois do fim do trfico tornou-se quase proibitiva a sua posse. Como conciliar a concepo da existncia de um grande plantel escravista com a do baixo grau de mercantilizao da economia? Problema que no passou despercebido da maioria dos seus crticos. A explicao sustentada por Martins conjuga a manuteno da escravido com a grande quantidade de terras disponveis em Minas, facilmente apropriadas, constituindo-se num fator de atrao para uma multido de pessoas livres com pouca ou nenhuma posse, resistentes ao trabalho fixo ao lado do escravo, ou sob a tutela do fazendeiro. Sem poder contar com o trabalhador livre, no contexto de uma situao caracterizada pela ausncia de fechamento de recursos, aos proprietrios no restou alternativa seno a posse de escravo e a garantia do trabalho compulsrio. Martins chama a essa conjugao de variveis de fator Wakefield, adaptado s condies de uma regio no dominada pela grande lavoura exportadora. A mais sria crtica s posies de Martins veio de Robert Slenes. Ele questiona o cerne da sua tese. Embora aceite que o caso de Minas seja singular e force revises de teses (Slenes, 1985, p. 12, 30), e que Martins demonstra de forma convincente a relao entre economia e apego escravido, recusa as afirmaes de que a economia mineira possua baixo grau de mercantilizao e do seu suposto desligamento em relao economia exportadora. A idia de uma economia pouco afeita ao comrcio e s redes mercantis em geral no d suporte para explicar a presena do grande plantel escravista. O apego de Minas escravido no se deveu ao fator Wakefield, que sem dvida jogou um papel no processo, mas insuficiente para o esclarecimento dos seus verdadeiros motivos (Slenes, 1985, p. 21). Para Slenes (1985), na realidade Minas fazia parte de um grande complexo comercial (p. 9, 39-63). Se a sua produo no se dirigia diretamente para o exterior, por meio da plantation, era, sim, parte de uma rede comercial que possua nela o seu centro dinmico, trabalhando para abastec-la e s cidades que, de alguma forma, com ela estabeleciam relaes (p. 59). A grande discordncia com Martins est na interpretao de Minas como uma economia no pouco comercial e auto-suficiente como fora por ele afirmado. A ligao com o setor exportador teria sido o seu centro dinmico, com grande impacto sobre os demais setores voltados para o cultivo de produtos de subsistncia.Tratava-se de um complexo comercial que criou as condies para a manuteno do plantel escravista considervel da provncia. Essa constatao, aliada a outros elementos, como o fator Wakefield, o alto custo do transporte no litoral e a inviabilizao das importaes de alimentos,
Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007. 265

Isaas Pascoal

o preo acessvel do escravo at 1850, antes do fim do trfico, em conjunto, atuaram para impedir a formao de um mercado de trabalho livre, capaz de se viabilizar como alternativa ao trabalho escravo. Da, forosamente, a opo dos que possuam recursos pela compra de escravos (enquanto isso foi possvel) ou mant-los, aps o fim do trfico e das leis que, aos poucos, foram cerceando o trfico interno. Numa outra vertente, com uma argumentao diferente da de Slenes, Wilson Cano questiona a explicao de Martins para a manuteno do grande plantel de escravos em Minas, mas aceitando a afirmao do baixo grau de mercantilizao da sua economia e a atuao do fator Wakefield. Aponta uma srie de contradies em sua obra e indica que a explicao para o nmero expressivo de escravos no tem, tambm, relao com a economia mercantilizada como advoga Slenes. partidrio de Martins na questo da economia mineira com baixo grau de mercantilizao e a se encontra a soluo para a questo da presena do grande plantel escravista. Numa organizao econmica assim configurada, o grau de explorao da fora de trabalho baixo, permitindo o afloramento das condies sociais para uma reproduo natural positiva dos escravos, condio ainda mais importante aps o fim do trfico de escravos, mas, nem por isso, ausente na fase anterior (Cano, 2002, p. 43). O autor, no ps-escrito, cita o seu trabalho em parceria com Luna e a concluso a que ambos chegaram:
Dado que, se realmente ela era pouco mercantilizada, no restava outra hiptese seno a do rebaixamento da taxa de explorao, do relaxamento da represso e dos costumes, e, conseqentemente, de uma alta taxa de reproduo natural (Cano, 2002, p. 43).

A tese de ambos requer muita pesquisa emprica sobre demografia em Minas, que ainda est em fase inicial, para verificar o grau de africanizao da populao escrava, a sua composio etria e a dimenso da presena da famlia escrava. Outro importante trabalho sobre a questo o de Douglas Cole Libby, que entende no ser mais possvel sustentar as teses tradicionais sobre Minas oitocentista, no estgio atual das pesquisas (Libby, 1988, p. 14). O autor se alinha ao lado dos que advogam o carter mercantil da economia mineira como base de sustentao para o crescimento populacional como um todo, e para a populao de escravos especificamente. Embora reconhea a funo importante desempenhada na reviso da literatura histrica sobre Minas no sculo XIX pelos trabalhos de Roberto e Amlcar Martins, no comunga das suas teses sobre os fatores responsveis pela manuteno do grande plantel de escravos a verificado.

266

Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

Economia e trabalho no sul de Minas no sculo XIX

O autor utiliza muitos dados quantitativos sobre a economia e sociedade mineiras, disponibilizados pelos mapas de populao de Minas Gerais nos anos de 1831-1832 e 1838-1840, por dados extrados das respostas dadas por municpios a solicitaes do governo provincial na dcada de 1850, e pelo censo de 1872. Vrias tabelas, grficos e quadros sobre questes relativas populao, ocupao, posse de escravos e terra, compem um referencial rico para uma anlise mais profunda e detalhada, que possibilita uma compreenso mais prxima da realidade complexa que foi a economia e sociedade mineiras no sculo XIX. No dependente do caf, no tendo na explorao do ouro o seu centro dinmico, a economia escravista de Minas viveu da produo mercantil de subsistncia, aliada a um setor, objeto que ocupa o centro da reflexo do autor no trabalho em questo: a presena significativa em Minas de uma indstria de transformao de matrias-primas em artigos acabados, numa gama que ia da produo domstica de fios e panos, de oficinas artesanais de todo tipo, de pequenas e mdias manufaturas e at de verdadeiras fbricas de ouro e tecidos (Libby, 1988, p. 14). Alm de uma estrutura produtiva diversificada, a massa de trabalhadores que a ela se dedica se constitui de uma multido de tipos que exige anlise cuidadosa para evitar generalizaes indevidas. Pelos dados coligidos na pesquisa, referente aos anos 1831-1840, cerca de dois teros dos lares mineiros no possuam escravos. Como sobreviviam, a que se dedicavam? A posse de escravos, pequena ou grande, realidade para um tero da populao. As grandes posses so excees. Dos 6.583 domiclios analisados pelo autor, apenas 163 tm mais de 30 escravos; desses, seis possuem mais de 100 escravos; e 42 possuem entre 50 a 100 escravos (Libby, 1988, p. 97-109). Ao lado do trabalho escravo, h uma grande massa de trabalhadores livres que no pode e no deve ser ignorada. Desde os anos 70 do sculo XX, a pesquisa vem dando nfase a essa categoria, fazendo aparecer o quadro de uma configurao social, cultural e econmica que foi descurado nas pesquisas mais antigas. Pelo nmero nada desprezvel da sua presena em Minas, possvel que tenha jogado um importante papel social e econmico que as pesquisas esto tentando elucidar. No est ainda claro o quantum da sua participao na economia mercantil mineira e as variadas formas de trabalho a que se dedicava. Libby acredita que a existncia de um grande nmero de escravos, ao lado do enorme contingente de trabalhadores livres, no deixou de ter conseqncias para a configurao de um certo tipo de relao entre esses e os proprietrios. Anteriormente, Roberto Martins afirmara que as duas categorias de trabalhadores no existiram lado a lado como se nenhuma conseqncia da derivasse. Ele relaciona a manuteno da escravido condio de fronteira aberta de Minas com
Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007. 267

Isaas Pascoal

relativa facilidade de acesso terra aos trabalhadores livres. Ao mostrar o grande nmero de pessoas livres trabalhando em atividades de transformao, o autor evidencia o processo, no inteiramente concludo no sculo XIX, da sua proletarizao, obstado pela conjugao do trabalho em pequenas propriedades, em que elas detinham certo grau de autonomia, como pode ser verificado nas pequenas indstrias de transformao. Trabalhadores sazonais, muitos mantinham a pequena propriedade, qual se dedicavam para retirar a sua subsistncia, complementada com o trabalho assalariado parcial. Arranjo mantido graas presena do trabalho escravo que os aliviava de uma presso social e poltica, claramente posta em prtica a partir da agudizao da crise do escravismo, quando os discursos dos proprietrios escravistas, necessitados de trabalhadores, clamam ao governo para promover a proletarizao forada dessa massa de trabalhadores livres tidos como indisciplinados e preguiosos (Libby, 1988, p. 346-347). Esta rpida incurso pela historiografia sobre a economia e sociedade mineiras do sculo XIX teve a inteno de mostrar o avano nas pesquisas sobre a sua complexa realidade que, ao ser esclarecida, alm de romper definitivamente com as vises mais rgidas e simplificadas sobre o assunto, aponta para a necessidade de flexibilizar e enriquecer modelos tericos que relacionam trabalho escravo com grande produo exportadora, que no deixa, absolutamente, de ser uma realidade, mas dela fogem ao tentar aprision-la nesse crisol. Hoje, espalhadas por vrias instituies, multides de pesquisadores se debruam sobre dados demogrficos e econmicos mais localizados que, ao final, permitem um conhecimento mais profundo da vida econmica e social de Minas Gerais no sculo XIX. 2 Sociedade e economia no sul de Minas no sculo XIX Kenneth Maxwell, citando dados de Dauril Alden, e baseado em informaes atribudas a Cludio Manuel da Costa, informa que entre os anos de 1772-1782, a populao da capitania de Minas Gerais era estimada 319 769 habitantes. Era a maior populao no conjunto da colnia, totalizando um percentual de 20,5%. Maior que a populao da Bahia, segunda colocada, com 288 848, cerca de 18,5% do total, e de Pernambuco, com 239 713, 15,4%, em terceiro lugar (Maxwell, 1977, p. 299). Naquele momento, a conjuntura econmica era marcada pela crise da minerao, revelada pelo decrscimo do percentual do quinto arrecadado em todos os anos subseqentes (Maxwell, 1977, p. 286-287). Os dados disponveis indicam que, apesar da crise no setor, o crescimento da populao da capitania foi uma constante, significando que no implicou a sua decadncia econmica. Estava em curso em Minas uma notvel transformao da sua base econmica. De 362.847
268 Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

Economia e trabalho no sul de Minas no sculo XIX

habitantes em 1786, a populao passou a 518.985 em 1823. Crescimento expressivo de 156.138 pessoas (Revista do Arquivo Pblico Mineiro, 1899, p. 294295). Guilherme, Baro de Eschwege, em uma srie de dados sobre a provncia, afirma que a populao de Minas em 1821 era de 514 108 habitantes (Revista..., 1899, p. 744). Em uma srie de dados estatsticos colhidos em fontes diversas e sobre pocas diferentes, Cunha Matos estima a populao da provncia em 1831 em cerca de 600.000 pessoas (Matos, 1981, p. 64). Os dados coligidos por Libby mostram o quadro da populao de Minas em dois momentos mais avanados do sculo XIX. Tabulando dados de censos paroquiais dos anos 1950, solicitados pelo governo provincial, indica um total de 961.582 habitantes. O censo de 1872, que o autor utiliza para comparao, indica uma populao de 2.039.735 habitantes (Libby, 1988, p. 365). a maior populao do Brasil, condio mantida em todo sculo XIX. O censo de 1890 indicou uma populao de 3.184.099 habitantes. A ttulo de comparao, em referncia s duas ltimas datas, a Bahia se situava em segundo lugar, com 1.379.616 e 2.117.956 habitantes. Rio de Janeiro, 1.057.696 e 1.399.535. So Paulo, 837.354 e 1.384.753. Pernambuco, 841.539 e 1.030.224.3 A pujana econmica e populacional de Minas lhe deu as condies para exibir a maior representao parlamentar no imprio. Afonso de E. Taunay traz uma srie de dados sobre a representao parlamentar no imprio em diversos momentos. A deputao s cortes de Lisboa, em 1820, era constituda de 68 deputados, dos quais 12 de Minas, 8 de So Paulo, 7 do Rio de Janeiro, e as demais circunscries com nmeros bem abaixo. A constituinte de 1823, com 89 deputados, era composta por 20 deputados de Minas, 13 de Pernambuco, 11 da Bahia, 9 de So Paulo e 8 do Rio. A primeira legislatura imperial, reunida em 1826, era composta por 20 deputados de Minas, 13 de Pernambuco e Bahia, 9 de So Paulo, 8 do Cear, e as demais provncias com nmeros bem aqum. Em novembro de 1889, o senado imperial era composto por 235 membros, sendo 45 de Minas, 28 da Bahia, 25 do Rio, 23 de Pernambuco, 19 do Cear, 16 de So Paulo, e as demais provncias com uma representao bem inferior (Taunay, 1998, p. 23, 47-49). Diversos trabalhos demonstram a diminuio do percentual da populao escrava no conjunto da populao de Minas ao longo do sculo XIX, a despeito do seu crescimento em nmeros absolutos.

(3) Dados dos Censos de 1872 e 1890. Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007. 269

Isaas Pascoal

Em 1786, constitua 47,9%; 1805, 46,4%; 1808, 34,3%; 1821, 33,3%; 1823, 27% (Revista..., 1899, p. 294-295). Dados trabalhados por Libby, mostram que no decnio 1831-40, a populao escrava de Minas constitua 31% do total. Em 1872, havia cado para 22,19% (Libby, 1988, p. 368). Esses dados corroboram as concluses de Clotilde Andrade Paiva e Tarcsio Rodrigues Botelho, que calculam o percentual da populao escrava em 34,15% entre 1833-35, em 30,46% em 1855, e em 19% em 1872 (Paiva; Botelho, 1995, p. 98). O plantel escravista de Minas, no entanto, no cessou de crescer ao longo do sculo XIX e, em nmeros absolutos, constitua o maior entre as provncias brasileiras, como expresso pelos dados coligidos por Roberto Borges Martins, comparando o nmero de escravos das diversas provncias em dois anos polarizados no tempo, 1819 e 1872. Minas possua, respectivamente, 168.543 e 381.893 escravos; enquanto o Rio de Janeiro, 91.070 e 306.425; So Paulo, 77.667 e 156.612; a Bahia, 147.263 e 167.824. O influxo do crescimento para Minas foi de 1,53% ao ano; para o Rio de Janeiro, 2,31%; So Paulo, 1,28%; Bahia, 0,24% (Martins, 1983, p.188). Emlia Viotti da Costa exibe dados sobre Minas, Rio e So Paulo que permitem corroborar as afirmaes acima. Segundo os dados por ela disponibilizados, So Paulo possua uma populao escrava de 117.731 em 1854, de 156.612 em 1872, de 174.622 em 1883, e de 160.665 em 1886. O Rio de Janeiro, de cerca de 300.000 em 1873 para 160.000 em 1887. Em Minas, de 370.000 em 1872, de 226.000 em 1885, e de 191.000 em 1887 (Costa, 1989, p. 229-231). O cerceamento ao trfico interprovincial promovido pela legislao das trs maiores provncias importadoras de escravos, Minas, Rio de Janeiro e So Paulo, no incio dos anos 1980 (Costa, p. 232-234; Martins, 1983, p. 205), aliado aos efeitos da promulgao das leis do Ventre-livre e dos Sexagenrios, a despeito do seu resultado muito aqum do esperado, fizeram diminuir sensivelmente o percentual da populao escrava em geral. Todos esses dados demonstram o apego escravido das trs mais importantes provncias brasileiras. As aes governamentais no sentido de dificultar a alimentao do abastecimento do mercado de escravos, por meio do trfico interprovincial, via aumento na taxao de impostos sobre a entrada de escravos nas referidas provncias, suscitaram reaes resolutas da parte dos proprietrios da grande lavoura. No foi sem dificuldades que os governos provinciais de Minas, Rio e So Paulo conseguiram fazer aprovar as leis cerceadoras do trfico interno. Foi em meio conjuntura de esgaramento da
270 Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

Economia e trabalho no sul de Minas no sculo XIX

perspectiva de continuidade da escravido, na dcada de 1980, em vista do intenso movimento social em prol do abolicionismo, quer no parlamento, quer na sociedade e, sobretudo, nas senzalas, e em meio busca de alternativas para o trabalho escravo, promovida de forma mais enftica pela provncia de So Paulo via imigrao subsidiada, que as classes detentoras de escravos se viram foradas a ceder, a despeito das inmeras tergiversaes. Em Minas, constata-se uma sensvel diminuio do brao escravo em diversas regies da provncia aps 1872. Mas isto no se verifica em duas regies: cresce na Zona da Mata, ento na pujana da cafeicultura, e se mantm no Sul, em que ela ainda no significativa. Martins, trabalhando com dados referentes s regies que compunham a provncia de Minas, constata a presena de percentual exguo de escravos na populao do Alto Parnaba, Oeste, Tringulo, So Francisco-Montes Claros, Paracatu, Jequitinhonha-Mucuri-Doce, desde o incio dos anos 1980. Mais significativos so os nmeros das regies Metalrgica-Mantiqueira, Mata e Sul. Na Metalrgica-Mantiqueira, de 24,9% em 1873, caiu para 17,3% em 1886. J o sul de Minas manteve, praticamente, o mesmo percentual desde 1873, 21,3% para 21,4% em 1886. Muito expressivo foi o que ocorreu na zona da Mata, a grande regio cafeeira de Minas, onde o percentual subiu de 26,3% em 1873 para 30,9% em 1880, para 35,8% em 1884, e para 36,4% em 1886 (Martins, 1983, p. 198). Um percentual muito significativo em vista do crepsculo da escravido no Brasil. O que explica o comportamento do sistema escravista em Minas, sobretudo nas regies da Zona da Mata e do Sul? Aqui entramos no fulcro do grande debate sobre o carter da economia mineira. O que lhe permitiu dar suporte maior populao escrava do Brasil? Como j foi analisado atrs, Roberto Martins e Amlcar Martins argumentam que a explicao para a enorme populao escrava de Minas, e o seu apego a ela at o fim, no pode se basear no pressuposto do carter comercial da sua economia, quase toda ela com baixo nvel de mercantilizao, fora do circuito da plantation. So as condies de fronteira aberta da situao fundiria existente em Minas, aliada presena de um expressivo campesinato, os responsveis pela utilizao do escravo no trabalho. Sem a possibilidade de utilizar os trabalhadores livres, no restava alternativa aos proprietrios que no a utilizao do brao cativo. Os crticos da tese central dos Martins indicam a aporia dessa concepo: a impossibilidade de manter escravos prescindindo dos recursos para a sua aquisio e manuteno, dificilmente imaginveis fora de uma economia com relativo grau de mercantilizao.
Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007. 271

Isaas Pascoal

Os dados disponveis apontam noutra direo. Trabalhos de pesquisa que vo de Caio Prado, passando por Alcir Lenharo, e chegando a Robert Slenes evidencia, que a economia mineira tinha forte insero no circuito comercial interprovincial, sobretudo com o Rio de Janeiro. O carter mercantil da produo destinada ao consumo em Minas data do sculo XVIII. A explorao do ouro ocorreu ao mesmo tempo em que crescia a produo de artigos destinados ao consumo da populao dedicada minerao. Essa foi a caracterstica mais forte da comarca do Rio das Mortes, em que uma expressiva produo de ouro se aliava de produtos voltados ao abastecimento interno. Quando a explorao do ouro foi chegando ao fim, em quase todo o territrio da provncia, sobretudo no sul, a feio agrcola, no da grande lavoura, mas daquela devotada produo de gneros de subsistncia, estava consolidada. O seu aparecimento se deveu necessidade de abastecimento que as reas produtoras de ouro exibiam, j no sculo XVIII. No sculo XIX, ela voltou-se, sobretudo, ao abastecimento da Corte no Rio de Janeiro. A produo para subsistncia em Minas foi uma necessidade. Uma regio interiorana, com condies naturais excelentes para o plantio e para a pecuria, um mercado regional em expanso, mais tarde as demandas oriundas da Corte, no poderiam deixar de se constituir em atrativos para alavancar a sua prosperidade. O sul de Minas era grande produtor de milho, arroz, feijo, fumo, gado, porcos, queijos, carne salgada. Isso evidenciado com muita clareza quando se examina, ao longo de pontos extremos na escola temporal, 1821 e 1884, a produo por municpios no mapa de Von Eschwege (Eschwege, 1899, p. 737752)4 e no Almanak Sul-Mineiro de Bernardo Saturnino da Veiga.5 Ambos indicam que a variao na produo no foi muito significativa: desfilam os mesmos produtos, com a mesma finalidade, exceo do caf, que na dcada de 80 emerge como produto importante. Dados colhidos nos relatos de viajantes estrangeiros que estiveram em Minas; dados colhidos nas recebedorias localizadas nas fronteiras com Rio de Janeiro e So Paulo; relatrios dos presidentes da provncia indicam que a economia mineira estava inserida no circuito comercial regional e interprovincial, embora no seja fcil dimensionar o grau e a profundidade desta insero. As diferenas regionais e sociais em relao ao menor ou maior envolvimento com a
(4) O autor foi um estudioso da economia e da movimentao demogrfica de Minas. Os seus mapas econmicos e de populao, bem como sua reflexo, servem como um material bsico para os interessados na realidade socioeconmica de Minas no incio do sculo XIX. (5) O autor fez uma grande pesquisa em todas os municpios do extremo sul de Minas. uma importante referncia de dados de toda espcie sobre a regio. 272 Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

Economia e trabalho no sul de Minas no sculo XIX

atividade comercial so considerveis. Nem todas as regies e nem todas as pessoas se dedicavam a alguma forma de atividade produtiva direcionada ao mercado na mesma proporo. Entre os cerca de dois teros da populao mineira no proprietrios de escravos, certamente no eram poucos os que com ele se relacionavam de forma muito espordica. Os centros mais dinmicos das atividades produtivas estavam ligados a reas com alto ou mdio nvel de ligao com o comrcio. Significativamente, essas eram as reas com maior contingente de escravos. Se nelas se traar um corte social, em que estejam relacionados conceitos como posse de escravos e condio socioeconmica dos proprietrios, verifica-se uma grande concentrao da posse nas mos de pessoas com forte ligao com a comercializao de seus produtos. O contingente de cerca de um tero da populao de Minas, proprietrio de escravos, que no deve ser concebido como um grupo homogneo, pode ser agrupado em faixas que elucidam a desconcentrao da propriedade de escravos, quando se considera o nmero de possuidores, e a enorme concentrao da posse de escravos quando se focaliza o plantel detido por cada faixa. As concluses de Libby mostram que em Minas Gerais, a despeito das diversidades regionais, cerca de 3% da populao de proprietrios de escravos detm 20% do total de escravos, com posses que podem ser consideradas grandes (acima de 30 escravos). Se a esse nmero se agregar os percentuais de proprietrios de posses com 16 a 20 escravos e com 21 a 30 escravos, chega-se seguinte concluso: 9% do nmero de proprietrios detm 38% do nmero total de escravos. Por outro lado, na base oposta, aquela com proprietrios com posses menores, constata-se que 23% dos proprietrios, com apenas um escravo, detm cerca de 4% do total de escravos. Na faixa seguinte esto os proprietrios com dois escravos: cerca de 16% do total de proprietrios, totalizando cerca de 6% do nmero de escravos. Ou seja, 42% dos proprietrios de escravos, no total, possuem cerca de 10% dos escravos. So proprietrios de escravos, mas no podem ser colocados como fazendo parte de uma categoria homognea. A sua forma de insero no mercado no a mesma. As minuciosas pesquisas conduzidas por Clotilde Paiva, centradas nas anlises das listas nominativas de 1831-1832, evidenciam um elemento que clareia ainda mais a questo. a importncia do grupo de comerciantes como categoria sobressalente na posse de escravos. No para trabalhar no comrcio, mas como forma de diversificao das suas atividades. Eles esto presentes em maior nmero nas regies de maior dinamismo econmico, em que a populao maior e mais concentrado o nmero de escravos. O que no constitui qualquer problema.
Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007. 273

Isaas Pascoal

Significativa, porm, a confirmao do papel de intermedirio que os grandes comerciantes de Minas vo assumindo, indicando um domnio sobre as atividades produtivas e comerciais de variadas camadas sociais. Isso nada tem de excepcional dada a dinmica do processo nas economias mercantis, em que os produtores no vendem os seus prprios produtos, a no ser em pequena escala e em espaos contguos ao seu local de moradia. Quando se focaliza a relao comercial forte de Minas com o Rio de Janeiro, em que a distncia grande e as estradas so muito precrias, no difcil entender o surgimento de agentes comerciais articulados com vrias regies e produtores, no sentido de intermediar a comercializao de seus produtos. Alcir Lenharo j havia afirmado isso em referncia existncia de grandes fazendas no sul de Minas como locais de invernada de gado, posteriormente conduzidos ao Rio de Janeiro (Lenharo, 1979, p. 37). Clotilde constata que, em Minas Gerais, mais de trs quartos dos envolvidos com a circulao de mercadorias eram originrios das regies com alto ndice de insero comercial, em que a presena de tropas dedicadas comercializao constitua 76,9% do total da provncia. Somados todos os domiclios com dedicao ao comrcio, 56,6% se constituam de unidades escravistas. Portanto, mais de 80% acima do nmero de domiclios escravistas em geral, que em Minas, perfaziam um total de cerca de 30% da populao. Os domiclios com comerciantes representavam cerca de 8,9% do total de domiclios de Minas e cerca de 16,2% das unidades escravistas em geral, em que o nmero de escravos era expressivo, sobretudo nas unidades maiores, em que o comrcio era uma entre vrias atividades do proprietrio (Paiva; Godoy, 2002). As pesquisas e os dados disponveis permitem algumas concluses amplamente aceitas pela comunidade acadmica sobre a realidade socioeconmica de Minas no sculo XIX: (1) Embora de forma diferenciada em suas regies constitutivas, difcil negar a insero comercial de Minas num circuito que abrange desde a ligao intraprovincial, com uma variedade de pontos e rotas, at a forte relao com o Rio de Janeiro. (2) Os centros de maior dinamismo comercial (Zona da Mata, sul de Minas, Zona Mineradora) exercem efeito agregador e dominador, no sentido de centros de referncia para os quais so direcionados os excedentes produzidos, sobre os demais. (3) A produo de artigos com grande valor comercial, como o caf e minerais preciosos (em alta na segunda metade do sculo), em menor escala pode se considerar tambm o fumo, produzido em quase todas as regies de Minas, com destaque para o sul, exercem efeito multiplicador sobre os demais setores da
274 Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

Economia e trabalho no sul de Minas no sculo XIX

economia, aumentando a demanda por produtos de subsistncia, como muito bem indicou Robert Slenes para o caso do caf e da produo de minerais preciosos. (4) No desprezvel o peso de outros setores produtivos na dinmica geral da economia. Na verdade, a economia mineira bastante diversificada, cobrindo uma gama de produtos que vai da produo de ouro, caf, artigos de subsistncia em geral, algodo, fumo e produtos manufaturados, como a extensa rede de produo domstica de tecidos de algodo espalhada por todo o Estado de Minas, at a produo de artigos mais sofisticados como, por exemplo, a produo de chapu em So Gonalo, termo da Vila de Campanha, sul de Minas, numa fbrica com 32 empregados, estimada em 15 a 16 mil unidades/ano. O trabalho de Libby, nesse sentido, bastante expressivo na medida em que revela um setor dinmico da economia mineira quase sempre desconsiderado. Ilustrativo, tambm, a respeito da diversidade da produo mineira, so os relatrios dos presidentes da provncia, em que exaustivamente relacionada a variada produo de Minas e a sua dimenso mercantil.6 (5) Uma expressiva parcela da populao de Minas, cerca de dois teros, no faz uso do trabalho escravo. A sua insero no mercado muito frgil. O restante da populao, parcela minoritria, a utiliza. H grande diversidade interna nesse grupo. A maior parte dos proprietrios de escravos tem posse muito pequena. A posse de escravos est concentrada em setores diminutos de mdios e grandes proprietrios, com forte insero mercantil, indicando a localizao das fontes de renda para a aquisio e manuteno do plantel escravista. Esses setores se apegaram escravido at o fim, a despeito das leis abolicionistas e do encarecimento do preo do escravo verificado aps a aprovao da lei Eusbio de Queirs e da onerosa taxao da entrada de escravos de outras provncias no incio dos anos 1980. 3 A reproduo do trabalho como elemento fundamental para a reproduo do sistema econmico Se a existncia de um setor produtivo com forte insero comercial, portanto, gerador de renda, um componente essencial para se pensar a reproduo do sistema econmico, que tem na utilizao do trabalho escravo um decisivo eixo sustentador, a ser reproduzido necessariamente, suficiente? Na realidade, elementos no econmicos da vida social devem ser enfatizados para a compreenso mais profunda da reproduo da fora de trabalho. No se trata de criar uma dicotomia entre uma e outra instncia, como se na vida
(6) Vale a pena conferir os relatrios de presidentes, entre outros, o de Quintiliano Jos da Silva, de 1845, e o de 1854 de Francisco Diogo Vasconcelos. So longos e traam um panorama sugestivo da diversificao econmica de Minas. Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007. 275

Isaas Pascoal

real elas estivessem presentes de forma estanque ou fosse fcil discrimin-las facilmente. Os pontos que ligam os diversos componentes da vida social, ou melhor, as formas e as circunstncias que os articulam no so passveis de ser estabelecidos rigidamente. A vida social uma sntese de mltiplas determinaes no dedutveis por leis apriorsticas de qualquer natureza. Ao se afirmar, portanto, que elementos no econmicos devem ser enfatizados para a compreenso da vida social, quer se evitar dois extremos: a concepo de que a dinmica econmica determinante dos processos sociais em geral, e a negao da existncia de instncias ou dinmicas com especificidades prprias, que, se por um lado, no so tributrias daquela, por outro, esto com ela em constante interao. Portanto, se no se pode pensar a dimenso econmica como suficiente para prover a reproduo do sistema econmico, por meio da reproduo de um de seus baluartes mais importantes, o trabalho, sem os seus suportes o pensamento descamba numa aporia. Trata-se de amarrar os pontos que articulam as relaes entre as vrias esferas da vida social, num dado momento e local concretos, permitindo um entendimento mais substancial dos processos sociais. Embora escravista em seu setor mais dinmico, no possvel desconsiderar que a expressiva parcela de dois teros da populao, no possuidora de escravos, nada tenha a ver com a configurao do trabalho da forma como ele se cristalizou em Minas. Roberto Martins avana a tese da estreita relao entre uso do trabalho escravo em Minas como uma necessidade sentida pelos proprietrios em funo da inexistncia de outras formas de trabalho disponveis, uma vez que as pessoas livres podiam contar com a fronteira aberta em toda provncia para ter acesso terra, mesmo que de forma precria. O fcil acesso terra impediu a constituio de um mercado de trabalho livre, e se tornou a base para a formao de um amplo estrato campons que produzia para o auto-sustento, esporadicamente ligado ao mercado (Slenes, 1985, p. 7). J so por demais conhecidas as referncias desdenhosas mentalidade e s formas de ao do homem livre, avesso ao trabalho disciplinado, chamado de preguioso pelos contemporneos. Da o clamor generalizado de proprietrios e polticos pela adoo por parte do Estado de uma legislao capaz de coagir ao trabalho essa massa enorme de pessoas. O acesso propriedade dificulta a proletarizao. Mais complicado ainda pensar o trabalho numa sociedade escravista que o reduz condio ignominiosa de ocupao desprezvel. Numa sociedade escravista o trabalho o nus do escravo.

276

Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

Economia e trabalho no sul de Minas no sculo XIX

O fcil acesso terra, a possibilidade de assalariamento parcial, sazonal, a capacidade de produzir para o autoconsumo e o desprezo pelo trabalho sistemtico se conjugaram para obstaculizar a transformao da massa de pessoas livres em assalariados. Douglas Cole Libby mostra a existncia de uma configurao econmica composta de setores diversos que abarcava desde a produo de artigos de subsistncia para o consumo e para o mercado at o manufatureiro, que no pode contar com uma massa trabalhadora efetivamente assalariada. O processo de assalariamento foi incompleto (Libby, 1988, p. 361). S ocasionalmente essa massa de trabalhadores livres se empregava para responder s necessidades de subsistncia no supridas pelo seu trabalho autnomo. A maior parte do trabalho nas unidades produtivas, sobretudo naquelas que possuam alguma insero comercial, era realizada pelos escravos. Isso teria permitido o estabelecimento de uma relao mais tranqila entre proprietrios e homens livres (Libby, 1988, p. 363). O autor inverte o foco ao analisar a relao entre o trabalho escravo e livre. No raro analisar esse sob a perspectiva do outro: homens livres na ordem escravocrata. Roberto Martins explica a permanncia da escravido por meio do fator wakefield. Segundo Libby, foi a presena do trabalho escravo em Minas, responsvel pela realizao de grande parte das atividades produtivas voltadas quer ao consumo quer ao mercado nas grandes, mdias e at pequenas propriedades, que assegurou a relativa convivncia pacfica entre proprietrios e homens livres, pela ausncia de presses sociais e legais sistemticas pela sua proletarizao. De certa forma, trabalhar com essa questo navegar em guas turvas, por causa da ausncia de dados e de estudos em srie, o que conduz as afirmaes para muito prximo da especulao. Mas h alguns dados que permitem abrir uma clareira no assunto. Como explicar a gritaria geral dos proprietrios, articulistas de jornais, discursos de parlamentares, observaes de presidentes da provncia, sobre a natural inapetncia ao trabalho, clamando pela edio de leis capazes de coibir a vagabundagem dos elementos livres da populao diante da falta de braos sentida mais e mais profundamente proporo em que se anuncia o trmino da escravido no pas? Esses esteretipos se tornaram senso comum na concepo de polticos e proprietrios de terra. Os lavradores de Baependy, sul de Minas, representados no Congresso Agrcola de 1878 no Rio de Janeiro, assim se expressam sobre os trabalhadores livres:
... e que neste triste estado pouco ou nada trabalham, porque habituaram-se ao pouco e mesmo misria, e porque, imersos na ignorncia, no consideram o trabalho sob o seu verdadeiro aspecto como uma lei da natureza humana e uma necessidade social (Congresso Agrcola, 1988, p. 55).
Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007. 277

Isaas Pascoal

A comisso nomeada pelos lavradores de So Paulo ao Congresso segue na mesma linha dos de Minas:
Actualmente os nacionais (trabalhadores) auxiliam a lavoura em diminuta escala. Com efeito, a indolncia tanto nos hbitos dos colonos nacionais e por tal motivo so elles refractrios ao trabalho systematisado, que em nmero muito limitado prestam-se locao regular de seus servios em bem da explorao agrcola (Congresso Agrcola, 1988, p. 75).

A anlise dos documentos do Congresso, tanto ao refletir opinies pessoais quanto coletivas, evidencia, na sua quase totalidade, uma viso negativa da ndole do trabalhador nacional, embora essa situao seja passvel de reverso dependendo dos meios a serem utilizados: por meio da violncia coatora das leis, ou por meio de outras estratgias que sero analisadas mais frente em virtude de revelarem uma percepo mais acurada da questo. As crticas se concentram na pouca disposio ao trabalho, demonstrada pelos trabalhadores nacionais, por contraposio ao apego ao trabalho demonstrado pelo trabalhador europeu. Muito sintomtica a discusso sobre a imigrao do trabalhador chins, chins ou coolies, reveladora de um nvel assustador de preconceito, s ultrapassado na anlise de um ou outro observador mais atento e que no faz coro com o senso comum. O trabalhador brasileiro visto como avesso ao trabalho sistemtico, no se preocupa em melhorar a prpria vida, em progredir, jaz na incivilidade, no consumo de umas poucas coisas que o seu parco salrio permite comprar, complementado pela prodigalidade da natureza. Para muitos, entregar o futuro da lavoura ao seu labor expresso de imprudncia escancarada.
Em tais condies, confiar a sorte da lavoura somente a um elemento incerto, como o trabalho nacional que, sem o estmulo das necessidades impostas pela civilizao, com dificuldade se entrega a servio continuado, no ainda o modo, na opinio de alguns, de resolver o problema do trabalho (Congresso Agrcola, 1988, p. 129).7

Na realidade, trata-se de uma mistificao do assunto. Por que essa resistncia do trabalhador livre nacional ao trabalho na forma como desejavam os proprietrios e por que se satisfaz com os parcos recursos hauridos no trabalho ocasional ou na coleta do que prodigaliza a natureza? Naturalizar essa resistncia no compreender as razes sociais e culturais profundas que elucidam a questo. Os discursos dos proprietrios de terra, algumas vezes deixam escapar concepes que revelam uma compreenso mais profunda do assunto, impedindo a explicao recair para o argumento do mero naturalismo da inoperncia do trabalhador nacional.
(7) Fala do ministro da agricultura e presidente do conselho de ministro, Joo Lins Vieira Cansanso de Sinimbu, na abertura da 1 sesso, em 8 de julho de 1878. 278 Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

Economia e trabalho no sul de Minas no sculo XIX

Numa sociedade escravista, o trabalho encarado como um atributo do escravo. O homem livre se define pelo no-trabalho, pela ocupao de posio de mando e direo, ou execuo de tarefas que no guardam qualquer similaridade com as exercidas pelos escravos, como as atividades que exigem certa especializao, caso dos artesos, ou as que se caracterizam pelo seu carter no braal, como no caso dos profissionais liberais. Em quaisquer delas o cio uma realidade esperada, uma vez que o trabalho no ocupa todo tempo do trabalhador, e, sobretudo, pela possibilidade de controle do processo, do ritmo e do tempo de trabalho, que revela a autonomia que esses profissionais detm, o que constitui para os escravos uma miragem impraticvel na sua condio de no proprietrio da sua prpria pessoa. Na prtica cotidiana, a situao do escravo mais matizada e as formas como reage ao processo no seguem uma linha padronizada e retilnea como se fosse um autmato inerte, embora pese sobre o seu dia-a-dia as exigncias do senhor nas condies do cativeiro, da qual o escravo no pode fazer tbula rasa. O trabalhador livre tem conscincia da sua situao e do seu status diferenciados dos do escravo, apesar da sua pobreza. O seu referencial, constitutivo da sua auto-estima, dificulta qualquer aproximao com a situao do escravo. Significativamente, em uma sociedade escravista, quem pode torna-se senhor, embora as gradaes do ser senhor estejam presentes. Um senhor de poucos escravos, ou de um escravo, no se compara com o proprietrio poderoso, mas com os que esto prximos socialmente. Antonil expressou a ansiedade pela busca dos meios para tornar-se senhor no interior da sociedade escravista do seu tempo em funo da respeitabilidade inerente que acompanha os que o conseguem. Saint-Hilaire, em visita comarca do Rio das Mortes, sul de Minas, notou certa relao de proximidade entre escravos e livres:
... o povo geralmente mais sujo tambm muito menos civilizado. Nesta ltima, os habitantes dos campos aplicam-se mais agricultura. Trabalham com seus negros e passam a vida nas plantaes, no meio dos animais, e seus costumes tomam, necessariamente, algo da rusticidade das ocupaes (Saint-Hilaire, 1974b, p. 37).

Esta concepo , todavia, problemtica. Embora houvesse convivncia entre senhores e escravos, como ficou claro acima, a distncia entre um homem livre e um escravo era imensa, como notou o prprio Saint-Hilaire, ao perceber o carter violento e desumano da escravido:
Ficam os escravos a infinita distncia dos homens livres, so burros de carga a quem se despreza, acerca de quem se cr s podem ser levados pela arrogncia e ameaas. Um brasileiro, assim , poder ser caridosssimo para com um homem de sua raa e ter muito pouca pena de seus negros a quem no considera como semelhantes (Saint-Hilaire, 1974b, p. 51).

Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

279

Isaas Pascoal

Essa reflexo de Saint-Hilaire, que toca o cerne da questo da escravido, foi feita por ocasio de uma cena por ele presenciada, de uma mulher que com ele fora sensata e amvel, mas que mal colocou os ps em casa, prorrompeu em xingamentos as suas escravas. Pouco tempo depois ele presenciou outra cena reveladora do carter desumano da escravido, como fator que pressiona pela destruio da auto-estima e da personalidade do negro escravo. Ao chegar em uma casa, na qual pernoitou, A dona da casa, antes de partir, tivera o cuidado de enclausurar as suas negras... (Saint-Hilaire, 1974b, p. 47). Para o trabalhador livre, a condio do escravo se constitui num marco instransponvel. O senhor Joaquim Jos lvares do Santos, de Leopoldina, Minas Gerais, ao expor suas opinies no Congresso Agrcola do Rio de Janeiro, salientou que:
O nosso povo de um natural indolente e no se presta ao servio da agricultura. Os operrios nacionais entendem que com esse servio se degradam e no o querem prestar, preferindo comer l no seu canto um pedao de rapadura e beber uma xcara de caf, a adquirir por meio do trabalho agrcola nas fazendas os meios de alimentarem-se melhor em suas choupanas (Congresso Agrcola, 1988, p. 155).

Por que o sentimento de degradao? O que h na faina agrcola, em si, que desabona quem a ela se dedica, seno o fato de ser ela identificada com o trabalho escravo? Muito significativa a anlise que o Sr. Joo Batista Braziel fez, no mesmo Congresso, sobre a situao dos ingnuos. questo sobre a possibilidade de se utilizar o seu trabalho como meio de amenizar a crise da falta de braos para a lavoura, afirmao que foi questionada no Congresso, ele responde:
O servio que os ingnuos podem prestar lavoura problemtico ... porque, desde que elles obtenham a emancipao, a primeira cousa que devem querer alcanar a liberdade, de que se acham privados desde seus pais. Ho de sentir talvez mais tarde, necessidade de po; a mo da justia e os deveres sociais ho de obrigal-os a procurar trabalho, e elles recorrero lavoura (Congresso Agrcola, 1988, p. 144).

Trata-se de no se identificar com a ocupao que indica o status de escravo de quem a executa. Se mesmo para o ingnuo emancipado a liberdade pode significar a possibilidade de no executar as tarefas prprias do labor dos escravos, muito maior resistncia pode se esperar do homem livre. Alm deste componente cultural e psicolgico, h um outro, especificamente econmico, que se tornou um forte estimulador da recusa ao trabalho sistemtico por parte dos trabalhadores livres na forma como desejavam os proprietrios. Era compensador? O salrio era estimulante? Ou os proprietrios procuravam estender para homens livres relaes prprias do escravismo, qual secularmente estavam adestrados pelo seu modus operandi?
280 Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

Economia e trabalho no sul de Minas no sculo XIX

Por meio de discursos em jornais e no Congresso Agrcola, pode-se perceber a falta de estmulos econmicos como fator inibidor da disposio do homem livre em se dedicar ao trabalho no padro desejado pelos proprietrios. Como contraponto s condies precrias de remunerao do trabalho, os homens livres construam um outro modelo de como ganhar a vida. Sem as condies materiais que lhes permitissem insero no mercado e adoo de uma perspectiva de acumulao de riqueza, a sua racionalidade se pautava por outros parmetros. Produo em pequena escala de artigos que pudessem ser vendidos para apurar meios necessrios aquisio dos elementos mais bsicos sobrevivncia, produo de artigos de subsistncia, caa, pesca, conversa nas vendas, cantorias, liberdade em dispor do prprio tempo, possibilidade de mobilidade espacial, em conjunto, se constituam nos componentes bsicos do seu jeito de viver (Moura, 1998, p. 71-98; Mattos, 1998, p. 27-54). Na crise do trabalho escravo que se agudizou aps a aprovao da lei do Ventre-livre, um certo tom apocalptico tomou conta dos discursos dos que pintavam com cores fortes e dramticas o futuro nada auspicioso da lavoura brasileira. A busca de solues abarcou um campo amplo que se estendia da ao em prol da imigrao, aquisio de escravos das regies menos promissoras, uso do trabalho dos ingnuos, at a utilizao do trabalhador nacional. Era muito forte a descrena na capacidade do trabalhador nacional ser utilizado como opo para resolver a questo da falta de braos, mas no era consensual a opo pela utilizao do trabalho do imigrante. No Congresso Agrcola do Rio de Janeiro no foram poucas as dissenses e afirmao na descrena em relao soluo imigrantista, que, a rigor, s em SP foi implantada de forma mais intensa (Lanna, 1988, p. 45-73). No foram raras as vozes que perceberam a factibilidade da utilizao do trabalhador livre nacional que, mediante certas condies, poderia se tornar merecedor de confiana e em nada seria inferior ao trabalhador estrangeiro. Todos os que se expressaram assim apontaram para a necessidade de dar incentivos ao trabalhador livre como forma de engaj-lo no processo produtivo de maneira confivel. Incentivos que abarcam desde a iseno do servio militar at a indicao da necessidade de salrios melhores, ou implantao de sistemas de trabalho capazes de abrir perspectivas de ganhos mais substanciais. Ao ser colocada desta forma, desmistifica-se a concepo da indolncia natural do trabalhador nacional, da sua incapacidade para o trabalho sistemtico. O que emerge, ento, so condies sociais e histricas que no exercem qualquer fator motivador para a dedicao ao trabalho, e quando essas teses so exaradas da anlise de proprietrios de terra, muito mais significativas se tornam.

Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

281

Isaas Pascoal

A Comisso dos lavradores do Rio de Janeiro, Minas Gerais, e Esprito Santo no Congresso expressa essa concepo da seguinte forma:
Seja-lhe, porm, permitido acrescentar desde j que urge promulgar uma boa lei de locao de servios e adoptar medidas tendentes a chamar para a lavoura braos nacionaes que no deixaro de procurar esse emprego, desde que lhes forem oferecidos incentivos, como a dispensa do imposto de sangue e outros favores igualmente ambicionados pela nossa populao (Congresso Agrcola, 1988, p. 78).

O Sr. Dr. Antnio Cesrio de Faria Alvim, de Ub, zona da mata de Minas, assim se expressa:
D-se o dinheiro que se gasta com a colonisao estrangeira aos nossos compatriotas; faa-me a colonizao nacional. De dia em dia, de anno em anno, a escravido vai se extinguindo, e os ex-escravos, pelas nossas leis, tornam-se cidados brasileiros. Convem que os aproveitemos dando-lhes vantagens, prmios pecunirios. Ao redor ... encontra muitos homens que precisam ganhar dinheiro para viver compromettem-se a trabalhar mediante contracto, a cujo cumprimento negam-se mais tarde. necessrio obrigal-os a trabalharem, no empregando violncia, mas garantindo-lhes a lei certas isenes e vantagens, tratando-os o Governo com carinho, animando-os ... Quem vive nas nossas cidades no conhece o povo brasileiro. Para conhecel-o preciso ir aos Mattos e l encontral-o alimentando-se com os produtos espontneos do solo e recusando-se a trabalhar nos estabelecimentos ruraes, porque entende que o salrio muito pequeno. Portanto, se houver por parte do Governo promessa ou garantia de prmios, os trabalhadores brasileiros iro procurar trabalho na agricultura (Congresso Agrcola, 1988, p. 132).

H uma srie de depoimentos no mesmo sentido e outros que exemplificam como em determinadas situaes o trabalhador livre nacional digno de confiana, capaz de responder ao que dele se espera. O jornal Monitor sul-mineiro, editado na cidade de Campanha, em um dos seus editoriais, segue na mesma direo:
Temos animadoras e agradveis notcias a respeito dos resultados excelentes obtidos exclusivamente pelo trabalho livre em fazendas existentes no municpio de Valena e sabemos que h muitas outras, no s da provncia de So Paulo como do Rio, tem iniciado esta salutar prtica, oferecendo alguns resultados em tudo superiores aos obtidos pelas outras pocas, s com o auxlio do trabalho escravo. Sentir-nos-amos contentes se nos fosse permitido registrar estes novos e criteriosos hbitos em fazendas do sul de Minas, onde to elevado e importante o nmero de indivduos aptos para o trabalho da lavoura, e que entretanto Gasto a vida sacrificando-a a uma inrcia que nem tem a virtude de lhes dar dias tranqilos (n. 752, 14 jun. 1885).

O artigo prossegue mostrando como proprietrios e empregados livres tm a ganhar se um contrato de trabalho adequado for assinado e respeitado entre eles, permitindo a ambos auferir vantagens e se afirmar mutuamente como sujeitos responsveis e laboriosos.

282

Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

Economia e trabalho no sul de Minas no sculo XIX

O jornal O Conservador, tambm editado na cidade de Campanha, traz um longo artigo do senhor Joo Garcez dos Santos, transcrito do jornal do Comrcio, no qual o autor sugere uma srie de procedimentos para renovar a prtica da agricultura e, aos poucos, promover uma revoluo nas formas e no processo de produo, sem que os abalos da crise do escravismo se faam sentir de maneira mais aguda. Alm de propor uma srie de procedimentos racionalizadores do processo de trabalho, a grande novidade aduzida pelo proprietrio a forma como chama ao trabalho tanto os escravos quanto os homens livres. Alm de lhes garantir dias da semana para cultivar seus produtos, fixou, para os homens livres, um salrio que aumenta na proporo do produto fabricado (o acar). Para o escravo, que poderia cultivar seus produtos nos dias para isso designados, criou a possibilidade de cada um pagar aos poucos a prpria liberdade. Com esses procedimentos:
Encaminho-os a contento meu e para o nosso, por tal meio que o empregado fica adstricto ao cho da casa fabril, onde tem filiado seu interesse e sua melhor esperana; deixa de ser um vagabundo disposto a largar a casa e o amo da vspera, para tomar um outro, pelo simples engodo de uma casa nova, que lhe promete um vintm de mais. Os melhores empregados so aqueles que renem a aptido fsica prtica... ser difcil em terra pouco povoada, onde faltam braos, e onde os poucos que existem, no encontrando vantagens e fortes estmulos, com certeza deixaro a boa ordem de qualquer trabalho vigoroso pelos prazeres da caa, da pesca, da viola e do pandeiro (n. 87, 27 maio 1871).

O artigo muito esclarecedor ao apontar para questes sociais a explicao do comportamento tanto do homem livre quanto do escravo. A naturalizao dos comportamentos como inerentes pessoa expressa a mistificao do tema ao no verificar os seus condicionamentos histrico-sociais. De qualquer forma, o trabalho executado por escravos, em sua maior parte, nos setores mais dinmicos da economia, tinha de ser preservado, gerado continuamente, reproduzido socialmente, como fator de mxima importncia na continuidade da empresa produtiva de senhores e proprietrios. Entram em cena fatores que sinalizam para a importncia dos costumes, da tradio, do jeito de fazer conhecido de todos, enfim, da cultura do escravismo. De tanto ser praticado, ser posto em operao, de se repetir continuamente, tornase senso comum, aceito pela coletividade como normal. Quantos, no perodo anterior crise do escravismo, deixaram de achar natural a escravido? Ou se com ela se confrontavam, percebiam o seu arraigamento profundo, impossvel de ser destrudo a no ser gradualmente? Como afirmara Joaquim Nabuco, a colocao da necessidade de cuidar do fim da escravido, posta na ordem do dia pelo Imperador, na Fala do Trono de 1867, causou perplexidade sobre as classes produtoras.

Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

283

Isaas Pascoal

O escravismo, em funo da sua dinmica interna, ao subjugar a pessoa do outro a outrem, no ajuntamento de escravos em ncleos com maior ou menor nmero, e na vida pessoal vivida em contato direto com os senhores, s poderia ser mantido por aes que, em sua essncia, so polticas. Por isso, a dimenso poltica do escravismo salta aos olhos. Como afirmaram Manolo Florentino e Jos Roberto Ges, a poltica estava soleira da porta do senhor. O componente poltico empregado para manter o escravismo foi o fator mais sensvel s injunes das conjunturas, e das idiossincrasias pessoais e grupais. Relaes entre sujeitos colocados de forma antagnica no espectro social implicam, essencialmente, em relao de poder. A forma como os sujeitos se relacionam na sociedade implica numa srie de processos que vo da adeso e passa pela cooptao, manipulao, acomodao, assimilao, conflitos e violncia. Estas formas de relao esto presentes em maior ou maior medida em todas as formaes sociais. Dificilmente uma ou outra acontece isoladamente, pois as conjunturas variam, assim como variam as percepes, interesses e posturas subjetivas. Por isso que no se pode deduzi-las de forma apriorstica. Isto no significa colocar todas as formas de organizao social, poltica e de trabalho sob o mesmo padro. Numa relao escravista esperado que a possibilidade do uso da violncia seja muito mais plausvel que em qualquer outra, a despeito do conceito de poder, como afirmara Weber, comportar o uso da fora em ltima instncia em qualquer sociedade.
Referncias bibliogrficas Livros e artigos de peridicos ARON, Raymond. Estudos polticos. 2. ed. Braslia: Editora da Universidade de Braslia, 1985. CANO, Wilson. Ensaios sobre a formao econmica regional do Brasil. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2002. CARVALHO, Jos Murilo de. Introduo. In: CONGRESSO AGRCOLA. Rio de Janeiro: Fundao Casa de Rui Barbosa, 1988. DOUGLAS, Cole Libby. Transformao e trabalho em uma economia escravista. So Paulo: Brasiliense, 1988. ________. Sociedade e cultura escravista como obstculos ao desenvolvimento econmico: notas sobre o Brasil oitocentista. Estudos Econmicos, So Paulo, v. 23, n. 3, set./dez. 1993. FILHO, Gilberto G.; NETTO, Luiz R. Minas Gerais: ndices de casamento da populao livre e escrava na comarca do Rio das Mortes. Estudos Econmicos, So Paulo: v. 18, n. 3, set./dez. 1988.

284

Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

Economia e trabalho no sul de Minas no sculo XIX

FLORENTINO, Manolo; GES, Jos Roberto. A paz nas senzalas. Famlias escravas e trfico atlntico. Rio de Janeiro, c.1790 c.1850. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. FONSECA, Antnio Caetano da. Manual do agricultor de gneros alimentcios ou mthodo da cultura mixta desses gneros nas terras cansadas. Rio de Janeiro: Eduardo & Henrique Laemmert, 1863. FRAGOSO, Joo Luis Ribeiro. Homens de grossa aventura: aventura e hierarquia na praa mercantil do Rio de Janeiro (1790-1830). 2. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998. FURTADO, Celso. Formao econmica do Brasil. 19. ed. So Paulo: Ed. Nacional, 1984. GEBARA, Ademir. Escravido: fugas e controle social. Estudos Econmicos, So Paulo, v. 18, n. especial, 1988. GENOVESE, Eugene D. A terra prometida: o mundo que os escravos criaram. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. GORENDER, Jacob. A escravido reabilitada. So Paulo: tica, 1990. IGLESIAS, Francisco. Minas Gerais. In: HOLANDA, Srgio Buarque de (Org.). Histria Geral da Civilizao Brasileira. 5. ed. So Paulo: Difel, 1985. tomo II, 2 volume. KENNETH, Maxwell. A devassa da devassa: a inconfidncia mineira, Brasil-Portugal 1750-1808. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. JUNQUEIRA, Luiz Alberto Franco. Famlia Franco: genealogia e histria. [s.n.t.], 1980. LANNA, Ana Lcia Duarte. A transformao do trabalho. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1988. LARA, Slvia Hunold. Campos da violncia: escravos e senhores na capitania do Rio de Janeiro 1750-1808. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. LEBRUN, Gerard. O que poder. So Paulo: Abril Cultural/Brasiliense, 1984. LENHARO, Alcir. As tropas da moderao: o abastecimento da Corte na formao poltica do Brasil, 1808-1842. So Paulo: Smbolo, 1979. LIBBY, Douglas Cole. Transformao e trabalho em uma economia escravista. So Paulo: Brasiliense. 1988. MARTINS, Maria do Carmo Salazar et al. Populao de Minas Gerais na segunda metade do sculo XIX: novas evidncias. In: SEMINRIO SOBRE ECONOMIA MINEIRA, 10, Diamantina, MG, 2002. Disponvel em: www.cedeplar.ufmg.br/diamantina2002/ textos.html MARTINS, Roberto Borges. Minas Gerais, sculo XIX: trfico e apego escravido numa economia no-exportadora. Estudos Econmicos, Instituto de Pesquisas Econmicas USP, v. 13, n. 1, 1983.

Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

285

Isaas Pascoal

MATTOS, Hebe Maria. Das cores do silncio: os significados da liberdade no sudeste escravista-Brasil sculo XIX. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. MATTOSO, Ktia M. de Queirs. Ser escravo no Brasil. 2. ed. So Paulo: Brasiliense, 1988. PAIVA, Clotilde Andrade; GODOY, Marcelo Magalhes. Negociantes e tropeiros em um territrio de contrastes. O setor comercial de Minas Gerais no sculo XIX. Disponvel em: www.cedeplar.ufmg.br/diamantina2002/textos.html ________; KLEIN, Herbert S. Escravos e livres nas Minas Gerais do sculo XIX: Campanha em 1831. Estudos Econmicos, So Paulo, v. 22, jan./abr. 1992. PASCOAL, Isaas. Economia agrria e poder poltico no sul de Minas: a formao de uma identidade poltica conservadora na primeira metade do sculo XIX. Dissertao (Mestrado)Departamento de sociologia, IFCH, Unicamp, 2000. PRADO JNIOR, Caio. Histria econmica do Brasil. 34. ed. So Paulo: Brasiliense, 1986. ________. Formao do Brasil contemporneo. 20. ed. So Paulo: Brasiliense, 1987. REZENDE, Francisco de Paula Ferreira de. Minhas recordaes. Itatiaia, So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1988. Belo Horizonte:

SAHLINS, Marshall. O pessimismo sentimental e a experincia etnogrfica: por que a cultura no um objeto em via de extino (parte I). Mana. Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, abr. 1997. SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagens pelo distrito dos diamantes e litoral do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1974. ________. Viagem pelas provncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1975. ________. Segunda viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais e a So Paulo,1822. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1974. SLENES. Robert W. Na senzala, uma flor: esperanas e recordaes na formao da famlia escrava Brasil sudeste, sculo XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. ________. Os mltiplos de porcos e diamantes: a economia escravista de Minas Gerais no sculo XIX. Cadernos IFCH Unicamp, n. 17, jun. 1985. ________. Malungu, ngoma vem! frica encoberta e descoberta no Brasil. Passim. Cadernos do Museu da Escravatura, Luanda, Ministrio da Cultura, n. 1, 2000. WERNECK, Francisco Peixoto de Lacerda (Baro de Pati do Alferes). Memria sobre a fundao de uma fazenda na provncia do Rio de Janeiro. Braslia/Rio de Janeiro: Senado Federal, Casa de Rui Barbosa, 1985. Jornais O CONSERVADOR, n. 87, 27 maio 1871. O DESPERTADOR, n. 6, 10 jun. 1886; n. 24, 14 out. 1886.
286 Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

Economia e trabalho no sul de Minas no sculo XIX

OPINIO CAMPANHENSE, n. 366, 16 abr. 1836. O SUL DE MINAS, n. 38, 8 abr. 1860. MONITOR SUL-MINEIRO, n. 694, 2 abr. 1884; n. 702, 20 jul. 1884; n. 750, 31 maio 1885; n. 752, 14 jun. 1885; n. 766, 20 set. 1885; n. 768, 4 out. 1885; n. 889, 20 jan. 1888; n. 890, 5 fev. 1888; n. 891, 12 fev. 1888; n. 894, 4 mar. 1888. RECOPILADOR MINEIRO, n. 225, 2 maio 1835. Atas, congresso e relatrios CONGRESSO AGRCOLA, Rio de Janeiro, 1878. Anais. Rio de Janeiro: Fundao Casa de Rui Barbosa, Ed. Faccimilar, 1988. RELATRIOS dos presidentes da Provncia de Minas Gerais de 1840-1900. Disponvel em: www.crl.edu-content-brazil-mina.htm Revistas REVISTA DO ARQUIVO PBLICO MINEIRO, Ouro Preto, Imprensa Official de Minas Gerais, Anno 1, Fascculo 3, jul./set. 1896. REVISTA DO ARQUIVO PBLICO MINEIRO, Belo Horizonte, Imprensa Official de Minas Gerais, n. IV, 1899. Documentos Diversos. Populao da Provncia de Minas Gerais.

Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 2 (30), p. 259-287, ago. 2007.

287

You might also like