You are on page 1of 17

DOMESTICAO DOS ANIMAIS

Ynez Andr Gomes Santana

DOMESTICAO DOS ANIMAIS


Animal domstico Do latim domus = casa Todo animal que criado e reproduzido pelo homem, perpetua tais condies atravs de geraes por hereditariedade, oferecendo utilidades e prestando servios em mansido (TORRES, 1990)

DOMESTICAO DOS ANIMAIS


Domesticao dos animais x Sobrevivncia do homem ALIMENTAO: Necessidade de manter "reservas" alimentares para os perodos de escassez.

SOBREVIVNCIA AMBIENTAL: Necessidade de agasalhos para proteo,


principalmente na poca das glaciaes.

APROVEITAMENTO DA FORA MOTRIZ: Inicialmente os animais foram


utilizados para transporte de cargas ou para remover objetos pesados e,

posteriormente, para trao e como montaria.


INSPIRAO RELIGIOSA: A companhia de animais junto ao homem pode ter decorrido de fatores religiosos ou at mesmo por lazer.

DOMESTICAO DOS ANIMAIS


Hipteses para ao surgimento dos primeiros animais domsticos Processo PACFICO: O instinto de sociabilidade propiciou a convivncia com o homem, encontrando alimento e proteo. Ex: co e suno. Processo VIOLENTO: Aprisionamento, amansamento e domesticao dos animais domsticos atuais, atravs da violncia, fora, fome, aprisionamento e castigos corporais. Ex: cavalo, na Idade dos Metais. Processos INTERMEDIRIOS: Quando animais que mais facilmente teriam permitido a aproximao do homem eram aprisionados. Ex: bovinos, caprinos, ovinos, zebunos, bubalinos e aves.

DOMESTICAO DOS ANIMAIS


Fases histricas da domesticao REMOTA: Fim do Paleoltico Superior (15.000 anos aC). O homem deve ter comeado a domesticar o lobo. PRIMRIA: Neoltico. A domesticao do co prosseguiu e h 10.000 anos aC foram domesticados ovinos, caprinos, zebunos, asininos, eqinos e gato. SECUNDRIA: Final dos tempos histricos. Foram domesticados vrios animais, como o suno, os galinceos, o coelho, o dromedrio, o camelo, a abelha, a lhama e a alpaca. ATUAL: Animais recentemente domesticados, como o avestruz, o capote, a cobaia, o peru, assim como grande nmero de animais criados para fins cientficos, para produo de peles, ou mesmo de alimentos, que se encontram em processo de domesticao. TORRES (1990)

DOMESTICAO DOS ANIMAIS


Fases do processo de domesticao CATIVEIRO - Fase inferior. O homem mantm o animal aprisionado sem obter lucro
ou servio, eventualmente utilizando-o para o abate. Ex: Animais de parques ou zoolgicos. MANSIDO, DOMAO OU AMANSAMENTO - Ocorre convivncia pacfica entre o animal e o homem. Fase em que o animal est muito prximo domesticidade, podendo prestar servios. Ex: O elefante quando aprisionado novo apresenta-se manso a idade adulta. DOMESTICIDADE - Estado de simbiose entre o animal domstico e o homem. Ex: Ces, Caprinos, Ovinos, Bovinos, Sunos, etc.

DOMESTICAO DOS ANIMAIS


Espcie Domestico: preciso ter a capacidade de viver em cativeiro, ter
mansido hereditria naturalmente, prestando utilidade ao homem Espcies semi-domsticas

Espcies que atingem a DOMESTICIDADE, no entanto apresentam facilidade de


voltarem vida selvagem. Ex: Coelho, Bfalo, Capote, Faiso.

DOMESTICAO DOS ANIMAIS


Animais domsticos quanto ao grau de domesticidade

GRUPO 1- Co, Caprino, Ovino, Taurino, Suno, Bicho-da-seda, Gato, Galinha, Eqino, Asinino, Camelo e Dromedrio. GRUPO 2- Zebuno, Marreco, Ganso, Peru, Pombo, Cisne, Pavo, Cobaia e Lhama.

GRUPO 3- Bfalo, Rena, Capote, Avestruz, Pato, Faiso, Alpaca e Coelho.


GRUPO 4- Abelha e Carpa.

DOMESTICAO DOS ANIMAIS


Atributos dos animais domsticos SOCIABILIDADE: a conduta associativa que leva os animais vida em grupos. Exceo a esta peculiaridade, pode ser citado o gato. MANSIDO HEREDITRIA: Animais individualmente mansos so semi-domsticos. Os animais domsticos devem transmitir a caracterstica de domesticidade. A mansido o regulador do grau de domesticidade das espcies e principal caracterstica que distingue animais selvagens de domsticos. FECUNDIDADE EM CATIVEIRO: A fecundidade nem sempre se consegue nos animais amansados, quando mantidos em cativeiro. FUNES ESPECIALIZADAS: A domesticao um processo que implica no aproveitamento dos produtos e trabalhos dos animais em funo do homem. FACILIDADE DE ADAPTAO AMBIENTAL: Animais de origem polifiltica geralmente apresentam melhor adaptao que os de origem monofiltica.

DOMESTICAO DOS ANIMAIS


O processo de domesticao predispe os animais a modificaes nos

caracteres morfolgicos e fisiolgicos

Princpio da diferenciao dos caracteres Quanto mais o animal se afasta do ambiente de origem e quanto mais

aperfeioados os mtodos zootcnicos de explorao maior a diferenciao


dos caracteres morfolgicos e fisiolgicos"

DOMESTICAO DOS ANIMAIS


Os animais selvagens sofrem seleo natural, enquanto os domsticos so
submetidos seleo artificial

Os animais selvagens esto sujeitos variao espontnea, com modificao de


atributos; enquanto, a seleo artificial responsvel pela conservao dos

atributos modificados durante a variao espontnea


Modificaes sofridas pelos animais domesticados De natureza INDIRETA (clima, ambiente artificial e seleo artificial) De natureza DIRETA (variaes espontneas e misturas de espcies e raas).

DOMESTICAO DOS ANIMAIS


Modificaes decorrentes do processo de domesticao MORFOLGICAS: Atingem a estrutura do organismo dos animais, com conseqncias sobre suas funes fisiolgicas. QUALIDADE DOS PLOS: Geralmente so grosseiros nos animais selvagens, mal distribudos e, s vezes, mais concentrados em torno da cintura escapular. Nos animais domsticos so, em geral, mais finos e sedosos, distribudos uniformemente sobre o corpo, s vezes com caractersticas prprias, como nos ovinos e em algumas raas de caprinos e coelhos, formando l. COLORAO DA PELAGEM: Os animais selvagens apresentam pelagem uniforme, discreta, parda, curta, podendo mudar com a estao do ano, ou mesmo apresentar fenmenos de mimetismo, enquanto os animais domsticos a apresentam variada.

DOMESTICAO DOS ANIMAIS


Modificaes decorrentes do processo de domesticao PORTE E DIMENSES CORPORAIS: Os selvagens apresentam porte uniforme, ocorrendo muitas vezes maior desenvolvimento da cintura escapular. Os animais domsticos apresentam porte variado com a raa e inclusive dentro das raas. ORELHAS: Nos selvagens geralmente pequenas e mveis (funo auditiva aguada. Nos domsticos apresentam forma, dimenso e posio variadas. RGOS DE DEFESA: Os cornos, garras e dentes dos animais domsticos sofreram reduo ou desapareceram, em decorrncia da seleo artificial. PANCULO ADIPOSO: Nos selvagens para suprir necessidades nos perodos crticos, enquanto nos domsticos desenvolvido e muitas vezes exagerado, como nas ndegas e na cauda de algumas raas de ovinos. ESQUELETO SSEO: Os animais domsticos apresentam ossos mais curtos, espessos, finos e com salincias articulares mal distintas.

DOMESTICAO DOS ANIMAIS


Modificaes decorrentes do processo de domesticao FISIOLGICAS: Modificaes mais notveis. A produo animal depende de maior intensidade fisiolgica. VELOCIDADE DE LOCOMOO: Desenvolvida nos selvagens para defesa. Nos domsticos, exceto o dromedrio e algumas raas eqinas e de ces, reduzida. VO: As aves domsticas perderam parcial ou totalmente esta capacidade. FERTILIDADE: Nos animais selvagens ocorre cio estacional, inclusive anestro, enquanto os domsticos so mais frteis e geralmente com ciclo estral contnuo. PROLIFICIDADE: Os animais domsticos so mais prolficos. A galinha poedeira produz 200 a 300 ovos/ano, enquanto a galinha selvagem duas posturas de 15 ovos/ano.

DOMESTICAO DOS ANIMAIS


Modificaes decorrentes do processo de domesticao LACTAO: Nos mamferos selvagens restringe-se s necessidades das crias, tendo sido aumentada nos domsticos, tanto em quantidade diria quanto em perodo de lactao. CHOCO: Caracterstica prpria das aves para incubar os ovos, utilizando o calor e a umidade corporal. Vem desaparecendo em algumas espcies domsticas, notadamente nas galinhas de alta produtividade. VELOCIDADE DE CRESCIMENTO: muito lenta nos animais selvagens, e rpida nos animais domsticos, sobretudo nos para corte, que chegam a apresentar altos ndices de converso alimentar. CONSTITUIO ORGNICA: Os animais selvagens apresentam constituio rstica, enquanto os animais domsticos, em geral, apresentam constituio dbil.

DOMESTICAO DOS ANIMAIS


Modificaes decorrentes do processo de domesticao
ETOLGICAS: Referem-se ao comportamento individual e social dos animais. INSTINTO DE DEFESA: Nos animais selvagens bastante aguado. A viso e o olfato so muito evoludos e adaptados, por necessidade de proteo. Dentre os domsticos, h algumas espcies ou raas incapazes de sobreviver em ambiente natural. COMPORTAMENTO SEXUAL: Os animais selvagens so na maioria mongamos. Nos animais domsticos, nem sempre ocorre hierarquia social, o que deve decorrer da ausncia de predadores. O marreco mongamo quando selvagem e quando domstico polgamo (1 macho/3 a 4 fmeas). RELACIONAMENTO COM O HOMEM: Nos animais domsticos, em virtude da intensa observao, tratos e direcionamento da criao, a interao homem/animal constante, podendo ser admitida dependncia de espcies altamente produtivas.

VISITE AS ITACOATIARAS DO ING - PB

Na cidade de Ing, vizinha a Campina Grande, um conjunto de pedras desafia o tempo e os pesquisadores. So as Itacoatiaras do Ing, grandes rochas que serviam como painis, nos quais foram desenhados em baixo-relevo animais, homens e formas geomtricas, precisamente definidas. A Pedra do Ing, tem 24 metros de comprimento por 3 de altura. Cercados de mistrios, os ideogramas de Ing tm idade avaliada em 10 mil anos.

You might also like