You are on page 1of 4

A IMPORTNCIA DA LGICA NA APRENDIZAGEM

RESUMO A Lgica uma cincia que estimula o desenvolvimento do raciocnio, favorecendo o aprendizado contnuo, atravs de experincias proporcionadas a partir da interao entre as estrutura mentais e o meio. Ela uma ferramenta extremamente importante para o desencadeamento do aprendizado que fundamenta com eficincia a construo do raciocnio e do conhecimento em todas as reas da evoluo do indivduo. Assim, a capacidade mental exercitada e os mecanismos cognitivos ativados. Por isso, em funo dos inmeros benefcios promovidos, a Lgica tem sido muito utilizada por
professores no processo de ensino-aprendizagem nas mais variadas disciplinas, uma vez que os resultados obtidos so extremamente considerveis, pois a aprendizagem estruturada na ordenao do pensamento.

Palavras-chave: Lgica; Aprendizagem; Cincia. 1 INTRODUO A palavra lgica vem do grego logos, que significa palavra, fala ou razo. A histria da Lgica tem incio com o filsofo grego Aristteles. Trata-se de uma cincia que favorece o aprendizado, proporcionando o crescimento do conhecimento. A lgica uma importante ferramenta para o desenvolvimento do raciocnio, e favorece a aprendizagem contnua. [...] a cincia que coloca ordem nas operaes da razo, a fim de se atingir a verdade. Cuore (2009). Para Hamze (2009), aprendizagem um processo de mudana de comportamento obtido atravs da experincia construda por fatores emocionais, neurolgicos, relacionais e ambientais. Aprender o resultado da interao entre estruturas mentais e o meio ambiente. Este estudo tem como objetivo mostrar a importncia da Lgica na busca do desenvolvimento do raciocnio lgico-matemtico, reconhecendo e observando seus conceitos e peculiaridades. 2 APRENDIZAGEM X LOGICA

2 O processo de ensino e aprendizagem no pode ser visto como um processo passivo, no qual os alunos so simplesmente exigidos a absorver conhecimento e os professores a transmitir este conhecimento. (SANTOS; BARBOSA; AMARAL, 2009). A construo do conhecimento resultado da interao entre o indivduo e as informaes oferecidas do pelo meio em que vive, est diretamente ligada a aprendizagem.
A aprendizagem um processo contnuo, gradual em que cada indivduo tem seu ritmo, seja ele mais lento ou mais rpido, desde o seu nascimento at o ltimo dia de sua vida, e este desenvolvimento depende da herana gentica de cada indivduo, de sua maturao do sistema nervoso e de seu esforo, interesse e envolvimento. medida que vamos aos desenvolvendo estamos construindo e reconstruindo nossa aprendizagem diante das experincias vividas, organizando novos esquemas ou ainda reorganizando conhecimentos j existentes, num processo de estruturao cumulativa, isto , vamos construindo conhecimentos a partir dos j existentes acrescentando ou subtraindo informaes a esta aprendizagem, criando novas estruturas de pensamento ou esquemas. (BOLOGNESE, 2009).

A aprendizagem promove uma modificao no comportamento. Quando algum aprende alguma coisa, seu comportamento fica alterado em algum aspecto, mesmo que a mudana no se evidencie imediatamente. (SANTOS, 2009).
A lgica um dos campos da filosofia, e pode ser considerada uma disciplina introdutria para qualquer estudo filosfico. Isso acontece porque a lgica lida com raciocnios e argumentos, e raciocnios e argumentos fazem parte de qualquer reflexo filosfica, seja ela no campo da teoria do conhecimento, da tica, da filosofia poltica ou da esttica. Hoje em dia temos a lgica tradicional e a lgica matemtica ou simblica. A lgica tradicional mais simples e mais acessvel que a lgica matemtica, mas nem por isso tem menos importncia. Pelo contrrio, a lgica matemtica desenvolveu-se graas aos avanos da lgica tradicional. A base da lgica tradicional foi formulada pelo filsofo grego Aristteles e foi reelaborada durante a Idade Mdia. Na segunda metade do sculo 19 a lgica teve um enorme desenvolvimento at chegar a seu estgio atual, a lgica matemtica ou simblica.

A Lgica extremamente importante para o desencadeamento do aprendizado e fundamenta com eficincia a construo do raciocnio e do conhecimento em todas as reas da evoluo do indivduo. Esse processo ocorre com o incentivo do crebro que ao ser incentivado, responde aos estmulos
ordenados pelas estratgias seguidas.

3 O RACIOCNIO LGICO Em funo dos inmeros benefcios promovidos, a Lgica tem sido muito utilizada por professores no processo de ensino-aprendizagem nas mais variadas disciplinas, uma vez que os resultados obtidos so extremamente considerveis, pois a aprendizagem estruturada na ordenao do pensamento.

3 O raciocnio matemtico por excelncia uma ferramenta de suma importncia para a construo do saber cientfico. Num nvel mais elementar, tambm responsvel por nossa habilidade de deduzir, induzir e prever aes ou reaes futuras em determinados contextos. (CASTRO, 2009).
A cincia basicamente a combinao do raciocnio lgico bom com o conhecimento prtico bom de fenmenos naturais reais. Todos os seres humanos fazem algum raciocnio lgico e tm algum conhecimento prtico de alguns fenmenos naturais reais, mas na maior parte tm que combinar cincia com sobrevivncia. Alguns povos puderam devotar muito de seu tempo ao raciocnio e/ou a ganhar o conhecimento melhor da natureza e com isso nos legaram contribuies pequenas ou grandes ao desenvolvimento da cincia. (PORTILHO, 2009).

Buscar a soluo de problemas com o suporte de informaes, explorando possibilidades, experimentando hipteses, organizando, estruturando dados, rejeitando possibilidades desajustadas, nada mais do que exercitar o raciocnio lgico. A capacidade mental exercitada e os mecanismos cognitivos ativados.
O raciocnio lgico-matemtico fundamental para todas as reas da evoluo do indivduo. Essa assertiva pode ser melhor compreendida se deixarmos de ver os vrios campos de evoluo da criana (social, moral, motor, lgico...) como unidades desarticuladas. Esses desenvolvimentos ocorrem simultaneamente e interligados, trocando interferncias e com inseres to grandes uns nos outros que, numa anlise mais cuidadosa, podemos ver traos do desenvolvimento de uma rea dessas em aes em outros campos que aparentemente no teriam ligao. (CASTRO, 2009).

3 CONCLUSO O conhecimento inato. Ele construdo atravs das experincias obtidas com a criao e coordenao das relaes entre o indivduo e o meio. Ferramental importante para as diversas reas do conhecimento, a Lgica tornou-se muito utilizada por professores preocupados com o crescimento do raciocnio de seus alunos, que a utiliza em atividades que possibilitam o trabalho na construo e no desenvolvimento das habilidades atravs do pensamento ativo, levando-os a compreender conceitos num contexto mais amplo da matemtica. Assim, cada vez mais se faz necessrio que a escola produza o acesso e o favorecimento da Lgica como aliado valoroso, uma vez que toda a sociedade estar totalmente vinculada aos seus benefcios. 4 REFERNCIA

4 BOLOGNESE, F. A. A Construo do Conhecimento Lgico-Matemtico: Aspectos Afetivos e Cognitivos. Disponvel em: <http://www.profala.com/arteducesp95.htm>. Acesso em: 23 ago. 2009. CASTRO. U. O Raciocnio Lgico-Matemtico e o Desenvolvimento Moral. Disponvel em: < http://www.aprendebrasil.com.br/articulistas/artigo0012.asp>. Acesso em: 23 ago. 2009. CASTRO, U. O raciocnio lgico-matemtico e o desenvolvimento moral. Disponvel em: <http://www.professorfenelon.com/logico/default.asp?id=8&mnu=8>. Acesso em: 23 ago. 2009. CUORE, R. E. C. A importncia da Lgica Matemtica e a Semntica auxiliando na Aprendizagem. Disponvel em: <http://www.webartigos.com/articles/21172/1/a-importancia-da-logica-matematicae-a-semantica-auxiliando-na-aprendizagem-/pagina1.html>. Acesso em: 23 ago. 2009. HAMZE, A. O que a Aprendizagem?. Disponvel em: http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-que-e-aprendizagem.htm. acesso em 23 ago. 2009. LIMA, S. V. A Importncia da Motivao no Processo de Aprendizagem. Disponvel em: < http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-importancia-da-motivacao-no-processo-deaprendizagem-341600.html>. Acesso em: 23 ago. 2009. PORTILHO, F. Raciocnio Lgico. Disponvel em: <http://www.professorfenelon.com/logico/>. Acesso em: 23 ago. 2009. SANTOS, C. R; BARBOSA, R. M. N; AMARAL, E. M. R. Como Classificar Alunos por Habilidade para Formao de Grupos de Trabalho?. Disponvel em: < http://www.sbq.org.br/ranteriores/23/resumos/1133/index.html>. Acesso em: 23 ago. 2009 SANTOS, L. S. O Conceito de Aprendizagem. Disponvel em: < http://pt.shvoong.com/socialsciences/1717214-conceito-aprendizagem/>. Acesso em: 23 ago. 2009. ZACHARIAS, V. L. C. Jean Piaget. Disponvel em: <http://pt.shvoong.com/humanities/1797267jean-piaget/>. Acesso em 23 ago. 2009.

You might also like