You are on page 1of 12

APLICAO

DA LEI NO ESPAO
As normas jurdicas, como normas de conduta, vem o seu campo de eccia limitado pela fronteira temporal e espacial.

Existem situaes jurdicas que, logo no momento da sua cons@tuio ou posteriormente, atravs de qualquer dos elementos da relao jurdica, entram em contacto com mais de um ordenamento jurdico estadual. Surge um conito de leis no espao . - Resolve-se recorrendo s normas dos ar@gos 14 a 65 do C.C. ( normas de Direito Internacional Privado).

APLICAO DA LEI NO TEMPO


O legislador ao longo do tempo vai modicando os regimes jurdicos e, portanto, as leis vo-se sucedendo no tempo sendo a lei an@ga (L.A.) subs@tuda pela lei nova (L.N.). Apesar do critrio da posteridade, podem surgir conitos de leis no tempo quando existem situaes jurdicas cons@tudas no passado ( na vigncia da L.A.) mas que se prolongam no futuro ( na vigncia da L.N.).

Para termos um problema de aplicao da lei no tempo, necessrio: - que duas leis que regulam o mesmo @po de situaes jurdicas se sucedam no tempo; uma L.A. revogada por uma L.N.; - que uma mesma situao jurdica esteja em contacto com duas leis.

Solues para o problema:


I- DIREITO TRANSITRIO: trata-se de uma disciplina que a prpria L.N. oferece para a resoluo do seu conito com a L.A.
Direito transitrio formal

Divide-se em

Direito transitrio material

Porm, estas normas no cons@tuem a soluo normal dos problemas que se pem na fronteira entre L.A. e L.N., pois podem nem exis@r ou ser lacunosas.

II- PRINCPIO DA NO RETROACTIVIDADE DA LEI: a lei no competente para reger factos ocorridos antes da sua entrada em vigor. A) Consagrao ConsNtucional: na C.R.P. no est consagrado nenhum princpio geral da no retroac@vidade da lei, mas apenas restries pontuais. - Lei penal: ao nvel da lei penal incriminadora est proibida a retroac@vidade da lei penal desfavorvel (ar@go 29 da C.R.P.); - Caso julgado (ar@gos 111 n 1 e 282 n 3 da C.R.P.); - Direito scal proibida a aplicao retroac@va da lei que cria impostos ( ar@go 103 n 3 da C.R.P.); - Leis restri@vas de direitos, liberdades e garan@as (ar@go 18 n 3 da C.R.P.).

B) Solues prprias de certos ramos do Direito: - Direito Processual Civil: a L.N. aplica-se imediatamente; - Direito Penal: vigora o princpio da aplicao da lei mais favorvel ao agente (pode aplicar- se quer a an@ga quer a nova).

C) Critrio geral: ar@go 12 do C.C. - ArNgo 12 n 1 C.C.: a L.N. de aplicao imediata, s dispe para o futuro; a regra portanto que a lei no retroac@va e a excepo est no caso de o legislador lhe atribuir essa eccia. - ArNgo 12 n 2 C.C. :desenvolve e concre@za o princpio da no retroac@vidade da lei e dis@ngue dois @pos de normas.

1- Tratando-se de normas ou leis que dispem sobre os requisitos de validade formal ou substancial de qualquer facto ou sobre os seus efeitos, entende-se que, em caso de dvida, se aplica a L.A. 2- Tratando-se de normas ou leis que dispem sobre o contedo das relaes jurdicas, que subsistam data da entrada em vigor da L.N., entende-se que se aplica a L.N., se a situao abstrair dos factos que lhes deram origem. A contrario entende-se que se a situao no abstrair dos factos que lhe deram origem, aplica-se a L.A.

Estatutos: - Estatuto pessoal; - Estatuto real; - Estatuto sucessrio; - Estatuto da responsabilidade civil extracontratual; - Estatuto contratual.

ArNgo 13 C.C.: a lei interpreta@va a lei que realiza a interpretao autn@ca de um acto norma@vo. Para que exista uma lei interpreta@va so necessrios dois requisitos: - L.A. com disposies e solues controver@das e incertas; - a lei interpreta@va no deve ser hierarquicamente inferior lei interpretada.

Dis@no entre lei interpreta@va e lei inovatria; Limites impostos aplicao da lei interpreta@va: - efeitos j produzidos pelo cumprimento das obrigaes; - limites do caso julgado; - acordo das partes (transaco), - acordos de natureza anloga.

You might also like