You are on page 1of 5

PESQUISA

CONCEITOS E DEFINIES A pesquisa uma atividade voltada para a soluo de problemas tericos ou prticos com o emprego de processos cientficos. A pesquisa parte, ento, de uma dvida ou problema e, com o uso do mtodo cientfico, busca uma resposta ou soluo. Conceito de pesquisa original: Entende-se por trabalho cientfico original aquela pesquisa, de carter indito, que vise ampliar a fronteira do conhecimento que busque estabelecer novas relaes de causalidade para fatos e fenmenos conhecidos ou que apresente novas conquistas para o respectivo campo e conhecimento.

TIPOS DE PESQUISA 1 PESQUISA BIBLIOGRFICA Procura explicar um problema a partir de referncias tericas publicadas em documentos. Busca conhecer e analisar as contribuies culturais ou cientficas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema. Serve como procedimento bsico para o estudo monogrfico, pelos quais se busca o domnio do estado da arte sobre determinado tema.

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian www.togatlian.pro.br marco@togatlian.pro.br

2 PESQUISA DESCRITIVA Observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenmenos (variveis) sem manipul-los. Procura descobrir, com a preciso possvel, a freqncia com que um fenmeno ocorre, sua relao e conexo com outros, sua natureza e caractersticas. Os dados por ocorrerem em seu habitat natural, precisam ser coletados e registrados ordenadamente para seu estudo propriamente dito. A pesquisa descritiva pode assumir diversas formas, entre as quais: a) Estudos descritivos: trata-se do estudo e da descrio das caractersticas, propriedades e relaes existentes na comunidade, grupo ou realidade pesquisada. b) Pesquisa de opinio: procura saber atitudes, pontos de vista e preferncias que as pessoas tem a respeito de algum assunto, com o objetivo de tomar decises. c) Pesquisa de motivao: busca saber as razes inconscientes que levam, por exemplo, um consumidor a utilizar determinado produto ou que determinam certos comportamentos ou atitudes. d) Estudo de caso: a pesquisa sobre um determinado indivduo, famlia, grupo ou comunidade que seja representativo de seu universo, para examinar aspectos variados da sua vida.
e) Levantamento: caracterizam-se pela interrogao direta das

pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Basicamente, procede-se solicitao de informaes a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado
Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian www.togatlian.pro.br marco@togatlian.pro.br

para, em seguida, mediante anlise quantitativa, obterem-se as concluses correspondentes aos dados coletados. 3 - PESQUISA EXPERIMENTAL Caracteriza-se por manipular relacionadas com o objeto de estudo. diretamente as variveis

A manipulao das variveis proporciona o estudo das relaes entre causas e efeitos de um determinado fenmeno. Criam-se situaes de controle para evitar a interferncia de variveis intervenientes. Manipula-se a varivel independente para ver o que acontece com a dependente. Modalidades da pesquisa experimental a) Experimentos antes-depois com um nico grupo. o esquema mais simples de experimentao. O estmulo aplicado ao mesmo grupo e infere-se as modificaes depois desta aplicao. b) Experimentos apenas depois. So constitudos dois grupos, denominados grupo experimental e grupo de controle. Estes grupos devem apresentar a maior homogeneidade em relao a todas as caractersticas relevantes, que podem ser controladas. Aplicase o estmulo apenas ao grupo experimental, e finalmente procede-se a medio das caractersticas de ambos. Como os grupos foram previamente homogeneizados, infere-se que toda variao entre eles ser decorrente do estmulo aplicado.
Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian www.togatlian.pro.br marco@togatlian.pro.br

c) Experimentos antes-depois com dois grupos. O grupo experimental e o de controle so medidos no incio e no fim do perodo experimental. O estmulo introduzido apenas no experimental. Como os dois grupos foram submetidos mensurao inicial e s influncias contemporneas, a diferena entre os resultados dos dois grupos constitui medida da influncia do estmulo introduzido. Para alguns autores apenas estas pesquisas podem ser classificadas de experimentais, as outras duas seriam prexperimentais ou quase-experimentais.

4 ESTUDOS EXPLORATRIOS Tm por objetivo familiarizar-se com o fenmeno ou obter nova percepo do mesmo e descobrir novas idias. A pesquisa exploratria realiza descries precisas da situao e quer descobrir as relaes existentes entre os elementos componentes da mesma. Recomenda-se o estudo exploratrio quando h poucos conhecimentos sobre o problema a ser estudado.

Referncia:
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Cortez, 2000.

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian www.togatlian.pro.br marco@togatlian.pro.br

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian www.togatlian.pro.br marco@togatlian.pro.br

You might also like