You are on page 1of 16

FABRA FACULDADE BRASILEIRA

ROBSON SANCHES FERNANDES LOPES

RELATRIO DE ESTGIO EMEF Centro de Jacarape

SERRA 2011

ROBSON SANCHES FERNANDES LOPES

RELATRIO DE ESTGIO EMEF Centro de Jacarape

Relatrio

de

Estgio

Curricular

supervisionado, apresentado a FABRAFaculdade realizado Brasileira na EMEF Serra/ES, Centro de

Jacarape, Serra/ES, como requesito parcial para concluso do curso de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientao da Professora Geisa Hupp Fernandes Lacerda.

Serra 2011

ROBSON SANCHES FERNANDES LOPES

RELATRIO DE ESTGIO EMEF Centro de Jacarape

Aprovado em 30 de Julho de 2011.

____________________________________ Professora Geisa Hupp Fernandes Lacerda Professora Orientadora

Serra 2011

FABRA FACULDADE BRASILEIRA

Nome: Robson Sanches Fernandes Lopes Perodo: 12 de Dezembro de 2010 a 12 de Julho de 2011. Estgio: Estgio Curricular Supervisionado para o curso de Licenciatura em Pedagogia. Nome da Instituio Educacional: Escola Municipal Centro de Jacarape. Localizao: Rua Santa Catarina, n 333, Bairro Jacarape, Serra/ES Tel.: 3252-7001. Poder: Municipal. Ensino Oferecido: Ensino Fundamental - sries/anos iniciais do 1 ao 5 ano. Carga Horria: 340 (trezentas e quarenta) horas de Atividades de Estgio Supervisionado, sendo 260 (duzentos e sessenta) horas de conhecimento do contexto escolar e do cotidiano da sala de aula; e 80 (oitenta) horas para a elaborao e aplicao de projeto de atuao pedaggica, com efetiva prtica docente.

____________________________________ ROBSON SANCHES FERNANDES LOPES ALUNO/ESTAGIRIO

SUMRIO

INTRODUO.......................................................................................................06 1 DADOS GERAIS DO ESTGIO.........................................................................07 2 PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES................................................................09 3 CONCEPO DE EDUCAO ADOTADA PELA ESCOLA.............................10 4 ESTRUTURA FSICA E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA...............................11 5 CARACTERIZAO DO ESTGIO....................................................................12 6. ATIVIDADES DE DOCNCIA............................................................................14 7. CONSIDERAES FINAIS...............................................................................15 8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS...................................................................16 ANEXO A...............................................................................................................17

INTRODUO

O Estgio descrito neste relatrio realizou-se na Escola EMEF Centro de Jacarape, localizada no municpio da Serra, Bairro Jardim Atlntico, no perodo de 12/12/2010 a 12/07/2011, no Turno da manh em salas do Ensino Fundamental, nos anos iniciais, do 1 ano ao 5 ano, com a finalidade de colocar em prtica os conhecimentos tericos aprendidos na faculdade, bem como, colocar vivenciar as prticas pedaggicas no mbito escolar. Atravs deste estgio pretendo aperfeioar meus conhecimentos adquiridos no curso de Pedagogia da FABRA Faculdade Brasileira. Foram realizadas atividades de observao da rotina escolar, participao e colaborao em atividades da prtica diria e regncia em momentos como apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem. O trabalho realizado durante o perodo de estgio exigiu conhecimentos de adequao curricular, sendo este uma das maiores dificuldades da instituio. A escola tambm enfrenta dificuldades com reformas, paralisao devido aos problemas de estruturas e a falta de professores especializados em educao especial. O presente trabalho visa fortalecer a relao entre a teoria e a prtica pedaggica, baseado no principio metodolgico de que o desenvolvimento de competncias profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadmica, profissional e pessoal. Segundo Paulo Freire, na Pedagogia do Oprimido, o fazer pedaggico ao e reflexo. S com ao e reflexo podemos reinventar a nossa prtica quebrando os paradigmas da educao. Nesta perspectiva de reflexo sobre a prxis pedaggica que pretendo aprender a propiciar um ambiente saudvel, de constante dilogo entre professor, aluno, pais, funcionrios e toda a equipe pedaggica.
Um ambiente favorvel ao desenvolvimento do educando implica a manuteno de uma relao saudvel que deve existir entre professor e aluno, consubstanciada no reconhecimento da importncia do dilogo e do vnculo afetivo no processo de ensino e de aprendizagem. (PROEJA, 2007, p. 31).

1 DADOS GERAIS DO ESTGIO

1.1 IDENTIFICAO DA INSTITUIO 1.1.1 Nome da Instituio: Escola Municipal Centro de Jacarape. 1.1.2 Endereo: Rua Santa Catarina, n 333, Bairro Jacarape, Serra/ES Tel.: 3252-7001. 1.1.3 Mantenedora: Municipal Prefeitura da Serra/ES.

1.1.4 Horrio de funcionamento: 07h s 18h.

1.1.5 Nmeros de funcionrios: Regentes de classe: 24 Educao Fsica: 4 Educao Artstica: 1 Pedagogas: 2 Diretores: 1 Coordenadores: 3 Secretrio: 1 Auxiliar de Secretaria: 3 Alunos: 670 Turnos: 2 Servios Gerais: 8 Segurana: 2 Nutricionista: 1 Cozinheiras: 5 Estagirios: 6 Conselho de Escola: 19

1.1.6 Organograma da instituio: No possui.

1.1.7 Recursos financeiros: Os recursos financeiros enviados pelo municpio da Serra/ES so aplicados na Mais Educao, na compra de material de expediente e Permanente. Tudo fiscalizado pelo Conselho de Escola e gestado pela Diretora Valria Martins de SantAna.

1.1.8 Contratao de pessoal: So efetivados estagirios, professores DT (Designao temporria), e Regentes de Classe pela Prefeitura da Serra/ES por meio de seleo e concursos. J os cozinheiros, Servios Gerais e profissionais da segurana (Patrulha escolar) so firmas terceirizadas contratadas pela Prefeitura por meio de licitao. 1.1.9 Manutenes do prdio: Atualmente a escola aguarda um novo prdio que est sendo construdo na Rua Santa Lcia n 1560, Bairro das Laranjeiras. O prdio atual encontra-se em processo de manuteno. 1.1.10 Conselho de escola: eleito pela comunidade escolar (funcionrios, professores, estudantes e pais), tendo a Diretora da escola como membro nato, no faz parte de nenhum segmento, mas precisa ser eleito para fazer da Diretoria do Conselho de Escola, como Presidente ou Tesoureiro de acordo com a Lei N 2.478, de 10 de Janeiro de 2002, alterada pela Lei N 2.519, de 04 de junho de 2002, regulamentada pela Portaria n 10/2005, de 04 de julho de 2005, conforme Ata de eleio do EMEF CENTRO DE JACARAPE, de 13 de abril de 2010. Sendo constitudos aps eleio por: Representantes da Assemblia do Magistrio: Titulares: 02, Suplentes: 02; Representantes da Assemblia dos Demais servidores: Titulares: 01 e Suplentes: 01; Representantes da Assemblia dos Alunos: Titulares: 02 e Suplentes: 02; Representantes da Assemblia de Pais de alunos ou Responsveis: Titulares: 01 e Suplentes: 01; Representantes da Assemblia da Comunidade Local: Titulares: 02 e Suplentes: 02; Diretoria e Conselho Fiscal: 03.

2 PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES

O planejamento das atividades s foi possvel graas colaborao de todos os profissionais envolvidos e pelo apoio da Diretora da escola, que prontamente se dispuseram a colaborar nas atividades que foram desenvolvidas neste estgio.

DATA

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

12 a Definio do cronograma e aprovao do Plano de ao 23/12/2010. cronograma das atividades com a orientadora Responsvel: Diretora Valria Martins . Anlise da Identificao da Instituio Responsvel: Robson 02 a 31/01/2011 Sanches e Pedagogo Jos Augusto Soares. 01 a Anlise do Projeto Poltico Pedaggico e projetos educativos 28/02/2011 implantados na concepo adotada pela escola Responsvel: Robson Sanches e Pedagogo Jos Augusto Soares. 01 a Visita de observao em sala de aula na perspectiva do 31/03/2011 relacionamento de aprendizagem: aluno e do professor do 5 ano do Ensino Fundamental. Responsveis: Prof Graziela e Robson Sanches. 01 a Em acompanhamento pelo Pedagogo, realizar a regncia 30/04/2011 (atividades de docncia) em sala de aula, no 2 ano, em alguns momentos como apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Robson Sanches e Pedagogo Jos Augusto Soares. 01 a Sugerir uma proposta de adequao curricular para os alunos da 15/05/2011 educao especial. Robson Sanches e Pedagogo Jos Augusto Soares. 16 a Anlise da estrutura fsica e organizacional da escola. Robson 31/05/2011 Sanches e Pedagogo Jos Augusto Soares. 01 a 15/06/2011 Anlise de caracterizao do estgio por meio de observao, desde o deslocamento pelo transporte escolar da prefeitura, a participao dos pais e o convvio desses alunos com a comunidade escolar. Robson Sanches e Pedagogo Jos Augusto Soares. Consideraes finais sobre o estgio, fazendo uma anlise de todo o processo de estgio, para concluso do relatrio. Elaborao do relatrio e envio a Prof Orientadora Geyza para aprovao e posterior encadernao Responsveis: Prof Orientadora Geyza e Robson. Aps aprovao do Relatrio de Estgio encadernao e entrega protocolada na FABRA. Responsvel: Robson.

16 a 30/06/2011 01 a 20/07/2011 20 a 30/07/2011

3 CONCEPO DE EDUCAO ADOTADA PELA ESCOLA

A Escola Municipal Centro de Jacarape tem como um dos principais projetos de aprendizagem nos anos iniciais, o Projeto VIDA NO MAR! Baseado nesta temtica, est sendo construda uma tese de mestrado pela Prof Dauriane, regente desta instituio, que tem como o objetivo conscientizar a importncia da preservao do MEIO AMBIENTE E OS SERES VIVENTES DO PLANETA. Esta proposta da escola muito interessante, pois est estritamente ligada ao contexto da comunidade de Jacarape (Praia), onde muitos pais de alunos so pescadores. Atravs do tema VIDA NO MAR, a escola aplica a metodologia interdisciplinar desenvolvendo todo ministraes das disciplinas. O ambiente propcio a aprendizagem no que diz respeito equipe pedaggica envolvida no processo de ensino aprendizagem. Percebe-se que desde a Diretoria, aos funcionrios de servios gerais, todos tm amor pela profisso apesar do descaso pelas prefeituras e do governo em relao educao como um todo. O Projeto Poltico Pedaggico esta atualmente em fase de reavaliao da metas alcanadas e as metas a serem revistas. Este PPP (Projeto Poltico Pedaggico) considerou os Princpios Orientadores para reunir, articular uma concepo de ensino humanizado, pautada na tica e nas necessidades do contexto da comunidade local. A avaliao da escola trimestral onde so observados os aspectos quantitativos e qualitativos, tendo paralelamente a recuperao no processo do ensino aprendizagem destinada a alunos com aproveitamento insuficiente, atendendo LDBEN, que estabelece como uma das atribuies da escola, em seu artigo 12, inciso V, promover meios para a recuperao de alunos de menor rendimento. Sendo assim, a recuperao ser oferecida de forma paralela sempre que for diagnosticada insuficincia durante o processo regular de apropriao de conhecimento e de competncias pelos alunos. O trabalho com projetos representa uma excelente estratgia para propiciar a construo coletiva, nesta instituio so realizados os seguintes programas e o aprendizado realizado durante as

10

projetos: Vida no Mar, Reforo escolar no Mais Educao, Educao sexual, Excluso e Incluso social, Esporte, interao cultural com a comunidade local, Grupos de estudo de professores, Resgatando o Folclore brasileiro, Um novo olhar sobre os Afro descendentes, Meio Ambiente tambm coisa de criana, Dana, Projeto Viajando na leitura, Projeto Famlia na Escola, Projeto Brasil de Norte a Sul.

4 ESTRUTURA FSICA E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

A escola hoje passa por reformas, mas tem o apoio da prefeitura e toda a diretoria da escola, tendo tambm, a participao dos pais neste processo de reforma. Atualmente a educao fsica realizada no ptio interno onde o refeitrio e na perspectiva dos professores de educao fsica o trabalho est sendo realizado a contento, mas com dificuldades que so superadas pela vontade de educar. A escola hoje possui uma estrutura de prdio com 03 andares, tendo as seguintes reparties fsicas utilizadas pelos alunos e professores: - 12 salas de aula; 01 biblioteca; 01 Sala dos professores; Sala de informtica; Sala do Pedagogo; Sala da Coordenao; Refeitrio; 04 Banheiros; e Terrao com quadra de esporte. A escola j tem um projeto para funcionamento da sala de informtica, com sistema Linux educacional j implantado. Tambm ter acesso a internet, facilitando as pesquisas e a intermediao com a globalizao no mundo educacional.

11

5 CARACTERIZAO DO ESTGIO

A escola atende um pblico heterogneo, aonde 80% dos alunos vem de classe pobre, tem a merenda como poucas de suas refeies no dia; precisa do transporte pblico e em muitos casos so envolvidos com drogas, um dos grandes problemas desta comunidade! O restante dos alunos (20%) vem de carro e muitos pelas mochilas e lanches trazidos de casa percebem que so crianas onde sua classe aquisitiva um pouco mais elevada. Neste estgio o foco principal o cuidado com os alunos especiais, pois cada estagirio incumbido de acompanhar um aluno especial, aonde fizemos propostas de adequao curricular para que esses alunos tivessem uma incluso em sala de aula, promovendo dentro de suas potencialidades uma aprendizagem significativa. Procuramos adequar esses esforos com as orientaes descritas no Art. 58 da LDBEN (1996), para a Educao Especial na educao bsica:
Art. 58. Entende-se por educao especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educao escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. 1 Haver, quando necessrio, servios de apoio especializado, na escola regular, para atender s peculiaridades da clientela de educao especial. 2 O atendimento educacional ser feito em classes, escolas ou servios especializados, sempre que, em funo das condies especficas dos alunos, no for possvel a sua integrao nas classes comuns de ensino regular. 3 A oferta de educao especial, dever constitucional do Estado, tem incio na faixa etria de zero a seis anos, durante a educao infantil. Art. 59. Os sistemas de ensino asseguraro aos educandos com necessidades especiais: I - currculos, mtodos, tcnicas, recursos educativos e organizao especficos, para atender s suas necessidades; II terminalidade especfica para aqueles que no puderem atingir o nvel exigido para a concluso do ensino fundamental, em virtude de suas deficincias, e acelerao para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados; III - professores com especializao adequada em nvel mdio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integrao desses educandos nas classes comuns; IV - educao especial para o trabalho, visando a sua efetiva integrao na vida em sociedade, inclusive condies adequadas para os que no revelarem capacidade de insero no trabalho competitivo, mediante articulao com os rgos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas reas artstica, intelectual ou psicomotora; V - acesso igualitrio aos benefcios dos programas sociais suplementares disponveis para o respectivo nvel do ensino regular. Art. 60. Os rgos

12

normativos dos sistemas de ensino estabelecero critrios de caracterizao das instituies privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuao exclusiva em educao especial, para fins de apoio tcnico e financeiro pelo Poder Pblico. (LDBEN, 1996. p. 19).

Neste estgio, tambm, tive a oportunidade de acompanhar e auxiliar em orientaes disciplinares, apoio a gesto escolar nas licitaes de material de expediente e permanente, releitura do PPP - Projeto Poltico Pedaggico, servios de apoio a secretaria para inscrio de novos alunos e sugesto da construo de propostas de plano de aula para alunos especiais.

6 ATIVIDADES DE DOCNCIA

Nas visitas de observao em sala de aula, percebi que a escola trabalha numa viso scio-construtivista, baseada na teoria de Piaget e Vygotsky. importante difundir esta metodologia para no cairmos numa viso tradicional de ensino.
interessante pensarmos que esse um ponto bem forte de contraponto entre Vygotsky e Piaget. Para Piaget, como o desenvolvimento se d mais de dentro para fora, o motor endgeno de desenvolvimento que impulsionaria o desenvolvimento psicolgico. Por desenvolver-se que o sujeito pode aprender. Ele aprende porque est em determinado estgio de desenvolvimento. Para Vygotsky mais o contrrio, ele se desenvolve porque ele aprende. (OLIVEIRA, 1995, p. 12)

A viso tradicional de ensino, ainda se coloca onde tudo est centrado no professor e acabam tendo maior dificuldade quando enfrentam uma turma heterognea. A viso tradicional tem como princpios centrados no professor: mtodo utilizado, forma de disciplinar, contedos prontos e o tipo de avaliao a ser empregado para mensurar seus alunos. Segundo Brasil (1998, p. 39), citado por Carvalho (2010, p. 1), a escola Tradicional uma proposta de educao centrada no professor, cuja funo se define como a de vigiar e aconselhar os alunos, corrigir e ensinar a matria. Na Escola Tradicional, o professor era o dono do saber, a nica fonte de

13

conhecimento, pois era visto como autoridade mxima perante a escola e principalmente para os olhos dos pais. Era ele que decidia o mtodo utilizado, e de decidir que tipo de avaliao seria dado. Em minha experincia de regncia em sala de aula, tive o

acompanhamento de uma turma do 2 ano, com a professora regente que sugeriu aplicar um plano de aula sobre o corpo humano. Para esta aula utilizamos um desenho de um boneco que foi pintado, logo depois recortado e colado no caderno de cincias, ao lado do nome de cada parte do corpo. Utilizamos uma msica infantil para memorizar os nomes de cada parte do corpo, ao final desta aula vrios alunos que questionamos responderam de forma correta o nome de cada parte do corpo. A escola promove uma poltica de QUALIFICAO PERMANENTE promovido pela prefeitura, aonde a escola organiza encontros pedaggicos planejados pelo coletivo, podendo este contar para certificao de formao continuada.

7 CONSIDERAES FINAIS

Ao trmino deste estgio cheguei concluso de que a educao precisa tomar novos rumos, no que diz respeito s polticas pblicas que promovam realmente a valorizao do educador e do respeito ao educando. Temos grandes avanos no que diz respeito a direitos educativos, a educao especial est pautada numa prtica educativa dentro dos moldes do art. 58, da LDBEN, promovidos pela escola aonde vivenciei este estgio. Eu enxerguei os problemas encontrados como um fator motivador e quero atuar como professor dentro de uma metodologia histrico cultural (Vygotsky), ao contrrio da viso tradicionalista encontrada praticada por muitos professores em sala de aula. Quero fazer parte da construo da educao de alunos, formando cidados com conscincia crtica e poltica, para que lutem pelos seus direitos.

14

8 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL, LDB. Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Disponvel em < www.planalto.gov.br >. Acesso em: 15 de Junho de 2011.

CARVALHO, Simone Helen Drumond de. A Escola na viso Tradicional. 23 de Abril de 2010. Disponvel em: <http://simonehelendrumond.blogspot.com> Acesso em: 18 de Julho de 2011. FABRA FACULDADE BRASILEIRA. Diretrizes do Estgio Supervisionado para os cursos de Licenciatura 2 Graduao. 2011.

Curricular

_______. MINISTRIO DA EDUCAO. PROEJA - Programa Nacional de Integrao da Educao Profissional com a educao bsica na modalidade de educao de jovens e adultos. Braslia, Agosto de 2009. Disponvel em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12288& Itemid=562>. Acesso em: 15 de Julho de 2011.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo scio histrico (2 a. ed.). So Paulo: Scipione, 1995.

REDAO

DO

ESHOJE,

em

18

/03/2011.

Disponvel

em:

<http://www.eshoje.com.br/portal/leituranoticia,inoticia,10649,escolas_na_serra _sao_interditadas_pela_defesa_civil.aspx> Acesso em 12 de Julho de 2011.

15

ANEXO B DECLARAO DE ESTGIO

DECLARAO

Declaro que ROBSON SANCHES FERNANDES LOPES, RG: 3.404.578ES, estagirio do curso de Pedagogia, FABRA - Faculdade Brasileira, Serra/ES, trabalha nesta EMEF CENTRO DE JACARAPE, sito a Rua Santa Catarina, n 333, Bairro Jacarape, Serra/ES, desde 12 de dezembro de 2010, na funo de estagirio de Pedagogia. Cumpriu o cronograma das atividades e os prazos estabelecidos, teve em sua prtica de estgio alcanado a carga horria de 340 (trezentas e quarenta) horas de Atividades de Estgio Supervisionado, sendo 260 (duzentos e sessenta) horas de conhecimento do contexto escolar e do cotidiano da sala de aula; e 80 (oitenta) horas para a elaborao e aplicao de projeto de atuao pedaggica, com efetiva prtica docente acompanhado por um regente de classe. O estagirio acompanha alunos da educao especial e desempenha quando necessrias outras atividades que possam contribuir para o bom desenvolvimento das atividades pedaggicas nesta instituio.

Serra/ES, 25 de Julho de 2011.

________________________________ Prof. Valria Martins de SantAna EMEF Centro de Jacarape DIRETORA

16

You might also like