You are on page 1of 6

Realismo e Impressionismo

Apresentao

Em 1849 o pintor francs

Gustave Courbet (1819-1877)

, pintou Os

Quebradores de Pedra, que deu incio ao registro da vida cotidiana, feito a partir da observao direta, sem idealizaes e sentimentalismo, que ficou conhecido como Realismo, um movimento artstico surgido na Frana, e cuja influncia se estendeu a numerosos pases europeus. Esta corrente aparece no momento em que ocorrem as primeiras lutas sociais, sendo tambm objeto de ao contra o capitalismo. A passagem do Romantismo para o Realismo, corresponde em uma mudana do belo e ideal para o real e objetivo. Enquanto Courbet estava preocupado em registrar a realidade sua volta da forma mais real possvel, douard Manet (1832-1883) iniciava um uso da tela que no pretendia fazer dela uma disputa com a fotografia, modificondo sua tcnica para pintar de modo que seus trabalhos perderam a tridimensionalidade, tendo sido comparados por Courbet a cartas de baralho. Seus seguidores comearam a denominar esse estilo Impressionista a partir de 1874, graas a um crtico que ficou desgostoso ao observar o quadro Impresso: Amanhecer, de Claude Monet, e uma reclamao recorrente dos crticos conservadores poca era que a luminosidade muito forte dos quadros fazia doer seus olhos. Os quadros impressionistas eram como fotos instantneas, que registravam um determinado momento. H nas obras desse perodo registros urbanos, mas tambm muitas paisagens ao ar livre, demonstrando os efeitos da luz solar e suas mudanas no decorrer do dia. Outra marcante caracterstica desse estilo de pintura so as pinceladas rpidas que conotavam movimento, alm da tcnica de aplicar as tintas puras tela, fazendo com que seja o crebro do observador que mistura ticamente as cores, e no o pincel. Ao decorrer do trabalho apresentaremos caractersticas, autores e principais obras dos movimentos artsticos: Realismo e Impressionismo.

Realismo

Motivados pelas teorias cientficas e filosficas da poca, os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade. No bastava mostrar a face sonhadora e idealizada da vida como fizeram os romnticos; era preciso mostrar a face nunca antes revelada: a do cotidiano massacrante, do amor adltero, da falsidade e do egosmo humano, da impotncia do homem comum diante dos poderosos. Os realistas propem uma explicao racional para o comportamento do homem, baseada na anlise psicolgica e num estudo do comportamento humano em que se leva em conta o ntimo das pessoas, suas aes e reaes, e suas intenes mais escondidas. assumiu uma atitude de crtica sociedade burguesa, ao moralismo hipcrita, ao endeusamento idealizador dos personagens, ao falseamento da lgica e da verossimilhana; No Brasil, o romance realista apresenta-se como uma narrativa mais preocupada com a anlise psicolgica, fazendo crtica sociedade a partir do comportamento de determinados personagens. Faz uma anlise da sociedade "por cima", visto que seus personagens so capitalistas, pertencentes classe dominante. Este tipo de romance documental, sendo retrato de uma poca. Foi cultivado no Brasil por Machado de Assis, em obras como "Memrias Pstumas de Brs Cubas", "Quincas Borba" e "Dom Casmurro".

Principais Autores:

- Jos Maria Ea de Queirs (1845 1900): - Cenas grotescas com linguagem polida; - Ironia: A ironia utilizada em seus romances desmascara o comportamento hipcrita e ocioso da burguesia lisboeta . - Descritivismo e detalhismo; - Determinismo.

- A crtica literria costuma identificar trs fases distintas na obra de Ea de Queirs. - Antero de Quental (1842 1891): Sua poesia de Antero de Quental apresenta trs faces distintas: - A das experincias juvenis, em que coexistem diversas tendncias - A da poesia militante, empenhada em agir como voz da revoluo - E a da poesia de tom metafsico, voltada para a expresso da angustia de quem busca um sentido para a existncia. - A oscilao entre uma poesia de combate, dedicada ao elogio da ao e da capacidade humana, e uma poesia intimista, direcionada para a anlise de uma individualidade angustiada, parece ter sido constante na obra madura de Antero, abandonando a posio que costumava enxergar uma seqncia cronolgica de trs fases.

Impressionismo

O Impressionismo foi um movimento artstico que revoluciona a pintura que d incio s grandes tendncias da arte do sculo XX, cujo termo se deu a partir da Exposio de 1874, de Claude Monet ao apresentar a tela denominada Impresso : o nascer do Sol,que devido s suas caractersticas foi classificada em tom de desprezo pelo crtico Louis Leroy como impressionista.Entre os principais expoentes do Impressionismo esto Claude Monet, Edgar Degas, Renoir. Os autores impressionistas no mais se preocupavam com os preceitos do Neoclassicismo Realismo . A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produo pictrica no mais interessados em temticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura.

Em suas pinturas deve mostrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidncia da luz do sol. tambm com isto uma pintura instantnea (captar o momento), recorrendo, inclusivamente fotografia. Estas no devem ter contornos ntidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro passando a ser a mancha/cor. As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como a impresso visual que nos causam. O preto jamais usado em uma obra impressionista plena. As cores e tonalidades no devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrrio,devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. o observador que, ao admirar a pintura, combina as vrias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser tcnica para se tornar ptica. Preferncia pelos pintores em representar uma natureza morta do que um objeto.

Principais Autores: - Claude Monet teria compreendido essa imensa caridade do belo, esse encorajamento dado pelo homem a tudo que tende ao belo, ele que durante toda sua vida soube aumentar a beleza de tudo que caa sobre seu olhar(...)foi um servidor e um guia das foras que conduzem o mundo conforme Gaston Bachelard. - Pierre Auguste RENOIR, dentre os pintores impressionistas Renoir destaca-se pela popularidade de seus quadros alegres, otimistas e repletos de cenas da vida parisiense do fim do sculo XIX.

Consideraes Finais

O Impressionismo e o Realismo vem alterar a maneira de ver a natureza, o mundo exterior em geral, e de o reproduzir numa tela, tendo como objetivo a captao do imediato, do instante, de algo que est em constante movimento. Os objetos so retratados ao ar livre, sob a luz natural.

O volume e a solidez so postos de parte, sendo as obras criadas fora das convenes artsticas, mas sempre sob os efeitos do olhar e das mudanas da luz do dia. Por outro lado, o tema deve ser relevante, tendo como objetivo tornar importante, tambm, o modo como este percepcionado pelo artista, num dado momento irrepetvel. Os impressionistas, de facto, optam por momentos de festa, os passeios nos parques e boulevards, as tabernas e restaurantes ao ar livre, e, tambm, as paisagens repletas de luz solar. So representados momentos de alegria, cor, luz e movimento. Contudo, so situaes em constante mutao, pelo que se torna ambguo, uma vez que, nos seus quadros, a sntese de luz e cor torna os contornos flutuantes e esfumados, pulveriza a forma, fragmentando constantemente a viso em mil pinceladas resplandecentes de cor. Estes artistas deixam os seus ateliers e vo pintar ao ar livre, sur le motif ou en plain air, como ficou conhecido. O seu filtro a percepo subjetiva da cor e luz. Concluem que a luz do sol no compacta, ento, tentam decompor as cores. Estas, agora em tubos, j no so misturadas na paleta, mas usadas a partir do tubo, e o os artistas realistas privilegiam cenas cotidianas de grupos sociais menos favorecidos. O tipo de composio e o uso das cores criam telas pesadas e tristes, a beleza est na verdade.

You might also like