You are on page 1of 2

Ferramentas para coleta de dados 1 - As entrevistas

Contribuio: DBORA MARIA MELENDES E GLEICE RAFAELA FERREIRA ALVES

Entrevistas
um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informaes a respeito de determinado assunto, mediante uma conversao de natureza profissional. um procedimento utilizado na investigao social, para a coleta de dados ou para ajudar no diagnostico ou no tratamento de um problema social. Tipos/ variaes: Padronizada ou estruturada: aquela em que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido, as perguntas feitas ao individuo so pr-determinadas. Ela se realiza de acordo com um formulrio elaborado e efetuada de preferncia com pessoas selecionadas de acordo com um plano.

Despadronizada ou no estruturada: o entrevistado tem a liberdade para desenvolver cada situao em qualquer direo que considere adequada. uma forma de poder explorar mais amplamente uma questo. Em geral as perguntas so abertas e podem ser respondidas dento de uma conversao informal. Vantagens da utilizao das entrevistas:

- Pode ser utilizada com todos os segmentos da populao: analfabetos ou alfabetizados. - Fornece uma amostragem muito melhor da populao geral: o entrevistado no precisa saber ler ou escrever. - H maior flexibilidade, podendo o entrevistador repetir ou esclarecer perguntas, formular de maneira diferente; especificar algum significado, como garantia de estar sendo compreendido. - Oferece maior oportunidade para avaliar atitudes, condutas, podendo o entrevistado ser observado naquilo que diz e como diz: registro de reaes, gestos. - D oportunidade para a obteno de dados que no se encontram em fontes documentais e que sejam relevantes e significativos.

1/2

Ferramentas para coleta de dados 1 - As entrevistas

- H possibilidade de conseguir informaes mais precisas, podendo ser comprovadas de imediato, as discordncias. - Permite que os dados sejam quantificados e submetidos a tratamento estatstico. Desvantagens da utilizao das entrevistas:

- Dificuldade de expresso e comunicao de ambas as partes. - Incompreenso, por parte do informante, do significado das perguntas da pesquisa, que pode levar a uma falsa interpretao. - Possibilidade de o entrevistado ser influenciado, consciente ou inconscientemente, pelo questionador, pelo seu aspecto fsico, suas atitudes, opinies etc. - Disposio do entrevistado em dar as informaes necessrias. - Reteno de alguns dados importantes, receando que sua identidade seja revelada. - Pequeno grau de controle sobre uma situao de coleta de dados. - Ocupa muito tempo e difcil de ser realizada.

REFERNCIAS CHURCHIIL, Gilbert A; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. So Paulo: Saraiva, 2000. GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. So Paulo: Atlas, 2006. GONDIM, Snia M G. Grupos focais como tcnica de investigao qualitativa: desafios metodolgicos. Disponvel em: . Acesso em: 14 abril. 2009. LAUDISIO, Maria C. Pesquisa em comunicao. Disponvel em: . Acesso em: 12 abril. 2009. MARCONI, Marina de A; LAKATOS, Eva M.Tcnicas de pesquisa. 4. Ed. So Paulo: Atlas, 1999. MATTAR, Fauze N. Pesquisa de marketing: edio compacta. 3. Ed. So Paulo: Atlas, 2001. VIEIRA, Valter A; TIBOLA, Fernando. Pesquisa qualitativa em marketing e suas variaes: trilhas para pesquisas futuras. Disponvel em: <http://scholar.google.com.br/scholar?q=grupo+de+foco&hl=pt-BR&lr=&lr=>. Acesso em: 13 abril. 2009.

2/2

You might also like