You are on page 1of 2

BIOMAS *tundra=esse o bioma mais frio do mundo e basicamente um deserto gelado,pois apresenta poucas precipitaes(neve) durante o ano.

o. *taiga ou floresta boreal=ocorre apenas no emisfrio norte,os invernos so muitos rigorosos,com queda de neve,e os veres so quentes(clima temperado continental). * floresta temperada= o bioma mais devastado do mundo,pois seu solo frtil foi muito aproveitado para a agricultura. *florestas tropicais=no bioma das florestas tropicais encontramos a maior biodiversidade,tem o domnio de elevadas temperaturas e de grande quantidade de chuva. *deserto e semidesertico=esee bioma apresenta baixcimas taxas de umidade relativa do ar ,cu com poucas nuvens e evaporo alta. *formaes mediterrneas = marcada por uma esto muito seca e quente(no vero);o inverno ameno e chuvoso. * zona costeira=podemos dividir em:litoral amaznico;nordestino;do sudeste e litoral sul. *estepes= esse bioma seco e frio, com vegetao rasteira;nos estepes os veres so quentes e o inverno muito frio. *pradarias= esse tipo de vegetao herbcea(rasteira). *savana=so formes tpicas de regies de clima tropical,com uma estao chuvosa e outra seca. *amaznia=a amaznia apresenta uma enorme biodiversidade; tem o clima quente e umido. *caatinga= um bioma de clima semi-rido,pedregosoe chuvas escassas e mal distribuidas. *mata atlntica=esse bioma de clima tropical umido,a amplitudes trmicas desse clima favorece a presena de uma biodiversidade grande. *campos sulinos=so formaes vegetais em que a vegetao herbcea,comum em reas planas de clima subtropical. *pantanal=a alternancia das estaes chuvosos e secas determina o ritimo da vida no pantanal,e apresenta grande variedade de vegetao. *cerrado=o cerrado o segundo boma mais extenso do brasil, a sua vegetao est associada ao clima tropical continental;formado por pequenas rvores e arbusto. CLIMAS *clima glacial ou polar= o clima das regies polares ,apresenta temperaturas muito

baixa. *clima temperado=esse clima explica trs subtipos temperado:ocenico com temperaturas mais amenas no inverno;continetal com grandes amplitudes trmicas;mediterrneo ocorre na bacia do mediterrneo. *clima tropical=ocorre subtipos tropical;tpico com duas estaes bem definidas -vero chuvoso e inverno seco,equatorial clima das reas prximas da linha do equador,mones do sule do sudeste da sia,caracteriza-se pelas chuvas torrenciais de vero e altitude com temperaturas mdias menos elevadas. *clima desrtico=a pequena quantidades de chuvas e grandes amplitudes trmicas. *clima de montanha=caracteriza-se pelo frio e pela presena de neve eterna. *climas de transio=chamados por estarem nas zonas de mudana de um clima para outro clima subtropicale semi-rido encontrados tanto nas regies tropicais como em reas temperadas. DOMINIOS *amaznico=possui terras baixas e florestas equatoriais ,e composto de formao florestal latifoliada. *cerrado=chapades tropicais interiores com cerrados e matas de galeria,e correspondente vegetao das savanas. *mares de morro=reas mamelonares tropical-atlntico florestadas. *caatinga=depresses intermontanas e interplanlticas semiridas dominada por rvores baixas e arbustos. *araucria=planaltos subtropicais com auraucrias,uma formao tipica da amrica do sul recebem e est entre os ecosistema mais devastados do brasil. *pradarias=coxilhas subtropicais com pradarias mistas,pradarias do hemisfrio sul recebem mais chuva do que os do hemisfrio norte. *reas d transio= no diferenciados os dominios so formados por fatores naturais e,portanto,no possuem fronteiras exatas.entre eles exixtem treas de transio ,com caractersticas comuns aos dominios que separam.

You might also like